Instituto Ecotece - Relatório de Atividades Anual - Edição 2020

Page 1

RELATÓRIO ANUAL DE EDIÇÃO ATIVIDADES 2020 INSTITUTO ECOTECE EDIÇÃO2020 2020 EDIÇÃO


Sejam muito bem-vindos ao Relatório de Atividades 2020 do Instituto Ecotece. É com alegria que compartilhamos o que foi realizado no desafiador ano de 2020. Iremos, ao longo das próximas páginas, apresentar as atividades realizadas neste ano em que nosso foco foi amenizar os impactos da pandemia nos contextos econômico, social e sanitário, priorizando o apoio a grupos e empreendedores em situação de vulnerabilidade socioeconômica da cadeia da moda. Realizamos a campanha Todos com Máscaras!, o aniversário de 15 Anos do Instituto Ecotece, o lançamento do livro Sustentabilidade e Moda Latino-

americana, além da renovação da presidência e integrantes do conselho fiscal Ecotece. 2020 também foi um ano que nos trouxe ainda mais clareza sobre a grande importância que cada indivíduo, empresa, ong e grupo produtor possui na busca por soluções coletivas para a construção de uma sociedade e cadeia de moda mais humana, igualitária e saudável. Agora em 2021 e nos anos que seguem, temos como desafio continuarmos cuidando uns dos outros, apoiando os mais frágeis e garantindo direitos para todos. O Instituto Ecotece escolheu a moda como caminho para exercer esse cuidado. Vamos juntos?


ÍNDICE 1. QUEM SOMOS

10. PRODUÇÃO COM ECOTECE

2. NOSSA CAUSA E O QUE

11. ENCONTROS ENTRE MARCAS E GRUPOS

NOS MOVE

12. COMUNICAÇÃO AFETIVA - CLIPPING

3. ECOTECE E OS ODS

IMPRENSA E MÍDIAS

4. LINHA DO TEMPO

13. BALANÇO FINANCEIRO

5. DESTAQUES DE 2020

14. COMO PARTICIPAR ?

6. NOSSAS FRENTES

15. PARCEIROS

7. EDUCAÇÃO E CULTURA

16. AGRADECIMENTOS

8. ATUAÇÃO SOCIAL

17. EQUIPE E CONSELHO

9. CAPACITAÇÃO DE GRUPOS

18. CONTATOS


Varanda sede Ecotece


1

QUEM SOMOS O Ecotece é um instituto do terceiro setor fundado em 2005 que tem como missão promover mudanças nas lógicas de produção e consumo de moda para torná-la mais ética, limpa e inclusiva através da educação, do desenvolvimento de produtos sustentáveis, do fortalecimento de grupos produtores e da preservação e promoção de cultura.


2

NOSSA CAUSA Buscamos um mundo mais igualitário em direitos e poderes, ambientalmente sustentável, economicamente inclusivo e culturalmente valorizado.

O QUE NOS MOVE A cadeia da moda se construiu ao longo do tempo a partir de demandas que atendem às necessidades de consumo vigentes. Isso gerou uma lógica produtiva baseada em baixo custo, uso de químicos poluentes, precarização do trabalho de costura e acúmulo de resíduos têxteis. Diante desse contexto, o Ecotece atua para trazer luz a esses problemas sociais, ambientais e culturais, e empreender soluções criativas e colaborativas na busca de novos caminhos para uma cadeia de moda mais sustentável.



3

ECOTECE E OS ODS Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela ONU, são diretrizes que auxiliam o Ecotece no desenvolvimento de seus projetos e ações, visando a construção de uma sociedade mais igualitária e consciente. Sentimos orgulho em realizar nossas atividades em alinhamento com 5 dos 17 objetivos.


LINHA DO TEMPO – ANO 2020 Encontro entre Marca e Grupo Coletivo Des e Sol Nascente Encontro do Programa Educacional Jovens Revolucionários

Início da Pandemia Covid -19 no Brasil Produção MyBasic Máscaras

Campanha do Agasalho Parceria com Braskem Semana Fashion Revolution Live marcas e grupos Início da Campanha Todos com Máscaras!

