TODA HORA 1447

Page 1


TODAHORA.COM

TODA HORA

Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.

CNPJ: 15.183.160/0001-90

PUBLICIDADE

Vendas de anúncio 92 98112-7156

De Segunda à Sexta Das 8h às 17h

TIRAGEM

10.000 exemplares

FILIADO A

DIRETORIA DE REDAÇÃO

Camila Pereira (MTb 1311/AM)

Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)

EDIÇÃO DE ARTE

Victor Costa

Vanessa Alencar

Desirée Souza

CIRCULAÇÃO

Salles Nascimento

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!

Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.

Ministérios se unem para definir plano de recuperação da BR-319

O Governo Federal instituiu dois novos colegiados para coordenar e implementar o Plano de Ação para o Fortalecimento da Gestão Socioambiental no trecho amazonense da BR-319. Sob a coordenação da Casa Civil, os grupos serão formados por representantes de sete ministérios: Defesa, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Povos Indígenas, Transportes e a própria Casa Civil. O objetivo é discutir medidas emergenciais, avaliar impactos socioambientais e buscar soluções para viabilizar a recuperação da rodovia.

PL propõe 'Censo Pet' para levantamento de dados sobre animais

Manaus poderá ter um Censo Municipal de Animais Domésticos caso o projeto de lei número 063/2023 seja aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta pretende levantar uma série de informações relacionadas aos pets da capital. O intuito é localizar, cadastrar e orientar tutores dos animais sobre os cuidados necessários e controle de zoonoses. O texto do projeto, de autoria do vereador Kennedy Marques (PMN), argumenta um crescimento desordenado de cães e gatos na capital e que, por isso, problemas de diversas naturezas e dimensões vêm sendo registrados.

rápidas

Famílias que pagam aluguel sobe 25% em 8 anos

Apesar de a maioria dos brasileiros morar em casa própria já quitada, o país assistiu, nos últimos oito anos, crescer em 25% a proporção de famílias que pagam aluguel. Ao mesmo tempo, a parcela de lares que podem ser chamados de “meu” diminuiu 8%. Em relação à casa própria já paga, a proporção caiu de 66,8% para 61,6% no período.

Bolsonaro movimentou R$ 30,5 mi em um ano

Informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) movimentou R$ 30,5 milhões nas suas contas bancárias entre março de 2023 e junho deste ano. Os valores estão no relatório usado pela Polícia Federal no inquérito que indiciou Bolsonaro e o seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), no caso do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

Distrito Industrial de Manaus pode passar por ampliação

O secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, afirmou que o Distrito Industrial está crescendo e “não cabe mais nos limites em que foi concebido originalmente”. Sedecti, Suframa e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) já se reuniram para tratar da ampliação do uso do espaço destinado à atividade industrial. Segundo Serafim, novidades sobre isso serão divulgadas até a próxima semana.

FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO

23.08.2025

Manaus ganha nova opção de lazer com Faixa Liberada no Centro

Iniciativas asseguram transporte, moradia e acesso à cultura para milhares de pessoas

ENo coração de Manaus, a avenida Getúlio Vargas, tradicionalmente conhecida pelo ‘corredor’ de árvores e pelo vai e vem diário de carros e ônibus, passa a se reinventar como espaço de convivência e lazer. A partir deste domingo (24/08), a via ganha a primeira edição da “Faixa Liberada”, no projeto “Centro Vivo”, que busca ressignificar a experiência urbana dos manauaras.

A Faixa Liberada não é novidade para a população. Desde que foi implantada na Ponta Negra, na zona Oeste, aos domingos e quartas-feiras, o espaço se consolidou como ponto de encontro para a prática esportiva e o lazer democrático. Agora, ao chegar ao Centro, a iniciativa amplia o alcance do espaço que promove pertencimento e proporciona lazer e entretenimento à população.

Das 6h às 12h, o espaço normalmente ocupado pelo trânsito abre lugar para famílias, grupos de amigos, ciclistas, corredores e curiosos que queiram redescobrir a avenida. Serão oferecidas atividades gratuitas que vão de brinquedos infantis, como piscina de bolinhas e futebol de sabão, até práticas coletivas como zumba, capoeira, circo, música ao vivo e fazendinha.

O projeto também busca estimular a economia local. O aluguel de bicicle-

tas, a oferta de patinetes e a venda de comidas típicas também são esperadas pelo público.

De acordo com o prefeito David Almeida (Avante), a ideia é revitalizar o Centro e atrair a população de volta ao espaço público. “Vamos aproveitar que a avenida é um grande boulevard, com muitas árvores e muita sombra. Estão todos convidados a participar da Faixa Liberada no Centro”, declarou.

Entre os moradores do bairro, o clima é de ansiedade. Lucas Araújo, coordenador de um pequeno mercado no bairro, revela estar animado com a nova atração de lazer e as possibilidades do aumento de vendas.

“Acredito que isso pode aumentar minhas vendas. Pessoal quando vem passear geralmente quer comprar água, bolacha, essas coisas. Estou animado até para ir conhecer também. Com certeza vai mudar o cenário do nosso domingo, que costuma ser bem devagar”, disse à reportagem.

Já o militar César Ribeiro comemora a nova opção de lazer. “Adoro correr de manhã cedo, esse novo espaço dá um gás. Pelo menos vou poder correr em segurança em uma área isolada, já que normalmente preciso correr pelas ruas e tem muito motorista que não respei-

ta. Agora vou me exercitar na paz”.

Revitalização

Para receber o público, a paisagem urbana também passou por cuidados especiais. A secretaria de limpeza pública (Semulsp) realizou poda de árvores, serviços de paisagismo e reforço na limpeza, garantindo mais segurança e visibilidade para quem circula.

