A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte IX

Page 1

Set. 2022 | Volume 3 | nº 38 EscolaDominicalBíblica 18 de setembro de 2022 A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte IX

No primeiro capítulo de Canta res vemos o período inicial da Igreja, a partir do Pentecostes. No segundo capitulo vemos o tempo final da Igreja, ou seja, o derramamento do Espirito preparando a Igreja para o ar rebatamento. Por isso, vemos as expressões “amor”, “amado”, as referências ao sangue, den tre outras.

Pergunta

Resposta: Rosa de Sarom – cor vermelha – o sangue (o Espíri to Santo) – a revelação – Fala do derramamento do Espíri

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte IX

Síntese da palavra do presidente

Foram transmitidas, pelo Pr. Gilson Sousa, as respostas en viadas por diversas igrejas. Posteriormente, foi trazida uma palavra doutrinária pelo Pr. Gedelti Gueiros.

Escola Bíblica Dominical 18 de setembro de 2022 Set. 2022 | Volume 3 | nº 38 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA2 • BOLETIM ICM | 18 SET. 2022

Eu saúdo a todos com a paz do Senhor. Eu quero esclare cer alguns pontos necessários. Alguns irmãos observam co mentários presentes na Bíblia, sobre o livro de Cantares, para tentar se entender o contexto profético. Nós já sabemos que

tema: “A igreja e seus mistérios, profetizados no livro de Canta res”.

Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

Duas figuras proféticas são apontadas no verso 1: a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales. Qual a aplicação profética desses dois elementos?

Bíblica Domi nical do dia 18 de se tembro de 2022 foi realizada ao vivo, dire tamente dos estúdios da Rádio e TV Web Maanaim, em Vila Ve lha, Espírito Santo, com a par ticipação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

isso não é importante para nós. As respostas às perguntas não se referem ao fato de apenas se responder aquilo que alguém entendeu. Mas precisa ser aqui lo que você entendeu, naquilo que o Espírito Santo está reve lando à Igreja. Na internet pode ser encontrada uma grande va riedade de pensamentos sobre a Bíblia. No nosso caso, o que estamos realizando é uma se quência profética que está des crita no livro.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! O assunto desta Escola Bíblica Dominical está voltado às per guntas formuladas, dentro do

AEscola

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

A rosa de Sarom é uma flor na tiva. Quando chega a prima vera, estas plantas se abrem no mesmo dia. Quem olha de cima, vê um tapete de flores. Isso significa que a primavera chegou. Cantares diz: “O tempo de cantar chega. A voz da rola ouve-se em nossa terra”. São acontecimentos que estão na ecologia de Israel, mas são pro féticos para Israel.

Esta descrição profética mostra que o inverno passou (o inverno espiritual passou para nós). O campo agora está florido. Este fenômeno é chamado de “Nit zanin”, que para nós significa “o derramar do Espírito Santo”.

A beleza do livro está exata mente nisso. O Senhor quer que nós entendamos isso. Não se trata do tempo do homem, chamado chronos, mas do tempo de Deus, chamado kai ros. Aquilo que ocorre profeti camente é o que marca o tem po de Deus. Isso é que importa

Pr. Gedelti Gueiros participando via telefone da Escola Bíblica Dominical

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 3

“Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.” Cantares 2:1

Israel tem algumas divisões em seu território. Há um território que está no oriente. Nesta par te, o rio Jordão desce, caindo

por 395 metros, até chegar ao mar morto.

Na outra parte, que divisa com o mar Mediterrâneo se encon tra o vale Esdraelom ou vale de Jizreel. Saindo do norte para o sul, temos a região da cidade de Acre (divisa norte de Israel), e logo depois se encontra a re gião de Sarom (uma região de planície, uma campina).

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte IX

to Santo. Jesus é a revelação, o derramamento do Espírito Santo. Lírio dos Vales - A Igre ja purificada pela operação do Espírito Santo.

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte IX

http://numinosumteologia.blogspot.com/2016/03/a-falha-siro-africana-geografia-biblica.html Foto atual do vale de Jizreel - Israel Disponível em https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1001072227

“Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa ter ra.” Cantares 2:12

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

Assim é a Igreja. Há muitos “evangelhos”, muitos “cristia nismos”, mas a minha está aqui. É a menção de Jesus à sua Igreja. A Igreja cresce no charco. O charco está aí, figura do mundo. Jesus usa a figura do lírio para mostrar o mundo no qual estamos vivendo. A po dridão do mundo está presen te, um descalabro moral, mas a Igreja está santificada neste mundo. É no charco que a Igre ja

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA4 • BOLETIM ICM | 18 SET. 2022

Vale do rio Jordão – Israel

para a Igreja nesta hora.

Disponível em

gando a época do acasalamen to. É o preparo da Igreja para as bodas, para o casamento.

A voz da rola é ouvida. É o canto da Igreja Fiel. A rola começa a arrulhar porque ela está pres tes a se acasalar. Assim, tudo no segundo capitulo está re lacionado ao tempo da Igreja que vive o tempo próximo ao arrebatamento.

Para quem está vivendo esta bênção, o inverno espiritual passou. Muitos continuam no inverno, pois o mundo vive o tempo da noite. Sem a revela ção, sem a luz, o inverno con tinua. Mas a Obra do Espírito tem a luz. Podemos andar na luz. O mundo está no escuro, mas a Igreja tem a revelação. Estamos orando para que o Senhor Jesus venha depressa, porque não se tem segurança mais em nada.

“Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas.” Cantares 2:2

cresce.

O segundo capítulo de Can tares se refere ao momento profético final da Igreja. Nesse mundo, a Igreja está lutando pela sua sobrevivência. Ela vai sobreviver somente daquilo que é dado pelo Espírito. Ela vai ser guiada pelo Espírito Santo. Quem quer o Espírito Santo vai caminhar, mas quem não quer vai continuar no mundo. A pri mavera chegou, chegou o tem po de cantar. É o canto do Za mir, o canto do Espírito Santo. Este pássaro começa a cantar nessa época, porque está che

vai se destacar pela intimidade que ela tem com o noivo. A Igreja é aquela em que

“Qual a macieira entre as ár vores do bosque tal é o meu amado entre os filhos: desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar”. Can tares 2:3

“Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, por que desfaleço de amor.” Can tares 2:5

Resposta: A macieira se desta ca entre as árvores do bosque pelo seu fruto doce ao paladar. Além de fruto suculento, sua doçura, seu perfume, torna o

Pergunta

A macieira se destaca nesta hora. Para a Igreja, Jesus é uma planta frutífera, da qual ela se alimenta e respira. Quando você passa por uma plantação de maçãs, é possível sentir o perfume. A maçã é um alimen to que tira a ansiedade.

A passa é o alimento que a Igreja precisa na caminhada. A passa se pode guardar. Ela tem o açúcar para dar a energia ne cessária à caminhada. Ela não apodrece. Quanto mais tempo passa, mais ela se torna adoci cada. A maçã, por outro lado, é o alimento do dia. Todos os dias a Igreja precisa deste alimento. Que o Senhor nos abençoe!

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 3, a igreja externa o seu desejo de um alimento especí Porfico.

A Igreja quer a sombra da ma cieira, o perfume do Espírito Santo. Ela sente o ambiente de amor, de afeto, de comunhão, onde ela vê a operação do Espí rito Santo na sua vida. Ela vive isso em todos os momentos do dia. Jesus é aquele que dá a sombra, o alimento, a energia, o descanso e tudo aquilo que alimenta a alma. A igreja preci sa disso.

fruto da macieira o alimento que a igreja anseia. A igreja anseia pelo alimento dos dons do Espírito Santo, que a sus tentam na caminhada.

o Senhor confia os seus segre dos. É nessa comunhão proféti ca que a Igreja vive.

