Ampliando o alcance do mistério do Evangelho de Cristo - Parte X

Page 1

Escola Bíblica Dominical 03 de abril de 2022

Ampliando o alcance do mistério do Evangelho de Cristo - Parte X

Abr. 2022 | Volume 3 | nº 14


Abr. 2022 | Volume 3 | nº 14

Escola Bíblica Dominical 03 de abril de 2022

Ampliando o alcance do mistério do Evangelho de Cristo - Parte X Síntese da palavra do presidente

A

Escola Bíblica Dominical do dia 3 de abril de 2022 foi realizada ao vivo, diretamente do Maanaim de Terra Vermelha, Vila Velha, Espírito Santo, com a participação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

baseadas nas figuras representativas do Senhor Jesus no Velho Testamento, dentro do tema “Ampliando o alcance do mistério do Evangelho de Cristo”. Posteriormente, a palavra foi trazida pelo Pr. Gedelti Gueiros. Após a palavra do presidente, foi dada continuidade à Escola Bíblica Dominical.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Palavra inicial do Pr. Gedelti Gueiros:

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! Estamos aqui para dar início à Escola Bíblica Dominical. O assunto está voltado às perguntas formuladas, as quais estão

Eu saúdo a todos com a paz do Senhor. Foram trazidas, pelo Pr. Gedelti Gueiros, várias experiências relativas à par-

ticipação das igrejas e testemunhos de irmãos de diversos países do mundo. O relato das experiências poderá ser visto nas mídias sociais da Igreja Cristã Maranata. Nas Escolas Bíblicas que temos tido anteriormente, procuramos entender, com mais profundidade, a respeito da nossa salvação, do nosso Salvador, do momento que estamos vivendo, do preparo e da proximidade do arrebatamento da igreja. O momento profético que estamos vivendo é diferente de anos atrás, pois a Igreja está convergindo dentro de um projeto final. Há uma porta que vai se fechar. São dois mil anos de história da igreja. O mundo caiu completamente em sua situação própria, como mundo. E nós vamos sofrer o impacto de tudo isso. Há três meses atrás, o Senhor deu uma revelação que o mundo iria sofrer uma agressão, onde o povo iria sofrer muito. Em primeiro lugar, por falta de alimento, em segundo lugar, por conta do desemprego, e em terceiro lugar, pela perda dos bens.

Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

2

• BOLETIM ICM | 03 ABR. 2022

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA


Ampliando o alcance do mistério do Evangelho de Cristo - Parte X Hoje vemos tudo ao contrário no mundo que aí está. Para que os irmãos tenham uma ideia, está se deslocando um iceberg do Ártico, do tamanho do estado de São Paulo. Está havendo um degelo. As consequências disso podem demorar alguns anos. Mas a tendencia é que o mar venha aumentar o seu volume e atingir regiões mais baixas. O mundo foi estruturado para viver em um estado de equilíbrio. O homem, com toda a sua tecnologia e ciência, tem buscado resolver estes problemas, seja com relação às florestas e demais pontos referentes à ecologia, porém, sem sucesso. Estamos vendo uma degradação natural em todo mundo, pois as fronteiras agrícolas estão entrando nas florestas para a garantia da sobrevivência. Além de tudo isso, há um projeto do mal para somente criar problemas para o povo, para os países, de uma forma geral. O mundo perdeu o seu rumo. O mundo está debaixo de uma nuvem negra. O mundo está debaixo da mentira e da traição. O grande problema é que tudo isso não poderia cair dentro da religião, mas é exatamente isso que está acontecendo. Por

isso, a religião tem sido um dos maiores veículos no sentido da mentira e da traição. Estamos em uma luta. Essa luta é para dar ciência ao povo que o nosso Salvador vive, que Jesus está às portas, que a Igreja vai ser arrebatada e que Ele vai voltar. Não podemos viver de ilusões. Temos a família, os bens, a natureza, tão bela, o mar, tudo isso, mas não podemos ficar voltados para essas coisas. Assim, estamos entendendo essa caminhada. Não há mais nada para acontecer de ruim no mundo. No mundo não há mais qualquer tipo de regramento.

Pr. Gedelti Gueiros realizando a síntese do estudo da Escola Bíblica Dominical

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

Por isso, não podemos perder a oportunidade de anunciar o Evangelho e de nos preparar para a partida. O que você está esperando? Não temos mais nada para esperar, mas apenas esperar no Senhor. Assim, a nossa preocupação hoje é dizer aos nossos irmãos que cada um tem a receita que vai usar. Mas não adianta se referenciar àquilo que é necessário para a sua vida se você não usar. As pregações, de hoje, se pautam no sentido de se dizer aquilo que se deve fazer, mas ninguém faz. Mostra-se apenas o rótulo da garrafa, sem o poder de curar, e ninguém toma. A Escola Bíblia Dominical é a forma que você tem de você se alimentar. Aqui está o alimento para você se nutrir. É uma sequência. E isso traz um grande benefício a cada um de nós. Precisamos estar à disposição do Senhor, tanto os pastores, os obreiros, os diáconos, as crianças, e as mães. O adversário está ensinando às crianças que elas vão crescer para terem um fim, seja na cadeia ou no cemitério. Mas nós estamos dizemos às crianças que elas vão ter vida e vida em abundân03 ABR. 2022 | BOLETIM ICM •

3


Ampliando o alcance do mistério do Evangelho de Cristo - Parte X cia. Por isso, a criança precisa crescer na presença do Senhor para, posteriormente, discernir e decidir o que é melhor para a sua vida.

do derramamento do Espírito Santo, que estabeleceu uma nova ordem do projeto de salvação, através do sacrifício do Senhor Jesus.

Quando se abre a Bíblia, vemos no Velho Testamento, os marcadores proféticos. Desta forma, é preciso entender os marcadores proféticos da Palavra, pois falam de Jesus e sua obra. Estamos vivendo o tempo de marcadores proféticos.

São mistérios que a religião não está preocupada, mas que nos fortalecem: a valorização do sacrifico de Jesus.

