Informativo nº 9

Page 1

ENTREVISTA Doani Bertan Referência na educação inclusiva, vira uma Barbie. FAZENDO A DIFERENÇA Relatos de pessoas que fazem a diferença. NOTÍCIAS Conviva promove mês intensivo de treinamentos. Pag. 07Pag. 03 Ano 9 • N.º 09 • 2022 • Distribuição Gratuita Pag. 10

EXPEDIENTE

A InteirAção é uma Associação da iniciativa privada que congrega empresas, profissionais, simpatizantes a causa que, vão desde da área de serviço social, da saúde, da educação, bem como jurídica, com o principal objetivo de prestar apoio e o auxílio aos alunos com deficiência dentro do ambiente escolar. Com a missão de contribuir para a inclusão e convivência harmoniosa da diversidade humana a InteirAção está e existe, com esse objetivo social e, portanto, trabalha incansavelmente para que se amplie cada vez mais a consciência na sociedade, sobre a importância da convivência respeitosa pelas diversidades humanas, bem como, contribuir para que alunos com deficiência, conquistem maior autonomia e independência.

A InteirAção desenvolve e ministra uma série de cursos e treinamentos específicos e especializados para que profissionais de apoio e auxílio aos alunos com deficiência sejam capacitados para prestar todo o suporte necessário aos alunos das instituições de ensino públicas e privadas.

Caro leitor,

Novamente, é uma alegria imensa participar você das BOAS-NOVAS e, é exatamente a proposta deste periódico. Afinal, aqui é espaço para compartilharmos conquistas, relatos e acontecimentos que enchem nosso coração de felicidade. Além dos depoimentos de cuidadores, familiares e responsáveis de alunos, diretores escolares, essa edição traz uma entrevista com uma professora que vem fazendo a diferença, quando falamos em educação inclusiva.

Desejamos a todos boa leitura e, até a próxima!

Editora e Jornalista responsável: Luciana Gomes MTB 49171/SP

Impressão: Gráfica Produções Informações, dúvidas, sugestões ou críticas: ouvidoria@inteiracao.org.br.

Os artigos e depoimentos assinados não refletem necessariamente a opinião da editora. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste jornal sem a prévia autorização.

Tiragem: 2000 unidades - Distribuição gratuita Contato: 4007-2810 - facebook.com/inteiracaowww.inteiracao.com.br

2

diferença

Gustavo dos Santos Miguel

Diretor, de Primavera do Leste (MT).

CONVIVA nos dá um suporte muito importante, tanto na área social quanto pedagógica. É um grupo que tem vontade de trabalhar, o aluno se sente amparado e confortável onde ele se encontra; No dia 31/03/2022

Carmen Costa de Almeida Silva

Diretora EMEF São José, de Primavera do Leste (MT).

Agradeço a Conviva pela parceria. Sem as cuidadoras seria impossível realizarmos o trabalho de inclusão com as nossas crianças. Parabéns a empresa, pois sempre que precisamos está pronta para nos

atender, e sempre se coloca à disposição da unidade escolar, parabéns pelo olhar humano, carinho e atenção ao cuidar das nossas crianças”.

tivemos uma roda de conversas com as mães e elas falaram muito bem da CONVIVA e a importância das cuidadoras na vida dos seus filhos fazem toda diferença. Parabéns a empresa”.

Marcos Mazeto

Diretor EMEF Nossa Senhora Aparecida, em Primavera do Leste (MT).

O trabalho do Cuidador é fundamental, porque vai além do trabalho pedagógico, tem muito amor, atenção e afeto. Esse afeto

chama atenção da criança, para querer retornar a escola. Em minha avaliação o trabalho das cuidadoras e da empresa é nota 10.”

3
São
inúmeros relatos que demonstram que a
inclusão
escolar abre caminhos para grandes descobertas, que contribuem para o desenvolvimento da tolerância, respeito, além do combate aos preconceitos. Conheça algumas histórias enviadas por cuidadores, pais e pessoas envolvidas diretamente no serviço de apoio e cuidado ao aluno com deficiência!! (Queremos divulgar a sua história! Envie seu depoimento para o e-mail: ouvidoria@inteiracao.org.br)

Liliane Maria Scheid Leonarczyk

Diretora EMEF Novo Horizonte, em Primavera do Leste (MT).