A lama está lá em baixo. É aqui lo que está sendo ensinado nas escolas, em todos os luga res. Não estamos preocupa dos com os acontecimentos à nossa volta, nem como vamos deter tudo isso. Cada um deve cuidar da sua casa, da sua vida espiritual. Mas são poucos os que querem ouvir a voz da rola (Igreja) nem do Zamir (a voz do AEspírito).Igreja

que, profeticamente, a Igreja anseia um alimento es pecífico para esta última hora, e qual é esse alimento?

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 5

“Não peço que os tires do mun do, mas que os livres do mal.” João 17:15

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte IX

Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata

Participações EBD - Exterior

Pergunta 1: o Noivo, na figura do Senhor Jesus, com ênfase à operação do Espírito Santo. Cantares 2:1 - “Eu sou a Rosa de Sarom, o lírio dos vales. “O Noi vo (Rosa de Saron) e a Noiva (Lí rios dos Vales).

Pergunta 3: A aplicação profé tica da expressão “Qual o lírio entre os espinhos...? É a Igreja no mundo. A igreja todos os dias procura andar pelas pisa das do Senhor Jesus com ajuda do Espírito Santo.

Austrália

Participação da Igreja Sydney, Pr. Douglas Spanghero:

Pergunta 5: Os frutos da ma cieira são os frutos do Espírito, os dons espirituais são dons cujo origem é a eternidade. So mente eles trazem a vida eter na à Igreja. Portanto, a Igreja Fiel entende a “necessidade vital” desses frutos, os busca com zelo.

Participação do Grupo de Se nhora da Igreja de Vancouver, Pr. Adonias Guilherme:

Pergunta 2: As duas figuras proféticas apontadas no verso 1 são: Rosa de Sarom aponta pela morte e ressurreição do Senhor Jesus ( Salvação para todos os que creem). Lírio dos Vales aponta a Igreja purificada pela operação do Espírito San to.

No verso 1 quem está falando é a Noivo. O nosso amado Salvador ( Senhor Jesus Cristo).

Pergunta 3: A Igreja que se destaca no meio dos espinhos (do mundo). A origem do lírio é nos charcos, mas não traz as características da lama. A lama serve de adubo. A igreja não se mistura com o pecado.

Participação do irmão Pável Antonov da Igreja de Minsk:

Participação do Grupo das Senhoras, da igreja em Luanda, Pr. José PerguntaEduardo:1:

Bielorrússia

Pergunta 4: O Noivo chama a Noiva de “ ... Minha amiga entre as filhas” pela ligação de inti midade entre o Noivo e a Noi va. Hoje a Noiva conhece bem o seu Noivo e já não há mais dúvidas nela, a Noiva pensa dia e noite no Noivo.

Pergunta 5: Lendo cantares capítulo 2, verso 3, a Igreja pro feticamente anseia um alimen to específico para esta última hora para se fortalecer na ca minhada. E este alimento espe cífico é a palavra da fé que é o Evangelho da vinda do Senhor Jesus, manifestado pelo Espí rito Santo. Cantares 2:3 “Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado en tre os filhos”.

Pergunta 1: O noivo

Pergunta 2: Rosa de Saromcor vermelha - o Sangue (o Es pírito Santo) - a revelação - Fala do derramamento do Espírito Santo. Jesus como o cabeça da Igreja. Jesus é a revelação, o derramamento do Espírito Santo. Lírio dos Vales - A Igre ja purificada pela operação do Espírito Santo. Uma referência à igreja - a santificação da igre ja pelo Espírito Santo. A igreja como corpo de Cristo. Cantares 2:1 - “Eu sou a Rosa de Sarom, o lírio dos vales. “

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 7

Pergunta 3: Igreja fiel no meio do mundo e da religião. O mun do e a religião não carregam em si a vida eterna, mas ten tam abafar esta vida na Igreja Fiel.

Canadá

Pergunta 3: O Lírio entre os espinhos fala da igreja com prada pelo Sangue de Jesus, é pura, apesar do mundo, apesar

Pergunta 1: Noivo. Pergunta 2: Rosa de Saromum tapete de flores vermelhas na primavera no Vale Sarom. A obra do Espírito Santo na Igreja Fiel dos últimos tempos. Ênfa se na aplicação do Sangue de Cristo, que atua no Corpo da Igreja. Jesus no versículo 1 e a Igreja no versículo 2 é o Lírio. A Cabeça e o Corpo nos últimos dias antes do arrebatamento são Um na prática da vida da Igreja.

Angola

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de setembro de 2022.

Pergunta 5: a macieira se des taca entre as árvores do bos que pelo seu fruto doce ao pa ladar. Além de fruto suculento, sua doçura, seu perfume, torna o fruto da macieira o alimen to que a igreja anseia. A igreja anseia pelo alimento dos dons do Espírito Santo, que a susten tam na caminhada.

Pergunta 2: Rosa de Saromde cor vermelha simboliza o Sangue de Jesus. Lírio dos Va les - a igreja Santificada e puri ficada pela operação do Espíri to Santo.

Pergunta 4: a Igreja se desta ca pela intimidade com o Se nhor. Amiga: aquela a quem o Senhor confia seus segredos. Revela tudo a ela. Cantares 2:2 - “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as fi lhas. “

Pergunta 4: A expressão “Ama do” fala de proximidade e con fiança na Esposa por parte do Esposo.

Pergunta 4: Uma primeira re ferência bíblica à palavra “ami go” pode estar relacionada ao grande amor que Jesus tem por sua igreja, pois esse amor foi confirmado com sangue

da obra maligna que o mun do tem, apesar dos espinhos, apesar das suas grandes lutas, apesar de tudo a igreja sobrevi ve, apesar de viver no charco, o lírio sobressai imaculado.

Pergunta 5: A macieira dá sombra, dá perfume aos frutos, seus frutos são belos, alimenta, tudo aquilo que é Jesus. Jesus é chamado de macieira porque nesta hora a Igreja se destaca pelos seus frutos, frutos vinda do Espírito , onde a revelação e dons espirituais estão presen tes no meio dela, que é o que a sustenta para vencer as lutas diárias e que fará ela se diferen ciar das demais quando Jesus vier nas nuvens.

Pergunta 4: A igreja (o amor do noivo) tem uma relação íntima com Jesus; porém, a religião (as filhas) sabe dele, mas não tem intimidade com ele.

Costa Rica

Coréia do Sul

Participação da irmã Martha Gutierrez Jimenez, da Igreja em Bagaces, Mogote / Guanacaste, Pr. Manuel Cortés VilPerguntalalobos:

Pergunta 3: Seguindo o mes mo entendimento da questão anterior, a igreja fiel se desta ca do mundo como o lírio se destaca dos espinhos. Os espi nhos são uma figura do mun do porque inevitavelmente de vemos interagir nele (Mateus 22:21), e isso é necessário para que a santificação seja evi dente (João 17:15-17). Os lírios são normalmente de cor clara, apontando para a santificação como a identidade da igreja fiel (Hebreus 12:14). Os espinhos podem ser identificados como uma figura do mundo (Lucas 8:14), pois são o resultado da corrupção trazida pelo pecado primitivo (Gênesis 3:18).

Santo - Batismo com o Espírito Santo (Atos 2). Lírio dos Vales - A igreja é santificada pela opera ção do Espírito Santo (sangue).

Pergunta 2: Rosa de Sarom - Derramamento de sangue, derramamento do Espírito

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de setembro de 2022.

