Issuu on Google+

8º Ano do Ensino Fundamental– 2010 Prova

Professor(a)

História

Nº do Mapa

Tiago

Data

03/02/10

Nome

Bimestre

Nota

1º BIM Número

Turma

INSTRUÇÕES

Antes de escrever as respostas, faça um esquema mental do que elas deveriam conter (reúna e organize as informações); Coloque nome, número e série; Preste atenção ao que é pedido e prenda-se a isso; A duração da avaliação é de 90 minutos (duas aulas) Leia todas as questões antes de respondê-las e inicie pelas que Use plenamente todo o tempo disponível para a realização da avaliação; considerar mais fáceis; Faça uma revisão detalhada antes de entregá-la; Procure resolver todas as questões; Todas as respostas devem ser feitas à caneta preta ou azul.

Leia o pequeno texto e responda as questões 1, 2 e 3: “Os reis agem como ministros de Deus e seus representantes sobre a Terra. O trono de um rei não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. A pessoa dos reis é sagrada; deve-se obedecer ao rei por um principio de religião e de consciência.” (BOSSUET, J. Política baseada nas santas escrituras. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1976)

01. De qual teoria o texto faz referência? Qual sua importância para o contexto histórico em questão?

____________________________________________________________________________ ____________ 02. O foi o absolutismo? Qual sua principal característica?

____________________________________________________________________________ ____________ 03. Estabeleça diferença entre o absolutismo na França de Luís XIV e na Inglaterra de Guilherme de Orange.

____________________________________________________________________________ _______ 04. Qual foi a origem do Anglicanismo na Inglaterra?


05. Explique os motivos que contribuíram para o início da Revolução Puritana e, posteriormente, da Revolução Gloriosa. Qual a importância desses dois conflitos para a Inglaterra tornar-se a principal potência mundial?

________________________________________________________________________ ___________ 06. Sobre o mercantilismo, aponte suas principais características.

________________________________________________________________________ ___________ Leia o pequeno texto e responda as questões 7 e 8: “O iluminismo foi um sistema de idéias do século XVIII que se difundiu por toda a Europa. Desenvolvido por filósofos, escritores, artistas, teve como principal característica a defesa da autonomia e da razão contra os argumentos da tradição e da autoridade.” (NASCIMENTO, M. M. do; NASCIMENTO, M. das G. do. Iluminismo: a revolução das Luzes. São Paulo: Ática, 1998.)

________________________________________________________________________ ___________ 07. Qual o significado de Iluminismo?

________________________________________________________________________ ___________ 08. Os Iluministas defendiam o uso da razão contra a tradição e a autoridade. O que significa isso? Que aspectos da sociedade eram criticados pelos Iluministas?


09. Influenciados pelo Iluminismo, muitos reis adotaram postura diferente daquela praticada pelos Absolutistas. Essa prática fez com que eles ficassem conhecidos como déspotas esclarecidos. Neste contexto, o que significava ser um déspota esclarecido?

10. Qual o grupo social que mais se beneficiou das idéias iluministas? Explique sua resposta.

Boa Prova! Rascunho


Prova 8° ano 1° Bim. Historia