A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIV

Page 1

Escola Bíblica Dominical

Out. 2022 | Volume 3 | nº 43
23 de outubro de 2022
A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares -
Parte XIV

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIV

Síntese da palavra do presidente AEscola

Bíblica Do minical do dia 23 de outubro de 2022 foi realizada ao vivo, dire tamente do Maanaim de Do mingos Martins, Espírito Santo, com a participação dos pas tores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! Estamos iniciando a Escola Bí blica Dominical. O assunto está voltado às perguntas formula

das, dentro do tema: “A igreja e seus mistérios, profetizados no livro de Cantares”.

Foram transmitidas, pelo Pr. Gilson Sousa, as respostas en viadas por diversas igrejas.

Posteriormente, foi trazida uma palavra doutrinária pelo Pr. Gedelti Gueiros.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

Eu saúdo a todos com a paz do Senhor.

O momento, agora, é do pre paro da Igreja, da sua saída. A mensagem é diferente. O en tendimento da mensagem é diferente porque, nessa hora, a Igreja quer ter a comunhão,

quer conhecer melhor o noivo. E o noivo, por outro lado, quer se revelar à noiva. O noivo está preparando a igreja para essa hora, para esse momento.

Assim, o livro de Cantares mos tra todos os fatos proféticos vi vidos pela Igreja desde o Pen tecoste até o Arrebatamento.

O primeiro capítulo de Canta res mostra o derramamento do Espírito Santo. E vamos encon trar o texto:

“Para cheirar são bons os teus unguentos; como unguento derramado é o teu nome; por isso, as virgens te amam.” Can tares 1:3

Por que unguento derramado? Porque o texto se refere ao der ramamento do Espirito Santo.

O unguento compreendia uma fórmula que era usada para se ungir o corpo para que ele não sofresse um processo de de composição. O derramamento do Espírito Santo foi realizado para preservar a Igreja da cor rupção, da podridão, do peca do, para que ela pudesse estar vivendo nesse mundo.

Israel, no Velho Testamento, se degenerou porque não havia o derramamento do Espírito Santo. Mas no Novo Testamen

Escola Bíblica Dominical 23 de outubro de 2022 Out. 2022 | Volume 3 | nº 43 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA2 • BOLETIM ICM | 23 OUT. 2022
Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIV

to foi diferente. A jornada da Igreja foi aberta pelo primeiro ato: o derramamento do Espíri to Santo. O segundo ato, tam bém descrito no primeiro ca pítulo de Cantares, se refere ao arrebatamento da Igreja. Não existe outra Igreja. O ar rebatamento da Igreja Fiel se dará pelo mesmo Espírito San to, que foi derramado no Pen tecoste. E agora, o vinho dessa última hora é melhor do que o primeiro. A bênção é de muito maior abrangência, porque é para todo o mundo.

“E não vos embriagueis com vi nho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” Efésios 5:18

O embriagar, aqui, se refere à uma Igreja que vai estar tão embriagada que vai cair nos braços do Senhor Jesus para o arrebatamento. Portanto, a Igreja está vivendo o seu mo mento final. Qual a palavra chave que encontramos para este tempo final vivido pela Igreja? Noite.

Observe que o capítulo 2 se en cerra com a expressão:

“Antes que refresque o dia e caiam as sombras, volta, ama do meu; faze-te semelhante ao

gamo ou ao filho dos corços so bre os montes de Beter.” Can tares 2:17 (grifo nosso)

O desejo da Igreja é que Jesus volte logo. O apelo é para que Ele não espere o cair das som bras. Mas Ele virá no momento correto. No Velho Testamen to, como nos mostra Cantares, era o apelo profético. Mas no Novo Testamento, o momento é mostrado como a meia noite.

Estamos vivendo o dia de Deus, determinado profeticamente para a Igreja. O sol já está indo para o seu ocaso. Os últimos raios do sol ainda estão sensí veis em alguma parte do mun do. A revelação vai se encerrar

em breve. A Igreja, agora, preci sa se apropriar da luz. E aqueles que não se apropriarem da luz vão ficar.

O que nós estamos tendo ago ra é a apresentação de uma sequência profética: é a reve lação do mistério. Evangelho sem mistério é cristianismo. Ser cristão é ser qualquer coisa. Você pode pensar de qualquer forma, seja por meio da filoso fia ou da teologia. Mas a Igreja está vivendo a revelação. Nessa hora da noite, qual a si tuação do mundo?

“De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma; busquei-o e não o achei.” Cantares 3:1

Há um povo nas igrejas, em to dos os cantos, com a Bíblia na mão, buscando alguma coisa. Mas o texto mostra se, na posi ção em que se estão, eles vão encontrar. No verso seguinte (Cantares 2:3) encontramos: “busquei em minha cama”. Não há como buscar no como dismo. A luz deve ser colocada no velador.

“E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 3
Pr. Gedelti Gueiros conduzindo a síntese da Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIV

a luz.” Lucas 8:16

O alqueire é uma unidade de medida de volume. O Espírito Santo não foi dado por medida. Não pode ser colocado debaixo da cama, na situação do como dismo do homem.

Há um povo que precisa ser salvo, que precisa entender a mensagem revelada. É preci so sair das trevas, do escuro e ir para aquilo que é do Espíri to Santo. As pessoas precisam entender isso. A noite chegou. Não se pode buscar o Senhor no comodismo. A lâmpada pre cisa ser colocada no velador, ou seja, é preciso estar batizado com o Espírito Santo.

“Apanhai-me as raposas, as ra posinhas, que fazem mal às vi nhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” Cantares 2:15

O texto diz “apanhai-me as ra posas e raposinhas”, porque a raposa grande tomou conta de tudo. O problema é a raposinha: a mentira, o fausto, a traição. São as raposinhas que comem a flor, os dons espirituais. Jesus vai recolher dons espirituais ou flores no arrebatamento? Vai recolher os frutos.

A “raposinha” é o pecado que domina o mundo. Quando se passa uma mensagem de um apóstata para uma outra pes soa da Igreja, até sob o aspec to de censura, é a “raposinha” que vem para destruir a vinha. Vai chegar o momento que a Igreja estará pronta para o ar rebatamento e o adversário vai lançar uma mentira para que muitos creiam e fiquem.

Há um povo que, nessa hora, ou está comprometido com o projeto ou comprometido com o mundo. Estamos vivendo em um momento delicado. A noite chegou.

Eu quero encerrar fazendo uma colocação acerca de dois aspectos: a vigilância e a comu nhão.

Pergunta

Lendo os versos 15 e 16, onde podemos encontrar a adver tência de vigilância e a doutri na da comunhão?

