Page 1

& A no 1 3 e di ç ão 5 7 julho de 20 1 5

informativo do instituto de oncologia do vale

Presidente da ASCO visita o Instituto de Oncologia do Vale R

ecentemente, o Instituto de Oncologia do Vale recebeu a visita do Dr. Peter Paul Yu, presidente, e de Doug Pyle, diretor executivo, da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). Eles estavam em viagem pelo Brasil e incluíram o IOV no roteiro para conhecer a forma como a equipe da instituição aplica as boas práticas de qualidade recomendadas pela Sociedade. “Fora dos Estados Unidos, somente o IOV e outra instituição grega fazem parte do QOPI (Quality Oncology Practice Initiative) de qualidade da ASCO e os nossos resultados são considerados um destaque. No Brasil não há nada parecido”, explica o médico oncologista e diretor executivo do IOV, Dr. Carlos Frederico Pinto.

Equipe do IOV difundirá ações do QOPI da ASCO no Brasil

V

isando à qualidade e segurança nos atendimentos, os médicos oncologistas do IOV, Dr. Carlos Frederico Pinto e Dr. Adriano Diniz Baptista Mendes, estiveram reunidos com representantes da ASCO, durante a reunião anual da Associação, discutindo medidas para expandir as práticas do QOPI no Brasil. As ações devem ser iniciadas nas unidades da Oncologia D’Or já no segundo semestre de 2015.

Cases do Grupo IOV são destaque em congressos na Inglaterra e na Austrália O s cases de sucesso do Grupo IOV na aplicação da mentalidade Lean foram destaque em dois eventos internacionais. Em abril, o oncologista e diretor executivo do IOV, Dr. Carlos Frederico Pinto, apresentou durante o International Fórum for Quality & Safety in Healthcare do IHI o case da implantação do modelo de gestão por VSM (Value Stream Managers, gerente de fluxo de valor, em português), realizado em Londres, na Inglaterra. Já em maio, Dr. Frederido realizou duas conferências sobre a experiência do IOV com o desenvolvimento de Lideranças Lean e sobre como o Lean é capaz de melhorar todo o sistema de saúde, durante o Lean Summit da Austrália e Ásia, em Melbourne, na Austrália.


&

EDITORIAL

S

empre focando a qualidade no atendimento e a segurança do paciente, o Grupo IOV tem estreitado o relacionamento com entidades internacionais, investindo em boas práticas e na formação continuada das equipes. O resultado de todo esse trabalho tem sido a melhoria dos serviços e também uma série de visitas e convites para participar de eventos internacionais como, por exemplo, os diversos eventos Lean que acontecem em vários países. Recentemente, estive participando do Lean Summit de Dallas, nos Estados Unidos, cujo foco era a segurança do paciente. Essa oportunidade foi muito enriquecedora, pois poder compartilhar nossas experiências, metas, objetivos e fazer networking é muito benéfico. Estas oportunidades nos permitem ter acesso às mais modernas boas práticas e quem mais ganha com isso são os nossos pacientes. Tudo aquilo que aprendemos nestes eventos é posto em prática e promove a melhoria da segurança, mais agilidade e eficiência nos procedimentos.

IOV São José dos Campos sedia “Curso de Introdução ao Pensamento Lean na Área da Saúde”