Produção Re Baggs Máscaras

Produção Votorantim Máscaras

Semana da Juventude Pílulas 5 R’s da Moda

Lançamento do Livro: Sustentabilidade e moda Latino-americana

4

Lives com convidados: Hecho X Nosotros Retraço Novo Justa Trama Renda Nhanduti e Artesol

Parceria Mercado Livre Solidário

Bazar Solidário Ecotece

Produção Life By Vivara Máscaras Aniversário 15 anos Ecotece Campanha De Doação Maturi Fest

Campanha Dia das Mães Omma Studio Goma Ateliê Lethicia Bronstein

Encontro entre Marca e Grupo Coletivo Des e Reluze e Grupo Retrosvest

Live Maturi Fest

Lançamento Coleção Palíndromos Fernanda Yamamoto na SPFW Capacitação de corte da COMAS

Término da Campanha Todos com Máscaras! *Não incluímos nesta linha do tempo detalhes sobre as produções de moda ética realizadas, saiba mais nas páginas seguintes do relatório.

Campanha de Natal Presentes para os Grupos produtivos Capacitação Técnica Upcycling Comas, Flow Retece e Retrosvest


5

DESTAQUES DE 2020 GERAÇÃO DE RENDA PARA GRUPOS E EMPREENDEDORES

TOTAL PEÇAS PRODUZIDAS

BENEFICIÁRIOS 108

INCLUÍDO MÁSCARAS

MULHERES

SAÚDE MENTAL

R$276.870,17

97.820

88

TODOS COM MÁSCARAS ARRECADOU R$27.473,63

MARCAS E EMPRESAS PARCEIRAS

LIVES

43

9

26


6

NOSSAS FRENTES O Ecotece atua em 3 frentes principais: Educação e Cultura: Desenvolvimento e gestão de projetos em moda sustentável e apoio à preservação de culturas tradicionais. Social: Geração de renda, desenvolvimento técnico, gestão produtiva e inclusão de grupos produtivos em situação de vulnerabilidade socioeconômica em mercados de moda ética. Produção com Ecotece: Consultoria e desenvolvimento de produtos com ativos sociais, culturais e ambientais.



7

EDUCAÇÃO E CULTURA Promovemos acessibilidade aos conceitos e práticas da moda sustentável junto a escolas, faculdades, empresas, instituições socioculturais e consumidores através de aulas, palestras e geração de conteúdo, exposições, desfiles e espetáculos. Essa área foi severamente impactada pela pandemia. Projetos aprovados em leis de incentivo fiscal foram paralisados por falta de investimento das empresas, com isso atuamos em 2020 especialmente com a propagação de conteúdo sobre moda e sustentabilidade em eventos online. Principais projetos desenvolvidos em 2020: - Participação no workshop "Programa Educacional Jovens Revolucionários" com Fashion Revolution - Live Fashion Revolution (Grupos Retece e Hasya + MyBasic + Ecotece) - Live Betopia + Ecotece - Participação na Semana da Juventude On Line - Live Conexão Elos - Lançamento do livro Sustentabilidade e Moda Latino-americana + 4 Lives - Live Reluze + Ecotece - Live Maturi Talks


PROGRAMA EDUCACIONAL JOVENS REVOLUCIONÁRIOS Participação no workshop " Programa Educacional Jovens Revolucionários", organizado pelo Fashion Revolution Brasil em parceria com British Council. O encontro realizado gerou a produção de um material com diretrizes sobre educação e sensibilização para a moda sustentável. Diversas instituições de ensino, marcas e referências da moda sustentável estavam presentes.

Encontro realizado antes do início da pandemia do covid-19 no Brasil.


