A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte X

Page 1

Set. 2022 | Volume 3 | nº 39 Escola Bíblica Dominical 25 de setembro de 2022 A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte X

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte X

Síntese da palavra do presidente

AEscola

Bíblica Domi nical do dia 25 de se tembro de 2022 foi realizada ao vivo, dire tamente do Maanaim de Do mingos Martins, Espírito Santo, com a participação dos pas tores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Eu saúdo a todos com a paz do Senhor. Há um detalhe que não pode ser esquecido. O li vro de Cantares, para nós, tem um segredo. Estamos vivendo

o que foi profetizado naquele tempo, mil anos antes do Se nhor Jesus. E, estamos vivendo o que está profetizado para o nosso tempo.

Lutero comentou sobre todos os livros, porém não comentou sobre Cantares. Da mesma for ma Orígenes tentou escrever alguma coisa sobre o livro de Cantares, mas não conseguiu. Whatchman Nee escreveu so bre Cantares, porém não con seguiu alcançar o que era pro fético porque o período que ele viveu era outro. Não era o perío do que estamos vivendo hoje.

Somente pela revelação pode -se penetrar no livro de Can

tares. A lógica, ou razão, não consegue entrar no discerni mento do livro. Passamos 50 anos falando sobre Cantares, mas, agora, estamos vendo mais do que aprendemos an teriormente, porque estamos vivendo o próprio livro, neste momento profético.

O Espírito Santo deixou o li vro para este momento. Por isso, não se entra no livro sem a revelação, sem saber o que é profético. Nós temos tido essa bênção porque estamos viven do este momento. Daí, a neces sidade de participação de toda a igreja. Somos um corpo, por que o alimento vem do corpo.

O momento que estamos vi vendo é o que está descrito em Cantares. O primeiro capítulo diz respeito ao derramamento do Espírito Santo, as lutas da Igreja, a doutrina, as declara ções de amor da noiva pelo noi vo. Já o segundo capítulo entra no momento que estamos vi vendo nessa hora.

Pergunta

Lendo Cantares, capítulo 2, ver so 3, a Noiva compara o Noivo à “macieira”. Destaque a apli cação profética dos seguintes aspectos:

Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical
Escola Bíblica Dominical 25 de setembro de 2022 Set. 2022 | Volume 3 | nº 39 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA2 • BOLETIM ICM | 25 SET. 2022

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte X

a. Desejo muito a sua som bra.

b. Debaixo dela me assento.

c. Seu fruto é doce ao meu paladar.

Resposta:

a. O conforto da presença do Espírito Santo.

b. O descanso.

c. O sabor da revelação.

A Igreja, agora, precisa de uma coisa: descanso. A Igreja Fiel está vindo de uma caminhada de 2000 anos, mas sabe onde descansar. Profeticamente, a igreja dos nossos dias, a Igreja Fiel, quer descansar no Senhor. Tudo o que o cansado quer é isso: o descanso.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humil de de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.“ Mateus 11:2830 (grifo nosso)

O mundo, da mesma forma, precisa de descanso. Quantos estão cansados e não sabem o que fazer. Os problemas são

muitos. É o espelho da situação do mundo que caiu em trevas.

Em Cantares está escrito: “qual lírio entre espinhos é a minha amada”.

“Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas.” Cantares 2:2

É a comparação feita pelo Se nhor Jesus acerca da Igreja: o lírio que está no charco. O mundo, hoje, é um charco. Mas a Igreja não se mistura com o charco. Nós somos diferentes naquilo que professamos, que vivemos. Muitos pensam que este momento vai continuar até chegar a hora da morte. Mas não é isso. Cada dia as coi

sas ficam mais difíceis. Essa é a situação de um mundo, onde muitos estão dizendo: “quando pior, melhor”.

A Igreja está em uma caminha da e nada melhor que desfru tar da sombra e dos frutos. E o fruto é doce ao paladar

“Qual a macieira entre as ár vores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.” Can tares 2:3 (grifo nosso)

É a Palavra do Senhor que nos conforta. O Senhor fala à nos sa vida, ao nosso coração. Você pode estar sozinho, em qual quer lugar, mas ao abrir a Pala vra o Senhor fala com você. Isso faz parte do caminhar da Igreja Fiel, do preparo para a sua par tida.

A maçã é um alimento leve. As passas prefiguram a Palavra revelada. Quanto mais o tempo passa, mais doce vai ficando. Para quem está na caminha da, isso é muito importante. É o glicogênio*. É isso que nós es tamos trazendo.

* O glicogênio é um polissacarídeo e a principal reserva de energia nas célu las animais e bactérias.

Pr. Gedelti Gueiros participando via telefone da Escola Bíblica Dominical
INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 3

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte X

Pergunta

No verso 4, qual a relação en tre a expressão “sala do ban quete”, também chamado de “sala do vinho “, e o momento que a Igreja vive hoje, no pre paro para o arrebatamento?

Resposta: a Igreja está sen do cheia do Espírito Santo. A Igreja está sendo embriagada com as revelações, a doutrina e as operações do Espírito San to.

A sala do banquete era uma sala usada nas grandes festas, onde as pessoas bebiam o vi nho, até se embriagarem. Essa sala, para nós, fala do banquete do Espírito Santo, onde alcan

çamos os mistérios do Espírito Santo que nos são revelados. É o momento em que a Igreja será embriagada (com o Espí rito Santo e não com o vinho desta vida) até cair nos braços do Senhor.

Tudo está pronto para o arreba tamento. Cantares diz:

“A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.”

Cantares 2:6

A sua mão esquerda esteja so bre a minha cabeça, porque a mão esquerda é a do coração.

É o coração de Jesus operando na mente do homem. É tudo aquilo que o homem está pre cisando.

A mão direita me abrace, ou seja, a Igreja preparada para o arrebatamento, nos braços do Senhor.

Estamos vivendo juntos. Só Je sus tem a condição de alimen tar a noiva, a sua Igreja. Somen te o noivo, Jesus, tem o segredo de tudo nas mãos. O mundo está aí com a sua concupiscên cia.

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupis cência da carne, a concupis cência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.“ I João 2:15-16 (grifo nosso)

Não há saída para ninguém. Mas o noivo tem tudo para nós: tem salvação, batismo com o Espírito Santo, dons espirituais, tudo.

Que o Senhor nos abençoe!
Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.
INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA4 • BOLETIM ICM | 25 SET. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de setembro de 2022.

Austrália

Participação da irmã Aline Godinho Sette, da Igreja em Sydney, Pr. Douglas Spanghe ro:

Pergunta 1: a) Fala do desejo da Igreja pelo conforto, pro teção e refrigério do Espírito Santo. Salmos 91:1 “Aquele que habita no esconderijo do Altís simo, à sombra do Onipotente descansará.” b) Fala de descan çar do Senhor Jesus, porque só no Senhor temos o descanso sincero. Êxodo 33:14 “Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.” c) Fala do fruto do Espírito Santo, da revelação, a Palavra revelada satisfaz a alma. 1 Coríntios 2:10 “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.”

Pergunta 2: A expressão que caracteriza é “Levou-me a sala do banquete.” profeticamente significa: Levou-me à presença do Rei, ao lugar da comunhão.

Pergunta 3: Fala da Igreja estar em comunhão com o Senhor, do derramar do Espírito Santo sobre a Igreja para a comunhão perfeita com o Senhor, prepa rando-a para o arrebatamento.

Pergunta 4: Salmos (louvor re velado), Doutrina, Revelação, Línguas estranhas, Interpreta ção de línguas e Edificação es piritual.

Pergunta 5: Passas: alimento perene, para sustento na cami nhada.

Maçãs: alimento para conforto diário.

Pergunta 6: Porque Jesus é o pão vivo, o pão da vida. João 6:48-51 “Eu sou o pão da vida.

Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não mor ra. Eu sou o pão vivo que des ceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.”

Pergunta 7: A mão esquerda sob a cabeça: fala da mente fir me no Senhor.

