Relatório de Atividades Ecotece 2018

Page 1


Queridos amigos e parceiros do Instituto Ecotece, é com felicidade que compartilhamos com vocês nosso relatório de atividades de 2018. Apesar dos desafios enfrentados em nosso país nas áreas econômicas e sociais, 2018 foi um ano de crescimento para o Instituto. Em especial na frente de Educação e Cultura, ampliamos significativamente nosso impacto através do crescimento do projeto Comunidade Ecofashion. Na frente social, trabalhamos no fortalecimento e inserção em mercados de moda ética de 12 grupos produtivos em situação de vulnerabilidade, onde conseguimos alcançar recorrência de produção junto a 5 grupos. Conheça detalhes destes e de outros projetos realizados pelo Instituto nas páginas seguintes. Agradecemos a cada um de vocês e esperamos que com essa leitura você se sinta mais próximo de nosso dia a dia e conquistas! Juntos tecemos um mundo melhor!


• • • • •

Quem somos Nossa causa O que nos move Ecotece e ODS Nossas frentes

Educação e Cultura • Comunidade Ecofashion • Curso Huni Kuin • Curso de Renda Renascença • Oficina Grupo de Mães que Bordam • Oficinas Sesc Carmo • Jogo "Em Busca da Moda Perfeita"

ÍNDICE Capacitação de Grupos • Localização dos grupos • Fernanda Yamamoto + Caps • Goma Ateliê + Colcha de Retalhos • Flavia Aranha + Oficina dos Anjos • Labmoda+ - Sustentabilidade Financeira Produção com Ecotece • Ecotece + • Atuação Produtiva 2018 • Consultoria de Materiais • • • •

Nossa equipe Parceiros e Clientes Planos para 2019 Contatos


QUEM SOMOS O Ecotece é um Instituto do Terceiro Setor que atua desde 2005 na promoção da cultura de sustentabilidade na moda. Temos como missão modificar as lógicas de produção e consumo para que a moda possa se tornar mais ética, limpa e inclusiva.


NOSSA CAUSA Buscamos um mundo mais igualitรกrio em direitos e poderes, ambientalmente sustentรกvel, economicamente inclusivo e culturalmente valorizado.


O QUE NOS MOVE A cadeia da moda se construiu ao longo do tempo a partir de demandas que atendem as necessidades de consumo vigentes. Isso gerou uma lógica produtiva baseada em custo baixo, uso de químicos poluentes, precarização do trabalho de costura e acúmulo de resíduos têxteis. Diante desse contexto, o Ecotece atua para trazer luz a esses problemas sociais, ambientais e culturais, e empreender soluções criativas e colaborativas na busca de novos caminhos para uma cadeia de moda mais sustentável.


ECOTECE E ODS O Ecotece acredita que é preciso um esforço global de toda sociedade para transformarmos o nosso mundo para melhor. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela ONU, são um grande caminho para trilhar essa mudança. Sentimos orgulho em colaborar na construção dessa realidade através de nossos projetos, que atendem 5 dos 17 objetivos.



NOSSAS FRENTES O Ecotece atua em três principais frentes: Educação e Cultura: Desenvolvimento e gestão de projetos em moda sustentável e apoio à preservação de culturas tradicionais Capacitação de Grupos: Geração de renda, desenvolvimento técnico, gestão produtiva e inclusão em mercados de moda ética.

Produção com Ecotece: Consultoria e desenvolvimento de produtos com ativos sociais, culturais e ambientais


EDUCAÇÃO E CULTURA Promovemos os valores da moda sustentável junto a escolas, faculdades, empresas, institutos, projetos culturais e pessoas interessadas. Oferecemos aulas, palestras e geração de conteúdo, assim como cursos livres de técnicas artesanais, exposições, desfiles e espetáculos.