O entorno do mercado municipal Adolpho Lisboa, um dos cartões-postais de Manaus, também foi revitalizado, com pintura e higienização, valorizando a memória histórica e turística da cidade.

Expansão à vista

Outros locais da cidade podem passar a contar com uma faixa liberada. O projeto de lei 287/2025, do vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) propõe levar a Faixa Liberada também para o Passeio do Mindu, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul. A ideia é fechar parte da via Professor Samuel Benchimol aos domingos e feriados, entre 6h e 12h, permitindo caminhadas, corridas e atividades ao ar livre em uma área que carece de espaços seguros para esporte e lazer.

Outras sugestões de programas culturais:

Parque Ponte dos Bilhares, entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, bairro Chapada;

Parque Gigante da Floresta, localizado na avenida Alphaville, bairro Novo Aleixo; Museu da Amazônia, localizado na avenida Margarita, bairro Cidade de Deus;

Praça molhada, na Lagoa da Compensa, avenida Agostinho Caballero Martin; Parque do Mindu, localizado na rua Domingos José Martins, bairro Parque 10.

MARHIA EDHUARDA BESSA
Objetivo é incentivar o comércio local e ocupar o Centro da capital

Aberta consulta pública sobre Plano de Saneamento Básico de Manaus

Iniciativa integra o processo de revisão e atualização do Plano Municipal de Saneamento

REDAÇÃO

A Prefeitura de Manaus abriu consulta pública para ouvir a população sobre os serviços de saneamento básico. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), integra o processo de revisão e atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSBM), previsto para ser concluído entre novembro e dezembro de 2025.

A consulta pública está disponível no site www. manaus.am.gov.br e na rede social da Semmasclima @semmasmanaus (Instagram). Você também pode acessar, clicando aqui: bit.ly/saneamentomanaus

A participação popular será essencial para o diagnóstico das condições atuais e para o planejamento de ações voltadas à melhoria dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gerenciamento de resíduos sólidos.

A revisão é conduzida por uma equipe de consultores técnicos da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com expertise nas áreas de saneamento, meio ambiente, sustentabilidade e infraestrutura, contratados pela Prefeitura de Manaus.

Como parte do processo de mobilização social, já foram realizadas diversas reuniões com grupos de catadores de recicláveis, lideranças comunitárias de Manaus e das comunidades rurais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé.

“A participação da população e de líderes comunitários é fundamental para que possamos entender melhor os desafios enfrentados e, assim, desenvolvermos soluções necessárias, eficientes e alinhadas com a realidade local”, destacou Célia Oliveira, coordenadora da equipe de Mobilização Social e Comunicação do PMSBM.

Plano

A atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus contempla quatro componentes: abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

A Prefeitura de Manaus criou a Comissão de Coordenação da Atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico, em abril de 2024, e estabeleceu cooperação com a empresa Águas de Manaus, para a elaboração de um plano mais atualizado e que atenda

ao saneamento

as demandas da população, integrando a segurança hídrica, com soluções inovadoras, considerando as particularidades ambientais e sociais da cidade.

Ranking do Saneamento

Manaus está na lista dos 20 municípios com os piores índices de saneamento básico do país, de acordo com o Ranking do Saneamento 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em julho deste ano. O estudo considera dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento referentes ao ano de 2023. Em nota, a Águas de Manaus informou que a capital amazonense é a sexta do país que mais investiu em saneamento básico entre 2019 e 2023, com mais de R$ 1,1 bilhão aplicados.

Plano Municipal de Saneamento

Abastecimento de água; Esgotamento sanitário; Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Consulta ajudará no planejamento de ações voltadas

Federação União Progressista amplia influência política no Amazonas

O peso regional da federação reflete a estratégia da sigla para as Eleições de 2026

Homologada no início da semana, a federação partidária União Progressista (UPb), formada por União Brasil e Progressistas, reforça a posição da nova sigla como maior força nacional e também amplia significativamente o peso político no Amazonas, consolidando sua presença em todas as esferas do poder legislativo.

Antes de oficializar a aliança, anunciada no fim de abril, dirigentes das duas siglas aprovaram separadamente o estatuto da federação, documento que estabelece as regras de funcionamento e convivência entre os partidos.

O texto agora segue para registro formal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), última etapa do processo. As novas configurações de diretórios municipais e estaduais serão modificadas e anunciadas posteriormente.

O peso regional da federação reflete a estratégia nacional da sigla, que pretende lançar ao menos 16 candidatos a governos estaduais em 2026 e manter a maior bancada no Congresso. No caso do Amazonas, a UPb se coloca como ator decisivo para a formação de alianças e definição de pautas estratégicas, tanto ao nível estadual quanto federal.

Representantes nas casas legislativas

Com a formalização da aliança, o bloco surge como o maior agrupamento político do estado, com dois deputados federais e seis estaduais na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Esse número garante à federação uma das bancadas mais influentes no Congresso e a maior representatividade no parlamento estadual, assegurando protagonismo nas principais discussões que afetam a região.

Na esfera municipal, a presença também é expressiva: são 199 vereadores, sendo oito em Manaus (seis do União Brasil e dois do PP), além de 25 prefeitos e 13 vice-prefeitos em todo o estado. O controle desse contingente garante à federação capilaridade política e poder de articulação em praticamente todas as regiões do Amazonas.

Para o governador Wilson Lima, presidente estadual do União Brasil, o peso da nova federação vai além da soma numérica de representantes, funcio-

nando como uma reorganização do jogo político no estado.

