Page 1

FIQUE POR DENTRO! EMM ILDA MARTINS H. DA SILVA Ano 02 | Edição 12 | Junho/2018 | www.animainstituto.org.br/maternalilda

A criança e o uso excessivo das telas

Dia mundial do doador de sangue

Aprendendo no dia do meio ambiente


VOCÊ SABIA? ENFERMAGEM

Dia mundial do doador de sangue Técnica em Enfermagem: Lucimar Siliunas Dia 14 de junho é o Dia Mundial do doador de sangue, data que tem como intuito conscientizar a importância do ato e homenagear os voluntários que já praticam a doação. O maior grupo sanguíneo atualmente é o grupo A+ e O+, porém por muitas vezes ao ano o Hemocentro lança dados que mostram que precisamos de doação pois o banco está apresentando faltas. Para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos desde que a primeira doação seja até os 60 anos. O sangue retirado para doação não é motivo de preocupação aos doadores, pois o próprio organismo faz o trabalho de repor de forma correta. Os doadores recebem o benefício de uma folga ao ano para doar, descontos em shows, eventos, concursos públicos e pode salvar a vida de até 10 crianças com apenas uma bolsa. PSICOPEDAGOGIA

A criança e o uso excessivo das telas Psicopedagoga: Gizely Bispo Segundo diversos pesquisadores, a exposição à tela iluminada (TV, computador, celular, tablets), pode impactar negativamente o desenvolvimento humano. Em relação às crianças a tela plana interfere no desenvolvimento da visão que acontece ao longo dos dois primeiros anos de vida, além disso, há uma limitação que o uso dos equipamentos tecnológicos acabam por acarretar no desenvolvimento da criança, pelo fato de que, frente à televisão ou computador, ela não realiza outras atividades básicas que garantem a formação de memórias e nem experimenta o uso dos outros sentidos, além de não se movimentar pelos espaços e nem ao menos se relacionar com as as pessoas ou explorar os objetos ao seu redor . Evite que isso ocorra, vamos incentivar nossas crianças a brincar, cantar, interagir e se movimentar, desta forma, teremos crianças mais saudáveis e felizes!


FIQUE POR DENTRO! FISIOTERAPIA

Dia do meio ambiente Fisioterapeuta: Daiana Melo | CREFITO: 3:96101F Aproveitando o Dia do Meio Ambiente (05 de junho) que tal fazer um passeio ao ar livre e aproveitar um prazeroso momento de aprendizagem? Escolha um parque, uma praça e leve a criança para passear, proponha algumas ações para ela: • Escute todos os barulhos do local – é possível ouvir sons de animais, de maquinas, carros, pessoas; • Peça para que ela sinta a brisa, o movimento do ar na pele, peça para que perceba o movimento do cabelo, peça para que puxe o ar pelo nariz (respiração); • Retire os sapatos e ande descalço – Varie o tipo de piso, grama, areia, piso rústico; peça para a criança identificar a sensação de cada piso, deixe ela andar pela grama e areia para ajudar na formação das estruturas dos pés; • Olhe para o céu e encontre figuras nas nuvens – deixe a imaginação fluir; De maneira muito simples e barata você estará fazendo uma estimulação sensorial com sua criança que contribuirá muito para seu desenvolvimento psicomotor! NUTRIÇÃO

Como lavar as frutas para evitar infecções Nutricionista: Bruna Gampietro | CRN3:28489 Tanto nas frutas quanto nas verduras e legumes, podemos encontrar uma quantidade significativa de bactérias e larvas de insetos causadoras de infecções intestinais e verminoses. O ideal é higienizar antes de comer. Como devo lavar: Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe agir por mais 20 minutos. Enxágue bem e pode comer!


ODONTOLOGIA

Você já ouviu falar em pré-natal odontológico? Dentista: Dr. Lucas Alcarde | CRO: 116532 Se essa é a primeira vez que você ouve falar no termo, vale a explicação. O pré-natal feito com a assistência do dentista nada mais é do que o período da gravidez em que se observa o estado de saúde bucal da gestante. De acordo com a dentista, todo esse processo é feito a fim de evitar o agravamento de problemas já instalados, além de prevenir o surgimento de outras doenças. Da mesma maneira que o acompanhamento com o obstetra é indispensável, visitas regulares ao dentista também são de suma importância. Isso acontece porque a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê. “Problemas periodontais (inflamação nas gengivas) podem levar a um parto prematuro e nascimento de crianças abaixo do peso, por exemplo. A supervisão de um dentista, portanto, é capaz de garantir uma gravidez mais tranquila”.

CONHEÇA O SITE DA ESCOLA www.animainstituto.org.br/maternalilda

No site você encontra o cardápio do mês, acompanha as notícias, vê fotos e vídeos dos eventos realizados e pode conhecer um pouco mais sobre a proposta pedagógica da escola. Acesse!

Fique Por Dentro - Edição 12 - Junho/2018  
Fique Por Dentro - Edição 12 - Junho/2018  
Advertisement