Informativo Semanal | 14 de Agosto de 2016 Estação Colheita
Igreja Presbiteriana Independente de Dourados
Gente feliz que se importa com pessoas!
PAIS E FILHOS
N
“E vós, pais, não provoqueis vossos filhos a ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” Efésios 6.4
esse dia dos pais gostaria de apresentar um PADRÃO estabelecido por Deus para que os pais possam ter uma paternidade eficiente. Gostaria de tomar o Livro de Efésios para esse momento destacando: Primeiro o que os pais não devem fazer? O texto é claro sobre “não provoqueis vossos filhos a ira”. Mas você pode se perguntar quando nós pais provocamos a ira nossos filhos? Algumas sugestões, quando: não estamos presentes no momento em que eles mais precisam de nós; não somos constantes e equilibrados em nossa disciplina; prestigiamos um filho e menosprezamos outro (favoritismo); fazemos exigências absurdas que não levam em conta a experiência ou incapacidade dos filhos; não compreendemos o mundo que eles enfrentam; menosprezamos o potencial que existe neles, do qual ninguém, além de Deus, é totalmente conhecedor. Essas são atitudes que podem provocar a ira nos filhos. Segundo o que os pais devem fazer? “Criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. O texto apresenta três palavras que resumem o DEVER dos pais: criar, educar e aconselhar. Criar é “nutrir” ou “alimentar-se”; Disciplina tem um sentido muito amplo, desde “treinamento”, “educação”, “correção”, até “castigo e punição” em conseqüência de males que se prática. Admoestação é a “advertência verbal”. O Pastor Russel Shedd – autor da Bíblia Shedd e de vários livros - afirma que “O Brasil tem um sério problema com criação de filhos”, diante dessa afirmação podemos destacar duas causas: A primeira causa é a falta de limites dos pais em relação aos filhos, dois psicólogos evangélicos americanos Henry Cloud e John Townsend, escreveram uma série de livros sobre limites, publicados no Brasil pela Editora Vida. Um deles, Limites para ensinar aos filhos, aborda esse assunto de forma bíblica, realista e prática. E você, pai hoje, deve se perguntar qual é a necessidade de se estabelecer limites para o meu filho? Para que possa aprender autoproteção, crianças que não recebem limites não aprendem a se proteger,
Missão IPID
principalmente de pessoas más e perigosas; Para que ele possa assumir responsabilidade pelas próprias necessidades; Para que ele tenha noção de controle e de escolha; Para ele aprender a esperar pela recompensa dos objetivos e respeitar os limites dos outros. Os autores afirmar ser necessários que crianças experimentem “nãos” durante a vida: dos pais, dos irmãos, dos professores, dos colegas de classe, dos patrões e superiores, dos cônjuges, dos problemas de saúde, da polícia, dos tribunais. Os autores também destacam que o “não” dos pais é o único que vem sempre acompanhado de amor e misericórdia. A segunda causa é que os pais não entendem importância da disciplina (treinamento, educação, correção e até como castigo e punição), e sabemos que é verdade que o uso da disciplina para correção de filhos aparece pela primeira vez no livro de Provérbios em 13.24 (e depois em 22.15; 23.13-14; 29.15). Mas mais importante que antes do uso da disciplina os pais devem dar instrução aos filhos, como se vê em Provérbios 2.1; 3.1; 4.1; 5.1; 6.1; 7.1. Alguém disse que “a disciplina com a vara, deverá ser o ultimo recurso, e ela é como remédio: somente quando necessário, e somente na dose certa”. Mas se não houver outra forma, ela precisa acontecer, pois “a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Provérbios 29.15).
Pai para você que está lendo essa Pastoral quero trazer uma informação, você é a terceira pessoa a influenciar o seu filho. A primeira são os amigos; e a segunda é a mídia. Pai dedique um TEMPO DE QUALIDADE com seus filhos, eis algumas sugestões: momentos de brincadeiras, com as tarefas da escola, assistam os desenhos e filmes deles, etc., essas atitudes farão que seus filhos sejam seus amigos, conseguindo assim minimizar as influências não benéficas em suas vidas. Que assim nesse dia dos pais de 2016 fica um alerta para cada pai. Você é importante e tem uma grande responsabilidade para com seus filhos. E peça a Deus sabedoria para essa jornada amável de ser PAI. Referências: OLIVEIRA, J.H. Efésios, Filipenses e Filemom. Série Cartas de Paulo. São José dos Campos: Editora Cristã Evangélica, 2010, 88p.
Missionário
Clayton Martins
“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”