Page 1

Informativo Trimestral

Ano 10 / Edição 41

Julho, Agosto e Setembro de 2010

IOV: 15 anos reduzindo o impacto do câncer na vida das pessoas

USODOS DOS CORREIOS PARAPARA USO CORREIOS PARA USO DOS CORREIOS MUDOU-SE

FALECIDO

DESCONHECIDO

AUSENTE

RECUSADO MUDOU-SE

FALECIDO

NÃO PROCURADO

ENDEREÇO INSUFICIENTE

MUDOU-SE NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO DESCONHECIDO

FALECIDO AUSENTE

INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO

DESCONHECIDO RECUSADO

AUSENTE NÃO PROCURADO

ENDEREÇO INSUFICIENTE RECUSADO NÃO PROCURADO REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL EM ____/____/______ EM ____/____/______ ___________________________ ENDEREÇO INSUFICIENTE NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO RESPONSÁVEL

U

m dos mais completos centros de tratamento do câncer do país, O IOV, completou, em setembro, 15 anos de atuação. A história começou no interior do hospital Pio XII, em São José dos Campos, onde os primeiros colaboradores do IOV iniciaram a trajetória de sucesso do instituto. “Nessa época, boa parte dos pacientes da região iam se tratar em São Paulo e Campinas. Observamos que São José tinha uma deficiência grande na área de oncologia”, conta o médico Dr. Carlos Frederico Pinto, fundador do instituto. De olho nessa necessidade, Dr. Frederico, junto com sua equipe, começou a trabalhar dentro do Instituto de Radioterapia de São José. Em 2000, com a grande demanda, o médico optou pela construção de uma unidade na cidade. “Nesse ano, tínhamos unidades na Santa Casa de São José e no Hospital Regional, em Taubaté. Com a conclusão da primeira unidade do IOV na cidade, em 2005, os pacientes passaram a ser atendidos apenas nesse local.

INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO

INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO

Hoje, além de São José dos Campos, o IOV também está presente nas cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Caraguatatuba. Com uma equipe multidisciplinar composta por psicoterapeuta, nutricionista, assistente social, equipe de enfermagem, farmacêutico, oncologista clínico, fonoaudiólogo, entre outras especialidades, o instituto, além de tratar seus pacientes com o que há de mais moderno, busca reduzir o impacto do câncer na vida das pessoas e na sociedade por meio de ações de prevenção e combate à doença. “O IOV representa uma oportunidade de crescimento constante para mim, como pessoa e profissional. Trata-se de uma empresa ética, séria, que sempre respeitou o ser humano”, avalia a Gerente de Enfermagem, Leonidia Altoé, que há quase 15 anos atua no instituto.

“Tenho certeza de que a atuação da

nova unidade IOV, em Taubaté, será tão proativa quanto as outras unidades, mesmo porque ela já começa com os princípios Lean, já difundidos nas outras clínicas .

Dra. Evelin Araujo dos Santos Marotta

Tecnologia e profissionalismo a serviço da população de Taubaté REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL EM ____/____/______

EM ____/____/______ REINTEGRADO AO SERVIÇO___________________________ POSTAL EM ____/____/______ RESPONSÁVEL

EM ____/____/______

___________________________ RESPONSÁVEL

E

xcelente estrutura física com profissionais altamente treinados e capacitados. Esses são os atributos da unidade do IOV Taubaté, inaugurada no início de maio para atender aos pacientes do município e proximidades. De acordo com a médica oncologista, Dra. Evelin Marotta, havia uma demanda reprimida na cidade, que, agora, está sendo suprida com a inauguração do IOV Taubaté. Segundo ela, o local possui ambiente espaçoso e harmônico. A médica disse ainda que os primeiros atendimentos em Taubaté foram realizados de forma tranquila, com muita aceitação e receptividade por parte dos pacientes e familiares. “Tenho certeza de que a atuação da nova unidade IOV, em Taubaté, será tão proativa quanto as outras unidades, mesmo porque ela já começa com os princípios Lean, já difundidos nas outras clínicas”, ressalta Dra. Evelin.

1


EDITORIAL

CULTURA

O poder da arte Dando continuidade ao projeto ‘Arte & Vida’, o Instituto de Oncologia do Vale (IOV) de São José dos Campos e a nova unidade de Taubaté contam com exposições de renomados artistas.

Não temos dúvida de que o sucesso dos negócios está diretamente ligado ao desenvolvimento e ao sucesso individual de cada colaborador. Por isso, para o IOV o setor de Recursos Humanos é estratégico. Com o foco constante em selecionar, integrar, capacitar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da organização, o RH é primordial dentro de nossa estrutura organizacional. Na unidade de São José dos Campos, três colaboradores atuam na área de RH, conscientes da importância e do valor do capital humano para a instituição. Programas de qualidade de vida no trabalho, treinamentos, incentivos financeiros e de bem-estar, são algumas das maneiras de agradecer a cada um pelo esforço e dedicação nesses anos de existência do IOV. Esperamos que, juntos, continuemos a construir uma história de crescimento e muito sucesso.

