A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte VIII

Page 1

Set. 2022 | Volume 3 | nº 37 EscolaDominicalBíblica 11 de setembro de 2022 A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte VIII

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte VIII

um país de quinto mundo por que abandonaram o projeto de salvação e de vida eterna”. Hoje, o que está acontecendo nos ditos países de primeiro mundo, é que estão colocando lixo na vida das igrejas. Mas, em contrapartida, existe uma pala vra de poder de Deus que tem levado o homem a ter uma ex periencia com Deus.

voltado às perguntas formula das, dentro do tema: “A igreja e seus mistérios, profetizados no livro de Cantares”.

11

Nós estamos aqui para di zer que estamos vivendo um mundo de revelações que não é ciência. A ciência é necessá ria para a sobrevivência, mas vai chegar um momento que o mundo não vai conseguir mais sobreviver. No Brasil, te mos tudo que o mundo não tem, porque Deus tem coloca do aqui um projeto e chamado um povo que tem alcançado a vida eterna. Não se trata aqui de vaidade. Nós somos uma et nia e essa é a grande beleza do NãoBrasil.concordamos com aqui

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Foram transmitidas, pelo Pr. Gilson Sousa, as respostas en viadas por diversas igrejas. Posteriormente, foi trazida uma palavra doutrinária pelo Pr. Gedelti Gueiros.

Escola Bíblica Dominical de setembro de 2022

Set. 2022 | Volume 3 | nº 37 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA2 • BOLETIM ICM | 11 SET. 2022

Síntese da palavra do presidente

Bíblica Domi nical do dia 11 de se tembro de 2022 foi realizada ao vivo, dire tamente do Maanaim de Do mingos Martins, Espírito Santo, durante o evento “Unidos em Família”, com a participação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! Estamos iniciando a Escola Bí blica Dominical. O assunto está

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

AEscola

Eu saúdo a todos com a paz do Senhor. Há uma ideia de que o Brasil é um país de terceiro mundo. Mas é uma ideia erra da. Há algum tempo atrás, es tive nos Estados Unidos e disse a algumas pessoas: “vocês são

Esta vida aqui não tem valor. É uma ilusão, uma passagem. As pessoas precisam se preparar para alcançarem o entendi mento de que existe um outro mundo que governa tudo. E muitos não sabem disso.

Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

Pr. Gedelti Gueiros participando via telefone da Escola Bíblica Dominical

Quando trouxemos o livro de Cantares para ser estudado aqui, fizemos uma rápida análi se temporal do livro. No primei ro capítulo vemos dois grandes temas: o Pentecostes e o Arre Cantaresbatamento.aborda o primeiro ponto (o Pentecostes) e mostra a igreja se movimentando, as suas lutas, e as suas dificulda des. Existia o judaísmo, a ciên cia e a filosofia. A Igreja não tinha, inicialmente, uma iden tidade. Era uma experiencia pessoal do homem com Deus. Quiseram criar uma identidade para a igreja. E o que fizeram? Tiraram o caminho da fé e co locaram o caminho da ciência.

lo que está sendo colocado para os nossos filhos e familia res. Quando não se crê em um Deus, não se tem nada na ca beça. E a vida se reduz a nada. Paulo diz:

Pergunta Recordando alguns aspectos históricos, proféticos e doutri nários, relacionados à Igreja e à sua existência do primeiro ao último dia, estudados no capí tulo 1, destaque dois assuntos

As respostas às perguntas da Escola Bíblica Dominical foram dadas pelos diversos irmãos. Quem não acompanhar o livro de Cantares desde o começo, terá dificuldades para enten der.

centrais que definem o início e o final da Igreja. Cite os versos.

O segundo capítulo do livro de Cantares vai abordar os aspec tos do segundo derramamento do Espirito, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E este dia está se aproximando.

Resposta:

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte VIII

Verso 3 “…unguento derrama do…” – Pentecostes.

Não estamos na letra. Estamos preocupados com aquilo que Deus está fazendo no nosso meio. O mundo está receben do uma quantidade de crian ças que está vindo com mui tas deformações. É o clima, a destruição do meio ambiente, tudo isso traz um resultado. A função da Igreja é dizer ao cren te que a sua vida não termina aqui, pois existe uma eterni dade. E ninguém vai dizer isso para você em alguma religião. Quando se soltou o corvo da arca, o corvo não voltou por que se alimentou do lixo. Mas a pomba voltou porque não se contentou com o lixo.

Verso 4 “Leva-me tu, correre mos após ti…” – Arrebatamen to.

É preciso entender que há uma igreja que está caminhando.

Somos temporais. A situação do Evangelho em todo o mun do está exposta. Templos estão sendo transformados em lupa nares, em todo o mundo.

Para nós, o amanhã virá, pois o Deus que nos criou é o mes mo que nos mostrou o caminho que é o caminho para a vida eterna, em Jesus.

“Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.” I Corín tios 15:32b

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 11 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 3

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

“Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas.” Cantares 2:2

E nós vamos ver, no segundo capitulo, toda a história des se momento que estamos vi vendo. Vamos ver a operação do Espírito Santo. No primeiro capítulo Jesus se manifesta. No segundo capitulo vamos ver a manifestação de Jesus, pelo Espirito Santo, por meio do corpo. A igreja, agora, vai partir. E vai partir dentro de um projeto. Ela vai receber todo o preparo para a partida e será retirada.

“Aparecem as flores na ter ra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.” Cantares 2:12 Na ecologia de Israel, de pois do inver

O lírio dos vales agora é a figura da Igreja. O texto diz:

A Igreja se destaca como o lírio dos vales. Por que? Por que o lírio sai do charco, uma figura deste mundo, que está podre. A Igreja nasce no meio do pecado, mas não se mistu ra com o pecado. O charco é necessário para se destacar a beleza do lírio. Jesus se refere à bele za da lham,nãoelescampo,os“OlhaiquandoIgrejadiz:paralíriosdocomocrescem;traba-nem fiam.” Ma teus 6:28b

Que o Senhor nos abençoe!