A mão direita me abrace: fala do corpo, que está sob a prote ção e o governo do Senhor para o arrebatamento.

Bielorrússia

Participação do irmão Pável Antonov da Igreja de Minsk:

Pergunta 1: a) A Igreja ama a presença do Senhor (a som bra da macieira) mais do que as trevas do mundo, pois ela renasceu pelo Espírito Santo e sua origem é desde a eternida de. b) A Igreja ama a presen ça do Senhor não apenas em palavras. Ela vive na presença de Deus. c) Como resultado da Igreja estar na presença de Cristo (Maria aos pés de Jesus), ela participa da boa palavra de Deus, que lhe dá a vida eterna.

Pergunta 2: O amor é o Espíri to Santo. Ele é derramado nos últimos dias para preparar e ar rebatar a Igreja.

Pergunta 3: Na Sala do Vinho a Igreja bebe o vinho do Espírito Santo, e neste estado ela “cai” nas mãos do Noivo - Cristo (ar rebatamento).

Pergunta 4: Hoje o banquete é um culto profético, que inclui: louvor revelado; uma mensa gem revelada; dons espirituais pessoais para a Igreja e os visi tantes.

Pergunta 5: As passas não es tragam e reforçam a força em uma longa jornada no deserto. Maçãs refrescam e saciam sua sede neste deserto.

Pergunta 6: Somente Jesus é capaz de fortalecer a Noiva hoje, porque não há análogo no mundo.

Pergunta 7: A mão esquerda (fala do coração) dá à Igreja “a mente de Cristo”. A mão direi ta (fala do governo) dá força a todo o Corpo da Igreja para se guir o caminho.

Canadá

Participação do irmão Renato Hott, da Igreja em Ottawa, Pr. Cesario Sousa:

Pergunta 2: vemos que a ex pressão “Levou-me a sala do banquete”, é a ação do Espí rito Santo nesta última hora para aqueles que desejam ser guiados pelo Espirito. Só a noi va tem essa experiencia! Não existe outro lugar que o Espiri to apresenta a igreja fiel, senão a sala do Banquete. É papel do Espirito que é tão gentil, levar -nos a uma experiencia jamais provada, jamais vivida. E todos aqueles que estão nessa “sala”, nessa comunhão tem em co mum a benção de viver o mis tério de Deus e nunca mais querem sair deste santo lugar. Para isso é necessário deixar ser guiado. Muitos líderes que rem guiar com suas ideias, com movimentos, com uma teo logia fracassada e deixam de serem guiados, e assim vemos um cristianismo fora da sala do banquete, vivendo uma fé ra cional.

Colômbia

Participação do irmão Fabio Adán Lara Ordóñez, Igreja em

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
6 • BOLETIM ICM | 25 SET. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de setembro de 2022.

Bogotá / Cundinamarca, Pr. Julio Gustavo Heimbecker:

Pergunta 1: a) A sombra do de sejado - A presença do consola dor Espírito Santo. b) sentei-me - Descanso. c) Seu fruto é doce ao meu paladar - Este é o sabor da revelação

Pergunta 2: “Ele me levou à casa do banquete”: Ele me le vou à presença do Rei, o lugar da comunhão.

Pergunta 3: A Igreja vive sob a operação do Espírito Santo. Ele está intoxicado com as revela ções, a doutrina e as obras do Espírito Santo.

Pergunta 4: Salmo, doutrina, dons de linguagem, revelação, interpretação, tudo para edifi cação espiritual.

Pergunta 5: Passas é um ali mento que dura para o sus tento em nossa caminhada. As maçãs são um alimento de conforto diário.

Pergunta 6: Porque somen te no Senhor Jesus, o Esposo, a vida é encontrada. João 1:4“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”.

Pergunta 7: É a união da mão do Senhor Jesus e a mente do homem. A mente firme que re pousa no Senhor Jesus.

Pergunta 8: A Noiva da Igreja Fiel.

Pergunta 9: O Noivo o Senhor Jesus.

Coréia do Sul

Participação do Pr. Peter Jo, do Maranatha Christian Church, em Seul / Bundang:

Pergunta 1: No versículo 3, as árvores da floresta falam figu rativamente sobre os “filhos dos homens neste mundo”

enquanto uma macieira, uma árvore especial, fala do Senhor Jesus Cristo que veio a este mundo na forma de “Filho do Homem”. A igreja fiel, simbo lizada pela mulher sulamita, reconhece o Senhor (seu ama do) porque de todos os outros homens (filhos) Ele se destaca como uma macieira entre to das as árvores do bosque. Ela adora “sentar-se à sua sombra com grande prazer” porque a igreja fiel sabe que o Senhor é seu refúgio e sua fortaleza como salmos 91:1-2 diz, “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipo tente descansará”. Na presença do Senhor aos Seus pés, a igreja fiel desfruta não só do conforto da presença do Espírito Santo, mas também o sabor doce da revelação como a última par te do verso 3 do Capítulo 2 em Canção de Salomão diz: “E seu fruto é doce ao meu paladar. “

Participação do Pr. Hyungkun Lee, do Maranatha Christian Church, em Seul / Bundang:

Pergunta 1: A noiva compara o noivo, a macieira, com ou tros homens (árvores do cam po), mostrando que o noivo é quem dá frutos (maçã). A maçã é a revelação que é deliciosa e doce para a igreja fiel. Confor me Provérbios 25:11, “Uma pala vra bem falada é como maçãs de ouro em salvas de prata.” A igreja deseja a palavra viva de Deus nesta última hora de frieza espiritual, escuridão e tribulações. Nosso Senhor que conhece nossas circunstân cias espirituais dá à igreja fiel a doçura das maçãs que é Seu conforto, descanso, paz, sabe doria e vitórias através da reve lação. Por essa razão, a igreja fiel, nesta última hora, habita no esconderijo do Altíssimo, e

permanece sob a sombra do Onipotente (Salmo 91:1) e come a palavra viva com uma alegria indescritível.

Costa do Marfim

Participação do Pr. Lucien Tiekoura, da igreja Eglise Cre tienne Evangelique em Abdjan:

Pergunta 1: Eu posso parafra sear dizendo: “Sentei-me sob sua sombra. Eu me tornei sua esposa (a escolhida = salva), e minha união (minha conver são) com Ele (o Senhor) me faz indescritivelmente feliz.” Aqui uma representação simbólica da vida espiritual, bem como a de confiança e participação. Jesus valoriza seu povo. Ele pa gou o preço do sangue de seu coração por sua redenção e ele é precioso. Nada pode coincidir com isso. Então podemos ver isso através dessas metáforas: Macieira: termo genérico: in cluindo citron dourado, romã e maçã laranja. Provérbios 25:11; Joel 1:12. Combina a sombra e o cheiro de citron com a doçura de laranja e romã. Entre os fi lhos: Ele sozinho é sempre frutí fero entre as árvores selvagens estéreis Hebreus 1:8. Sombra: Isaías 4:6, Jesus Cristo interpõe a sombra de Seu cruzamento entre os raios flamejantes da justiça e nossos pecados. ver Lamentações 4:20. Então esta mos em imensa alegria e ale gria quando o Espírito Santo (o Consolador prometido pelo Se nhor João 14:16,17,18) nos depõe Jesus nosso Senhor e Salvador. Nos sentimos seguros contra o risco, Salmo 91:1+. Dá uma paz indescritível à nossa alma para descansar aos seus pés salmo 23:2.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 7

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de setembro de 2022.

Estados Unidos

Participação da irmã Elaine Souza, Igreja em Milford - Pr. Cleidson Max Pereira:

Pergunta 1: a) A sombra fala da operação do Espirito Santo na vida da igreja. O Espírito Santo nos cobre e nos protege das intemperes do deserto com os mistérios da Palavra revela da. b) O lugar de descanso da igreja é no Senhor, na sombra do Espírito Santo, conforme es crito no livro de Salmos 91:1, “ Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, a sombra do Onipotente descansará”. c) O fruto também da Palavra Reve lada que é trazida para a Igre ja Fiel através da operação do Espírito Santo, conforme lemos em Salmos 119:103, “Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca”.

