Segundo a Defesa Civil do Amazonas, cerca de 120 mil pessoas foram afetadas pela cheia dos rios. Dez cidades estão em situação de emergência, enfrentando desabastecimento e prejuízos à infraestrutura /08
TODAHORA.COM
TODA HORA
Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.
CNPJ: 15.183.160/0001-90
PUBLICIDADE
Vendas de anúncio 92 98112-7156
De Segunda à Sexta Das 8h às 17h
TIRAGEM
10.000 exemplares
FILIADO A
DIRETORIA DE REDAÇÃO
Camila Pereira (MTb 1311/AM)
Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)
EDIÇÃO DE ARTE
Victor Costa
Vanessa Alencar
Desirée Souza
CIRCULAÇÃO
Salles Nascimento
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!
Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.
Omar
Aziz fala sobre projeto para 2026 e defende união com Braga e David
Em evento com lideranças políticas do Amazonas, realizado nesta sexta-feira (25), o senador Omar Aziz (PSD) demonstrou a intenção de disputar o governo do Amazonas nas eleições de 2026. Na ocasião, foi apresentado o projeto “Amazonas Mais Forte”, que propõe uma aliança entre diferentes partidos e políticos com o objetivo de “retomar” políticas públicas implantadas em suas gestões anteriores, desta vez com mais experiência e articulação política. “Vamos voltar com uma capilaridade muito maior dentro do Congresso Nacional e do governo”, disse, citando Eduardo Braga (MDB) e David Almeida (Avante) como peças centrais no projeto político.
Defesa de Fernando Collor pede prisão domiciliar
A defesa de Fernando Collor pediu na sexta-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a concessão de prisão domiciliar para o ex-presidente. Collor foi preso ainda na madrugada, e na audiência de custódia, a defesa solicitou para que ele fique preso em Maceió (AL) e não seja transferido para Brasília. O ex-presidente foi condenado, em 2023, a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, em um processo derivado da Lava Jato.
rápidas
Anac libera pousos de aeronaves a jato no Aeroporto de Parintins
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a medida cautelar que proibia o pouso de aeronaves a jato no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins. A liberação está condicionada ao cumprimento do cronograma de melhorias estruturais no Aeroporto Júlio Belém. A Prefeitura já iniciou o recapeamento de 600 metros da pista de pouso e decolagem e outras medidas.
Lula e comitiva desembarcam em Roma para funeral do Papa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva brasileira desembarcaram, nesta sexta-feira (25), em Roma, para participar do funeral do Papa Francisco, marcado para este sábado (26). Além da primeira-dama, Janja Lula da Silva, um grupo de 18 autoridades, entre eles, quatro ministros e 12 parlamentares, acompanha o presidente. O Papa Francisco, morreu na última segunda-feira (21).
Médicos de Bolsonaro descartam complicações póscirúrgicas
A equipe médica que acompanha o ex-presidente Jair Bolsonaro descartou complicações pósoperatórias ou necessidade de novos procedimentos, de acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Hospital DF Star. “Apresenta-se estável clinicamente e sem novos picos de elevação da pressão arterial”, diz. Bolsonaro está internado desde o último dia 13, em Brasília.
Manaus 26.04.2025
Projeto prevê oferta de medicamentos à base de cannabis em Manaus
Vereadores analisam proposta. Matéria semelhante foi aprovada na Aleam, mas vetada pelo governo
Pacientes com prescrição médica poderão ter acesso aos medicamentos
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) analisa a regulamentação do fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis medicinal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Manaus. A proposta está prevista no Projeto de Lei nº 008/2025, que tramita na casa legislativa.
De autoria do vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), o projeto prevê que pacientes com prescrição médica e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou judicial terão direito a receber medicamentos contendo canabidiol (CBD), tetrahidrocanabinol (THC) ou outros canabinoides, nas unidades de saúde municipais.