Nós temos uma responsabilidade e vamos atender aquilo que o Espírito Santo está determinando para este momento. Quando a Bíblia fala acerca do terceiro dia, vemos os vários marcadores proféticos. Ao terceiro dia, Israel saiu do Egito, mostrando que a salvação estava ligada à morte e ressurreição de Jesus. Não podia ser um caminho de dois dias, mas de três dias. Jonas, também, esteve no ventre do peixe, três dias e três noites. Tudo isso nos falam de um projeto relacionado ao sacrifício de Jesus e estão no Velho Testamento. Então, encontramos Jesus em todo o Velho Testamento. Jesus disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:39

Assim, pode-se encontrar uma série de marcadores proféticos referentes ao terceiro dia. Abraão viu o lugar do sacrifício de Isaque ao terceiro dia. O Velho Testamento fala dos marcadores proféticos referentes ao Senhor Jesus, à sua morte e ressurreição, e que definem a posição do crente. No Novo Testamento, esse entendimento se dá pelo conhecimento, não histórico, mas profético, do Pentecostes, acerca

4

• BOLETIM ICM | 03 ABR. 2022

Vamos às perguntas. Pergunta Quais são as figuras representativas de Jesus, no Velho Testamento, sob os aspectos histórico e profético? Resposta: - Rei (Davi), Profeta (Samuel, Elias, Isaías), Sacerdote (Melquisedeque) e Homem. Sob o aspecto histórico, vamos encontrar Davi como rei, Melquisedeque como sacerdote, Samuel como profeta. São designações históricas. Mas quando vamos para o lado profético, vemos Jesus como rei, profeta, sacerdote e homem. Pergunta Quais foram as maiores ofensas dirigidas ao Senhor Jesus, quando Ele foi levado à cruz do Calvário, encontradas nos textos de: Marcos 15:17, Mateus 27:28 e Lucas 22:64? Resposta: a. A coroa de espinhos, para descaracterizar a sua condição de rei; Marcos 15:17 – “E vestiram-no de púrpura, e, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.”

terizar sua condição de profeta. Tinham Jesus como adivinho e não como profeta. Lucas 22:64 – “E, vedando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te feriu?”

Como rei Vemos a figura de Jesus, como rei, como um achincalhe. Na cruz do calvário, foi escrito: “Jesus Nazareno, rei dos judeus”. Era um achincalhe. Era como dizer: “você não é rei coisa nenhuma”. Mas nós dizemos: “Ele é o nosso rei. Ele é o rei da Glória”. “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória.” Salmo 24:7-10

Há um mundo batendo palmas pelo sacrifício de Jesus. Alguns

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

b. Despiram as suas vestes, para descaracterizar a sua condição de sacerdote; Mateus 27:28 – “E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate;”

c. A expressão “profetiza, quem é que te feriu”, para descaracINSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA


Ampliando o alcance do mistério do Evangelho de Cristo - Parte X até chorando, da mesma forma que Maria quando foi ao sepulcro. Nós não precisamos chorar, mas sim nos alegrar porque ele está vivo, ele ressuscitou. Ao terceiro dia, Jesus venceu a morte. Quando Ele ressuscitou, foi para o lugar dele, na eternidade. E vive e reina para todo o sempre. Como profeta “Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu?” Mateus 26:68

Eles queriam ridicularizar a Jesus. Mas Jesus não abriu a boca em nenhum momento. Ele apanhou calado, porque a profecia não responde aos atos humanos, mas se refere aos atos do Espírito Santo. Quando o soldado romano esbofeteou a Jesus, queria mostrar que o homem, no poder deste mundo, é maior do que o poder de Jesus. Queria mostrar que Jesus não era profeta. Essa é a história oculta e revelada que o mundo não conhece.

Os loucos estão no mundo. A loucura está dominando o mundo, os lares. E Jesus deixou uma palavra “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?“ Lucas 12:20

Estamos vivendo um tempo que somente a Palavra pode nos dar segurança Como sacerdote Tiraram a roupa de Jesus: era a afronta ao seu sacerdócio. O sacerdote não podia deixar nenhuma parte do seu corpo aparente. Jesus entrou no san-

tíssimo e deu o brado de morte. Ele levou o pecado que o sacerdote do Velho Testamento não queria levar, para que não morresse. Mas Jesus deu o brado: “tudo está consumado”. E Ele morreu pelos nossos pecados. Ele assumiu a nossa culpa e somos gratos por isso. Como homem Deus permitiu que Ele fosse homem e sofresse as dores aqui dessa vida. Que o Senhor nos abençoe! Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata

“Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.” Isaias 53:5

Isso era profético. Era o profeta Isaías falando a respeito dele.” Como homem “Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.” Isaías 53:3

O mundo não sabe a dor do sacrifício do terceiro dia. E quando o homem vem para o púlpito e não sabe disso, não tem condições de falar mais à igreja.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

03 ABR. 2022 | BOLETIM ICM •

5


Participações EBD - Exterior Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 03 de abril de 2022.

Angola Participação do Grupo 1 de Senhoras, da Igreja Luanda Maculusso, Pr. José Eduardo: Pergunta 1: Davi - como Rei; Melquisedeque - como Sacerdote; José - como homem; Gideão - como libertador; Josué - como Senhor dos Exércitos; Salomão - como juiz I Reis 3:16; e Isaías, Daniel - Como profeta. Pergunta 2: Marcos 15:17 - “a coroa de espinhos” - queriam - diminuindo-o, descaracterizando enquanto Rei; Mateus 27:28 - “Tiraram-lhe as vestes” - tirando aquilo que o caracterizava como sacerdote (veste sacerdotais); e Lucas 22:64 -” feriram-no no rosto, e perguntavam-lhe dizendo: Profetiza, quem é que te feriu? - tirando aquilo que o caracterizava como profeta. Pergunta 3: Na dor, e no sofrimento que experimentou durante o seu sacrifício.