Pergunta 2: Sarom era uma planície muito fértil, bonita por

Pergunta 5: A revelação é o ali mento que a igreja deseja, que vem diretamente de Jesus, por meio do Espírito Santo e nos dá a vida eterna. Os dons do Espí rito e a palavra viva alimentam a igreja e são doces ao paladar. Nesta última hora, a igreja re pousa à sombra do Todo-Po deroso e se deleita com a reve lação. Salmo 91:1 - Aquele que habita no esconderijo do Altís simo à sombra do Todo-Pode roso repousará.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

Participações EBD - Exterior

Pergunta 1: O noivo fala neste versículo mostrando profeti camente que Jesus é uma re velação do Espírito Santo, na qual Ele derramou Seu sangue (a rosa) para salvar e purificar a igreja (o lírio). Isaías 65:10, “Sa rom, será um rebanho de reba nhos ...” Um campo fértil cheio de flores. Um lugar de cura (Pe dro cura um homem em Sha ron).

Pergunta 4: Há a comunhão entre o cabeça com o corpo. O noivo chama a noiva de amiga porque a igreja fiel (noiva) tem um relacionamento mútuo de intimidade com Senhor Jesus, a noiva amada que confia ple namente no seu noivo e deixa ser guiada e ensinada pela sua palavra .

8 • BOLETIM ICM | 18 SET. 2022

1: Quem fala é o noi vo.

Pergunta 3: A igreja fiel é lin da, vestida com as vestes da salvação e santificação, o que contrasta com a igreja infiel que está no mundo, que pode sufocar a eficácia da palavra de Deus em nossas vidas. O Senhor plantou a igreja para ser santificada e separada do mundo. Mateus 13:22 - Ora, aquele que recebeu a semente entre os espinhos é aquele que ouve a palavra, e os cuidados deste mundo e o engano das riquezas sufocam a palavra, e ela se torna infrutífera.

sua flora (Isaías 35:2) e era um local de excelente pastagem para ovelhas (Isaías 65:10), exce to algumas regiões com cardos e espinhos. A frase “Eu sou a Rosa de Sarom” aponta para o Senhor Jesus como o centro do projeto de salvação: João 6:51, 8:12, 10:11, 11:25, 14:6, 15:1,5; e Apo calipse 21:6. Ainda no contexto acima, assim como a “rosa” de Sharon, o “lírio” também cresce em Sharon, mas principalmen te nos lugares mais úmidos e lamacentos. Assim, esta segun da autorreferência do “noivo” mostra que Jesus é o modelo da igreja (1 Coríntios 11:1 e Efé sios 5:1-3). Assim, é possível des tacar que a expressão “Eu sou a Rosa de Sarom” aponta para Jesus como Cabeça da igreja. E a expressão “E o lírio dos va les” aponta para Jesus como referência para uma igreja que deve crescer em santificação.

Participação do irmão David Choe, do Maranatha Christian Church, em Seul / Bundang, Pr. David Vieira:

Pergunta 2: Rosa de Saron: A rosa dá em terreno fértil e é uma rosa que exala um perfu me muito bom, uma flor muito bela, ela possui a cor vermelha que representa o sangue de Je sus. Lírio dos vales: Fala da igre ja, e do próprio Senhor Jesus. O Lírio nasce no meio da lama, de terreno com lodo, aonde o lírio se destaca. Aquilo que é a su jeira do mundo não impede do Espírito Santo nascer nas nos sas vidas. Em meio às provas, as lutas, mas nós destacamos por sermos servos do Senhor, como Lírio. Onde abundou o pecado superabundou a graça.

Participações EBD - Exterior

sou a rosa de Sharon e o lírio dos vales.” Rosa de Sarom: tipi fica o derramamento do Espí rito Santo. Jesus como cabeça da Igreja. Além da cor verme lha da rosa que representa o sangue. Lírio do vale: - O lírio do vale é uma flor branca, que indica a Igreja purificada pela operação do Espírito Santo. So mente purificada a igreja pode ser o corpo de Cristo.

Equador

Pergunta 5: Cantares 2:3“Como a macieira entre as ár vores selvagens, assim é o meu amado entre os jovens; à som bra do desejado eu me sentei, e seu fruto era doce ao meu paladar.” A macieira se destaca entre as árvores da floresta por sua fruta doce no paladar. Além da fruta suculenta, sua doçura, seu perfume, faz do fruto da macieira o alimento que a igre ja anseia. A igreja anseia pelo alimento dos dons do Espírito Santo, que a sustentam em sua jornada.

Pergunta 1: Cantares 2:1 - “Eu sou a rosa de Sharon e o lírio dos vales.” Quem fala é o Espo so, que tipifica nosso Senhor Jesus, e no versículo ele enfati za a operação do Espírito Santo Pergunta 2: Cantares 2:1 - “Eu

Participação do irmão Marcio Ribeiro, Igreja de WatertownPr. Maicon Assis:

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de setembro de 2022.

Desta forma, é o próprio Espí rito Santo que revela os segre dos de Deus ao “amigo”, que é a igreja fiel.

mim.” Jesus se apresenta como o caminho, a verdade e a vida.

Pergunta 6: Jesus se apresen ta como o centro do projeto de salvação.

A maçã, como figura do Senhor Jesus, é o alimento que nos dá vida (João 6:51-56). A espécie mais comum de maçã é aver melhada, permitindo que essa cor seja associada ao sangue derramado na cruz do Calvário. Finalmente, a igreja anseia por este fruto na última hora, justa mente porque Jesus é o cordei ro sem defeito, o alimento do povo de Deus pouco antes da fuga deste mundo (Êxodo 12:5).

derramado; o próprio Senhor Jesus destaca esse amor (João 15:13). A frase “filhas”, que na verdade se refere a “donzelas”, aponta para uma igreja fiel, pura, sem mácula e compro metida com o projeto da salva ção (Jo 15:14).

Participação da irmã Angel Aulestia, Igreja em Quito, Pr. Wanderley Cruz:

Pergunta 3: Cantares 2:2“Como o lírio entre os espinhos, Assim é meu amigo entre as donzelas.” A Igreja é o lírio que cresce no meio dos espinhos que representa o mundo. A igreja se destaca do mundo e não se mistura com o pecado.

Pergunta 4: Cantares 2:2“Como o lírio entre os espinhos, Assim é meu amigo entre as donzelas.” A Igreja se destaca pela intimidade com o Senhor. Somente a sua amiga o Senhor confia seus segredos e revela tudo a ela.

Pergunta 6: Cantares 2:1 - “Eu sou a rosa de Sharon e o lírio dos vales.” Jesus é apresentado como a Rosa de Sarom. João 14:6 - “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por

Pergunta 5: O alimento em questão é a maçã, que nasce de uma macieira proeminente no meio de outras árvores. Esta árvore é uma figura do Espírito Santo. Assim como “outras ár vores”, é possível encontrar có pias, mas somente a verdadeira operação do Espírito Santo pro duz o doce Jesus revelado.

Estados Unidos

Pergunta 1: Fala do noivo - Se nhor Jesus, a rosa de Saron

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 9

Pergunta 3: Os espinhos falam das lutas, do pecado, das pro vas, mas o Senhor é conosco, não impede da igreja, a noiva de Cristo de nascer de crescer. Exala o bom perfume de Cristo, falando do bom testemunho da igreja, que mesmo em meio às provas ela exala o perfume. Assim como o Lírio sobrevive no meio dos espinhos, a igreja também sobrevive em meio às dificuldades. Em meio a uma situação que impediria do lírio nascer entre as filhas, falando de Israel, a igreja nasceu.