Conforme o texto, para receber os medicamentos, será necessário apresentar receita médica emitida por profissional do serviço público, laudo detalhado e manter acompanhamento ambulatorial regular. Pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com epilepsia serão prioritariamente beneficiados, podendo a lei ser estendida a outras patologias conforme
critérios da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Segundo o projeto, o paciente deve retornar os frascos utilizados para comprovação de uso, e a continuidade do tratamento depende da frequência nas consultas e da atualização da receita médica, cuja validade será de 90 dias a partir da data de emissão.
Justificativa
Na justificativa da proposta, o autor argumenta que o uso legal de medicamentos à base de cannabis é uma realidade no Brasil desde 2016 por meio da importação e que a partir de março de 2020 entrou em vigor a resolução da Anvisa que regulamenta a venda de produtos à base de cannabis em farmácias e drogarias brasileiras.
No texto, também consta que a cannabis possui propriedades medicinais para combate à epilepsia refratária, convulsões, autismo, câncer, depressão, ansiedade, insônia, dependência química, dores crônicas, esquizofrenia, fibromialgia, náuseas, artrite, asma, síndrome de Dravet, síndrome de Tourette, Transtorno de Estresse
Pós-Traumático, esclerose múltipla, glaucoma, estresse, inflamações, Parkinson e Alzheimer.
Além disso, é ressaltado que os canabinoides são algumas das mais de 50 substâncias ativas na planta e não tem efeito psicotrópico, chamado popularmente de ‘ficar chapado’.
“O projeto tem como objetivo ampliar o acesso do uso medicinal da cannabis a pacientes portadores de doenças ou transtornos crônicos refratários, proporcionando não apenas o controle dos sintomas principais como também a melhora da qualidade de vida e redução de danos psicossociais secundários, que tantos sofrimentos trazem aos pacientes e aos seus familiares”, aponta Guedes.
Proposta na Aleam
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou um projeto de lei que previa o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol nas unidades de saúde pública estadual ou privada conveniada ao SUS, em caso de indicação médica. No entanto, o projeto foi vetado pelo governador Wilson Lima (UB), em fevereiro deste ano, com a justificativa de que a proposta invadia competências do Executivo, gerava aumento de despesas e contrariava a Lei de Responsabilidade Fiscal. O veto foi mantido pelos deputados.
Entre as principais indicações estão:
TEA - Transtorno do Espectro Autista
Epilepsia
Dor crônica
Insônia
Alzheimer
Parkinson
Esclerose múltipla
Ansiedade e depressão
Fibromialgia
Náuseas e perda de apetite relacionadas ao câncer
Sequelas de AVC
MARHIA EDHUARDA BESSA
Verão amazônico terá alta nas temperaturas e baixa umidade
Se abril já registrou dias quentes, o período entre julho e novembro deve registrar calor intenso, baixa umidade e chuvas escassas
A chegada do segundo semestre marca o início do chamado "verão amazônico", período que vai de julho a novembro e traz à região Norte temperaturas superiores a 36ºC, chuvas abaixo da média, baixa umidade relativa do ar e riscos agravados à saúde. De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, o fenômeno é caracterizado por um clima extremamente quente e seco.
“É natural a quentura em Manaus, porque você está no ambiente mais quente e úmido do país. O verão amazônico ocorre quando é inverno no hemisfério sul, mas na Amazônia é o período mais quente do ano. A combinação de calor com umidade alta intensifica ainda mais a sensação térmica, mesmo que continue a chover”, explica.
Conforme relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos meses de 2025 devem manter o padrão de calor e estiagem, com previsão de chuvas abaixo da média e temperaturas acima da faixa normal em grande parte do país. “Embora algumas chuvas ainda estejam previstas na última semana de abril, o cenário já aponta para o período seco do ano”.
