Informativo Semanal | 22 de Março de 2015 Estação Colheita
Igreja Presbiteriana Independente de Dourados
Gente feliz que se importa com pessoas!
Lei x Graça “Porque pela graça sois salvo, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” - ( Efésios 2:8-9)
A
lei é um princípio, um preceito, uma norma, criada para estabelecer as regras que devem ser seguidas, é um ordenamento. Do latim “Lex” – uma obrigação imposta. Em uma sociedade, a função das leis é controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade. Quando estudamos o Antigo Testamento percebemos que, seis semanas depois de sair do Egito, o povo de Israel estava no monte Sinai quando Deus deu a Moises a Lei Mosaica - (Números 10:11). Foi ali que o povo aceitou a forma teocrática de governo. Nesta Lei havia alguns condicionamentos para obterem sucessos como povo e como indivíduo. Primeiro seriam povo de propriedade exclusiva de Deus, segundo seria um reino sacerdotal e por último seria povo santo. Neste sentido os israelitas prometeram solenemente cumprir toda a lei, mas não perceberam quão fraca é a natureza humana nem quão forte é a tendência para pecar. Nesta lei Mosaica, segundo o apostolo Paulo, existem alguns limites - (Rm 3:20 – Gl 3;21 ) - a lei condena, mas não perdoa, ela exige, mas não liberta, ela traz luz, mas não traz vida. Desta forma no Novo Testamento Deus nos oferece uma nova proposta de vida através de sua graça. A narrativa de Romanos 3:24,25 afirma que: “sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o apresentou como sacrifício para propiciação mediante a fé pelo seu sangue”. A expressão grega para gratuitamente é dõrean e a sua tradução é “sem motivo” ou “em troca de nada”. Neste sentido, o termo graça (karis ) passou a significar “a bondade espontânea e desmerecida de Deus para conosco. Esta graça é oferecida a todos os homens por que Jesus é a própria graça, conforme João 1:14: “e o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. O Rev. Messias Anacleto afirma no livro ‘Pela Graça’: “Que bom que a graça pertence a Deus, isto traz esperança em nosso coração”. Visto que a graça pertence a Deus, logo todos têm acesso através de seu filho que morreu em
Missão IPID
nosso lugar. O apóstolo Paulo afirma “porque pela graça sois salvo, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” - ( Efésios 2:8-9). Qual seria a diferença entre lei e graça? Na lei temos a revelação de nosso pecado e na graça temos o perdão de nossas transgressões. Nos dias atuais como você tem vivido? Pela lei ou pela graça. É claro que devemos salientar a todos que nunca poderemos abusar da graça de Deus tornando ela algo banal.
Pastor
José de Oliveira
“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”