Informativo Trimestral
Ano 10 / Edição 41
Julho, Agosto e Setembro de 2010
IOV: 15 anos reduzindo o impacto do câncer na vida das pessoas
USODOS DOS CORREIOS PARAPARA USO CORREIOS PARA USO DOS CORREIOS MUDOU-SE
FALECIDO
DESCONHECIDO
AUSENTE
RECUSADO MUDOU-SE
FALECIDO
NÃO PROCURADO
ENDEREÇO INSUFICIENTE
MUDOU-SE NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO DESCONHECIDO
FALECIDO AUSENTE
INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO
DESCONHECIDO RECUSADO
AUSENTE NÃO PROCURADO
ENDEREÇO INSUFICIENTE RECUSADO NÃO PROCURADO REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL EM ____/____/______ EM ____/____/______ ___________________________ ENDEREÇO INSUFICIENTE NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO RESPONSÁVEL
U
m dos mais completos centros de tratamento do câncer do país, O IOV, completou, em setembro, 15 anos de atuação. A história começou no interior do hospital Pio XII, em São José dos Campos, onde os primeiros colaboradores do IOV iniciaram a trajetória de sucesso do instituto. “Nessa época, boa parte dos pacientes da região iam se tratar em São Paulo e Campinas. Observamos que São José tinha uma deficiência grande na área de oncologia”, conta o médico Dr. Carlos Frederico Pinto, fundador do instituto. De olho nessa necessidade, Dr. Frederico, junto com sua equipe, começou a trabalhar dentro do Instituto de Radioterapia de São José. Em 2000, com a grande demanda, o médico optou pela construção de uma unidade na cidade. “Nesse ano, tínhamos unidades na Santa Casa de São José e no Hospital Regional, em Taubaté. Com a conclusão da primeira unidade do IOV na cidade, em 2005, os pacientes passaram a ser atendidos apenas nesse local.
INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO
INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO
Hoje, além de São José dos Campos, o IOV também está presente nas cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Caraguatatuba. Com uma equipe multidisciplinar composta por psicoterapeuta, nutricionista, assistente social, equipe de enfermagem, farmacêutico, oncologista clínico, fonoaudiólogo, entre outras especialidades, o instituto, além de tratar seus pacientes com o que há de mais moderno, busca reduzir o impacto do câncer na vida das pessoas e na sociedade por meio de ações de prevenção e combate à doença. “O IOV representa uma oportunidade de crescimento constante para mim, como pessoa e profissional. Trata-se de uma empresa ética, séria, que sempre respeitou o ser humano”, avalia a Gerente de Enfermagem, Leonidia Altoé, que há quase 15 anos atua no instituto.
“Tenho certeza de que a atuação da
nova unidade IOV, em Taubaté, será tão proativa quanto as outras unidades, mesmo porque ela já começa com os princípios Lean, já difundidos nas outras clínicas .
”
Dra. Evelin Araujo dos Santos Marotta
Tecnologia e profissionalismo a serviço da população de Taubaté REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL EM ____/____/______
EM ____/____/______ REINTEGRADO AO SERVIÇO___________________________ POSTAL EM ____/____/______ RESPONSÁVEL
EM ____/____/______
___________________________ RESPONSÁVEL
E
xcelente estrutura física com profissionais altamente treinados e capacitados. Esses são os atributos da unidade do IOV Taubaté, inaugurada no início de maio para atender aos pacientes do município e proximidades. De acordo com a médica oncologista, Dra. Evelin Marotta, havia uma demanda reprimida na cidade, que, agora, está sendo suprida com a inauguração do IOV Taubaté. Segundo ela, o local possui ambiente espaçoso e harmônico. A médica disse ainda que os primeiros atendimentos em Taubaté foram realizados de forma tranquila, com muita aceitação e receptividade por parte dos pacientes e familiares. “Tenho certeza de que a atuação da nova unidade IOV, em Taubaté, será tão proativa quanto as outras unidades, mesmo porque ela já começa com os princípios Lean, já difundidos nas outras clínicas”, ressalta Dra. Evelin.
1