“Isso aumenta nossa responsabilidade de trabalhar de forma comprometida para promover o desenvolvimento econômico com justiça social e inovação. No caso da Amazônia, é imprescindível que desenvolvimento e preservação caminhem lado a lado”, destacou o governador.

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, reforçou o impacto da federação. “Aqui está a prova de que é possível juntar forças sem abrir mão de princípios, de que é possível crescer sem dividir”, destacou.

Federações partidárias registradas no TSE:

Brasil da Esperança (Fe Brasil) - Partidos: PT, PCdoB e PV

PSDB Cidadania - Partidos: Cidadania e PSDB

Psol Rede - Partidos: Psol e Rede

UPb nas casas legislativas

Câmara Municipal de Manaus: 8 vereadores

Assembleia Legislativa do Amazonas: 6 deputados estaduais

Câmara dos Deputados: 2 deputados federais

Políticos do Amazonas participaram da oficialização da federação FOTO:

Disputa pelo Quinto Constitucional esquenta no TJAM

Os nomes mais cotados até o momento são os de Marco

REDAÇÃO

Com a aposentadoria do desembargador Domingos Chalub, começa a disputa pela vaga do Quinto Constitucional, mecanismo previsto pela Constituição que reserva um quinto das vagas dos tribunais de segundo grau e dos tribunais superiores a advogados e membros do Ministério Público com mais de 10 anos de carreira.

Grupos de advogados e lideranças da OAB-AM articulam apoios em torno da indicação ao Tribunal de Justiça. Os nomes mais cotados até o momento são os de Marco Aurélio Choy, Flávio Antony, Fabrício Marques e Giselle Falconi.

A corrida pela vaga tem registrado polêmicas. Em março deste ano, uma denúncia envolvendo ameaça e tentativa de extorsão entre dois profissionais supostamente interessados na indicação trouxe tensão ao processo, evidenciando o peso político e institucional que a cadeira representa.

Já em junho, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, disse que o advogado Flávio Antony, chefe da Casa Civil do Governo do Estado, está inelegível à disputa. Na ocasião, ele apontou interferência do Governo do Estado em favor de Antony.

Paridades

A expectativa é que a lista sêxtupla da OAB-AM, que reúne os seis advogados mais votados para a vaga, tenha paridade de gênero e cota racial. A medida encontra respaldo na Resolução 5/2020 do Conselho Federal da OAB. Essa norma estabelece que as chapas das eleições da OAB devem ter ao menos 50% de mulheres e 30% de negros (pretos e pardos) nas candidaturas.

Seccionais da OAB em todo o país já começaram a adotar esses preceitos nas escolhas do Quinto Constitucional — regra que reserva parte das vagas nos tribunais para advogados e membros do Ministério Público.

Passo a passo da eleição

O primeiro passo será a publicação do edital pela Comissão Eleitoral da OAB-AM, com prazos

e regras detalhadas. Os advogados inte ressados deverão ter pelo menos 35 anos e comprovar 10 anos de exercício profissional, com apresentação de peças jurídicas assina das.

Além disso, os candidatos devem ter reputação ilibada, estar adimplentes com a OAB e não ter envolvimento em processos ou escândalos. Após o prazo de inscrições, o processo inclui a divulgação dos nomes, período para impugnações, campanha, data e local de votação.

Votação

A votação será feita pelos advogados que estiverem em dia com as

Liberdade

mensalidades da OAB/AM. Cada eleitor poderá votar em até seis nomes. Os seis mais votados formarão a lista sêxtupla, que será encaminhada ao TJAM.

O pleno da Corte, por sua vez, selecionará três nomes para formar a lista tríplice. Esta será enviada ao governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), que decidirá quem será o novo desembargador.

Em sua última sessão, o ex-desembargador Domingos Chalub disse que se aposenta com o dever da missão cumprida e deixou uma mensagem aos que concorrem pela vaga que se abre: “que lutem pela liberdade e pelo direito, dando sempre a palavra à defesa”, e encerrou sua fala agradecendo a todos pelo convívio, acenando e sendo aplaudido de pé pelos presentes do plenário.

TJAM comunica OAB/AM sobre a vaga aberta do Quinto Constitucional; OAB/AM inicia o processo eleitoral para escolha de uma lista sêxtupla; Lista será submetida à votação pelo Pleno do TJAM; Três mais votados terão os nomes enviados ao Poder Executivo Estadual, que escolherá o novo desembargador

Passo a passo

Cesta básica compromete quase metade do salário mínimo em Manaus

Pesquisa Dieese/Conab revela que o valor da cesta básica custou R$ 674,78 em julho, uma redução de 0,07%

O preço da cesta básica em Manaus caiu 0,07% em julho deste ano, em comparação a junho, custando R$ 674,78. Contudo, o valor é equivalente a quase metade do salário mínimo (R$ 1.518), que é a remuneração de muitos manauaras. O dado é da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento, divulgada nesta quarta-feira (20/08).

No acumulado do trimestre entre maio e julho, houve alta de 0,45%, na capital amazonense. Sete dos 12 itens que compõem a cesta apresentaram queda entre junho e julho, são eles: farinha de mandioca (-7,45%), feijão carioca (-2,82%), açúcar cristal (-2,48%), banana (-2,08%), arroz agulhinha (-0,34%), manteiga (-0,18%) e pão francês (-0,07%).

Já os cinco produtos restantes registraram alta: leite integral (1,87%), óleo de soja (1,68%), tomate (1,53%), carne bovina de primeira (0,62%) e café em pó (0,24%).

No trimestre, os maiores recuos foram observados no arroz agulhinha (-9,55%), farinha de mandioca (-6,32%) e açúcar cristal (-3,19%). As altas mais significativas ficaram no café em pó (5,00%) e na carne bovina (3,70%).

