Informativo Semanal | 09 de Novembro de 2014 Estação Cuidado
Igreja Presbiteriana Independente de Dourados
Gente feliz que se importa com pessoas!
VOCÊ TEM SEDE DE DEUS? “Quem tem sede venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida” - Apocalipse 22:17
S
ede é um dispositivo biológico ajustado devidamente em nosso organismo para nos recordar da necessidade de hidratação. Quando nosso corpo necessita de água, involuntariamente, somos acometidos por uma sensação que denominamos “sede”. Se não fosse esta estranha sensação, certamente morreríamos desidratados. Por este motivo entendemos que é através deste dispositivo biológico tão simples, mas ao mesmo tempo tão extraordinário, que a vida se torna possível. Interessante notar que, entre tantas palavras disponíveis no vocabulário do Antigo Testamento, foi justamente este processo biológico denominado sede que o salmista fez uso para comparar seu relacionamento com Deus. Está escrito no Salmo 42:12: “Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”. O que o salmista desejava expressar através desta frase é que em seu coração existia uma força involuntária e arrebatadora por Deus. Era mais forte do que ele. Mais intensa do que podia suportar. Acometia-o sem que precisasse realizar esforço algum. Isto é Sede. Totalmente involuntária, como também o desejo de relacionamento com nosso criador em nós, totalmente autônomo, recordandonos que precisamos de mais de Deus e sua presença em nosso “organismo” espiritual. Dessa forma, a sede de Deus é o dispositivo espiritual colocado em nosso coração para nos manter vivos espiritualmente. Sem água morremos. Sem Deus definhamos. Contudo, embora a sede seja involuntária e não produzida por nós, para satisfazê-la, é necessário, por sua vez, atitudes para correspondê-la. Se alguém, acometido por desejo de água não tomar as devidas providências para saciar-se, as consequências serão inevitáveis e perigosas. O mesmo acontece em nossa vida espiritual. Uma vez conscientes de que temos sede de Deus, é
Missão IPID
necessário tomar as iniciativas para que bebamos da fonte correta. Assim, a grande tragédia da humanidade não é ter sede de Deus, pois, isto, como mencionamos, não pode ser provocado por nós. Na verdade, o que precisamos saber é o que fazer com a sede que já está instalada e em atuação em nossos corações. Vejamos alguns comportamentos possíveis: 1) pessoas que têm sede de Deus, mas não sabem e não estão conscientes disto, vivendo nas trevas da ignorância; 2) pessoas que têm sede Deus, sabem disto, mas não tomam nenhuma iniciativa para saciá-la, vivendo a desidratação espiritual; 3) pessoas que têm sede de Deus, sabem disto e estão bebendo de fontes equivocadas, vivendo uma vida atrofiada por não hidratarem-se corretamente em Deus; 4) pessoa que têm sede de Deus, sabem disto, e bebem de uma fonte inesgotável e verdadeira de Sua Presença (João 7:37-38). Portanto, a pergunta mais importante a ser respondida não é se você tem sede de Deus, e sim o que você está fazendo para atender ao grito desesperado de seu coração: “Minha alma tem sede de Deus!” Lembre-se: a sede é involuntária, porém, para saciá-la é necessário intencionalidade e atitudes. Talvez seja por isso que Jesus disse em suas últimas palavras ao apóstolo João: “Quem tem sede VENHA; e quem QUISER, receba de graça a água da vida» (Apocalipse 22:17). Você quer? Venha à fonte. Você veio? Receba de graça. A água da vida está disponível a todos que estão conscientes de sua sede de Deus.
Pastor
Denis Vicentin
“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”