Informativo IPC - 793

Page 1

CRISTO CONHECE A SUA IGREJA

Palavra do pastor da Igreja

No livro do Apocalipse, o ApĂłstolo JoĂŁo divinamente inspirado, registrou as palavras que Deus revelou sobre o que haveria de acontecer. Esta visĂŁo aconteceu no final do primeiro sĂ©culo, enquanto ele estava exilado na ilha de Patmos “por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” (Ap 1.9). JoĂŁo descreve como foi magnĂ­fica a visĂŁo que teve do Cristo glorificado (Ap 1.12-16), enquanto cultuava a Deus no domingo, dia do Senhor (Ap 1.10).

Diante da grandeza da revelação, JoĂŁo caiu prostrado aos pĂ©s de Jesus e ouviu suas palavras: “NĂŁo temas; eu sou o primeiro e o Ășltimo e aquele que vive; estive morto, mas eis que vivo pelos sĂ©culos dos sĂ©culos e tenho a chave da morte e do inferno ” (Ap 1.1718).

Aquele que reina soberano estĂĄ presente na vida da sua igreja, e declarou como seriam as Ășltimas coisas. JoĂŁo teve a visĂŁo e ficou estupefato. Mais especificamente, na primeira parte do seu Livro, JoĂŁo inicia uma sessĂŁo de 7 cartas Ă s igrejas da Ásia, fazendo um “raio X” de cada igreja, declarando o que cada uma tinha de certo ou errado. Aquele que sonda mentes e coraçÔes, sabe o que sua igreja Ă©, faz e para onde irĂĄ. JoĂŁo fez o registro das cartas, mas o autor Ă© o prĂłprio Cristo. Ao ler estas cartas somos exortados, confrontados, consolados, encorajados e desafiados a viver conforme o Cabeça da igreja determinou.

A primeira Igreja era a de Éfeso. Igreja histĂłrica, firme, doutrinariamente sĂłlida, operosa, virtuosa. Apesar disso, Jesus declarou: “Tenho, porĂ©m, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Ap 2.4) A igreja deveria se lembrar de onde caiu, arrependerse e voltar Ă  prĂĄtica das primeiras obras, senĂŁo, seria destruĂ­da.

Ainda hoje o Senhor nos conclama a voltar ao primeiro amor, a honrarmos nosso primeiro compromisso com Deus.

A segunda Igreja era a de Esmirna. Cidade do Bispo Policarpo. Cristo prepara esta igreja para tempos tumultuosos de tribulação e angustia onde o Diabo iria prender alguns irmĂŁos. Cristo encoraja Sua Igreja: “SĂȘ fiel atĂ© a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10). Jesus promete estar presente com seu povo em todo o tempo, e nos momentos de angustia e dor, nos anima a permanecermos firmes e fieis. A terceira Igreja era a de PĂ©rgamo, uma cidade dada a idolatria, mais do que toda a Ásia. Por isso o Senhor a chama de “trono de SatanĂĄs” (Ap 2.13). Ali tinha gente infiel que estava cedendo Ă s pressĂ”es do mundo, mas tambĂ©m tinha gente fiel como o irmĂŁo Antipas, “minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vĂłs” (Ap 2.13). Os crentes deveriam tomar o exemplo de Cristo e de Antipas, se arrepender dos seus pecados, e seguir pelo mesmo exemplo de fidelidade, abnegação e convicção que os levou Ă  morte. A quarta igreja era a de Tiatira, na Turquia. Cristo denuncia a tolerĂąncia para com uma mulher tĂŁo maligna que fazia lembrar de Jezabel, e que estava seduzindo e ensinando os crentes a cometerem abominaçÔes a Deus. O Senhor pacientemente aguardou o seu arrependimento, mas a Igreja nĂŁo mudou. A disciplina seria severa: “Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação... matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerĂŁo que eu sou aquele que sonda mentes e coraçÔes, e vos darei a cada um

segundo as vossas obras” (Ap 2.22-23). HorrĂ­vel coisa Ă© cair nas mĂŁos do Deus vivo!

A quinta igreja era a de Sardes, uma pequena vila (Sarte) que ostentava ser o que não era: “tens nome de que vives e estás morto” (Ap 3.1). Esta igreja precisava urgentemente de revitalização, pois Deus não considerava íntegras as suas obras (Ap 3.2). Esta igreja deveria vigiar e consolidar o que ainda existia. Deveria se voltar para Deus com arrependimento genuíno.