O Senhor Jesus começa agora identificando a sua posição e a posição da igreja. Nas cam pinas, chamadas de Sarom, ao chegar a primavera (passou o

inverno, a chuva cessou) brota uma flor em tom vermelho. Je sus, agora se revela como algo novo, a rosa de Sarom, prepa rando a Igreja para a sua parti da. É o tempo em que a Igreja que começa a viver os dons es pirituais, a beleza de um novo dia. E esse dia começa a se de sabrochar na história da Igreja.

no, surge o canto de diversos pássaros. E um destes pássaros é o Zamir. O Zamir passa o ano inteiro sem cantar, mas quan do chega a primavera, começa a cantar. O cântico é melodio so. Este cântico é o do acasala mento. É a voz da última hora para o casamento, para as bo das. E a voz da rola, figura da Igreja, já se ouve em toda a ter Ara.beleza do livro está relacio nada àquilo que estamos hoje vivendo, mas que foi profetiza do há 3.000 anos atrás. Oríge nes, no segundo século, escre veu sobre Cantares. No século passado, Watchman Nee (1903 – 1972) também escreveu sobre Cantares, mas nenhum deles conseguiu entrar na profundi dade do livro. Mas, nós estamos vivendo isso.

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte VIII

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA4 • BOLETIM ICM | 11 SET. 2022

O primeiro versículo do capitu lo 2 é:

“Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.” Cantares 2:1

Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata

Há um cân tico que se destaca nessa hora.

Colômbia

Participação do irmão Cleir Moreira, Igreja em Irún, Pr. Anderson Vilaça:

Bélgica

Bolívia

Pergunta 3: a) O Rei - É desta cado na figura profética do Pai. b) O Pr., o Caminho, o Sol que resplandeceu - Encontramos a figura profética do Filho. c) O Amor, o Unguento derrama do - figura profética do Espírito Santo. d) A vinha, Amiga minha - figura profética da Igreja.

Participações EBD - Exterior

Canadá

Participação do irmão Paulo Lizandro Jenier, da Igreja de Kitchener / Ontario - Pr. Cesário PerguntaSousa:

Pergunta 2: a) Na Comunhãoverso 2. b) Como o amor maior - verso 1. c) Como a Revelação - verso 6. d) Como Pr. da Igre ja - verso 7. e) Como o Caminho - verso 9. f) Como o centro da Doutrina - verso 14. g) Como Rei - verso 12. h) Como Graçaverso 16.

Pergunta 3: a) Deus Pai - versos 4, 12 e 14. b) Deus Filho - versos 1, 7 e 8. c) Deus Espírito Santoversos 3, 6 e 16. d) Igreja - Versos 2 e 3.

PerguntaHeimbecker:1:Versículo 3 “... un guento derramado...” Pente

Pergunta 2: a) Na comunhão. Verso 2: “Beije-me ele com os beijos da sua boca…” b) Como o amor maior. Verso 2: “... por que melhor é o seu amor do que o vinho...” c) Como a Reve lação. Verso 6: “…o sol resplan deceu sobre mim…” d) Como Pr. da Igreja. Verso 7: “… Onde apascentas o teu rebanho…” e) Como o Caminho. Verso 8: “... pelas pisadas das ovelhas…” f) Como o Centro da Doutrina. Verso 17: “As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas, de cipreste”. g) Como Rei. Verso 12: “...o rei está assen tado à sua mesa…” h) Como Graça. Verso 16: “...és gentil e agradável…”

Participação dos Jovens do Grupo 1, da igreja em Luanda, Pr. José PerguntaEduardo:1:

Angola

Pergunta 2: a) “Beije-me ele com os beijos da sua boca…” Verso 2. b) “… do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho…” Verso 4. c) “…o sol res plandeceu sobre mim…” Verso 6. d) “… Onde apascentas o teu rebanho…” Verso. 7 e) “... sai-te pelas pisadas das ovelhas…” Verso 8. f) “Como um cacho de Chipre nas vinhas de Engedi… “ Verso 14. g) “Enquanto o rei está assentado à sua mesa…” Verso 12. h) “... agradável…” Verso 16.

O início verso 3; o final verso 4.

Pergunta 3: a) O Rei - figura profética do Pai. b) O Caminho - figura profética do Filho. c) O Amor - figura profética do Es pírito Santo. d) A vinha - figura profética da Igreja.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

Pergunta 2: a) “Beije-me ele com os beijos da sua boca…” Verso 2. b) “… do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho…” Verso 4. c) “…o sol res plandeceu sobre mim…” Verso 6. d) “… Onde apascentas o teu rebanho…” Verso 7. e) “... sai-te pelas pisadas das ovelhas…” Verso 8. f) “Como um cacho de Chipre nas vinhas de Engedi… “ Verso 14. g) “Enquanto o rei está assentado à sua mesa…” Verso 12. h) “... agradável…” Verso 16.

Pergunta 1: Verso 3 “…unguen to derramado…” - Pentecostes. Verso 4 “Leva-me tu, correre mos após ti…” - Arrebatamento

Pergunta 4: unguento der ramado. Todos foram cheios do Espírito Santo. Cantares 1:3 “Para cheirar são bons os teus unguentos; como unguento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.” Atos 2:4 “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. “

Pergunta 1: Início - verso 3 “… unguento derramado…” - Pen tecostes. Final - verso 4 “Leva -me tu, correremos após ti…”Arrebatamento.

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 11 de setembro de 2022. profética da Igreja.

Pergunta 3: a) O Rei - figura profética do Pai. b) O Caminho - figura profética do Filho. c) O Amor - figura profética do Es pírito Santo. d) A vinha - figura

6 • BOLETIM ICM | 11 SET. 2022

Participação do irmão Bonnie Murillo Vargas, Igreja em Oruro, Pr. David Delgadillo:

1: O início da igreja está representado no verso 3

Participação da irmã Luz Án gela Molina de Lara, da Igreja em Bogotá, Pr. Júlio Gustavo

quando o autor faz referência ao “…unguento derramado…”, representando aqui o ato do Pentecostes descrito em Atos 2. No que se refere ao final da igreja podemos encontrar o destaque no verso 4, quando cita “Leva-me tu, correremos após ti. O rei me introduziu nas suas recamaras…”, repre sentando aqui o momento do arrebatamento, bem como o momento das bodas do cordei ro com o Senhor Jesus.

nal da trajetória da igreja nesse mundo, revelados nesse capí tulo, são o derramar do Espírito Santo no Pentecostes (v3) e o arrebatamento da igreja (v4).

