INFORME ABIMDE DEZ/2021

Page 10

10 10

ENTREVISTA

O

MINISTÉRIO DA DEFESA TRABALHA POR BID FORTE E AUTÔNOMA

recorde de exportações batido pela Base Industrial de Defesa (BID) em novembro de 2021 faz o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, vislumbrar um horizonte promissor para o setor em 2022. Ele ressalta que, mesmo com a pandemia, as ações em prol do fortalecimento da Indústria de Defesa não foram esquecidas, por ser uma das prioridades da pasta. Segundo ele, o trabalho é permanente em busca da independência tecnológica das Forças Armadas (FA) visando a ampliar a capacidade operacional e gerar entregas e benefícios à sociedade. Em função disso, o Ministério da Defesa (MD) não mede esforços para descobrir novas formas de financiamento, garantias e aperfeiçamento da Tríplice Hélice, em ações coordenadas para vencer limitações orçamentárias e fortalecer a BID brasileira. Para o Ministro, a consequência dessa linha de trabalho é a evolução da capacidade e tecnologia da nossa indústria, tornando a BID competitiva no mercado internacional. Confira a entrevista completa a seguir.

IA - A pandemia vem trazendo, a cada dia, novos desafios para os diversos setores da economia do país. Como o senhor avalia esse novo cenário para a BID? Braga Netto - Durante a pandemia, a mobilização industrial e a economia de defesa foram atividades essenciais para a superação dos desafios enfrentados por esta pasta e por diferentes setores da indústria. Os principais objetivos que buscamos foram o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID) e a independência tecnológica das empresas que atendem aos projetos estratégico-prioritários das Forças Armadas. É importante reforçar que o Ministério da Defesa tem procurado derrubar barreiras e inovar em soluções que ampliem e fortaleçam a BID brasileira, com destaque para ações focadas em novas formas de financiamentos e em garantias para o setor; aperfeiçoamento da Tríplice Hélice (que congrega ações envolvendo Academia, Estado e Iniciativa Privada) e isonomia normativa e tributária, que permita uma

Foto: Divulgação

Informe Abimde - Quais as perspectivas do MD para BID em 2022? Ministro da Defesa Walter Souza Braga Netto - As perspectivas para o ano de 2022 são promissoras. O Ministério da Defesa tem como uma de suas prioridades o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID), alinhado com a política e a estratégia nacionais de defesa, e que contribuirá fortemente com a retomada da economia nacional. Os resultados obtidos neste ano mostram que o Ministério da Defesa está no caminho certo: em novembro, a BID

bateu o recorde de exportações e a meta é chegar ao fim deste ano com 2 bilhões de dólares em produtos comercializados no exterior. Mesmo durante a pandemia, o Ministério da Defesa manteve participação ativa para o desenvolvimento da BID, por meio de diálogos de indústria de defesa, missões internacionais e visitas técnicas. Para 2022, as perspectivas de novos negócios são intensas. Com base nos dados recentes e no planejamento desenvolvido pelo Ministério da Defesa, haverá no próximo ano um incremento ainda maior das exportações, com a formação de parcerias estratégicas e desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias de defesa, a fim de garantir a soberania do Brasil.

O Ministro da Defesa, General Braga Netto: “A Abimde tem o importante papel de promover a Indústria de Defesa e Segurança”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.