PROJETO SEMEANDO FLORESTAS

Page 1

PROJETO PLANTANDO O FUTURO É uma iniciativa que visa ao plantio de 30 milhões de árvores, compreendendo a recuperação de 40 mil nascentes, 6.000 hectares de mata ciliar e 2.000 hectares de áreas degradadas, em todos os 17 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais, até 2018. O programa vai incentivar a recuperação ambiental de áreas degradadas, contribuir para preservar a natureza e promover o bem-estar dos mineiros. A iniciativa é pautada na ampla mobilização social, conscientizando a população para que se aproprie do projeto e participe ativamente de todo o processo. A ação priorizará regiões com danos ambientais, nascentes de rios e seus afluentes e matas ciliares, bem como a arborização urbana. A implantação do programa tem potencial para beneficiar 20 milhões de habitantes no estado. A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) é a responsável pela coordenação e pelo apoio logístico e operacional do projeto. Em Minas Gerais, mais de cinco milhões de pessoas já estão diretamente afetadas pelas mudanças do clima – número equivalente a mais de 25% da população no estado, de acordo com o Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática (IMVC), que aponta que mais da metade dos 853 municípios têm baixa caMapa de vulnerabilidade às mudanças climaticas em Minas Gerais pacidade de se adaptar às alterações do clima e a seus efeitos, 78% têm alta sensibilidade a essas mudanças climáticas, e 15% estão em áreas de vulnerabilidade extrema.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DO PROJETO Região Central: Alvorada de Minas, Congonhas do Norte, Datas, Dom Joaquim, Gouveia, Materlândia, Monjolos, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Santo Hipólito, Serra Azul de Minas e Serro. Região Sudeste: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Caeté, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Nova União, Santa Maria de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo e Taquaraçu de Minas. Região Sul: Belo Vale, Brumadinho, Catas Altas, Congonhas, Ibirité, Itabirito, Mariana, Moeda, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara e Sarzedo. Região Centro-sul: Carmésia, Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar, Santana do Pirapama, Santana do Riacho, Santo Antônio do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto. Região Norte: Augusto de Lima, Buenópolis, Couto Magalhães de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Francisco Dumont, Jaboticatubas, Jequitai, Joaquim Felicio, Lassance, Olhos d’Água, Rio Vermelho, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves e Várzea da Palma. Realização

RESTAURAÇÃO FLORESTAL NA SERRA DO ESPINHAÇO

NA SERRA DO ESPINHAÇO

Rede de Sinergias MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

PREFEITURAS

MUNICIPAIS

CONTATO E INFORMAÇÕES: semeandoflorestascolhendoaguas@institutoespinhaco.com.br (31) 3868.2362 | facebook.com/institutoespinhaco www.institutoespinhaco.org.br

O MAIOR E MAIS OUSADO ESFORÇO PARA A RECUPERAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA NOS BIOMAS MATA ATLÂNTICA E CERRADO, VISANDO MINIMIZAR AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, PROMOVER A RESTAURAÇÃO FLORESTAL, AMPLIAR A “PRODUÇÃO DE ÁGUA” E APOIAR A IMPLEMENTAÇÃO DOS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - ODS, NA SERRA DO ESPINHAÇO, EM MINAS GERAIS.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
PROJETO SEMEANDO FLORESTAS by Instituto Espinhaço - Issuu