Pergunta 2: a) Na comunhãoverso 2 Beije-me ele com os bei jos da sua boca; b) Com o Amor maior - verso 4 do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam. c) Como a Revelação - verso 5 Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cor tinas de Salomão. Verso 6 Não olheis para o eu ser morena, porque o sol resplandeceu so bre mim; d) Como Pr. da Igreja - verso 7 Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apas centas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; e) Como o Caminho - verso 8 Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas do rebanho. f) Como o Centro da doutrina - verso 14 Como um cacho de Chipre nas vinhas de Engedi, é para mim o meu amado. g) Como Rei - ver so 12 Enquanto o rei está assen tado à sua mesa, o meu nardo exala o seu perfume. Verso 4 O rei me introduziu nas suas câ maras; h) Como Graça - verso 16 Eis que és gentil e agradável, ó amado meu;

Participações EBD - Exterior

Pergunta 3: a) O Pai - versícu lo 12 - O Rei: figura profética do Pai. b) Filho - versículo 8- Cami nho: figura profética do Filho. c) Espírito Santo - versículo 2Amor: figura profética do Espí rito Santo. d) Igreja - versículos 14 - A vinha: figura profética da Igreja.

Participação do irmão Gilvan Oliveira Mello, Igreja em Budapeste - Pr. Ricardo Bravim:

Pergunta 1: Início da Igreja =

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 11 de setembro de 2022. costes. Versículo 4 “Atrai-me; correremos atrás de ti...” Arre batamento

Pergunta 3: a) Pai - verso 4; verso 12 o Rei. b) Filho - O cami nho / O noivo / O amado / O ra malhete de mirra / O cacho de uva / O Pr.. c) Espírito Santo - O amor / O unguento derramado / O cacho de Chipre / O Nardo. d Igreja - A vinha / A noiva / Às éguas dos carros de Faraó / O rebanho / As Ovelhas / A formo sa.

Pergunta 1: Os assuntos cen trais que definem o início e o fi

Pergunta 2: a) versículo 4 fala da intimidade/comunhão en tre a igreja e o Senhor Jesus. b) versículo 2 fala do amor de Deus que é maior do que tudo que existe. c) versículo 6 fala da revelação de Jesus que brilha e faz a igreja ser diferente. d) ver sículo 7 fala da figura do bom Pr. Jesus que apascenta seu rebanho. e) versículo 8 fala do único caminho que traz segu rança para a ovelha. f) versículo 14 fala da fartura que encontra mos na Obra do Senhor através da doutrina revelada a partir da figura do Senhor Jesus. g) versículo 12 fala da presença do Rei assentado à mesa junto com sua noiva amada, a igreja. h) versículo 16 fala da salvação pela graça que faz a igreja se apresentar agradável diante de seu Noivo.

Pergunta 4: O Batismo com o Espírito Santo está profetizado no versículo 3 do capítulo 1 de Cantares.

Hungria

Estados Unidos

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 11 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 7

Pergunta 4: O unguento der ramado = Todos cheios do Es

Pergunta 2: a) Em comunhão - Verso 2 “Ah, se ele me beijas se com beijos de sua boca!” b) Como o maior amor - Versícu lo 4 “...Lembraremos do seu amor mais do que do vinho...” c) Como a Revelação - Verso 6 “..Porque o sol olhou para mim...” d) Como Pr. da Igreja - Versículo 7 “Onde você apas centa o seu rebanho...” e) Como a estrada - Versículo 8 “... Ide se guir os passos do rebanho...” f) Como centro da doutrina - ver sículo 14 “Aglomerado de flores de alfeneiro nas vinhas de En gedi...” g) Como Rei - Versículo 12 “Enquanto o rei estava de joelhos...” h) Como Graça - Ver sículo 16 “…Lindo…”

Participação do irmão Mar cos Oliveira, Igreja de Marlborough - Pr. Ediney Oliveira:

Pergunta 3: a) A figura do Pai pode ser ligada à figura do Rei retratada no versículo 12. b) O Caminho representa o Filho por onde as ovelhas encontram pastos verdejantes. c) O Amor que une a igreja ao Senhor é re presentado pelo Espírito Santo de Deus que tem o mesmo pa pel. d) A vinha fala da igreja que cresce robusta na dependência de seu Senhor.

Pentecostes verso 3 - Suave é o aroma dos teus unguentos; como o unguento derramado é o teu nome. Final da Igreja = Arrebatamento verso 4 - Leva -me tu; correremos após ti.

Pergunta 4: Cântico 1:3 “Além do cheiro dos teus unguentos suaves, o teu nome é como un guento derramado; por isso as donzelas te amam.”. Atos 2:4 “E todos ficaram cheios do Espíri to Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que fa lassem.” Unguento derramado. Todos foram cheios do Espírito Santo.

México

pírito Santo. É pelo nome do amado que o Espírito Santo é derramado sobre a igreja. O Espírito Santo convence o ho mem da justiça, do pecado e do juízo. Por isso nós somos convencidos pelo Espírito San to a amar a Deus.

Moçambique

Pergunta 2: a) Na comunhão. Cantares 1:2 e 10. b) Como o amor maior. Cantares 1:4. c) Como Revelação. Cantares 1:6. d) Como Pr. da Igreja. Canta res 1:7. e) Como o caminho. Cantares 1:8. f) Como o cen tro da Doutrina. Cantares 1:14. g) Como Rei. Cantares 1:12 h) Como graça, Cantares 1:16. Pergunta 3: a) Pai - a figura do Rei. Verso 4 e 12. b) Filho- o ca minho- versos 8 e 13. c) Espírito Santo - versos 1, 2, 3 e 4. d) Igre ja- a vinha, ser morena as ten das de Quedar, a mais Formo sa, as égua . Versos 14, 5, 8 e 9

2: a) Na comunhão - Jesus como cabeça da igreja, verso 2 (porque a igreja recebe diretamente do Espírito Santo, toda direção para o corpo, atra vés do sangue de Jesus vertido na cruz, Ele abriu um novo e vivo caminho, que nos traz co munhão do corpo e o Senhor através do Espírito Santo que é revelado no meio da igreja. Quando o Senhor está à mesa a igreja fiel também está, em comunhão com o Senhor e vi vendo a eternidade. Verso 10: “Agradáveis são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu

Participações EBD - Exterior

Participação dos irmãos Eusé bio António, Alexandre Montanha, Lucas Manuel, Freitas Teófilo, Idelson António Pe dro, João Bernardo, Leça Teó filo Issine, Ramadane Júnior, da Igreja em Maputo, Pr. Oscar Joao Nharuque Alguinei

e) Como o caminho: 8 Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisa das do rebanho, e apascenta as tuas cabras junto às moradas dos Pr.es. f) Como o centro da Doutrina: 14 Como um cacho de Chipre nas vinhas de Enge di, é para mim o meu amado.

