Informativo Semanal | 03 de Agosto de 2014 Estação da Celebração
Igreja Presbiteriana Independente de Dourados
Gente feliz que se importa com pessoas!
ALEGRIA
“Por Cristo prontos a sofrer! Bem alto erguei o seu pendão, firmes sempre, até morrer!”
A
alegria é um alvo de busca constante. Entretanto, o que poucos se dão conta é que ela está mais perto do que se imagina. A alegria que tanto desejamos e buscamos está distante de nós por apenas uma decisão. Alguém disse: “Não vemos o que vemos, vemos o que somos”. Assim, se estamos alegres nossa satisfação se projeta para o mundo e ele se torna colorido, alegre e brincalhão. O contrário também é em nós, nos afeta através de nós. Muitos pensam equivocadamente que o motivo da nossa tristeza se encontra em nossas experiências de frustração, insucesso e derrota. Contudo, a verdade é que a grande crise do ser humano em relação à alegria não se encontra naquilo que não se possui ou em algo que não foi conquistado. É evidente que o problema da localizado no que vemos ou no que possuímos, mas naquilo que somos e decidimos ser.
Missão IPID
Esta interpretação da alegria como decisão tem seu fundamento no retorno do povo de Israel do Exílio e de profunda crise estabelecida, eles recebem uma advertência de seu líder: “Portanto, não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força” - (Neemias 8:10). Este versículo revela que, mesmo diante de uma condição extremamente angustiante, os israelitas ainda tinham a opção em fazer a escolha pela alegria. Tinham motivos para lamentarem, mas, sobretudo, também tinham a opção de alegrarem-se na graça e na misericórdia de Deus. Isto prova que a alegria não depende de circunstâncias ou condições externas, mas de um posicionamento interno. Talvez tenha sido diante de tal pensamento que no Senhor; outra vez vos digo: alegrai-vos” - (Filipenses 4:4). Do fundo de uma prisão romana, vivendo em privação e isolamento, Paulo é capaz de fazer uma opção pela alegria e incentivar seus discípulos ao
mesmo comportamento. Assim como a atitude do povo de Israel, Paulo deixa claro que a alegria é uma escolha que fazemos e não um sentimento externo que a razão da nossa alegria e não os acontecimentos ao nosso redor. Resta agora saber por qual caminho vamos optar. Seguir o exemplo do povo de Israel e a orientação de Paulo é um ótimo começo.
Pastor
Denis Vicentin
pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”