Page 1

&

informativo do instituto de oncologia do vale i n for m at i vo t r i m e s tral • ano 12 / e di ç ão 54 • jane i ro a m arço de 2 0 1 3

IOV alcaNça reSultadO acIma Da MéDia eM auDitoria qoPi

cada vez mais reconhecido pela excelência nos serviços prestados ao paciente com câncer, o ioV alcançou um resultado acima da média na auditoria qoPi (quality oncologic oF Practice e iniciative). é a primeira vez que uma instituição brasileira participa da certificação, responsável por avaliar serviços norte-americanos e cuja pontuação tem implicância no cadastramento de convênios médicos. realizada entre outubro e novembro de 2013, a auditoria externa foi realizada por meio da entrega de documentação via web. os resultados foram divulgados em janeiro de 2014 e apontam:

o ioV está acima da média das demais empresas de mesmo porte avaliadas, com cerca de xxx% dos itens cumpridos. Para o diretor clínico do ioV, Dr. henrique zanoni Fernandes, a avaliação tem um reflexo extremamente positivo para a instituição. “a certificação nos permitiu identificar os pontos positivos e aqueles em que precisamos melhorar a assistência. esta é uma auditoria basicamente clínica com foco no tratamento e resultados”, comenta. a auditoria qoPi é realizada a cada seis meses. atualmente, mais de 850 clínicas estão registradas no programa.

www.iov.com.br

1


eDitoriaL

olá a todos! começo esta nova edição do nosso informativo desejando que este ano de 2014 seja pleno, em conquistas, realizações e saúde. Bem logo iniciou este ano, compartilho um grato retorno que tivemos, após sermos convidados a participar de uma auditoria de qualidade baseada na prática de atendimento internacional, o qoPi (quality oncology Pratice initiative – iniciativa Prática de qualidade em oncologia), que tem a chancela da aSco (american Society of clinical oncology – Sociedade americana de oncologia clínica) – a principal organização profissional que representa os médicos oncologistas. qual foi este retorno? nossas práticas médicas de atendimento no ioV estão bem acima dos níveis sugeridos, reconhecendo que estamos comprometidos em entregar a mais alta qualidade no cuidado ao câncer. estas análises são principalmente focadas na performance prática em áreas que afetam diretamente o cuidado ao paciente e segurança. Bem, após a evolução que tivemos ao longo desses anos, em que obtivemos as certificações ona-nível 2 em 2006, ona excelência em 2007, e a acreditação canadense (cchSa) em 2012, esta ferramenta de avaliação – qoPi - veio demonstrar que cultivar a qualidade, em todos os setores, hoje se traduz em resultados consistentes e melhores, ao que nos interessa: cuidar melhor de nossos pacientes. que 2014 continue sendo muito positivo para todos nós envolvidos direta ou indiretamente com o ioV! este é o nosso desejo, esta é a nossa missão!

dr. Henrique zanoni fernandes, diretor clínico do ioV

LiDerançaS ParticiPaM

de curSO IHI

oferecer aprimoramento profissional é uma das características do ioV, que procura extrair o melhor de suas equipes. em 2014, um dos principais programas da qual a instituição participa é o ihi open School - um treinamento internacional que tem por objetivo contribuir para a formação e aquisição de competências dos profissionais de saúde, ao nível da melhoria da qualidade e da segurança do paciente. ao longo de todo o ano, as lideranças do ioV – que também auxiliou na tradução do material do programa para o português – receberão lições online e discutirão entre si os temas abordados, em encontros presenciais, realizados semanalmente. o cronograma aborda variados assuntos e se estenderá até novembro. Para a coordenadora de qualidade do ioV, Stela Maris, a parceria com o ihi coloca o ioV no nível das grandes instituições, buscando excelência e inovando constantemente. “O IOV sempre teve na sua essência buscar as melhores práticas nos seus diferentes setores. desta forma, a parceria com o IHI, com os cursos que, depois de realizados, são intensamente exercitados pelos participantes, ajuda a aprimorar habilidades de segurança, capacidade, qualidade, valores, cuidados centrados na família e no paciente e liderança”, ressalta. o Programa ihi open School foi lançado em 2009 e, atualmente, conta com cerca de 58.000 estudantes e profissionais de saúde registrados. o conteúdo já foi traduzido em outros quatro idiomas além do inglês e do português, como alemão, francês, chinês e espanhol.