Maio
Na capital amazonense, o ClimaTempo aponta predominância de sol
nos próximos dias, com pancadas isoladas apenas na primeira semana de maio. A sensação térmica deve variar entre 29°C e 36°C, principalmente nas primeiras horas do dia. Ainda em abril, os termômetros chegaram a marcar 35,3ºC nos dias 17 e 19, com umidade entre 62% e 97%.
“Como a climatologia da cidade para o mês gira em torno dos 31ºC, estamos observando temperaturas cerca de 4 graus acima da média, o que, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), já se aproxima dos critérios para onda de calor”, alerta Andrea Ramos. Apesar disso, ela ressalta que os registros ainda não são preocupantes, já que é preciso que os valores se mantenham elevados por mais dias consecutivos.
Causas e características
O calor intenso é reflexo da migração da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno responsável pela distribuição das chuvas na região, e do aquecimento das águas do Oceano Atlântico.
“Ano passado, com a atuação do El Niño, tivemos recordes históricos de temperatura na Amazônia, com registros que chegaram a 41ºC. Já este ano, iniciamos com La Niña de curta duração, que aumentou o volume de chuvas. Atualmente, estamos em fase neutra, o que torna o clima ainda mais imprevisível”, destaca a meteorologista.
"A falta de infraestrutura impacta diretamente a vida e economia local. Imagine não ter condições de escoar sua produção, ir a hospitais ou escolas? O preço dos produtos da cesta básica aumenta absurdamente quando ficamos isolados", André Marsílio, da Associação de Amigos e Defensores da BR-319.
CUIDADOS COM A SAÚDE:
1
Proteção UV: Filtro solar FPS 30+, roupas claras e hidratação com 2,5L de água/dia;
2
Alimentação: Água de coco e frutas ajudam na reposição hídrica;
3
Atividade física: Evitar exercícios intensos nas horas mais quentes do dia;
4 5
Evitar bronzeamento artificial e óleos aceleradores; Usar colírios quando necessário.
ANA PATRÍCIA DIAS
Em abril, os termômetros chegaram a marcar 35,3ºC
Festival de Parintins: procura por passagens de barco cresce
Modal fluvial continua sendo o mais procurado por turistas e torcedores que seguem para a ilha Tupinambarana
MARHIA EDHUARDA BESSA
Com a contagem regressiva para o 58º Festival Folclórico de Parintins, que acontece entre os dias 27 e 29 de junho, a movimentação no Porto de Manaus já reflete a expectativa de milhares de torcedores dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. O transporte fluvial segue como a principal escolha para quem pretende curtir o evento na ilha Tupinambarana.
O Toda Hora esteve no porto da capital para acompanhar de perto a movimentação dos vendedores de passagens para embarcações que farão o trajeto Manaus-Parintins. Barcos regionais e lanchas rápidas já registram aumento significativo na procura, confirmando o otimismo entre os trabalhadores do setor.
Segundo a vendedora Mara Santos, que atua há 15 anos no porto, a procura por passagens tem crescido a cada edição. “A cada ano que passa é um pouco maior, a procura é dos quatro cantos do país, através das redes sociais e por indicação de pessoas que compram comigo e recomendam para amigos e familiares. Muitos vêm direto nos barcos, porque é mais barato que avião e a galera quer curtir o caminho também. A festa já começa no rio”, diz animada.
A viagem pelos rios da Amazônia, além de econômica, é uma experiência única para quem participa do festival. As embarcações são decoradas com as cores e símbolos dos bois, e algumas oferecem festas a bordo com cantores e dançarinos que já vão aquecendo com toadas, comidas típicas e até Wi-Fi.
Opções para todos os gostos
Os barcos saem em diferentes datas e com variadas opções de acomodação — rede ou camarote. Muitos já estão customizados para receber torcedores de boi Garantido ou Caprichoso, mas há também embarcações mistas, que recebem os apaixonados pela festa, in-
dependentemente do boi escolhido.
“Tem barco com as torcidas separadas e tem aqueles que misturam. E já tem gente comprando para sair na semana anterior, porque no dia 21 de junho já começa a movimentação na cidade com o ‘Boi de Rua’. É festa até o fim”, conta Mara.
