9 minute read

Manufacturing

Barcelona abre as inscrições para a sua primeira edição

Organizado pela Easyfairs, o principal evento de inovação industrial será realizado nos dias 13 e 14 de setembro no Pavilhão 1 do centro de exposições Gran Vía da Feira de Barcelona, na Espanha.

Precedido pelo sucesso das edições anteriores realizadas em Madrid, chega a primeira edição da Advanced Manufacturing Barcelona, o principal evento sobre inovação industrial que integra as feiras MetalBarcelona e Robomática Barcelona, e cujas inscrições para visitantes já estão abertas. Organizado pela Easyfairs, irá reunir empresas, especialistas e líderes dos setores metalúrgico, automação e robótica para apresentar as últimas novidades, produtos e serviços para a indústria. O pavilhão 1 do centro de exposições Gran Vía da Feria de Barcelona será o palco do evento nos dias 13 e 14 de setembro próximo. A inscrição dos visitantes, que pode ser feita gratuitamente no site da feira, dará acesso à área de exposição e aos Innovation Tours e Lives Demo Machinery, onde poderão ser vistas em ação as mais modernas tecnologias e soluções da indústria manufatureira. Além disso, a inscrição também inclui a entrada na Tech Congress 4.0, onde serão abordados os temas mais relevantes para o setor, da automação à digitalização, através de diversas atividades: mesa redonda sobre casos bem sucedidos da tecnologia 3D no setor metalúrgico; apresentação sobre inteligência artificial aplicada à indústria, por Laia Garriga (Promotora Tecnológica Avanzada em Inteligencia Artificial e Digitalizacão- Centro Tecnológico de Catalunha, da Eurecat); outra mesa redonda com a Universidad Oberta de Cataluña e TheKer sobre o robô de soldagem microeletrônica que desenvolveram e que reduz os custos de produção em 400%; uma conferência sobre o tratamento de superfícies organizada pela AIAS (Asociación de Industrias de Acabados de Superficies) e uma mesa redonda sobre o setor automotivo, organizada pelo CIAC (Clúster de la Indústria d›Automoció de Catalunya). “Depois do sucesso das edições anteriores em Madrid, estamos muito entusiasmados para trazer a primeira edição do Advanced Manufacturing Barcelona para a Catalunha. Este evento é uma oportunidade única para empresas e líderes do setor mostrarem seus produtos e serviços e para os visitantes conhecerem e experimentarem as mais modernas tecnologias e soluções em primeira mão. Temos certeza que este evento será um ponto de encontro fundamental que irá ajudar a promover a inovação e o desenvolvimento neste setor”, diz Oscar Barranco, diretor administrativo para a Espanha e Portugal da Easyfairs.

Apresentação de candidatos para o Advanced Manufacturing Awards

A primeira edição do Advanced Manufacturing Barcelona é também o cenário escolhido para apresentar os candidatos à segunda edição dos Advanced Manufacturing Awards, os prêmios que reconhecem o trabalho em termos de inovação, eficiência e sustentabilidade realizado pelas empresas no sentido de melhorar as fases da cadeia produtiva, que abrangem sete categorias:

• Melhor inovação no projeto e desenvolvimento de produtos

• Tecnologia mais revolucionária no processo de produção

• Tecnologia mais inovadora na fabricação de compósitos

• Melhor produção automatizada e integração robótica

• Melhor teste de produtos e controle de qualidade

• Fábrica inteligente: melhor cadeia produtiva mais conectada

• Melhor projeto de sustentabilidade e economia circular.

Desde 25 de abril, é possível apresentar candidaturas através do site dos prêmios.

Mais de 90% do espaço de exposição já reservado

Após 15 edições bem-sucedidas, a Advanced Manufacturing Madrid foi reconhecida como a principal feira anual de inovação industrial, reunindo em sua última edição um total de 600 expositores, mais de 12.000 visitantes profissionais e 70.000 interações comerciais de networking.

Com estes precedentes, a Advanced Manufacturing Barcelona foi criada para responder às necessidades de uma região como a Catalunha, uma das regiões mais industrializadas da Espanha. Estima-se que cerca de 200 marcas apresentarão suas inovações em manufatura avançada, usinagem mecânica e de metal, máquinas-ferramenta, suprimentos, materiais, robótica e automação, manufatura aditiva, indústria conectada, tratamento de superfície, controle de qualidade e teste de produtos.

Atualmente, mais de 90% do espaço de exposição da Advanced Manufacturing Barcelona já está reservado. Das empresas participantes da MetalBarcelona já estão confirmadas: Bossard, Emka, Mecanus, MicroStep, Pferd Ruggeberg, Soldaman, Lasertek, FAT, Izar Cutting Tools, grupo VLB, Abus Gruas, Aceros IMS, Aujor, Montcada, Messer Ibérica, Nolerem, Remaches Tudela e Fronius, entre muitas outras. Quanto aos expositores que estarão presentes na Robomática Barcelona, destacam-se: Quero Automation, Murrelektronik, Tecnitem, Vahle, ARM Robotics, VCM, Itowa, grupo Gomur, CRC Industries e Wera Tools Iberica.