Pergunta 2: A expressão é “Le vou-me a sala do banquete”.

Pergunta 3: A relação profética entre as expressões em desta que nos fala profeticamente da operação do Espírito Santo neste último momento, onde a Igreja Fiel tem desfrutado do mistério contido na Palavra, estando cheia do Espírito San to, conforme lemos nos textos: Efésios 5:18, “E não vos embria gueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. I Samuel 1:14-15, “E dis se-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respon deu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de es pírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém te nho derramado a minha alma perante o Senhor”.

Pergunta 4: Salmo (louvor),

Doutrina, Revelação, língua e interpretação.

Pergunta 5: A maçã é um ali mento que, pelo doce dá âni mo, pela água hidrata, e reduz níveis de ansiedade trazendo a sensação maior de tranquilida de. Esse é o resultado da ope ração do Espirito Santo na vida do homem que aceita receber e viver dos mistérios da Pala vra Revelada. A passas, pren sada assim como foi Jesus na cruz do calvário, e que através de sua morte nos deu a con dição para que pudéssemos caminhar para a eternidade e desfrutarmos desse grande banquete disposto para a igre ja fiel.

Pergunta 6: Porque o noivo (Jesus), é o caminho, a verdade e a vida, e ninguém pode ir ao Pai a não ser por Jesus Cristo, conforme lemos em João 14:6, “Disse-lhe Jesus: Eu sou o ca minho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

Pergunta 7: A mão esquer da fala do coração de Jesus, o amor pela Igreja Fiel, é onde a mente do homem deve estar ligada. A mão direita fala do abraço de Jesus no corpo (Igre ja Fiel), para o arrebatamento, ou seja, levar a igreja para a eternidade.

Pergunta 8: A noiva que está falando.

Gana

Participação do Pr. Stephen Sawiri, do Maranatha Bible Institute em Techiman / Bong Ahafo:

Pergunta 1: Como a macieira, em um jardim ou pomar, se destaca entre às árvores esté reis e selvagens de uma flores

ta, especialmente ela aparece assim quando carregada de frutos maduros; Assim, a igre ja, que aqui se dirige a Cristo, afirma que ele tem a primazia entre todos os filhos, que são meras criaturas de Deus. Cristo é o Filho de Deus, em um senti do superior; ele é seu Criador, e o objeto de sua adoração; e ele é exaltado acima deles. “De baixo dela me assento” - Cris to pode ser comparado a uma macieira, que é muito frutífera; cujo fruto é muito refrescante, reconfortante e doce ao pala dar. Cristo está cheio de frutos e bênçãos de graça, que de vem ser alcançadas pela fé e apreciadas; e como ele é cheio de graça e verdade, ele pare ce muito glorioso. Sob a som bra da macieira, à qual Cristo é comparado; cuja pessoa, pela Sua justiça projeta uma som bra, que é uma protetora, do calor da ira divina, das maldi ções de uma lei ardente, dos dardos inflamados de Satanás, e da fúria dos perseguidores; é como a sombra de uma grande rocha para um viajante cansa do. “Seu fruto é doce ao meu gosto” - por “seus frutos” aqui estão significando as bênçãos da graça, que são de Cristo de forma aliança, vêm através de seus sofrimentos e morte, e es tão em sua disposição, como paz, perdão, justificação e no vas descobertas e manifesta ções de seu amor, das quais a maçã é um emblema: e estes são doces e agradáveis para aqueles que provaram que o Senhor é gracioso; cujo sabor é alterado pela graça de Deus, e eles saboreiam as coisas do Es pírito de Deus. Recebemos re velação quando nos sentamos aos pés de Jesus!

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
8 • BOLETIM ICM | 25 SET. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de setembro de 2022.

Guatemala

Participação do irmão Luis Monroy, da Igreja em Guatemala, Pr. Cláudio Valadares:

Pergunta 1: a) A consolação da presença do Espírito Santo. b) Descansar. c) O sabor da reve lação. O Senhor Jesus é a re presentação da macieira para o nosso paladar, a Igreja fiel anseia pelo descanso do Espí rito Santo por meio de nosso Senhor.

Pergunta 2: “Ele me levou para a sala de banquetes.” Ele me levou à presença do Rei, ao lu gar da comunhão. Com esta expressão ele se refere ao amor na presença do rei e à comu nhão do espírito santo, quando alguém é convidado para um banquete você pode ver tantos pratos onde você pode satisfa zer nossas necessidades, assim é o Senhor Jesus conosco.

Pergunta 3: A Igreja está sendo cheia do Espírito Santo. A Igreja está sendo intoxicada com as revelações, a doutrina e as ope rações do Espírito Santo. Todos nós temos que ser cheios do Espírito Santo, do vinho celes tial, nosso jeito de falar faz a di ferença. (Atos 2:13).

Pergunta 4: Todos aqueles que o Senhor levantou, como Moisés, Davi, Paulo, todos eles tinham um salmo, uma Doutri na, línguas, revelação, que é o que estamos vivendo em nos sos dias.

Pergunta 5: Pode estar relacio nado com as promessas que o Senhor tem para nós, esses dois elementos foram usados para poder fazer caminhadas muito longas, assim é a cami nhada com o Senhor.

Pergunta 6: Porque ele é Nos

so Senhor Jesus Cristo deu sua vida por nós, ele o fez por sua amada Igreja que é a noiva, esperando o momento do ar rebatamento. (Deuteronômio 8:2-4, Neemias 9:21)

Pergunta 7: A mente e o corpo estão sob a proteção e governo do Senhor para o arrebatamen to.

A mão esquerda é onde está o coração e também a cabeça, e a mão direita é aquela que nos abraça ou abraça a doutrina dos dias de hoje.

Pergunta 8: Quem está falan do é a Noiva, que é a Igreja.

Pergunta 9: O Noivo que nos protege com Sua sombra é Je sus.

Guiana Francesa

Participação da irmã Ana Ma ria Rocha Amador Rodrigues, da Igreja em Caiena, Pr. Antonino Magno:

Pergunta 3: quem está falando é a Noiva, que é a Igreja. Canta res 2:3 “Qual a macieira entre as árvores do bosque tal é o meu amado entre os filhos: desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.”

Pergunta 9: o Noivo que nos protege com Sua sombra, é Jesus. Salmos 91:1 “Aquele que habita no esconderijo do Altís simo, à sombra do onipotente descansará. “

Hungria

Participação da irmã Elci Haas Mello, Igreja em Budapeste, Pr. Ricardo Bravin:

Pergunta 1: a) A igreja encon tra refrigério, proteção e con forto no Espírito Santo do Se nhor. O Sol nasce para os justos

e injustos, mas a sobra é para quem está no esconderijo do altíssimo. b) A igreja descansa na presença do Senhor. c) A igreja encontrou a sombra do altíssimo, ela descansa sob a sua sombra e prova os frutos do Espírito.

Pergunta 2: “Levou-me à sala do banquete”. A sala do ban quete fala da mesa do rei. Só entra nessa sala com o convite do Rei que é o Senhor. A marca da igreja é o amor de Deus, o Pai.

Pergunta 3: Era onde havia vi nho. Onde o Espírito Santo tem estado disponível para a igreja. A igreja precisa estar cheia do Espírito Santo para ser arreba tada. Não há banquete sem vinho. Não há preparo para o arrebatamento sem o Espírito Santo.

Pergunta 4: Os elementos des se banquete não são coisas ter renas, mas são elementos da eternidade frutos do Espírito Santo. O Resultado da parti cipação dos elementos desse banquete profético é a edifi cação da Igreja. Quando esta mos na presença do Rei temos como benefícios os elementos do banquete. Salmos, Revela ção, Doutrina, Línguas, Inter pretação.