eXPeDiente responsável técnico: Dr. carlos Flávio turci – crM 27.301 Diretoria: Dr. adriano Diniz B. Mendes, Dr. carlos Flávio turci, Dr. carlos Frederico Pinto e Dr. Marcelo taborda | comunicação e MKt ioV: Fabiano gaspar Vieira | ioV & Você circula junto aos pacientes, familiares, área médica e profissionais da saúde. correspondências devem ser enviadas sob o título “Jornal ioV & Você” para: rua Major antônio Domingues, 472 – SJc – 12.245-750. tel.: (12) 3924-9055. e-mail:iov@iov.med.br *registrado no cartório de registro de notas e documentos sob o número 171517.

2

| Produção: agência de imprensa - tel.: (12) 3913-3858 - www.agenciadeimprensa.com.br – coordenação de Jornalismo e edição: areta Braga – Jornalista responsável: areta Braga - Mtb 38.005 – redação: Fernanda goulart e Mayara Barbosa – estagiária: rafaela garcia Fotos: arquivo – Diagramação: Luiz carlos coltro – revisão: Dyrce araújo – gráfica: copcentro – tiragem: 1000 exemplares. www.iov.com.br


IOV fortalece parceria com o Parque Vicentina Aranha Ao longo de 2013, a parceria com o Vicentina Aranha rendeu muitos frutos e, em 2014, o IOV continuará presente no Parque com ações e campanhas realizadas no local, como Dia Mundial de Combate ao Câncer, Dia Nacional de Combate ao Fumo, Dia Nacional de Combate ao câncer e o encerramento da Oficina de Qualidade de Vida. A gerente de relacionamentos do IOV, Daniela Palma, ressalta que o ambiente do parque e o grande número de frequentadores também tiveram efeito direto no sucesso das campanhas. “A parceria entre o IOV e o Parque Vicentina Aranha agregou muito valor às ações de prevenção do câncer, desenvolvidas pelo Programa de Combate ao Câncer IOV. Levamos informações sobre prevenção e qualidade de vida para muitas pessoas”, comenta. A assessora de comunicação e marketing da AJFAC entidade gestora do Parque Vicentina Aranha -, Luciana Librantz, concorda e enfatiza que a parceria com o IOV beneficiou o público frequentador e ainda possibilitou

o incremento das atividades culturais e a melhoria da comunicação visual do Parque. “A parceria com o IOV é uma oportunidade de unirmos o conceito de qualidade de vida e bem estar que ambas as Instituições desejam transmitir ao público. Não se trata apenas de exposição de marca, o mais importante é surpreender e agregar valor, de modo que as pessoas sintam-se incentivadas a cuidar da saúde e multipliquem isso além do Parque”, conclui. CAMPANHAS – Em 2014, a primeira ação do IOV no Parque Vicentina Aranha acontecerá no dia 08 de abril, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. Dentre as campanhas já realizadas no local, a de maior destaque foi o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 2013. Com placas informativas e réplicas gigantes de cigarros, o projeto ‘Cigarro’ – criado pela Molotov Propaganda – recebeu grande público, atraiu a mídia e também conquistou duas premiações da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda).

www.iov.com.br

3


Oficina de Qualidade de vida encerra 2013 com coral e promete novidades “Momentos bons acontecem em horas de distração. Foi o que aconteceu aqui”, resumiu a psicóloga do IOV, Carmela Silveira, ao comentar o encerramento da Oficina de Qualidade de Vida 2013, realizado no Parque Vicentina Aranha, em dezembro do ano passado. O evento contou com a participação do Coral Libercanto, que emocionou e empolgou os presentes, com interpretações de canções de Tom Jobim, Milton Nascimento, Edu Lobo, dentre outros. Paciente do IOV, a cozinheira, Elza Maria de Souza Fernandes, de 52 anos, aproveitou o momento para ressaltar a beleza do evento e a importância das oficinas de qualidade de vida. “A oficina mudou a minha vida. Nos encontros nós con-

versamos sem medo, recebemos o carinho de todos, vemos que o que passamos não é o fim do mundo e sim que há caminhos a percorrer. O IOV não pode deixar de existir nunca! Que bom seria se todos os lugares fossem assim”, afirma. Uma das organizadoras das Oficinas de Qualidade de Vida, a médica oncologista, Dra. Cristiane Bittencourt reforça a importância da participação dos pacientes nas oficinas, que conta com uma grade variada de atividades – desde artesanato, pintura a lições sobre nutrição e prática de exercícios físicos – e já prepara novidades para este ano. “As oficinas trazem muitos benefícios, principalmente na qualidade de vida, pois geram a possibilidade de realizar atividades prazerosas fora do contexto medicamentoso, trazendo bem estar. Elas oferecem uma ocupação diferenciada que permite deslocar o pensamento da doença e trazer ao indivíduo a consciência de que ele precisa se cuidar, focar em si e não na doença. Neste ano estamos aprimorando as oficinas e incorporando novidades para que elas se tornem ainda mais dinâmicas”, comenta. OFICINAS – Somente no primeiro semestre de 2014, serão realizados 16 encontros. O projeto existe desde junho de 2009 e já recebeu mais de 120 pacientes.

Curso “O Cuidador” traz mais autonomia e segurança ao paciente Há dois anos o curso “O Cuidador” do IOV vem transformando vidas, tanto dos cuidadores, quanto dos pacientes. O curso é realizado pela equipe multiprofissional do IOV e reúne em média 20 cuidadores.

4

www.iov.com.br

Em 2013, os resultados foram positivos e produtivos. Segundo a psicóloga do IOV, Carmela Silveira, o principal objetivo do curso é promover o bem-estar. “O curso foi muito produtivo, houve muita adesão. Isso ajudou ao paciente e a equipe e cuidadores. Percebi que os cuidadores sentiram mais segurança com nossos pacientes, estes se sentiram mais seguros e com mais liberdade. Pois os cuidadores começaram a dar a eles mais autonomia. Além da segurança, isso tem como consequência mais qualidade de vida”, relata. Os cuidadores são orientados pela equipe multiprofissional do IOV, cada profissional aborda a sua própria área, por exemplo: a psicologia trata o cuidador e o paciente; na nutrição, são apresentados alimentos recomendados e como agir quando o paciente não quer comer. A previsão é que em 2014 o curso aconteça uma vez em cada semestre. “Nossa expectativa é que em 2014 o curso continue dando essa segurança para o paciente. Percebemos que quando o cuidador é assessorado, o paciente chega com mais tranquilidade para o tratamento”, afirma a psicóloga.


GEFO e GENFO realizam treinamento para

equipes de enfermagem e farmácia “Curiosidade é melhor que o conhecimento" A frase do físico e pai da ciência moderna, Albert Einsten, traduz o comportamento dos enfermeiros e farmacêuticos do IOV que participaram de um treinamento oferecido pelo GEFO (Grupo de Estudos de Farmacêuticos em Oncologia) e GEENFO (Grupo de Estudos de Enfermeiros em Oncologia), em fevereiro de 2014. Durante o encontro, realizado no auditório do Hospital Regional do Vale do Paraíba, todos os presentes se envolveram com muitas perguntas sobre os variados temas, de ação de medicamentos, importância de notificações de reações à reconciliação de medicamentos – atividade que consiste na listagem de medicamentos utilizados pelo paciente e posterior análise das interações entre as substâncias. “Na educação continuada, do meu ponto de vista podemos ter como resultado a curiosidade sobre o assunto o que nos impulsionará a busca pelo conhecimento, um dos valores do IOV. Foi o que aconteceu durante o treinamento”, comenta a gerente de farmácia, Elizângela Eugênio. Para a gerente de enfermagem do IOV, Leonídia Altoé, o evento, além de esclarecedor, permitiu uma maior integração das equipes de farmácia e enfermagem. "O curso foi muito significativo para toda equipe assistencial. Podemos entender o mecanismo de ação dos medicamentos, colocado de modo muito didático pelos nossos farmacêuticos. Para nós, enfermeiros, quando administramos os medicamentos, entendemos ainda melhor, o mecanismo de ação dos fármacos. Parabéns a toda equipe pelo empenho na preparação e organização deste evento”, ressalta. Quem participou do treinamento também aprovou. A

farmacêutica do IOV, Bettina Mota Silveira, reforça os resultados positivo na rotina dos profissionais. "Para nós, farmacêuticos, foi muito importante revisar os conceitos e o mecanismo de ação dos fármacos antineoplásicos, o que sem dúvida nos capacita a entender melhor nossa rotina durante o preparo e na atenção farmacêutica. Creio que para fortalecer ainda mais nosso trabalho em equipe com a enfermagem também foi muito válida a troca de informações que tivemos acerca dos temas”, acrescenta. O sucesso do evento motivou a equipe organizadora a realizar outros treinamentos em conjunto, previstos para ocorrer ao longo de 2014.

www.iov.com.br

5


Dia da Mulher com prevenção Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o IOV homenageou as colaboradoras com um saboroso café da tarde e uma palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino – os tipos que mais acometem mulheres -, nas unidades de São José dos Campos e Taubaté.

Segundo a médica oncologista do IOV e uma das palestrantes do evento, Dra. Cristiane Bittencourt, levar esse tipo de informação para toda a equipe é extremamente importante. “Temos muitas colaboradoras que não são da área da saúde e não têm contato direto com pacientes, por isso queremos que elas também recebam essas informações para se prevenirem e estarem atentas a qualquer problema”, explica. A ação foi aprovada pelas homenageadas. “É muito importante termos essas informações tanto para nos cuidarmos melhor, como para oferecermos conforto e suporte às pacientes”, afirmou a recepcionista Cláudia Carolina Siqueira Silvério Coelho. HRVP – As pacientes atendidas pelo serviço de oncologia, prestado pelo IOV no Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, também celebraram o Dia Internacional da Mulher com um café da manhã oferecido por voluntários da Casa Recomeço. “Já é uma tradição de dez anos a realização de cafés em datas comemorativas. É uma forma de homenagear e de elevar a autoestima dos pacientes”, comenta a presidente da Casa Recomeço e assistente social do IOV, Graça Marques. Na ocasião, cada uma das pacientes receberam um brinde confeccionado pelas artesãs da Casa Recomeço.

Radioterapia de Taubaté recebe evento Kaizen A Radioterapia do IOV de Taubaté recebeu, nos dias 12 e 13 de fevereiro, o evento Kaizen. Realizado pelo escritório de Qualidade do IOV, o evento envolveu colaboradores de todos os setores. Com o objetivo de mapear o fluxo do paciente desde a chegada para o tratamento até sua saída, o Kaizen abordou a segurança e a consequente eliminação de desperdícios, criando processos seguros que beneficiam diretamente o paciente. Para a Site Manager do IOV de Taubaté, Dra. Evelin Ma-

6

www.iov.com.br

rotta, o evento Kaizen resultou em melhorias de impacto global. “Os aspectos positivos foram trabalhar diretamente no gemba, que é o local de trabalho, onde realmente acontecem as coisas e escutar e envolver a maior parte dos colaboradores nas tomadas de decisão”, comenta. ETNOGRAFIA – A ferramenta chamada Vídeo Etnografia, também conhecida como "trabalho de campo" - método qualitativo que envolve entrevistas e observação para entender, interpretar e descrever a experiência do cliente, no caso do IOV, filmagem de todo o processo do paciente – também foi aplicada no Serviço de Radioterapia de Taubaté. Os dados capturados e analisados permitirão a melhoria da qualidade e do processo executado pela equipe. “Nesse primeiro momento, foram capturadas as imagens do atual processo, após a implantação do trabalho padronizado e da captura das novas imagens veremos os resultados. A expectativa é de poder enxergar através das imagens situações que não enxergamos na rotina e conseguir implementar as melhorias”, comenta a Física Médica do IOV, Dra. Lívia Silveira de Almeida.


Equipe médica: sintonia e atendimento humanizado Atenção, dedicação e sintonia são características da equipe médica do IOV. Formada por 15 oncologistas que atuam nas unidades de São José dos Campos e Taubaté, o corpo clínico do hospital se divide entre o atendimento aos pacientes, funções de liderança, administrativa e de cuidados paliativos. Com uma intensa rotina, os médicos do IOV também se dedicam a encontros semanais para discutir casos e desenvolver protocolos, além de treinamentos específicos, em conjunto com a equipe básica de atendimento, como enfermagem e farmácia. “A uniformidade de conduta é uma característica da equipe médica e a nossa força mais importante de trabalho em todo o Vale. Conseguimos manter uma equivalência de conduta tanto no serviço privado, como público”, comenta o diretor clínico do IOV, Dr. Henrique Zanoni Fernandes. O médico oncologista explica que o trabalho da equipe também é marcado pela humanização no atendimento. Para ele, esse fato é beneficiado pela infraestrutura do

IOV. “Quando o médico trata, ele quer fazer o que há de melhor e no IOV isto é possível. Tanto a expectativa do médico, como do paciente é atendida. A humanização é um pilar fundamental no atendimento ao paciente com câncer. O profissional precisa ser tocado na hora de atender e não só o paciente com câncer, mas a família dele também”, reforça.

São José dos Campos

Dr. Carlos Frederico Pinto

Dr. Marcelo Taborda

Dr. Adriano Mendes

Dr. Carlos Turci

Dr. Ferndando Callera

Dr. Giordano de Baére

Taubaté

Dr. Henrique Zanoni

Dra. Cristiane Bittencourt

Dra. Ticiana Garcia

Dra. Évelin Marotta

Dra. Fabiana Sirolli

Dra. Gláucia Lolita

Dra. Lívia Miranda

www.iov.com.br

Dr. Evandro

Dra. Fabíola Alves

Dra. Maria F. Oliveira

Dra. Rima Jibili

7


Arte&Vida 2014 aborda figura de Monteiro Lobato Projeto do IOV (Instituto de Oncologia do Vale) reúne artes plásticas e literatura com a participação de artistas e historiadores da região Abrir as portas para a descoberta do mundo da arte é o mote do Arte&Vida 2014, realizado pelo IOV (Instituto de Oncologia do Vale) de Taubaté. Neste ano, o projeto – que estreia em 20 de março, com obras do artista aborda a vida de Monteiro Lobato. Considerando as várias facetas do escritor taubateano, o Arte&Vida dividirá as exposições em quatro ciclos: memorialista, progressista, modernista e ilustração. Em cada um deles, haverá a exposição de obras de um artista taubateano e a participação de um historiador da Escola de Artes Maestro Fêgo Camargo que fará o paralelo com a fase de Monteiro Lobato. “O Monteiro Lobato é tido quase que como uma figura mítica, pintada muitas vezes de forma equivocada. Queremos estimular a interação entre as artes e criar uma atmosfera de discussão”, comenta o curador do Arte&Vida, George Glutich. Para o coordenador de comunicação e marketing do IOV, Fabiano Gaspar, o novo modelo do Arte&Vida trará ainda mais visitantes à exposição. “A nossa vontade e preocupação é linkar o Arte&Vida com a cultura regional. Este ano as pessoas terão a oportunidade de conhecer o Monteiro Lobato revolucionário, o político, o polêmico. O IOV abre as portas para que todos tenham acesso ao mundo da arte e da cultura”, destaca.

CICLO 1 – A primeira exposição do Arte&Vida 2014 contará com obras do desenhista e ilustrador Ricardo Montenegro, que utiliza a técnica do desenho a pena. Comandam ainda o evento, o professor Benedito Assagra Ribas de Mello, responsável por retratar Monteiro Lobato memorialista. A abertura acontece no dia 20 de março às 19h, no IOV de Taubaté, localizado na Avenida John Fitzgerald Kennedy, nº. 856, no Jardim das Nações. Os quadros permanecerão em exposição até o dia 30 de maio e as visitações podem ser feitas de segunda a sexta, das xxxx às xxx. Mais informações pelo telefone (12) 3426-9055. Programação 2014 20/03/14 à 30/05/14 “Monteiro Lobato – Memorialista” com o Professor Benedito Assagra Ribas de Mello e artista convidado – Ricardo Montenegro 05/06/14 à 22/08/14 “Monteiro Lobato – Progressista” com o Professor Edson Trajano e artistas convidados para exposição – Professores da Escola de Artes Fêgo Camargo 28/08/14 à 14/11/14 “Monteiro Lobato – Modernista?” com o Professor Ademir Pereira e artista convidada – Luciana Marioto Angarano 20/11/14 à 30/01/15 “Monteiro Lobato e a Ilustração” com o designer Magno Silveira e exposição de Desenhos de Ilustrações

8

www.iov.com.br

IOV&VOCÊ Edição 54  

Informativo do Instituto de Oncologia do Vale

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you