Pergunta 3: a) Pai: a figura pro fética do Rei. b) Filho: a figura profética do Pr., do sol que res plandece, o caminho. c) Espíri to Santo: a figura profética do amor, cacho de Chipre. d) Igre ja: a figura profética das vinhas, das ovelhas, ser morena formo sa.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

Japão

a minha vinha, porém, não guardei. d)Como Pr. da Igreja: 7 Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascen tas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos re banhos de teus companheiros?

Participação da irmã Mitsue Noguti, Igreja de Aichi Ken / Toyota Shi - Pr. David Vieira: Pergunta 1: Cantares 1:3 Suave é o aroma dos teus unguentos; como o unguento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam. “…unguento derra mado”… nos fala do Pentecos tes. O Espírito Santo e o elo da Igreja com o Senhor Jesus só assim temos acesso ao Pai. Cantares 1:4 Leva-me tu; corre remos após ti. O rei me introdu ziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegrare mos; do teu amor nos lembra remos, mais do que do vinho; os retos te amam. “…leva-me tu, corremos após ti”. Nos fala do arrebatamento. A Igreja anseio o encontro com o noivo Pergunta 2: a) Na comunhão: 2 Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. 10 Agradáveis são as tuas fa ces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares. b) Como o amor maior: 4 Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas câma ras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam. c) Como a revelação: 6 Não olheis para o eu ser morena, porque o sol resplandeceu sobre mim; os filhos de minha mãe indig naram-se contra mim, puse ram-me por guarda das vinhas;

Participação da irmã Rita Pe reira da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:

g) Como Rei: 12 Enquanto o rei está assentado à sua mesa, dá o meu nardo o seu cheiro. h) Como Graça: 16 Eis que és gen til e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso.

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 11 de setembro de 2022.

Pergunta 4: Cantares 1:3 - Para cheirar são bons os teus un guentos; como unguento der ramado é o teu nome; por isso, as virgens te amam. Atos 2:4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Es pírito Santo lhes concedia que falassem. Unguento derrama do nos fala do derramar do Es pírito Santo sobre toda a carne. E todos foram cheios do Espíri to Santo.

Perguntaro:

8 • BOLETIM ICM | 11 SET. 2022

Pergunta 1: Início - o Pentecos tes. Cantares 1:3. Final - o Arre batamento. Cantares 1:4. Pode ríamos citar, no início da Igreja, a doutrina da Graça. Cantares 1:5.

isso não vem de nós é dom de Deus, Ele nos concedeu a sal vação, mesmo sendo morenas, mesmo sem ter direito a salva ção na lei, mas pela sua graça nos deu essa tão grande salva ção.

Pergunta 4: O unguento derra mado = todos cheios do Espíri to Santo derramado.

Pergunta 2: a) versículos: 2, 4, 10, do capítulo 1 da Comunhão. b) como o maior amor, v. 1, 2 e 4. c) como o Apocalipse: versícu los 6 e 8. d) como o Pr. da Igreja: versículo 7. e) como o Caminho: versículo 8 de Cantares. f) como o Centro da Doutrina: versículo 14. g) como Rei: versículos 4 e

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 11 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 9

Igreja - Onde apascentar o teu rebanho (verso 7). e) Como o Caminho - sai-te pelas pisadas das ovelhas (verso 8). A igreja não precisa errar! O Caminho está traçado e o Espírito Santo nos revela todos os dias como caminhar! f) Como o Centro da Doutrina - Como um cacho de Chipre nas vinhas de Engedi (verso 14). g) Como Rei - verso 12. O Rei do Universo, o Pai. h) Como Graça - verso 16.

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 11 de setembro de 2022. pescoço com os colares.” b) Como o amor maior - no ver so 2 , “ Nos fala melhor des se amor, mais do que o vinho (efêmero), o histórico fala de um amor do noivo para com a noiva, de um homem para com uma mulher, o profético seria o amor de Jesus pela Igreja, do noivo para com a noiva, já o doutrinário fala de Jesus como único Salvador, fora Dele não há salvação. c) Como a Reve lação - o Senhor revela os seus mistérios à sua igreja fiel, na intimidade, na comunhão no partir do pão, o doutrinário são os dons espirituais aplicados à igreja, a profecia presente e vi vida em nosso meio. d) Como Pr. da Igreja - o Pr. ensina o ca minho, Jesus é o caminho que leva ao Pai. e) Como o Caminho - verso 8, As ovelhas marcando o caminho com suas pisadas, que estão sobre o caminho que é Jesus, único o caminho para o homem chegar à eternidade. Verso 8 - “...sai-te pelas pisadas das ovelhas.” f) Como o centro da Doutrina: no verso 17 nos mostra que Jesus é o centro da doutrina no meio da igreja. No verso 13, nos fala “morará entre os meus seios”, no coração, no centro de nossa vida, onde a palavra está escondida no nos so coração, a doutrina, palavra viva. “As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varan das de cipreste.” (Cantares 1:17). g) Como Rei - no verso 12, en quanto o nosso Rei Jesus está à mesa Ele exala o bom cheiro na igreja, assentado à mesa na co munhão e na nossa vida indivi dualmente temos que ter um bom testemunho, ter o bom cheiro de Cristo. Cantares 1:12 “Enquanto o rei está assentado à sua mesa, dá o meu nardo o seu cheiro.” h) Como Graça: ver so 6, somos salvos pela graça e

PerguntaRodrigues:1: O primeiro tema central: é o início da Igreja e podemos ver isso no versículo 2 do capítulo 1 de cânticos, que fala da proximidade que os ser vos da 1ª igreja viveram no Pen tecostes com nosso Amado Je sus e no versículo 3 do mesmo capítulo. E o 2º tema central que vemos no versículo 4 onde a Igreja hoje, pedimos ao Se nhor que volte agora para que possamos segui-lo e chegar com ele à Eternidade no Arre batamento.