Para mais informações: www.advancedmanufacturingbarcelona.com

parts2clean 2023, limpieza de alta pureza: ¿moda pasajera o nuevo requisito?

La 20.ª edición de parts2clean tendrá lugar del 26 al 28 de septiembre de 2023 en Stuttgart (Alemania).

Los requisitos de limpieza de los componentes de alta tecnología son cada vez más exigentes y rigurosos. No es de extrañar, por tanto, que, además de los conceptos de limpieza superfina y de precisión, se haya asentado en los últimos años el término “limpieza de alta pureza”. ¿En qué consiste esto? ¿Hay diferencias? La edición de este año de parts2clean se centra en estas cuestiones, con el foco en el tema de la “alta pureza”, con el objetivo de ampliar los ámbitos clásicos de la principal feria internacional de limpieza de componentes y superficie, que se celebra del 26 al 28 de septiembre de 2023 en el recinto ferial de Stuttgart (Alemania).

La demanda de fiabilidad y rendimiento de módulos y componentes, que ha aumentado enormemente y sigue creciendo, influye también en la limpieza de estos. Esto afecta, entre otros sectores, a la industria de suministro de semiconductores, la fabricación electrónica, la electromovilidad, la óptica de precisión, la industria optoelectrónica, la tecnología de sensores, la fotónica, la tecnología de corte fino, la tecnología de análisis, láser y vacío, el transporte aéreo y espacial y la tecnología médica y farmacéutica. Por este motivo, en estos sectores cada vez se oye más el concepto de “alta pureza”. “A pesar del debate relativamente reciente sobre este campo de aplicación de la limpieza industrial de componentes, ya está representado en parts2clean con sus expositores, que ofrecen numerosas soluciones para ello”, explica Christoph Nowak, director de proyectos de Deutsche Messe AG. “Debido a la creciente importancia de este campo especializado, hemos decidido ampliar los ámbitos principales clásicos de parts2clean con el tema destacado de la alta pureza”.

Limpieza superfina, de precisión o de alta pureza

No existe una definición general que englobe las condiciones y requisitos que tienen las limpiezas superfina, de precisión y de alta pureza. Por tanto, estos términos suelen emplearse indistintamente y también tienen cosas en común. En esencia, es preciso cumplir unos niveles elevados de limpieza de partículas, en parte a escala nanométrica, y normas sumamente estrictas de películas de contaminación residual. Sin embargo, también hay algunas diferencias. Así, la alta pureza se prefiere en el sector de los semiconductores y sus proveedores, la óptica de precisión, el transporte espacial y otros sectores en los que se emplean entornos de vacío alto y ultra alto para garantizar determinadas características de los procesos y

parts2clean 2023, limpeza de alta pureza: moda passageira ou nova realidade?

A 20ª parts2clean será realizada de 26 a 28 de setembro de 2023, em Stuttgart, na Alemanha.

Os requisitos de limpeza para componentes de alta tecnologia, estão se tornando cada vez mais exigentes e rigorosos. Como resultado, além dos termos ‘limpeza ultrafina’ e ‘de precisão’, o termo ‘limpeza de alta pureza’ se consolidou nos últimos anos. Mas o que isso significa e quais são as diferenças entre esses termos? Estas questões serão abordadas durante a feira parts2clean deste ano, com destaque para a “Alta Pureza”. Isto complementa as áreas clássicas da principal feira internacional para a limpeza industrial de componentes e superfícies que será realizada de 26 a 28 de setembro de 2023 no Centro de Exposições de Stuttgart, na Alemanha. O grande aumento e constante crescimento dos requisitos de confiabilidade e desempenho dos componentes também têm impacto em sua limpeza. Isto afeta setores como as indústrias de semicondutores, fabricação de eletrônicos, mobilidade eletrônica, ótica de precisão, indústria optoeletrônica, tecnologia de sensores, fotônica, tecnologia de corte fino, vácuo, laser e tecnologias analíticas, indústria aeroespacial e tecnologia médica e farmacêutica. É por isso que nesses setores industriais, o termo “alta pureza” é cada vez mais utilizado. “Embora a discussão desta área de aplicação para a limpeza de componentes industriais seja relativamente recente, a parts2clean já a abordou com seus expositores, que oferecem uma ampla gama de soluções”, explica Christoph Nowak, diretor de projetos da Deutsche Messe AG. “Devido a crescente importância desta área de especialização, decidimos complementar as áreas clássicas principais da parts2clean, com o tópico central da alta pureza.”