Encontro Educacional Jovens Revolucionários


LIVES Semana Fashion Revolution 2020: Realizamos uma live no formato de roda de conversa para falar sobre os impactos para diversos trabalhadores da cadeia da moda diante da crise do Covid-19. Participaram Bruna Motta, cofundadora da marca MyBasic, Lena Alves, do grupo Retece e Mara do grupo Hasya, além de Lia Spínola e Julia Toro do Ecotece. Mediação da Gabriela do blog Roupartilhei. Betopia convida Ecotece: Ecotece participou na Live da marca Betopia, parceira produtiva do Instituto. A conversa discorreu sobre a cadeia produtiva da jaqueta de guarda-chuva, apresentando os processos de produção, os grupos participantes e os desafios de uma produção com materiais de descarte. Conexão Elos: Ecotece participou na Live do Instituto Elos para contar sobre atuação com moda no âmbito ambiental em um encontro de inspiração para 60 jovens do programa. Maturi Talks: Participação na Live da Maturi sobre os desafios para as Organizações do Terceiro Setor no contexto da pandemia. O MaturiFest destinou 10% valor arrecadado com os ingressos solidários para a campanha Todos com Máscaras!, do Instituto Ecotece. Reluze convida Ecotece: Ecotece participou na Live da marca Reluze, parceira produtiva do instituto. O tema da live era "Sustentabilidade na moda", e a conversa apresentou um panorama de conceitos e ações para construir uma cadeia de moda ética e sustentável.


Live da Semana Fashion Revolution


Live Maturi Fest

Live Elos Brasil

Live Reluze

Live Betopia


SEMANA DA JUVENTUDE ONLINE Participação na Semana da Juventude online com exibição das pílulas de conhecimento 5R's da Moda: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Replicar. O evento foi realizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da cidade de São Paulo.


LIVRO SUSTENTABILIDADE E MODA LATINO-AMERICANA Após 3 anos de trabalho voluntário da equipe Ecotece e com apoio de voluntários ao redor do Brasil e Argentina, em outubro de 2020 concretizamos o lançamento do Livro Sustentabilidade e Moda Latino-

Americana. Uma publicação idealizada e realizada pela HechoxNostros, Animaná, Foro de Moda Circular e Instituto Ecotece. O livro reúne ampla pesquisa sobre os caminhos da moda sustentável na América Latina, apresentando conceitos, marcas e técnicas tradicionais. O Instituto Ecotece traduziu o conteúdo para o português, além de apoiar da divulgação e venda do material no Brasil. Junto com o lançamento, realizamos 3 Lives com temas relacionados aos capítulos dos livros com convidados que fizeram parte da publicação. E participamos da Live realizada pela HechoxNosotros no lançamento da edição em espanhol.



LIVES DE LANÇAMENTO DO LIVRO

Lia Spínola - Ecotece Adriana Marina – HechoXNosotros

Julia Toro – Ecotece Nelsa Nespolo – Justa Trama

Lia Spínola – Ecotece


8

ATUAÇÃO SOCIAL A atuação social do Ecotece existe para dar apoio a grupos produtivos e empreendedores de costura e artesanato que trabalham com prestação de serviços de moda e design em São Paulo e Grande São Paulo. Nossa relação com eles é baseada na horizontalidade e humanização de processos, e tem como fundamentos o Comércio Justo e a Economia Solidária, visando inclusão profissional, empoderamento e geração de renda. O Ecotece atua com grupos produtivos que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica através do fortalecimento de lógicas de produção mais justas. Além disso, faz o mapeamento de grupos produtivos e fornecedores localizados em uma mesma região para fomentar o desenvolvimento de redes produtivas locais. Desenvolvemos: Capacitação técnica e de gestão produtiva: Colaborar para melhoria dos conhecimentos técnicos e da gestão de processos produtivos. Sustentabilidade financeira: Apoiar no planejamento financeiro estratégico dos grupos, captar clientes alinhados com o expertise de cada grupo e gerar renda para seus integrantes. Formação Cidadã: Fomentar o exercício da reflexão, a participação e autonomia por meio de rodas de conversa, trocas de experiência, visitas externas e atividades culturais.


GRUPOS DA REDE ECOTECE Hasya

Retrós Vest

Colcha de Retalhos

Flor de Cabruêra

Retece Oficina dos Anjos

Ybyatã

Sol Nascente

C.U.P.I.N.S

Liguori

UAU Imagens

Panos e Linhas

Conkistart

Bordadeiras do Jd. Conceição


GRUPOS DA REDE ECOTECE



ATUAÇÃO SOCIAL

Em 2020, além dos projetos de geração de renda, foram realizadas as seguintes atividades: - Campanha Todos com Máscaras! - Oficina de corte manual no Ecotece - Ybyatã e Fernanda Yamamoto - Coleção Palíndromo - Oficina de Upcycling com Comas para Flow - Inclusão de 3 novos grupos na Rede: Panos e Linhas, Retrós Vest e Liguori - Campanha de Natal para os grupos produtivos