Austrália Participação da irmã Aline Godinho Sette, da Igreja de Sidney - Pr. Douglas Spanghero: Pergunta 1: Davi tipifica Jesus como Rei. Samuel aponta Jesus como profeta. Jose aponta Jesus como homem. Melquisedeque aponta Jesus como sacerdote. Pergunta 2: “E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.” Marcos 15:17 Para descaracterizar Jesus como rei. “E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate;” Mateus 27:28 Para descaracterizar Jesus como sacerdote. “E, vendando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe,

6

• BOLETIM ICM | 03 ABR. 2022

dizendo: Profetiza, quem é que te feriu?” Lucas 22:64 Para descaracterizar Jesus como profeta. Pergunta 3: Em todo o sofrimento que ele passou, sendo ferido, humilhado. Isaias 53:5 “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Pergunta 4: Jesus revelado pelo Espirito Santo na palavra.

Bélgica Participação da irmã Rynara de Paiva Silva, Igreja de Amsterdam - Pr. Anderson Vilaça: Pergunta 1: Rei (Davi); Profeta (Samuel, Elias, Isaías); Sacerdote (Melquisedeque) e Homem. Pergunta 2: Marcos 15:17 : A coroa de espinhos, para descaracterizar a sua condição de rei; Mateus 27:28: Despiram as suas vestes, para descaracterizar a sua condição de sacerdote; e Lucas 22:64 : A expressão “profetiza, quem é que te feriu”, para descaracterizar sua condição de profeta. Tinham Jesus como adivinho e não como profeta. Pergunta 3: Estava em todo o seu sofrimento. O Corpo de Cristo ferido. Pergunta 4: Quando identificamos Jesus revelado nas Escrituras.

Bielorrússia Participação do irmão Pável Antónov, da Igreja Minsk: Pergunta 1: Profeta, Sacerdote, Rei, Homem. Pergunta 2: “tecendo uma co-

roa de espinhos, eles a puseram sobre ele”; - “Tu não és o rei”; “o cobriram com uma capa de escarlate” - “Tu não és um sacerdote”; e “Profetiza, quem é que te feriu?” - “Tu não és um profeta” - “...Tu és somente um Homem...” Pergunta 3: Homem. Pergunta 4: Quando buscamos vida nas Escrituras e encontramos Jesus.

Canadá Participação do irmão Getúlio Gomes de Oliveira Junior, Igreja de Toronto - Pr. Cesário Sousa: Pergunta 1: Rei (Davi), Profeta (Samuel, Elias, Isaías) e Sacerdote (Melquisedeque). Pergunta 2: a) A coroa de espinhos - Marcos 15:17. b) Despiram as suas vestes - Mateus 27:28. c) A expressão “profetiza, quem é que te feriu” - Lucas 22:64. Pergunta 3: Estava em todo o seu sofrimento que seu corpo passou.

Cuba Participação do Pr. Denis Cordovi Rodriguez, da Igreja em Havana: Pergunta 1: As figuras representativas de Jesus no Antigo Testamento são: Jesus o pão do céu, no histórico Êxodo 16:4, profético João 6:49 a 51; Jesus a água da vida, no histórico Êxodo 17:6 no profético João 4:13; Jesus o menino que nos permite chegar ao pai, no histórico Gênesis 27:16 no profético João 14:6. Pergunta 2: As maiores ofensas que Jesus sofreu na cruz foram: Marcos 15:17 a coroa de espi-

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA


Participações EBD - Exterior Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 03 de abril de 2022. nhos onde estavam desvalorizando Jesus como rei. Mateus 27:28 Jesus foi despido de suas vestes, revelando sua nudez e dando-lhe um manto que não precisava ser visto como o sacerdote que era, desmoralizando-o como sacerdote. Lucas 22:64 Jesus foi vendado e motivado a adivinhar, desmoralizando-o como profeta, já que a adivinhação é o oposto de um profeta. Pergunta 3: A caracterização de Jesus como homem estava em todo o seu sacrifício, pois Jesus sofreu tudo na condição de homem, pois só como homem poderia suportar o pecado, já que o santo Deus nada tem a ver com o pecado.

Estados Unidos Participação da irmã Hadassah de Souza, da Igreja de Milford - Pr. Cleidson Pereira: Pergunta 1: Davi naquilo que não pecou (Rei); Sacerdote Melquisedeque; Profeta: Elias, Eliseu, Daniel, Samuel; e Homem: Jose, quando foi traído, vendido ao Egito mais perdoou seus irmãos. Jesus foi traído pelos seus mais também nos perdoou e nos salvou. Pergunta 2: Eles debochavam, blasfemando e injuriando. Você não é Rei dos Judeus. Coroa de espinho, ato de humilhação Jesus veio como Rei dos Judeus mais esperavam em um berço de ouro. Para descaracterizar sua condição de Rei. Ali despiram ele a vestes sacerdotais. Com os olhos vendados queria descaracterizar a profecia para ser como adivinho. Todo o sofrimento que ele passou se reverte em Benção para nós. Eles vinham Jesus como Rei através daquela coroa. Tiago 1:12. O

sofrimento de Jesus resultou para nós uma vida eterna. Pergunta 3: Estava em todo o seu sofrimento. Sede, despedindo da família terrena. Se for possível passe de mim esse cálice, fala do sofrimento como homem. Se sentiu sozinho na hora de silêncio. Quando furaram suas mãos pés com prego, foi perfurado pelo homem descaracterizando o corpo. Quando colocou Jesus entre dois malfeitores tido com ladrão como se fizesse mal a sociedade, aquilo foi uma dor profunda porque ele veio para seu povo. Eles zombavam dele duvidaram dele. O povo não acreditavam não creram nele nos milagres e sacrifício. Mesmo o povo zombando ele tinha poder de fazer qualquer coisa mais ele tinha um projeto para cumprir a nossa salvação. Ele cumpriu o projeto Pergunta 4: Jesus é revelado na sua palavra quando consultamos ao Senhor. Quando estamos passando sofrimento e abrimos a palavra e traz uma resposta, ele se revela a nós.

Gabão Participação do irmão Paulo Barbosa, em Libreville, Pr. Gilson Sousa: Pergunta 1: Rei (Davi), Profeta (Samuel, Elias, Isaías), Sacerdote (Melquisedeque) e Homem (Adão - Abel - José); Rei - Davi - Profético: - Isaías 32:1 “um rei que reinará com justiça” - Histórico: Lucas 19:38 - “Bendito o rei que vem em nome do Senhor”. Profeta - Samuel - Profético: - Isaías 61:1 - “O Espírito do Senhor está sobre mim…”. Histórico: Mateus 21:11 - “E a multidão dizia: Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galileia.”