Vejo a empresa como uma parceira muito importante do nosso trabalho. Hoje olhar para a escola sem a CONVIVA junto com as crianças seria uma tarefa intransponível, porque o trabalho realizado pelas cuidadoras

é de fundamental importância.Hoje na unidade escolar do EMEF Novo Horizonte 30 crianças são assistidas. Minha gratidão à empresa pelo excelente trabalho.”

Houve um grande avanço na vida do meu filho, dentro e fora da escola. Ele aprendeu a ler, faz as tarefas, sempre pergunta quando tem dúvidas. Hoje meu filho interage muito bem,

agradeço ao Cuidador Rhandew, que faz excelente trabalho na vida e educação do seu filho, e a Conviva pelo excelente trabalho prestado, dou nota máxima.”

“A escola tem 978 estudantes matriculados e 10 com necessidades especiais. Através de uma parceria com a gestão municipal, a Conviva se destaca na seleção e profissionalismo na contratação desses profissionais. Vale ressaltar o trabalho da supervisora Rosidalva, profissional atuante e conhecedora dos desafios encontrados na rotina escolar. Parceria

Silvia Adriana Araújo

Diretora de Primavera do Leste (MT).

que tem contribuído na troca de experiência e no alinhamento de novas estratégias. Os responsáveis têm exaltado o trabalho dessa renomada empresa que dentre tantas tem feito a diferença e tem crescido na busca de melhorias nas instituições que buscam um ensino de qualidade na Educação do Município de Primavera do Leste.”

Michelle Aires

Cuidadora, 37 anos, de Primavera do Leste (MT).

Nunca trabalhei com tanta dedicação e amor, no intuito de ver o progresso das crianças que não sabem o potencial delas. Meu maior prazer é ver o quanto elas expõem o melhor de si, e nos ajudam a conhecê-las e cuidar delas. Tenho aprendido muito, somos acolhidos com muito amor pela escola como um todo. Agradeço a Conviva por me proporcionar essa oportunidade”.

Sandra Maria Perez Sampaio

Mãe do aluno Kadu Peres , de Primavera do Leste (MT).

Percebo que a CONVIVA tem comprometimento com as crianças e a escola. O Kadu se adaptou muito bem com a cuidadora Mariane que tem cuidado muito bem do meu filho. A conviva dentro da escola tem mudado a vida das crianças. Gratidão!”

Fernando Shjamwaski Filho “Pai do aluno Bruno, em Primavera do Leste (MT).
4

CUIABÁ

Hellen Greice Arruda

Cuidadora de Cuiabá.

Avalio ser o trabalho do Cuidador de extrema importância, pois os alunos atendidos necessitam de auxílio em suas interações pedagógicas e alguns apresentam falta de habilidade motora, sendo cadeirante, ou possui deficiência intelectual. Eles precisam de cuidados básicos de higiene, e

para se alimentar. Meu trabalho é auxiliar para que esse aluno tenha interação e participe de todas as atividades de acordo com a sua especificidade, garantindo assim a sua inclusão.”

A inclusão do autista em sala de aula requer estratégias diferenciadas para trabalhar. Procuro entender meu aluno e observar se ele responde aos estímulos, se ele interage

Cuidadora de Cuiabá.

com os colegas… Está sendo uma experiência satisfatória no nosso dia-a-dia, nos trazendo riqueza em conhecimento e aprendizado.”

Tereza
Cristina Montenegro Rodrigues
5
Cuidadoras da CMEI Professora Marília Inês Pedrollo Salomoni, em Cuiabá: Silvaneide Oliveira, Josefina Rita, Tereza Cristina Montenegro e Alecinda Aparecida da Silva Figueiredo.