Até o dia 16 de novembro, o IOV de São José conta com a exposição“Cerne”do artesão e escultor Fernando Ito, de Taubaté. Todas as esculturas de borboletas, beija-flores e pássaros em grandes proporções foram desenvolvidas a partir de madeira reciclada e sucata. Segundo o artista, as esculturas de elementos da natureza estão relacionadas à sua ideologia de preservação ambiental. “A mostra de Fernando Ito está tendo uma receptividade muito boa. Recebemos inúmeros elogios dos pacientes”, afirma a gerente de relacionamento do IOV de São José, Daniela Franco Meneghetti Palma.

Helena Freddi Já a nova unidade do IOV de Taubaté realiza, até o dia 30 de novembro, a exposição de obras da artista Helena Freddi. A mostra “O peixe vermelho e outras histórias” traz gravuras em metal com diversos processos de inclusão de cores. Todas as obras são baseadas em lembranças da infância da artista. “A nova clínica em Taubaté é linda e a exposição chama a atenção de todos, pacientes e colaboradores”, diz a gerente de relacionamento do IOV de Taubaté, Fernanda Paim. “Minha mãe está em tratamento no IOV e adora a série Arte & Vida. Ela gostou muito das obras e do artista Fernando Ito. Parabenizo o IOV por esta ação que está fazendo bem a muita gente.” Cristina – filha de uma paciente do IOV de São José dos Campos

Siga-nos no Twitter, seja nosso amigo no Facebook e nosso contato no Linkedin.

Parabéns ao IOV e a todos os colaboradores pelos 15 anos de instituição.

Márcia Ambrósio Gerente de Administração Geral

2

EXPEDIENTE - Responsável Técnico: Dr. Carlos Turci – CRM 27.301 Diretoria: Dr. Adriano Diniz B. Mendes, Dr. Carlos Flávio Turci e Dr. Carlos Frederico Pinto | Projeto Gráfico e editorial: Papaya Comunicação e Thaluan Esgalha - Editor responsável: Areta Braga (MTB 38.005) Textos: Areta Braga, Caroline Alves, Douglas Salgado, Gislaine Fernandes IOV & Você circula junto aos pacientes, familiares, área médica e profissionais da saúde. Correspondências devem ser enviadas sob o título Jornal IOV & Você para: Rua Major Antônio Domingues, 472 - SJC - 12.245-070. Tel.: (12)3924-9055. E-mail: iov@iov.med.br *Registrado no cartório de registro de notas e documentos sob o número 171517


QUALIDADE

Pessoas em primeiro lugar Trabalho desempenhado pelo departamento de Recursos Humanos auxilia na conquista de certificações de qualidade O artigo mais valioso dentro de uma empresa são os colaboradores. No caso do IOV, é a atuação dos profissionais da equipe multidisciplinar que, somada a mais moderna tecnologia, garante atendimento humanizado e com qualidade reconhecida por órgãos certificadores como a Organização Nacional de Acreditação.

ro e, claro, o bem-estar constante de seus profissionais”, explica Márcia Ambrósio, Gerente de Administração Geral. Segundo Márcia, o papel desse setor, dentro de uma empresa, vem se tornando cada vez mais estratégico e focado nos negócios. “O RH tem que proporcionar, à empresa, soluções para que os colaboradores possam desempenhar o seu trabalho com muita eficácia”, conta.

Focar na descoberta e desenvolvimento de talentos profissionais é o que rege o trabalho do departamento de Recursos Humanos do IOV. Ele é responsável por cuidar, capacitar e proporcionar aos profissionais um bom ambiente de trabalho, bem como mantê-los alinhados às políticas dos setores e à estratégia da organização. A área é subdividida por recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de benefícios, saúde ocupacional, departamento pessoal e gestão por competência. “O RH também tem por responsabilidade inserir programas de qualidade de vida no trabalho, treinamentos, incentivo financei-