Pergunta 4: Amiga significa intimidade, aquele que você pode confiar, demonstra con fiança. O Senhor confia a igreja a sua intimidade, os seus se gredos. Nós já alcançamos tan ta intimidade que somos ami gos do Senhor. A igreja fiel que

Pergunta 6: Jesus é o caminho a verdade e a vida, e a rosa de Saron!

Inglaterra

Pergunta 5: A macieira se des taca entre as árvores do bos que pelo seu fruto doce ao pa ladar. Além de fruto suculento, sua doçura, seu perfume, torna o fruto da macieira o alimento que a igreja anseia. A igreja an seia pelo alimento dos dons do Espírito Santo, que a sustentam na caminhada. A igreja neste momento profético se alimen ta de um alimento eterno e ge nuíno ela não é enganada pois conhece o verdadeiro.

Luxemburgo

espinhos nos fala das coisas do mundo , aquilo que vem para nós machucar , sufocar. A ori gem do lírio e nos charco de lama, brejo. A Igreja não se mis tura com a lama ou seja com o pecado. A Igreja purificada pela operação do Espírito San to como corpo de Cristo.

10 • BOLETIM ICM | 18 SET. 2022

Participações EBD - Exterior

igreja que se apresenta pura imaculada para seu Noivo.

Japão

PerguntaCibien:

Pergunta 1: O noivo , o Senhor Jesus com a operação do Espí rito Santo no meio da Igreja .

Pergunta 4: A Igreja se destaca pela intimidade com o Senhor. Amiga: aquela a quem o Se nhor confia seus segredos. Re vela tudo a ela. Aos apóstolos Jesus chamou de amigos, por que seriam aqueles que teste munhariam Dele.

Pergunta 5: A palavra revelada, a sombra que fala do descanso, da proteção, fala também dos fruto que é doce ao paladar que nos fala dos dons do Espíri to Santo. Quando a pessoa vem do mundo cheio de lamaçal e sujeira, ele encontra o abrigo na sombra, encontra o alívio do sol que castiga, das lutas do mundo.

Pergunta 3: A Igreja que se destaca no meio dos espinhos (do mundo). A origem do lírio é nos charcos, mas não traz as características da lama. A lama serve de adubo. A igreja não se mistura com o pecado. Uma

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

Pergunta 3: O lírio é a Igreja, os

Pergunta 6: Jesus se apresen ta como a Rosa de Sarom e o caminho, a verdade e a vida. O Senhor Jesus é tudo para nós, o nosso único e suficiente Sal vador.

Pergunta 4: A noiva a Igreja é chamada de amiga porque o Senhor confia e revela os seus mistérios, segredos na mais íntima comunhão com o seu Espirito , manifesta toda a sua vontade. João 15:15-16 - Já não os chamo servos, porque o ser vo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tor nei conhecido a vocês. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fru to, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome.

Participação do irmão Halisson Ader Vieira Dos Santos, Igreja em Oxford, Pr. Charlles

1: O Noivo, na figura do Senhor Jesus, com ênfase à operação do Espírito Santo. Podemos encontrar em outros muitos textos a expressão: “Eu sou”. Que nos remete aquele que é todo poderoso.

Pergunta 5: A Igreja anseia pelo alimento dos dons do Es pírito Santo , que a sustenta na caminhada. 1 Coríntios 12: 7-10 - Mas a manifestação do Espí rito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sa bedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espí rito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coi sas, repartindo particularmen te a cada um como quer.

Pergunta 2: Rosa de Sarom de cor vermelha que nos lembra o sangue do Senhor Jesus verti do na cruz em nosso favor . O derramar do Espírito Santo e a revelação dos seus mistérios na Igreja. Lírio dos vales :Profetica mente , fala da Igreja , santifi cada pelo Espírito Santo , como corpo de Cristo e o Senhor Je sus como o cabeça .

Participação da irmã Mitsue Noguti, Igreja de Aichi Ken / Toyota Shi - Pr. David Vieira:

da irmã

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de setembro de 2022.

Pergunta 2: Rosa de Saromcor vermelha - o sangue (o Es pírito Santo) - a revelação - Fala do derramamento do Espírito Santo. Jesus como o cabeça da Igreja. Jesus é a revelação, o derramamento do Espírito Santo. Lírio dos Vales - A Igre ja purificada pela operação do Espírito Santo. Uma referência à igreja - a santificação da igre ja pelo Espírito Santo. A igreja como corpo de Cristo.

tem na sua caminhada a eter nidade como foco é chamada de amiga.

Participação Marcia

Pergunta 3: A Igreja que se destaca no meio dos espinhos ( do mundo) A origem do Lírio é nos charcos, mas não traz as características da lama. A lama serve de adubo. A igreja não se mistura com o pecado. Canta res 2:2.

Pergunta 4: A Igreja que rece beu do Senhor o seus misté rios e entrou na sua intimida de através do Espírito Santo. A igreja é esta amiga que guar dou em seu coração os valores celestiais.

Moçambique

Nova Zelândia

Hoffmann Souza, Igreja em Wilt / Luxemburgo - Pr. Marcus PerguntaVinícius:1:

Participações EBD - Exterior

Pergunta 1: O Noivo, na figura do Senhor Jesus, com ênfase a operação do Espírito Santo. Cantares 2:1.

Pergunta 4: A Igreja se desta ca pela intimidade com o Se nhor. Amiga : aquela a quem o Senhor confia seus segredos. Revela tudo a ela . João 15:14. Cantares 2:2. Muitos são cha mados...

O Noivo - O Senhor Jesus, com a operação do Espí rito Santo.

Pergunta 3: a Igreja que se destaca no meio dos espinhos (do mundo). A origem do lírio é nos charcos, mas não traz as características da lama. A lama serve de adubo. A igreja não se misturam a com o pecado. Cantares 2:2 - “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha ami ga entre as filhas. “

Pergunta 2: Rosa de Saromcor vermelha - o sangue (o Es pírito Santo) - a revelação - Fala do derramamento do Espírito Santo. Jesus como o cabeça da Igreja. Jesus é a revelação, o derramamento do Espírito Santo. O Lírio dos Vales - A Igre ja purificada pela operação do Espírito Santo. Uma referência à igreja - a santificação da igre ja pelo Espírito Santo. A igreja como corpo de Cristo. Cantares 2:1 - “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.

Pergunta 5: a macieira se des taca entre as árvores do bos que pelo seu fruto doce ao pa ladar. Além de fruto suculento, sua doçura, seu perfume, torna o fruto da macieira o alimen to que a igreja anseia. A igreja anseia pelo alimento dos dons do Espírito Santo, que a susten tam na caminhada. Cantares 2:3 - “Qual a macieira entre as

Pergunta 2: Profeticamente a Rosa de Sarom (Cor Vermelha) é o sangue do Senhor Jesus que é o Espírito Santo Derra mado sobre a Igreja que é cor po de Cristo (Cabeça). Lírio dos Vales - O Lírio é puro mesmo estando no lamaçal no pânta no, igualmente é a Igreja purifi cada pela operação do Espírito Santo, ela é pura mesmo estan do neste mundo.

árvores do bosque tal é o meu amado entre os filhos: desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar”.