Limpeza ultrafina, precisa e de alta pureza

Não há uma definição geral aplicável dos pré-requisitos e requisitos a serem preenchidos para obter uma limpeza ultrafina, de precisão e de alta pureza. Esses termos são, portanto, frequentemente usados como sinônimos e também têm algumas coisas em comum. Basicamente, devem ser respeitados níveis muito altos de eliminação de partículas, em alguns casos até a faixa nanométrica, e especificações extremamente rigorosas em relação à contaminação residual do filme. Esses são os requisitos. No entanto, também existem diferenças. Por exemplo, a alta pureza é frequentemente usada no contexto das indústrias de semicondutores e seus fornecedores, da ótica de precisão, no setor aeroespacial e outros setores onde se usam ambientes de alto e ultra-alto de los productos finales. Además de las impurezas particulares, inorgánicas y de películas orgánicas, también hay que tener en cuenta los elementos y materiales de desgasificación inducida por el hidrógeno (HIO), tanto en los materiales de los componentes como en los materiales de producción y limpieza.

No solo cuestión de limpieza

Los trabajos de limpieza superfina, de precisión o de alta pureza consisten en eliminar la suciedad más insignificante, que puede variar de un sector o componente a otro. Con frecuencia se trata de partículas finas o películas de impurezas, orgánicas e inorgánicas, residuos iónicos o restos de microorganismos. A diferencia de los trabajos clásicos de limpieza, aquí se hace bastante más hincapié en la cadena de producción en su totalidad. Por ejemplo, las tareas de procesamiento precedentes deben incorporarse al objetivo de limpieza, y la manipulación de los componentes y el entorno de sala limpia o blanca deben ser conformes con las normas de limpieza. Con el fin de eliminar las impurezas más insignificantes, es necesario que las instalaciones utilizadas y las tecnologías de limpieza estén debidamente concebidas y diseñadas (procesos químicos en húmedo con disolventes y fluidos acuosos, limpieza en seco con chorros de nieve carbónica, sistemas de limpieza con plasma y calcinación al vacío), y que se ajusten a los requisitos de limpieza específicos de los componentes. En el caso de los procesos químicos en húmedo, esto afecta también a los fluidos de limpieza utilizados y a las calidades del agua.

Otro aspecto es el manejo cuidadoso de los componentes limpios. Por este motivo, la limpieza o expedición de los componentes se efectúan en una sala limpia o blanca de acuerdo con las especificaciones de limpieza.

Tema importante en el foro bilingüe

“Dado que esta es la principal feria de limpieza industrial de componentes, pretendemos no solo ser un reflejo del mercado, sino también impulsar los intercambios de información especializada sobre los temas del futuro”, explica Christoph Nowak. “Así pues, el tema de la alta pureza se tratará en profundidad en el foro especializado bilingüe”. Las ponencias de los prestigiosos conferenciantes de los ámbitos de la ciencia, la investigación y la industria también se traducirán simultáneamente (alemán <> inglés).

Para más información: www.parts2clean.de/en/ vácuo para garantir propriedades específicas dos processos e dos produtos finais. Além do particulado e dos contaminantes orgânicos e inorgânicos, as chamadas substâncias ou elementos de desgaseificação induzida por hidrogênio (HIO) devem ser levadas em consideração, tanto nos materiais dos componentes, quanto nos materiais de produção e nos produtos de limpeza.

Não apenas um mero trabalho de limpeza

Na limpeza ultrafina, de precisão e de alta pureza, o objetivo é remover até a menor quantidade de sujeira, que pode variar de acordo com o setor e o componente. Isto geralmente evolve partículas ultrafinas e contaminantes fílmicos, orgânicos e/ou inorgânicos, resíduos iônicos ou micro-organismos. Ao contrário da limpeza clássica, o foco aqui é muito mais em toda a cadeia de produção: por exemplo, os processos de fabricação anteriores devem se adaptar ao objetivo da limpeza, como também o manuseio de peças e as condições ambientais, como a sala limpa ou sala estéril, devem cumprir as normas de limpeza. Para eliminar até as mais ínfimas impurezas, é necessário que os equipamentos e as tecnologias de limpeza utilizados - processos químicos húmidos com solventes e substâncias aquosas, limpeza a seco, por exemplo, com processos de jacto de neve de carbono, sistemas de limpeza a plasma e secagem a vácuo - sejam devidamente projetados e construídos e adaptados aos requisitos específicos de limpeza dos componentes. No caso de processos químicos úmidos, isso também se aplica aos produtos de limpeza e à qualidade da água utilizada.

Outro aspecto é o manuseio correto das peças limpas. Por isso, os componentes devem ser limpos e descarregados em uma sala limpa de acordo com as especificações de limpeza.

Tópico importante no fórum bilíngue

“Como a principal feira de limpeza de peças industriais, pretendemos não apenas representar o mercado, mas também promover a troca de informações especializadas sobre temas do futuro”, diz Christoph Nowak. “O tópico de alta pureza será, portanto, analisado com maior profundidade no fórum especializado bilíngue.”

Estas palestras, apresentadas por famosos palestrantes do mundo científico, da pesquisa e da indústria, serão traduzidas simultaneamente (alemão <> inglês).

Para mais informações: www.parts2clean.de/en