“Comecei minha experiência com um aluno, e logo depois recebi mais um. Passei pela parte de conhecimento, para compreender quais eram seus costumes, jeitos e manias. Com o passar dos dias, eles pegaram confiança e isso fez com que o meu

trabalho se tornasse muito especial. Cada um tem uma personalidade diferente, mas ambos são muito carinhosos. Ao cuidar deles aprendo a cada dia, e faz com o meu dia a dia de trabalho seja gratificante e especial.”

Alessandra Ramos Murucci da Silva

É muito importante o trabalho do Cuidador, já que muitas vezes o aluno com deficiência não tem coordenação motora. A empatia dos Cuidadores, na higienização e atenção é essencial. A Cuidadora Mônica tem muito carinho, afeto e responsabilidade,

o trabalho que ela realiza com a minha filha tem muito amor. O trabalho da Conviva está sendo muito importante para as nossas crianças, a Ana Clara é muito bem cuidada, pela Mônica, professoras, e toda a escola.”

JUSSINETE ALCÂNTARA OLIVEIRA
Mãe da aluna Ana Clara
www.inteiração.com.brAcesse já: quer conhecer mais histórias? 6 Cuidadoras de Primavera do Leste: Michelle Borges, Mariane Passos, Marisa Ferreira, Beatriz de Souza, Joverlândia de Oliveira, Natalice Santos, Lucia Paulina, Elienei Oliveira e Rosidalva Rodrigues.

entrevista

Doani Emanuela Bertan

Professora bilíngue para surdos, esteve na lista das 10 melhores professoras do mundo

Ainda criança em Campinas(SP), Doani Emanuela Bertan foi impactada pelo universo dos surdos. Tudo aconteceu quando sua mãe parou em um semáforo, e naquela época era muito comum os surdos em situação de vulnerabilidade venderem chaveirinhos nas ruas para conseguir alguma renda, e entregavam também uma embalagem com o alfabeto manual. Na mesma época, a apresentadora Xuxa lançou a música ‘Abecedário da Xuxa’, onde apresentava o alfabeto da Língua de Sinais nas apresentações na TV. E foi assim, que através de um interesse e curiosidade quando era muito pequena que Doani começou a traçar a sua história que futuramente transformaria a vida de tantas pessoas.

Hoje professora bilíngue: português e LIBRAS, Doani teve seu trabalho mundialmente reconhecido em 2020, quando ficou entre as 10 finalistas do prêmio Global Teacher Prize 2020, realizado pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco. A professora brasileira de educação inclusiva foi selecionada entre 12 mil inscritos de 140 países.

Mas bem antes disso, ainda em 2017 a professora já mostrava que seu trabalho era diferenciado. Isso porque, ao notar uma problemática de alguns alunos com deficiência auditiva, teve a ideia de levar conteúdo em vídeo para um canal no Youtube, assim, era uma oportunidade de dar continuidade aos temas abordados em sala de aula, em vídeos utilizando a língua de sinais, surgiu assim o Canal 8, que segue até hoje recheado de muito conteúdo para os surdos, e também para os ouvintes, já que os vídeos também são narrados e legendados.

Referência em educação inclusiva, Doani Emanuela Bertan conversou com a InteirAção sendo a nossa entrevistada desta edição:

7
Referência na educação inclusiva, professora diz “A nossa constituição diz que a escola é para todos, e a partir do momento que é para todos, tem que atender todos”

Doani Emanuela Bertan

IN: Como e quando foi o seu primeiro contato com a Língua de Sinais?

Doani: Quando eu era criança era muito comum os surdos venderem chaveirinhos nos semáforos, minha mãe sempre comprava. Eu nem me lembro dos chaveiros, mas lembro da embalagem, porque vinha com o alfabeto manual! Na mesma época, a Xuxa tinha aquela música ‘A de amor, B de baixinho’. Enfim, aí tirou a LIBRAS do anonimato!

IN: Em que momento você decidiu que iria se especializar em LIBRAS levando a língua para a sua profissão?

Doani: Desde criança meu sonho era ser professora, e antes de cursar a universidade eu tinha contato com os Surdos. Então eu tinha contato com os surdos, sabia Libras e quando entrei na faculdade, decidi ser professora de surdos, por conhecê-los, e saber onde estavam os entraves em relação aos processos de aprendizagem.