DADOS ATUAÇÃO SOCIAL GERAÇÃO DE RENDA PARA GRUPOS E EMPREENDEDORES

R$276.870,17

GRUPOS PRODUTIVOS APOIADOS 13

AUMENTO DE 275% GERAÇÃO DE RENDA PARA A REDE EM RELAÇÃO A 2019

BENEFICIÁRIOS 108 MULHERES

88

SAÚDE MENTAL

26


CAMPANHA TODOS COM MÁSCARAS! Campanha de financiamento coletivo e parcerias produtivas para levar produção de máscaras para a rede produtiva do Ecotece e realizar a doação desses itens nas comunidades onde eles estão inseridos - regiões periféricas da cidade de São Paulo e entorno.

R$ 27. 473,63

Valor arrecadado de Doações*

R$ 274. 435,18

Valor total arrecadado **

R$ 150. 292, 73 Renda direta gerada

88.967

Máscaras produzidas**

23

Comunidades atendidas

16.063

Máscaras doadas

56

Costureiras beneficiadas

*A campanha Todos com Máscaras foi patrocinada por pessoas físicas e jurídicas que realizaram doações através da plataforma Benfeitoria, conta corrente ou doando tecidos para produção. ** Valores arrecadados através de parcerias com outras instituições e empresas para produção de máscaras.


Mulheres do GAU - Beneficiárias Todos com Máscaras



PRODUÇÃO DE MÁSCARAS O ano de 2020 foi marcado pelo uso diário e necessário deste item de proteção. As máscaras permeiam nossa vida desde o início da pandemia da Covid-19, e graças a elas conseguimos proteção durante nossas atividades. Além disso, elas também movimentaram a economia, e no caso do Ecotece, possibilitaram gerar renda para diversos grupos produtivos e empreendedores individuais de costura da Rede Ecotece. Além das máscaras produzidas para o projeto Todos com Máscaras!, colaboramos com a produção para as seguintes empresas e projetos:

Vivara 10.072 máscaras

Heróis Usam Máscaras 60.700 máscaras Rebaggs 2.985 máscaras

MyBasic 958 máscaras

Votorantim Cimentos 4.017 máscaras


Life by Vivara


Rebaggs

Heróis Usam Máscaras

VOTORANTIM

MyBasic


9

CAPACITAÇÕES Na área social, um dos objetivos da atuação do Instituto Ecotece é aprimorar a técnica dos grupos produtivos atendidos, capacitando-os para serem especialistas nas áreas em que atuam e para que possam atender às demandas do mercado de moda ética. Essas capacitações trazem, além de ganhos técnicos, a possibilidade de trocas de experiências com diversos atores da cadeia da moda e também a possibilidade das marcas compartilharem seus conhecimentos internos com os grupos fornecedores.


OFICINA DE CORTE MANUAL ECOTECE + SOL NASCENTE Capacitação em corte manual facilitada por Thatiane do Ecotece para a Maria, integrante do grupo Sol Nascente. A oficina aconteceu junto com o corte do mostruário da coleção Verão 2020 para MyBasic. Foram abordados os assuntos referentes ao encaixe, trama e urdume, fio do tecido e interpretação das informações do molde. Horas capacitação: 7 horas Local: Sede Instituto Ecotece Beneficiários grupo: 1 mulher


REUNIÃO VIRTUAL

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS COM O GRUPO SOL NASCENTE Reunião virtual com todas as integrantes do grupo Sol Nascente para mediação de conflitos internos relacionados a divisão do trabalho. Duração: 2 horas Local: Virtual Beneficiários grupo: 4 mulheres


COLEÇÃO PALÍNDROMO

FERNANDA YAMAMOTO + YBYATÃ Parceria produtiva que propiciou oficinas de criação conjunta de estampas entre a marca Fernanda Yamamoto e o grupo Ybyatã, da Rede Caps de Saúde Mental. Local: Ateliê Fernanda Yamamoto Beneficiários grupo: 4 mulheres e 1 homem