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

Sacerdote - Melquisedeque Profético: - Salmo 110:4 - Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. Histórico: Jesus entrou no santíssimo pelo seu próprio sangue. Hebreus 9:12. Homem - José - Profético: - Salmo 8:4 “Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?” Histórico: a expressão: “o Filho do homem”. Mateus 8:20 - E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Jesus morreu como homem e ressuscitou como Deus.

Guatemala Participação do irmão Luis Humberto Monroy Hernandez, Igreja em Guatemala, Pr. Claudio Valadares: Pergunta 1: Rei (Davi), Profeta (Samuel, Elias, Isaías), Sacerdote (Melquisedeque) e Homem. Todos os personagens do antigo testamento eram grandes personagens e vivendo ou lendo a palavra pude ter uma revelação e vendo-a como homem posso identificar como o Senhor deu sua vida pela minha naquele cruz. Pergunta 2: a) A coroa de espinhos, para distorcer sua condição de rei; Marcos 15:17. b) Despiram-se, para manchar a sua condição de sacerdote; Mateus 27:28. c) A expressão “profetiza, quem é que te faz mal”, para distorcer a sua condição de profeta. Eles tinham Jesus como adivinho e não como profeta. Lucas 22:64. Marcos 15:17 - “E o vestiram de púrpura e puseram sobre ele uma coroa tecida de espinhos”. Mateus 27:28 - “E, despindo-o, puseram-lhe um 03 ABR. 2022 | BOLETIM ICM •

7


Participações EBD - Exterior Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 03 de abril de 2022. manto escarlate”. Lucas 22:64 - “E, vendando-o, batiam-lhe no rosto e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te atingiu? Ele se tornou tão humilde e não tinha uma coroa de pérolas preciosas mas sim uma coroa de espinhos, a dor, a humilhação que ele teve, tiraram a roupa dele o despiram e ele seguiu o caminho para ir ao madeiro e tudo o que ele fez para a nossa salvação. Pergunta 3: Ele estava em todo o seu sofrimento. O Corpo ferido de Cristo. Pergunta 4: Quando identificamos Jesus revelado nas Escrituras. João 5:39 - “Examinais as Escrituras, porque pensais que nelas tendes a vida eterna; e são elas que testificam de mim”.

México Participação da irmã Helena Monteiro Roberto, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero: Pergunta 1: Histórico: O Cordeiro ( Genesis 22;13), O Príncipe do exército do Senhor (Josué 5;14 e 15), O esposo (Cantares), Messias (Isaías) e o Filho do Homem (Daniel 8;17). Isaías 42:1 “ Eis aqui o meu Servo a quem sustenho, o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma, pus o meu Espírito sobre Ele; juízo produzirá entre os gentios”. Profético: O cordeiro - O sacrifício e projeto de Deus / O príncipe: Varão de guerra e valente para batalhar a obra de Deus pai / O esposo: Ama e anseia estar junto de sua esposa a igreja fiel / Messias: Salvador e cumpridor das palavras de Deus pai a seus profetas / Filho do homem: Amado por Deus pai, nascido da carne e glori-

8

• BOLETIM ICM | 03 ABR. 2022

ficado pro Deus, conheceu a nossa natureza pecaminosa, prefeito pois não se entregou a nossa carne, se manteve Santo pois é Santo; Cumpriu o projeto de Salvação de nossas almas para Deus Pai. o Filho perfeito. Pergunta 2: Marcos 15;17 “ Coroa de espinhos” - Verso 19 também “ feriram-no na cabeça com uma cana, e cuspiram nele, e, postos de joelhos o adoraram” De joelhos de uma maneira vã como se Ele não fosse digno de adoração. Romanos 14:11 “ Porque está escrito: Por mim mesmo Jurei, diz o Senhor, diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus.” Mateus 27:28 “despindo-o” - O deixando Nu, o que era uma das maiores humilhações para um judeu, até mesmo um gentio. A descoberta de Adão e Eva quando comeram do fruto e pecaram, descobriram que estavam nus. Genesis 3:7 “ Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus.” Lucas 22:64 “Feriram-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te feriu? A incredulidade e a dureza do povo, queiram ver prodígios, prodígios e milagres. Porém faziam igual a todos os profetas enviados por Deus Pai, os matavam.Mateus23;37” Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quiz eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!” Pergunta 3: Mateus 26;37 “ Começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.” João 19:28 “ Tenho sede”. Mateus 17:46 “ E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz dizendo: Eli,

Eli, lama sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? Lucas 23-46 “ E clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

Moçambique Participação do Pr. Oscar Joao Nharuque Alguineiro, em Tete / Maputo: Pergunta 1: Rei (Davi); Profeta (Samuel, Elias, Isaías); Sacerdote (Melquisedeque) e Homem. Pergunta 2: a) quando substituíram a coroa de Reis em coroa de Espinho, como negação de que Jesus é nosso rei; b) Despiram as suas vestes, para zombar da sua condição de sacerdote; Mateus 27:28; e c) Quando depois de o esbofetear o exigiam que dissesse quem tinha esbofeteado para negar e desqualificar a sua condição de profeta. Pergunta 3: as características de Jesus como homem estavam em todo seu sofrimento ao sentir dor, fome, sede, frio e nas feridas Pergunta 4: achamos vida na palavra de Deus quando lemos a bíblia e o Espirito Santo nos revela Jesus

Nova Zelândia Participação da irmã Sirlei Conceição de Oliveira, da Igreja de Auckland - Pr. Douglas Spanghero: Pergunta 1: Davi tipifica Jesus como Rei. Samuel aponta Jesus como profeta. Jose aponta Jesus como homem. Melquisedeque aponta Jesus como sacerdote. Pergunta 2: “E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma coroa

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA


Participações EBD - Exterior Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 03 de abril de 2022. de espinhos, lha puseram na cabeça.” Marcos 15:17 Para descaracterizar Jesus como rei. “E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate;” Mateus 27:28 Para descaracterizar Jesus como sacerdote. “E, vendando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te feriu?” Lucas 22:64 Para descaracterizar Jesus como profeta. Pergunta 3: Em todo o sofrimento que ele passou, sendo ferido, humilhado. Isaias 53:5 “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Pergunta 4: Jesus revelado pelo Espirito Santo na palavra.