Pergunta 5: Passas → Sustento → É o alimento para o susten to na caminhada. É a reserva para a caminhada. São as pro messas e experiências que nos mantêm na caminhada com o Senhor. Não estragam. Alto va lor nutricional. Como Jesus se entregou e foi esmagado para nos alimentar. Maçãs → Confor to → Deve ser consumida rapi damente. Alimento para o con forto diário. É o louvor, leitura a palavra, oração, etc.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 9

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de setembro de 2022.

Pergunta 6: Jesus é o pão vivo. Jesus é o maná. Só Ele pagou um alto preço para resgatar a noiva.

Pergunta 7: Mão esquerda → Cabeça → Mente do servo de Deus deve estar envolvida pela mãos do Senhor. Mão direita → Abraço → Fala do abraço no cor po. A igreja é o corpo de Cristo e ela tem a proteção do Senhor. “Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim põe tua mão.” A forma como o Senhor conduz o servo de Deus até o arrebatamento. Na tua mão di reita há delícias perpetuamen te.

Pergunta 8: É a noiva que está falando.

Pergunta 9: Jesus é o noivo que nos protege sob sua som bra.

Itália

Participação da irmã Isabel Ferreira Cattani, Igreja em To rino - Pr. Fernando Cattani:

Pergunta 1: No livro de Canta res 2:3, destacamos algumas aplicações proféticas: a) Desejo muito a sua sombra - a Igreja deseja muito o conforto do Es pírito Santo, nos momentos de provas, somente as Suas pala vras nos trazem o refrigério; b) Debaixo dela me assento - é o descanso que a Igreja experi menta na Presença do Senhor, como o próprio Senhor Jesus afirmou, em Mateus 11:28-29 “Vinde a Mim...encontrareis descanso para as vossas almas”; c) Seu fruto é doce ao meu pa ladar - é a Palavra revelada que alimenta o servo nesta última hora, a Revelação é doce para a alma, Salmo 119:103”Quão do ces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel na minha boca”.

Pergunta 2: Em Cantares 2:4 a expressão profética que ca racteriza o tempo profético de preparo da Igreja para o Arre batamento é “levou-me a sala do banquete”, referindo-se ao desejo dos servos de estarem em profunda comunhão com o Senhor Jesus, o Nosso Rei. A Igreja, nesta hora, deseja ser to talmente conduzida pelo Espí rito Santo, para estar para sem pre na presença do Amado.

Pergunta 3: No vs4, a rela ção “sala do banquete” com o momento atual é que a Igreja deseja estar cheia do Espírito Santo, desfrutando do “melhor vinho”, isto é, das operações do Espírito Santo, dos Dons, da Sã Doutrina e do Poder do Senhor em nosso meio.

Pergunta 4: Podemos identifi car em I Coríntios 14:26, alguns elementos proféticos desse banquete: louvores revelados, Doutrina, dons, operações do Espírito Santo no meio da Igreja. Nos fala, também, da valorização do Corpo, visando sempre sua edificação e pre servação da comunhão.

Pergunta 5: Lendo Cantares 2:5, o desejo da Igreja nesta hora é de se alimentar de passas - que é um alimento duradouro, rico em glicose, que fornece ener gia para a caminhada e maças - alimento para o momento, traz um conforto imediato, que hidrata, traz o equilíbrio ao cor po, aumenta a imunidade.

Pergunta 6: Somente o Noi vo pode sustentar a sua Igreja Amada neste momento, pois somente Nele está todo o Pro jeto de Salvação do Pai, Ele é o “Eu Sou”. Somente Ele batiza com o Espírito Santo e a Igre ja será, assim, sustentada pelo Seu Sangue e pela Palavra,

Apocalipse 12:11 “ E eles o ven ceram pelo Sangue do Cordei ro e pela Palavra do Seu teste munho”.

Pergunta 7: Em Cantares 2:6, a aplicação profética de Mão Esquerda, se refere, profetica mente, o governo do Espírito sobre os nossos pensamentos, dominando a nossa razão e Mão Direita, envolvendo todo o Corpo, preservando-o para o Momento do Arrebatamento.

Pergunta 8: Em Cantares 2:3, a expressão “desejo muito a sua sombra”, quem está falando é a Noiva.

Pergunta 9: Comparando com Salmo 91:1”...a sombra do Oni potente descansará”, o Noivo que nos protege é o Senhor Jesus, Ele está presente em nossas vidas, nos guarda nesta última hora , assim como pro tegeu o povo de Israel na saída do Egito: Ele era a coluna de nuvem que ia a frente, prote gendo e direcionando o povo, no deserto, Êxodo 13:21.

Japão

Participação da irmã Mitsue Noguti, Igreja de Aichi Ken / Toyota Shi - Pr. David Vieira:

Pergunta 1: a) O conforto da presença do Espírito Santo. b) O descanso aos pés do Senhor Jesus. c) A palavra revelada , o fruto do Espírito Santo o sabor da revelação. A Noiva quer a sombra da macieira, o perfume do Espírito Santo as revelações dos mistérios do Senhor. O Se nhor Jesus e aquele que dá a sombra , o alimento o descan so e tudo aquilo que alimenta a alma da igreja. Salmos 91:1Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Gála tas 5:22-23 - Mas o fruto do Es

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
10 • BOLETIM ICM | 25 SET. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de setembro de 2022.

pírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignida de, a bondade, a fidelidade. A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

Pergunta 2: “Levou- me a’ sala do banquete” - Levou-me a presença do Rei , ao lugar de comunhão, o Espírito Santo está conduzindo a Igreja para a sala do banquete preparando -a para o arrebatamento.

Pergunta 3: Fala do preparo da Igreja para um maior derrama mento do Espirito que ocorre rá antes da segunda e glorio sa vinda do Senhor Jesus para arrebatar a sua Igreja. A Igreja está sendo cheia do Espírito Santo , embriagada com as re velações , a doutrina , e as ope rações do Espírito Santo.

Pergunta 4: Salmos louvor re velado , doutrina , revelação , línguas estranhas , interpreta ção de língua e edificação es piritual. Os dons espirituais se rão motivo de muita alegria e benção para a Igreja , pois por meio deles o Senhor poderá re velar toda a sua vontade ao seu povo.

Pergunta 5: Passas e o alimen to que a Igreja precisa na ca minhada, pode guardar e não apodrece, quanto mais velha mais doce fica e serve de ener gia para a caminhada. Maçã ali mento diário, todo dia a igreja precisa buscar este alimento.

Pergunta 6: Só o Senhor Jesus tem o alimento e todos os re cursos que a igreja precisa.

Pergunta 7: A mão direita fala do abraço do Senhor envolven do o corpo da noiva, enquanto a mão esquerda fala da cabeça a mente. A mente e o corpo es tão sob a proteção e o governo do senhor para o arrebatamen

to.

Pergunta 8: A noiva a Igreja Fiel.

Pergunta 9: O noivo é o Senhor Jesus.

Libéria

Participação do Pr. Seth Ansah Kumi, do Maranatha Ch ristian Center em Monrovia:

Pergunta 1: Ao ler o livro de Cantares de Salomão, capítulo 2, versículo 3, a noiva mencio nada nas escrituras é a igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, que Ele estabeleceu. A Igre ja Fiel e Verdade é aquela que obedece ao mandamento do Pai e ao Espírito Santo, que é o Consolador e único líder da igreja. A Macieira como se com para ao noivo é nosso Senhor e salvador Jesus Cristo que esta beleceu esta igreja da verdade, que o Pai ama. O significado profético das expressões: a) O conforto da presença do Espíri to Santo é quando a igreja fiel que se senta à sombra de Sua presença. b) O descanso aos pés do Senhor deve ser o pra zer da igreja fiel de Cristo. c) O sabor da revelação do Espírito Santo é a igreja que sempre recebeu a revelação de Jesus Cristo através de Seu Espírito Santo e obedece às suas orien tações.