R

ecentemente, o diretor do Lean Institute Brasil, Flávio Battaglia, esteve no IOV São José dos Campos ministrando o “Curso de Introdução do Pensamento Lean na Área da Saúde”, para cerca de 22 participantes, dentre eles profissionais do setor, especialistas de outras instituições de saúde e demais interessados no tema. O objetivo principal do workshop foi apresentar os conceitos fundamentais do pensamento Lean aplicados à área da saúde, e seu aproveitamento no dia a dia. O IOV foi uma das primeiras empresas da área da saúde a desenvolver um trabalho baseado na filosofia Lean. Esse trabalho visa melhorar a qualidade do atendimento em suas unidades, proporcionar ainda mais agilidade no processo e eliminar os desperdícios dentro de cada etapa dos serviços prestados. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as boas práticas do IOV in loco, visitando as principais áreas em que os conceitos estão sendo aplicados, além de receberem explicações detalhadas sobe oportunidades de melhorias. “Ficamos muito contentes em poder contar com o IOV para multiplicar o sucesso da aplicação do Lean com outras empresas e profissionais do setor. Essa troca é importante para que cada um consiga extrair o que de melhor a filosofia pode oferecer para o seu próprio desenvolvimento e negócio”, afirma Flávio. Durante o workshop foram mostradas também as rotinas dos "rounds diários", importante elemento de coesão e preparação da equipe para o turno de trabalho, antecipando riscos e cuidados especiais. Além disso, os alunos puderam perceber exemplos de como a gestão visual pode garantir qualidade e consistência nos processos, oferecendo maior segurança e tranquilidade a equipes de assistência e pacientes.

Dra. Evelin Araujo dos Santos Marotta, médica oncologista e site manager do IOV.

EXPEDIENTE Responsável Técnico: Dr. Carlos Flávio Turci – CRM 27.301 Diretoria: Dr. Adriano Diniz B. Mendes, Dr. Carlos Flávio Turci, Dr. Carlos Frederico Pinto e Dr. Marcelo Taborda | Comunicação e MKT IOV: Fabiano Gaspar Vieira | IOV & Você circula junto aos pacientes, familiares, área médica e profissionais da saúde. Correspondências devem ser enviadas sob o título “Jornal IOV & Você” para: Rua Major Antônio Domingues, 472 – SJC – 12.245-750. Tel.: (12) 3924-9055. E-mail:iov@iov.med.br. *Registrado no cartório de registro de notas e documentos sob o número 171517. | Produção: Agência de Imprensa - Tel.: (12) 3913-3858 - www.agenciadeimprensa.com.br – Coordenação de Jornalismo e Edição: Areta Braga – Jornalista Responsável: Areta Braga - MTb 38.005 – Redação: Stevão Pacheco, Bianca Lemos e Rafaela Garcia - Fotos: Arquivo/ Divulgação IHI – Diagramação: Luiz Carlos Coltro – Revisão: Maurícia Maciel – Gráfica: Copcentro – Tiragem: 1000 exemplares.

2

www.iov.com.br


&

Oficina de Qualidade de Vida com novo formato agrada pacientes A

Oficina de Qualidade de Vida do IOV foi reestruturada. Agora ela é realizada em encontros únicos, que não exigem a participação semanal e conta com atividades especiais que visam ajudar o paciente a tirar o foco da doença e dedicar um tempo especial para si.

A primeira Oficina de Qualidade de Vida de 2015 foi realizada em março e, como este é o mês em que se comemora o Dia da Mulher, o evento foi elaborado especialmente para elas. As pacientes puderam fazer as unhas e participar de workshops de automaquiagem e de amarração de lenços. As colaboradoras do Instituto de Oncologia do Vale também entraram no clima e se produziram com os lenços para vivenciar a situação das pacientes e apoiá-las neste reencontro com a beleza. “A ação foi muito positiva, pois houve muita empatia entre a equipe e as pacientes que puderam tirar o foco da doença e resgatar a relação com o espelho e se verem bonitas”, destaca a psicóloga do Instituto de Oncologia do Vale, Daniela Ré Franguelli. “Essa preocupação da equipe do IOV em trazer a leveza para este momento de tratamento e resgatar nossa autoestima é muito importante. Sempre que tem esses eventos eu busco participar, pois eles ajudam a nos distrair e nos ver como uma mulher bonita”, afirma a paciente Margarete Flávia de França Camurça.

Em abril, o tema da Oficina foi “Cuidados Com o Corpo”, a programação contou com uma feirinha de alimentos funcionais, mesa de sucos funcionais, uma nutricionista que deu dicas e informações sobre o uso e benefícios dos alimentos funcionais e um workshop de Yoga. Os pacientes também puderam fazer exames de bioimpedância e realizar uma avaliação da composição corporal.