A empreendedora Raquel Sena conta que espera o ano todo para aproveitar a cidade e assistir aos espetáculos do boi Garantido. “Eu e minha família não perdemos um festival, vamos de barco para ir aproveitando, ouvindo as toadas e curtindo”, disse.
Preços e datas
O preço das passagens de barco para Parintins pode variar entre R$ 400 a R$4 mil, dependendo da data, tipo de embarcação e acomodação escolhida, com a mais cara sendo ‘camarote’ com suíte privativa. Já as lanchas rápidas, que fazem o percurso em até 12 horas, custam em média R$ 600 cada trecho (ida e volta) e são ideais para quem precisa se locomover de uma cidade a outra com mais rapidez.
Aéreo fora da realidade
O modal fluvial ganha ainda mais força diante do custo elevado das passagens aéreas
para o período do festival. Em alguns sites de busca, as tarifas ultrapassam os R$ 2 mil por trecho, o que torna o deslocamento por via fluvial a alternativa mais viável para a maioria dos amazonenses e turistas.
Onde comprar: Porto de Manaus (Centro)
Modalidades: Barco regional (rede e camarote) e lancha rápida
Valores: A partir de R$400 (barco), R$ 600 (lancha)
Duração da viagem: Barco (30h em média), Lancha (10-12h)
Datas mais procurada: A partir de 21 de junho
Voos extras
Apesar de mais caro, a viagem de avião para Parintins se mantém atrativa para turistas que desejam desembarcar na ilha da magia. Este ano, a Azul Linhas Aéreas irá ofertar 196 voos extras chegando e partindo de Parintins entre os dias 25 de junho e 1º de julho.
Barcos regionais e lanchas rápidas já registram aumento na procura
Guia de compra fluvial
Hemoam adota IA para exames e diagnósticos mais rápidos
Investimentos chegam a R$ 4 milhões. Cientistas de dados debatem o uso da IA na área da saúde
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) vem utilizando a modernização tecnológica na saúde pública ao adotar Inteligência Artificial (IA) em seus exames clínicos. Com um investimento superior a R$ 4 milhões, a instituição se torna pioneira no uso de equipamentos de alta tecnologia no setor público de saúde.
Um dos maiores avanços foi a introdução do exame de cariótipo Banda G por IA no Laboratório de Citogenética, com o uso do equipamento GenAsis, em funcionamento desde 2024. O Hemoam é o primeiro hospital público do Brasil a implementar essa tecnologia, que recebeu um aporte de R$ 1,5 milhão, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Para o cientista de dados Ítalo Caliari, que é pesquisador em ciências da computação e informática, a adoção de IA na saúde traz não apenas agilidade, mas também maior precisão nos diagnósticos. "Diversos estudos apontam que, além de acelerar o processo, a qualidade dos resultados melhora significativamente, tornando os diagnósticos mais
confiáveis e superando limitações técnicas", explica Caliari.
Além disso, o Hemoam modernizou seu laboratório de hematologia com a instalação do CellaVision DM9600, um analisador digital de morfologia celular que automatiza a leitura de lâminas de hemograma. O equipamento, inédito na rede pública do Norte do Brasil, foi adquirido com doações da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e tem um custo aproximado de R$ 1 milhão.
Caliari destaca que essas inovações não só aceleram o processo de análise, mas também oferecem resultados mais detalhados, permitindo a detecção de padrões que, de outra forma, seriam difíceis de identificar por métodos manuais.
Riscos e segurança da informação
Já o cientista de dados e mestre em Ciência da Computação, Díogenes Silva, reforça a importância da segurança da informação na utilização dessas tecnologias.