Cesta básica x salário mínimo

A pesquisa também calculou o impacto do custo da cesta básica na renda do trabalhador de Manaus. Segundo o levantamento divulgado, para adquirir a cesta em julho, um trabalhador remunerado com o salário mínimo de R$ 1.518,00 precisou cumprir 97 horas e 47 minutos de jornada, o que corresponde a 48,06% da renda líquida, após o desconto de 7,5% da Previdência Social. Em junho, eram necessárias 97 horas e 52 minu-

Preço dos Alimentos

tos, com comprometimento de 48,09% da renda.

Cenário nacional

O levantamento mostrou ainda que, em julho, o valor da cesta caiu em 15 capitais e subiu em outras 12. Na comparação anual, entre julho de 2024 e julho de 2025, houve aumento em todas as 17 capitais onde a pesquisa já era realizada, com variações de 2,03% em Belém a

Números

19,52% em Recife.

No conjunto das 27 capitais, o tempo médio necessário para a compra dos alimentos básicos foi de 103 horas e 40 minutos em julho, contra 104 horas e 3 minutos em junho. O percentual médio de comprometimento da renda líquida do trabalhador com a cesta foi de 50,94% em julho, menor que os 51,13% de junho.

R$ 674,78 valor atual da Cesta Básica em Manaus

R$ 1.518 valor do salário mínimo no país

48,06% da renda líquida

Farinha de mandioca: -7,45%

Feijão carioca: -2,82%;

Açúcar cristal: -2,48%;

Banana: 2,08%;

Arroz agulhinha: -0,34%;

Manteiga: -0,18%

Pão francês: -0,07%

FOTO: DIVULGAÇÃO
Pesquisa calculou o impacto do custo da cesta básica na renda do trabalhador

Manchete

Bolsa Família: AM tem mais beneficiários do que trabalhadores formais

Especialistas apontam desigualdade histórica e desafios econômicos

ANA PATRÍCIA DIAS

ENERGIA SOLAR TRAZ DIGNIDADE À

(20.843), Itacoatiara (17.035) e Autazes (16.272). O maior valor médio de benefício foi registrado em Santo Antônio do Içá, com R$ 883,23, seguido por Jutaí (R$ 868,17) e São Gabriel da Cachoeira (R$ 846,26).

O Amazonas é um dos 12 estados brasileiros em que o número de famílias atendidas pelo Bolsa Família ultrapassa o de trabalhadores com carteira assinada. Dados de maio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Cadastro Único (CadÚnico) revelam que 645.503 famílias amazonenses recebem o benefício, enquanto 562.001 pessoas possuem emprego formal, uma proporção de 1,1 família beneficiária para cada carteira assinada. Especialistas apontam desigualdade e desafios econômicos.

Essa desigualdade é ainda mais evidente quando comparada a estados do Sul, como Santa Catarina, onde há 11 trabalhadores formais para cada pessoa atendida pelo Bolsa Família. No Amazonas, a diferença supera 83 mil famílias a mais no programa social do que no mercado formal, colocando o estado como o que apresenta maior desequilíbrio proporcional da região Norte.

Neste mês de agosto, os repasses federais do Bolsa Família no Amazonas somaram R$ 466,4 milhões, com valor médio de R$ 723,61 por família. O programa também inclui benefícios adicionais importantes: 345,3 mil crianças de zero a seis anos receberam o Benefício Primeira Infância (R$ 150 por criança), totalizando um investimento de R$ 49,6 milhões.

Desafios estruturais

Entre os municípios amazonenses, Manaus lidera com 258.999 famílias beneficiadas, seguido por Parintins (21.754), Manacapuru

Para a economista Michele Aracaty, presidente do Conselho Regional de Economia da 13ª Região (CORECON-AM/RR), esse cenário escancara a dependência de parte significativa da população amazonense de auxílios governamentais para sobreviver.

“O fato de haver mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores com carteira assinada no Amazonas revela que grande parte da população vive abaixo da linha da pobreza, dependendo da assistência do Estado para suprir necessidades básicas como alimentação, saúde e educação”, afirmou.

Aracaty aponta ainda que a concentração econômica na Zona Franca de Manaus (ZFM), o setor público dominante, os altos custos logísticos e a baixa qualificação profissional dificultam a criação de empregos e o crescimento do setor privado no estado.

“Com investimentos em educação, infraestrutura e geração de emprego, é possível reduzir a desigualdade, ampliar a formalização do trabalho e construir uma base econômica mais sólida e inclusiva no estado“, concluiu.

Desigualdade regional

O economista e especialista em gestão empresarial José Altamir Cordeiro complementa a análise, afirmando que a realidade amazonense é parte de um problema maior.

"Essa é a realidade das diferenças regionais no país. O Norte e Nordeste concentram a população que mais recebe dos programas sociais, tanto o Bolsa Família quanto o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse cenário escancara a má distribuição de renda e a concentração de recursos no Centro-Sul brasileiro, regiões mais ricas do Brasil”, explicou.

Ele defende a necessidade de políticas estruturantes, como a reforma tributária, para corrigir tais distorções: “Precisamos corrigir essas diferenças com a política tributária. No entanto, há muito que se fazer, pois ainda iremos implantar aos poucos a reforma tributária no país”, defendeu. Cordeiro também reitera a importância estratégica da ZFM para a economia local, apesar de seus limites.

"Mesmo a ZFM não conseguindo suprir todas as necessidades regionais, ela é muito importante na geração de empregos e renda. Por isso, é importante manter seus benefícios", ressalta o economista.