Resposta: no verso 15, encon tramos a advertência de vi gilância na identificação das raposas e raposinhas. No verso 16, a doutrina de comunhão está na relação entre o Noivo (Jesus) e a Noiva (Igreja).

“O meu amado é meu, e eu sou dele: ele apascenta o seu reba nho entre os lírios.” Cantares 2:15

“Apanhai-me as raposas, as ra posinhas, que fazem mal às vi nhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” Cantares 2:16

Por que nessa hora da noite é necessária vigilância e co munhão? Todas as parábolas proferidas pelo Senhor Jesus acerca da última hora dizem respeito à comunhão e à vigi lância.

“Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias.” Lucas 12:35

No momento em que vivemos é preciso se cingir com a verda de, com a Palavra, com o ensino e não com simples pregações.

O que estamos vendo no livro de Cantares é uma sequência profética que não se vê em lu gar nenhum. Estão sendo des cortinados os mistérios. Preci samos continuar entendendo um projeto que nos foi dado nessa última hora.

Quem vai pregar a última mensagem? Jesus vem bus car a Igreja. Quem será o últi

mo pregador? Quem será ele? Que língua ele irá falar? Qual será a mensagem? Só o Espiri to Santo vai fazer isso. É tarefa do Espirito Santo. Há uma igre ja preparada para trazer essa mensagem. Não é um homem, mas uma Igreja.

A vigilância está em apanhar as raposas, porque o pecado entra a qualquer hora e em qualquer lugar. O que o Senhor vem bus car são os frutos.

Vamos orar ao Senhor, daqui para a frente, para que o Se nhor prepare a última mensa gem para o mundo, pois a por ta vai se fechar.

Nessa hora da noite, a revela ção é fundamental. A Igreja Fiel irá cumprir a sua missão. Que o Senhor nos abençoe!

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA4 • BOLETIM ICM | 23 OUT. 2022
Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de outubro de 2022.

Angola

Participação do Grupo de Obreiros, da Igreja em Luanda / Maculusso - Pr. José Eduar do:

Pergunta 1: Lendo Cantares 2:15, os males que as raposas e raposinhas causam às vinhas; é nos afastar da comunhão com Deus, impedindo a operação do Espírito Santo na nossa vida.

Pergunta 2: Lendo Cantares 2:15,16 podemos encontrar a advertência de Vigilância no verso 15 na expressão: “apa nhai-me” que fala profetica mente da ação dos recursos da graça na vida dos servos: Clamor pelo Sangue de Jesus; Oração; Madrugada; Jejum; Louvor; Meditar na Palavra; Cul to profético; Participar de todas as atividades da igreja. E em Cantares 2:16 podemos encon trar a doutrina da Comunhão na expressão: “o meu amado é meu, e eu sou dele” Ação do Espírito Santo que liga a igreja a eternidade.

Pergunta 3: Lendo Cantares 2:16, o significado da expressão: “O meu amado é meu, e eu sou dele…” a dependência da alma lavada e remida no sangue do Cordeiro.

Pergunta 4: Lendo Cantares 2:17 a aplicação profética do apelo da Noiva (Igreja) ao Noi vo (Jesus) na expressão: “Antes que refresque o dia…” Antes que o Espírito Santo seja retira do do mundo (frieza) 2 Tessalo nicenses 2:7.

Pergunta 5: Lendo Cantares 2:17 a aplicação profética da expressão: “.. e caiam as som bras…” Ausência de Luz ( Reve lação ) Provérbios 29:18.

Pergunta 6: Lendo Cantares

2:17 a aplicação profética da ex pressão “… faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos vea dos sobre os montes de Beter.” Volta agir com a velocidade da eternidade (Revelação) João 6:68. Comentário: A súplica da noiva pedindo ao Senhor que não retire dela o seu Espírito Santo, mantenha a revelação e fique com ela na comunhão na oração (Recursos da Graça).

Pergunta 7: Lendo Cantares 2:10 nas seguintes expressões: a) “O meu amado fala e me diz” - a Noiva ( igreja ) falando. b) “Levanta-te, amiga minha, for mosa minha, e vem.” - o Noivo (Jesus) falando.

Pergunta 8: Comparando Can tares 2:10 com Apocalipse 22:20, podemos identificar as falas do Noivo (Jesus) em “Certamente, cedo venho” e da Noiva (Igreja) em Amém! Ora vem, Senhor Jesus!

Bielorrússia

Participação do irmão Pável Antonov, da Igreja em Minsk:

Pergunta 1: Raposas e raposi nhas aparecem na Igreja, na qual há uma ação e obra do Espírito Santo. O objetivo de les é parar esta Obra, para que a Igreja saia do profético e viva pelo que as raposas vivempelo terreno (cavar covis na ter ra).

Pergunta 2: A advertência de vigilância é encontrada no versículo 15. Se você não ficar acordado e deixar as raposas agirem, você pode acabar com elas no chão após o arrebata mento.

A doutrina da comunhão no versículo 16. Uma identificação da Noiva e do Noivo permite que eles estejam em comu

nhão pelo Espírito Santo. Prin cípio espiritual: Semelhante atrai semelhante.

Pergunta 3: A noiva pelo amor e o poder do Espírito Santo de cidiu pertence ao Noivo Cristo completo e irrevogável. O pró ximo passo é o casamento na eternidade.

Pergunta 4 e 5: Mostra o mo mento do nosso tempo (transi ção da tarde para meia-noite) na véspera da vinda de Cristo e do arrebatamento da Igreja.

Pergunta 6: A Noiva vê o Noi vo como aquele que se apressa desde a eternidade para levá-la à casa de Deus Pai.

Canadá

Participação do irmão Rafael Siqueira Lopes, da Igreja em Toronto, Pr. Cesário Souza:

Pergunta 1: A raposas afetam a comunhão da igreja com as coisas aparentemente peque nas (pequena), não ha distin ção entre pecado pequeno ou grande na palavra de Deus, tudo que não está de acordo com a palavra e pecado e pre cisamos estar em comunhão e em vigilância para não permi tirmos que a nossa vinha seja atacada.

Pergunta 2: Vigilância: Apa nhai as raposas e raposinhas. Retirar do meio da vinha, da igreja, do nosso coração. Co munhão: O meu amado e meu e eu sou dele. Manter no meio da igreja, no nosso coração, na nossa vida.

Pergunta 3: A intimidade da igreja para com o Senhor, o compromisso que a igreja fiel tem para com o seu salvador.

Pergunta 4: O anseio da igre ja fiel pelo noivo, antes que re

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
6 • BOLETIM ICM | 23 OUT. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de outubro de 2022.

fresque o dia, a igreja está cla mando, Volta Jesus, vem nos buscar, nos te esperamos, Oh Vem Logo Jesus!