CAPACITAÇÃO UPCYCLING

COMAS + FLOW + RETRÓS VEST + RETECE Oficina para formação em corte para Upcycling dos grupos Retrós Vest e Retece, facilitada pela Comas em um projeto de parceria produtiva junto com a Flow. Horas capacitação: 7hs Local: Galpão Comas Beneficiários dos grupos: 4 mulheres


Retros Vest + Retece + Ecotece+ COMAS + Flow


CAMPANHA DE NATAL

MARCAS E GRUPOS PRODUTIVOS Campanha de Natal realizada com o intuito de presentear os membros dos grupos da Rede Ecotece a partir de itens doados por nossas marcas parceiras: MyBasic, Luiza Perea, Goma Ateliê, The Feminist Tea e Fernanda Yamamoto. Foram montados kits pessoais para cada membro dos grupos apoiados. Junto aos presentes, foi enviada uma carta de agradecimento pela parceria assinada em nome do Ecotece e de todas as marcas participantes. Quantidade de grupos: 13 Presentes distribuídos: 89 kits, 1 para cada membro dos grupos


Grupo Flor de Cabruêra


INSERÇÃO NO MERCADO DE MODA ÉTICA Mesmo diante das dificuldades enfrentadas em virtude da pandemia como cancelamento ou postergação de produções, falta de materiais primas, problemas pessoas dos membros dos grupos, etc, tivemos casos expressivos em relação a melhoria de receita e de inserção de parte dos grupos apoiados. Confira alguns dados:

3 novos grupos passaram a fazer parte da Rede Ecotece

6 grupos tiveram mais de 100% de aumento da receita gerada via Ecotece

6 grupos tiveram aumentos de número de clientes. Sendo que 1 grupo teve 22 clientes

Durante o projeto Todos com Máscaras, os beneficiários receberam em média 51% a mais que o O Ecotece foi auxílio emergencial e responsável por 9% acima do gerar ao menos salário mínimo

80% de receita de 5 grupos produtivos em 2020*

*A pandemia prejudicou fortemente a geração de receita própria dos grupos. Compreendemos que quanto mais maduros os grupos são, menor é a dependência da geração de demandas do Ecotece.


10

PRODUÇÃO COM ECOTECE Ecotece+ é um programa de parceria junto a marcas de moda e empresas que buscam desenvolver e produzir peças mais éticas, limpas e inclusivas. A parceria entre empresas e os projetos sociais estabelece um modelo de negócio pautado na sustentabilidade para o desenvolvimento de uma sociedade mais integrada e plural. As parcerias dentro do Ecotece+ são divididas em duas etapas conforme a necessidade de cada projeto: Desenvolvimento: - Consultoria de materiais de baixo impacto - Modelagem, graduação e pilotagem Gestão de produção: Desenvolvemos um serviço de private label, cuidando das etapas produtivas de peças de moda junto aos grupos produtivos atendidos pela rede Ecotece e fornecedores sustentáveis parceiros.


IMPACTOS PRODUTIVOS


PARCERIAS PRODUTIVAS O Ecotece se estabelece a cada ano que passa com mais estrutura para firmar boas parcerias produtivas com marcas que partilhem da vontade de cuidar do processo e de todos os envolvidos na cadeia da moda, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais resiliente e plural através do fazer artístico, artesanal e da moda. As parcerias produtivas do Ecotece+ geram produtos únicos, carregados de história e de impacto. São pelas mãos de diversas costureiras, alinhadas com o design de estilistas que essas peças saem da ideia e viram realidade. São camisetas, blusas, vestidos, calças, tricots, bordados, crochets, estamparia com carimbo, serigrafia, patchwork, renda renascença, almofadas, sacolas e outros mais O ano de 2020 nos trouxe diversos desafios como produções congeladas, escassez de matéria-prima, atrasos de insumos, e diante disso e da crise econômica que vivemos, foi de extrema importância contar com parcerias produtivas fortes e recorrentes. Elas conseguiram assegurar a geração de renda para os grupos e empreendedores da rede Ecotece. Além disso, vimos surgir com muita alegria várias novas marcas que nasceram com a vontade de construir uma moda que valorize quem faz e como faz. E juntos, nessa diversidade de marcas, técnicas, grupos e saberes, passamos por essa turbulência de 2020 fomentando uma moda brasileira engajada e transformadora.


DADOS DA PRODUÇÃO EM 2020 R$276.870,17

231

ARTESANAIS

97.820

GERAÇÃO DE RENDA TOTAL GRUPOS E EMPREENDEDORES

2.497

13

NÚMERO TOTAL DE GRUPOS ATUANTES

NÚMERO TOTAL DE PEÇAS PRODUZIDAS

MALHA

43

NÚMERO TOTAL DE MARCAS PARCEIRAS

6.125

TECIDO PLANO (ROUPAS E SACOLAS)

88.967

MÁSCARAS


MYBASIC +

Retece CUPINS Retrós Vest Sol Nascente Oficina dos Anjos


IDA +

Retece Ybyatã C.U.P.I.N.S Liguori Panos e Linhas Oficina dos Anjos


FERNANDA YAMAMOTO

+ Ybyatã


FREIHEIT + Oficina dos Anjos


COLETIVO DES

+ Sol Nascente Retrós Vest Retece Hasya


RELUZE +

Retrós Vest


Retece Hasya +

SAUSALITO


VM FASHION STORE por Studio Minah

+

Sol nascente


JULIANA STORE + Hasya


Retece C.U.P.I.N.S

+ GINGA FC


CAMISETAS

+ Retece + C.U.P.INS

NOVO ENCANTO

+ Retece + C.U.P.INS

AQUARAMA


CAMISETAS + Retece + C.U.P.I.N.S

GREENPEACE

MADÁ

+ Retece + C.U.P.I.N.S

UTOPIAR

+ Retece


GOMA ATELIÊ + Flor de Cabruêra


SACOLAS + Retece + C.U.P.I.N.S + Panos e Linhas + Conkistart LA BARAQUE

BONAFONT

LUIZA PEREA


ONS

+

Flor de Cabruêra


11

ENCONTRO ENTRE MARCAS E GRUPOS No Ecotece incentivamos e promovemos encontros entre os diversos atores de nossa rede produtiva. Acreditamos que encontros pessoais possibilitam momentos de conexão sensível, troca de experiência e são um caminho para o estabelecimento de relações produtivas mais éticas e humanizadas. Através destes encontros, tanto marcas quanto grupos têm a oportunidade de compreender mais como funcionam os negócios, quais são os desafios, os valores e quem são as pessoas por trás das marcas e grupos com quem se relacionam. Porém, no ano de 2020 interrompemos grande parte dos encontros devido a pandemia. Foram realizados: - Coletivo DES visita Sol Nascente, Retece e Hasya – Fev de 2020 - Coletivo DES e Reluze visitam Retrós Vest – Novembro de 2020 ** Os encontros são realizado com o consentimento de ambas as partes e respeitando os protocolos de prevenção contra Covid-19.


Encontro entre as marcas Coletivo Des e Reluze com o grupo Retrós Vest


DOAÇÕES MARCAS PARCEIRAS Nesse ano de 2020 contamos com o apoio de empresas e indivíduos dispostos a nos ajudar no desenvolvimento de projetos e na manutenção de nossa estrutura institucional. Mais do que nunca, as doações foram fundamentais para a continuidade de nossa atuação em prol da moda sustentável. - OMMA, Leticia Bronstein e Goma Ateliê: Desenvolveram Campanhas de Dia das Mães com doações de parte do lucro das vendas. - MyBasic: 100% do lucro da venda das máscaras da própria marca foi destinado para a campanha Todos com Máscaras!, do Instituto Ecotece. E também doaram peças para venda no Bazar Ecotece. - Maturi: Destinou 10% do valor arrecadado com a venda dos ingressos do festival MaturiFest, para a campanha Todos com Máscaras!, do Instituto Ecotece. - Cecília Echenique: Doou a quantia necessária para a compra de berços de serigrafia para o grupo de serigrafia C.U.P.I.N.S - Farfetch e Projeto Ovo: Doação de diversos produtos novos para venda e geração de renda para o Ecotece. - Luiza Perea: Doação de sapatos para venda no Bazar Ecotece. - Fernanda Yamamoto: Doação de sapatos e roupas para venda no Bazar Ecotece.


CAMPANHA DIA DAS MÃES LETHICIA BRONSTEIN . OMMA STUDIO. GOMA ATELIÊ

LETHICIA BRONSTEIN

OMMA STUDIO

GOMA ATELIÊ


CAMPANHA DE DOAÇÕES MY BASIC. MATURI JOBS. CECILIA ECHENIQUE

MyBasic


CAMPANHA DO AGASALHO BRASKEM O

Ecotece

realizou

a

gestão

da

Campanha

do

Agasalho Braskem e confecção das peças de agasalho e cobertores confeccionadas pelo grupo Retece. Os Agasalhos foram destinados a instituições parceiras da Braskem para a distribuição a seus beneficiários: Instituições contempladas: . Cubatão – Casa da Esperança . Mauá - Apae . Paulínia – Associação Paulínia Racing Bicicross - Duque de Caxias – Lar Arco Iris e Asilo Lar Amor

329

AGASALHOS E COBERTORES PRODUZIDOS E DOADOS


CAMPANHA DE DOAÇÕES DE PEÇAS FARFETCH. PROJETO OVO. LUIZA PEREA. FERNANDA YAMAMOTO

Caixas de sapatos artesanais de coleções anteriores da marca Luiza Perea

Peças de coleções anteriores da estilista Fernanda Yamamoto


BAZAR SOLIDÁRIO ECOTECE No final do ano de 2020 realizamos o Bazar Solidário Ecotece com a venda de produtos recebidos de marcas parceiras, como forma de captar recursos para o instituto. A Farfetch fez uma grande doação de diversos produtos novos, como sapatos, sandálias, tênis e roupas ao Ecotece. As marcas MyBasic, Luiza Perea e Fernanda Yamamoto também colaboraram com doações de peças de suas marcar para compor o Bazar.

O Bazar foi realizado presencialmente na sede do Ecotece, com agendamento de horário para não gerar nenhum tipo de aglomeração. Em dezembro foi realizado uma parceria com o Mercado Livre Solidário, onde as peças também estão disponíveis para venda através do marketplace.


DOADORES PESSOA FÍSICA Nosso profundo agradecimento a todas as pessoas que fizeram doações ao Ecotece. O apoio de vocês garantiram a manutenção da nossa estrutura e nossa atuação com os grupos produtivos da rede em 2020.

140

DOADORES

Se você, também deseja nos apoiar, acesse: http://ecotece.org.br/doacao


12

COMUNICAÇÃO AFETIVA Em 2020, com um ano muito desafiador, buscamos a solidariedade de todos e empenhamos esforços em divulgar nossas ações sociais, principalmente da campanha Todos com Máscaras! em nossas mídias sociais, newsletter, canais de imprensa e eventos onlines, como lives e webinars. Sentimos que a cada ano, as redes sociais se tornam importantes ferramentas para toda organização social estar presente e transparecer suas ações e motivações. Acreditamos em uma comunicação afetiva, lúdica e inclusiva para a moda sustentável e o consumo consciente.

6.904 Seguidores Instagram

.

5.909 Seguidores Facebook

.

. 20.132

Número total de curtidas Instagram

1.069

Comentários no Instagram

.

347

Número total de publicações Instagram


CLIPPING MÍDIAS SOCIAIS - STORIES

Vídeo da Influencer Giovanna Nader apoiando a Campanha Todos com Máscaras!

A Vogue Brasil sobre a campanha de doação da parceira MyBasic aos grupos da rede Ecotece


CLIPPING MÍDIAS SOCIAIS

Parceria Omma Studio com a campanha de doação de 20% da vendas do mês de maio para as atividades do Ecotece

Parceria com a estilista Lethicia Bronstein na campanha de dia das mães com doação de parte das vendas do mês de maio para as atividades do Ecotece

Parceria com a estilista Cecília Echenique na campanha com doação de 100% das vendas do mês de maio para o grupo C.U.P.I.N.S


CLIPPING MÍDIAS SOCIAIS

A atriz Larissa Manoela contou sobre a campanha #LoveYourLife da parceria Life By Vivara e Ecotece na produção de 10 mil máscaras e geração de renda aos grupos produtivos

Entrevista do Ecotece para o canal Mamãe Fashionista sobre as frentes de atuação do Instituto

Parceria com a marca Goma Ateliê na campanha de dia das mães com doação do valor das vendas para a campanha Todos com Máscaras


CLIPPING IMPRENSA Clique na imagem e seja direcionado ao site com a matéria na íntegra!