BLOGUEIRA QUE ENFRENTA O CÂNCER MINISTROU WORKSHOP O workshop de amarração de lenços, que fez parte da primeira Oficina de Qualidade de Vida de 2015, foi realizado pela blogueira Sonia Niara, 24 anos, que enfrenta um linfoma de Hodgkin e teve 3 quedas de cabelo em 2 anos. “Neste período de tratamento eu aprendi a usar lenços e a fazer amarrações diferentes como uma forma de vivenciar essa nova etapa e me perceber bonita. Hoje eu tenho um blog onde compartilho minhas vivências, vídeos e fotos sobre o assunto. É muito gratificante partilhar isso com quem passa pelas mesmas experiências”, afirma. Para conferir mais sobre amarrações de lenços e as histórias da blogueira acesse www.sonianiara.com.br. 3

E no mês das Festas Juninas, a Oficina entrou no clima dos arraiás. A Festa Junina Viva São João foi realizada no dia 24 de junho e contou com comidas típicas e animação dos festejos tradicionais desta época do ano. A qualidade de vida também está diretamente relacionada ao bem-estar social e cultural. “Ter relacionamentos sociais e participar de atividades de lazer também traz inúmeros benefícios para o indivíduo, ajudando inclusive na melhora da saúde”, conclui Dr. Henrique Zanoni Fernandes, médico oncologista do IOV. www.iov.com.br


&

Mais de mil pessoas participam da ação promovida no Dia Mundial de Combate ao Câncer N o dia 8 de abril é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data que alerta toda a população sobre os riscos e a importância da prevenção à doença, cujos casos aumentam a cada ano. Com o objetivo de levar informações sobre prevenção e qualidade de vida e promover uma conscientização pública sobre os vários tipos de câncer, o Instituto de Oncologia do Vale realizou uma ação especial no Parque Vicentina Aranha, na região Central de São José dos Campos. O IOV disponibilizou uma equipe multiprofissional no local para sanar dúvidas dos frequentadores do parque sobre formas de prevenção e alertar sobre a importância de se viver com hábitos saudáveis. “Orientar a população sobre como hábitos simples e saudáveis do dia a dia podem ajudar a prevenir diversos tipos de câncer é uma das preocupações frequentes do IOV”, afirma Fernanda Loiola, médica oncologista do Instituto. A médica relembra também que a informação e o conhecimento, principalmente sobre o diagnóstico precoce, são fundamentais para o processo de prevenção do câncer. “A prática regular de exercícios físicos pode, inclusive, inibir o surgimento de um novo câncer, para aqueles que já sofreram com a doença”, alerta. A ação contou com o apoio da AJFAC – Associação Joseense para o Fomento da Arte e Cultura, e atividades físicas monitoradas por profissionais de Pace Run Escola de Corrida, Companhia Athletica, Clara Gallicchio Dança Circular e a Academia de Zumba Club Krazy. O Parque Vicentina Aranha foi, originalmente, um espaço de cura, dedicado ao tratamento de pacientes com tuberculose. Hoje, é frequentado por pessoas que buscam mais qualidade de vida e contato com a nature-

za. Por esse motivo, Angela Maria Torneli Ribeiro, diretora geral da AJFAC, considera como positiva a realização deste tipo de ação no interior do parque. “Iniciativas como essa do IOV vão ao encontro dos valores que prezamos e queremos transmitir para o público frequentador. Além disso, a abordagem diferenciada dos profissionais do IOV, durante o dia, transmitiu um conteúdo importante para a promoção à saúde e qualidade de vida de todos”, finaliza.