Manaus 23.08.2025

Redução gradual de beneficiários

Embora a desigualdade regional persista, há sinais de recuperação econômica e formalização do trabalho. Desde o início de 2023, o país apresenta crescimento do emprego formal. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), 91% das vagas formais criadas entre janeiro de 2023 e setembro de 2024 foram ocupadas por pessoas inscritas no CadÚnico e no Bolsa Família, o que sugere que beneficiários estão conseguindo ingressar no mercado de trabalho.

Como reflexo, 1,3 milhão de famílias saíram do Bolsa Família em 2024 por atingirem renda superior a meio salário mínimo per capita — mais do que o dobro das 590 mil famílias desligadas em 2023, e a Regra de Proteção tem garantido essa transição. Ela permite a permanência por até dois anos no programa mesmo com aumento de renda, para incentivar a formalização de vínculos empregatícios e o empreendedorismo sem a perda imediata do benefício.

Tipos de repasses

R$ 142 por pessoa (Renda de Cidadania);

Valor adicional para atingir R$ 600 por família (Benefício Complementar);

R$ 150 por criança de até 6 anos (Primeira Infância);

R$ 50 extras para gestantes ou jovens de 7 a 17 anos (Variável Familiar);

R$ 50 adicionais por bebê de até 7 meses (Variável Nutriz, com início previsto para setembro).

Renda acima do teto

Em julho, mais de 20,7 mil famílias amazonenses deixaram de receber o Bolsa Família. Desse total, cerca de 12,1 mil tiveram o benefício encerrado após completarem os dois anos da Regra de Proteção, enquanto 8,5 mil foram desligadas por ultrapassarem o teto de renda exigido pelo programa.

O Governo Federal defende que os ajustes no programa visam "garantir maior justiça social e eficiência na alocação de recursos para que o programa atenda quem realmente precisa, através de atualizações cadastrais que identificam o aumento na renda familiar".

Municípios do Amazonas

1º Manaus - 249,5 mil famílias

2º Parintins - 21,2 mil famílias

3º Manacapuru - 20 mil famílias

4º Itacoatiara - 16,7 mil famílias

5º Autazes - 15,8 mil famílias

Beneficiários x trabalhadores formais

Prefeitura de Tefé oferta quase duas mil vagas em concurso público

A seleção contempla cargos de nível fundamental incompleto e completo, médio e superior

A Prefeitura de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) oferta 1.822 vagas e, cargos de níveis Fundamental (incompleto e completo) Médio e Superior, com salários de até R$ 3,4 mil. As inscrições do concurso público vão até o dia 18 de setembro.

Interessados devem acessar o site do Instituto Mineiro Educar & Sorrir (Imeso), banca organizadora da seleção. As inscrições ocorrem entre os dias 18 de agosto e 18 de setembro.

Também será possível realizar a inscrição de forma presencial, na sede da Prefeitura de Tefé, localizada na rua Daniel Sevalho, no Centro da cidade, das 8h às 12h, exceto em fins de semana e feriados. As taxas de inscrição variam entre R$ 60,00 e R$ 100,00.

Etapas do processo seletivo

O concurso contará com provas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação terá 30 questões, distribuídas entre Língua Portuguesa, Informática e Conhecimentos Específicos.

O edital apresenta possíveis datas para a aplicação da prova, além de variação desse período conforme o nível de escolaridade do cargo.

Os candidatos aos cargos da área da Educação também passarão por prova de títulos, que poderá adicionar até 4 pontos à nota final. Serão aceitos diplomas de especialização, mestrado e doutorado, desde que compatíveis com a área de atuação.

Confira os cargos ofertados

Inscrições estão abertas até o dia 18 de setembro pela internet

Técnico Administrativo

Merendeira

Auxiliar de Serviços Gerais

Motorista

Vigia

Auxiliar de Serviços Urbanos

Fonoaudiólogo Nível Fundamental incompleto e completo Nível Médio Nível Superior

Auxiliar de Vida Escolar

Guarda Civil Municipal

Intérprete de Libras

Instrutor de Informática

Música

Pedagogo

Psicólogo

Nutricionista

Professor (diversas disciplinas)

Bibliotecário

Assistente Social

Concursos públicos

Secretaria Municipal de Saúde de Manaus

Contratação temporária de 300 vacinadores/registradores

Inscrições até domingo (24) no site da Semsa

Prefeitura de Tefé

1.822 vagas em cargos de nível fundamental incompleto e completo, médio e superior

Inscrições até 18 de setembro no site do Instituto Imeso ou na sede da prefeitura. Taxas varia com o cargo de R$ 60 a R$ 100 Provas serão aplicadas em datas diferentes conforme o cargo

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

115 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva

Inscrições até 2 de setembro no site da FGV

Provas serão aplicadas no dia 30 de novembro

Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

379 vagas imediatas

Inscrições de 17 de setembro e 13 de outubro no site do Idecan

Provas serão aplicadas entre os dias 24 e 30 de novembro

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 13º Região

Duas imediatas e 108 para formação de cadastro reserva

Inscrições até o dia 8 de setembro no site da Quadrix. Taxa varia de R$ 59 a 62

Prova será aplicada em 19 de outubro

Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal

12 vagas para cargos de níveis médio e superior

Inscrições até o dia 1º de setembro no site do Instituto Ibest. Taxa varia de R$ 50 a R$ 70

Prova será aplicada em 28 de setembro

Defensoria Pública de Santa Catarina

14 vagas de níveis Médio e Superior, além de cadastro reserva

Inscrições até 15 de setembro no site da Fundatec. Taxa varia de R$ 100 a R$ 170

Provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de outubro

Empregos

AUX. DE CONFEITARIA

Empregador: Nanicas

Número de vagas: Não

Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na função; Documentação completa e atualizada; Disponibilidade de horário. Contato: selecaosmconfeitaria@gmail. com

RECEPCIONISTA

Empregador: Consultório Psicologia

Número de vagas: Não

Informado

Área: Atendimento

Requisitos: Experiência com atendimento ao público e pelo WhatsApp; Disponibilidade de horário pela manhã.