A sexta igreja era a de Filadelfia, tambĂ©m na Turquia, cujo nome significa “amor fraternal”. Esta igreja nĂŁo recebeu sequer uma censura de Cristo, apenas ouviu: “conserva o que tens” (Ap 3.11). Os crentes desta cidade foram abençoados com portas abertas que ninguĂ©m poderia fechar. Apesar de ser uma igreja nova, “guardaste a minha palavra e nĂŁo negaste o meu nome” (Ap 3.8). Esta igreja de um proceder tĂŁo nobre, seria guardada pelo Senhor, e foi a Ășnica que ouviu o que todos queriam ouvir: “irĂŁo conhecer que eu te amei” (Ap 3.9). Esta igreja amada, Ă© um exemplo para nĂłs. Como ela, aprendamos o caminho da obediĂȘncia humilde e da fidelidade a Deus.

A sĂ©tima e Ășltima igreja era a de LaodicĂ©ia, uma aldeia conhecida atualmente como Denizli. Assim como as ĂĄguas mornas daquela regiĂŁo causavam Ăąnsias de vĂŽmito, o proceder desta igreja gerava desgosto. Os crentes se achavam Ăłtimos: “estou rico e abastado e nĂŁo preciso de coisa alguma” (Ap 3.17), mas desconheciam sua misĂ©ria espiritual: “e nem sabes que tu Ă©s infeliz, sim, miserĂĄvel, pobre, cego e nu” (Ap 3.17). Cristo promete comunhĂŁo e redenção para esta igreja, que num estado decadente de corrupção, nĂŁo conseguia mais enxergar quem era seu Senhor, e Ă© Ele quem toma a iniciativa de restaurar sua noiva: “eis que estou Ă  porta e bato; se alguĂ©m ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20).

Cristo continua fazendo o “raio X” de sua igreja espalhada pelo mundo, e sabe quem abandonou o primeiro amor, vivendo um cristianismo frio e pĂĄlido; Ele conhece seus fiĂ©is e sabe quem estĂĄ vivendo sĂł de aparĂȘncia; Ele se agrada de quem realmente guarda Sua Palavra e nĂŁo nega Seu Nome, e se entristece com aqueles que se acham a melhor igreja da regiĂŁo acolhendo valores do mundo no coração (arrogĂąncia, egoĂ­smo, auto-suficiĂȘncia), e desprezam a comunhĂŁo verdadeira com o Senhor.

Cristo deseja revitalizar Sua igreja. Somente Ele pode fazer isso. Nenhum método novo, nenhuma tentativa de reinvenção da igreja, nenhuma inovação ou releitura serão suficientes para produzir vida novamente. Somente a ação do Espírito de Cristo, conduzindo a mente e o coração pelo caminho antigo da Palavra, poderå reacender a chama do primeiro amor. Portanto, arrependa-se de seus pecados, creia Nele e o busque de todo o seu coração.

A todos que aflitos, buscam a paz; a todos que em lågrimas, buscam consolo; a todos que trabalhando, buscam servir ; a todos que cansados buscam refrigério; a todos que enganados buscam a verdade; a todos que em pecado, buscam perdão; a todos que solitårios, buscam comunhão; a todos que buscam um sentido para a vida, esta igreja abre suas portas e os acolhe em nome do Senhor Jesus Cristo.

QUERIDO VISITANTE, SEJA BEM-VINDO!

LITURGIA DOMINICAL MATUTINA

CULTO SOLENE AO SENHOR

Domingo, 17 de março de 2024, 9h.

AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 467 ANOS DO PRIMEIRO CULTO REFORMADO DAS AMÉRICAS

- PrelĂșdio

A IGREJA ADORA O DEUS TRIUNO CONFORME REVELADO NAS ESCRITURAS

- Leitura bĂ­blica: Salmo 27.4

- Hino “Culto Ă  Trindade” nÂș 04

- ConfissĂŁo de FĂ© de Guanabara I

- Oração

A IGREJA ERGUE A VOZ CLAMANDO O SOCORRO DO SENHOR

- Leitura bĂ­blica alternada: Salmo 5

- Hino “Necessitado” nÂș 122

- ConfissĂŁo de FĂ© de Guanabara XVI

- Oração Silenciosa (interlĂșdio musical)