Treinamentos mensais capacitam técnicos em radioterapia no CENON T odos os meses são realizados no grupo IOV encontros com temas pré-definidos pelo responsável técnico da área de radioterapia do Cenon. Esses eventos são realizados para proporcionar a capacitação dos profissionais e disseminar conteúdos relevantes às suas

4

atividades diárias, durante o tratamento dos pacientes. “Tais encontros são essenciais para atualização de procedimentos e para promover uma maior interação entre a equipe e o trabalho que todos desenvolvem, sempre em busca da excelência e do alinhamento que o grupo IOV promove em todas as suas unidades”, afirma Leonídia Altoé, site manager do Grupo IOV. A última edição do treinamento aconteceu no CENON da rua Antônio Saes, em São José dos Campos, e reuniu toda a equipe de técnicos em radioterapia. Durante o treinamento, ministrado pela Dra. Graziela Chimello Takay e pelas físicas Sarah Vergueiro Ceron e Roseli A. Dal Bello de Farias, foi revisada a ficha técnica do tratamento radioterápico, que é uma ferramenta muito importante para a realização segura e efetiva do tratamento. Além disso, os participantes revisaram a padronização das marcações e discutiram todas as etapas para realizar um planejamento de mama. www.iov.com.br


&

CENON está de cara nova REFORMA PROPORCIONA TRATAMENTO MAIS HUMANIZADO, CONFORTO E SEGURANÇA PARA PACIENTES E COLABORADORES

O

CENON, uma das unidades especializadas em radioterapia do Grupo IOV, passou recentemente por uma grande reforma e reestruturação. A primeira etapa da obra, que teve início em fevereiro de 2014, já está concluída. Foi necessária a soma das forças entre os setores de Manutenção e Obras e, para que a obra pudesse ser realizada sem afetar a rotina de atendimentos e o tratamento dos pacientes, um grande esforço foi promovido, em relação ao cronograma. Todo o projeto foi realizado somente em feriados prolongados e finais de semana, entre 2014 e 2015. “O IOV se preocupa constantemente com a qualidade dos serviços prestados e, por esse motivo, viu a necessidade de realizar esta reestruturação. O objetivo da reforma é aumentar

a segurança dos pacientes e colaboradores, resultando em um serviço humanizado, com mais conforto e agilidade no processo, além da integração dos serviços de radioterapia e quimioterapia”, comenta o VSM do Fluxo de Materiais e Equipamentos e coordenador de manutenção do Grupo IOV, Eduardo Oliveira. Entre as melhorias realizadas, estão: criação de uma nova sala de enfermagem, reforma e interligação da recepção com a área de tratamento, reforma da sala do Acelerador Linear Simemens Mevatron e ampliação da área do estacionamento. Em breve acontecerá a revitalização da fachada. Esta unidade do Cenon fica na Rua Major Antônio Domingues, 494, Centro, São José dos Campos. Para entrar em contato, ligue: (12) 3928-9055.

SIPAT 2015 engaja colaboradores em SJC

A

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2015, que aconteceu entre os dias 13 e 17 de abril no IOV de São José dos Campos, reuniu atividades diversas com o intuito de promover maior entrosamento entre o Instituto e seus colaboradores, além de discutir assuntos relevantes à qualidade de vida e segurança. Para esta edição, foi preparada, pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), uma programação rica em conteúdo e também variada, que contou com palestras ministradas por especialistas com os temas: radioterapia, segurança e qualidade de vida no trabalho, postura no ambiente de trabalho, além de orientações e informações sobre DSTs. Cerca de 60 colaboradores participaram de todas as atividades propostas. “O IOV se preocupa bastante com o bem-estar de seus colaboradores.. Por esse motivo, fomentamos a cada ano, novas e diversificadas atividades para a SIPAT, sempre em busca de promover momentos de descontração, que contam também com a distribuição de brin5

www.iov.com.br

des, premiações e homenagens, sem esquecer, claro, de disseminar muito conhecimento e informação”, afirma Ana Paula dos Santos Machado, Assistente Administrativa do IOV e Presidente da CIPA. A SIPAT contou ainda com um concurso no qual todos puderam desenvolver trabalhos artísticos em forma de pinturas, recortes, colagem e desenhos manuais, com a temática das áreas da empresa em que atuam e os tópicos de segurança do trabalho e saúde do colaborador. CONHEÇA OS VENCEDORES: 1º lugar: Flávia Ribeiro de Siqueira Silva (Assistente Financeira) 2º lugar: Melissa Shizue Taciro de Freitas (VSM Fluxo do Ambiente de Trabalho e Coordenadora do Centro de Estudos) 3º lugar: Flaviane Aparecida Ribeiro da Cunha (Enfermeira)