Peru Participação da irmã Maria Eloneuda Albuquerque Oliveira Vitoriano, Igreja Lima, Pr. Ricardo Caballero: Pergunta 1: Encontramos algumas figuras representativas de Jesus no VT através de Jesus profetizado. No NT temos Jesus revelado. Rei Davi (tipo do Senhor Jesus naquilo em que ele não pecou). Profeta - Isaias, Elias. Sacerdote - Melquisedeque. Homem. Textos complementares: Gênesis 1:13 - “Houve tarde e manhã, o terceiro dia.” (Profecia da morte e ressurreição de Jesus). Efésios 3:5 O qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito,” (Jesus revelado pelo Espírito Santo). Pergunta 2: Jesus foi ofendido

muitas vezes quando foi levado a cruz do calvário, e podemos citar três momentos importantes: a) Coroa de Espinho, descaracterizando sua condição de rei. Marcos 15:17 - “Vestiram-no de púrpura e, tecendo uma coroa de espinhos, lhe puseram na cabeça.” B) Lhe tiraram suas vestes, descaracterizando sua condição de sacerdote. Mateus 27: 28 - “Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate;” c) “Profetiza-nos: quem é que te bateu?” Provocaram a Jesus como se fosse um mago, tratando-o como uma pessoa qualquer e não como um profeta. Lucas 22: 64 - “vendando-lhe os olhos, diziam: Profetiza-nos: quem é que te bateu?” Debocharam do Senhor Jesus não o reconhecendo como rei dos Reis e Senhor dos Senhores. “Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.” Apocalipse 17: 14. Pergunta 3: Jesus como homem estava caracterizado em todo seu sofrimento. O Cristo ferido, com fome, cansado e com sede. João 19: 28 - “Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!” Mateus 27 46 - “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Em todo seu ministério Jesus viveu como homem para que fosse cumprido o projeto do Pai para a vida do Homem. No momento do sacrifício de Jesus Deus contemplava cada um de nós no sacrifício do seu Filho, para

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

que pudéssemos ter vida eterna. Pergunta 4: Ao identificarmos Jesus Revelado nas escrituras, achamos vida. A Palavra de Deus é vida! “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” João 5: 39. Quando entendemos o projeto de salvação, Jesus se revela a nós e passamos a viver a Palavra viva que está nas escrituras. Deus se revela em nossas vidas através de sua Palavra. E quando vivemos a Palavra de Deus estamos edificados na Rocha. João 1:14 - “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”

Rússia Participação da irmã Natalya Turieva, Igreja de Votkinsk, Pr. Vladimir Mezentsev: Pergunta 1: a) Abraão sacrificou Isaque, seu único filho aponta para Jesus. Deus Pai deu Seu Filho Unigênito pelo pecado do mundo. b) José foi traído por seus irmãos - Jesus foi traído pelos seus, eles não O aceitaram, e assim como José perdoou seus irmãos, Jesus perdoa se uma pessoa se arrepende. c) Jonas ficou três dias na barriga da baleia - indica a ressurreição de Jesus. d) Davi teria sido obediente ao Senhor - Jesus foi obediente ao Pai até o fim em tudo. Pergunta 2: Jesus foi insultado como rei (eles colocaram uma coroa de espinhos), como sacerdote (vestidos de escarlate, o sacerdote se manchou (aspergiu) com sangue entrando no Santo dos Santos), como

03 ABR. 2022 | BOLETIM ICM •

9


Participações EBD - Brasil Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 03 de abril de 2022. profeta (eles perguntou: vice-reitores, quem bateu em vocês?) e como pessoa (bateu no rosto - causou uma dor imerecida). Pergunta 3: Jesus veio à terra como homem, experimentando os mesmos sentimentos que qualquer um de nós. E enquanto estava na cruz, ele experimentou a dor (ele não era um homem super, ele era como nós, só que sem pecado) Ele foi fiel até o fim da missão para a qual ele veio nos salvar. Cem porcento homem. Depois da sua ressurreição - cem porcentos Deus. Pergunta 4: Encontramos vida na Palavra de Deus quando a estudamos. O Espírito Santo revela a Palavra (isto é, Jesus) para nós. João 14:6 Jesus é o caminho (fazer), a verdade (fazer o que o Espírito Santo revela) e a vida (na eternidade).

Uruguai Participação da irmã Graciela Miranda, Igreja Capra, Pr. Richard Rodriguez: Pergunta 1: As figuras são Davi rei = Jesus. Profeta Samuel, Elias, Isaías = Jesus. Sacerdote de Melquisedeque = Jesus. Pão que o povo recebeu quando saiu do Egito. Em nossos dias alimenta nossa alma. O cordeiro é Jesus. Pergunta 2: Marcos: 15:17 Jesus estava vestido de púrpura como os reis naquela época se vestiam e eles colocaram uma coroa de espinhos sobre ele. Mateus27:28 Eles o desnudaram e o vestiram com um manto escarlate. Eles zombaram de Jesus. Lucas 22:64 Eles vendaram os olhos dele, bateram-lhe na cara e perguntaram-lhe: Profetiza, quem é que

10

• BOLETIM ICM | 03 ABR. 2022

te bateu? Jesus é Rei, Profeta e é o Sumo Sacerdote eles zombaram de Jesus e acreditaram que o Senhor não era nada e hoje está acontecendo a mesma coisa o mundo não acredita. Pergunta 3: Quando ele disse que estou com sede, ele disse a Deus por que você me abandonou. ********

Amazonas Participação do irmão Sebastião Cleuter Assunção da Silva, Igreja de Tefé, Pr. Gedson Freire Almeida: Pergunta 1: Rei (Davi), Profeta (Samuel, Elias, Isaías), Sacerdote (Melquisedeque) e Homem (José). Pergunta 2: a) A coroa de espinhos, para descaracterizar a sua condição de rei; Marcos 15:17. b) Despiram as suas vestes, para descaracterizar a sua condição de sacerdote; Mateus 27:28. c) A expressão “profetiza, quem é que te feriu”, para descaracterizar sua condição de profeta. Tinham Jesus como adivinho e não como profeta. Lucas 22:64. Marcos 15:17 - “E vestiram-no de púrpura, e, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.” Mateus 27:28 - “E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate;” Lucas 22:64 - “E, vedando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te feriu?” Pergunta 3: Estava em todo o seu sofrimento. O Corpo de Cristo ferido.