Projetos desenvolvidos em 2018: Comunidade Ecofashion // Curso de renda renascença // Curso de miçanga Huni Kuin // Oficina Mães Rendeiras // Oficina de transformação de uniformes // Jogo "Em busca da Moda Perfeita"


Comunidade Ecofashion

EDUCAÇÃO E CULTURA

O projeto Comunidade Ecofashion une a moda ao fazer artístico para a conscientização sobre hábitos de consumo e geração de lixo. Metodologia: em três dias de oficinas, crianças e jovens de escolas da rede pública e instituições sociais de Santo André e Mauá aprenderam a desenvolver figurinos com materiais recicláveis. Os estudantes desenharam croquis, criaram texturas e produziram peças, enquanto aprenderam sobre os recursos naturais e separação de materiais descartados. Os conceitos e figurinos desenvolvidos durante as oficinas foram transformados no espetáculo de dança infanto-juvenil, e exposição itinerante, O Mundo de Tludi: Bem Vindos ao Planeta Terra. Projeto realizado via lei de incentivo PROAC ICMS, com patrocínio Braskem


Oficina - Criação de Figurinos – Comunidade Ecofashion 2018


Espetรกculo de danรงa "O Mundo de Tludi" - Teatro Municipal de Mauรก


Projeto Comunidade Ecofashion 2018 60 oficinas de desenvolvimento de figurinos 469 jovens entre 10 e 16 anos participantes das oficinas 4 sessões do espetáculo de dança 3 exposições itinerantes Exposição Comunidade Ecofashion – O Mundo de Tludi Dias expostos: 114 dias de exposição Locais: Sabina Parque Escola do Conhecimento, GranPlaza Shopping, Metro Santa Cecilia Público total: + de 50 mil visitantes Espetáculo de Dança – O Mundo de Tludi Locais: Teatro Municipal de Mauá e Sabina Parque do Conhecimento Público total: 744 espectadores Debate Moda, Cultura e Acessibilidade Local: Sabina Parque do Conhecimento Público: 46 pessoas


CURSOS Oficina Huni Kuin Curso livre para criação e aprendizado da técnica de trançados de miçangas de vidro. Ao passo que os participantes criavam suas peças, a professora compartilhava narrativas Huni Kuin que contam sobre o contato com os povos não indígenas e o uso das miçangas. Quantidade de turmas: 1 Quantidade de horas: 6 Quantidade de alunos: 12 Local: Ateliê Darlene Nobre



CURSOS Oficina Renda Renascença Curso livre para aprendizado da técnica artesanal da Renda Renascença, utilizando agulha, linha, lacê de algodão, e uma almofada como base. O curso se dividiu nos módulos básico e avançado.

Parceria: Novelaria Knit Café Quantidade de turmas: 2 Quantidade de horas: 15 Quantidade de alunos: 13



CURSOS Oficina " O mundo da Renda Renascença" com Grupo de Mães que Bordam Realização da oficina de Renda Renascença e cantos tradicionais com o Grupo de Mães que Bordam durante a semana Fashion Revolution. O grupo, apoiado pelo Instituto Ecotece, é formado por mulheres da comunidade da Aldeia de Carapicuíba, que ensinaram a técnica da renda e apresentaram os cantos tradicionais do ofício. Parcerias: Fashion Revolution e Novelaria Knit Café

Quantidade de turmas: 1 Quantidade de horas: 3



CURSOS Oficina: Tudo se transforma! Oficina de transformação de uniformes usados em novos produtos. Foram realizados 3 encontros gratuitos no Sesc do Carmo em novembro e dezembro. Ao final de cada oficina, os alunos participantes sairam com um produto finalizado, sendo eles: necessaire, avental e chapÊu de chef de cozinha. Parceria: Sesc Carmo Quantidade de turmas: 3 Quantidade de horas: 12 horas totais Parceria: Sesc Carmo



Jogo "Em Busca da Moda Perfeita"

EDUCAÇÃO E CULTURA

O jogo é um convite para uma atividade lúdica e repleta de pílulas de informação sobre a cadeia da moda, suas problemáticas atuais e caminhos para uma produção mais ética, limpa e inclusiva.