Pergunta 3: a) Pai - Verso 12 - O Rei do Universo, o Pai. b) Filho - Verso 7- O Caminho. c) Espíri to Santo - Verso 3- O Amor. d) Igreja - Versos 6, 14- A vinha.

Participações EBD - Exterior

Pergunta 3: a) Pai: No verso 11, como Pai, onde fala do ouro do poder de Deus, a redenção. “En feites de ouro te faremos, com pregos de prata”. b) Filho: verso 13, quando fala do ramalhete de mirra. Fala do sofrimento de Jesus por nós. Verso 13 “O meu amado é para mim um rama lhete de mirra; morará entre os meus seios.” c) Espírito Santo: verso 3 falando da redenção “... como unguento derramado é o teu nome.” d) Igreja: Verso 5. Eu sou morena falando da igreja.

Participação da irmã Josefina Melo, da Igreja na cidade Santo Domingo - Pr. Jamilson

1: Verso 3 - unguen to derramado. O derramar do Espírito Santo (Joel 2:28 / Atos 2:17). Verso 4 - Leva-me tu, cor reremos após ti. O Arrebata mento

Panamá

Participação da irmã Aracelys Valderrama, da Igreja em Aguadulce, Pr. Vicente CastilPerguntalo:

Pergunta 2: a) Na comunhãoBeije-me com os beijos da sua boca (verso 2) - na intimidade com o Senhor. Uma comunhão plena com o Senhor. b) Como o amor maior - do teu amor nos lembraremos, mais do que o vinho (verso 4). O Espírito Santo derramado em nossos corações, esse é o amor que a igreja nunca se esquecerá. c) Como a Revelação - o Sol res plandeceu (verso 6). O Sol res plandeceu, a revelação marcou a vida da igreja para sempre. Uma igreja morena, marcada pela revelação. d) Como Pr. da

Rep. Dominicana

Pergunta 1: O início da igreja quando Jesus falava pessoal mente com os discípulos (ver. 2). A última igreja esta carac terizada no verso 15 porque a igreja da última hora tem a for mosura do corpo, tem intimi dade com o Senhor Jesus e é cheia do Espírito Santo.

Pergunta 4: No perfume do unguento que é o testemunho da igreja.

Rússia

Pergunta 3: a) Cantares 2:3Como a macieira entre as ár vores da floresta, assim o meu amado entre os jovens. Na sua sombra adoro sentar-me, e o seu fruto é doce até à minha garganta. b) 1:3 Quando a igre ja é atraída pelo Espírito Santo, Ele leva-a à presença de Jesus. c) 1:12 O feixe de mirra é o meu amado no meu seio. A igreja é perfumada, ela é toda dedica da a ele, porque o feixe de mir ra permanece no seu seio. d) 1:11 - Enquanto o rei esteve à sua mesa, os meus nardos emitiam o seu perfume.

Participação dos irmãos da Igreja de Veliky Novgorod / Região de Novgorod:

10 • BOLETIM ICM | 11 SET. 2022

vinha de Engedi. d) Cantares 1:7 - Se não sabeis isto, a mais bela das mulheres, andai nas pegadas das vossas ovelhas e Pr.eai as vossas cabras junto às tendas dos Pr.es. e) Cantares 1:6 Dizei-me, vós, a quem a minha alma ama, onde estais a pas tar? Onde descansais ao meio -dia? Por que haveria de ser um vagabundo pelos rebanhos dos vossos companheiros? f) Can tares 1:9-10 - As tuas palmas são lindas debaixo de pingentes, o teu pescoço está em cola res; far-te-emos pingentes de ouro com lantejoulas de prata. g) Cantares 1:3 - Vamos correr atrás de ti - O rei trouxe-me às suas mansões - Deleitar-nos -emos e regozijar-nos-emos em ti, magnificaremos mais as tuas carícias do que o vinho; digno de te amar! h) 1:1 - Dei xem que ele me ensoberbeça com a testa da sua boca! Pois as tuas carícias são melhores do que o vinho.

Pará

*******

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 11 de setembro de 2022.

Pergunta 1: Versículo 1 “Deixa-o beijar-me com a testa da mi nha boca...” - O início da Igreja. Verso 3...” O Rei trouxe-me para as suas mansões...” o arrebata mento da Igreja.

Pergunta 2: a) verso 2. b) versos 4 e 13. c) verso 6. d) verso 7. e) versos 7e 8. f) verso 13. g) verso 12. h) verso 16.

Participação da irmã Valderli Romano Cordeiro, Igreja Mãe do Rio, Pr. Maik Gomes de PerguntaSouza:

1: Início da igre ja está no verso 3 “…unguen to derramado…” - refere-se ao derramamento do Espírito no Pentecostes. O final da igreja está no verso 4 “Leva-me tu, correremos após ti…” - fala do Arrebatamento. “Leva-me tu” A igreja entendeu que só o Es pírito Santo pode levá-la à eter nidade, ele que a vai conduzir. “Correremos após ti” o arreba tamento será como um abrir e fechar de olhos.

Pergunta 3: a) Pai: verso 12. b) Filho: verso13. c) Espírito Santo: verso3 e 15. d) Igreja: verso 6 e 9.

Cruz Alves, Igreja Rondonópolis, Pr. José Carlos Araújo:

Pergunta 3: Deus Pai: versícu lo 4 o rei me trouxe para seus aposentos e você verá. 12: en quanto o rei estava em seu ge nuflexório. Deus Filho: versículo 6 Não repare que sou morena porque o sol me olhou, o sol fez justiça. E o versículo 8 vê e se gue os passos do rebanho... o Caminho é Jesus. Espírito San to Deus: versículo 3 O teu nome é como unguento derrama do. E o versículo 1 Rei Salomão aponta para o Espírito Santo. A Igreja: Versículo 8 Bela entre as mulheres, versículo 9 Eu com paro você com a égua de car ros de Faraó, meu amigo. vers. 15 Eis que você é linda, minha amiga; e versículo 17 as vigas da nossa casa são feitas de caixo tões de cedro e cipreste.