- Oração pastoral

A IGREJA CELEBRA A VIDA ORIUNDA DA MORTE DE CRISTO

- Leitura bĂ­blica alternada: 2ÂȘ CorĂ­ntios 4.8-15

- ConfissĂŁo de FĂ© de Guanabara IX

- Batismo Infantil

- Solo: Dayeny Moura

- ConfissĂŁo de FĂ© de Guanabara V

- Santa Ceia do Senhor

- Consagração de Dízimos e Ofertas

- CĂąnticos Congregacionais

A IGREJA DESFRUTA DA PROVIDÊNCIA DE DEUS ATRAVÉS DE CRISTO JESUS

- Oração pelas crianças

- ConfissĂŁo de FĂ© de Guanabara XIa

- Pregação: Rev. Daniel Alves

A IGREJA SE ALEGRA PELO CRISTO VIVO QUE ESTÁ PRESENTE ENTRE NÓS

- Hino do mĂȘs “Morto e Ressurreto” nÂș 274

- Oração final

- BĂȘnção ApostĂłlica

- Tríplice amém

- PoslĂșdio

LITURGIA DOMINICAL VESPERTINA

CULTO SOLENE AO SENHOR

Domingo, 17 de março de 2024, 18h

UMA IGREJA GENEROSA

- PrelĂșdio

ADORA AO SENHOR AO ESTENDER A MÃO AOS NECESSITADOS, REFLETINDO O AMOR DE DEUS

- Leitura bíblica: Provérbios 19.17

- Oração de adoração ao Deus generoso que espera que seus filhos pactuais também hajam com desprendimento

- Hino “As muitas bĂȘnçãos” nÂș 63

RECONHECE QUE A VERDADEIRA RIQUEZA ESTÁ EM COMPARTILHAR, NÃO EM ACUMULAR PARA SI

- Leitura bĂ­blica: 1ÂȘ TimĂłteo 6.17-19

- Leitura bíblica uníssona: Provérbios 22.9

- Oração Silenciosa (interlĂșdio musical)

- Oração de pastoral

- CĂąnticos Congregacionais

É GRATA POR PERCEBER QUE A GENEROSIDADE NÃO É SIMPLESMENTE UM DEVER, MAS UMA

ALEGRE RESPOSTA AO AMOR DE DEUS

- Leitura bĂ­blica: Colossenses 3.12-17

- Consagração de Dízimos e Ofertas

- Hino “Belas Palavras de Vida” n° 351

- Oração Pai Nosso

OUVE AS ESCRITURAS PARA APRENDER IMPORTÂNCIA DE SERVIR AO PRÓXIMO

- Oração pelas crianças

- CĂąntico Especial

- Pregação: Rev. Alceu PetrĂł JĂșnior

IMPACTA A SOCIEDADE AO REFLETIR A GENEROSIDADE DE DEUS EM SUAS AÇÕES DIÁRIAS

- Hino do mĂȘs “Morto e Ressurreto” nÂș 274

- Oração Final

- BĂȘnção apostĂłlica

- Tríplice Amém

- PoslĂșdio

PROGRAMAÇÃO

HORÁRIO

Culto Solene ao Senhor Domingo, Ă s 9h e 18h

Escola BĂ­blica Dominical Domingo, Ă s 10h15min

Projeto Ana (Mulheres orando pelos filhos) Domingo, Ă s 17h30min

CEO – Comunhão, Evangelização e Oração (nos lares) Terças, quartas e quintas às 20h

CETERGS – Centro de Estudos Teológicos

EQUIPE PASTORAL

Segundas, terças e quartas, das 19h-23h

PASTOR TITULAR REV. DANIEL ALVES DA COSTA pr.daniel_alves@hotmail.com - (51) 98111-9569

PASTORES AUXILIARES

REV. MARCELO SANTIAGO VIEGAS REBOLÇAS REV. VILMAR DIEMER DE OLIVEIRA

(53) 99948-5224 vilmardiemer@gmail.com - (51) 99161-4392

REV. ALCEU PETRÓ JR.

REV. ARNALDO MATIAS C. NETO

(51) 99681-2551 arnaldo_matias@gmail.com (51) 98184-9919

REV. EVERTON PIOVESAN

REV. MARCOS COSTA (54) 99704-5432 (55) 99243-9090

EV. ADEMIR GONÇALVES

EV. THIAGO ALCARIA (51) 99794-9014 (51) 99112-5124

PRESBÍTEROS

PB. ERASMO RODRIGUES LIMA PB. FABIANO DOS SANTOS PEDROSO PB. ISAAC SILVEIRA IBALDO erasbel43@gmail.com - (51) 98177-3656 pedroso.ipc@gmail.com – (51) 98499-7827 ibaldo4@gmail.com – (51) 99911-5121

PB. MARCELO ANDRÉ MITTELSTADT PB. DANIEL GALDINO marcelo.mittelstadt@gmail.com – (51) 99720-6949 daniel@rdmcontabilidade.com.br – (51) 99604-5766

CONGREGAÇÕES DA IPC

BAGÉ || DOM PEDRITO || CACHOEIRINHA || LAJEADO || MONTENEGRO

5ÂȘ IPB HIGIENÓPOLIS || SANTANA DO LIVRAMENTO || VERANÓPOLIS

PARCERIAS MISSIONÁRIAS BENTO GONÇALVES GRAVATAÍ SÃO BORJA SAPUCAIA DO SUL SÃO LEOPOLDO

ipcanoas.com.br ipcanoas@ipb.org.br (51) 99468-9054 ipbcanoas ipcanoas ipcanoas IPBCANOAS ipbcanoas

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.