É um jogo de tabuleiro que envolve os participantes em torno do ciclo de produção e consumo de peças de vestuário, composto por cinco etapas principais: Materiais, Estamparia e Texturas, Confecção, Venda, Uso e Pós-Uso. Ao longo do jogo, são apresentadas cartas com desafios e possibilidades para uma produção mais humanizada e menos poluente. O objetivo é gerar discussões, oferecer escolhas e aumentar o conhecimento dos participantes, sobre os desafios e caminhos para a sustentabilidade na moda. Em 2018 desenvolvemos a metodologia e aplicamos 6 rodadas do jogo nos eventos: Fashion Revolution, Virada Sustentável e Brasil Eco Fashion Week.


Fashion Revolution 2018


Virada Sustentรกvel 2018


Brasil Eco Fashion Week 2018


CAPACITAÇÃO DE GRUPOS Atuamos promovendo geração de renda, trabalho digno, capacitação e acesso a mercados de moda ética, por meio de empreendimentos locais, valorizando saberes e técnicas da cultura popular. Escolhemos atuar com grupos produtivos de costura e artesanato em situação de vulnerabilidade social e econômica, para que possam gerar renda, desenvolvimento e fortalecer lógicas de produção mais justas. Durante 2018 apoiamos 12 empreendimentos ligados ao Comércio Justo e à Economia Solidária, que trabalham com prestação de serviços de Moda e Design.

Principais formações: Ponto Capitonê – Grupo: Oficina dos Anjos em parceria com Fernanda Yamamoto // Labmoda+: Sustentabilidade Financeira // Desenvolvimento de cachepot de feltro – grupo Colcha de Retalhos, em parceria com Goma Ateliê.



CAPACITAÇÃO DE GRUPOS Nosso apoio a grupos se dá em três aspectos principais:

- Financeiro e Comercial: Definição de modelo de negócio e precificação, acesso a mercados éticos de moda e geração de renda. - Técnico: Capacitação para o desenvolvimento de peças com maior valor agregado e qualidade. - Gestão de produção: Acompanhamento dos projetos produtivos, ferramentas e capacitações para aumento da capacidade produtiva, diminuição de erros e organização do trabalho de forma saudável e prazerosa. O trabalho é realizado através de formações pontuais, incubações e durante as produções de peças para as marcas parceiras do Ecotece.


Localização dos Grupos Um dos objetivos sociais do Ecotece consiste em fomentar empreendimentos locais, apoiando o fortalecimento de grupos comunitários produtivos. Dessa forma, incentivamos a criação de polos econômicos descentralizados e possibilitamos que os empreendedores, em sua maior parte mulheres, estejam mais perto de suas famílias. A construção da Rede também busca organizar arranjos produtivos locais, objetivando que a maior parte possível das etapas de produção de uma peça sejam feitas em uma mesma localidade.


CAPACITAÇÃO DE GRUPOS Projeto Capitonê - Fernanda Yamamoto + Oficina dos Anjos Projeto de criação coletiva e aprendizado da técnica artesanal do Capitonê. Através de oficinas práticas facilitadas pela equipe da marca Fernanda Yamamoto, o grupo Oficinas dos Anjos, ligado à Rede de Saúde Mental aprendeu variações do ponto e foi responsável pela produção das peças da coleção. O Ecotece gerenciou o projeto e facilitou os processos entre marca e grupo.


