VII Congresso ASBRo - Livro de Programa e resumos

Page 105

Livro de Programas e Resumos

VII Congresso da ASBRo - 2014

Correlação entre Rorschach (R-PAS) e magical ideation scale: evidências de validade no diagnóstico da esquizofrenia Philipe Gomes Vieira Anna Elisa de Villemor-Amaral Universidade São Francisco (USF)

O Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) constitui-se numa nova abordagem para utilização do tradicional método das manchas de tintas. Tal abordagem surge em função dos avanços significativos que produziram transformações no Sistema Compreensivo, de John Exner, após seu falecimento, em 2006, a ponto de justificar a consolidação de um novo sistema, avançando em sua sustentação psicométrica. Com o surgimento dessa nova abordagem, certos aprimoramentos na técnica de aplicação foram propostos, bem como, a partir de pesquisas conduzidas ao redor do mundo, tornou-se possível contemplar uma normatização internacional, consolidando, assim, um estudo transcultural para compreensão da personalidade. Contudo, embora a proposta seja de internacionalização das normas, fazse, ainda assim, necessário verificar a validade do R-PAS no contexto cultural brasileiro. Teve-se como objetivo buscar evidências de validade de critério para o R-PAS no diagnóstico da esquizofrenia. Por meio de um processo de amostragem não aleatória, alcançou-se um total de 70 sujeitos, sendo eles divididos entre 35 pacientes, sujeitos com diagnóstico prévio de esquizofrenia e, 35 não pacientes, denominados grupo controle, no qual fizeram parte sujeitos que não apresentavam histórico de perturbações intrapsíquicas severas. Os grupos foram pareados quanto ao gênero, idade e escolaridade, sendo a amostra, então, composta por 63,9% de sujeitos do gênero masculino, cujas idades variaram entre 19 e 64 anos (M = 40,49; DP = 11,042). Foram administrados, individualmente, o método de Rorschach e a Magical Ideation Scale (MIS), escala de autorrelato, composta por 30 itens, cujo objetivo é identificar a presença de pensamentos mágicos. Posteriormente, buscou-se correlacionar o escore obtido na MIS com a Ego Impairment Index (EII-3) e a Thought and Perception Composite (TP-Comp), constelações do RPAS que avaliam os prejuízos das funções do ego e perturbações em nível do pensamento e da percepção, respectivamente. As comparações, realizadas por meio do teste t de Student, apontaram para diferenças estatisticamente significativas e de magnitudes expressivas, reveladas pelo d de Cohen, para o escore bruto obtido na MIS ([Pacientes: M = 18,71; DP = 4,416] [Controle: M = 4,74; DP = 2,737]) e as variáveis do R-PAS ligadas à esquizofrenia: An, FQo, FQu, FQn, P, DV, DR, INC, CON, MAH, MAP, GHR, PHR, AGM, AGC, ODL, EII-3 e TP-Comp. Com o intuito de verificar se havia associação entre as constelações do R-PAS, EII-3 e TP-Comp, com o escore bruto obtido na MIS e com o diagnóstico nosográfico de esquizofrenia, procedeu-se o teste estatístico r de Pearson, cujos resultados evidenciaram correlações positivas e de forte magnitude para todas as análises. Assim sendo, interpretam-se os resultados como evidências de validade para o R-PAS no contexto brasileiro. (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior – CAPES) Palavras-chave: Estudos de validade, Esquizofrenia, Rorschach (R-PAS)

105


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.