Mato Grosso Participação da irmã Laura Luciana Rocha dos Anjos Oliveira, Igreja de Rondonópolis, Pr. José Carlos Araújo: Pergunta 1: Jesus é apresentado de diversas maneiras no Velho Testamento, mas as principais representações de Jesus se dão como Rei (figura do rei Davi), como Sacerdote (Melquisedeque), Profeta (figuras de Elias, Isaías e Samuel), bem como homem (José). Pergunta 2: As ofensas dirigidas em Marcos 15:17 foi a coroa de espinhos, que ali naquele momento viria descaracterizando Jesus como Rei. Em Mateus 27:28, a ofensa proferida está no ato de terem despido as suas vestes, isto é, através deste ato, tentaram descaracterizar a sua condição de sacerdote. Em Lucas 22:64 a ofensa está quando lhe perguntaram quem o havia ferido, ali tentaram debochar de sua condição enquanto profeta, pois tinha Jesus como adivinho e não como profeta. Pergunta 3: A caracterização de Jesus como homem em seu sacrifício estava em seu sofrimento, na dor em seu corpo físico, no qual levou sobre si o peso dos nossos pecados. Jesus enquanto homem sentiu todas as dores que o pecado pode causar, ali Jesus padeceu fisicamente, mas pelas suas feridas e pela sua dor, alcançamos cura e vida Eterna.

Rio de Janeiro Participação da irmã Marcele Araújo Simões, Igreja de Cascadura, Pr. Jorge Luiz Vaz Feitosa: Pergunta 1: Rei (Davi), Profetas

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA


Participações EBD - Brasil Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 03 de abril de 2022. (Samuel, Elias, Isaías), Sacerdote (Melquisedeque) e Homem (José). Pergunta 2: a) A coroa de espinhos, para descaracterizar a sua condição de rei; Marcos 15:17. b) Despiram as suas vestes, para descaracterizar a sua condição de sacerdote; Mateus 27:28. c) A expressão “profetiza, quem é que te feriu”, para descaracterizar sua condição de profeta. Tinham Jesus como adivinho e não como profeta. Lucas 22:64. Marcos 15:17 - “E vestiram-no de púrpura, e, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.” Mateus 27:28 - “E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate;” Lucas 22:64 - “E, vedando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te feriu?” Pergunta 3: Estava em todo o seu sofrimento. O Corpo de Cristo ferido. Pergunta 4: Quando identificamos Jesus revelado nas Escrituras. João 5:39 - “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”

Santa Catarina Participação da irmã Miliria Berté, Igreja Xanxerê, Pr. Marcielone Braz: Pergunta 1: Rei: Davi. Davi venceu todos os inimigos, Jesus venceu o pecado, a morte. O papel do rei era proteger o povo, nesse caso, ele era o primeiro a ir à frente na batalha. Profético: Jesus vai à frente das nossas batalhas. Profeta: Samuel, Elias, Isaías - “envia me a mim”. Sacerdote: Melquisedeque (não tem genealogia, não tem começo e nem fim, sim-

plesmente aparece, indicando Jesus). e Homem (José). Pergunta 2: Marcos 15:17: A coroa de espinho era para descaracterizar Jesus na sua condição de rei. Mateus 27:28: Despiram Jesus para que ele fosse negado como sumo sacerdote. Lucas 22:64: não aceitavam Jesus como profeta, mas como adivinho, descaracterizando a onisciência de Deus na vida d’Ele como profeta. A profecia é para a edificação da igreja. Qualquer coisa fora disso é adivinhação. A profecia vem da eternidade. “Aquilo que o ouvido não ouviu…”. O profético, que está por vir, está na onisciência que está somente em Deus.

tes, para descaracterizar a sua condição de sacerdote; Mateus 27:28. c) A expressão “profetiza, quem é que te feriu”, para descaracterizar sua condição de profeta. Tinham Jesus como adivinho e não como profeta. Lucas 22:64. Marcos 15:17 - “E vestiram-no de púrpura, e, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.” Mateus 27:28 - “E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate;” Lucas 22:a64 - “E, vedando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te feriu?” Pergunta 3: Estava em todo o seu sofrimento. O Corpo de Cristo ferido.

Pergunta 3: Ele estava ali como homem em todo seu sofrimento, é o corpo de Cristo ferido. Ele estava com dor, fraco, doente, estava sofrendo há 6 horas (o número 6 fala do homem, porém ele abre a boca 7 vezes, e o número 7 fala sobre a perfeição). “...Deus meu Deus meu porque me desamparaste?” Marcos 15:34. O maior sofrimento foi o de Jesus, outros discípulos, irmãos, também sofreram, mas nenhum como o Senhor.

Sergipe Participação da irmã Mayara Marlen dos Santos, Igreja Siqueira Campos, Pr. Marcelo Cesar de Oliveira: Pergunta 1: Rei (Davi), Profeta (Samuel, Elias, Isaías), Sacerdote (Melquisedeque) e Homem (José). Pergunta 2: a) A coroa de espinhos, para descaracterizar a sua condição de rei; Marcos 15:17. b) Despiram as suas ves-

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

03 ABR. 2022 | BOLETIM ICM •

11


Perguntas da Semana 04 a 10 de abril de 2022 Assunto: Ampliando o alcance do mistério do Evangelho de Cristo Texto base: João 5:39

Perguntas para todos Pergunta 1 Cite alguns momentos, no Velho Testamento, nos quais as narrações históricas têm início com a expressão TERCEIRO DIA?