"A IA não deve substituir a análise huma-
na, mas sim aprimorar. Apesar dos ganhos, é fundamental que os processos sejam transparentes e bem elaborados para evitar riscos, como vieses nos dados de treinamento e vazamento de informações. É imprescindível obedecer o que está presente na Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) quanto a privacidade de informações", ressalta o cientista de dados.
"Se tratando dos riscos, os modelos podem apresentar erros de performance ao longo do tempo, sendo necessário um novo treinamento. Existem casos associados a falhas em sistemas destinados à recomendações de tratamento de câncer. Neste cenário, é preciso implementar avaliações mais rigorosas no processo de criação do sistema e também identificar os pontos críticos que causam resultados não adequados", explicou Diógenes Silva.
Dispositivo detecta tipos de leucemias
Outra adição importante para o Hemoam é o Citômetro de Fluxo, utilizado para diagnosticar e classificar diferentes tipos de leucemias e outras doenças hematológicas. A tecnologia foi incorporada no fim de março. "O objetivo da IA é melhorar e facilitar a análise médica e auxiliar os especialistas. Os aprimoramentos e agilidades trazem a possibilidade de resultados melhores e mais rápidos", ressalta Diógenes Silva.
Regulação
O Senado Federal aprovou o projeto que regulamenta a Inteligência Artificial (IA) no Brasil, e o texto agora segue para a Câmara dos Deputados. A proposta, que tem como base o PL 2.338/2023, cria um sistema nacional de regulação e governança da IA e busca garantir segurança jurídica e ética no uso da tecnologia.
A adoção de IA traz agilidade e maior precisão nos diagnósticos
ANA PATRÍCIA DIAS
Energia solar cresce 528% no AM e vira alternativa para economizar
Empresas locais têm investido na instalação de paineis em residências da capital e interior
Atualmente, existem 10.024 usinas solares instaladas no Amazonas
REDAÇÃO
O mercado de energia solar no Amazonas vive um momento histórico de expansão. Entre 2021 e 2024, o estado registrou um crescimento expressivo de 528% na instalação de sistemas fotovoltaicos, tanto em residências quanto em comércios e propriedades rurais. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica.
Atualmente, existem 10.024 usinas solares instaladas no Amazonas. A projeção para 2025 é que o Brasil invista R$ 39 bilhões no setor solar, com aproximadamente R$ 200 milhões destinados ao interior do Amazonas.
Além de economizar, a energia solar também está ajudando a gerar emprego. Só em Manaus, o número de empresas que instalam os sistemas mais que dobrou nos últimos dois anos. De acordo com a plataforma Econodata, atualmente existem 86 empresas registradas no segmento de energia solar no Amazonas, com destaque para Manaus, que concentra 70 dessas empresas.
Nos municípios do interior, como Itacoatiara, Manacapuru e Parintins, essa tecnologia também está se espalhando. O empresário Gustavo Lucena criou a Gimper Engenharia e tem visto a procura aumentar não só em empresas, mas em domicílios. A demanda foi tanta que o
empresário resolveu também investir em uma franquia que realiza somente a manutenção e limpeza dos painéis.
“A gente sentiu um aumento nos últimos anos, uma procura muito grande não só pelas grandes empresas, mas também as residências. Isso porque a energia solar traz um benefício pra quem está fazendo as aquisições dos painéis, porque você vai ter a sua conta de energia zerada. O seu consumo hoje é zerado pela usina, mas é preciso ter o dimensionamento do projeto feito por uma empresa séria para que se tenha o benefício no final do processo”, explica Gustavo.
Benefício no dia a dia
Em 2025, a projeção é que o valor da energia elétrica aumente 9%, tendo o maior reajuste dos últimos dois anos.
Com a conta de energia elétrica cada vez mais alta, o contador Davi Pimentel resolveu instalar painéis solares em casa para reduzir a conta de energia.
“Tivemos uma significativa redução na conta de energia. Hoje, nós pagamos uma média de R$ 120, referente à tarifa da concessionária.
A diminuição foi nosso principal benefício”, comemora.