Projeto Capitonê - Fernanda Yamamoto + Oficina dos Anjos Quantidade de oficinas: 3 Horas de formação: 6 Número de participantes: 8 Peças Produzidas: 79 em 3 modelos


CAPACITAÇÃO DE GRUPOS Cachepot – Goma Ateliê e Colcha de Retalhos O grupo de artesãs Colcha de Retalhos recebeu uma formação técnica sobre confecção de cachepots para a marca Goma Ateliê, oferecida pela marca com apoio do Ecotece. Durante a experiência, as mulheres do grupo puderam aprender detalhes de acabamento, melhor uso dos materiais, ferramentas e aviamentos. E a equipe da marca pôde conhecer um pouco mais sobre a história e realidade do grupo localizado no extremo Zona Sul de São Paulo. Quantidade de oficinas: 1 Horas de formação: 2 Número de participantes: 4 Peças produzidas: 35 de 2 modelos



CAPACITAÇÃO DE GRUPOS Tricô – Flavia Aranha + Oficina dos Anjos

Oficina dos Anjos, grupos de artesãos da Rede de Saúde Mental, recebeu uma formação técnica com Cris Bertolucci, especialista em desenvolvimento de produtos em tricô para a produção de peças para a marca Flávia Aranha, um dos grandes nomes da moda sustentável. A capacitação é recorrente a cada coleção de inverno, sendo resultado da parceria que vem sendo construída há 5 anos. A facilitadora ensinou a receita das peças, acabamentos para costura invisível, aumento e redução de pontos. Quantidade de oficinas: 1 Horas de formação: 3 Número de participantes: 8 Peças produzidas: 11 em 1 modelo


CAPACITAÇÃO DE GRUPOS Labmoda+: Sustentabilidade Financeira Encontro formativo com conteúdo básico administrativofinanceiro para 5 empreendimentos solidários de costura e artesanato que atuam com moda. Projeto criado e realizado pelo Instituto Ecotece, com patrocínio do programa Help2help da BNP Paribas Cardif, e apoio do Sebrae. Metodologia do encontro:

•Aumento dos controles de: - Entradas e saídas; - Custos fixos e variáveis; - Valor de hora/trabalho; •Melhoria na precificação de produtos e serviços; •Melhoria no planejamento de metas, organização e foco no trabalho; •Autonomia de negociação; •Aumento do poder de decisão; •Aumento de engajamento dos membros dos empreendimentos;


CAPACITAÇÃO DE GRUPOS Labmoda+: Sustentabilidade Financeira Grupos: 5 Participantes: 10 Voluntários: 3 Horas de formação: 8 Local: SEBRAE-SP - Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa


PRODUÇÃO COM ECOTECE Ecotece+ é um programa de parceria junto a marcas de moda e empresas que buscam desenvolver e produzir peças mais éticas, limpas e inclusivas. A parceria entre empresas e os projetos sociais estabelece um modelo de negócios pautado na sustentabilidade que trabalha para o desenvolvimento de uma sociedade mais integrada e plural. No ano de 2018 foram realizadas produções junto a 29 marcas, dentre elas: Fernanda Yamamoto, MyBasic, Flávia Aranha, Luiza Perea, Ginga, Namu, Flut, Empatee, Goma Atelie, Viki na Niki, Mini Soul, Projeto Trapo e JG Diferença. Técnicas utilizadas: Malharia, Tecido plano, Bordado, Capitonê, Patchowork, Estamparia e Tricô.


PRODUÇÃO COM ECOTECE As parcerias dentro do Ecotece+ são divididas em duas etapas conforme a necessidade de cada projeto:

Desenvolvimento:

- Consultoria de materiais de baixo impacto - Modelagem, graduação e pilotagem

Gestão de produção:

Desenvolvemos um serviço de private label, cuidando das etapas produtivas de peças de moda junto aos grupos produtivos atendidos pela rede Ecotece, e fornecedores sustentáveis parceiros.


