IPÊ MPB | Livro Monitoramento Participativo da Biodiversidade 2ª edição_JUL19

Page 48

Capítulo 2

Participação de comunidades locais no monitoramento da biodiversidade

O envolvimento de participantes locais em outras etapas e, assumindo outras responsabilidades nas iniciativas de monitoramento representa um avanço da participação social. É cada vez maior a quantidade de iniciativas que envolvem não acadêmicos no seu desenho e planejamento, na análise dos dados e informações, além da coleta dos dados, principalmente nos casos em que a população local detêm responsabilidades de gestão da biodiversidade ou da área monitorada7. Iniciativas que promovem participação mais intensa no monitoramento da biodiversidade vêm sendo realizadas particularmente em regiões de países em desenvolvimento e com grande diversidade biológica, principalmente em áreas protegidas ocupadas ou usadas por populações tradicionais organizadas em comunidades8 . Nesses casos, moradores das comunidades, geralmente com pouca ou nenhuma educação científica formal, mas com profundo conhecimento das áreas, se envolvem nas atividades de monitoramento. O monitoramento participativo passa a ser comunitário quando o envolvimento de uma pessoa ou mais pessoas representa interesses coletivos. Iniciativas de monitoramento participativo comunitário estão geralmente associadas à gestão da biodiversidade e ao manejo dos recursos naturais que têm suas decisões tomadas, principalmente, nas arenas locais de negociação nas quais as comunidades participam ativamente (por exemplo, conselhos de unidades de conservação)9.

48

Monitoramento participativo da biodiversidade

Assim, estas iniciativas tendem a estabelecer arranjos mais próximos de uma colaboração entre gestores das áreas protegidas, cientistas e comunidades. Neste modelo de monitoramento é incoerente pensar a participação comunitária restrita apenas à coleta de dados. Por estar altamente associada ao contexto local da gestão da biodiversidade, é nessa esfera que geralmente ocorre a contribuição imediata e mais efetiva do monitoramento participativo envolvendo comunidades tradicionais10. No entanto, quase metade dos indicadores presentes em acordos internacionais sobre a biodiversidade poderiam ter contribuições do envolvimento de atores locais tanto na coleta quanto na análise dos dados10. Fazer com que a informação gerada em iniciativas de monitoramento participativo seja útil para a tomada de decisões em escalas nacional e internacional passa pelo reconhecimento, por parte dos estados, de que esse modelo de monitoramento seja capaz de gerar dados de qualidade. Este reconhecimento pode ser conseguido por meio da colaboração de acadêmicos capazes de sugerir um desenho apropriado para responder questões de escalas nacionais, sem perder a utilidade no contexto local. Ao manter a relevância local do monitoramento e o apoio no envolvimento nos processos decisórios locais, é esperado um maior comprometimento comunitário em gerar dados de qualidade, importantes para as diversas esferas de gestão da biodiversidade. Portanto, a participação de todos os atores na construção da iniciativa é crucial e deve contar com agentes que facilitem a negociação9.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.