Contato: psci.marcelalobo@ gmail.com

VENDEDOR

Empregador: Siena Pneus

Número de vagas: Não

Informado

Área: Vendas

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência com vendas de peças automotivas e pneus; CNH cat. B. Contato: recrutamento@ sienapneus.com.br

AUX. DE MANUTENÇÃO

Empregador: Não Informado Número de vagas: Não

Informado

Área: Manutenção

Requisitos: Ensino Médio completo; Conhecimento em Noções de Elétrica e Eletrônica Básica; Experiência na função.

Contato: tc.vagas123@gmail. com

CAMAREIRA

Empregador: Talissa Boutique Hotel

Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Fundamental; Sexo Masculino; Responsabilidade; Pontualidade;

Comprometimento; Disponibilidade de horário. Contato: selecaotalissa@ gmail.com

ATENDENTE

Empregador: Mc Donald's Número de vagas: Não Informado

Área: Atendimento

Requisitos: Maior de 18 anos; Certificado de Reservista; Documentação completa atualizada; Título de Eleitor. Contato: mdb@ mcdaamazonia.com

PROFESSOR

Empregador: In flux

Número de vagas: Não Informado

Área: Idiomas

Requisitos: Fluência nos idiomas de Inglês e Espanhol; Disponibilidade de horário. Contato: coordenacaomanauscentro@ influx.com.br

REPOSITOR

Empregador: In flux

Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência prévia na função; Moto própria. Contato: tc.vagas123@gmail. com

GARÇOM

Empregador: Espetos Eldorado

Número de vagas: Não Informado

Área: Atendimento

Requisitos: Experiência na área; Disponibilidade para o horário noturno e aos fins de semana.

Contato: Enviar currículo para (92)99145-0047

FRENTISTA

Empregador: Posto BR

Número de vagas: Não Informado

Área: Atendimento

Requisitos: Ensino Médio completo; Disponibilidade de horário; Contato: marciakethlem@ outlook.com

No AM, concessão para CACs cai 97% desde fim do governo Bolsonaro

Estado tem 11,8 mil armas de fogo registradas por atiradores, de acordo com Anuário de Segurança

Do total de armas, 64,10% (7.583) são de uso restrito

Amazonas possui 12.108 Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) e 11.829 armas de fogo ativas registradas, sendo a maioria de uso desportivo, de acordo com os dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança, tornados públicos pela Polícia Federal (PF). Os números revelam ainda que o número de concessão de registro para CACs disparou no governo de Jair Bolsonaro (PL) e diminuiu drasticamente com o governo Lula (PT), chegando a 97%.

Do total de armas, 64,10% (7.583) são de uso restrito – como fuzis e submetralhadoras –, exigindo controle mais rigoroso. As de uso permitido representam 35,90% (4.246). A transparência nos dados é uma das promessas da PF, que recebeu R$ 20 milhões do Ministério da Justiça e 600 agentes qualificados para assumir a fiscalização dos CACs.

Os dados da Polícia Federal traçam um panorama da evolução dos registros de CACs, ilustrando o impacto direto da política de armas de cada governo. Em 2017, durante o governo de Michel Temer (MDB), haviam 87 registros concedidos. No ano seguinte, o número chegou a 170 autorizações.

Já na gestão de Jair Bolsonaro, os números cresceram ano após ano: em 2019, ainda sob jurisdição do Exército, foram 369 CACs emitidos; em 2020, o total chegou a 1.034; em 2021, alcançou 2.136 e, em 2022, atingiu o recorde, com 3.989 registros concedidos.

Com a posse de Lula, houve queda brusca. Em 2023, apenas sete registros de CACs foram concedidos no estado. Em 2024, foram emitidos 121 novos certificados e, no primeiro semestre deste ano, 48 concessões foram registradas.

Perfil das armas e atiradores

No Amazonas, 11.359 das armas registradas pertencem a atiradores desportivos, 391 a colecionadores e 79 a caçadores. O calibre mais comum é o 9x19mm Parabellum (9mm), com 5.503 armas, seguido pelo .22 Long Rifle (1.219), Espingarda 12 GA (1.042) e .380 Automatic (686).

Segundo Mário Neto, a popularidade desses calibres se explica pelo custo acessível da munição e pela versatilidade no esporte. “Muitas indústrias armamentistas optam por produzir armas nesses calibres e que também são bem recomendados para diversas modalidades esportivas”, afirma.

Ainda segundo o instrutor de tiro, a esmagadora maioria procura o registro para competições. “A maioria é formada por homens de 30 a 50 anos, com boa estabilidade financeira. Mas há um aumento significativo na procura de mulheres”, afirma Mário Neto.

O procedimento para obtenção do registro, segundo o instrutor, não mudou muito, exceto pelo órgão responsável, exigindo testes de tiro, exame psicológico, certidões criminais, filiação a um clube de tiro e idade mínima de 25 anos.

Regras sob comando Lula

Limitação de clubes de tiro próximos a escolas, com restrição de horários;

Liberação de carabinas .22 LR semiautomáticas e armas de ar comprimido até 6,35 mm;

Maior flexibilidade para certificação de armas de coleção, agora atestadas por qualquer museu credenciado;

Frequência mínima de treinamento e participação em clubes de tiro para manter o registro.

