Page 1

FIQUE POR DENTRO! EMM LUZIA MARIA DA C. LIMA Ano 02 | Edição 12 | Agosto/2018 | www.animainstituto.org.br/maternalluziamaria

Mau hálito - o que fazer e como prevenir

Sono também precisa de rotina

Prevenindo o colesterol alto em crianças


VOCÊ SABIA? ODONTOLOGIA

Mau hálito - o que fazer e como prevenir

Dentista: Dr. Lucas Alcarde | CRO: 116532

Aquele cheirinho ruim vindo da boca do seu filho pode te deixar surpreso, mas acredite, crianças também podem passar por esse problema bucal. Primeiramente, é preciso observar se o mau hálito no pequeno acontece só ao acordar, que está relacionado à falta de saliva durante o sono, ou se é contínuo, mesmo após a higienização. Existem diversas causas, sendo que, a maioria está ligada diretamente à parte odontológica, como má higiene bucal, cáries, gengivites, uma higiene insatisfatória e também à saburra lingual decorrente do ressecamento de crianças que respiram pela boca. O mau hálito nas crianças pode ser, ainda, resultado de pouca hidratação, fluxo salivar diminuído, inflamações das vias respiratórias, sinusite, refluxo-gástrico e até diabetes. Como a criança pode se prevenir do mau hálito? Além das orientações do profissional sobre o momento de higiene bucal, os pais também devem acompanhar o pequeno e auxiliá-lo na tarefa. “O ideal é que em crianças até 6 anos de idade a escovação seja realizada pelos pais, lembrando que a língua é parte importante da cavidade bucal e também deve ser higienizada corretamente” Para completar, o paciente deve seguir um acompanhamento odontológico de rotina a cada seis meses. No consultório, o profissional realiza a limpeza de rotina, remove possíveis cáries e dá indicações para os produtos ideais para realizar essa higiene em pequenos.


FIQUE POR DENTRO! PSICOPEDAGOGIA

Sono também precisa de rotina Psicopedagoga: Gizely Bispo A hora de dormir às vezes é um período problemático para os pequenos. O ato de dormir pode gerar ansiedade na criança, devido ao distanciamento dos pais ou à sensação de “perder algo” durante o sono e, por isso, cada família precisa desenvolver uma estratégia que funcione para esse momento. Manter o ambiente à meia luz, falar em voz baixa, evitar distrações com telas, dar um banho relaxante no pequeno e ler uma história, é uma boa rotina para que a criança vá, naturalmente, desacelerando e atendendo a necessidade de sono do seu organismo. Medo de escuro ou de monstros também precisa de soluções: às vezes basta transmitir segurança com uma boa conversa e ligar um abajur. E lembre-se, é importante que a criança possa dormir e relaxar em sua própria cama. FISIOTERAPIA

Prevenindo o colesterol alto em crianças Fisioterapeuta: Daiana Melo | CREFITO: 3:96101F Crianças e adolescentes podem ter colesterol alto. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 20% das crianças brasileiras já apresentam colesterol elevado. Os números vêm aumentando nos últimos anos, sendo considerado epidêmico em todo o mundo. Por ser uma doença que não apresenta sintomas nessa faixa etária, e com o intuito de prevenir as doenças cardiovasculares do adulto, a dosagem de colesterol e dos triglicérides passaram a fazer parte da rotina dos pediatras. Atenção ao sobrepeso e obesidade, histórico familiar com colesterol alto e estilo de vida sedentário. Incentive a atividade física. Não precisa ser necessariamente uma atividade esportiva numa academia; correr, jogar bola, andar de bicicleta e pular corda são ótimas opções.


NUTRIÇÃO

Receita de caldo de legumes natural Nutricionista: Bruna Gampietro | CRN3:28489 Ingredientes • 1 cebola grande picada • 2 cenouras cortadas em rodelas • 2 talos de alho poró • 2 tomates maduros • 4 talos de salsão • 3 dentes de alho amassados • Cheiro verde • Talos de brócolis, couve flor, couve manteiga • 2 litros de água Modo de preparo: Cobrir com 3 litros de água e leve ao fogo para ferver. Assim que levantar fervura, abaixo o fogo p/ o mínimo e deixo por 30 minutos. Depois é só coar e usar como quiser. Pode ser congelado em saquinhos ou potes plásticos ou em forminhas de gelo.

CONHEÇA O SITE DA ESCOLA

www.animainstituto.org.br/maternalluziamaria No site você encontra o cardápio do mês, acompanha as notícias, vê fotos e vídeos dos eventos realizados e pode conhecer um pouco mais sobre a proposta pedagógica da escola. Acesse!

Fique Por Dentro - Edição 12 - Julho/2018  
Fique Por Dentro - Edição 12 - Julho/2018  
Advertisement