Pergunta 2 Além da história de Abraão, que outro assunto de importância que encontramos no Velho Testamento, com relação ao período de três dias?

Pergunta 3 No Velho Testamento, em Juízes capítulo 14, versos de 12 a 14, qual a relação entre o Senhor Jesus e a igreja no sentido profético do seu sacrifício?

Pergunta 4 No livro de Juízes 14:18, qual o sentido profético da expressão: “Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão?”

Perguntas para CIAs Pergunta 5 O texto de João 8:56, faz referência a Gênesis 22:4. Qual foi a experiência e o sentimento de Abraão?

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.

12

• BOLETIM ICM | 03 ABR. 2022

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.

Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA


Informe Semanal 28 de março a 03 de abril de 2022 Programa Anunciando o Evangelho Eterno

do evangelho”.

Ocorreu, no último final de semana, o programa “Anunciando o Evangelho Eterno”. O programa desta semana abordou, no quadro “Lições do Maanaim”, o assunto “Ampliando o entendimento do mistério

O programa é exibido na Rede TV todos os sábados, às 8h, e todos os domingos, às 14h.

Veículo de Comunicação

Local

Dias e Horários*

YouTube

Mundo

Sexta-feira (21h)

Rede Brasil

Brasil

Domingo (14h)

Rádio SIM (FM 89,7)

São Domingo do Norte (ES)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1)

Pedro Canário (ES)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7)

São Mateus (ES)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9)

Anchieta (ES)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1)

Pinheiros (ES)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3)

Santa Teresa (ES)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1)

Linhares (ES)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3)

Aracruz (ES)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7)

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Domingo (08h)

Rádio Mania FM (FM 104,9)

Região de Manhuaçu (MG)

Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

Rádio Extremo Sul (AM 830)

Itamaraju (BA)

Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio 88 FM

Barra Mansa (RJ)

Sábado (10h) | Domingo (10h)

Rádio Mais Vida (FM 102,3)

Muriaé (MG)

Sábado (10h)

Rádio Mais FM (FM 97,9)

Porto Alegre (RS)

Domingo (15h30)

Rádio Luz (FM 97,1)

Guiné Bissau - África

Sábado (18h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5)

Tete/Moçambique - África

Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio SIRT FM (FM 90,3)

Manica e Sofala/Moçambique - África

Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio Braz USA (AM 1360)

Massachusetts - EUA

Domingo (14h) *Horário de Brasília

Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

03 ABR. 2022 | BOLETIM ICM •

13


Informe Semanal 28 de março a 03 de abril de 2022 Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

N

o domingo, dia 03 de abril de 2022, às 15h00 (hora de Brasília), ocorreu a transmissão especial para as igrejas do Brasil, com a participação de diversos membros. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo, com auxílio do Pr. Lauro Filho e da professora Jaqueline Bordalo.

Nesta edição, responderam às perguntas, formuladas pela Escola Bíblia Dominical, os seguintes irmãos: Primeira pergunta: Esta pergunta foi respondida pela jovem Camilla Dias de Porto Lucena/RS e pela jovem Victtoria Pedrosa de Contagem/MG. Segunda pergunta: Esta pergunta foi respondida pela jovem Gabryelle Moraes de Ibirité/MG e pela senhora Marcolina Nunes de Montes Claros/MG. Terceira pergunta: Esta pergunta foi respondida pela jovem Ester Cunha de Montes Claros/MG e pela senhora Marlene Corrêa de Açailândia/MA. Sexta pergunta: Esta pergunta foi respondida pela intermediária Elisa Mendes de São José/SC, pelo adolescente Joaquim Nolasco de

14

• BOLETIM ICM | 03 ABR. 2022

Pr. Valter Babo conduzindo a transmissão especial, com auxílio do Pr. Lauro Filho.

Varginha/MG, pela adolescente Laís Pacheco de São Paulo/SP, pela adolescente Sarah Ramos de Brasília/DF, pela adolescente Valery Hernandez de Curitiba/PR, pela criança Vitor Lacerda de Nova Friburgo/RJ, pela criança Emanuelle Bitencourt de Manhuaçu/MG, pela criança Arthur Samuel de Jacareí/SP, pelas criaças Lara e Paula Cabral de Anapu/PA e pela crian-

ça Alice Anacleto de Castelo/ ES. As transmissões foram realizadas por meio dor canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA


Informe Semanal 28 de março a 03 de abril de 2022 Transmissão especial para as igrejas do Exterior

A

transmissão especial para as igrejas do exterior ocorreu neste domingo, 3 de abril de 2022, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas. Na transmissão de hoje, apresentamos alguns testemunhos da nossa Igreja em Orlando, na Flórida. A Igreja em Orlando está sob a responsabilidade do Pr Tarcísio Melo e a igreja de Cruzeiro do Sul, em Cariacica, Espírito Santo.

Pr. Tarcísio Melo Estados Unidos Igreja em Orlando, Flórida

Irmãos, a paz do Senhor. Estamos aqui na igreja fazendo este vídeo. Hoje nós temos vivido um novo momento. A igreja tem a cada dia retornado aos cultos presenciais. Já realizamos um batismo e estamos com o segundo batismo previsto para o mês de abril. Temos o trabalho das crianças, adolescentes e das senhoras e também a reunião para o estudo da Palavra. Nós fazemos a reunião sempre às segundas feiras, às 19:30 e é sempre uma oportunidade para estudar as perguntas e o mais importante, as respostas para a Escola Bíblica Dominical. Dizemos que as perguntas são simples, porque a Palavra de Deus é simples. O mistério é que é o profundo e está exatamente nas respostas, que é a revelação da Palavra,