Mato Grosso

Pergunta 2: a) Comunhão “Bei je-me ele com os beijos da sua boca…” verso 2. b) Amor maior “… do teu amor nos lembrare mos, mais do que do vinho…” verso 4. c) Revelação “…o sol res plandeceu sobre mim…” verso 6. d) Pr. da igreja “… Onde apas centas o teu rebanho…” verso 7.

Pergunta 2: a) Cantares 1:1,1415. b) Cantares 1:2 - Pela fra grância das vossas pomadas o vosso nome é como uma mirra derramada; por isso as donze las amam-vos. c) Cantares 1:13 - Como um pincel de arenque, a minha amada está na minha

12. h) como Graça: versículos 5, 6, 8, 11 e 15.

Pergunta 4: Nos cânticos 1:3 nós o identificamos como Unguento Derramado que é o derramamento do Espírito Santo, então em ele os 2:4 to dos recebem o batismo com o derramamento do Espírito Santo.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

Participações EBD - Exterior

Participação da irmã Rachel

Participação do irmão Fagundes Autran da Silva, Igreja Jar

a igreja corria por todo mundo e muitas vidas eram atraídas para si pela palavra e testemu nho dos nossos irmãos. Hoje no fim do tempo da igreja ela ain da proclama esse evangelho, mas sabemos agora que ela corre com afinco para chegar até a eternidade. A igreja decla ra no verso 14 que ela correrá para perto do seu amado, isso é a forma como buscamos na re velação essa velocidade (o en tendimento da doutrina) que nos fará encontrar nosso Ama do Jesus e chegar ao nosso lar. Pergunta 2: a) Na comunhão: Jesus se revela na intimidade da igreja, e temos que estar nessa comunhão com Ele (Sal mo 2:12) - “Beije-me ele com os beijos da sua boca…” verso 2. b) Com o Amor Maior: Jesus é a maior manifestação de amor de Deus para com o homem (João 3:16) - “… do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho…” verso 4. c) Como a Re velação: Jesus é o mistério que se revela somente a igreja. Isso é o que nos diferencia do mun do, temos Jesus (Cl 1:26,27) - “…o sol resplandeceu sobre mim…” verso 6. d) Como Pr. da Igreja: Jesus é aquele que nos guia até a eternidade (João 14:3)“… onde apascentas o teu re banho…” verso 7. e) Como o Caminho: Sendo nosso Pr. Ele também nos mostra o cami nho (João 10:27) - “... sai-te pe las pisadas das ovelhas…” verso 8. f) Como o Centro da doutri na: Jesus é a própria palavra (Apocalipse 19:13) - “Como um cacho de Chipre nas vinhas de Engedi…” verso 14. g) Como Rei: “Enquanto o rei está assentado à sua mesa…” verso 12. h) Como Graça: “... agradável…” verso 16. Pergunta 3: a) Pai: O Rei. b) Fi lho: O caminho. c) Espírito San

Participações EBD - Exterior

- O que define o início da igreja é o Pentecostes: “como o unguento derramado é o teu nome; por isso as vir gens te amam.” Cantares 1:3O que define o fim da igreja é seu arrebatamento: “Leva-me tu; correremos após ti” Canta res1:4. “Leva-me tu” é o desejo da igreja como um só corpo de estar com Jesus na eternida de, o “correremos após ti” fala da igreja que através da sua história nunca deixou de se guir a carreira que para ela foi proposta. Vemos que no início o Pentecostes foi o momento que marcou a saída da igreja para o mundo, onde o evange lho se espalhou por todos os cantos que havia, e todos aque les que haviam de se salvar eram acrescentados ao corpo (Atos 2:47). No seu nascimento

to: O unguento derramado. d) Igreja: A vinha.

São Paulo

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 11 de setembro de 2022. e) Caminho “... sai-te pelas pi sadas das ovelhas…” verso 8. f) Centro da Doutrina “Como um cacho de Chipre nas vinhas de Engedi… “ verso 14. g) Rei “En quanto o rei está assentado à sua mesa…” verso 12. h) Graça “... agradável…” verso 16.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 11 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 11

Cantares versos 3 e 4. “como o unguento derra mado” fala profeticamente do Pentecostes, e “O rei me intro duziu nas suas câmaras” do ar rebatamento da igreja.

Participação da irmã Nayara Rosendo dos Santos, Igreja Jaraguá do Sul, Pr. Carlos Da rio Silva PerguntaGermer:1:

Pergunta 2: a) Beije-me ele com os beijos da sua boca (Cantares 1:2). b) porque melhor é o teu amor do que o vinho (Cantares 1:2). c) porque o sol resplandeceu sobre mim (Can tares 1:6). d) Onde apascentas o teu rebanho (Cantares 1:7). e) sai-te pelas pisadas do reba nho (Cantares 1:8). f) Enfeites de ouro te faremos, com incrusta ções de prata (Cantares 1:11). g) Enquanto o rei está assentado à sua mesa (Cantares 1:12). h) O meu amado é para mim como um ramalhete de mirra (Canta res 1:13)

Pergunta 3: a) O Rei- verso 12 - representa a figura profética do Pai. b) O Caminho- verso 8; Sol da justiça - verso 6; Pr. de ovelhas - verso 7 - representam a figura profética do Filho. c) O Amor - verso 4 unguento der ramado - verso 3- representam a figura profética do Espírito Santo. d) A vinha- verso 6; Ami ga minha - verso 15; Mais for mosa - verso 8 - representam a figura profética da Igreja.

Rio Grande do Norte

Santa Catarina

Participação do irmão Thales Gomes Antunes, Igreja Ale crim, Pr. Wellington Guilherme da PerguntaSilva:1:

Pergunta 3: a) Pai: O rei me introduziu nas suas câmaras (Cantares 1:4). b) Filho: porque o sol resplandeceu sobre mim (Cantares 1:6). c) Espírito San to: Suave é o aroma dos teus unguentos; como o unguento derramado é o teu nome (Can tares 1:3). d) Igreja: Não olheis para o eu ser morena, porque o sol resplandeceu sobre mim; os filhos de minha mãe indigna ram-se contra mim, puseram -me por guarda das vinhas; a minha vinha, porém, não guar dei. (Cantares 1:6).