Malásia

Participação do irmão Clerwey Gracindo de Deus, Igreja de Ipoh / Perak - Pr. Gilson Sousa:

Pergunta 6: “Levou-me à casa do banquete, e o seu estan darte sobre mim era o amor”_ Cantares 2:4. Em Cantares 2:5 está descrito um clamor pro fético da Noiva (Igreja fiel) ao

Noivo (O Senhor Jesus) para que Ele a sustentasse com pas sas e a confortasse com maçãs, porque a mesma desfalecia de amor. Passas são frutas secas, mas que provém o sustento, e a maçã é o fruto da Macieira (comparada ao Noivo) e que é doce ao paladar. As bênçãos do Senhor Jesus à sua Noiva amada são sempre benefícios, ora não tão aparentes, mas que provém sustento espiritual, e ora belas e frondosas trazendo conforto e alento ao coração (vida) que passou pela prova (sol causticante que desfalece) e foi aprovado. Na sombra do Senhor Jesus, está o verdadei ro refrigério da Igreja, e o seu Grande Amor (Amor Ágape) traz-nos vida e vida em abun dância. Só Ele é digno de er guer o estandarte da vitória e levar-nos à sala do banquete (Eternidade) e só através dele temos o direito (sem mereci mento) de nos assentarmos à mesa (arrebatamento) e com o nosso Salvador eternamente cear. Maranata, Maranata, Ma ranata. O Senhor Jesus vem!

México

Participação da irmã Araceli Escobedo, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:

Pergunta 5: Cantares 2:5 - 5 Sustentai-me com passas, con fortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor.

Passas - a passa é o alimento para a caminhada, a passa não estraga, a uva estraga. A passa possui o açúcar que é energia para a caminhada. Maça - é o alimento para o dia, não pode deixar para depois. Todo o dia a Igreja precisa da maça, os fru tos do Espírito Santo. A Igreja nesta última hora não pode deixar de estar aos pés da ma

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 11

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de setembro de 2022.

cieira, aos do Senhor Jesus. 1 Samuel 30:12 - 12 Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu; e voltou-lhe o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água.

Nova Zelândia

Participação do irmão Paulo

Cezar Mattos Martins, Igre ja Auckland, Pr. Douglas Spanghero:

Pergunta 1: a) Desejo muito a ação do Espírito Santo na mi nha vida. b) Só em Jesus en contro paz e descanso para alma. c) A palavra revelada sa tisfaz a alma. Cantares 2:3 “Qual a macieira entre as árvores do bosque tal é o meu amado en tre os filhos: desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me as sento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.”

Pergunta 2: A Revelação leva rá a igreja a sala do banquete onde estaremos com Jesus nas “Bodas do Cordeiro”. Cantares 2:4 “Levou-me à sala do ban quete, e o seu estandarte em mim era o amor. “

Pergunta 3: Assentar se na mesa, nos dá a oportunida de de renovar a aliança com o Rei e nos dá a liberdade de es tar mais próximo para termos mais intimidade e alegria ao provarmos do vinho. “Operação do Espírito Santo que nos leva a comunhão perfeita com o Rei”.

Pergunta 4: Salmos (louvor re velado), Doutrina, Revelação, Línguas estranhas, Interpre tação de línguas e Edificação espiritual. I Coríntios 14:26 “Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem in

terpretação. Faça-se tudo para edificação.”

Pergunta 5: Passas: alimento que nos sustenta na caminha da. “A doutrina, a comunhão e a oração”

maçãs: é antioxidante, se você provar algo que te trouxe um desconforto na digestão a maçã é alimento para conforto diário. “O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado” Can tares 2:5 “sustentai-me com passas, confortai-me com ma çãs, porque desfaleço de amor.”

Pergunta 6: Porque ele foi o pão vivo que desceu do céu. “Jesus é a palavra viva” alimen to para nossa alma.

Pergunta 7: Mão esquerdanos fala do amor de Deus Pai para com a vida do homem. Mão direita - nos fala daquele que está a destra de Deus pai. O abraço do seu filho Jesus que nos foi dado na cruz do calvá rio. Cantares 2:6 “A sua mão esquerda esteja debaixo da mi nha cabeça, e a sua mão direita me abrace. “

Panamá

Participação da irmã Miriam Tejada, da Igreja em La Entrada - Pr. Ronaldo Meyer: Pergunta 1: a) “...Sob a sombra “do desejado” sentei-me”, sen do que em português a frase equivale a: “Desejo muito a sua sombra” - Nesta última hora a igreja expressa o “desejo de abrigar” na sombra acolhedo ra do Senhor Jesus, onde sentir o perfume da macieira fala do Espírito Santo. É neste ambien te acolhedor e de comunhão que a Igreja respira o perfume da presença do Senhor Jesus, de manhã, à tarde e à noite. b) “...Sob a sombra do desejado

eu sentei”, sendo que em por tuguês a frase equivale a: “Sob ela eu sento” - Também, nesta última hora, a Igreja expressa o desejo de “descansar e esperar n’Ele”. Espere e descanse das lutas desta última hora, das ba talhas do dia a dia (Isaías 32:2 - E aquele homem será como “esconderijo contra o vento”, e como “abrigo contra a tempes tade”; Como correntes de água em terra seca, “como a som bra de uma grande rocha” em terra quente. c) “...sua fruta era doce ao meu paladar.” - O fruto aponta para os resultados dos dons espirituais na vida da Igre ja. Nesta última hora, a Igreja conhece a doçura dos frutos dos dons espirituais: Salvação, libertação, libertação, edifica ção espiritual e muitos outros benefícios. A Igreja anseia pelo alimento que a fortalece e sus tenta em sua jornada, até o dia de seu arrebatamento.

Pergunta 2: - A expressão que caracteriza este momento pro fético é “Ele me levou à casa do banquete...” porque aponta para a direção do Espírito San to sobre a vida da Igreja, levan do-a ao lugar da comunhão, ao lugar de intimidade com o Se nhor.

Pergunta 3: - Esta expressão “casa de banquetes” ou “sala do vinho” aponta profeticamente para as operações do Espírito Santo nesta última hora da vida da Igreja, como o batismo com o Espírito Santo. A embriaguez é do Espírito Santo, é o homem dominado pelo Espírito Santo, intoxicado pelo Espírito Santo. Neste momento, o homem cai rá embriagado nos braços do Senhor, que é o arrebatamen to da Igreja Efésios 5:18 - Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução; antes ser

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
12 • BOLETIM ICM | 25 SET. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de setembro de 2022.

cheio do Espírito.

Pergunta 5: - Passas: A passa (neste caso pode ser uma pas sa) é o alimento para longas caminhadas, a passa não se deteriora com o tempo, mas o seu equivalente não desidra tado apodrece. A passa tem açúcares que são energia para a caminhada. Maça - É a co mida do dia, não pode deixar para depois. A Igreja precisa da maçã o dia todo, que aponta para os frutos do Espírito Santo. A Igreja nesta última hora não pode deixar de estar aos pés da macieira, que está aos pés do Senhor Jesus - 1 Samuel 30:12Deram-lhe também um peda ço de massa de figo seco e dois cachos de passas. E depois que ele comeu, seu espírito voltou nele; porque ele não comeu pão nem bebeu água por três dias e três noites.

Pergunta 6: Porque somen te no Senhor Jesus, o Esposo, a vida pode ser encontrada. O salmista profetiza que é “Nele onde está a fonte da vida” (Sal mos 36:9). Pois Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). João 1:4 - Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. Salmos 36:9 - Pois contigo está a fonte da vida; João 14:6 - Dis se-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; Ninguém vem ao Pai senão por mim._

Pergunta 7: “Sua mão esquer da está debaixo da minha ca beça”: É o elo da mão do Senhor Jesus com a mente do ho mem. A mente firme, a mente que repousa no Senhor Jesus. Isaías 26:3 - Você manterá em paz aquele cujo pensamento persevera em você; porque ele confiou em você. “e a sua direi ta me abraça”: É o abraço do Senhor Jesus no corpo, à Igreja. A igreja pode descansar, relaxa

confiando na destra do Senhor. Isaías 41:10 - Não temas, porque estou contigo; não desanime, porque eu sou o seu Deus que luta por você; Eu sempre te aju darei, sempre te apoiarei com a mão direita da minha justiça.

