Introdução a Mente

Page 153

Geração de Crenças corretas: De modo geral a mente que se limita a acreditar em algo que existe é uma crença correta.. É fácil gerar CC, uma vez que elas podem ser desenvolvidas por meio de ouvir e contemplar. Há outros tipos de CC que podem ser geradas depois de ermos recebido uma iniciação tântrica. Nos ensinamentos de tantra, Buda explica uma prática especial de imaginação correta, na qual nos vemos como uma deidade e percebemos todas as coisas como completamente puras, são chamadas crenças corretas especiais. Aplicação das CC à prática do Darma: Todos os objetos de conhecimento são objetos de CC. Ouvindo e contemplando os ensinamentos, primeiro obteremos um entendimento aproximado do seu significado, esta compreensão terá a natureza de uma CC.

Percebedores não Determinadores Percebedor não determinador é um conhecedor para o qual um fenômeno, seu objeto conectado, parece claramente, mas não é identificado. Ex. um olhar na multidão, um bebê recém nascido. Eles apreendem seu objeto conectado, mas não com a força necessária para realizá‐lo. Classificação: PDS não determinador: Ex. uma percepção auditiva que ocorre no mesmo momento em que estamos olhando para uma forma atraente. PDM não determinador: Ao ouvir ensinamentos, nossa atenção é desviada para um PDS não determinador, tal PDS induzirá à geração de um PDM não determinadores. Obs. Não existem PD yóguicos não determinadores.. Geração: Um Percebedor não determinador se desenvolve quando as condições para que um fenômeno apareça estão reunidas, mas as condições para que sua natureza seja realizada não.

Crença correta é importante porque ela nos dá uma base firme na qual estabelecemos um raciocínio perfeito para o que acreditamos e para, então, produzir uma compreensão inferencial dela. Cinco tipos de Crença correta: Crença correta irracional: Afirmação de algo injustificável. Ex. Som é permanente; CC baseada em um raciocínio contraditório: A afirmação que som é impermanente porque ele é um fenômeno não efetivo. CC baseada em um raciocínio inconcluso: Acreditar que som é impermanente por ele é um fenômeno existente. CC baseada em um raciocínio irrelevante: Acreditar que com é impermanente porque é percebido pelo sentido visual. Aqui a congruência com o predicado é estabelecida (qualquer objeto da percepção visual é impermanente) mas não é aplicável ao sujeito. CC baseada em um raciocínio perfeito mas não estabelecido: som é impermanente porque é criado. Pg. 48. Percepção desatenta Uma percepção desatenta é uma percepção verdadeira que não compreende seu objeto por não ter prestado suficiente atenção nele É definido como uma percepção pela qual o fenômeno que é seu objeto principal aparece mas o qual é incapaz de induzir a uma certeza dele. Percepções contemplativas sempre acertam qualquer objeto que aparecem para elas, elas jamais podem ser desatentas.

153


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.