
2 minute read
Talento vem de casa
fotografia: arquivo pessoal
Estilista ensina como transformar resíduos têxteis em alta costura
Advertisement
Programa da Enel oferece treinamento a costureiras para criação de produtos a partir de EPIs de funcionários Por Luciana Assunção
Su Martins é uma daquelas pessoas cheias de talento. Nasceu vendo a mãe costurando e foi aí que seus olhos brilharam. Na adolescência foi trabalhar como vendedora de roupas e até como modelo. Casada com Murillo Campos, designer gráfico do Ipasgo, hoje Su é estilista renomada em Goiânia, onde trabalha com moda consciente. “Foi em uma visita a Goiânia que conheci o potencial produtivo da cidade e enxerguei a possibilidade de desenvolver minhas criações a partir dos resíduos têxteis” , afirma.
A consciência ambiental levou à Su uma oportunidade de encher os olhos para quem ama o que faz. Ela e a jornalista Luciana Pedrozo foram escolhidas pela Enel, empresa que opera o setor de energia elétrica em Goiás, para desenvolver o Programa de Aceleração de Costureiras, um projeto que oferece aulas de empreendedorismo, corte e costura com foco no reaproveitamento de materiais como Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes, que anteriormente iriam para o lixo. O curso é ministrado em duas etapas, sendo a primeira focada em empreendedorismo, com a jornalista Luciana Pedroso. Já na segunda, a estilista entra em ação, levando orientações para pensar em modelagens inteligentes a partir dos resíduos que se têm em mãos, a exemplo de bolsas e roupas. “O projeto está sendo uma oportunidade ímpar, tanto pra mim quanto para as mulheres envolvidas, nossas alunas” , diz Su. Para ela, o trabalho é um motivo de orgulho. “Formamos a primeira turma de costureiras recentemente. Todas as alunas terão a oportunidade de continuar como grupo produtivo” , acrescenta.

https://www.youtube.com/watch?v=ECHGfgoErAU

Mais frutos
O sucesso do projeto tem provocado excelente retorno. A Enel já demonstrou interesse em continuar com a parceria, formando mais turmas nos próximos meses. Com isso, Su e Luciana Pedrozo sentiram que poderiam fazer muito mais. Assim, o espaço anteriormente alugado apenas para ministrar os cursos, agora se tornou também um lugar para comerciar os produtos da designer e das alunas.
‘‘ Nos sentimos encorajadas a abrir um espaço mais bem localizado para podermos comercializar nossas criações, oferecendo também cursos e oficinas para nossas novas alunas e a comunidade Su Martins ‘‘ Chamado de Casa Rosada, o local é composto por quatro ambientes: uma sala coletiva para exposição e venda de produtos; um quarto com o guarda-roupa compartilhado da Lucidbag; o ateliê de costura afetuosa Salamandra do Fogo, da Su martins; e uma sala de reuniões e criações, disponível para cursos ou locação. De acordo com Su, essa é a forma de fechar um ciclo e desenvolver ainda mais o empreendedorismo que ela e Luciana ensinaram no curso. “Como loja viabilizamos o ponto de venda desses produtos, para que essas mulheres sejam capazes de gerar renda para suas famílias e se desenvolver profissionalmente” , explica. A Casa Rosada está localizada na Rua 14, Nº 143, Quadra 33, Lote 13, no Setor Central.