Pergunta 5: A igreja não quer viver na escuridão, ela quer a luz, e quer o dia, e lá quer a re velação, ela quer Jesus.

Pergunta 6: A igreja anseia para que o seu salvador volte logo. O gamo e o filho do vea do são animais rápidos, correm a atingem seu objetivo rapida mente. E a igreja anela e pede faze-te rápido Senhor, Vem Logo Jesus! E do alto que vira o nosso salvador, e do alto que vem a nossa Vitoria! Dos mon tes e que vira o nosso socorro. O nosso salvador vira, ele vira do alto!

Estados Unidos

Participação do irmão Eduardo de Souza, Igreja em Marl boro - Pr. Pr Cleidson Pereira:

Pergunta 1: As raposas comem os frutos, as raposinhas comem as flores. As flores falam, profe ticamente dos dons espirituais e os frutos são o resultado dos dons. Apanhem-me as raposas as raposinhas que fazem mal as vinhas, porque as nossas vi nhas estão em flor.

Pergunta 2: Cantares 2.15 En contramos a advertência de Vigilância na identificação das raposas e raposinhas. Cantares 2.16 a doutrina da Comunhão está na relação entre o Noivo (Jesus) e a Noiva (Igreja) Canta res 2.16 O meu Amado e Meu, e Eu sou d’Ele: ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.

Pergunta 3: Compromisso mú tuo e Comunhão. A Igreja só tem um Amado, que é Jesus, e Jesus só tem uma Igreja que e a Igreja Fiel. A Igreja e pro

priedade particular d’Ele. Ela e inviolável e a Noiva, e Virgem. Cantares 2.16 O Meu Amado e Meu, e Eu Sou d’Ele: Ele apas centa seu rebanho entre os lí rios.

Pergunta 4: Antes que o sol se ponha. Antes da meia noite. Antes que o Espirito Santo se retire deste mundo e não exis ta mais a revelação. Antes que a luz se apague e venha o do mino das Trevas sobre o mun do. Uma nuvem negra que paira sobre o mundo. Estamos vivendo período dos últimos raios de luz do Sol da revelação. Período das últimas revelações. A Igreja sem a revelação não vai subir. Cantares 2.17 Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, volta Amado Meu: fa ze-te semelhante ao gamo ou aos filhos dos veados sobre os montes de Beter.

Pergunta 5: O cair das som bras: Fala da Meia Noite. O últi mo período do dia, período das trevas.

Período da Grande Tribulação, quando não haverá mais sal vação. Cantares 2.17 Antes que refresque o dia e caiam as som bras, volta, Amado Meu: faze-te semelhante ao gamo ou aos fi lhos dos veados sobre os mon tes de Beter.

Pergunta 6: A Igreja clama pela Breve Volta de Jesus e seu desejo e que Ele venha com rapidez. Cantares 2.17 Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, Volta Amado Meu: faze-te semelhante ao gamo ou o filho dos veados sobre os Montes de Beter.

Holanda

Participação da irmã Rynara Silva, Igreja em Amsterdã - Pr. Mauricio Ladeira:

Pergunta 1: As raposas comem os frutos, as raposinhas co mem as flores. As flores falam dos dons espirituais e os frutos são o resultado dos dons.

Pergunta 2: No verso 15, en contramos a advertência de vigilância na identificação das raposas e raposinhas. No ver so 16, a doutrina de comunhão está na relação entre o Noivo e a Noiva.

Pergunta 3: Compromisso mú tuo e comunhão. A igreja só tem um amado, que é Jesus e Jesus só tem uma igreja, que é a igreja fiel.

Pergunta 4: Antes que o Sol se ponha. Antes da meia-noite. Antes que o Espírito Santo se retire deste mundo e não exista mais a revelação. Antes que a luz se apague e venha o domí nio das trevas sobre o mundo. Uma nuvem negra que paira sobre o mundo. Estamos viven do o período dos últimos raios de luz do Sol da revelação. Pe ríodo das últimas revelações. A igreja sem a revelação não vai subir.

Pergunta 5: O cair das som bras: meia-noite. O último mo mento do dia. O período das trevas. Período da Grande Tri bulação, quando não haverá mais salvação.

Pergunta 6: A Igreja clama e anseia pela breve volta do Se nhor Jesus e seu desejo é que Ele venha com rapidez.

Pergunta 7: a) Quem está fa lando é a Noiva (Igreja). b) Quem está falando é o Noivo (Jesus).

Pergunta 8: A fala do Noivo (Jesus): “…Certamente cedo ve nho…” A fala da Noiva (Igreja): “…Amém. Ora vem, Senhor Je sus.”

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 7

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de outubro de 2022.

Itália

Participação da irmã Isabel Ferreira Cattani, Igreja em Torino, Pr. Fernando Cattani:

Pergunta 1: Conforme lemos em Cantares 2:15, podemos observar que as raposas fazem mal as vinhas pois comem os frutos, e estes nos falam, pro feticamente, das bênçãos e operações do Espírito Santo. As raposinhas comem as flores, e estas nos falam dos dons espi rituais. Estes animais entram de maneira sorrateira na vinha e são capazes de devastá-la, por isso, são comparadas ao pecado, aos hábitos e práticas que parecem inofensivas, mas distraem os servos, roubam o seu tempo e a suas bençãos. Devemos não somente afu gentá-las, mas eliminá-las por completo. Estarmos atentos, vigilantes, remindo o tempo, pois os dias são maus. Confor me Efésios 5:15,16. Sem o fruto da vinha, não há produção do vinho, isto é, ocorrerá a perda da Alegria e da benção do Espí rito Santo na vida do servo.

Pergunta 2: No verso 15, encon tramos a advertência para Vigi lância “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas”. Devemos identificar as raposas e as raposinhas, tra ta-se de uma ação individual, deve ser realizada por cada ser vo, fazendo uso dos recursos da graça. No verso16, identifica mos a doutrina de Comunhão na expressão “O meu amado é meu, e eu sou dele”. É um pac to de lealdade, de compromis so, de fidelidade entre o esposa e a esposo, a Igreja e o Senhor Jesus.

Pergunta 3: Em Cantares 2:16 “O meu amado é meu, e eu sou dele”, observamos um compro

misso mútuo de comunhão, porque a Igreja reconhece que o Senhor Jesus é o único Salva dor. Foi pelo Seu Sacrifício que ela foi resgatada. “Eu sou dele”, pois somos seu povo, conforme I Pedro 2:9 “Vós sois... povo ad quirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos cha mou das trevas para sua mara vilhosa luz”.

