IOV&VOCÊ Edição 73

Page 6

6

RADIOTERAPIA

Equipe da radioterapia participa de curso de qualificação em radiocirurgia

U

m grupo de 14 técnicos e tecnólogos de radiologia das unidades de radioterapia do Instituto de Oncologia do Vale participaram de um curso teórico e prático de sistema IGRT (radioterapia guiada por imagem), no Centro de Treinamento InRad, em São Paulo. O objetivo do curso foi proporcionar atualização e aprimoramento frente aos principais conceitos e rotinas pertinentes aos protocolos de radiocirurgia e radioterapia estereotáxica corpórea, uma técnica de tratamento não invasiva, que envolve a administração de altas doses de radiação a uma determinada região do cérebro, em uma única fração de tratamento ou em poucas frações, utilizando sistema de IGRT, sistemas de planejamento IplanTM (BrainlabTM) e Elements (BrainlabTM), alguns dos mais modernos disponíveis hoje “Neste curso podemos entrar em contato com as técnicas utilizadas em um dos centros de referência em

radiocirurgia, trazendo várias ideias para aplicar estas técnicas em nosso dia a dia, apesar de ainda não realizarmos este tipo de tratamento no IOV, porém, já estamos nos preparando para executálo em breve”, explica o técnico em radioterapia, Douglas Rafael Peres. Atualmente, o IOV disponibiliza para seus pacientes a radioterapia em 3D, uma forma avançada de tratamento que utiliza imagens de tomografia

computadorizada, ressonância magnética para gerar uma imagem tridimensional do tumor, possibilitando a aplicação da radiação exatamente no contorno determinado da área alvo, aumentando a efetividade e reduzindo o dano aos tecidos saudáveis. Muito em breve, a instituição passará a oferecer também a radioterapia com sistema IGRT (radioterapia guiada por imagem) que é ainda mais precisa.

Por que estamos aqui? Para aprender e fazer a diferença

O

Lean Office ministrou um treinamento com a equipe de radioterapia do Instituto de Oncologia do Vale. Foi realizada uma simulação de atendimento no pronto socorro na qual foram avaliados os principais desperdícios e, em um segundo momento, simulado um cenário ideal e discutidas as ferramentas usadas para a eliminação dos desperdícios no fluxo. “Nosso propósito foi disseminar o conceito básico do Lean e demonstrar o quanto podemos trazer de benefício para o paciente, eliminando movimentação da enfermeira, a espera do paciente e melhorando o transporte de informação”, conta a enfermeira do Lean Office Fernanda Moreira Toledo Juvenal.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.