IN: Como é a sua rotina como professora Bilíngue, quais foram as principais dificuldades ou barreiras que enfrentou?

Doani: Hoje atuo na Secretaria Estadual de Educação, não atuo em sala de aula, mas em breve eu retorno, pois gosto muito daquele espaço. Acredito que o maior desafio que a gente encontra como professora bilíngue, na verdade são dois: primeiro não temos material específico, o que por um lado é bom, porque você constrói com o seu aluno. Então é algo ruim, que se torna positivo. E outra questão é mais complexa, é o fato de ter crianças de 5, 6 anos sem uma língua estabelecida, sem a Libras. É um mito que a criança precisa oralizar para pertencer à comunidade ouvinte. São muitos que são comprovados por estudos.

IN: Como você avalia a convivência e interação entre os alunos com e sem deficiência na escola regular?

Doani: A convivência é natural, hora com amores, hora com dissabores. A inclusão não é um mar de rosas, nem tem que ser assim, porque não é a realidade da nossa sociedade. Eu até prefiro esses ‘entraves’,

que eles aconteçam dentro da escola, porque ali, conseguimos mediar esses conflitos. Inclusão não é apenas das crianças com deficiência, pode ser uma criança que veio de outro país e está aprendendo português, aquela que veio de outra região e tem um sotaque diferente, tem outra cultura, tem a criança circense, indígena. Quando falamos de inclusão, temos que abarcar todas!

IN: Que tipo de iniciativa você acha que poderia ser adotada, pela sociedade como um todo, empresas, etc. para as crianças tivessem garantido o acesso à educação inclusiva, no caso, LIBRAS para os surdos?

Doani: A sociedade vai ser mais inclusiva a partir do momento em que as pessoas com deficiência, ou que as próprias minorias participem ativamente de políticas públicas, da escrita desses documentos. Você vê legislação que fala dos cegos, sem a presença de um cego ali. Falando dos surdos, tem a Lei 10.426, que fala que tem que ter Libras em todos os espaços públicos, mas não é algo que acontece. A lei já tem 20 anos, e é raro um espaço que tenha Libras para acessibilidade dessas pessoas.

IN: Como é o seu relacionamento com colegas de profissão? Acredita que o seu trabalho possa servir de inspiração para outros professores?

Doani: Tenho um bom relacionamento com meus colegas da área da educação. Acredito sim que meu trabalho inspirou muitas professoras, e contribuiu para um novo ensinar, com o uso das tecnologias como uma ferramenta que pode romper barreiras, tanto temporais, do tempo que a criança vai estudar, como de localidade geográfica.

entrevista
8

IN: Conte um pouquinho sobre a sua experiência com o canal do Youtube

Doani: O canal veio de uma problemática, que é o fato da criança surda receber o mesmo livro didático da criança ouvinte. A criança surda tem a sua primeira língua Libras, e não o português. Então, o que eu faço com esse livro que não atende a especificidade linguística do meu aluno? Essa problemática foi se intensificando e decidi fazer um resumo das aulas em vídeo para que esses meus alunos pudessem estudar por meio desses vídeos, respeitando sua língua que é a Libras. Tive que aprender muita coisa, ter um canal não é fácil, eu não dominava a questão do vídeo, das edições… mas foi bem gratificante, me coloquei nesse desafio e repercutiu muito bem!

IN: Como você recebeu a indicação ao Prêmio Global Teacher Prize 2020?

Doani: Ah, poder representar o Brasil na área da educação, como uma das dez melhores professoras do mundo foi algo inenarrável, uma sensação única, nunca imaginei isso. E poder falar de inclusão, de escola pública, de minorias , que é o caso dos surdos, foi fantástico. Me senti honrada e muito feliz com a indicação.

IN: Se você pudesse mandar uma mensagem aqueles que são contra a inclusão dos alunos com deficiência, qual seria?

