Igreja Presbiteriana Independente de Dourados
Informativo Semanal | 15 de janeiro de 2012
Gente feliz que se importa com pessoas!
O
“Deus é Soberano”
ser humano é questionador por natureza. Faz parte de nossa existência, desde a mais tenra idade, usar a indagação como meio de compreensão do meio que nos envolve. Na infância, por exemplo, e os pais são testemunhas disso, uma das primeiras frases que a criança aprende a utilizar é o famosíssimo “Por que”. Por que os pássaros cantam? Por que é assim? Por que não posso? Estes são apenas alguns dos muitos questionamentos que envolvem o processo de construção do conhecimento humano. Contudo, o que observamos neste contexto de questionamento existencial também pode ser percebido em nossa caminhada espiritual. Assim, como estamos em busca de compreensão do meio que nos envolve, queremos compreender as questões que são do âmbito sobrenatural. Algumas indagações como: “Por que sofremos? Por que nos frustramos? Por que deve ser assim?”, estão presentes em cada situação que experimentamos. O problema, contudo, localiza-se no fato de que as coisas espirituais são compreendidas de maneira espiritual (I Co 2:14), e as sobrenaturais, em muitos casos, não pode ser compreendida pela mente humana, pois está escrito: “as coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas ao seu povo” (Dt 29:29). Diante do exposto podemos dizer que não é pecado cogitar,
Missão
argumentar ou questionar as situações que nos envolvem. Esta característica é peculiar aos seres humanos em não podemos, de forma alguma, restringila. Mas, em contrapartida, é necessário que o ser humano esteja ciente de sua limitação diante da soberania de Deus, não questionando o seu agir supremo. A própria palavra de Deus confirma isto ao dizer: “os meus pensamentos são mais alto que os vossos pensamentos” (Is 55:9). É válido desatacar que, como seres humanos, somos limitados em nosso conhecimento e, mesmo que vejamos um grande progresso científico nos dias atuais, ainda assim, precisamos compreender e atentar para os limites que nossa existência nos impõe. É justamente aí que muitos crentes fiéis enfrentam suas crises mais agudas, pois, por considerarem-se portadores da verdade, acreditam possuir as respostas para todos os fatos da vida, inclusive os contraditórios, o que não é verdade do ponto de vista bíblico. Não possuímos o conhecimento pleno de todos os fatos que permeiam nossa existência contraditória, caso contrário, Deus deixaria de ser soberano para se tornar alvo da investigação científica. É neste sentido que entendemos que o mistério que envolve a vontade de Deus em nossas vidas, e a sua supremacia inquestionável, é exatamente o que O torna soberano, pois se assim não fosse, Deus seria previsível e, portanto, limitado.
É por este motivo que devemos descansar no fato de que Deus é soberano, pois através dos seus atos (até mesmo os inexplicáveis), percebemos que a sua vontade, ainda que misteriosa aos olhos humanos é “boa, perfeita e agradável” (Rm 12:2). Por isso, ainda que não tenhamos argumentos para explicar os acontecimentos que constrangem nossa existência, temos a garantia da soberania de Deus e dos seus planos perfeitos, tendo em vista que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). Concluindo, mesmo que não consigamos entender o que está acontecendo ao nosso redor, não devemos nos preocupar... DEUS É SOBERANO! Devemos entender que o ser humano não pode interferir nesta soberania simplesmente argumentando o que Deus deveria ou não fazer. Não nos cabe questioná-Lo, mas adorá-Lo, tendo em vista que: “Eu sei os pensamentos que tenho ao vosso respeito, diz o Senhor, e são pensamentos de paz e não mal” (Jeremias 29:11). Deus nunca disse que entenderíamos tudo, e sim que teríamos que confiar em tudo. Confiemos, portanto, em sua SOBERANIA.
Pr. Denis Vicentin
“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”