é onde os irmãos participam e dão as suas contribuições e, portanto, todos aqueles que têm participado, têm crescido na fé e no conhecimento da Obra do Espírito Santo. Tem sido uma grande alegria estar aqui com os irmãos fazendo esse trabalho com a igreja. A cada dia temos visto mais e mais o crescimento espiritual dos irmãos. Portanto, a EBD tem dado uma grande contribuição e ela tem sido uma forma de levar a igreja ao conhecimento da Palavra. E, assim, os cultos que processam na igreja, seja o culto de quinta-feira, seja um culto de sábado ou domingo à noite, estão fundamentados, a base deles (dos cultos) está naquilo que nós estudamos na Escola bíblica Dominical. Então deixamos aqui o nosso abraço a todos os irmãos. Esperamos receber aqui os irmãos quando vierem a Orlando, nos Estados Unidos. Será uma alegria receber todos os nossos irmãos do Brasil e do mundo. Será uma alegria recebê-los aqui. Deus abençoe a todos.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

Obr. Jeffrey Richoux Estados Unidos Igreja em Orlando, Flórida

A paz do Senhor Jesus. Sou Jeffrey Richoux, sou da Igreja Maranata aqui em Orlando-FL-EUA. Entrei na igreja nos anos 80 e estou na igreja desde então e o que gostaria de abordar hoje é o formato da escola dominical. Ao longo desses anos, vi como o Espírito Santo tem orientado a igreja a sempre alterar o formato da escola dominical para atender os propósitos do Senhor. Mas agora, como educador, eu mesmo vi que o novo formato é uma perfeição, pelo qual todos os membros da igreja estão agora tomando posse na Escola Bíblica Dominical. Eles estão respondendo às perguntas que eles estão participando, mas acima de tudo eles estão aprendendo. Eles estão aprendendo mais profundamente a palavra do Senhor, as doutrinas do Senhor e eles estão tendo mais comunhão com o Senhor também. Isso vai de crianças pequenas na igreja a adolescentes, a jovens, a adultos e até mesmo a

03 ABR. 2022 | BOLETIM ICM •

15


Informe Semanal 28 de março a 03 de abril de 2022 anciãos como eu. Então, o que eu gostaria de dizer é que o Espírito Santo revelou uma fabulosa ferramenta de aprendizagem para toda a igreja, para o Corpo. É como aquelas virgens que eram prudentes e tinham óleo extra em suas lâmpadas, agora toda a igreja está nesta mesma posição, apenas esperando que nosso Senhor Jesus Cristo voltasse.

Diác. Paulo Gava Brasil Igreja em Cruzeiro do Sul 1, Cariacica/ES

Irmãos, a todos a paz do Senhor. Queremos compartilhar aqui com os nossos irmãos da nossa experiência, do nosso testemunho que temos vivido aqui na igreja em Cruzeiro do Sul 1, em Cariacica. O trabalho com os nossos jovens no final de semana, as reuniões com os grupos de assistência, enfim,

16

• BOLETIM ICM | 03 ABR. 2022

com toda a igreja envolvida nesse trabalho, nas perguntas que têm sido feitas. Enfim, em todos os trabalhos o Senhor tem nos honrado. Em especial queremos deixar aqui o testemunho de um dos nossos jovens que faz parte do grupo de acessibilidade da nossa igreja, e que toda semana tem enviado a sua contribuição. Coisas maravilhosas o Senhor tem revelado a esse jovem e isso nos deixa muito felizes como igreja. Queremos aqui compartilhar essa experiência com nossos irmãos. O trabalho de serenata que nós fizemos no final de semana, onde muitos foram convidados e tivemos a alegria de ver aqueles que foram convidados na serenata, participarem conosco no seminário das crianças, intermediários e adolescentes. Foi uma experiencia maravilhosa e Deus tem nos honrado a cada dia.

Diác. Kleber Brasil Igreja em Cruzeiro do Sul 1, Cariacica/ES

Meus irmãos, a paz do Senhor. Como de prática, eu sempre encaminho as perguntas da Escola Dominical para cada irmão dos grupos de assistência e sempre procuro ouvir o retorno de alguns irmãos ou dos irmãos dos grupos. E uma das irmãs eu fiz uma pergunta se era para continuar mandando as perguntas para ela. A irmã me respondeu o seguinte: “Meu irmão, com certeza, não deixe de mandar pra mim essas perguntas, porque isso está me despertando para ler a Bíblia, ler a Palavra de Deus”. Esta é uma pequena contribuição de uma experiência de um retorno que eu tive de uma das irmãs de um grupo de assistência.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA


Informe Semanal 28 de março a 03 de abril de 2022 Assistência 0800 Durante este período de pandemia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076. As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatísticos dos atendimentos realizados.

Espiritual

42,42%

Enfermidade

16,51%

Familiares

14,40%

Outros

11,13%

Vida Secular

8,45%

Profissional

1,73%

Sentimental

1,73%

Conjugal

1,54%

Litígio Justiça

1,54%

Livramento

Motivo

%

Espiritual

42,42

Enfermidade

16,51

Familiares

14,40

Outros

11,13

Vida Secular

8,45

Profissional

1,73

Sentimental

1,73

Conjugal

1,54

Litígio Justiça

1,54

Livramento

0,58

Total Geral

100

Período de apuração: 27/03 a 02/04/2022 Fonte: Relatório de Assistência ICM Plantão 24 horas

0,58%

A pandemia COVID-19 A situação da evolução da pandemia do Coronavirus (COVID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata. A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-

cessidade de seguir as orientações já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispensáveis para o momento. O comunicado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

uniões com aglomeração, em observância às orientações dadas pelas autoridades sanitárias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do quadro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Brasil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re-

Brasil

Curados

Enfermos

Total

4.639

1.657

Exterior

Curados

Enfermos

Total

95

85 Apuração: 02/04/2022 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

03 ABR. 2022 | BOLETIM ICM •

17


Agenda da Semana 04 a 10 de abril de 2022 Cultos Virtuais Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno Data: 08/04 (Sexta-feira) Horário: 21h Local: YouTube Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical Data: 10/04 (Domingo) Horário: 10h Local: YouTube Clique aqui para assistir a EBD

Transmissão Especial - Exterior Data: 10/04 (Domingo) Horário: 12h Local: YouTube Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja Data: 10/04 (Domingo) Horário: 15h Local: YouTube Clique aqui para assistir a transmissão

18

• BOLETIM ICM | 03 ABR. 2022

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.