Pergunta 4: Em Cantares 2:17. A Igreja Fiel anseia pela volta do Senhor Jesus, e clama pela sua vinda. “Antes que refresque o dia”, isto é, antes que o Sol se ponha, chegue a meia noite, antes que a luz desapareça, que não haja mais revelação e as trevas dominem por com pleto. Antes que o Espírito San to se retire deste mundo.

Pergunta 5: Ainda no verso 17, a expressão “caiam as som bras”, nos fala do aproximar da noite, do último momento do dia, período de intensas trevas, ausência total da luz. O mal do minando sobre a terra, período da Tribulação. Estamos vivendo o período dos últimos raios de luz sobre este mundo, deve mos estar atentos e andarmos como filhos da luz, conforme Efésios 5:8.

Pergunta 6: A expressão “ Faze -te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os mon tes de Beter, expressa o clamor, o pedido urgente da Igreja que deseja viver para sempre com o Seu Amado. Ela tem pressa, deseja que Ele venha rapida mente.

Pergunta 7: A. No texto em Cantares 2:10: A.”O meu ama do fala e me diz”, quem está falando é a noiva, a Igreja Fiel e, B. “Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem”, quem está falando é o Noivo, o Se

nhor Jesus.

Pergunta 8: Comparando os textos Cantares 2:10 e Apoca lipse 2:20, podemos identificar a fala do NOIVO, o SENHOR JESUS em “Certamente cedo venho” e a fala da Noiva, da IGREJA, como resposta ao seu Noivo: “Amém, ora vem Senhor Jesus”.

Japão

Participação da irmã Mitsue Noguti, Igreja de Aichi Ken / Toyota Shi - Pr. David Vieira:

Pergunta 1: Os males estão nas raposas porque elas comem os frutos, as raposinhas comem as flores. As flores falam, dos dons espirituais e os frutos são o resultado dos dons. Cantares 2:15 “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vi nhas estão em flor. “

Pergunta 2: No verso 15, en contramos a advertência de vigilância nas raposas e nas ra posinhas porque elas destroem as flores e frutos da vinha . Pro feticamente nos fala dos dons espirituais sem eles não há fruto na igreja. No verso 16, a doutrina de comunhão está na relação entre o Noivo (Jesus) e a Noiva (Igreja). Cantares 2:15 “Apanhai-me as raposas, as ra posinhas, que fazem mal às vi nhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” Cantares 2:16 “O meu amado é meu, e eu sou dele: ele apascenta o seu reba nho entre os lírios.”

Pergunta 3: Compromisso mú tuo de comunhão dela a igre ja para com o senhor Jesus . A igreja só tem um amado, que é o senhor Jesus . A igreja é pro priedade particular d’Ele sem mácula , definida. Efésios 5:27 Para a apresentar a si mesmo

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
8 • BOLETIM ICM | 23 OUT. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de outubro de 2022.

igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa seme lhante, mas santa e irrepreensí vel. Cantares 2:16 “O meu ama do é meu, e eu sou dele: ele apascenta o seu rebanho entre os lírios. “

Pergunta 4: Antes que acabe o dia o Senhor Jesus voltará buscar a sua Igreja. A meia noi te ouviu- se o clamor aí vem o esposo! Precisamos estar pre parados vigilantes com nossa Candeia acessa e com óleo de reserva sem a revelação a igreja não vai subir. Cantares 2:17 “An tes que refresque o dia, e caiam as sombras, volta, amado meu: faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes.

Pergunta 5: Antes que che guem às trevas a grande tribu lação, a igreja vai ser arrebatada e não haverá mais dons espi rituais porque o Espírito Santo vai se retira do mundo junto com a igreja fiel do Senhor e não haverá mais tempo para a salvação. Cantares 2:17 “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, volta, amado meu: faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.”

Pergunta 6: Volta amado meu, vem depressa a sua Igreja an seia por este momento , a igre ja olha para o alto deseja mui to o encontro nas nuvens com o Senhor Jesus. Cantares 2:17 “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, volta, ama do meu: faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.”

Pergunta 7: a) “O meu amado fala e me diz...” - a Noiva (Igre ja). b) “...Levanta-te, amiga mi nha, formosa minha, e vem.” - o Noivo (Jesus). Cantares 2:10 “O

meu amado fala e me diz: Le vanta-te, amiga minha, formo sa minha, e vem.”

Pergunta 8: O Noivo (Jesus): “...Certamente cedo venho...”. A Noiva (Igreja): “...Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” Apocalip se 22:20 “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.

México

Participação do irmão Fernando Neri da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Sal guero:

Pergunta 1: as raposas comem os frutos, as raposinhas comem as flores. As flores falam, profe ticamente, dos dons espirituais e os frutos são o resultado dos dons. Cantares 2:15 “Apanhai -me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, por que as nossas vinhas estão em flor.

Pergunta 2: no verso 15, encon tramos a advertência de vigi lância na identificação das ra posas e raposinhas. No verso 16, a doutrina de comunhão está na relação entre o Noivo (Jesus) e a Noiva (Igreja). Cantares 2:15 “Apanhai-me as raposas, as ra posinhas, que fazem mal às vi nhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” Cantares 2:16 “O meu amado é meu, e eu sou dele: ele apascenta o seu reba nho entre os lírios.

Pergunta 3: compromisso mú tuo e comunhão. A igreja só tem um amado, que é Jesus e Jesus só tem uma igreja, que é a igreja fiel. A igreja é proprie dade particular dEle. Ela é in violável, é a noiva, é a virgem. Cantares 2:16 “O meu amado é meu, e eu sou dele: ele apas centa o seu rebanho entre os

lírios. “

Pergunta 4: antes que o Sol se ponha. Antes da meia-noite. Antes que o Espírito Santo se retire deste mundo e não exis ta mais a revelação. Antes que a luz se apague e venha o do mínio das trevas sobre o mun do. Uma nuvem negra que paira sobre o mundo. Estamos vivendo o período dos últimos raios de luz do Sol da revelação. Período das últimas revelações. A igreja sem a revelação não vai subir. Cantares 2:17 “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, volta, amado meu: faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.”

Pergunta 5: Cantares 2:17 - o cair das sombras: meia-noite. O último momento do dia. O período das trevas. Período da Grande Tribulação, quando não haverá mais salvação.

Pergunta 6: Cantares 2:17 - a Igreja clama e anseia pela bre ve volta do Senhor Jesus e seu desejo é que Ele venha com rapidez. Beter: pode ser (esca broso).