Pergunta 5: A macieira em mé

Pergunta 5: A macieira se des taca entre as árvores do bosque pelo seu fruto doce ao paladar. Além de frutos suculentos, sua força, seu perfume, torna da macieira o alimento que a igre ja anseia. A igreja anseia pelo alimento dos dons do Espírito

México

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 11

Pergunta 2: Rosa de Saromcor vermelha- o sangue ( o Es pírito Santo) - a revelação- Fala do derramamento do Espírito Santo. Senhor Jesus como ca beça da Igreja. Senhor Jesus é a revelação, o derramamento do Espírito Santo. Lírio dos Vales -A Igreja purificada pelo Espírito Santo. Uma referência à igre ja- a santificação da Igreja pelo Espírito Santo. A igreja como corpo de Cristo. Cantares 2:1

PerguntaSpanghero:1:

Participação da irmã Rita Pe reira da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:

Pergunta 2: Rosa de Sarom - o Espírito Santo. Fala do derra mamento do Espírito Santo. Jesus como o cabeça da Igreja. Lírio dos Vales - A Igreja purifi cada - a santificação da igreja pelo Espírito Santo. A igreja como corpo de Cristo.

Pergunta 4: a Igreja se destaca pela intimidade com o Senhor. Amiga: aquela a quem o Senho confia seus segredos. Revela tudo a ela. Cantares 2:2 - “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas.

Participação do irmão Paulo Cezar Mattos Martins, Igreja Auckland, Pr. Douglas

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de setembro de 2022.

Participação do Pr. Oscar Joao Nharuque Alguineiro, da Igreja em Maputo:

o Noivo, na figura do Senhor Jesus, com ênfase à operação do Espírito Santo. Cantares 2:1 - “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. “

Pergunta 3: A Igreja fiel se des taca no meio dos espinhos. A igreja não se mistura com o pe cado deste mundo.

Santo, que a sustentam na ca minhada. Cantares 2:3. Temos que exalar o perfume de Cristo.

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de setembro de 2022.

Pergunta 3: Espinhos falam dos cuidados desse mundo. Mateus 13:22 - “e o que foi se meado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuida dos deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a pala vra, e fica infrutífera.” 2Timóteo 2:4 - “Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” Provérbios 10:22 - “A bênção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores.” Em meio aos espinhos que o mun do produz, nasce a beleza da igreja. Cresce entre os espinhos mas não vira espinho. Atos 1:8 “... recebereis o poder do Espí rito. Mateus 6:28, 29 “E, quan to ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Sa lomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.” O mundo com todo o seu esfor ço, todo seu enfado, produz es pinhos. Mas Deus vestiu o lírio, ou seja, veste a igreja da graça produzindo frutos do Espírito, paz, vestes de salvação. II Corín tios 12:9 “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraque za. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o po der de Cristo.” Por mais que nós nos santifiquemos, enquanto estivermos nessa vida, nossa natureza, sempre será nosso desafio.

Panamá

Pergunta 6: Em Cantares 2:1 - como a rosa de Sarom. Em João 14:6 - como o caminho, a verdade e a vida.

Pergunta 5: A palavra revela da, porque ela traz ao nosso coração descanso. O fruto do Espírito (Gálatas 5:22). Devido a multiplicação das provas nesse momento do breve, a igreja não suportaria se não se alimentas se desse alimento, frutos do ces porque são maduros! Dons aperfeiçoados (profundos) para essa hora.

Rússia

Perguntalo:

12 • BOLETIM ICM | 18 SET. 2022

da pelo Espírito Santo de Deus. Outras plantas não suporta riam aquele território. O lírio fala da igreja fiel, que apesar de estar em um mundo terrível, um charco, ela se mantém san tificada.

1: O Noivo (a rosa de Sarom).

Pergunta 1: Noivo.

Pergunta 2: Rosa de Sharon(Sangue de Cristo) esta flor de sabrocha na primavera, na épo ca do despertar. Assim como uma flor desabrocha em seu próprio tempo (destinado por Deus), assim Cristo veio à ter ra no tempo determinado por Deus, para derramar Seu san gue por nós, para nos purificar e nos tornar brancos, como o Lírio do Vale, que é perfumado. O próprio Cristo é santo e puro, e por meio do Espírito Santo Ele

Participações EBD - Exterior

dia tem 4 metros “os 4 evange lhos” de altura e ela só se desta ca entra às árvores do bosque porquê seu fruto é vermelho “sangue de Jesus”. Para a maçã se tornar doce ao paladar, ela precisa receber a luz do sol “Je sus revelado” para amadure cer, crescer e ficar doce. Existe também um processo muito importante para que todas as maçãs tenham acesso a luz do sol, que é a poda de verão “ação do Espírito Santo”, retirando as folhas em excesso que cobrem as maçãs para que as maçãs re cebam a luz do sol e tenham a oportunidade de crescer, ficar vermelha e doce ao paladar. A macieira fala a igreja fiel que precisa ter sobre ela a luz do sol que é Jesus. A maçã fala do coração do homem que atra vés da luz do sol “a revelação do Espírito Santo” faz o homem crescer na presença de Jesus. Assim seu testemunho se tor na doce ao paladar e as folhas que são retiradas “a poda” são os excessos retirados de nos sos corações para que o Senhor Jesus cresça em nossas vidas através do Espírito Santo. Can tares 2:3 - “Qual a macieira en tre as árvores do bosque tal é o meu amado entre os filhos: de sejo muito a sua sombra, e de baixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar”.

Pergunta 4: A igreja na sua inti midade e comunhão, onde ela fala e é respondida. João 15:14“Vós sereis meus amigos, se fi zerdes o que eu vos mando.” O diferencial está em fazer a von tade do Senhor. Muitas igrejas agem como se fossem a noiva, podem parecer com a igreja, mas não são o amor verdadeiro do noivo, porque elas não tem a graça do Senhor, e não fazem a vontade do Senhor. João 10:27 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;” João 1:12.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

Participação do irmão Sergey Lyubímov, da Igreja em Tiumen, Pr. Alexander Laskin:

Pergunta 2: O lírio nasce no pântano, mas tem uma beleza própria, não se contaminando com o mundo. Também nasce em uma terra molhada, rega

Participação do irmão Juan David, da Igreja em Aguadul ce / Coclé - Pr. Vicente Castil

Pergunta 5: A macieira se des taca entre as árvores da floresta por sua fruta doce no paladar. Além de ser uma fruta sucu lenta, sua doçura, seu perfume, faz da macieira o alimento que a igreja anseia. A igreja anseia pela nutrição dos dons do Espí rito Santo, busca os dons nes ta última hora, a hora antes da volta do Senhor Jesus. Canta res 2:3 - “Como a macieira entre as árvores do bosque, assim é o meu amado entre as crian ças; anseio pela sua sombra e me sento debaixo dela; e o seu fruto é doce ao meu paladar. Apocalipse 1:3 Bem-aventura do aquele que lê, e aqueles que ouvem as palavras desta pro fecia, e guardam as coisas nela escritas; porque o tempo está próximo. Provérbios 29:18 Onde não há profecia, o povo perece; mas quem guarda a lei é bem -aventurado.

Pergunta 3: O lírio difere do es pinho, como a Igreja Fiel difere do mundo (religião). Lírio (Igre ja) - branco (limpo), perfumado (O Espírito Santo se manifesta dentro da Igreja), agradável ao toque (Deus dá paz a quem está dentro da Igreja, cura al mas, não causa dor), bonito (O beleza interior da Igreja, que ele vê e ama o Senhor, tam bém se manifesta na estrutura externa da Igreja).

Pergunta 5: O alimento é a ação do Espírito Santo, que revela a Palavra (que é doce como o mel), manifesta-se em dons (graças aos quais a Igre ja cresce e sabe para onde ir), manifesta-se em frutos na vida de cada crente. A igreja precisa desse alimento porque precisa de força para viver neste mun do e se preparar para a eterni dade.

necedores.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 13

Participação da irmã Sofia Lo pes, da Igreja em Guayabita / Aragua, Pr. Rufino Mellado:

nos faz assim. Duas doutrinas podemos ver aqui: Rosa (San gue) e Lírio (Corpo de Jesus).

