Mapeamento Colaborativo no Brasil: Levantamento e Análise de Iniciativas

Page 1

I Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana Universidade Federal de São Carlos - 25 a 27 de Outubro de 2017 Cidades e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MAPEAMENTO COLABORATIVO NO BRASIL: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE INICIATIVAS. 1

2

3

4

LANER. I. C. ; MATOS, B. A. E. ; NETO, G. P. J. ; OLIVEIRA, L. C. 1,2,3,4

UnB, Izadora Laner, izadora@courb.org. Instituto COURB, Bruno Matos, bruno@courb.org. Instituto COURB, Germano Neto, germano@courb.org. UnB, Luisa Oliveira, luisa@courb.org.

RESUMO Através de um levantamento das ferramentas de mapeamento colaborativo mais usadas no Brasil, este artigo objetiva analisar suas principais características, destacando os benefícios desta prática para a manutenção do espaço urbano, quando da inserção da população local no processo. Assim, abre a possibilidade de estimular a elaboração de iniciativas semelhantes por entes públicos administrativos, universidades e lideranças comunitárias. Os avanços tecnológicos do século XXI modificaram a sociedade, redefinindo o cotidiano das pessoas e a dinâmica das cidades. Um dos mais importantes corresponde a tecnologias de georreferenciamento de informações. Conhecer melhor o lugar onde estamos nos permitiu construir uma relação mais íntima com o espaço que vivenciamos. O compartilhamento de dados em tempo real transpôs barreiras e paradigmas, possibilitando um rearranjo harmonioso das ciências que estudam o lugar. Hoje a Arquitetura, o Urbanismo, a Psicologia e a Geografia caminham juntas no constante aprimorar da experimentação do espaço. Tais disciplinas somaram-se na criação de soluções aos problemas urbanos, feitas pelos próprios usuários locais, explorando a conexão das pessoas entre si e com o espaço que as rodeiam. Uma das ferramentas que melhor condensa essa multidisciplinaridade é o Mapeamento Colaborativo; consiste basicamente em um método de construção de um banco de dados georreferenciados editável por pessoas que tenham interesse em construir e usufruir dessas informações. As possibilidades de utilização dessa ferramenta são numerosas: desde a localização de ruas em mau estado de conservação, bem como apontar o melhor percurso para o trajeto de ciclistas. O usuário, ao passar por algum local que indique tais informações, sinaliza no mapa e torna o conhecimento público. O fato de observar mais atentamente os lugares de seu cotidiano gera um engajamento natural nas pessoas, ampliando seu senso de pertencimento. Tal processo culmina num maior cuidado com as cidades, contribuindo para solucionar boa parte dos problemas urbanos atuais. Palavras-chave: Mapeamento Colaborativo, Cartografia Social.

Colaborativo,

Participação

Popular,

Urbanismo

ABSTRACT

208


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.