Moçambique

Participação dos irmãos da igreja Tete, Pr. Pirajara Freitas:

Pergunta 1: as raposas comem os frutos, as raposinhas comem as flores. As flores falam, profe ticamente, dos dons espirituais e os frutos são o resultado dos dons. Cantares 2:15 “Apanhai -me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, por que as nossas vinhasestão em flor. “

Pergunta 2: no verso 15, encon tramos a advertência de vigi lância na identificação das ra

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 9

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de outubro de 2022.

posas e raposinhas. No verso 16, a doutrina de comunhão está na relação entre o Noivo (Jesus) e a Noiva (Igreja). Cantares 2:15 “Apanhai-me as raposas, as ra posinhas, que fazem mal às vi nhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” Cantares 2:16 “O meu amado é meu, e eu sou dele: ele apascenta o seu reba nho entre os lírios.”

Pergunta 3: compromisso mú tuo e comunhão. A Igreja só tem um amado, que é Jesus, e Jesus só tem uma Igreja, que é a Igreja Fiel. A Igreja é proprie dade particular d’Ele. Ela é in violável, é a noiva, é a virgem. Cantares 2:16 “O meu amado é meu, e eu sou dele: ele apas centa o seu rebanho entre os lírios. “

Pergunta 4: antes que o Sol se ponha. Antes da meia-noite. Antes que o Espírito Santo se retire deste mundo e não exis ta mais a revelação. Antes que a luz se apague e venha o do mínio das trevas sobre o mun do. Uma nuvem negra que paira sobre o mundo. Estamos vivendo o período dos últimos raios de luz do Sol da revelação. Período das últimas revelações. A Igreja sem a revelação não vai subir. Cantares 2:17 “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, volta, amado meu: faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.”

Pergunta 5: o cair das sombras: meia-noite. O último momento do dia. O período das trevas. Período da Grande Tribula ção, quando não haverá mais salvação. Cantares 2:17 “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, volta, amado meu: faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.”

Pergunta 6: a Igreja clama e anseia pela breve volta do Se nhor Jesus e seu desejo é que Ele venha com rapidez. Canta res 2:17 “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, volta, amado meu: faze-te semelhan te ao gamo ou ao filho dos vea dos sobre os montes de Beter.”

Panamá

Participação da irmã Andrea Sophia, da Igreja Aguadulce / Coclé, Pr. Vicente Castillo:

Pergunta 1: As raposas des troem os frutos da vinha. As raposinhas destroem as flores, impedindo que os frutos sejam gerados. - Sem flores não tere mos o fruto. As raposas e rapo sinhas, representam o adversá rio que querem destruir a obra do Espírito Santo em nossas vidas. A igreja quando perde os dons ( flores) torna insensível a voz do Espírito Santo.

Pergunta 2: Verso 15 - Vigilân cia - se não houver vigilância a raposa e as raposinhas vem para nos tirar benção. Verso 16 - Comunhão - o meu amado está entre os lírios, apascentan do as nossas vidas. Representa uma igreja que está definida e, almeja estar com o Senhor.

Pergunta 3: Quando reconhe cemos o Senhor Jesus como nosso Salvador, nós temos um compromisso com Ele e, ele conosco (Igreja fiel). Quando a igreja fala “o meu amado é meu ...” é a hora que definimos que o Senhor é o nosso Pr., não trocamos por nada este amor. A igreja é propriedade particu lar do Senhor.

Pergunta 4: Cantares 2:17“Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, volta, ama do meu... “ Expressa a hora da partida da Igreja: que venha li

geiro. Vivemos um período das últimas revelações, antes que cheguem as trevas.

Pergunta 5: Antes que o sol se ponha, ou seja, antes que o Espírito Santo se retire deste mundo e não exista mais a re velação.

Pergunta 6: O Gamo vem sal tando velozmente, o Senhor Jesus tem pressa em buscar a sua igreja. A igreja clama e an seia pela volta do Senhor Jesus. Este desejo é que Ele venha com rapidez, pois a Igreja tem pressa em estar com o Senhor na Glória.

Pergunta 7: a) “O meu amado fala e me diz...” - A Noiva está falando. É um diálogo contínuo entre a Noiva e o Noivo. b) “Le vanta-te, amiga minha, formo sa minha, e vem.” - o Noivo está falando. Cantares 2:10- “O meu amado fala é me diz: Levanta -te, amiga minha, formosa mi nha e, vem”

Pergunta 8: Cantares 2:10- o Noivo fala: “...Levanta-te ami ga minha, formosa minha , e vem...” - a Noiva fala: “ O meu amado fala e me diz...” - “Aque le que testifica estas coisas diz: Amém! Ora vem Senhor Jesus!

Paraguai

Participação da irmã Elsa Gauto, Igreja Capiatá, Pr. Ernesto Bogado:

Pergunta 1: As raposas e as ra posinhas pequenas causam danos comem as frutas e as raposinhas comem as flores (dons espirituais) por isso de vemos ter os olhos espirituais bem exercitados .

Pergunta 2: Lendo Cantares 2:15 e 16 esta expressão meu amado é meu e eu sua tipifica a doutrina da comunhão com o

INSTITUTO
DA
MARANATA
10 • BOLETIM ICM | 23 OUT. 2022

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de outubro de 2022.

noivo , fala de vigilância , estar velando.

Pergunta 3: Aqui a igreja decla ra seu compromisso com Jesus (o único Salvador) a comunhão , a União que temos com Ele fala do compromisso que te mos com Ele , que nossa vida é o mesmo pelo amor incondi cional que nos une através de seu Santo Espírito.

Pergunta 4: a aplicação profé tica deste chamado se refere à Igreja fiel ante o sombrio espi ritual volta amado meu.

Pergunta 5: a expressão e caiam as sombras fala o mo mento que vivemos .

Pergunta 6: Fala de um novo amanhecer para a igreja um novo dia que se aproxima fala o noivo.

Pergunta 7: O noivo quem fala.

Rússia

Participação da irmã Nade zhda Bakhareva da Igreja em Votkinsk, Pr. Vladimir Me zentsev:

Pergunta 1: A vinha é profeti camente a igreja, e raposas e filhotes são aqueles que afas tam o povo de Deus da obra de Deus. Mateus 23:15: Atos 2:17:1 Timóteo 4:1. Os dons espirituais são valiosos para nós e é im portante cuidar para que haja dons no corpo.

Pergunta 2: Cantares 2:15 - pe gar - isso fala de ser vigilante. Ele alimenta, o Senhor está en tre nós, Ele é o cabeça da igreja e é importante que a igreja viva em obediência. Fala de comu nhão e proteção de nós pelo Senhor - Apocalipse 2:1; 2:6; 3:20.

Pergunta 3: Fala do sacrifício de Jesus Cristo pela Igreja, o Se nhor e a Igreja são um, a Igreja

espera o Esposo, é fiel a Ele.