Venezuela

Pergunta 6: Jesus é apresen tado como a Rosa de Sarom e o caminho, a verdade e a vida

Pergunta 4: A Igreja Fiel é dife rente de outras “igrejas” assim como uma noiva em um ca samento é diferente de todas as outras meninas. Sua princi pal característica é o amor do Senhor, Ele a chamou assim, Deus determina Sua Igreja fiel.

Participações EBD - Exterior

para o derramamento do Espí rito Santo, sendo Jesus o chefe da Igreja. Jesus é a revelação, o derramamento do Espíri to Santo. Lírio do Vale - Indica uma igreja purificada pela ação do Espírito Santo, ou seja, uma igreja santificada pelo Espírito Santo, sendo a igreja o corpo de Cristo. Cantares 2:1 Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. 1Colossenses 1:18 e ele é a cabe ça do corpo que é a igreja; ele é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Atos 1:8 Mas vocês receberão poder quando o Espírito San to descer sobre vocês; e sereis minhas testemunhas em Jeru salém, em toda a Judéia e Sa maria, e até os confins da terra. Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz

Pergunta 2: A rosa vermelha de Sharon aponta profetica mente para o sangue, o sangue de Jesus que foi derramado na cruz por nós e a ação do Espíri to Santo, a revelação e aponta

Pergunta 4: A igreja se destaca como amiga porque é aque la que tem intimidade com o Senhor, o busca, ora, jejua, se gue as orientações do Senhor e sendo amiga, é a ela que o Senhor confia seus segredos , através de presentes, revelan do a você o profundo e o ocul to nesta última hora. Cantares 2:2 - “Como o lírio entre os es pinhos, assim é o meu amigo entre as filhas”. João 15:15 Não vos chamarei mais servos, por que o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai vos dei a co nhecer. Daniel 2:22 Ele revela o que é profundo e oculto; ele sabe o que está em trevas, e a luz habita com ele.

Pergunta 1: Cantares 2:1 Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos va les.

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de setembro de 2022.

Pergunta 3: Cantares 2:2 Como um lírio entre os espinhos, as sim é o meu amor entre filhas. A expressão profética da igreja que está no mundo, entre espi nhos. Ele, o lírio, nasce no mun do, mas não é contaminado pelas características do mun do ou do que está no mundo, apontando profeticamente para a igreja que está no mun do, mas não está contaminada com o mundo, com o peca do. João 17:16 Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 1 Tessalonicenses 4:7 Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Salmos 1:1 Bem-a venturado o homem que não andou segundo o conselho dos ímpios, nem andou no ca minho dos pecadores, nem se assentou na cadeira dos escar

Paraná

1: O noivo

Pergunta 3: a Igreja que se destaca no meio dos espinhos (do mundo). A origem do lírio é nos charcos, mas não traz as características da lama. A lama serve de adubo. A igreja não se mistura com o pecado. Canta res 2:2 - “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas. “

Pergunta 4: Profeticamente o noivo está chamando a noiva de amiga, pois ele confia na

Pergunta 2: Rosa de Saron, rosa de cor vermelha, repre senta o sacrifício de Jesus, pois ele derramou o seu sangue na cruz pelas nossas vidas. Lírio dos Vales, nos remete a pureza, que é a igreja santificada, igre ja que foi separada do mundo, uma igreja pura.

nhor. Amiga: aquela a quem o Senhor confia seus segredos. Revela tudo a ela. Cantares 2:2 - “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as fi lhas. “

Pergunta 3: É a igreja no mun do, a igreja é o lírio o sal da ter ra, a quilo que tem valor neste mundo, a igreja está no mundo, onde representa os espinhos.

Participações EBD - Brasil

Participação da irmã Tamires Silva Peres André, Igreja Cam po Mourão - Central, Pr. Thia go Gonçalves Nascimento da PerguntaCosta:

1: A frase “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales” é falada pelo Noivo.

Pergunta 5: a macieira se des taca entre as árvores do bos que pelo seu fruto doce ao pa ladar. Além de fruto suculento, sua doçura, seu perfume, torna o fruto da macieira o alimen to que a igreja anseia. A igreja anseia pelo alimento dos dons do Espírito Santo, que a susten tam na caminhada. Cantares 2:3 - “Qual a macieira entre as árvores do bosque tal é o meu amado entre os filhos: desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar”.

identificados na palavra em: Cantares 2:1 Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Participação do irmão Evandro Scheid Ninaut, Igreja Con junto Nacional, Pr. José Go mes PerguntaFilho:

dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.” Canta res 2:3 “...e o cheiro da tua respi ração, como o das maçãs.” Can tares 7:8 “... Debaixo de uma macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz.” Cantares 8:5

Participação do irmão Jafé Lourenço da Silva, Igreja Feu Rosa III, Pr. Alex Sander de Al meida PerguntaSantos:1: o Noivo, na figura do Senhor Jesus, com ênfase à operação do Espírito Santo. Cantares 2:1 - “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. “

Pergunta 3: Essa expressão fala acerca da igreja que está nes te mundo de pecado (charco), mas ela se destaca pela sua be leza, ou melhor, pela santidade que é refletida de Jesus. “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas.”

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de setembro de 2022.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA14 • BOLETIM ICM | 18 SET. 2022

Pergunta 5: A igreja fiel de seja se alimentar da macieira, pois típica o noivo, o descanso, o deleite e o seu fruto é apra zível. “Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra e debaixo

*******

Pergunta 6: Jesus se apresenta como a Rosa de Sarom, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida. Espírito Santo

Pergunta 4: Muitas são as igre jas ou filhas, mas apenas uma é a igreja fiel (amiga).

Pergunta 4: a Igreja se desta ca pela intimidade com o Se

Pergunta 6: Jesus se apresenta como a Rosa de Sarom e o ca minho, a verdade e a vida.

Pergunta 2: As figuras pro féticas são: o Noivo (Rosa de Sarom) e a noiva (O Lírio dos vales). Isso mostra a operação do Espírito Santo, pelo poder do Sangue de Jesus na vida da igreja e pela manifestação dos Dons Espirituais, pois Jesus está no comando da igreja (ca beça) e a igreja (corpo) dá liber dade para o fluir de Jesus.

Pergunta 2: Rosa de Saromcor vermelha - o sangue (o Es pírito Santo) - a revelação - Fala do derramamento do Espírito Santo. Jesus como o cabeça da Igreja. Jesus é a revelação, o derramamento do Espírito Santo. Lírio dos Vales -A Igreja purificada pela operação do Espírito Santo. Uma referência à igreja - a santificação da igre ja pelo Espírito Santo. A igreja como corpo de Cristo. Cantares 2:1 - “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. “

Distrito Federal

me está escrito em João 16:33 - “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu ven ci o mundo”, a igreja, que tem passado ao longo do tempo por perseguições, enfrenta mentos mas em todo o tem po o Senhor Jesus tem estado presente dando o sustendo, a condição para que a igreja ven ça as aflições (espinhos) e seja referência para o mundo.

Pergunta 5: Macieira represen ta Jesus, pois somente ele tem a doçura para a igreja, o alimen to doce, a revelação. Além do fruto também está fornecendo a sombra para igreja. O Fruto da macieira traz saúde para as nossas vidas, a maça tem uma ação bactericida, e possui um percentual muito grande de água, que é utilizado para puri ficar a igreja e alimentar a igre ja, a igreja precisa desta água, que nos remete a Jesus.