Pergunta 8: Quem fala é a Noi va, a Igreja fiel.

Pergunta 9: O Esposo que nos protege com sua sombra é o Senhor Jesus.

Rússia

Participação da irmã Nadezhda Bakhareva, da Igreja em Votkinsk, Pr. Vladimir Me zentsev:

Pergunta 1: a) Eu amo sua sombra - o Senhor é a imagem de uma macieira, e a igreja está em repouso Mateus 11:29. b) Sento-me à sua sombra - esta mos ao lado do Senhor e somos guardados pelo Senhor Salmo 91. c) Seus frutos são docesesses são os dons do Espírito Santo, isso é muito importante para a igreja.

Pergunta 2: verso 4 Ele me le vou para a casa de banquetes - está falando sobre o Espírito Santo, que Ele conduz a igre ja ao arrebatamento. Deus é amor.

Pergunta 3: A casa da festapois a igreja é a ação dos dons espirituais Efésios 5:32.

Pergunta 4: 1 Coríntios 14:26 Cantares 2:4 Fala sobre o minis tério da igreja, são dons espiri tuais, louvores, a palavra revela da, e tudo é revelado por Deus profeticamente. 2 Coríntios 3:6.

Pergunta 5: Verso 5 Aqui esta mos falando do Espírito San to, Ele nos fortalece pela ação dos dons espirituais, o vinho é como o Espírito Santo, as ma

çãs são dons do Espírito Santo.

Pergunta 6: Somente Jesus é capaz de fortalecer a igreja hoje, pois Jesus Cristo morreu derramando seu sangue e res suscitou e não há outro nome debaixo do céu pelo qual deva mos ser salvos, somente Jesus Cristo pode nos conduzir ao Se nhor.

Pergunta 7: Verso 6 A mão sig nifica o serviço de cinco lados na igreja. Com a mão esquerda o Senhor nos sustenta e com a mão direita nos conduz pelo caminho da salvação. Mateus 25:34 É somente através do sangue derramado de Jesus Cristo que podemos estar dian te do Senhor.

Alagoas

Participação do irmão Ageu Hamed Campos de Melo, Igreja Serraria, Pr. Marcos Andre Gama de Santana:

Pergunta 1: a) O conforto da presença do Espírito Santo. b) O descanso. c)a revelação.

Pergunta 2: “Levou-me à sala do banquete”. Levou-me à pre sença do Rei, ao lugar da co munhão.

Pergunta 3: a Igreja está sendo cheia do Espírito Santo.

Pergunta 4: Salmos (louvor re velado), Doutrina, Revelação, Línguas estranhas, Interpreta ção de línguas e Edificação es piritual.

Pergunta 5: Passas: alimento perene, para sustento na cami nhada. Maçãs: alimento para conforto diário.

Pergunta 6: Porque só ele pode

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 13
*******

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de setembro de 2022.

trazer o sustento necessário.

Pergunta 7: a mente e o corpo estão sob a proteção e o gover no do Senhor para o arrebata mento.

Pergunta 8: quem está falando é a Noiva, que é a Igreja.

Pergunta 9: o Noivo que nos protege com Sua sombra, é Je sus.

Goiás

Participação da irmã Marilda Nunes de Souza Amaral, Igre ja Setor Bueno, Pr. Orlando José Capuzo Neto:

Pergunta 1: a) Desejo muito a sua sombra - A igreja deseja o refrigério que só o Senhor dá. b) Debaixo dela me assentoFala do descanso, visto que o nosso descanso está no Senhor. c) Seu fruto é doce ao meu pa ladar - É a presença do Senhor em nossas vidas, a doçura do Senhor Jesus.

Pergunta 2: O Espírito Santo é quem nos conduz à vida eter na. Sem a direção do ES, não temos como alcançar a salva ção.

Pergunta 3: Ela está profeti zando a respeito da vinda de Jesus, das bodas do Cordeiro, a respeito do chamado da última hora. Jesus diz assim:

Desejei muito comer convosco esta última páscoa, até que ela se cumpra na eternidade.

A igreja profetiza a respeito deste acontecimento aqui no segundo capítulo, a igreja não está alheia porque é o Espírito Santo que está movendo o co ração da igreja

Pergunta 4: 1 Coríntios 14:26 A edificação do corpo está na harmonia, ordem. Apesar de

haver muitos alimentos no banquete, eles são servidos em uma ordem, assim como os dons que devem ser usados com sabedoria.

Pergunta 5: As passas são pre servadas com o tempo... à me dida que o tempo passa mais doce ela fica. É um alimento sólido que sustenta. Maçã é o conforto diário. Nas lutas e pro vações do dia a dia o conforto e a alento vem do Senhor.

Pergunta 6: Só o Senhor Jesus, entregou sua vida para nos res gatar, venceu a morte e deixou o Espírito Santo para nos guiar.

Pergunta 7: A sua mão esquer da esteja debaixo da minha ca beça, e a sua mão direita me abrace.

A mão esquerda na cabeça fala da direção do Espírito Santo. E mão direita me abrace - fala do carinho e conforto que o Se nhor dá a sua igreja todos os dias.

Pergunta 8: A igreja.

Pergunta 9: Jesus.

Rio de Janeiro

Participação da irmã Mariana Rangel de Vasconcelos Guer ra, Igreja Armação dos Búzios, Pr. Sérgio Álvares Pereira:

Pergunta 1: a) O noivo é o des canso da noiva. b) A sombra só incide sobre quem está próxi mo. Mostra o desejo da noiva de intimidade com o noivo. c) O fruto é aquilo que o noivo gera que sustenta e fortalece a noiva: Palavra Revelada, dons, fruto do Espírito. Nisso está o prazer dela.

Pergunta 2: Sala do Banquete. Aponta para o Pentecostes.

Pergunta 3: O Espírito Santo,

simbolizado pelo vinho, é o que prepara a igreja, que neste mo mento final vive tempo de inti midade e transbordar.

Pergunta 4: Doutrina, revela ção, salmo, língua, língua, inter pretação e edificação.

Pergunta 5: Passas - morte e Maçã - Ressurreição. As passas, uvas secas, estão mostrando a morte e a doçura da maça a ressurreição.

Pergunta 6: Pois só Jesus tem palavras de vida eterna.

Pergunta 7: Mostra a igreja que deseja o cuidado e a pro teção do noivo, desfrutando de intimidade.

Pergunta 8: Noiva

Pergunta 9: Jesus é o Noivo e o abrigo seguro.

Rio Grande do Sul

Participação da irmã Ingrid Raisa Manta da Hora, Igreja Vila Rolim, Pr. Valdenir Mene zes Guedes:

Pergunta 1: a) Desejo muito a sua sombra - Sulamita, a igre ja, nestas últimas horas, deseja: proteção, abrigo, refúgio; Sal mo 91:1 o que habita no escon derijo do altíssimo e descansa à sombra do onipotente ( o Se nhor, o noivo, o amado), a som bra do amado, Salmo 91:10 - ne nhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará a tua tenda; b) Debaixo dela me assentoSulamita, a igreja, diz: debaixo dela me assento; quem se as senta a sombra do Senhor, Sal mo 91:1...descansa à sombra do onipotente, do amado; Salmo 91:10 nenhum mal te sucederá; c) Seu fruto é doce ao paladar - Sulamita, a igreja, assentada na sombra do amado, jesus, sa boreia o fruto doce ao paladar:

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 15

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de setembro de 2022.

amor, paz, bondade, fidelidade, benignidade, longanimidade, mansidão, domínio próprio, que são frutos do espírito san to, doce ao paladar - Gálatas 5:22,23;

