Domingo, 01 de outubro de 2017 – Ano IX, Número 456
Informativo - IPC
PASTORAL
Ícones da Reforma Protestante – Martinho Lutero
M
artinho Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben, na Saxônia. Obedecendo ao pai, Lutero começou a estudar direito. Aos 21 anos foi surpreendido por uma trovoada, e amedrontado por um raio que caiu bem próximo, fez uma promessa a Santa Ana: “Socorre-me, Santa Ana – eu prometo que serei monge”. Passada a tempestade, cumpriu a promessa. Contrariando a vontade do pai, entrou no convento dos monges agostinianos, em Erfurt. Cursou todos os estágios do itinerário de um monge, fez os votos monásticos, foi ordenado padre, começou a lecionar Teologia Moral na universidade, e finalmente concluiu seu doutorado em Teologia, habilitando-o, em 1512, aos 29 anos, a assumir a cadeira de professor em Estudos Bíblicos na universidade de Wittenberg. Nesta época Lutero era um filho obediente da Igreja Católica Romana. No convento, após graves lutas internas, seu coração angustiado tinha achado paz na leitura da epístola de Paulo aos Romanos. A partir da leitura desta epístola, Lutero começou a discordar de algumas práticas eclesiásticas difundidas no clero e no povo, especialmente a venda de indulgências. Indulgência significa perdão. Remissão da pena. No começo, a prática das indulgências tinha sido pedagógica. Quem tinha cometido um pecado, depois de confessá-lo ao padre, submetia-se a uma punição por parte da igreja: Era-lhe imposto fazer uma peregrinação a Roma, ou a Santiago de Compostella, por exemplo, ou o padre o mandava praticar alguma obra de caridade. Para simplificar este tipo de penitência, o papa tinha baixado uma lei que permitia permutar atos de penitência com o pagamento em dinheiro, que a igreja passaria a usar na prática de obras caridosas. Com o tempo, esta prática foi degenerando mais e mais. Já não havia mais o propósito pedagógico, o que importava era o dinheiro arrecadado. A “venda” de indulgências foi-se transformando em escandalosas negociatas. O papa Leão X, no tempo da publicação das teses de Lutero, estava construindo a Igreja de São Pedro, em Roma, edifício majestoso que vinha sendo enfeitado por
IPC
- Interessados pela Palavra de Deus
Lutero queria a Bíblia nas mãos do povo. Traduziu-a do grego para o alemão moderno. Substituiu o latim pelo alemão nos ofícios religiosos. Permitiu o casamento dos sacerdotes. Aboliu os sacramentos, mantendo apenas o batismo e Santa Ceia. Decretou o fim da veneração dos santos e da Virgem Maria. Em seu lugar, propôs a meditação e a leitura das Escrituras que podiam ser livremente interpretadas. Os ensinamentos de Lutero se baseavam em dois grandes princípios: 1º - A Bíblia é a única fonte de verdade religiosa; 2º Só a fé salva.
artistas geniais como Raffael e Michelangelo. Esta construção consumia rios de dinheiro, e o meio mais fácil de arrecadar as somas necessárias era recorrer à venda de indulgências. Assim, pregadores inescrupulosos como Johannes Tetzel percorriam o país à cata de dinheiro. Tetzel ficou conhecido pela seguinte frase em um sermão: “Tão logo a moeda soe no fundo da caixa, a alma penada subirá do purgatório para o céu”. Contra este tipo de abuso foi que Lutero lutou. O dia 31 de outubro de 1517 é celebrado em todo o mundo, como marco histórico da Reforma Protestante. Neste dia Lutero afixou à porta da Capela de Wittenberg as suas 95 teses. O papa pediu que Lutero se retrate. Ele, todavia, queimou o comunicado papal em praça pública e proclamou que a única autoridade são as Escrituras Sagradas. Sua separação da Igreja tornou-se definitiva. No mesmo ano, viu-se excomungado pelo Papa. O Edito de Worms declarava: “Lutero tem de ser tido como um herege comprovado. Ninguém deverá prestar-lhe asilo. Seus seguidores deverão ser condenados. E seus livros serão extirpados da memória humana”. Para não morrer, Lutero foi exilado em Wartburgo, onde ficou a salvo. Muitos o deram por morto. Neste período deixou a barba crescer e começou a escrever.
- Prestando serviço em Amor
Segundo Lutero a igreja deveria renunciar a todos os bens materiais: os bens existentes deveriam ser repartidos. Educação foi outra área que ele mudou. Para Lutero, “o progresso de uma cidade não depende apenas do acúmulo de grandes tesouros, da construção de muros de fortificação, de casas bonitas... mas sim... quando possui muitos homens bem instruídos, muitos cidadãos ajuizados, honestos e bem educados”. Outra importante área que Lutero atuou foi na música. Ele desenvolveu o conceito de música popular, ou seja, musica para o povo. Música que expressasse a fé protestante, a fé bíblica, e que todos pudessem cantar. Lutero entendia que a música é serva da Teologia, e que cantando, o povo poderia guardar com mais facilidade os conceitos cristãos. Um dos seus hinos mais conhecidos é o nº 155 no hinário novo cântico – Castelo Forte. Em 1525, Lutero contraiu matrimônio com Catarina von Bora, que antes tinha sido freira, e transformou-se em uma esposa admirável. Lutero faleceu em 1546, deixando um legado de conquistas que mudaram a história do mundo a partir da sua bravura e coragem. A Deus rendamos graças por ter levantado este grande homem, que foi um dos instrumentos de Deus para hoje existirem igrejas reformadas.
Rev. Daniel Alves Pastor da IPC
- Cultuando ao Deus vivo
www.ipcanoas.com.br