Pergunta 1: Noivo

Pergunta 1: O noivo.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 15

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de setembro de 2022.

Participação da irmã Clau diane Nelsybele Gask Souza, Igreja Centro - Vilhena, Pr. José Arilson de Souza:

Participações EBD - Brasil

noiva e revela o segredo que é o mistério. A Palavra nos fala que jesus considera os seus servos amigos, pois ele tem uma inti midade mais com a sua igreja. mas tenho-vos chamado ami gos. João 15:15.

Pergunta 2: A Rosa de Saron é Jesus. O lírio dos vales é a igreja.

Pergunta 6: Rosa de Saron, re mete ao sangue de Jesus, que foi morto na cruz para nos tra zer a vida.

Pergunta 4: É a forma como

Pergunta 4: O Senhor compa ra a igreja como amiga porque a amizade sincera desfruta da intimidade, da confiança, da alegria do convívio e é assim que o Senhor vê à sua igreja. Igreja corpo de Cristo. “…Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” Efésios 5:23b.

Pergunta 5: Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento e o seu fruto é doce ao meu pala dar. Cantares 2:3. A igreja deseja ser sustentada pela seu Senhor, conhecer seus segredos, viver a plena comunhão conhecendo assim as revelações recebidas pelo seu Espírito Santo. Gálatas 5:22.

Participação da irmã Ana Lui za Magalhães Pires, Igreja Maanaim - Coroa Do Meio, Pr. Rogaciano Pereira de Barros:

Pergunta 2: Rosa de Saron: A beleza da Rosa, do vermelho explanado nos lembra do san gue de Jesus, o poder do Espí rito Santo derramado sobre a igreja. Lírio dos Vales: A beleza, a paz e a santidade do Senhor sobre a igreja em tempos de di ficuldades (vale).

Rondônia

Pergunta 3: Fala do nascimen to da igreja, no meio do charco, pecado, mas que não se con tamina com ele, mantendo-se em santificação.

Pergunta 3: Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas. Cânticos 2:2. Confor

Sergipe

o noivo a conhece, o seu des taque, é a igreja que o Senhor Jesus confia seus mistérios.

O vale, fala de um caminho, a igreja também caminha por vales. O lírio nos remete a ver dade, ao espírito santo que traz a verdade ao homem. Que re vela o Senhor Jesus.

Pergunta 5: A igreja tem o descanso no Senhor ao mes mo tempo que come do fruto doce, que são os frutos do Es pírito.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA16 • BOLETIM ICM | 18 SET. 2022

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 4, qual a expressão que caracte riza esse tempo profético, relacionada à ação do Espírito Santo na vida da Igreja, preparando-a para o arrebatamento?

No verso 4, qual a relação entre a expressão “sala do banquete”, também chamado de “Sala do Vinho”, e o momento que a Igreja vive hoje, no preparo para o arrebatamento?

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 3, a Noiva compara o Noivo à “macieira”. Destaque a aplicação profética dos seguintes aspectos: a) Desejo muito a sua sombra b) Debaixo dela me assento c) Seu fruto é doce ao meu paladar

Perguntas da Semana

19 a 25 de setembro de 2022

Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares. Texto base: Cantares Capítulo 2, versos 3 a 6 Neste segundo capítulo, estamos vendo a definição histórica, pro fética e doutrinária da igreja, em seu momento inicial. O momen to da operação do derramamento do Espírito Santo preparando a igreja para o arrebatamento.

Pergunta 2

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar participaçãoumaescrita.

Pergunta 3

Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.

Perguntas para todos

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar participaçãoumaem vídeo.

Pergunta 1

Pergunta para CIAs

Por que só o Noivo está em condições de sustentar a Igreja neste momento?

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 5, neste tempo profético vivido pela Igreja, por que o desejo da Igreja está voltado para os dois alimentos: Passas e maçãs? Faça a aplicação profética.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 17

Perguntas da Semana

Identifique, em I Coríntios capítulo 14, verso 26, alguns elementos proféticos desse banquete.

Pergunta 6

Pergunta 7

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 6, qual a aplicação profética das expressões que falam da mão esquerda e da mão direita, que ex pressam o anseio da Igreja nesta última hora?

Pergunta 9

19 a 25 de setembro de 2022

Pergunta 8

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 3, na expressão “desejo muito a sua sombra...” quem está falando? A noiva ou o noivo?

Comparando com Salmos 91, verso 1, quem é o Noivo que nos pro tege com a Sua sombra?

Pergunta 4

Pergunta 5

YouTube Mundo Sexta-feira (21h) Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS) Domingo (15h30)

Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Dias e Horários*

Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Sábado (10h) | Domingo (10h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Veículo de Comunicação Local

Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ)

Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG) Sábado (10h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

12 a 18 de setembro de

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Informe Semanal

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 19

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em al guns países do mundo.

Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília

Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

Ocorreu, no último final de se mana, o programa “Anuncian do o Evangelho Eterno”.

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

2022

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Informe Semanal

Sexta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelas jovens Priscila Cathoud de Cataguases/MG e Ana Clara do Rio de Janeiro/RJ.

Esta pergunta foi respondida pelas senhoras Yonara Sousa de Catolé do Rocha/PB e Bea triz Moletta de Itajaú/SC.

pelo diácono Fabio Ferreira de Rondonópolis/MT e pelo obrei ro Lucas Ribeiro de Vitória/ES.

Quarta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Dirk Schneider de EstaTerceiraIpatinga/MG.pergunta:perguntafoi respondida

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

Nesta edição, responderam às perguntas, os seguintes ir Primeiramãos: pergunta:

No

Quinta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela criança Elisa Silva de Ca riacica/ES, pela adolescente Isabela Silva de São Paulo/SP,

pelo adolescente Isaac Ram pinelli de Joinville/SC, pela in termediária Marina Vitória de Belém/PA e pela intermediária Huagna Bento de Porto Segu Asro/BA.transmissões

12 a 18 de setembro de 2022

Pr. Valter Babo (ao centro) conduzindo a transmissão especial.

foram realiza das por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA20 • BOLETIM ICM | 18 SET. 2022

domingo, dia 18 de setembro de 2022, às 15h00 (hora de Brasí lia), ocorreu a trans missão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo, com auxílio do Pr. Rogerio Marques Cunha, de sua esposa Rosilene dos Santos e dos jovens Yuri Andrade e Beatriz do Vale.

Esta pergunta foi respondida pelo pastor Eduardo Rodrigues de Palhoça/SC e pelo jovem Wanderson Martins de Betim/ SegundaMG. pergunta:

A paz do Senhor Jesus, irmãos. Gostaria de compartilhar com os irmãos uma experiência que eu tenho vivido através da Es cola Bíblica Dominical. No co meço, quando eu participava da Escola Bíblica Dominical eu tinha uma certa dificulda de de responder as perguntas. Então eu comecei a participar com um pequeno grupo de ir mãos da Região aqui da Euro pa, irmãos de Luxemburgo, da Bélgica e Alemanha e, através desse grupo, eu alcancei mais experiências nas escrituras. En tão eu comecei a perceber que isso não vinha da minha ca pacidade, mas o Senhor Jesus começou a operar ali em nosso meio e me concedeu mais ex periência e hoje isso tem me ajudado bastante na entrega das mensagens. As mensa gens agora estão tendo mais conteúdo histórico e, o mais importante, o alcance do pro fético.

