61 Ano 14 Novembro/Dezembro
2016
Informativo do Grupo IOV
Colaboradores do IOV se reúnem em coral e emocionam pacientes
C
om o objetivo de alegrar o fim de ano dos pacientes, colaboradores do IOV se reuniram e formaram um coral especial de Natal. As apresentações aconteceram no dia 15 de dezembro, na recepção e na quimioterapia do IOV São José dos Campos e na recepção do CENON Major.
O espírito de natal se fez forte e presente, contagiando a todos Participaram dessa ação 16 colaboradores de diversos setores, que cantaram três músicas: “A paz” (Versão da banda Roupa Nova), “Marcas do que se foi” (Versão da banda Fevers) e “Quero ver” (Canção de Natal). O grupo contou ainda com um convidado especial, o marido de uma das integrantes, Gabriel Minder, que abrilhantou a apresentação, tocando violão. A ideia do coral
surgiu quando a médica oncologista e coordenadora da Equipe Multiprofissional, Dra. Cristiane Dias Bittencourt, assistiu a um vídeo de um coral formado por voluntários, que visitava hospitais cantando em uma UTI infantil. “Pensei que seria muito bom fazer isso pelos nossos pacientes e que seria ainda mais bonito se os voluntários fossem os próprios colaboradores. Então, quando fomos organizar a atividade da Oficina de Qualidade de Vida especial de Natal, levei a ideia para a reunião da Equipe Multiprofissional. Abrimos as inscrições e tivemos interessados de todos os setores do IOV. A ideia foi tão bem recebida que tivemos até lista de espera. Diversos setores estavam representados de forma voluntária no coral”, afirma a médica oncologista. Os ensaios começaram um mês antes das apresentações e foram realizados com muita descontração, alegria e empenho. “A maioria dos participantes não tinha nenhuma experiência com
música. Fomos agraciados com uma colaboradora da recepção que já cantava e a psicóloga que já foi professora de canto. Quando o amor floresce as forças se agregam!”, afirma a gerente de enfermagem, Leonídia Altoé. Essa foi a primeira apresentação do coral, mas, segundo a gerente de enfermagem a ideia é continuar com as apresentações em outras datas comemorativas, já que a ação foi tão bem recebida por todos. “A emoção tomou conta dos nossos corações.Os pacientes, visitantes e acompanhantes se emocionaram com a apresentação do coral. Esquecemos que estávamos na sala de quimioterapia ou na espera para a radioterapia. Tudo era paz! O espírito de natal se fez forte e presente, contagiando a todos. A iniciativa da Dra. Cristiane foi brilhante e no que depender dos nossos colaboradores, vamos viver momentos ainda mais lindos”, afirma Leonídia Altoé.
Alguns dias antes da apresentação do coral, foram disponibilizados cartões de Natal em branco na recepção do IOV e do CENON, para que as pessoas escrevessem mensagens natalinas anônimas e sem destinatário. Dessa forma, pacientes, familiares e colaboradores do IOV escreveram as mensagens e as depositaram em uma urna. “Após cada apresentação, os membros do coral distribuíam esses cartões com as mensagens para os pacientes e acompanhantes presentes. Com isso nossa ideia era disseminar ainda mais o espírito natalino”, comenta a médica oncologista Dra. Cristiane Bittencourt. Use esse QR CODE em seu smartphone e assista a apresentação do coral: