Page 1

Informativo Trimestral

Ano 10 / Edição 43

Janeiro, Fevereiro e Março de 2011

Equipes trocam experiências e apresentam projetos de melhoria durante Eventos Kaizen

USODOS DOS CORREIOS PARAPARA USO CORREIOS PARA USO DOS CORREIOS MUDOU-SE

FALECIDO

DESCONHECIDO

AUSENTE

RECUSADO MUDOU-SE

FALECIDO

NÃO PROCURADO

ENDEREÇO INSUFICIENTE

MUDOU-SE NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO DESCONHECIDO

FALECIDO AUSENTE

INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO

DESCONHECIDO RECUSADO

AUSENTE NÃO PROCURADO

ENDEREÇO INSUFICIENTE RECUSADO NÃO PROCURADO REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL EM ____/____/______ EM ____/____/______ ___________________________ ENDEREÇO INSUFICIENTE NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO RESPONSÁVEL

INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO

INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL EM ____/____/______ EM ____/____/______ REINTEGRADO AO SERVIÇO___________________________ POSTAL EM ____/____/______

O

RESPONSÁVEL

EM ____/____/______

___________________________ RESPONSÁVEL

Com uma Metodologia Internacional, tem ajudado sistemas nacionais de saúde no aprimoramento dos processos de segurança do cuidado aos pacientes e já transferiu experiência de sucesso para mais de 20 países, entre eles: Itália, Espanha, França, Irlanda e Brasil.

Instituto de Oncologia do Vale, dentro do processo de Acreditação Internacional Canadense (busca fundamentalmente a segurança do paciente), vem desenvolvendo um grande trabalho de melhoria contínua em suas unidades. Os Eventos Kaizen, inéditos na instituição, aconteceram no mês de fevereiro, nas unidades do IOV São José dos Campos e Taubaté. Foram quatro dias de intensa discussão e debates relacionados aos projetos desenvolvidos pelos Times, com inúmeras oportunidades de melhoria propostas. Segundo o médico oncologista, Dr. Marcelo Taborda, líder do Time Liderança e um dos coordenadores do processo de Acreditação Canadense no IOV, na ocasião, foi priorizado o trabalho em equipes, incluindo colaboradores das mais variadas áreas de atuação da empresa. Cada equipe rastreou

diferentes partes do fluxo do paciente e elaborou projetos de melhoria. Vale a pena ressaltar a grande integração e entusiasmo dos colaboradores durante o evento. Accreditation Canada O Accreditation Canada certifica organizações prestadoras de serviço de saúde em todos os seus níveis, inclusive a área de Oncologia.

1


CULTURA

EDITORIAL

Arte &Vida chega ao terceiro ano com novidades Unidade de São José dos Campos

Ainda é comum, em muitas empresas, que outras áreas estejam à frente do trabalho de comunicação, mas podemos perceber que as organizações estão cada vez mais preocupadas com o seu processo comunicacional e com a difusão de sua imagem no mercado. A comunicação organizacional está diretamente ligada às atividades, ações, produtos e serviços que propiciam o reforço da imagem de uma instituição junto aos seus públicos e à opinião pública. Diversos fatores levam as empresas à necessidade de promover estratégias de comunicação e marketing que alcancem resultados através de mão de obra especializada, pesquisa, conhecimento da concorrência, segmentação da mídia e o bom aproveitamento de novas tecnologias. O IOV vem se posicionando como uma empresa preocupada com sua comunicação e está desenvolvendo novas estratégias para que esse trabalho possa ser realizado com eficiência. Diversas ações já foram iniciadas com novas ferramentas de divulgação, relacionamento com a mídia, webmarketing, endomarketing, aprimoramento do processo de planejamento e execução de eventos, ações internas, entre outros. Além disso, um grande Plano de Comunicação está sendo elaborado e ele contribuirá para a padronização dos projetos que estarão alinhados aos objetivos estratégicos do IOV. Desta maneira o Instituto de Oncologia do Vale vai se posicionando como uma empresa preocupada com o futuro, com a difusão da sua imagem e com a qualidade dos serviços prestados. Fabiano Gaspar Pró-Relações Públicas Comunicação e Mkt IOV

2

Após três anos, o Projeto Arte & Vida se consolidou tanto como uma proposta de melhoria de qualidade de vida no ambiente hospitalar quanto um fomento à reflexão e à produção artística, mas em 2011 ele contará com novidades. Serão realizadas exposições diferentes nas unidades de São José dos Campos e Taubaté. Na primeira mostra do ano, o IOV de São José dos Campos recebeu as telas do pintor Carlos Matuck, em uma mostra com o tema“Retratos e Caligrafias”. “A oportunidade de expor em espaços como esse é maravilhosa, pois o mercado constrange e em ambientes assim o artista pode manter livre sua veia criativa”, disse o artista na palestra de abertura da exposição. A mostra segue aberta para a visitação, todas as terças e sextas, das 15h às 18h, até 10 de maio.

Unidade de Taubaté Já na unidade de Taubaté, a convidada para abrir o Arte & Vida 2011 foi a artista Mariana Ardito. Responsável por um profundo trabalho de observação que dá origem a pinturas luminosas que se apropriam de cores que lembram o marrom, Mariana tem uma preferência por desenhar diversos tipos de conchas marítimas. São algumas destas formas que segundo a artista revelam a grandiosidade a imensidão do mar que podem ser vistas todas as terças e quintas, das 15h às 17h, até dia 14 de junho, no IOV de Taubaté.

Siga-nos no Twitter, seja nosso amigo no Facebook e nosso contato no Linkedin.

EXPEDIENTE - Responsável Técnico: Dr. Carlos Turci – CRM 27.301 Diretoria: Dr. Adriano Diniz B. Mendes, Dr. Carlos Flávio Turci, Dr. Carlos Frederico Pinto e Dr. Marcelo Taborda | Projeto Gráfico e editorial: Papaya Comunicação e Thaluan Esgalha - Editor responsável e textos: Areta Braga (MTB 38.005) | Comunicação e MKT IOV: Fabiano Gaspar Vieira | IOV & Você circula junto aos pacientes, familiares, área médica e profissionais da saúde. Correspondências devem ser enviadas sob o título Jornal IOV & Você para: Rua Major Antônio Domingues, 472 - SJC - 12.245-070. Tel.: (12)3924-9055. E-mail: iov@iov.med.br *Registrado no cartório de registro de notas e documentos sob o número 171517


QUALIDADE

IOV lança novo site Uma comunicação eficiente é parte indispensável para o sucesso de qualquer organização, especialmente daquelas que, como o Instituto de Oncologia do Vale, investem constantemente em certificações de qualidade e processos de melhoria contínua. Por isso o IOV criou um novo site. A nova página na web conta com uma interface mais moderna, ferramenta de gerenciamento de conteúdo que permite atualizações mais rápidas, links com as redes sociais e um novo servidor mais rápido com suporte Java. “Esperamos que com essa renovação do site possamos nos aproximar ainda mais de nossos pacientes e da comunidade em geral, contribuindo para a melhora da qualidade de vida das pessoas”, concluiu Fabiano Gaspar Vieira, Comunicação e Marketing do IOV.

Segurança em primeiro lugar Acidente zero. Esta é a meta e a missão da equipe de Segurança do Instituto de Oncologia do Vale. O departamento é composto por um Técnico e um estagiário, que contam com o apoio de uma consultoria terceirizada que é responsável pela parte de saúde ocupacional. Os profissionais desta área são responsáveis pela integração de segurança dos novos colaboradores, que é específica de acordo com a área de atuação do profissional, pela inspeção das condições dos ambientes de trabalho, pelos treinamentos de segurança e pela promoção da Semana Interna de Prevenção a Acidentes (SIPAT) que é realizada em parceria com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA).

“Atuamos em todas as unidades para garantir que os colaboradores possam voltar para casa da mesma maneira que vieram para o trabalho, em perfeitas condições de saúde”, explica o técnico de segurança do trabalho, José Antonio Filho. Segundo ele, para desenvolver essas importantes atividades, a equipe da Segurança conta com apoio dos líderes e da direção do IOV. “A empresa e suas lideranças estão muito comprometidas com o cumprimento da legislação e os investimentos em segurança são prioridade”, concluiu José Antônio.

IOV investe em gestão enxuta para aumentar ainda mais a satisfação dos pacientes O início do processo de implantação do Lean aconteceu ainda em 2008, quando teve início a implantação do 5s uma ferramenta de trabalho que permite desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem e limpeza, que gera mais produtividade, segurança, motivação e melhora do clima organizacional.

Também conhecida como Gestão Enxuta, o Lean é uma metodologia de gestão criada pela empresa automobilística Toyota que visa à satisfação total dos clientes por meio da melhor utilização dos recursos. E foi visando a esses objetivos que o Instituto de Oncologia do Vale está implantando esse modelo gerencial. O uso do Lean na área da saúde ainda é uma novidade no Brasil. No Vale do Paraíba, somente o IOV está investindo neste modelo que entre outros benefícios promove o aumento da eficiência, da segurança assistencial, reduz o tempo do atendimento, promove serviços equitativos e elimina desperdícios.

“O 5S é a base disciplinar para qualquer projeto que envolva ambiente e que possa ser concluído de maneira eficaz, garantindo a segurança de todos envolvidos, como exigem os órgãos responsáveis pela Acreditação”, explicam a Coordenadora Administrativa, Stela Maris e a Gerente Farmacêutica, Elizangela Eugênio, responsáveis pela coordenação dos times de 5S do IOV de Taubaté e São José dos Campos, respectivamente. Com o início do processo para conquista da Acreditação Canadense, em 2009, que está totalmente alinhado ao modelo de gestão enxuta, os times 5S foram incorporados aos time Ambiente, responsáveis pela colaboração no mapeamento e diagnóstico dos principais processos que visam à segurança do paciente. Atualmente, a equipe do IOV já está elaborando e implantando os primeiros projetos de melhoria relacionados ao Lean.

3


EVENTOS

Casa Recomeço celebra Dia Internacional da Mulher em Taubaté A Casa Recomeço preparou um café da manhã especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O evento reuniu cerca de 70 pessoas entre pacientes, acompanhantes, voluntários da Casa Recomeço e colaboradores do IOV de Taubaté e do Hospital Regional. Segundo a assistente social da Casa Recomeço, Graça Marques,

a participação de pacientes e familiares nessas comemorações é muito importante. “É visível que eles se divertem e isso se reflete positivamente na qualidade de vida durante o tratamento, pois eleva a autoestima de todos”, disse.

Dia Mundial de Combate ao Câncer A equipe multiprofissional do Instituto de Oncologia do Vale promoveu, na praça Afonso Pena, em São José dos Campos, uma grande ação de prevenção e combate ao câncer. Durante o evento, que é comemorativo ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, os profissionais do IOV tiraram dúvidas sobre os principais tipos de câncer (mama,

próstata, pulmão e cólon), aferiram a pressão arterial e deram dicas sobre qualidade de vida. Todos que passaram pela ação, foram convidados a participar de um jogo educativo e desfrutaram de um delicioso lanche. A mídia regional marcou presença na tenda do IOV e promoveu as informações pela TV, jornal e através de um programa de rádio ao vivo, onde a equipe multiprofissional e os médicos oncologistas foram entrevistados e responderam dezenas de perguntas sobre o assunto. Segundo um dos participantes da ação, Elizeu Baruel, que havia acabado de completar 90 anos, “durante toda a minha vida, nunca coloquei um cigarro na boca”. Sr. Elizeu abrilhantou a ação contando um pouco sobre seus hábitos de vida e para finalizar deixou uma importante dica: “Para viver bem é preciso caprichar na vida. Capriche que você vai longe!”.

IOV sedia workshop do Lean Institute Brasil O Lean Institute Brasil, entidade responsável por disseminar a metodologia de gestão enxuta, realizou, no Instituto de Oncologia do Vale, nos dias 24 e 25 de março, um workshop sobre mapeamento de fluxo de valor na área da saúde. Segundo a Gerente de Relacionamento do IOV, Daniela Palma, a clínica foi escolhida para sediar o evento por já ser considerada uma referência na aplicação do Lean na área da saúde. “Para nós foi uma grande alegria sediar esse evento, pois recebemos pessoas de todo o Brasil que já estão aplicando ou estão interessados em aplicar a metodologia e, com isso, tivemos a pos-

sibilidade de trocar experiências”, disse. Durante o encontro, foi apresentado o mapeamento de modo prático, através de exercícios, exemplos e aplicação. Além disso foram desenvolvidas habilidades para identificar o fluxo e projetar os estados futuros melhores, agregando, assim, valor ao nosso paciente.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Palestra preventiva Visando levar informações que promovam novos hábitos de vida saudável e auxiliem na prevenção ao Câncer, profissionais do Instituto de Oncologia do Vale promoveram uma palestra no auditório do Supermercado Villarreal, em fevereiro. Participaram do evento 24 pessoas entre clientes e funcionários. “Essas palestras fazem parte do Programa de Combate ao Câncer e de responsabilidade social do IOV e podem ser agendadas por qualquer empresa, escola ou entidade que deseje promo-

4

ver a qualidade de vida”, explicou Fabiano Gaspar da Comunicação e Marketing do IOV. Para agendar uma palestra com a equipe do IOV, basta entrar em contato pelo telefone 12 39249055, pelo e-mail iov@iov.med.br ou pelo site www.iov.com.br

IOV&VOCÊ Edição 43  

Informativo do Instituto de Oncologia do Vale

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you