Boletim Informativo do dia 24 de agosto

Page 1

Informativo Semanal | 24 de Agosto de 2014 Estação Cuidado

Igreja Presbiteriana Independente de Dourados

Gente feliz que se importa com pessoas!

FÉ SÓLIDA EM TEMPOS LÍQUIDOS

Z

“Quando os fundamentos são destruídos, o que pode fazer o justo?” - (Salmo 11:3)

ygmunt Baumann, reconhecido autor e sociólogo polonês, teorizou sobre o que vem a ser o modus vivendi da sociedade dos dias atuais. Depois de anos de dedicada pesquisa no campo sociológico, Baumann encontrou o cerne do comportamento humano frente ao cenário presente. Liquidez. Foi esta palavra que este importante pensador cunhou para designar as experiências da humanidade em relação ao tempos que se impõe e são vividos atualmente. Para ele, a sociedade se tornou líquida bem como sua construção econômica e cultural. Entretanto, algo digno de destaque em sua tese é que, principalmente, as relações humanas se Fluidez é a qualidade de líquidos e gases. O que os diferencia dos sólidos é que, quando submetidos a uma tensão, não conseguem resistir e sofrem alteração em seu estado anterior. Em clara oposição aos sólidos,

para representar e caracterizar a natureza do tempo em que vivemos hoje. Ao presenciarmos as mudanças de comportamentos e de valores da vida pós-moderna, presenciando um estado de “derretimento dos sólidos”. Padrões, valores e princípios que antes estavam acima de qualquer suspeita, hoje são questionados e descartados com naturalidade por uma geração que se acostumou com a “leveza” do líquido ao invés da constância do sólido e concreto. Sem dúvida, os esforços para manter aquilo que é sólido não são suficientes diante da visível atração pelas facilidades daquilo que é líquido. O fato é que estamos trocando aquilo que é fundamental e sólido para nos apegarmos às modas passageiras e momentâneas de uma geração que tem receio de profundidade e responsabilidade. Infelizmente, isto não está restrito apenas ao ambiente social, cultural e econômico do mundo que nos cerca, mas, sobretudo, atinge nossa relação com a fé e com o cristianismo de forma geral. É por este motivo

que estamos vivendo uma espécie de cristianismo líquido, sem fundamentos, sem solidez e que se desfaz diante da sedução da liquidez. A palavra de Deus já nos havia alertado a respeito deste fato. Há uma clara referência sobre o processo de destruição dos princípios fundamentais da fé: “Quando os fundamentos são destruídos, o que pode fazer o justo?” (Salmo 11:3). O que pode fazer o justo? Esta pergunta ressoou por milhares de anos até encontrar nossos ouvidos desatentos e, ainda hoje, continua pedindo uma resposta. O que podemos fazer diante da relativização moral e da destruição dos valores absolutos? Diante do ateísmo acadêmico que invade nossas escolas e universidades afrontando a fé de nossa geração? perderam a noção de vínculo para se construírem sobre a égide das redes? Diante de uma fé falseada, adaptada para se tornar agradável a uma geração de facilidades; geração esta que apresenta um fruto da imaginação modernista? O QUE PODEMOS FAZER? Esta pergunta precisa de respostas. Estamos prontos para respondê-la? Comecemos rejeitando o cristianismo líquido e aderindo a uma fé sólida Naquele em que tudo subsiste: Jesus Cristo, a Rocha Eterna, inabalável e concreta (Colossenses 1:17).

Pastor

Denis Vicentin

Missão IPID

pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.