Participações EBD - Brasil

Pergunta 3: a) Pai: podemos ver o aspecto do pai no verso 4 - “Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas recâmaras; em ti nos alegrare mos e nos regozijaremos; fare mos menção do teu amor mais do que do vinho; com razão te amam.” Deus pai proporcionou essa união entre o Filho (Jesus) e do amor proporcionado tam bém através da operação do Espírito Santo, quando se relata em amor maior que o vinho. b) Filho: podemos ver no verso 4 e verso 13 - “O meu amado é para mim como um saquitel de mir ra, que repousa entre os meus seios”. Profeticamente, o bom cheiro de Cristo nos preenche e testifica a operação de salva ção em nossa vida. Texto refe rência: “Porque para Deus so mos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem”. 2 Coríntios 2: 14-16. c) Espírito Santo: podemos ver no verso 15 - “Eis que és formosa, ó amada minha, eis que és for mosa; os teus olhos são como pombas”. Sabemos que o Espí rito Santo é representado como pombo, por trazer a paz do Se nhor, mas também podemos enxergar durante outros versos a operação do Espírito Santo. d) Igreja: podemos ver no verso 5, onde a igreja proclama a Israel “Eu sou morena, mas formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão” e tam bém no verso 15, testificando que a igreja fiel possui a opera ção do Espírito Santo.

- verso 5. d) Como Pr. da Igre ja - verso 7. e) Como o Caminho - verão 8. f) Como o centro da Doutrina - verso 11. g) Como Rei - verso 12. h) Como Graça - ver so 16.

dim Maia, Pr. Elias Amaral da PerguntaSilva:

mos ver no capítulo 1, verso 16, a qual a igreja proclama sobre o leito, já apontando ao casa mento da igreja com o senhor, profeticamente apontando ao momento em que formos arre batados e nós consigamos en xergar a eternidade. “Eis que és formoso, ó amado meu, como amável és também; o nosso lei to é viçoso”.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA12 • BOLETIM ICM | 11 SET. 2022

Pergunta 2: a) Na comunhãoverso 2. b) Como o amor maior - verso 4. c) Como a Revelação

1: Podemos ver a re lação do senhor através da ex periência na formação da igre ja. O início, em Pentecostes, quando o Espírito Santo toca aqueles servos. E proporciona as experiências vivas, e o evan gelho eterno. Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho. Cantares capítulo 1 verso 2. Em relação ao final, pode

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 11 de setembro de 2022.

Pergunta 1

Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.

Duas figuras proféticas são apontadas no verso 1: A Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales. Qual a aplicação profética desses dois elemen tos?

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar participaçãoumaescrita.

Perguntas para todos

Perguntas da Semana

12 a 18 de setembro de 2022

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 2, qual a aplicação profética da expressão “Qual o lírio entre os espinhos...”?

Pergunta 4

Lendo Cantares, capítulo 2, profeticamente, quem está falando no verso 1? O Noivo ou a Noiva?

Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares. Texto base: Cantares Capítulo 2, versos 1 a 3 Neste segundo capítulo, estamos vendo a definição histórica, pro fética e doutrinária da igreja, em seu momento inicial. O momen to da operação do derramamento do Espírito Santo preparando a igreja para o arrebatamento.

Pergunta 2

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar participaçãoumaem vídeo.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 11 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 13

Pergunta 3

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 2, porque, profeticamente o Noi vo chama a Noiva de “...a minha amiga entre as filhas”?

Pergunta para CIAs

Perguntas da Semana

Faça uma comparação de como Jesus se apresenta no capítulo 2, versículo 1, do livro de Cantares, comparando o Evangelho de João 14:6 (“...Eu sou o caminho, a verdade e a vida...”)?

Pergunta 6

Pergunta 5

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA14 • BOLETIM ICM | 11 SET. 2022

12 a 18 de setembro de 2022

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 3, a igreja externa o seu desejo de um alimento específico. Por que, profeticamente a igreja an seia um alimento específico para esta última hora, e qual é esse alimento?

Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em al guns países do mundo.

Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG)

YouTube Mundo

Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS) Domingo (15h30)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Sábado (10h) | Domingo (10h)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA16 • BOLETIM ICM | 11 SET. 2022

Ocorreu, no último final de se mana, o programa “Anuncian do o Evangelho Eterno”.

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

05 a 04 de setembro de 2022 Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Sábado (10h)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Veículo de Comunicação Local

Informe Semanal

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Dias e Horários*

Sexta-feira (21h)

Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

*Horário de Brasília

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Irmã Natália

Irmão Carlos Davi

Olá, a paz do Senhor. Sou a Natália. Sou da igreja aqui de Mafra, em Portugal. A Esco la Bíblica Dominical foi muito importante para a minha vida, porque eu tive uma experiência com a Palavra a Deus. Antes, eu pensava que o livro de Cantares relatava o amor de um homem e de uma mulher, mas hoje eu já entendi que este livro fala do amor de Jesus pela sua igreja. E também o amor de Jesus é o maior amor e perfeito. A paz do Senhor Jesus!

Informe Semanal

especial para as igrejas do ex terior ocorreu neste domingo, 11 de setem bro de 2022, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

05 a 11 de setembro de 2022

Brasil

Adolescente na igreja em Entron camento

Transmissão especial para as igrejas do Exterior

A paz do Senhor Jesus, irmãos, (...). O estudo da Escola Bíblica Dominical na minha vida tem sido um fortalecimento para a minha vida espiritual e tem sido uma benção para a minha família. A Escola Bíblica Domi

Portugal

Igreja em Mafra

mento precioso para a minha vida espiritual. Muitos segredos proféticos no livro de Cantares. Glória a Jesus!

nical na minha vida tem sido um fortalecimento no meu re lacionamento com o Senhor Jesus. Ela tem me ensinado sobre o amor ágape, que é o amor imensurável do Senhor Jesus. A paz do Senhor Jesus, irmãos.