Pergunta 4: Cantares 2:17 - isso está falando sobre o arrebata mento da igreja. Neste último tempo, é importante que bus quemos a Deus e esperemos por Sua vinda.

Pergunta 5: “As sombras estão fugindo” é o fim dos tempos. Eis que o Senhor está voltando Lucas 12:35 e a igreja é uma luz para o mundo.

Pergunta 6: Cantares 2:17 - Noi vo Jesus Cristo se move muito rápido, as montanhas indicam eternidade e o tempo hoje “voa” e tudo está se acelerando. A vinda será inesperada. Lucas 12:46.

lância.

Pergunta 2: Verso 15 “Apa nhai-me as raposas, as raposi nhas...” Expressão mostra que temos que ter cuidado com as raposinhas, precisamos estar em temor e vigilância. Verso16 “O meu amado é meu, e eu sou dele...” Expressão a comunhão da igreja fiel com o noivo Jesus.

Pergunta 3: Fala da intimida de em que a igreja tem com o Jesus, a igreja precisa viver a perfeita comunhão com Cris to. Como esta expressado em João 17:23.

Pergunta 4: Fala de uma igre ja que clama diariamente pela volta do noivo (Jesus).

Amapá

Participação da irmã Ana Paula Castello Oliveira, Igre ja de Santa Rita, Pr. Antonino Magno de Freitas:

Pergunta 1: As raposas comem dos frutos da vinha e são fáceis de ser descobertas, mas as ra posinhas comem das flores da vinha, fazendo assim com que o fruto não venha, e essas ra posinhas são dificeis de ser descobertas, trazendo grande consequências a vinha. A vinha (igreja) não gera o fruto (vidas convertidas), pois da flor (dons Espirituais no meio da igreja) que vem o fruto. A igreja cres ce através da operação do Es pirito Santo no meio dela, os irmãos usados em dons, dons maduros. Mas se essas raposi nhas (fofoca, mentiras, invejas, contendas) surgirem no meio da igreja, ela adoece e não gera vida. Precisamos estar em vigi

“Antes que refresque o dia...” momento das densas trevas cubram o mundo, e a frieza es piritual tome conta de tudo. A igreja não quer viver esse mo mento, por isso ela clama pela volta do seu amado.

Pergunta 5: Fala do juízo sobre o mundo, da grande tribulação. Pergunta 6: Beter fala do mon te espiritual, ninguém ver, mas a igreja sabe que dela vem o socorro, o gamo e filho do vea do fala de Jesus e sua pressa de vim resgatar a sua igreja. Ele vem saltando os montes celes tiais e em Beter se encontrará com a igreja.

Goiás

Participação da irmã Ana Beatriz Ferreira de Campos, Ceres II, Pr. Ilvan Martins Car doso Junior:

Pergunta 1: Raposas e rapo sinhas atacam as flores impe dindo de dar frutos. Os dons espirituais e os resultados não podem ser destruídos, eles de vem ser preservados.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 11
*******

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de outubro de 2022.

Pergunta 2: No verso 15 encon tramos a advertência quando nos orienta a ter cuidado e ser mos vigilantes quanto as rapo sas e raposinhas, devemos nos preservar. A comunhão está re lacionada à igreja quando fala o meu amado é meu e eu sou dele, fala de uma relação de amor, intimidade, dependên cia do noivo com a noiva. Jesus é cabeça e a igreja é o corpo.

Pergunta 3: O compromisso com a comunhão entre Jesus e a igreja. A igreja é propriedade do Senhor somos pertencentes a ele.

Pergunta 4: Antes que se re fresque o dia, antes da meia noite, antes que o ES se retire do mundo, antes da grande tribulação, antes que a nuvem negra venha sobre o mundo.

Pergunta 5: Fala do último mo mento do dia, do período das trevas, onde o dia irá findar, pe ríodo da grande tribulação. O sol já justiça não irá raiar mais, e será somente trevas.

Pergunta 6: A igreja que an seia, e almeja a volta de Jesus, o desejo é que ele venha com a velocidade saltando pelos montes. A igreja tem pressa.

Rio de Janeiro

Participação do irmão Flavio Felício de Matos, Igreja Sarapuí, Pr. Silvio Pimentel de Ma cedo:

Pergunta 1: As raposas comam os frutos, às rapidinhas comem às flores. As flores falam profeti camente, dos dons espirituais e os frutos são o resultado dons.

Pergunta 2: No verso 15, en contramos a advertência de vigilância na identificação da raposas e rapidinhas. No verso 16, a doutrina e comunhão está

na revelação entre o noivo e a noiva.

Pergunta 3: compromisso mú tuo e comunhão. A Igreja só tem um amado, que é Jesus é Jesus só tem uma igreja , que é a fiel. A Igreja é propriedade particular dele, ela é inviolável, e a noiva e a virgem.

Pergunta 4: Antes que o sol se ponha, antes da meia noite. An tes que o espírito santo se retire deste mundo e não exista mais a revelação antes que a luz se apague e venha o domínio das trevas sobre o mundo. Uma nuvem negra que paira sobre o mundo. Estamos vivendo o período dos últimos raios de luz do sol da revelação. Período das últimas revelação. A Igreja sem a revelação não vai subir.

Pergunta 5: O cair das som bras, meia-noite, o último mo mento do dia. O período das trevas. Período da grande tri bulação, guiando não haverá mais revelação.

Pergunta 6: A Igreja clama e anseia pela breve volta do se nhor Jesus é seu desejo e que ele venha com rapidez.

Pergunta 7: a) quem está fa lando é a Noiva. b) quem está falando é o Noivo.

Pergunta 8: A fala do noivoCertamente cedo venho. A fala da noiva - Amém ora vem, Se nhor Jesus.

Santa Catarina

Participação do irmão Jefer son Thiago da Silva Bilo, Igreja em Gaspar, Pr. Alexsandro Alves dos Santos Pinheiro:

Pergunta 1: elas comem a flor e os frutos ou seja os dons espi rituais não se concretizam não dão frutos a igreja não cresce

Pergunta 2: a vigilância está no versículo 15 e a comunhão está no versículo16.