&

IOV apoia Corrida General Salgado em Taubaté A

30ª edição da Corrida General Salgado, que aconteceu no último dia 29 de março, em Taubaté, contou, pela segunda vez consecutiva, com o apoio da unidade do IOV na cidade. A prova é realizada anualmente e já é tradicional entre os taubateanos, contemplando um circuito de corrida e caminhada, de 5 ou 10km, e abrangendo diversas faixas etárias dos públicos feminino, masculino e infantil. O Instituto de Oncologia do Vale cedeu espaço em frente a sua unidade para a montagem de um ponto de apoio no qual um DJ animava os corredores. O local também foi decorado com mensagens de incentivo à prevenção do câncer e à prática de atividades físicas. Mais de 5 mil pessoas passaram por lá durante a realização da prova. “O apoio a eventos como este reforça ainda mais a preocupação do IOV em disseminar cada vez mais o conceito de vida saudável na rotina das

pessoas, além da prevenção e atenção à qualidade de vida”, afirma Fabiano Gaspar, coordenador de Comunicação e Marketing do IOV.

Grupo IOV realiza a campanha Cuide do Nosso Planeta

O

Instituto de Oncologia do Vale se preocupa com o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente e por isso se mobilizou lançando a campanha “Cuide do Nosso Planeta”, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. O objetivo foi incentivar os colaboradores a adotarem ações e práticas sustentáveis, tanto em sua rotina na empresa quanto em seu dia a dia. O principal assunto abordado foi como descartar corretamente os tipos de resíduos produzidos durante o tratamento de quimioterapia e radioterapia no Grupo IOV. O evento aconteceu durante todo o mês de junho e início de julho e contou com palestras ministradas pelos farmacêuticos Daniel Oliveira de Souza, Edwiges de Lima Santos e Cristiane Antunes; com o apoio do técnico de Segurança Maurício Gomes e do coordenador de Comunicação e Marketing Fabiano Gaspar; além da exposição de um painel ilustrativo com exemplos de resíduos e suas classificações, e de cartazes afixados em locais estratégicos em todas as unidades do Grupo. “É a primeira vez que comemoramos a Semana do Meio Ambiente, pretendemos fazer isto todos os anos, pois é a oportunidade de capacitar os colaboradores e lembrá-los, de uma forma mais dinâmica, sobre a sustentabilidade e os cuidados que temos em relação aos resíduos e ao consumo consciente de energia, água e materiais diversos”, declara Elizangela Eugênio, VSM do Fluxo da Informação e gerente de Farmácia do IOV. Ao todo foram alcançadas com a campanha cerca de 200 pessoas, entre colaboradores e corpo clínico, cerca de 2.300 pacientes e acompanhantes e centenas de visualizações por meio de folders informativos e posts em mídias sociais. O Grupo IOV já possui em seu DNA a consciência ambiental e frequentemente promove ações informativas no 6

ambiente de trabalho. Cada novo colaborador que integra a equipe, já em seu primeiro dia, recebe treinamento sobre os procedimentos corretos de descarte de resíduos e consumo consciente de energia, por exemplo. Ao longo do ano é colocado em prática um programa de reciclagem, de acordo com o PGRSS - Programa de Gerenciamento de Resíduos, documento no qual constam todos os procedimentos de gestão de resíduos e os colaboradores responsáveis por cada atividade. “Realizar corretamente o descarte de resíduos químicos é uma medida essencial para proteger a nós e ao meio ambiente. Sempre seguimos o procedimento padrão, de acordo com a RDC 306 (normatização da ANVISA sobre processamento de resíduos). Contratamos uma empresa habilitada e especializada no processamento desse material para que seja recolhido e incinerado a exatos 1000°C, para que não haja dano algum à saúde e ao meio ambiente”, conclui Elizangela. www.iov.com.br

IOV&VOCÊ Edição 57  

Informativo do Instituto de Oncologia do Vale

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you