Pergunta 2: Leva-me a sala do banquete, Sulamita pede ao Amado; Sulamita conhecia as recâmaras do rei Salomão, Cantares 1:4... O Rei me intro duziu nas suas recâmaras; lu gar de comunhão, o encontro do Noivo com a Noiva, para ce lebrar as bodas, se preparando para o arrebatamento;

b) O seu estandarte sobre mim é o amor - o estandarte, uma bandeira grande estendida no mastro, um lugar visível, para reagrupar a tropa, a expressão: o seu estandarte sobre mim é o amor, é que o amor de Salo mão por Sulamita, está visível à todos; Tempo profético - Na alegria da Noiva, a Igreja, ao se encontrar com o Noivo, Jesus, se preparando para o arreba tamento; o estandarte sobre a noiva, torna o amor do Noivo, para com a Noiva, visível à to dos; nesse encontro a Noiva, a Igreja, saboreia o fruto doce ao paladar, que são frutos do Espí rito Santo, ou seja, a presença do Espírito Santo;

Pergunta 3: Sala do banque te, também chamada sala do vinho e banquete do vinho, é o lugar do encontro do Noivo, Jesus, com a NOIVA, A IGRE JA, um momento de alegria, que a Igreja vive para o encon tro com o Noivo, Jesus, para as bodas, neste encontro a Igreja está alegre saboreando os fru tos doce ao paladar, com a pre sença do Espírito Santo, que é o fruto que traz doçura para a alma, traz refrigério para o co ração;

Pergunta 4: Salmo, doutrina, revelação, línguas estranhas, interpretação de línguas e edi ficação;

Pergunta 5: a) A passa - uva es premida, seca ao sol, mas doce ao paladar, simboliza o sofri mento de jesus na cruz, ma chucado, por carregar a cruz e está crucificado, e nos trans mitindo a doçura da salvação; a passa por ser um alimento doce, pode representar a pa lavra de Deus, que alimenta a alma;

Pergunta 6: Porque só o noivo (jesus)é digno de abrir o livro e os seus sete selos;

Pergunta 7: a) a mão esquer da debaixo da cabeça - dá o prumo a cabeça alinhando os pensamentos; b) a mão direita me abraça - me sustenta, me livrando dos pecados, me pre parando para o arrebatamento. “não temas, porque sou conti go; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te forta leço, e te ajudo, e te sustento com a minha “destra fiel”;

Pergunta 8: A Noiva, a Igreja;

Pergunta 9: O Noivo, Jesus. Salmo 91:1 A sombra do onipo tente.

Roraima

Participação da irmã Eliane Silva Alves Ferreira, Igreja Parque Anauá, Pr. Flávio José Pina Ximenes:

Pergunta 1: a) Desejo muito a sua sombra - A igreja senti o perfume da macieira, a sombra é confortável. b) Debaixo dela me assento - A igreja esperar nele (no Senhor) descanso. c) Seu fruto é doce ao meu pa ladar - Operações do Espírito Santo, a igreja goza de toda a operação, a palavra revelada.

Pergunta 2: Levou-me a sala de banquete.... para se alimentar o seu amor (espírito santo).

Pergunta 3: Sentar à mesa com o senhor Jesus em espíri to, se alimentar com sua pala vra, gozando da salvação, dons espirituais, comunhão, louvor, obediência. A igreja que levada a sala do banquete é a mesma que é batizada com o espírito santo para cair nos braços do pai no arrebatamento.

Pergunta 4: I Coríntios 14:26Que fareis, pois, irmãos? Quan do vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem in terpretação. Faça-se tudo para edificação. Temos :Salmos (lou vor revelado), doutrina (palavra revelada), Comunhão e dons espirituais.

Pergunta 5: Passas - é a uva desidratada, ela passa pelo um processo de transformação, ela vive mais porque não estraga, fica mais doce, ou seja, aponta para o corpo do Senhor Jesus glorificado, transformado pelo seu sangue derramado na cruz transformado em espírito no terceiro dia, para o alimento da nossa alma servindo para a ca minhada da igreja até o arreba tamento. Maçãs - aponta para o alimento diário, a presença do senhor em nossos cultos, reuniões, encontros, a doutri na(palavra) na consulta, o per fume. É um fruto perecível tem que comer logo, não pode dei xar para depois.

Pergunta 6: Porque, ele amor tanto que deu a vida por ela( noiva) e só ele pode salvar, não tem outro, é único.

Pergunta 7: mão esquerda - a mente (sentimento) do ho mem descansando no Senhor. Is. 26:3 e Is.41:10.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA16 • BOLETIM ICM | 25 SET. 2022

Perguntas da Semana

26 de setembro a 2 de outubro de 2022

Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares. Texto base: Cantares Capítulo 2, versos 7 a 9

Neste segundo capítulo, estamos vendo a definição histórica, pro fética e doutrinária da igreja, em seu momento inicial. O momen to da operação do derramamento do Espírito Santo preparando a igreja para o arrebatamento.

Perguntas para todos

Pergunta 1

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 7, quem está falando? O Noivo (Jesus) ou a Noiva (Igreja)?

Pergunta 2

Qual o seu entendimento com relação às expressões: a) “...ó filhas de Jerusalém...” b) “...até que queira.”

Pergunta 3

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 8, a Noiva (Igreja) sabe reconhe cer a voz do Noivo (Jesus)?

Pergunta 4

Ainda no verso 8, o que a Noiva (Igreja) sabe e fala sobre o mo mento profético, quando diz: “ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.”?

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.

Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 17

Perguntas da Semana

26 de setembro a 2 de outubro de 2022

Pergunta 5

Por que o Noivo (Jesus) vem “...saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros”?

Pergunta 6

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 9, qual a aplicação profética da expressão: “O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado...”?

Pergunta 7

Ainda, no verso 9, qual a aplicação proféticadas expressões: a) “...eis que está detrás da nossa parede...”? b) “...olhando pelas janelas...” c) “...reluzindo pelas grades.”

Pergunta para CIAs

Pergunta 8

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 8, na expressão “Esta é a voz do meu amado...”, quem está falando? O Noivo (Jesus) ou a Noiva (Igreja)?

Pergunta 9

Comparando com Mateus, capítulo 25, verso 6, na expressão “Mas à meia-noite ouviu-se o clamor; aí vem o esposo...”, quem está fa lando? A Noiva ou o Noivo?

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA18 • BOLETIM ICM | 25 SET. 2022

Informe Semanal

19 a setembro

Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Ocorreu, no último final de se mana, o programa “Anuncian do o Evangelho Eterno”.

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em al guns países do mundo.

Veículo de Comunicação Local

Dias e Horários*

Sexta-feira (21h) Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

YouTube Mundo

Rádio SIM (FM 89,7)

São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG)

Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA)

Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG)

Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS)

Rádio Luz (FM 97,1)

Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

Sábado (13h) | Domingo (13h)

Sábado (10h) | Domingo (10h)

Sábado (10h)

Domingo (15h30)

Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África

Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília

Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA20 • BOLETIM ICM | 25 SET. 2022
25 de
de 2022

Informe

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

Nodomingo, dia 25 de setembro de 2022, às 15h00 (hora de Brasí lia), ocorreu a trans missão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo, com auxílio do Pr. Marcio Luiz Car neiro e da jovem Ana Beatriz Vasconcellos.

Nesta edição, responderam às perguntas, os seguintes ir mãos:

Primeira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Dirk Schneider de Ipatinga/MG e pelo obreiro Luis Gabriel de Vila Velha/ES.

Segunda pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Flávio Souza de Imperatriz/MA e pela senhora Arminda Lodi de São Gabriel da Palha/ES.

Terceira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo ungido José Renato de Belo Horizonte/MG e pela inter mediária Agatha Sofia de Cato lé do Rocha/PB.

Quarta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela jovem Vitória Prandini de São Paulo/SP e pela senhora Sue Lana de São José/SC.

Quinta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela adolescente Ana Luisa de Sericita/MG e pelo obreiro Pa trick Teixeira de Caetité/BA.

Sexta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Igor Ferraz de João Pessoa/PB e pelo pastor Jaider

Alves de Ipatinga/MG.

Sétima pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Patrézio Diego de Natal/RN e pela senhora Bea triz Moletta de Itajaí/SC.