Pergunta 3: fala do compro misso da igreja com o Senhor e sua fidelidade ao Senhor e do Senhor com a igreja a comu nhão plena aliança eterna

Pergunta 4: fala revelação ain da tem luz o Espírito Santo está no nosso meio a igreja fiel anda na luz tem cadeia acesa tem a presença do Espírito Santo

Pergunta 5: há igreja fiel ela tem a revelação ele está orien tada pelo Espírito Santo desse momento o qual se aproxima que é grande tribulação ele não vai passar .. pois ela está apercebida

Pergunta 6: é o desejo da igre ja nesta hora ele súplica é o an seio da igreja nesta hora de ir para eternidade com seu ama do que ele volte rápido.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 13

Perguntas da Semana

24 a 30 de outubro de 2022

Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares. Texto base: Cantares Capítulo 3, versos 1 a 4 Neste segundo capítulo, estamos vendo a definição histórica, pro fética e doutrinária da igreja, em seu momento inicial. O momen to da operação do derramamento do Espírito Santo preparando a igreja para o arrebatamento.

Perguntas para todos

Pergunta 1

Faça uma associação entre o término do capítulo 2 e o início do ca pítulo 3. Quais as expressões que, profeticamente, apontam para o mesmo tempo vivido pela Igreja(Noiva)?

Pergunta 2

Qual a palavra-chave que inicia o capítulo 3 e que define o tempo profético que estamos vivendo?

Pergunta 3

Lendo Cantares, capítulo 3, verso 1, quem está falando? O Noivo (Jesus) ou a Noiva (Igreja)?

Pergunta 4

Nessa hora, há um apelo para que a Igreja se levante: “...levanta -te, amiga minha, formosa minha, e vem.” (Cap. 2, v. 10). De acordo com o texto em Cantares, capítulo 3, verso 2, por que o Noivo (Je sus) não foi encontrado?

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.

Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA14 • BOLETIM ICM | 23 OUT. 2022

Perguntas da Semana 24 a 30 de outubro de 2022

Pergunta 5

Lendo Cantares, capítulo 3, verso 2, a atitude da Noiva em se levan tar, foi correta ou errada?

Pergunta 6

Lendo Cantares, capítulo 3, verso 3, profeticamente, quem são “...os guardas, que rondavam pela cidade...”?

Pergunta 7

Lendo Cantares, capítulo 3, verso 4, quando a Noiva (Igreja) encon trou o Noivo (Jesus)?

Pergunta para CIAs

Pergunta 8

Lendo Cantares, capítulo 3, verso 1, por que a igreja precisa estar atenta nesta hora?

Pergunta 9

Faça uma comparação de Cantares 3:1 com o texto de Mateus 5:15.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 15

Informe Semanal 17 a 23 de outubro de 2022

Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Ocorreu, no último final de se mana, o programa “Anuncian do o Evangelho Eterno”.

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em al guns países do mundo.

Veículo de Comunicação Local

Dias e Horários*

YouTube Mundo Sexta-feira (21h)

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG)

Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ) Sábado (10h) | Domingo (10h)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG)

Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS)

Sábado (10h)

Domingo (15h30)

Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 17
*Horário de Brasília

Informe Semanal

17 a 23 de outubro de 2022

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

Nodomingo, dia 23 de outubro de 2022, às 15h00 (hora de Brasí lia), ocorreu a trans missão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo, com auxílio das jovens Ana Beatriz e Maria Luísa.

Primeira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Eduardo Leite de Palhoça/SC e pela senhora Ma ristela Lindolpho de Niterói/RJ.

Segunda pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela senhora Rosileide Santos de Porto Seguro/BA e pela se nhora Sue Lana de São José/SC.

Terceira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela senhora Arminda Pinaffo de São Gabriel da Palha/ES e pelo jovem Pedro Bernardes de Passos/MG.

Quarta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Paulo Márcio de Barra Mansa/RJ e pelo jovem Felipe Ricardo de Fortaleza/CE.

Quinta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Igor Ferraz de João Pessoa/PB e pela senhora Josil da Andrade de Porto Seguro/ BA.

Sexta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Moisés Lindolpho de Niterói/RJ e pelo ungido An derson Santos do Rio de Janei ro/RJ.

Sétima pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela criança Lavínia Gomes de Praia Grande/SP, pela criança Helena Duarte de Barra Mansa/ RJ e pelo intermediário Nathan Costa de João Pessoa/PB.

Oitava pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela adolescente Ana Luisa de Montes Claros/MG, pela criança Samuel Filho de Iúna/ES e pelo adolescente Davi Asafe de For taleza/CE.

As transmissões foram realiza das por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA18 • BOLETIM ICM | 23 OUT. 2022
Pr. Valter Babo (ao centro) conduzindo a transmissão especial.

Informe Semanal

17 a 23 de outubro de 2022

Transmissão especial para as igrejas do Exterior Atransmissão

especial para as igrejas do ex terior ocorreu neste domingo, 23 de outu bro de 2022, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Nesta transmissão foram apre sentados os testemunhos das Igrejas em Porto e Coimbra, Portugal e Londrina, Paraná, Brasil.

Pr. Marcos Vinícios

Portugal

Igreja em Porto

Irmãos, a paz do Senhor Jesus. Estamos aqui para dar um bre ve testemunho, daquilo que Deus tem operado aqui em nosso meio na Igreja Cristã Ma ranata do Porto, em Portugal e principalmente aquilo que o Senhor tem operado através dos cultos da Escola Bíblica Do minical. A igreja do Porto, já há alguns anos, tem tido um bom envolvimento nos estudos da Escola Bíblica Dominical, com os conteúdos, a participação dos irmãos, a busca pelas res postas. O desejo dos irmãos de enviar as contribuições e os ví deos para o Presbitério. E nós recebemos esse retorno quan do recebemos aqui irmãos que vêm do Brasil, ou irmãos que estão se mudando para cá. Já chegam conhecendo a igreja do Porto. Mas o que queremos destacar mesmo é o cresci mento espiritual da igreja. O crescimento espiritual na vida

dos irmãos pelo envolvimen to na Escola Bíblica Dominical é notório. Recebo muitos tes temunhos de irmãos dizendo que não conheciam a maravi lha da Palavra do Senhor como têm conhecido através da Es cola Bíblica Dominical. No sim ples fato de participar ali junto com as irmãs, junto com os va rões, na busca das respostas, deixam claro para nós que o crescimento espiritual foi ma ravilhoso. Temos testemunhos de irmãos que nunca vieram à igreja e quando vieram pela primeira vez a um culto da Es cola Bíblica Dominical, ficaram maravilhados, estão conosco até hoje e nunca mais deixa ram de vir aos cultos. Não po demos deixar de relatar que a nossa Escola Bíblica Dominical é o culto de maior frequência da igreja. Isso é o que deu base, deu unidade à igreja aqui nesta cidade. E hoje nós temos cultos bem frequentados para a gló ria do nome do Senhor.