Manaus

23.08.2025

Áries | 21/03 a 20/04

Amor: Nenhum senão será admitido no seu conceito de felicidade. Expectativas altíssimas, portanto, em relação a quem estiver ao seu lado.

Leão | 22/07 a 22/08

Encontre um tempo para sair com seu amor, visite as pessoas queridas e compartilhe suas ideias e sonhos. Vibrações positivas estão ajudando no seu desenvolvimento.

Sagitário | 22/11 a 21/12

Esta é a fase de mudanças drásticas, o pensamento está original, sentirá muito gosto por tudo que é novo e diferente, sua inspiração estará a todo vapor.

TELONAS

INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA EDITAIS DE CULTURA NO AM

Touro | 21/04 a 20/05

A fase recomenda que você relaxe um pouco da rotina e procure organizar seus pensamentos. Repense seus objetivos e prioridades na vida.

Virgem | 23/08 a 22/09

A imaginação pode ajudar na elaboração de boas ideias, e a fantasia tende a dar um colorido extra, transformando o que é comum em algo irresistível.

Capricórnio | 22/12 a 20/01

As emoções estão fortalecidas e isto beneficia diretamente os relacionamentos. Fique mais perto de quem ama e aproveite a vida ao lado dessas pessoas.

Ingresso por R$10 na Semana do Cinema

“Central de Inteligência Cearense”

De 28 de agosto a 03 de setembro, Manaus recebe mais uma edição da “Semana do Cinema”. A ação terá ingressos por apenas R$10, além de combos de pipoca e refrigerante com preços também reduzidos.

Na capital amazonense, as redes participantes são Cinépolis, Cine Araújo e UCI. Nesse período, clientes terão também descontos nas salas VIP. Nas salas “De Lux”, da UCI, o valor promocional será de R$20. Já o Cine Araújo venderá a R$ 15 o ingresso para sala VIP.

O público também poderá conferir lançamentos recentes, como “Os Caras Malvados 2”; o terror “Juntos” e A Hora do Mal”; as comédias “Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda” e “Uma Mulher Sem Filtro”; o longa de super-heróis “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” e "Superman", além do relançamento de "Interstellar”.

Gêmeos | 21/05 a 20/06

O ponto frágil é a dispersão. Encare o que é possível e está ao alcance das suas mãos. Não há espaço para sonhos, fantasias ou idealizações.

Libra | 23/09 A 22/10

Você está numa fase bem comunicativa, apesar das tensões sobre seu signo, e poderá se expressar com mais naturalidade, principalmente em casa.

Aquário | 21/01 A 19/02

Amor: a vontade de acertar e definir situações ficará evidente. Sua ideia é poderosa, mas apressar o tempo não dá certo.

A programação será variada, com animações para toda a família, comédia, suspense e ação. Entre as estreias nesse período estão o “Último Azul”, “Os Roses: Até Que a Morte os Separe”, com Benedict Cumberbatch e Olivia Colman, a comédia nacional “C.I.C - Central de Inteligência Cearense” com Edimilson Filho, a ação “Caçadores do Fim do Mundo” e o novo longa do diretor Darren Aronofsky, “Ladrões”, protagonizado por Austin Butler and Zoe Kravitz.

Os ingressos estão à venda nas bilheterias dos cinemas participantes e no site Ingresso.com. A campanha é idealizada pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas.

Câncer | 21/06 a 21/07

Fase de renovação. O mesmo sol que aquece faz com que fique solitário(a). A leitura e a escrita, estarão num período positivo.

Escorpião | 23/10 A 21/11

Pode ficar contente, pois sua cabeça está funcionando como uma máquina nova. Facilidade para tomar decisões e negar pedidos abusivos.

Peixes | 20/02 A 20/03

As pessoas nem sempre querem ser ajudadas do jeito que você acha melhor. Quando quiser ajudar alguém, não se esqueça de perguntar como pode fazê-lo.

receita

ARROZ COM GALINHA

Ingredientes

1kg de sobrecoxa desossada

6 dentes de alho

2 cebolas em cubos

1 pimentão vermelho em cubos

1 pimenta-dedo-de-moça picada

1 cenoura ralada

1 talo de alho-poró picado

2 tomates em cubos

1 gomo de chouriço em cubos

2 xícaras de chá de arroz

Milho a gosto

Cheiro-verde picado

1 litro de caldo de frango ou de água

Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, tempere o frango com sal e pimentado-reino. Reserve por 10 minutos; Numa panela em fogo alto, doure o frango sem mexer por 2 a 3 minutos. Depois, vá mexendo para que dourem todos os pedaços. Reserve a carne em uma tigela. No fundinho que formou na panela, adicione o chouriço e mexa por 1 a 2 minutos; Adicione o alho e refogue. Junte a pimenta e a cebola; Adicione a cenoura, o salsão e o pimentão. Refogue tudo por 5 minutos; Junte os tomates e refogue até começarem a desmanchar. Acrescente o arroz e misture bem. Tempere com um pouco mais de sal, se necessário; Coloque o caldo e os pedaços de frango na panela; Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 6 a 8 minutos; Antes de a água secar por completo, adicione o milho. Mexa e continue cozinhando por 15 minutinhos, até que o arroz fique macio e o caldo praticamente tenha secado; Desligue o fogo e acrescente o cheiro-verde picado.

futebol

Spice pede desculpas à torcida após queda na Série D e deixa o Manaus: "Infelizmente o acesso não veio"

Com o término da temporada do Gavião, Spice deve retornar ao Amazonas, onde possui contrato válido até o final deste ano

Dívida do São

Raimundo-AM é quitada e sede não vai a leilão

Tricampeão do Norte e um dos clubes mais tradicionais do Amazonas, o São Raimundo esteve próximo de perder sua sede, localizada no bairro de mesmo nome, na zona oeste de Manaus. A decisão sobre o fim do leilão foi publicada pela juíza Lídia de Abreu Carvalho, da 4ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho. A suspensão do leilão ocorreu após o clube quitar a dívida trabalhista referente ao processo, no valor de R$ 539.155,00.