Fernanda Yamamoto + Oficina dos Anjos


PRODUÇÃO COM ECOTECE Ecotece + Um dos focos e desafios da atuação Ecotece está em aprimorar a técnica dos grupos atendidos, possibilitando assim, atender às demandas do mercado de moda ética. Partimos da premissa que peças simples, como sacolas e produtos mais básicos, possuem maior concorrência e menor valor agregado, assim, aumenta-se a dificuldade em estabelecer parcerias comerciais a preço justo. Buscamos atender uma cartela de marcas parceiras, para que os grupos não sejam dependentes de apenas um cliente, e que estabeleçam parcerias


ATUAÇÃO PRODUTIVA 2018 Tipos de Peças Produzidas

Premmium, Planos e Artesanais 32%

12 GRUPOS 1 NOVO GRUPO

102 BENEFICIÁRIOS Sacolas e Peças Básicas 29%

Camisetas e peças Intermediárias 39%

GERAÇÃO DE RENDA :

R$ 61.859,45

89% MULHERES 21% COM TRANSTORNOS MENTAIS Número de clientes por grupo produtivo 6 grupos tiveram 1 a 2 clientes 4 grupos tiveram 4 e 5 1 grupo teve 8 clientes 1 grupo teve 14 clientes

41,6%

dos grupos tiveram clientes recorrentes


MyBasic + Sol Nascente


PRODUÇÃO COM ECOTECE Consultoria de Materiais de Baixo Impacto Ecotece é parceiro dos principais fornecedores de matérias-primas com diferenciais de sustentabilidade do Brasil. A consultoria foi criada para atender a demanda de marcas estreantes no mercado da moda sustentável. Durante o processo são apresentados os principais fornecedores, artigos e características de sustentabilidade dos tecidos de nossa materioteca, dando autonomia para as marcas criarem relações com fornecedores, e contribuindo para que essas possam fazer escolhas mais conscientes para suas coleções.


PRODUÇÃO COM ECOTECE Consultoria de Materiais de Baixo Impacto Marcas: 4 Clientes: Vegalli Calçados, Flut Moda Infantil, Why camisetas, Nogen Fornecedores de matéria prima: 28 Quantidade de artigos: 620


NOSSA EQUIPE Nossa equipe é formada por 5 pessoas fixas e profissionais parceiros que atuam nos projetos desenvolvidos pelo Instituto, além de voluntários e apoiadores de diversos setores que têm envolvimento com a nossa causa, e acreditam na construção de relações produtivas e profissionais mais humanas e sustentáveis. Presidente: Lia Spínola Secretária: Ivi Rufino Tesouraria: Fernando Gdikian Produção e Comunicação: Julia Toro Assistente: Thatiane Marcinelli Conselho Fiscal: Deise Nogueira, Wagner D´Onofrio, Juliana Rocha Conselho Consultivo: Marcela Cardo, Fabiano Kenzo Fundação: Ana Cândida Zanesco



PARCEIROS E CLIENTES

Educação Foro de Moda Ética // Braskem // Núcleo Tentáculo Sesi // Estúdio Sereno // GrandPlaza Shopping Sabina Parque Escola do Conhecimento // Metrô Santa Cecília Novelaria // Fashion Revolution // Marinello Advogados // Ateliê Darlene Nobre Social Cardiff // Szinkronia // Fernanda Yamamoto // Goma Ateliê Flavia Aranha // Sebrae Produção ABEST// My Basic // Luiza Perea // Flavia Aranha // Fernanda Yamamoto // Namu // Cecília Echenique// Betopia // Mini Soul // Empatee // Flut // Goma Ateliê // Ginga.fc // Viki na Niki // Lado Composto


O QUE FAREMOS EM 2019 • • • • • • • •

Lançamento Guia de Moda Ética Latinoamericano Realização do projeto Comunidade Ecofashion ABC Realização do projeto Comunidade Ecofashion C&A Continuidade do programa Ecotece+ Continuidade de apoio aos grupos produtivos atendidos Captação de recursos para nova incubação social Finalização do Site Aperfeiçoamento do Jogo " Em busca da Moda Perfeita"


CONTATOS Tel: 11 4106-6300 Lia Spínola Relações institucionais e parcerias lia@ecotece.org.br Julia Toro Comunicação julia@ecotece.org.br www.ecotece.org.br

/ecotece @ecotece

/ecotece



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.