Senhora na igreja em Mafra Irmãos, quando começou o es tudo do livro de Cantares na Es cola Bíblica Dominical, eu tive muita dificuldade de entender e não estava alcançando o en tendimento. Então eu comecei a orar e pedir ao Senhor para me ajudar para que eu pu desse alcançar a revelação da Palavra. Graças a Deus, que o Senhor abriu a minha mente e eu comecei a alcançar o en tendimento e hoje participo da dinâmica. Tem sido para mim um alimento espiritual, um ali

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 11 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 17

Atransmissão

Irmã Alaide Avelina Portugal

Igreja em Valparaíso II, Serra/ES

Brasil

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA18 • BOLETIM ICM | 11 SET. 2022

Senhora na igreja em Marambaia, Belém/PA

E no momento da palavra do pastor Gedelti, quando ele transmitiu o ensino doutriná rio contido no livro de Canta res que fala a respeito do amor dos amores, eu fui tomada de uma operação maravilhosa do Espírito Santo. Eu pude sentir o amor do Senhor envolvendo a minha vida. E aquele amor me Erestaurou.aquele amor me renovou

05 a 04 de setembro de 2022

Igreja em Marambaia, Belém/PA Olá, irmãos, a paz do Senhor. Venho aqui compartilhar a ex periência da nossa igreja aqui na Marambaia, em Belém do Pará. Aqui nós temos vivido um momento muito especial. O Se nhor tem derramado bênçãos na nossa igreja. E através desse estudo que em torno dele nos reunimos todas as terças-feiras em família. Nós estamos viven ciando o agir de Deus aqui na nossa casa. Muitas bênçãos do Senhor estão sendo derrama das sobre os nossos trabalhos. Temos visto que os enfermos estão sendo curados. E isso é motivo de glorificarmos ao Senhor e agradecer ao Senhor pelos estudos que estão sendo transmitidos, pois nós estamos aprendendo mais do Senhor. E aqui, graças a Deus a nossa igreja está crescendo. Quero dizer aos irmãos que a Palavra do Senhor é viva e é também eficaz.

Inglaterra

Brasil

O estudo do livro de Cantares tem me feito remeter à minha conversão, o mesmo sentimen to que ardeu em meu coração. Sinto renovada em poder retor nar novamente a estudar este livro. “Levou-me a sala do ban quete”.

Informe Semanal

Irmão Elder Rosa Carvalho da Costa

imediatamente e meu coração encheu de alegria. Foi tão ma ravilhoso que quando terminou a Escola bíblica Dominical eu contei imediatamente, com partilhei esta experiência com os irmãos que estavam ali pre sentes. E assim, meus irmãos, o Senhor tem feito com a Escola bíblica Dominical, esse ensino doutrinário maravilhoso, pro fundo, com revelações profun das que têm alimentado, tem fortalecido a nossa caminhada na presença do Senhor. Isso tem sido algo maravilhoso e grandioso na vida dos irmãos. Esta foi a minha experiência na Escola Bíblica Dominical.

Brasil

Testemunhos postados no portal - Exterior e IrmãBrasilJani Carla Brumatti

Diác. Márcio Pacheco

O aprendizado do Livro de Can tares de Salomão tem a cada dia me surpreendido, com as revelações advindas de cada versículo e a sua aplicabilida de tão atual para igreja fiel nos nossos dias. Tenho sido muito edificado, bem como toda a minha família.

Igreja em Bournemouth

A paz do Senhor Jesus. Venho compartilhar com os irmãos uma experiência que eu tive com a Escola bíblica Domini cal. Um certo domingo a mi nha alma estava triste, eu esta va abatida e precisava de uma restauração. Mesmo assim eu decidi ir para a Escola bíblica Dominical. Chegando lá eu orei ao Senhor. Coloquei o meu co ração diante do Senhor e pedi a Ele para que naquela manhã Ele falasse ao meu coração, que Ele me visitasse, que Ele me ti rasse daquela condição.

Irmã Glauce Vieira

Assistência 0800

Sentimental 0,25

Total Geral 100

A situação da evolução da pan demia do Coronavirus (CO VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne

Familiares 12,44

Outros 16,50

SentimentalJustiça

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 11 SET. 2022 | BOLETIM ICM • 19

Durante este período de pan demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

Conjugal 1,52

cessidade de seguir as orienta ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen sáveis para o momento. O co municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do Ressaltou-sevírus. a orientação quanto a não realização de re

Vida Secular 6,09

Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24 horas

Enfermidade 15,99

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 0800As7073076.tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís ticos dos atendimentos reali zados.

Brasil Curados Enfermos Total 4.706 1.636 Exterior Curados Enfermos Total 95 85 Apuração: 09/09/2022 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19 44,16% 12,44%15,99%16,50% 0,25%0,25%0,25%1,02%1,52%1,52%6,09%EnfermidadeEspiritualOutrosFamiliaresVidaSecularConjugalProfissionalLivramento

Litígio Justiça 0,25

Inf. Sobre a Litígio

Livramento 1,02

Assistência 0800 e COVID

uniões com aglomeração, em observância às orientações da das pelas autoridades sanitá rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

03 a 09 de setembro de 2022

Espiritual 44,16

Inf. Sobre a ICM 0,25

A pandemia COVID-19

Profissional 1,52

ICM

Período de apuração: 03 a 09/09/2022

Motivo %

Clique aqui para assistir a transmissão

Agenda da Semana

Data: 18/09 (Domingo)

05 a 11 de setembro de 2022

Horário: 21h Local: YouTube

Horário: 10h Local: YouTube

Anunciando o Evangelho Eterno

Data: 16/09 (Sexta-feira)

Clique aqui para assistir os cultos

Data: 18/09 (Domingo)

Transmissão Especial - Toda Igreja

Clique aqui para assistir a transmissão

Horário: 15h Local: YouTube

Data: Todos os dias

Cultos Virtuais

Clique aqui para assistir o programa

Data: 18/09 (Domingo)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA20 • BOLETIM ICM | 04 SET. 2022

Escola Bíblica Dominical

Horário: 20h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Transmissão Especial - Exterior

Horário: 12h Local: YouTube

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.