3 minute read

Ipasgo, 60 anos de história

Next Article
Caixa de Sugestão

Caixa de Sugestão

Instituto completa seis décadas com uma longa história de conquista e com planos de mais melhorias para os anos que virão

Por Luciana Assunção

Advertisement

fotografia: Ricardo Pojo

f o t o g r a fi a : A r q u i v o Ip a s g o O Ipasgo completa 60 anos neste dia 22 de outubro de 1962, data em que o então governador do Estado, Mauro Borges Teixeira, assinou a Lei 4.190, criando o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás. Por seis décadas, o instituto busca levar saúde aos servidores estaduais e para os familiares deles por meio de ampla rede credenciada, clínicas próprias, assim como programas de prevenção e recuperação de beneficiários. No início, o Ipasgo funcionava como um grande guarda-chuva, que abrigava todos os benefícios aos servidores estaduais. Com o desenvolvimento do Estado e da máquina administrativa, foi transferindo obrigações a outros órgãos, cuidando exclusivamente hoje da assistência à saúde. Foi na rua 01 com a Avenida Goiás, no Centro de Goiânia, o local da primeira sede do instituto, tendo como primeiro presidente, Jahyr Abrão Estrela. A sede passaria ainda para outro endereço em 1971, no edifício Rio Vermelho localizado na rua 02, até que, em 1999 muda-se definitivamente para ao local atual, no Setor Pedro Ludovico. De 1962 até os dias atuais, o Ipasgo teve 32 presidentes. O atual, Vinícius Luz, assumiu a presidência em abril de 2022, mas tem uma longa história junto à autarquia, onde já foi diretor de saúde e gerenciou os setores de Serviços Administrativos, Regionais e Postos.

fotografia: Arquivo Ipasgo

“Nove de agosto de 1999 foi meu primeiro dia como atendente, lá no Ipasgo em Jataí. Me lembro com muito carinho do dia. Para mim, foi uma data marcante, foi a minha primeira experiência em órgão público” , recorda Vinícius. “Quando comecei, eu tirava guia no canetão. A gente tinha carteirinha de papel, em fotografia. Me lembro de viajar para várias cidades para entregar o cartão magnético para nossos usuários, quando foi lançado, e do começo da informatização das unidades de atendimento do interior. Mais tarde viria o aplicativo Ipasgo Fácil, que permite agendar consultas, verificar boletos e informações sobre o plano de saúde na palma da mão. Com o passar dos anos, a renovação tecnológica trouxe aos usuários mais praticidade no dia a dia” , conta.

Nestas seis décadas, o Ipasgo se modernizou e também venceu os diversos obstáculos que apareceram pelo percurso. Entre eles, uma crise que quase provocou a falência do instituto em 2010. Hoje, no entanto, o funcionalismo estadual conta com um Ipasgo reestruturado, financeiramente viável, apto a cuidar da saúde de aproximadamente de 600 mil vidas e que figura entre os maiores serviços brasileiros de assistência à saúde. O sucesso dos Ipasgo Clínicas, que hoje contabiliza cinco unidades na região metropolitana de Goiânia, sendo duas com pronto atendimento infantil 24 horas. A unidade mais recente, uma clínica exclusiva para o tratamento da saúde mental, em Campinas, que em 18 meses de funcionamento já contabiliza mais de 27 mil atendimentos. Os prêmios conquistados pelo Ipasgo, como a certificação ISO 9001 em 2001, que este ano completa 21 anos, e o Selo Ouro, do Programa de Compliance Público, também são conquistas que o instituto trabalha para manter nos próximos anos, e alcançar muitos outros.

O instituto chega ao sexagésimo ano com muitos motivos para celebrar, como a reprecificação da tabela de remuneração dos prestadores de serviço, após mais de 10 anos sem correção. Além dos editais de credenciamento de novos prestadores, que neste último mês já convocou mais de 250 médicos e especialistas d as áreas que possuem alta procura entre os usuários em todo o estado de Goiás. “O foco foi ter uma abrangência muito maior, buscando ter mais especialistas, principalmente nas regionais, mas sem esquecer também de outras cidades, pois mesmo que não seja um polo, tem alguém que tem interesse em atender no Ipasgo” , afirma o presidente Vinícius Luz.

This article is from: