Page 1

1


ÍNDICE

• Palavra do Presidente • Palavra dos Acionistas • Nossa TMSA Missão, Visão e Valores Investimento em especialização e qualificação Governança Corporativa Iniciativas externas Gestão de pessoas

• Histórias & Estórias • Clientes • Linha do tempo • Trajetória • Primeiros passos • Anos 1970: início no mercado • Anos 1980: primeiras grandes obras • Anos 1990: década de avanços • Anos 2000: reconhecimento • Anos 2010: aonde a TMSA chegou • Festa de 50 anos • Balanço Social 2015

3 4 5 6 7 7 8 9 12 14 18 19 21 23 24 26 27 28 29 38

EXPEDIENTE

Revista especial comemorativa dos 50 anos da TMSA. Coordenação: Recursos Humanos – Comunicação Interna Fotógrafos: Gustavo Vogt e Tony Santos Projeto e execução: iNÓSS Endomarketing

2

Projeto Gráfico: Graziella Morrudo Consultoria Jornalística: Cristina Wagner (MTB12412) Redação: Guilherme Engelke Diagramação: Josely Pires Tiragem: 1.000 exemplares


PALAVRA DO PRESIDENTE

CINQUENTA ANOS EM MOVIMENTO Realização. É assim que posso definir a emoção que sinto ao pensar que a TMSA iniciou há 50 anos e hoje está consolidada no mercado como uma das maiores empresas do segmento. Esse sucesso pode ser facilmente explicado pelo conjunto de valores que norteiam o nosso trabalho: credibilidade, comprometimento, inovação, responsabilidade social e ambiental e, consequentemente, a satisfação dos nossos clientes. Além, é claro, da capacidade da nossa equipe e dos nossos parceiros para criar soluções diferenciadas em movimentação. O caminho até aqui foi longo, e nesse período passamos por diversas crises, inevitáveis na vida das empresas. Em 1998 e 2012, por exemplo, enfrentamos muitas dificuldades, mas me orgulho em dizer que esses tempos difíceis foram superados graças ao empenho de todos. Isso serviu como aprendizado e ajudou a fortalecer a TMSA. Destaco também a resiliência e capacidade técnica de toda a equipe, que está sempre pensando em inovações de mercado para nos diferenciar da concorrência. Desejamos continuar crescendo de forma consistente e sustentável para gerar mais oportunidades e melhorar o nosso ambiente de trabalho, além de voltar a apostar no mercado de exportação.

Mathias Elter, Diretor Presidente

3


PALAVRA DOS ACIONISTAS

Andreas, Edda, Caroline, Heinz e Mathias Elter

CONFIANÇA EM UM EXCELENTE FUTURO Durante os últimos 50 anos, a TMSA enfrentou inúmeros altos e baixos, decorrentes, em especial, da instável situação econômica do Brasil. A chamada “década perdida”, que para a TMSA durou de 1983 a 1998, quase fez com que tivéssemos que paralisar nossas atividades. Felizmente, com muito trabalho, persistência, competência técnica e um pouco de sorte, conseguimos superar os momentos difíceis. Hoje somos uma empresa saudável econômica e financeiramente, com mais de 750 funcionários, líder em diversos nichos de mercado e que segue expandindo sua área de atuação nacional e internacionalmente. Sem valores fortes e uma equipe comprometida, nada disso seria possível. À medida que deixamos de lutar por nossa sobrevivência e passamos a buscar excelência – garantia maior da perpetuidade de uma empresa –, tornou-se importante priorizar ações que nos permitam captar,

reter e valorizar nossos colaboradores, bem como contribuir com a sustentabilidade das comunidades em que estamos inseridos. Internamente, alicerçados em valores e em nosso Modelo de Gestão, praticamos uma consistente política de Recursos Humanos, Segurança e Medicina do Trabalho, permitindo atrair, valorizar, reter e oxigenar nosso capital humano. Tudo isso cria condições para que nossos colaboradores se realizem como profissionais e indivíduos. Ao passo em que avançamos no desenvolvimento de nossa empresa, buscando a competitividade com sustentabilidade, esperamos ser identificados como a melhor opção de parceria, de negócios, de convivência, de realização profissional e pessoal em nosso segmento de atuação. Creditamos o sucesso alcançado ao engajamento de nossa equipe e ao apoio de todos os envolvidos nesta caminhada. Família Elter

4


NOSSA TMSA

QUEM SOMOS Fundada em 1966 por Heinz Friedrich Elter, inicialmente como Tecno Moageira e com capital 100% nacional, a TMSA é atualmente um dos principais fornecedores do Mercosul de equipamentos para terminais e movimentação de granéis sólidos em altas capacidades e longas distâncias. Com sede em Porto Alegre e filiais em Minas Gerais, São Paulo e Buenos Aires, na Argentina, conta com uma equipe de engenharia com mais de 100 profissionais especializados em disciplinas como mecânica, elétrica, automação, controle ambiental e processos industriais. Com desenvolvimento próprio ou por meio de suas alianças com grandes nomes reconhecidos no mercado, oferece soluções integradas de padrão mundial, específicas para a realidade de cada cliente. Todo projeto TMSA se destaca pela confiabilidade, segurança e durabilidade, mas vai além: oferece uma visão global que integra as questões de custos ambientais, sociais e de infraestrutura.

5


MISSÃO

VALORES

Fornecer soluções mecatrônicas de baixo impacto ambiental e valor superior percebido para movimentação e processamento de produtos, a partir de um conjunto diferenciado de tecnologias, sistemas e colaboradores, gerando valor de forma sustentável.

• CREDIBILIDADE Base para nossos relacionamentos.

VISÃO Ser uma das melhores empresas para se trabalhar, ser referência no Mercosul e atuar globalmente por meio de parcerias no fornecimento de soluções customizadas e inovadoras para movimentação de granéis, bem como participar ativamente no setor de energia, mantendo desempenho econômico superior sustentável.

• COMPROMETIMENTO Compromisso com a performance corporativa sustentável. • SATISFAÇÃO DOS CLIENTES Atendimento dos requisitos contratados. • COMPLEMENTARIDADE E DIVERSIDADE DA EQUIPE Ambiente que valoriza o trabalho, a experiência e o talento. • INOVAÇÃO Soluções diferenciadas que agregam valor às partes interessadas. • INTRAEMPREENDEDORISMO Coragem para aceitar desafios e assumir responsabilidades. • RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL Em prol do desenvolvimento das partes interessadas.

6


NOSSA TMSA

INVESTIMENTO EM ESPECIALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO Os produtos da TMSA são desenvolvidos por uma equipe ampla e experiente. Engenheiros, projetistas e desenhistas compõem nosso corpo técnico. A capacidade de fabricação própria e a equipe de montagem externa, que entrega os equipamentos prontos e testados de acordo com o pedido e a necessidade do cliente, são alguns dos diferenciais que fazem a TMSA se destacar no mercado. A empresa investe em seus colaboradores, mantendo treinamentos regulares e o aperfeiçoamento constante de todos os setores.

GOVERNANÇA CORPORATIVA SUCESSÃO Ainda é diária a presença do fundador Heinz Friedrich Elter na empresa, mas a sucessão está consolidada. Mathias Elter, filho de Heinz, é o Diretor Presidente desde 1995. DIRETORIA A gestão da TMSA é atualmente exercida por quatro diretores. COMITÊ EXECUTIVO Criado no ano 2000, o Comitê Executivo tem como objetivo avaliar as necessidades e demandas estratégicas, táticas e operacionais da empresa. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Anualmente, a direção se reúne com as lideranças da empresa para apresentar, debater e definir as metas do Planejamento Estratégico para os próximos anos.

CÓDIGO DE CONDUTA TMSA

Guia de condutas que norteia as relações entre colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade. Ele apresenta, de forma clara e transparente, as condutas esperadas de todas as partes interessadas.

7


CONSCIÊNCIA E INICIATIVA A TMSA se preocupa com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus mais de 750 colaboradores e com o equilíbrio da sociedade em que eles estão inseridos. São oferecidos programas de capacitação e de reconhecimento para promover a satisfação, o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Em relação ao público externo à empresa, a TMSA colabora com programas sociais voltados para a autonomia e a subsistência dos moradores da região em que está instalada.

Iniciativas externas:

INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL A Instituição Infantil ACOMPAR (Associação Comunitária Paroquial) assiste a mais de 100 crianças, entre um e seis anos, de famílias de baixa renda da região. Em 2003, a TMSA cedeu parte do seu terreno para a construção da sede da ACOMPAR. SISTEMA ONG-FÁCIL A TMSA desenvolveu um software gratuito do tipo Gestão Integrada/ERP para apoiar a gestão administrativa e financeira das ONGs parceiras.

8

BANCO DE ALIMENTOS Em parceria com a empresa Sodexo, a TMSA contribui com o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul desde 2003, oferecendo às crianças da creche ACOMPAR os alimentos servidos no restaurante da empresa. DOAÇÃO AO FUNCRIANÇA A TMSA doa parte do imposto de renda devido anualmente para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.


GESTÃO DE PESSOAS

O CRESCIMENTO VEM DE DENTRO A TMSA acredita que boas relações com seus colaboradores devem ser construídas para que todos cresçam e se desenvolvam e, assim, alcancem os melhores resultados. Por isso, a empresa investe em diversas iniciativas com foco no desenvolvimento e no bem-estar de todos que trabalham aqui.

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO FUNCIONAL RECRUTAMENTO INTERNO

Quando surgem novas vagas dentro da empresa, o Recrutamento Interno serve como uma alternativa para reconhecer os profissionais que estão aprimorando o seu conhecimento.

Feedbacks são sempre importantes, principalmente no período de experiência e adaptação. O Programa de Acompanhamento Funcional realiza encontros entre o colaborador, gestor imediato e área de RH para avaliar o trabalho realizado até então.

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS (PPR)

O objetivo do programa é motivar indicações dos colaboradores para que a prospecção de currículos seja mais assertiva e confiável. Em 2015, 114 vagas foram preenchidas por indicação.

O PPR é a consequência de um esforço conjunto e o reconhecimento por tudo que os colaboradores fazem para crescer ao lado da empresa. O objetivo é incentivar os colaboradores a se comprometerem cada vez mais com os objetivos estratégicos, gerando melhores resultados organizacionais.

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO

PROGRAMA EDUCA TMSA

Para os novos colaboradores conhecerem melhor a empresa, é oferecido um Programa de Integração com a participação de representantes de diversas áreas falando sobre as diretrizes da TMSA.

Pensando na educação continuada dos colaboradores, oferecemos um benefício financeiro para aqueles que estão cursando desde o ensino fundamental até a pós-graduação.

PROGRAMA PADRINHOS

PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE INDICAÇÃO

Como parte do Programa de Integração, no Programa Padrinhos, um colaborador experiente é escolhido para acompanhar um novo e ajudá-lo na adaptação.

A TMSA é parceira de mais de 20 instituições de ensino, proporcionando desconto nas mensalidades.

9


PROGRAMA DE ESTÁGIO

Para que o estagiário saiba a importância do seu papel e amplie seus conhecimentos, são realizadas reuniões mensais entre os estagiários e o RH.

PROGRAMA MENOR APRENDIZ

Beneficia jovens de 14 a 24 anos sem experiência prévia no mercado de trabalho formal. Por meio de uma parceria com o SENAI e a ACOMPAR, o programa auxilia a entrada de jovens no mercado de trabalho, fornecendo oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional dentro da empresa.

PROGRAMA DE IDEIAS MOVA

O Programa de Ideias MOVA busca melhorias nos setores da empresa por meio de ações que incentivem o aumento de produtividade, qualidade dos produtos, segurança e redução de custos.

PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO OPERACIONAL (O2)

Tem o objetivo de conscientizar os colaboradores a manterem no seu local de trabalho apenas os materiais, equipamentos e ferramentas necessários.

PROGRAMA ANIVERSARIANTES DO MÊS

Os aniversariantes do mês são homenageados com a entrega de um cartão personalizado assinado pelos colegas do setor, além de felicitações nos canais de comunicação da empresa.

PROGRAMA MUITOS ANOS

Os colaboradores que estão na TMSA há 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos recebem uma homenagem durante a festa de aniversário da empresa.

FESTA DE ANIVERSÁRIO DA EMPRESA

Todos os anos a empresa festeja seu aniversário. Em 2016, ao comemorar 50 anos, a TMSA realizou a maior festa da sua história. Confira na página 29.

10

RESTAURANTE INTERNO

A TMSA dispõe de restaurante interno para seus colaboradores. Periodicamente, é realizada uma pesquisa de satisfação, na qual os colaboradores expressam sua opinião e sugerem oportunidades de melhoria.

PLANO DE SAÚDE

Preocupada com a saúde de seus colaboradores, a TMSA oferece plano de saúde e odontológico para todos.

VACINAÇÃO

A empresa subsidia 50% do valor da vacina contra gripe para que os colaboradores interessados sejam imunizados uma vez ao ano.

CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), renovada anualmente, tem como objetivo realizar uma gestão ativa e voltada à prevenção de acidentes do trabalho, bem como dos incidentes ocorridos sem lesão.


SIPAT

Anualmente, a TMSA promove a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT). O evento conta com a realização de palestras sobre saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho.

PROGRAMA ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE

Os colaboradores que se destacam com assiduidade e pontualidade durante o mês recebem um reconhecimento da empresa.

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

Uma parceria da TMSA com uma instituição bancária proporciona aos colaboradores mais acessibilidade e vantagens para realizar empréstimos e conseguir juros mais acessíveis.

POSTO BANCÁRIO

Dentro da empresa há um caixa eletrônico instalado para facilitar a utilização dos serviços bancários.

CENTRO DE LAZER

A TMSA disponibiliza um Centro de Lazer com mesa de jogos, churrasqueira e copa para os colaboradores realizarem confraternizações fora do horário de expediente.

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO INTERNA

O Programa consiste em compartilhar as informações através das lideranças e dos canais de comunicação específicos. Os colaboradores elegem um representante de cada setor para fazer parte da Comissão de Funcionários, que passa o feedback do que está sendo comunicado para a direção da empresa.

TREINAMENTOS

Os colaboradores são nosso principal diferencial competitivo. Por isso, realizamos diversos treinamentos para capacitar todos em todas as áreas da empresa. Em 2015, mais de 15 mil horas foram investidas em treinamentos.

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

A TMSA realiza, a cada dois anos, uma pesquisa de clima organizacional junto aos seus colaboradores com o auxílio de uma consultoria externa. Os resultados são divulgados por meio dos canais internos de comunicação e as oportunidades de melhoria são trabalhadas pela área de RH com o apoio dos gestores.

11


HISTÓRIAS & ESTÓRIAS

ACONTECEU POR AQUI... Colaboradores da TMSA contam casos curiosos e inusitados que vivenciaram na empresa. Confira:

Coloca na conta do Marino!

Setor mal-assombrado

“Anos atrás, os colegas Marino e Marília eram candidatos para a Associação dos Funcionários da Tecnomoageira (AFUNTEC). Durante a campanha, foi feito um churrasco, e os outros colegas pediram para que Marino pagasse uma rodada de cerveja para todos. Mesmo contra a sua vontade, ele pagou. Aí começou a chantagem: se ele não pagasse mais, todos iriam votar na Marília. Marino pagou cerveja a noite toda, mas no fim se elegeu!”

“Em 2005, estava trabalhando no setor de montagem no turno da noite, quando um colega chegou apavorado, dizendo que havia visto um fantasma no setor de montagem das peneiras, a parte mais escura da fábrica. Fomos até o local e descobrimos que na verdade se tratava de um braço mecânico, que balançava com o vento e refletia a sombra na parede, dando a impressão de que se movimentava em nossa direção. Mesmo sabendo que não se tratava de um fantasma, o colega não arriscava passar por lá à noite.”

Elci Neves Comercial

José Antônio

Pré-montagem

É preciso encarar os desafios “Entrei na TMSA em 2004 como desenhista detalhista. Em 2007, já como desenhista projetista, surgiu uma oportunidade para trabalhar em um projeto em Macapá. Tranquei a faculdade e me ofereci para tocar o projeto de lá. Iniciei os trabalhos sentado embaixo de um pé de manga apenas com um notebook, mas logo ganhamos uma sala. Dia 31 de dezembro, prazo de entrega, a obra estava pronta. Hoje, como coordenador, vejo que aceitar os desafios foi essencial para que eu trilhasse um caminho de sucesso na empresa.”

Juliano Pacheco

Engenharia

12

Festa para ninguém No setor administrativo sempre acontece uma festinha em comemoração aos aniversariantes do mês. Em outubro, como de praxe, organizamos a festa. Na hora do parabéns, quando fizemos a fila para cumprimentar os colegas e entregar o cartão com a lembrança, não tinha nenhum dos aniversariantes, ou seja, cantamos parabéns para o nada. Depois que os colegas aniversariantes chegaram, todos os cumprimentaram!

Marcelle Luz

Recursos Humanos


HISTÓRIAS & ESTÓRIAS

Colega fantasma “Em uma noite de inverno na TMSA, estava preparando materiais para uma reunião no dia seguinte, quando percebi que precisava falar com o Sr. Mathias. Como já estava tarde e não havia mais ninguém na empresa, decidi cortar caminho pela Engenharia. Passando por lá, escutei um som de toques no teclado, mas a sala estava vazia. Continuei andando e ouvi o barulho novamente. Verifiquei mais uma vez e não tinha ninguém, então segui meu caminho e deixei o ‘colega’ ali trabalhando.”

Marcelo Araujo

Controladoria

A exportação do gato “Certa vez a TMSA fez uma grande exportação de produtos para a empresa Incobrasa Industries, na cidade de Gilman, nos Estados Unidos. Foram transportados 82 contêineres com máquinas de limpeza, sistema de separação de casca, pedras e outros equipamentos de controle ambiental. Terminado o serviço, recebemos um reporte dos próprios funcionários da Incobrasa dizendo que, além dos produtos, exportamos também um gato. Mesmo depois de passar 30 dias de viagem e estar um pouco magro, ele parecia bem, mas infelizmente não reconhecia nenhuma palavra em inglês.”

Edmundo Neves

Comercial

Ops, rasgou! “Um dia fiz uma reunião sobre procedimentos básicos que não estavam sendo cumpridos. Ao me agachar para pegar uma peça sem identificação para usar como exemplo, minha calça rasgou na parte de trás. Para que ninguém percebesse, encerrei a reunião e fui até o meu carro para trocar de calça. Durante o caminho tive a sorte de não encontrar ninguém, mas, quase chegando no estacionamento, passei por quatro meninas do RH que estavam conversando. Ouvi chamarem meu nome, mas fingi que estava falando no celular e segui até o carro.”

Tiago Wadas Preparação

Sinais vermelhos “Certo dia, quase no final do expediente, recebo uma ligação do Sr. Elter dizendo que teríamos que viajar para São Paulo na manhã seguinte. Ele apenas me informou os dados do voo e disse que durante a viagem me explicaria sobre o cliente e o trabalho que iríamos realizar. No dia seguinte, estava no aeroporto esperando o Sr. Elter, que estava atrasado, como de costume. Meu nome já estava sendo chamado para embarcar, e não sabia se ia para São Paulo e de lá tentava me comunicar com alguém da empresa para receber instruções ou se cancelava a viagem. Quando me preparava para cancelar, avistei o Sr. Elter correndo em minha direção. Aos gritos, ele convenceu a atendente a nos deixar embarcar e me disse: ‘me atrasei porque o taxista parava em todos os sinais vermelhos!’”

Edison Keisermann

Diretoria

13


CLIENTES

RELAÇÃO DE

CONFIANÇA Para chegar aonde chegou, a TMSA conta com grandes empresas trabalhando ao seu lado. Veja o que alguns parceiros e clientes têm a dizer sobre a parceria:

“A TMSA é uma empresa que tem qualificação técnica e é reconhecida mundialmente. A Búfalo se orgulha de ter participado dessa história durante 30 anos, trabalhando em parceria em grandes projetos, como o shiploader do terminal do Guarujá, o terminal do Vale do Rio Doce em Itaqui e o porto de Paranaguá. Parabéns à TMSA pelos seus 50 anos!”

“Começamos a comprar máquinas da TMSA há cerca de 11 anos porque o nosso sistema antigo não estava funcionando da forma como desejávamos. A empresa sempre se mostrou ligada às novas tendências, atualizando seus serviços para atender às nossas demandas. O nosso relacionamento é ótimo, e a TMSA supera as expectativas da Cocamar.”

Francisco Losito

Leonildo Batista

“Somos parceiros da TMSA desde a sua fundação. Em todos esses anos, destaco a confiança e dedicação do Sr. Heinz Elter. A empresa sempre forneceu equipamentos de qualidade para as práticas da Bunge e também é responsável pelo nosso crescimento. Parabéns pelos 50 anos de existência, e desejo muito sucesso para o futuro!”

“O nosso primeiro trabalho juntos foi em 1974 e mantemos essa parceria muito relevante e proveitosa. As duas empresas souberam manter as tradições empreendedoras de seus antepassados junto ao respeito e ao trabalho que oportunizou o crescimento conjunto da TMSA e da Bianchini, conquistando uma estabilidade empresarial no meio em que atuam.”

Rubio Muller

Élio Luis Zanette

Diretor de Engenharia e Operações da Búfalo

Diretor de Operações Agribusiness da Bunge Brasil

14

Coordenador de Operações da Cocamar

Diretor Industrial da Bianchini


ONDE ESTAMOS

Unidades Clientes

QUEM SÃO NOSSOS CLIENTES Estes são alguns clientes e parceiros que ajudaram e ajudam a construir o sucesso da TMSA ao longo desses 50 anos.

INTERNACIONAIS ADM USA – Estados Unidos e Paraguai AG Processing INC. Technology – Estados Unidos Bunge SACI – Argentina Cargill President (Dongguan) Feed Protein – China Cooperativa de Producción Agropecuaria Pindo Ltda. – Paraguai Corporación Navíos S.A. – Uruguai Gardill – Argentina, Holanda, Paraguai e Estados Unidos Louis Dreyfus Company – Estados Unidos Nom Sugar Co – Nigéria Northwest Terminals – Canadá Saceif Louis Dreyfus y Cia Ltda. – Argentina

NACIONAIS ADM do Brasil Ltda. Agroreservas do Brasil Ltda. Algar Agro Alunorte – Alumínia do Norte do Brasil S.A. Amaggi Exportação e Importação Ltda. Barcarena Belagrícola Bianchini S/A – Indústria, Comércio e Agricultura BSBios Ind. e Comércio Biodiesel Bunge Brasil C.Vale – Cooperativa Agroindustrial Caramuru Alimentos Cargill Agrícola S/A CMPC Celulose Riograndense Coamo Agroindustrial Cooperativa Cocamar Cooperativa Agroindustrial Ltda. Consórcio Tegram – São Luiz Coop. Agrária Mista Entre Rios Ltda. Coop. dos Agricultores da Região de Orlândia Ltda. – CAROL Copelmi

15


CLIENTES

NACIONAIS Coop. Reg. de Cafeicultores em Guaxupé Ltda. – COOXUPE Cooperativa Agrária Mista Entre Rios Ltda. Cooperativa Agropecuária Castrolanda Ltda. Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda. - COTRIROSA Coperçucar – Coop. de Prod. de Cana Açúcar e Álcool do Est. de SP Copertrading – Comércio, Exportação e Importação S/A Coradini Alimentos Corn. Products Brasil Ingredientes Industriais Ltda. Cosan – Operadora Portuária S/A Cotriguaçu – Cooperativa Central Regional Iguaçu Ltda. Eaton Ferroporto Fertilizantes Fosfatados S.A. – Fosfertil Fiagril Fospar S/A – Fertilizantes Fosfatados do Paraná Granóleo S/A – Com. e Ind. de Sementes Oleaginosas e Derivados Hermasa Navegação da Amazônia S/A Hydro no Brasil IMCOPA – Importação, Exportação e Indústria de Óleos S/A Incobrasa S/A Louis Dreyfus Commodities Brasil S/A Mineração Taboca S/A MMX Amapa Mineração Ltda. MRC Serviços Ferroviários Noble Agri Ltda. (COFCO) Olfar Alimento e Energia Ltda. Outokumpu Tecnologia Brasil Ltda. Pará Pigmento S/A/0 Rio Capim PASA – Paraná Operações Portuárias S/A Pionner Sementes Ltda. Pirahy Alimentos Ltda. Rio Turia Empreendimentos e Participações Ltda. Rumo Logística Schneider Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários Ltda. Pecem Energia Sementes Girassol Sementes Petrovina Tegram Terminal de Granéis do Guarujá Terminal XXXIX de Santos S/A Usiminas Vale S/A

16 16

ONDE ATUAMOS celulose

AGROINDÚSTRIA

cimento CONTROLEAMBIENTAL ENERGIA

TERMINAISPORTUÁRIOS

termoelétricas SIDERÚRGICAS

fertilizantes

METALÚRGICAS mineração


Teaรงu

17 17


LINHA DO TEMPO

CONHEÇA A HISTÓRIA DA TMSA Acompanhe a nossa evolução e os principais acontecimentos desses 50 anos.

Fundação da Tecno Moageira por Heinz F. Elter e Karl Peuker.

1966

Foco no segmento agroindustrial. Transferência para a rua Gaspar Martins.

1970

Desenvolvimento de equipamentos para atender aos segmentos de mineração, fertilizantes, cimento e açúcar.

1980

Mudança para o bairro Sarandi, onde passa a operar em parque industrial fabril com área de 17.000 m².

1987

A família Elter assume 100% do capital da empresa. A máquina de pré-limpeza e limpeza de grãos TM-MPL 28/200 recebe o Prêmio Gerdau Melhores da Terra – categoria Novidade. Criação da Unidade de Controle Ambiental para atender à crescente demanda de projetos de controle e proteção ambiental. Primeira participação na Grain Elevator and Processing Society (GEAPS) nos Estados Unidos. Prêmio Gerdau Melhores da Terra – categoria Destaque para a máquina de pré-limpeza e limpeza de grãos TM-MPL 56/300. Assinatura do acordo de parceria com a empresa belga Vigan. Assinatura de acordo com a Hi-Roller para fabricar e comercializar transportadores de correia e enclausurados dentro do Mercosul. Primeiro Planejamento Estratégico. Criação da linha TechnoGrain. Alteração da razão social de Tecno Moageira Ltda. para Tecno Moageira S/A, tendo um Comitê Executivo para tomar as decisões. Grande investimento para modernização dos prédios, pavilhões fabris e máquinas da empresa. Prêmios FINEP Inovação Tecnológica – Região Sul e Prêmio FIERGS/CIERGS. Distinção Industrial para o carregador de navios capacidade para 3.000 t/h de açúcar a granel.

18

1993 1996 1998

1999

2016 2015

Novo modelo de gestão estratégico com foco no cliente.

2013

Recertificação no Sistema de Qualidade ISO 9001:2008.

2000

2004

TMSA inaugura filial em São Paulo.

2014

2011 2001

TMSA completa 50 anos.

2010

Decisão estratégica de entrar no segmento de Óleo e Gás (O&G). TMSA inaugura a filial em Minas Gerais.

2009

Certificações no Sistema de Qualidade ISO 9001:2008.

2008

Alterações da razão social de Tecno Moageira S/A para TMSA – Tecnologia em Movimentação S/A.

2007

Conquista do certificado ISO 9001:2000 e aquisição da empresa Bulktech na Argentina.

2006


TRAJETÓRIA

SUPERAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Filho de um marceneiro, Heinz Friedrich Elter nasceu na aldeia de Dorfbach, na Alemanha, e desde cedo já ajudava seu pai na fabricação de móveis. Durante a Segunda Guerra Mundial, se alistou no exército alemão como alternativa para não ser convocado para lutar na frente russa, já que, na época, a guerra estava perdida para a Alemanha. Serviu na Marinha numa área mais calma, na Ilha de Marienberg, na costa da Dinamarca. Em 1945, uma explosão de granadas quase tirou a vida de Elter. No seu rosto, ainda é possível ver as marcas dos estilhaços que passaram raspando. Após render-se aos americanos, passou muitas dificuldades enquanto esteve preso, chegando a perder 20 kg. Nove meses depois, em um acordo de troca de prisioneiros, foi transferido para uma área que estava sob domínio comunista. Mas, antes de chegar, pulou do trem de carga que o transportava. Depois de passar por alguns abrigos provisórios, conseguiu uma ocupação temporária como cortador de mato e ajudante de marcenaria em troca de comida e acomodação. Após, Elter conheceu os moinhos de trigo e recebeu uma oportunidade que mudaria a sua vida. Devido à experiência em marcenaria, foi contratado pela empresa Friedrich Liebeck CO, que construía e reformava moinhos com equipamentos feitos apenas com madeira. Em 1946, os poloneses tomaram definitivamente a sua terra natal, e sua família acabou perdendo tudo o que tinha.

19


20


TRAJETÓRIA

PRIMEIROS PASSOS Em 1951, a Friedrich Liebeck CO tinha muitos contratos para instalar máquinas em moinhos de trigo no Brasil. A representante da empresa no país, Erich Melchers, convidou Elter para trabalhar como supervisor de montagem por dois anos. Prontamente, ele aceitou a proposta e veio ao Brasil com apenas dois baús, um com algumas roupas e outro com ferramentas. Um ano depois, decidiu se estabelecer no país, passando a trabalhar por empreitada. Já em 1957, abriu sua própria empresa, a Tecnosul, juntamente com seu sócio, Ferdinand Kisslinger. Após jornadas de trabalho extenuantes, montou mais de 40 moinhos em pelo menos 11 estados brasileiros. No mesmo ano, a empresa se fundiu com a Incomil, do Sr. Karl Peuker, criando a Máquinas Condor. Dois anos depois, adquiriram as ações da empresa Moinho Taquariense (MOTASA).

TENTAR CONSEGUIR ALGUMAS FOTOS

Após alguns desentendimentos, Elter e Karl Peuker saíram da sociedade e ficaram com as ações da MOTASA. A partir daí, com muita determinação, capacidade técnica e experiência, além de um grande espírito empreendedor, fundaram a Tecno Moageira, hoje TMSA, no dia 26 de abril de 1966. Em 1987, Karl Peuker faleceu e, posteriormente, todas as ações passaram à família Elter, que administra a TMSA até hoje.

21


TRAJETÓRIA

22


1970

CESA

Armazém graneleiro com capacidade estática de 15 mil toneladas. Obra realizada para a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA), em 1973.

23


1980

PRIMEIRAS GRANDES OBRAS A década de 1980 consolidou a TMSA no mercado atuando em grandes obras, fornecendo materiais para clientes e parceiros. Um dos trabalhos que merece ser destacado, pela sua inovação, é o que foi feito para a extinta Portobrás, empresa pública que administrava os portos brasileiros. Na ocasião, a TMSA forneceu um equipamento para o porto de Imbituba, no estado de Santa Catarina. O curioso é que o equipamento fornecido, na verdade, possuía um sistema dois em um: carregador e descarregador ao mesmo tempo. O engenheiro responsável pelo projeto, Klaus Mimielthal, diz que o processo ocorria da seguinte forma: o carregador levava 1.500 t/h de carvão de Imbituba até Criciúma, também em Santa Catarina, onde descarregava o produto. “Havia um elevador e recheador que levava o produto para a lança em um prato giratório, que transferia para a correia do cais”, explica Klaus. Até hoje não há nenhum carregador que faça também o serviço de descarregamento. A TMSA foi pioneira e inovou nesse equipamento já na década de 1980.

A Portobrás encerrou suas atividades em 1990, mas o carregador ainda está em uso. Ele foi transferido para a cidade de Paranaguá, no Paraná, devido à demanda, e passou a fazer apenas o serviço de carregamento, agora de cereais. Essa é uma das obras que ajudaram a construir a história da TMSA no mercado, mostrando novas possibilidades de produto e apresentando facilidades aos clientes.

24


Assinatura do contrato com a Companhia Riograndense de Mineração (CRM)

Equipamentos fornecidos para a RioCell, hoje Celulose Riograndense

Obra realizada para a empresa CRM

25


DÉCADA DE AVANÇOS

1990

A TMSA preza sempre pela inovação. Por isso, a década de 1990 foi um marco para a empresa. Em 1992, recebeu o primeiro computador com um software de cálculo de transportadores, possibilitando a realização de trabalhos mais específicos e técnicos. O transportador da Bianchini, localizado em Rio Grande, possui 960 metros de comprimento e quando foi construído, em 1993, trabalhava com duas mil toneladas na parte de carga e trazia produtos de barcaça com 750 t/h. Até hoje é raro encontrar um transportador com essa capacidade. Para a época, foi uma obra inovadora. Após os trabalhos realizados para a Bianchini, a TMSA vendeu três torres de carregamento pescante para a empresa Corporación Navíos, do Uruguai.

Transportador da Bianchini, em Rio Grande

26

Torres de carregamento pescante para a Corporación Navíos, do Uruguai


2000

RECONHECIMENTO A década de 2000 foi marcada por uma crise econômica mundial que afetou praticamente todos os mercados. A TMSA já era reconhecida pelo seu trabalho no segmento de grãos e foi contratada para realizar um projeto de mineração para a empresa LLX, do grupo do empresário Eike Batista. A obra, localizada no Porto do Açu, no Rio de Janeiro, fez com que a TMSA se mantivesse ilesa em um dos períodos mais difíceis.

O maior carregador de navio do agronegócio suportava três mil t/h e possuía uma lança giratória, localizado em Santos, no litoral paulista. O cliente na época era a empresa Teaçu. Hoje é Rumo Logística. Foi o primeiro carregador produzido pela TMSA a ser premiado

AGP Waberdeen, em Washington, realizada em 2003

Obra no Terminal de Granéis do Guarujá, em São Paulo, feita em 2006

27


2010

AONDE A TMSA CHEGOU A década que iniciou em 2010 veio com uma diminuição no mercado de mineração por conta da queda do preço do minério, e o mercado portuário voltou à ativa. Atualmente, a TMSA está com diversos projetos de carregadores e transportadores em andamento. A tendência é continuar atuando nestes segmentos, vendendo soluções de engenharia com toda a excelência conquistada ao longo dos anos.

TERLOGS, em São Francisco do Sul, Santa Catarina

28

Obra Carajás, no Pará, para o cliente Vale S/A


CELEBRAÇÃO

FESTA DE 50 ANOS No dia 1º de maio de 2016, a TMSA reuniu 1.200 pessoas, entre colaboradores e familiares, para comemorar o aniversário de 50 anos da empresa. O evento aconteceu no Sesi Rubem Berta, em Porto Alegre, e contou com muitas atrações: apresentações do grupo circense Cia Atmosfera, da escola de samba Grupo Samba Brasil e da banda Dublê, além de espaço kids, totem de foto instantânea e área de massagem relaxante. A confraternização também foi marcada por depoimentos emocionantes do Sr. Heinz Elter e de colaboradores, lembrando a trajetória da empresa.

29


30


31


32


33


34


35


36


37


BALANÇO SOCIAL 2015 38


1

Bases de Cálculo

2015 – Valor (R$ mil)

2005 – Valor (R$ mil)

307.465 29.338 26.663

60.677 2.279 12.918

Receita líquida (RL) Resultado operacional (RO) Folha de pagamento bruta (FPB)

2

3 4

(R$ mil)

Valor

% sobre FPB

% sobre RL

Alimentação

1.303

4,9%

Encargos sociais compulsórios Cesta básica Saúde Segurança e saúde no trabalho

9.457 69 923

Educação Cultura e esporte

159 3 118

35,5% 0,3% 3,5% 2,4% 0,6% 0,0% 0,4%

0,4% 3,1% 0,0% 0,3%

Indicadores Sociais Internos

638

Valor

% sobre FPB

% sobre RL

736

5,7%

1,2%

3.367 0 237

26,1% 0,0% 1,8% 1,3% 0,0% 0,0% 0,2%

5,5%

162 2 0 29

0,0% 0,4% 0,3% 0,0%

Capacitação e desenvolvimento profissional Participação nos lucros e resultados (PLR)

2.204

8,3%

0,1% 0,0% 0,0% 0,7%

472

3,7%

0,0% 0,0% 0,8%

TOTAL INDICADORES SOCIAIS INTERNOS

14.874

55,8%

4,8%

5.005

38,7%

8,2%

% sobre RL

(R$ mil)

Valor

% sobre FPB

% sobre RL

Indicadores Sociais Externos

Valor (R$ mil) % sobre FPB

Impostos e contribuições

42.027

157,6%

13,7%

9.742

75,4%

16,1%

TOTAL INDICADORES SOCIAIS EXTERNOS

47.027

157,6%

13,7%

9.742

75,4%

16,1%

Indicadores do corpo funcional Número de empregados no final do período Número de admissões durante o período Número de estagiários Número de empregados acima de 45 anos Número de mulheres que trabalham na empresa Número de portadores (as) com deficiência

5

0,2%

(R$ mil)

Informações revelantes quanto ao exercício da cidadania empresarial Número total de acidentes de trabalho Projetos sociais ambientais desenvolvidos pela empresa foram definidos por: Os padrões de segurança no ambiente de trabalho foram definidos por:

2015

2005

704 191 20 178

458 104 10 167

83 21

34 6

2015

2005

25

13

( ) Direção

(x) Direção e ( ) Todos os (x) Direção gerências empregados

( ) Direção e gerências

( ) Direção e gerências

( ) Todos os (X) Todos(as) ( ) Direção e gerências empregados CIPA

( ) Todos os (X) Todos(as) empregados CIPA

Quanto à liberdade sindical, ao diretor de negociação coletiva e à representação interna dos (as) trabalhadores (as), a empresa:

( ) Não se envolve

(X) Segue as normas da

A participação dos lucros ou resultados contempla:

( ) Direção

(X) Segue as ( ) Incentiva ( ) Não se normas da e segue envolve OIT a OIT ( ) Direção e (x) Todos os ( ) Direção gerências empregados

Na seleção dos fornecedores, os mesmos padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental adotados pela empresa:

( ) Não são (X) São considerados sugeridos

( ) São exigidos

( ) Não são ( ) São considerados sugeridos

(X) São exigidos

Quanto à participação de empregados (as) em programas de trabalho voluntário, a empresa:

( ) Não se envolve

( ) Organiza e incentiva

( ) Não se envolve

( ) Organiza e incentiva

(X) Apoia

OIT

( ) Direção e gerências

(X) Apoia

( ) Todos os empregados

( ) Incentiva e segue a OIT (x) Todos os empregados

39


40

Revista TMSA 50 anos  

Revista comemorativa aos 60 anos da empresa TMSA.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you