Doani: Não tem que ser contra a inclusão, não cabe mais esse discurso! A nossa constituição diz que a escola é para todos, e a partir do momento que é para todos, tem que atender todos. O professor não tem que ser responsabilizado ou culpabilizado por toda a inclusão, existem outros setores nessa cadeia que são responsáveis para que a inclusão realmente aconteça. Inclusão não é apenas dividir espaço físico, é quando a criança participa efetivamente de todo o aprendizado, de tudo que acontece na escola. Não é só a criança com deficiência, mas todas as crianças nas suas necessidades. Temos que ter esse olhar sobre o que é a inclusão, e a responsabilidade de cada sujeito, como eu também me responsabilizo para que a escola e a sociedade seja inclusiva sim!

9

InteirAção lança Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos

Com o objetivo de ressignificar e trazer de volta a identidade que muitos idosos perderam com o passar dos anos, a InteirAção lançou em maio de 2022, em Bauru (SP) o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos! A regra é: todos têm direito ao envelhecimento saudável e ativo!

O lançamento oficial do projeto foi em 17 de maio, e contou com a presença do Conselho Municipal da Assistência Social de Bauru, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, membros da Secretaria

Conviva promove mês intensivo de treinamento para rede de colaboradores

do Bem-Estar Social de Bauru, Orquestra Filarmônica ABDA, Coral do Professorado Paulista e Tatiana Pontes, representante da Casa de Cursilhos.

Entre as atividades oferecidas, gratuitamente, estão: oficinas

culturais, jogos de estímulo à memória, pintura e arte terapia, ginástica, e muito mais. O serviço funciona através de inscrições, e acontecem sempre às terças e quintas-feiras, na Casa de Cursilhos (Av. José Henrique Ferraz, 20-51).

Com o objetivo de manter a excelência no trabalho realizado, a Conviva Serviços realizou durante todo o mês de julho de 2022 uma série de treinamento em diversas cidades, para atualização e capacitação dos Profissionais de Apoio ao Aluno

com Deficiência que atuam em escolas públicas, através de contrato firmado com a empresa.

Durante os dias 11 a 22 de julho, o treinamento foi realizado para os Profissionais de Apoio ao Aluno com Deficiência em Cuiabá. Ao todo, cerca de 837 funcionários que atuam na Educação Básica e Infantil do município participaram do evento, realizado de forma presencial e on-line.

De extrema importância e para oferecer o melhor atendimento aos alunos assistidos, o treinamento abordou temas como: ética profissional, tipos de deficiência, atendimento pré-hospitalar, prevenção à COVID-19, principais atribuições da função do Profissional de Apoio, além de palestra sobre o Autismo, que contou com a participação de profissionais da área de fonoaudiologia e psicopedagogia.

A Profissional de apoio, Yanka Macedo Quintana, elogiou a iniciativa da Conviva. “O treinamento realizado pela Equipe Gestora de Cuiabá foi de suma importância. Foram abordados vários assuntos para melhor atuação junto aos alunos assistidos. Além de adquirirmos vasto conhecimento, tive oportunidade de compartilhar experiências com as demais participantes do curso.

Foram cinco dias com muitas informações e atividades no final de cada dia que nos ajudaram muito para que possamos desempenhar nossas funções nas unidades escolares com excelência. Deixo meus agradecimentos à Conviva, e parabenizo pela iniciativa”. Além dos profissionais da saúde, o encontro contou com a presença da Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.

notícias 10

Primavera

Seguindo o cronograma de promover durante o mês de julho treinamento para os Profissionais de Apoio ao Aluno com Deficiência da Conviva, no dia 14 de julho foi a vez dos funcionários de Primavera do Leste (MT) realizarem a capacitação.

O treinamento é de extrema importância, e segue o padrão da Conviva em proporcionar aos colaboradores condições para a realização do trabalho com muita qualidade e eficiência. Os participantes receberam orientações sobre os Cuidados com os alunos com deficiência, e em especial, alunos com autismo. Também foram abordadas todas

- Mato

as atribuições do Profissional de Apoio, entre outros. O evento teve a participação da Equipe Profissional da SME, especialista em educação especial.