Nova turma do IOV participa do treinamento para a obtenção da certificação Lean Mais uma equipe iniciou em setembro o treinamento para a obtenção do certificado Lean. Desde 2008, o IOV vem implementando a metodologia. Cerca de oito projetos foram desenvolvidos oriundos do Lean neste ano. A adoção dessa filosofia tem trazido resultados extraordinários para as empresas que a praticam. Para o oncologista do IOV, Dr. Henrique Zanoni Fernandes, o Lean não pode ser apenas uma ferramenta de rotina. “Ele deve ser incorporado como uma filosofia de vida e tem que cativar e mostrar sua eficiência.” Segundo Dr. Henrique, há áreas do IOV que já absorve-

ram muito bem a metodologia. “O pessoal da Farmácia e do setor administrativo já demonstram excelentes resultados. Isso é muito positivo, pois o Lean ainda está ‘engatinhando’ na área da saúde no Brasil. São poucas as instituições que o implementaram na sua gestão”, afirma. “A produtividade aumentou com o projeto. Percebo que os clientes internos e externos estão muito satisfeitos de forma geral”, acrescenta o Diretor do IOV, o médico Dr. Carlos Frederico Pinto.

Você sabe o que é Lean?

Lean Summit

Para os que não conhecem o termo Lean, trata-se de uma estratégia de negócios para aumentar a satisfação dos clientes por meio da melhor utilização dos recursos. As práticas envolvem a criação de fluxos contínuos e sistemas puxados baseados na demanda real dos clientes, a análise e melhoria do fluxo de valor das plantas e da cadeia completa, desde as matérias-primas, até os produtos acabados, e o desenvolvimento de produtos que efetivamente sejam soluções do ponto de vista do cliente.

Profissionais do IOV participaram, no início de agosto, em São Paulo, do Lean Summit 2010. O evento se consolidou nos últimos anos como o maior e mais importante encontro da comunidade Lean no Brasil, possibilitando a troca de experiências e a discussão sobre os mais recentes avanços da aplicação da filosofia Lean. O evento visa promover conhecimento para apoiar as empresas e praticantes de diferentes setores e em diversos estágios da jornada Lean. “Participar do evento foi uma experiência ímpar. O Lean Summit, maior congresso sobre Lean no Brasil, nos atualizou e trouxe palestrantes de renome internacional”, avalia Dr. Henrique.

3


EVENTOS

IOV promove ação de conscientização no Dia Nacional de Combate ao Fumo danos causados pelo tabagismo, os profissionais do IOV também promoveram brincadeiras com um jogo de boliche com pinos em formato de cigarro, que garantiu além de informação, diversão aos participantes.

“A maior arma contra o câncer é

a informação e o cigarro é um dos principais agentes causadores dessa doença, por isso, é muito importante promover essa conscientização

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a equipe multiprofissional do IOV promoveu uma ação de conscientização sobre a necessidade de parar de fumar. A ação foi realizada no dia 25 de agosto, no Taubaté Shopping e no dia 27 de agosto no Vale Sul Shopping. “A maior arma contra o câncer é a informação e o cigarro é um dos principais agentes causadores dessa doença, por isso, é muito importante promover essa conscientização”, disse Dra. Cristiane Dias Bittencourt, médica oncologista do IOV. Além de orientar as pessoas que passavam pelo local sobre os

Dra. Cristiane Dias Bittencourt

“Essa iniciativa é muito importante para alertar quem já fuma e também para conscientizar as crianças, evitando que elas se tornem adultos fumantes e garantindo que tenham mais qualidade de vida”, disse Jaqueline Maia, empresária que participou da ação. Em São José, o evento contou com a cobertura da rádio Band AM. Nos intervalos dos programas “Ciranda” e “Jornal em três tempos”, os apresentadores fizeram entrevistas com os profissionais do IOV sobre diversos assuntos relacionados ao fumo.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Vencendo o câncer pela educação e prevenção Como parte de suas ações de responsabilidade social do IOV, a oncologista Dra. Cristiane Bittencourt realizou uma palestra para o corpo docente de 12 escolas da rede municipal de ensino sobre a importância do combate ao tabagismo na prevenção do câncer. “A melhor estratégia em relação à prevenção é a soma dos esforços do poder público e de iniciativa privada. É neste contexto que o IOV contribui com informação e também com a possibilidade de desenvolvimento de projetos nas escolas”, disse Edna Tralli, Coordenadora do Programa Antidrogas da Secretaria Municipal de Educação. A palestra, que agradou aos professores, faz parte do programa “vencendo o câncer pela educação e prevenção”, desenvolvido pelo IOV, que visa, por meio da parceria com a Secretaria

4

Municipal de Educação, capacitar os educadores para que eles desenvolvam um trabalho de combate ao tabagismo dentro das escolas. “A gente vê que o fumo é um dos fatores que prejudica muito o aluno, pois causa impaciência, A Assistente Social do IOV, Graça Marques, na apresentação aos professores. falta de concentração e essa palestra nos orientou como lidar com o problema”, concluiu Márcia Nunes, professora de artes.

IOV&VOCÊ Edição 41  

Informativo do Instituto de Oncologia do Vale

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you