Oitava pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela criança Lavínia Gomes de Praia Grande/SP, pela criança Levi Lucas de Porto Velho/RO e pela criança Rebeca Meirelis do Rio de Janeiro/RJ.

Nona pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela criança Sarah Nunes de São Luís/MA, pela criança Ra fael Gomes de Magé/RJ, pelo bebê Murilo do Rio de Janeiro/ RJ e pela criança Romário Oli veira de Serra/ES.

As transmissões foram realiza das por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 21
Semanal 19 a 25 de setembro de 2022

Informe Semanal

19 a 25 de setembro de 2022

Transmissão especial para as igrejas do Exterior Atransmissão especial para as igrejas do exte rior ocorreu neste do mingo, 25 de setem bro de 2022, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Apresentamos os testemunhos das Igrejas em Amsterdã, Ho landa e Machadinho do Oeste, Rondônia, Brasil.

Irmã Anniele Valadares Leite Holanda

Senhora na igreja em Amsterdam

A todos a paz do Senhor Jesus. (...). Quero falar um pouquinho para os irmãos da minha expe riência com o estudo bíblico da Escola Bíblica Dominical, que tem sido uma grande bênção para a minha vida. Eu faço este estudo junto com as irmãs da qui, as senhoras de frente. Tem sido um momento de muita comunhão, pois nós ali jun tas temos alcançado muitas revelações. Este estudo tem nos ajudado no nosso servir ali como senhoras de frente e tem sido uma grande alegria.

Eu também faço os estudos junto com meus filhos e um pequeno grupo de irmãos da qui de Amsterdam junto com os irmãos de Luxemburgo. Nós temos também alcançado muitas revelações. Como tem sido mais fácil entender a Bí blia!

É maravilhoso ver também a

participação das nossas crian ças, intermediários e adoles centes, as revelações que eles têm alcançado. Como a gente aprende com eles. O desejo do meu coração é que eu perma neça sempre com muita von tade de estudar e de aprender mais, porque é muito lindo quando a gente começa a ler a Bíblia na revelação e a gente vê ali o projeto de Deus para as nossas vidas em Jesus. Como é lindo o amor de Jesus por nós.

Irmã Anniele Valadares Leite e filhos

Holanda

Senhora na igreja em Amsterdam

A todos a paz do Senhor Jesus. (...). Eu queria contar um pou quinho da minha experiência com o estudo bíblico da Es cola Bíblica Dominical. Estou aqui com meus filhos, Davi e Daniel, eu tenho participado desse estudo com as senhoras de frente, o que tem sido ma ravilhoso, nosso momento de comunhão em torno do estu do da Escola Bíblica Dominical. Isso tem sido uma benção de edificação para as nossas vi das, para o nosso crescimento espiritual para o nosso trabalho

como servas de frente na igre ja. É maravilhoso aquilo que o Senhor tem realizado, tanto na igreja quanto nos nossos lares. Também com meus filhos eu faço o estudo bíblico com o grupo de igreja local, aqui em Amsterdam e também com os irmãos de Luxemburgo.

E depois que nós iniciamos es tes estudos, tudo tem ficado mais fácil para nós. E é muito maravilhoso ver a participação das crianças, dos intermediá rios e dos adolescentes, as reve lações que eles têm alcançado e o tanto que nós temos apren dido com eles. Isso tem sido uma benção muito grande para nós, porque o agir do Se nhor é assim. Ele traz bênçãos, alegria, comunhão. E meu de sejo é este de estar cada vez mais participando desses estu dos.

Davi, o que você tem aprendi do com os estudos?

Davi: que o amor de Jesus é lin do.

E você, Daniel?

Daniel: aprendi mais sobre Deus, Jesus e o Espírito Santo, por causa do estudo bíblico.

Todos: A paz do Senhor Jesus!

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA22 • BOLETIM ICM | 25 SET. 2022

Brasil

Igreja em Machadinho do Oeste/ RO

A paz do Senhor. Quero com partilhar com os irmãos das experiências que nós temos vi vido aqui em nossa igreja, mes mo no período da pandemia houve um crescimento. E ago ra, no pós-pandemia, a igreja não parou de realizar a Obra. Já estamos colhendo os frutos, pois muitas pessoas estão che gando e entregando as suas vidas ao Senhor. Hoje estamos vivendo um momento na Es cola Bíblica Dominical, onde praticamente toda a igreja tem participado presencialmente. E também às terças-feiras, temos nos reunindo para estudarmos as perguntas da Escola Bíblica Dominical.

Todos nós temos vivido expe riências maravilhosas, com as revelações dos mistérios da pa lavra.

Há pouco tempo tivemos um experiência maravilhosa, onde uma senhora visitante parti

Informe Semanal

19 a 25 de setembro de 2022

cipou da Escola Bíblica Do minical e ao encerrar a escola bíblica ela nos disse: “eu tinha muitas dúvidas sobre a Pala vra com relação à palavra, mas hoje, vindo a esta escola Bíbli ca, minhas dúvidas têm sido tiradas”.

O Senhor tem feito algo ma ravilhoso com a igreja. Ela (a igreja) tem sido aperfeiçoada pela doutrina a cada estudo. O Senhor tem abençoado muito a nossa igreja aqui em Macha dinho do Oeste.

Testemunhos postados no portal - Exterior e Brasil

Irmão Visitante

Espanha

Igreja em Lisboa. Enviado pelo Pr. Gilberto Ferreira

Eu sempre quando lia a Bíblia não conseguia entender por que via como uma história de homens, mas agora eu tenho conhecido o profético da pala vra e visto como ela é profun da e maravilhosa. Este visitante

tem um mês que está nos visi tando e não perde as Escolas Bíblicas e sempre está presen te nos cultos onde trabalhamos as perguntas e respostas.

Irmão José Lucas de Araújo Brasil Igreja em Toritama/PE

Homem passou em frente à igreja e recebeu o convite para assiste a Escola Bíblica Domini cal. Ao terminar, nos procurou para contar que nunca tinha ouvido tantas revelações no li vro de Cantares. Ficou maravi lhado, e relatou está afastado de uma igreja e falou que já estudou esse livro várias vezes, mas nunca tinha visto tais re velações porque achava o livro simplesmente poético. Prome teu-nos vir mais vezes a Escola Bíblica Dominical.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 23

Assistência 0800 e COVID

17 a 23 de setembro de 2022

Assistência 0800

Durante este período de pan demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís ticos dos atendimentos reali zados.

Motivo %

Espiritual 48,21

Enfermidade 16,37

Familiares 11,88

Outros 9,87

Vida Secular 5,38

Conjugal 3,36

Profissional 2,02

Sentimental 1,35

Litígio Justiça 0,67

Livramento 0,67

Inf. Sobre a ICM 0,22

Total Geral 100

Período de apuração: 17 a 23/09/2022

Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan demia do Coronavirus (CO VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne

cessidade de seguir as orienta ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen sáveis para o momento. O co municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re

uniões com aglomeração, em observância às orientações da das pelas autoridades sanitá rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Apuração: 23/09/2022 Portal Presbitério -

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA24 • BOLETIM ICM | 25 SET. 2022
Brasil Curados Enfermos Total 4.706 1.636 Exterior Curados Enfermos Total 95 85
Fonte:
COVID 19 48,21% 16,37% 11,88% 9,87% 5,38% 3,36% 2,02% 1,35% 0,67% 0,67% 0,22% Espiritual Enfermidade Familiares Outros Vida Secular Conjugal Profissional Sentimental Litígio Justiça Livramento Inf. Sobre a ICM

Cultos Virtuais

Data: Todos os dias

Horário: 20h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Agenda da Semana

26 de setembro a 2 de outubro de 2022

Anunciando o Evangelho Eterno

Data: 30/09 (Sexta-feira)

Horário: 21h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical

Data: 02/10 (Domingo)

Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Transmissão Especial - Exterior

Data: 02/10 (Domingo)

Horário: 12h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja

Data: 02/10 (Domingo)

Horário: 15h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 25
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.