Irmão Daniel Gonçalves

Portugal

Jovem na igreja em Coimbra

A paz do Senhor a todos os ir mãos. Gostaria de compartilhar

com os irmãos o quanto tem sido útil para mim o trabalho com a Escola Bíblica Dominical. Esta forma de estudo da Pala vra tem me levado a conhecer Deus, que está vivo e tem fa lado aos nossos corações. Este estudo das perguntas relacio nadas com os temas e estudos bíblicos tem gerado em mim um despertar para o momento espiritual em que o mundo se encontra. Este trabalho com a Escola Bíblica Dominical tam bém tem facilitado meu en tendimento sobre a Palavra de Deus. Em particular tem me despertado pelo profético que, na verdade, é tudo aquilo que o Espírito Santo nos tem reve lado nesta hora. É aquilo que está além da letra e que é ocul to para o homem natural, mas para nós os filhos de Deus tem sido vida e vida em abundân cia.

Na primeira carta do apóstolo João, capítulo 2, dos versos 14 ao 17, podemos ler o seguinte: “Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é des de o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 1Jo 2:15: Não ameis o mundo, nem

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 19

Informe Semanal

17 a 23 de outubro de 2022

o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1Jo 2:16: Por que tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1Jn 2:17: E o mundo passa, e a sua concu piscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.

Pr. Hélio Nakata

Brasil

Igreja em Jardim Ouro Branco, Londrina/PR

A paz do Senhor a todos. Nós gostaríamos aqui de testemu nhar para os irmãos com rela ção â Escola Dominical. Des de o início nós percebemos a importância que era a Escola Dominical naquilo que estava sendo transmitido pelo YouTu be todos os finais de semana.

E houve um empenho de to dos os pastores da área aqui de incentivar os irmãos a fazerem as suas contribuições. Inicial mente as contribuições eram por escrito e enviadas pelo Site. Em seguida nós começamos a perceber a importância do en vio das contribuições através dos vídeos. Então começamos a incentivar, principalmente os jovens a fazerem vídeos curtos de 1 a 2 minutos relacionados com as respostas da Escola Do minical e houve uma adesão muito grande por parte dos irmãos no desejo de produzir esses vídeos. Atualmente nós temos feito escalas, de tal ma neira que em todos os finais de semana existem os grupos de igrejas, grupos de irmãos e agora, não só jovens, mas tam bém senhoras, diáconos, obrei ros, crianças e adolescentes e temos feito as produções de

vídeos semanalmente. Nós te mos enviado todas as semanas, concentramos esses vídeos em um responsável e ele envia es ses vídeos. Isso tem sido para nós uma grande bênção. Lou vado seja o nome do Senhor. Diác. Fábio Popoff

Brasil

Igreja em Londrina Centro, Londri na/PR

A paz do Senhor, irmãos. Que remos trazer aqui um breve relato sobre a Escola Bíblica Dominical, esse banquete es piritual que o Senhor tem nos oferecido todas as semanas. Eu queria relatar uma experiência pessoal de algo maravilhoso que o Senhor tem operado na vida da minha esposa, por con sequência também da minha família. Desde que essa pan demia se instalou, um familiar meu, no caso meu sogro, não teve o suporte da denomina ção dele a respeito dos ensinos e nós vimos a oportunidade de renovar a ele o convite para as sistir à Escola Bíblica Dominical e ter acesso a esse grande te souro que estamos tendo aces so. Assim foi feito e desde en tão ele não tem perdido uma Escola Bíblica Dominical. Ele tem, com isso, se fortalecido na fé. Tem aberto a Palavra, estu dado e já nos cobra o envio das perguntas semanais. Tem tira do as dúvidas conosco. Mais es pecificamente, na questão de prática da Palavra, ele recebeu um convite que não glorifica va o Senhor. Naquele mesmo momento ele se lembrou dos ensinos, lembrou desse fortale cimento que está recebendo e recusou esse convite. E depois contou-nos que sentiu que aquilo não glorificava o Senhor.

Apelo: Irmãos, o servo, aque le que se dedica ao estudo da Palavra do Senhor e, especifi camente no nosso caso, tem feito uso dessa maravilhosa Escola Bíblica Dominical, ele se fortalece, ele fortalece o Corpo da igreja e se torna preparado para se desviar das ciladas des se momento da última hora.

Irmã Elaine Eloísa

Portugal

Igreja em Entrocamento

Quero contar a minha expe riência com a Escola Bíblica Dominical, porque tem sido muito maravilhoso viver a se gurança e a fortaleza da pa lavra de Deus. Os estudos das perguntas, o profético em cada resposta, tem-nos feitos servos mais definidos por esta Obra do Espírito Santo e preparados para a volta de Jesus!

Irmão Ramon Oliveira

Brasil

Igreja de Setiba, Guarapari/ES

Tem sido de grande valia os en sinos da Escola Bíblica Domini cal, principalmente com a di nâmica presencial. Em especial quero dizer que como obreiro tem me ajudado muito esses estudos, porque tenho conse guido alcançar cada dia mais as revelações do Senhor atra vés da Palavra e essa tem sido a experiência de muitos com panheiros. Vamos em frente, porque o noivo breve vem.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA20 • BOLETIM ICM | 23 OUT. 2022
Testemunhos postados no portal - Exterior e Brasil

Assistência 0800

Durante este período de pan demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

Assistência 0800 e COVID 15 a 21 de outubro de 2022

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís ticos dos atendimentos reali zados.

Motivo %

Espiritual 46,23

Outros 15,06

Enfermidade 14,44

Familiares 10,88

Vida Secular 6,90

Conjugal 2,09 Profissional 1,88

Sentimental 1,26

Livramento 1,05 Litígio Justiça 0,21

Total Geral 100

Período de apuração: 15 a 21/10/2022

Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan demia do Coronavirus (CO VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne

cessidade de seguir as orienta ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen sáveis para o momento. O co municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re

uniões com aglomeração, em observância às orientações da das pelas autoridades sanitá rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 21
Brasil Curados Enfermos Total 4.710 1.632 Exterior Curados Enfermos Total 95 85 Apuração: 21/10/2022 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19 46,23% 15,06% 14,44% 10,88% 6,90% 2,09% 1,88% 1,26% 1,05% 0,21% Espiritual Outros Enfermidade Familiares Vida Secular Conjugal Profissional Sentimental Livramento Litígio Justiça

Agenda da Semana

24 a 30 de outubro de 2022

Cultos Virtuais

Data: Todos os dias

Horário: 20h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno

Data: 28/10 (Sexta-feira)

Horário: 21h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical

Data: 30/10 (Domingo)

Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Transmissão Especial - Exterior

Data: 30/10 (Domingo)

Horário: 12h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja

Data: 30/10 (Domingo)

Horário: 15h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA22 • BOLETIM ICM | 23 OUT. 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.