CLIPPING IMPRENSA Clique na imagem e seja direcionado ao site com a matéria na íntegra!


13

BALANÇO FINANCEIRO 2020/2019 Descrição

2020

2019

Receita Projetos Educação e Cultura

-

270.450

Receita Programa Geração de Renda

507.164

194.708

Receita Institucionais

64.215

79.240

-

-

Custos Projetos

509.526

408.809

Custos Operacionais

131.959

76.154

Superavit/Déficit

-70.106

59.435

Receita Projeto de Capacitação Técnica/Empreendedora


14

COMO PARTICIPAR ? MARCAS DE MODA E EMPRESAS Sua marca ou empresa pode se envolver com o trabalho do Ecotece através de diferentes tipos de parceria: produções, parcerias institucionais, ações de voluntariado, doações recorrentes, campanhas em conjunto, entre outros. Para saber mais, entre em contato conosco pelo e-mail. COLÉGIOS E UNIVERSIDADES O seu colégio, universidade ou organização estudantil também pode contratar as atividades lúdicas e educativas do Ecotece promovendo conhecimentos para seus alunos. PESSOA FÍSICA Você pode apoiar a sustentabilidade e crescimento do ECOTECE com uma doação pontual ou recorrente e assim contribuir diretamente para apoio a grupos produtivos, a realização dos nossos programas e projetos educativos e a sustentabilidade da instituição. Faça parte da transformação e se torne um/a parceiro(a) do Ecotece. Acesse: http://ecotece.org.br/doacao

DOAR


PATROCINADORES E PARCEIROS

15

Marcas parceiras em 2020 Aquarama - Betopia - Cecilia Echenique – Coop - Coletivo Des – Comas – Danone – Fernanda Oneda - Fernanda Yamamoto – Fio Atelie – FRHT - Ginga FC - Goma Ateliê - Grano – GreenPeace – Hakau – Hello Revela – Ida – Julia Store – La Baraque – Lhc Extensões Luiza Perea - Madá - Mare Brand - MyBasic – Nonua – Novo Encanto – Oniria - ONS - Pomar - Rebbags - Reluze – Salga – Sardas – Sausalito - Studio Minah – Utopiar - Virtuo


16

AGRADECIMENTOS Somos muito agradecidos por todo empenho e solidariedade que vimos permear na nossa rede nesse ano que foi desenhado pela pandemia. Nos admira e nos inspira a força e dedicação dos grupos produtivos com que trabalhamos, a vontade e determinação da nossa equipe e o apoio dos colaboradores, marcas e parceiros que se engajam em nossa causa. Queremos agradecer a energia e a confiança de todos aqueles que compartilharam conosco a busca por uma sociedade justa, ética e sustentável. Se continuamos hoje tecendo um mundo melhor é porque juntos acreditamos e tornamos que a mudança seja possível. Um abraço de toda equipe Ecotece!


17

EQUIPE E CONSELHO Nossa equipe 2020 é formada por 5 pessoas fixas e profissionais parceiros que atuam nos projetos desenvolvidos pelo Instituto. Além disso, contamos com voluntários e apoiadores de diversos setores que têm envolvimento com a nossa causa e acreditam na construção de relações produtivas e profissionais mais humanas e sustentáveis.

Julia Toro: Presidente e coordenação de produções

Conselho Fiscal

Conselho Consultivo

Lia Spínola: Secretária e coordenação de projetos

Juliana Rocha

Ivi Rufino

Fernando Gdikian: Tesoureiro

Deise Nogueira

Lívia Akemi

Thatiane Marcinelli: Gestão de comunicação

Marcela Cardo

Wagner D´Onofrio

Ivi Rufino: Coordenadora de produção artesanal

Voluntárias Carolina Larubia

Luiza Marote



18

CONTATOS Telefone 11 4106-6300

www.ecotece.org.br

Lia Spínola

Julia Toro

Relações institucionais e parcerias

Diretora e Comunicação

lia@ecotece.org.br

julia@ecotece.org.br

@ecotece

@ecotece

@ecotece


Juntos tecemos um mundo melhor