A cuidadora Tânia Aparecida Borges dos Santos participou da capacitação e reforçou a importância do evento. “Foi muito importante para nós, funcionários a oportunidade junto a Empresa Conviva e toda sua equipe essa capacitação. Pois, adquirimos novas experiências, habilidades que nos ajudarão na prática do nosso dia a dia. Aprender com vocês, nos torna mais seguros para desenvolver o trabalho com amor, carinho, cuidado e

Vitória - Espírito Santo

responsabilidade no decorrer do ano com as crianças. É muito gratificante saber que somos capazes de colaborar para o futuro brilhante deles”.

Uma semana de muita troca e aprendizado para os Profissionais de Apoio ao Aluno com Deficiência de Vitória, no Espírito Santo. Durante os dias 18 a 22 de julho foi a vez da equipe capixaba da Conviva participar da capacitação promovida pela empresa. O treinamento foi realizado on-line para cerca de 80 profissionais que atuam no município.

Durante os encontros foram abordados diversos temas, como autismo e integração institucional. A capacitação contou ainda com

a participação dos profissionais da Educação Especial, gestores do contrato e da Secretaria Municipal de Vitória, que foram fundamentais durante a capacitação transmitindo orientações técnicas e valiosas para a função dos Profissionais de Apoio do município.

Jaqueline Cardoso, Profissional de Apoio, relatou a importância do treinamento.

“Aprendi muito, tem 4 anos que estou com a Conviva e a cada capacitação eu aprendo mais. Essa semana foi muito prazerosa,

conheci gente nova e só de ficar ouvindo foi perfeito. Agradeço a todos por me conceder essa experiência”.

Igaraçu do Tietê- São Paulo

No dia 12 de julho, foi a vez da equipe da região de Igaraçu do Tietê (SP) participar da capacitação. Na ocasião os Profissionais de Apoio receberam orientações técnicas da Supervisora responsável, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas relacionadas ao trabalho que realizam, e todos os cuidados indispensáveis aos alunos com deficiência, além de trocar experiências sobre as primeiras semanas de trabalho.

do Leste
Grosso
11

InteirAção é Amiga da Pessoa Autista

Para ajudar a acabar com o preconceitorelacionadoàspessoas com autismo, a Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas realiza treinamentos para empresas que visam eliminar atos discriminatórios através do conhecimento. Após participar de palestra realizada pela ONG, a InteirAção agora integra a lista de Empresas Amigas da Pessoa Autista!

Essa conquista vai de encontro ao trabalho realizado pela InteirAção desde a sua fundação, que tem como objetivo contribuir ativamente pela causa da inclusão. Além da InteirAção, a Conviva também foi contemplada com o título, já que teve a participação dos Supervisores da empresa participando do evento realizado pela Neurodiversa.

Sucursal da Conviva no Mato Grosso ganha novas instalações

Boas-Novas ao estado do Mato Grosso, que tem se mostrado estado inclusivo: A CONVIVA - Serviços, empresa privada, especializada na prestação de

serviços de apoio e auxílio aos alunos com deficiência e, parceira da InteirAção, comunicou as novas e modernas instalações em Cuiabá, que visam atender mais e melhor às necessidades administrativa e operacionais do estado do Mato Grosso, bem como agilizar os atendimentos locais e regionais, tanto das unidades escolares, quanto das profissionais de apoio e auxílio ao aluno com deficiência e, todo corpo de supervisores!

Além das modernas instalações físicas, a sucursal do Mato Grosso, está dotada de modernos

eventos

equipamentos e serviços em TI, integralizado com a sede localizada em São Paulo.

Também no quesito de profissionais, além de todo quadro de profissionais operacionais, supervisão e de gestão operacional, a sucursal passou a contar com um gestor administrativo, que possibilitará maior eficiência e agilidade nos quesitos administrativos, comercial e na gestão de contratos!

Parabéns Conviva!

Parceiros:
J R D CU DAR É O QUE NOS MOVE 12
Cuidadoras da Conviva participam da celebração dos 30 anos de Cuiabá: Camila Cristina, Andreia Santana, Neiva Matos e Luciene Francisca. Desfile Cívico comemorativo dos 36 anos de Primavera do Leste contou com participação de Cuidadoras e Supervisores da Conviva

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.