Diác. Dyonathan Ramos Kurka

Irmão Lafayete

de 2022

Holanda

Informe Semanal

Igreja em Haia

12 a 18 de setembro

Eu gostaria de convidar a você obreiro, diácono para participar da Escola Bíblica Dominical, e não faça isso sozinho. Junte-se a um grupo de irmãos e vai es tudar as Escrituras, a perguntas e isso vai ser muito bom para o seu crescimento espiritual.

Jovem na igreja em Haia

A paz do Senhor irmãos. Que remos comentar aqui com os irmãos sobre uma experiencia vivida com a igreja aqui du rante o período da pandemia,

Brasil

Holanda

Igreja em Vilhena/RO

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 21

Irmã Lidiane Ferreira de Almeida

Transmissão especial para as igrejas do Exterior Atransmissão especial para as igrejas do ex terior ocorreu neste domingo, 18 de setem bro de 2022, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das Vilhena,dasApresentamosigrejas.ostestemunhosIgrejasemHaia,HolandaeRondônia,Brasil.

quando os cultos estavam sendo transmitidos somente online pelos canais digitais da igreja, o Youtube, quando os nossos cultos presenciais vol taram recebemos a visita aqui de um homem. Ele chegou co mentando conosco que estava aqui para já congregar conos co, porque ele já estava defi nido. Chegou aqui já definido em servir ao Senhor. Isso por que durante todo o período da pandemia ele tomou conhe cimento dos cultos da nossa igreja e dos ensinamentos da Escola Bíblica Dominical. En tão ele colocou em seu coração que quando os cultos dessa igreja voltassem ele iria parti cipar, congregar e ser membro dessa igreja. E assim ele o fez. Hoje esse irmão está conosco, para honra e glória do nome do Senhor, ele é membro da igre ja, participa de todos os cultos da igreja, em todas as Escola Bíblica dominicais ele está lá participando, acompanhando os ensinamentos doutrinários da igreja. Ele tem se sentido maravilhado com os ensina mentos da Palavra. Ele comen ta conosco que a parte que ele mais gosta da Escola Bíblica Dominical é a parte do conteú do doutrinário que é transmiti

A paz do Senhor, irmãos. Sabe mos que, conforme Romanos 10:17, a fé vem pelo ouvir a Pa lavra. Portanto, os estudos que estão sendo trazidos na Escola Bíblica Dominical fortificam a fé. Testificam cada vez mais, na verdade, que em breve o Mara nata se cumprirá em nossas vi das. Assim estamos seguros de que Jesus em breve vai voltar.

Informe Semanal

Igreja em Alto Alegre dos Perecis/ RO

12 a 18 de setembro de 2022

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA22 • BOLETIM ICM | 18 SET. 2022

do pelo pastor Gedelti. Ele co menta que nunca tinha ouvido antes ensinamentos da Palavra com tanta profundidade e cla reza e objetividade. Então esse irmão tem ficado maravilhado com esses ensinamentos. As sim, seja o Senhor glorificado, pois a igreja está muito alegre e feliz com a presença desse ir mão que é fruto da Escola Bí blica Dominical.

A paz do Senhor, meus irmãos. Eu moro a 15 km da igreja e quero contar aqui a experiên cia, porque para mim essa dis tância não me impede de estar na casa do Senhor, não me im pede de render louvores e ado ração ao nome do nosso Se nhor Jesus Cristo, nem mesmo de estar junto com o “Corpo” ali. Não me impede de sentir aquilo que o Senhor tem ope rado e gerado no meio do seu povo. Eu quero contar um pou co sobre a Escola Bíblica Do

Estávamos reunidos na Igre ja para a Escola Bíblica do dia 04/09/22, durante o processar do culto, quando o Pastor Ge delti estava transmitindo o en sino do livro de Cantares, obser vamos que no portão da Igreja estava uma senhora encostada e ouvindo a palavra. Os irmãos que estavam no portão se diri giram até ela e era visível o seu quebrantamento sendo possí vel ver as lágrimas em sua face. Os irmãos naquele momento foram tentando acalmá-la e mesmo relutante ela aceitou entrar para receber oração.

Igreja em Vila Velha III, Vila Velha/ ES

Após a visita à mãe de um co lega de trabalho que estava de senganada dos médicos, pas sei a encaminhar para ela os links dos cultos do YouTube e da transmissão da EBD. Ela era desviada de uma igreja evan gélica. Na última semana ela me procurou e disse que inex plicavelmente o tumor sumiu e que antes do diagnóstico os médicos fizeram vários exames que contava a presença do tu mor, e que após ela se reconci liar com o Senhor e começar a assistir as transmissões, ela foi inexplicavelmente curada.

Irmão Ademar

Brasil

Brasil

Testemunhos postados no portal - Exterior e IrmãoBrasil Luiz Barria Portugal

Igreja em Lisboa

Irmão Mateus Cruz Almeida

minical. O povo aqui na igreja tem alcançado os grandes mis térios através dos ensinos da EBD que são ensinos ricos para as nossas vidas. O povo tem al cançado a salvação e o mistério que está além da letra, do his tórico da Palavra. A igreja tem glorificado o nome do Senhor por essas bênçãos alcançadas. A igreja sabe que está vivendo a última hora. Essa hora que antecede a volta do Senhor Je sus. Os ensinos que os pasto res aí têm nos proporcionado, têm gerado salvação aqui na igreja, tem gerado crescimen to na Obra e na vida espiritual da igreja. O povo tem se apri morado na Palavra. Tem volta do mais os seus corações para o Senhor Jesus. Tem buscado mais a revelação do Senhor. Enfim, o povo tem glorificado ao Senhor nesta última hora.

A pandemia COVID-19

uniões com aglomeração, em observância às orientações da das pelas autoridades sanitá rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Vida Secular 5,94

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 23

cessidade de seguir as orienta ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen sáveis para o momento. O co municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do Ressaltou-sevírus.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne

Brasil Curados Enfermos Total 4.706 1.636 Exterior Curados Enfermos Total 95 85

Outros 16,44

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 0800As7073076.tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís ticos dos atendimentos reali zados.

Assistência 0800 e COVID

Sentimental 0,68

Livramento 0,46

a orientação quanto a não realização de re

Motivo %

Período de apuração: 10 a 16/09/2022

Durante este período de pan demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

Enfermidade 15,98

Apuração: 16/09/2022

Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24 horas

Fonte: Portal Presbitério - COVID 19

Conjugal 2,28

43,84% 13,01%15,98%16,44% 0,46%0,68%1,37%2,28%5,94%EnfermidadeEspiritualOutrosFamiliaresVidaSecularConjugalProfissionalSentimentalLivramento

Assistência 0800

A situação da evolução da pan demia do Coronavirus (CO VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

Familiares 13,01

10 a 16 de setembro de 2022

Total Geral 100

Espiritual 43,84

Profissional 1,37

Data: 23/09 (Sexta-feira)

Horário: 10h

Clique aqui para assistir a transmissão

Data: Todos os dias

Clique aqui para assistir os cultos

Local: YouTube

Cultos Virtuais

Anunciando o Evangelho Eterno

Horário: 12h Local: YouTube

Horário: 21h

Data: 25/09 (Domingo)

Data: 25/09 (Domingo)

Transmissão Especial - Exterior

Horário: 15h

Local: YouTube

19 a 25 de setembro de 2022

Clique aqui para assistir a EBD

Clique aqui para assistir a transmissão

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA24 • BOLETIM ICM | 18 SET. 2022

Escola Bíblica Dominical

Horário: 20h

Agenda da Semana

Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Data: 25/09 (Domingo)

Transmissão Especial - Toda Igreja

Local: YouTube

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.