O zagueiro multicampeão estadual e nacional pelo futebol amazonense, Thiago Spice, que defendeu as camisas do Amazonas e do Manaus, utilizou suas redes sociais para se desculpar com a torcida do Manaus e também para agradecer ao clube.

“O retorno do atleta ao Gavião para a disputa da Série D, onde foi peça fundamental no vice-campeonato brasileiro e no acesso de 2019, marcou seu retorno ao Gavião após quatro anos.

Com a derrota para o Imperatriz por 5 a 3 nos pênaltis, na segunda fase da Série D, o Manaus foi eliminado da competição. Spice, que pertence ao Amazonas e estava emprestado ao clube esmeraldino, viu a oportunidade de disputar outro acesso à Série C com a camisa do clube ser interrompido”, afirmou.

Vojvoda aceita proposta e será o novo técnico do Santos

A Justiça do Amazonas havia marcado o leilão do imóvel para esta semana, devido a uma dívida contraída pelo ex-presidente do clube, David Jerônimo, em 2009. Na ocasião, ele realizou um empréstimo com recursos próprios no valor de R$ 50 mil para pagar salários de jogadores, valor que já se arrastava há 16 anos.

Inaugurada em 1915 e tombada em 2019, a sede do São Raimundo está localizada na Rua 5 de Setembro. A sede abriga eventos e festas até os dias atuais, e apesar do tombamento, acabou colocada em leilão por ser o único imóvel do São Raimundo Esporte Clube. Com o imbróglio resolvido, o clube volta às suas atenções para a próxima temporada.

O técnico Juan Pablo Vojvoda aceitou a proposta do Santos e será o substituto de Cleber Xavier, demitido no último domingo, após goleada sofrida para o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. O contrato do técnico será válido até o fim de 2026.

As negociações avançaram desde quarta-feira, após o Peixe descartar a vinda de Jorge

Sampaoli. Intensas reuniões que perduraram durante todo o dia entre os envolvidos.

O argentino topou ouvir o Santos justamente por gostar da história do clube, o que facilitou um andamento mais rápido das negociações. Ele foi procurado por clubes brasileiros, mas rejeitou duas ofertas.

FOTO:

Geovanna Santos chora ao falar com familiares no Mundial do Rio

A emoção rolou solta no Mundial de ginástica artística. Se Bárbara Domingos chorou ao conversar com os familiares no primeiro dia das classificatórias individuais, na quarta-feira (20), a quinta (21) teve lágrimas de Geovanna Santos, outra representante brasileira na competição. Em uma conversa viabilizada pela equipe de transmissão do sportv2, Jojo recebeu recados carinhosos da mãe, Silvana, e do irmão, João Marcos, que estiveram presentes na Arena Carioca 1, no Par-

Vôlei feminino: Brasil busca

ouro inédito no Mundial após sequência de pratas

Depois da prata na Liga das Nações (VNL) de 2025, as comandadas de José Roberto Guimarães tentarão encerrar um longo período fora do lugar mais alto do pódio – o último ouro em competições globais veio no Grand Prix de 2017. Além disso, buscarão um título inédito no Mundial de vôlei feminino, já que a equipe verde e amarela nunca foi campeã mundial.

De fato, mesmo que viva um jejum de grandes conquistas, a equipe brasileira não deixou de frequentar o pódio das principais competições internacionais. De 2017 até agora, faturou duas medalhas olímpicas (prata em Tóquio e bronze em Paris) e foi vice-campeã da Liga das Nações quatro vezes (2019, 2021, 2022 e 2025). Ainda chegou à final da última edição do Mundial, em 2022, quando acabou superada pela Sérvia.

Ao todo, 32 equipes estarão no Mundial da Tailândia, divididas em oito grupos. A final e a disputa pelo terceiro lugar estão marcadas para o dia 7 de setembro.

Vasco recusa proposta de clube norte-americano por Paulo Henrique

que Olímpico do Rio de Janeiro.

“Eu já estava feliz, mas agora estou mais ainda. Eles nem sabem o quanto sou grata por tudo que fizeram por mim. Abdicaram das vidas deles para que eu chegasse onde cheguei. Só tenho gratidão. Amo muito eles”, disse Jojo.

João Marcos é árbitro e técnico de ginástica rítmica. Trabalha com a irmã e ajuda, inclusive, na escolha de coreografias e collants.

O Vasco recusou uma proposta apresentada pelo Cincinnati nesta janela de transferências para contratar Paulo Henrique.

O clube dos Estados Unidos estava disposto a pagar cerca de US$ 3 milhões (R$ 16,4 milhões na cotação atual) pelo lateral-direito de 29 anos, que é um dos principais destaques da equipe na temporada. A diretoria vascaína sinalizou que não tem interesse em negociá-lo.

A proposta do Cincinnati era de um contrato válido por quatro anos. Paulo Henrique tem vínculo com o Vasco até dezembro de 2027, está feliz no clube e não quer sair. Em especial no momento em que está sendo observado pela seleção brasileira - ele está na pré-lista de Carlo Ancelotti e vive a expectativa de ser convocado pela primeira vez na carreira na próxima segunda-feira.

FOTO:
DIVULGAÇÃO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.