IOV&VOCÊ Edição 58

Page 1

& A no 1 3 e di ç ão 5 8 D e ze mb ro de 20 1 5

informativo do instituto de oncologia do vale

Segurança do paciente é prioridade no IOV

O

Instituto de Oncologia do Vale (IOV) tem como grande desafio a implementação de melhorias que priorizem a segurança do paciente e a qualidade dos serviços prestados. “Atualmente desenvolvemos três grandes projetos na unidade

• Projeto Cuidados Paliativos Responsável: Dra. Glaucia Ribeiro Albino Zucarelli, médica oncologista do IOV. Em agosto de 2015, o IOV criou o Ambulatório de Cuidados Paliativos no Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, visando garantir a continuidade e a qualidade no tratamento dos pacientes com câncer em estágio avançado, quando já se esgotaram todas as possibilidades terapêuticas necessitando de conforto e atendimento humanizado. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os Cuidados Paliativos promovem melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, por meio do alívio do sofrimento, da compaixão pelo doente e seus familiares, do controle impecável dos sintomas e da dor, da busca pela autonomia e pela manutenção de uma vida ativa enquanto ela durar. Para tanto, é necessário abordar o paciente em todas as esferas que fazem parte dele: física, social, emocional e espiritual. O Ambulatório busca atender justamente tais princípios: “Entendimento da vida e da morte como um processo natural, integração dos aspectos psicológicos, sociais e espirituais no cuidado do paciente, sistema de apoio à família em seu próprio ambiente, foco nas necessidades dos pacientes e de seus familiares, incluindo aconselhamento e suporte ao luto”, afirma a Dra. Glaucia, responsável pelo projeto. A médica ainda destaca a importância do trabalho em equipe: “O tratamento em Cuidados Paliativos deve reunir habilidades de multiprofissionais para ajudar o paciente a adaptar-se às mudanças e promover a

de Taubaté e no Serviço de Oncologia do HRVP (Hospital Regional do Vale do Paraíba) que caminham neste sentido”, explica a Dra. Évelin A. Santos Marotta, médica oncologista e site manager do IOV em Taubaté. São eles:

Equipe de Cuidados Paliativos passa a atuar no Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté

reflexão necessária para o enfrentamento da doença e seu tratamento”, conclui. Todas as decisões relacionadas à assistência e tratamentos médicos devem ser tomadas com base em princípios éticos e a equipe interdisciplinar é imprescindível para o controle de todo e qualquer sintoma, tornando a comunicação adequada, entre equipe de saúde, familiares e pacientes. “Além de promover alívio para dor e outros sintomas, os Cuidados Paliativos contribuem no aspecto psicológico, social e espiritual do paciente, assim como de seus familiares, oferecendo uma rede de apoio para ajudá-los a lidar com a doença”, finaliza Dra. Gláucia. • Reestruturação do Projeto de Pacientes Frágeis Responsável: Camila Moraes dos Santos, farmacêutica e VSM (Value Stream Manager) da Assistência ao Paciente.

Tem como objetivo principal promover a segurança dos pacientes, no sentido de implantar ações efetivas junto a equipe para receber pacientes mais frágeis e debilitados, inclusive com adaptações na infraestrutura do local. O projeto já está sendo implantado no IOV em Taubaté. • Projeto Reestruturação do Time de Resposta Rápida Responsável: Sheila Viana Reis, enfermeira oncológica e VSM (Value Stream Manager) do Fluxo de Informação. Visa à padronização do atendimento das situações emergenciais por meio da formação de um time que recebe treinamentos com simulações periódicas, para garantir segurança e agilidade no atendimento, quando essas situações vierem a ocorrer. O projeto já está sendo implantado no IOV em Taubaté.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.