Manaus tem se destacado como líder na geração de energia solar no Norte do Brasil. A cidade possui atualmente 58,5 MW de potência instalada em sistemas fotovoltaicos, atendendo a mais de 4,9 mil unidades consumidoras.
ENERGIA SOLAR
10.024 usinas solares instaladas no Estado
528% de crescimento em sistemas fotovoltaicos no AM
58,5 MW de potência instalada em Manaus
4,9 mil unidades consumidoras na capital
BENEFÍCIOS
Sustentabilidade Ambiental
Redução de Custos
Baixa Manutenção
Independência energética
Valorização Imobiliária
Incentivos Fiscais e Subsídios
Manchete
BALSAS SERÃO ENVIADAS PARA
Avanço da cheia no Amazonas coloca municípios em alerta
Dez cidades estão em situação de emergência, enfrentando desabastecimento e prejuízos à infraestrutura
MARHIA EDHUARDA BESSA
A cheia dos rios no Amazonas avança e os impactos já provocam consequências graves no interior do estado. Apuí, Manicoré e Humaitá, localizados no sul do estado, foram os primeiros a decretar emergência por inundação e são alguns dos locais mais impactados, enfrentando desabastecimento, prejuízos à infraestrutura e interrupção de serviços essenciais. Em todo estado, o número de pessoas afetadas já ultrapassa 118 mil, segundo dados da Defesa Civil estadual.
Os três municípios também foram os primeiros a receber ajuda humanitária do governo estadual. Ao longo da última semana, as localidades receberam itens essenciais como água mineral, cestas básicas e purificadores de água.
Apuí isolada
Apuí vive uma situação crítica. A cidade foi uma das primeiras afetadas pela cheia deste ano e atualmente está completamente isolada por terra desde o rompimento de bueiros e trechos das principais rodovias que dão acesso à região, como a BR-230 (Transamazônica) e a rodovia AM-174.
O comércio local enfrenta escassez de alimentos, água potável, gás e combustível, uma vez que sete postos ficaram desabastecidos. Ao Toda Hora, Marcelandio Ramos, chefe de gabinete da prefeitura, revelou que a crise tem afetado diretamente o sistema de saúde,
com falta de medicamentos, oxigênio e suporte para pacientes que realizam Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de câncer e problemas renais em Porto Velho.
“É a primeira vez que se tem registro do evento climático dessa magnitude na região em que ocasionou o isolamento total do município. Entretanto, com a ajuda da Defesa Civil do Estado será possível evitar um colapso ainda maior. Com a ajuda humanitária, iremos nos organizar para atender os mais necessitados”, pontuou
O município recebeu, ainda esta semana, 40 toneladas de cestas básicas, 200 caixas d’água de 500 litros, 500 caixas contendo copos com água potável e 2 kits purificadores de água do projeto Água Boa, destinados a comunidades sem acesso à rede de abastecimento. Cerca de 2 mil famílias devem ser beneficiadas com a entrega.
Além dos insumos, também será enviada ajuda logística para o município. Conforme o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) Orlando Machado, duas balsas devem chegar ao trecho alagado pelas águas do rio Madeira na próxima semana.
“O trecho da Transamazônica teve o nível da água elevado em mais de 15 metros, o que causou isolamento da via. Já estamos com a contratação emergencial de duas balsas em andamento e a previsão é que até a próxima semana estejam em operação, garantindo
Manaus 26.04.2025
o tráfego de veículos e assistência à população”, afirmou.
Escolas alagadas
Já em Humaitá, os impactos da cheia atingiram diretamente a Educação no município, com pelo menos vinte escolas municipais com as atividades suspensas por conta da inundação, impactando pelo menos 774 estudantes. Na sede do município, parte da rua principal do município já está sendo invadida pela água, uma quantidade de seixo e pontes de madeira estão sendo aplicadas para garantir a mobilidade da população.
Em nota, a prefeitura informou que está buscando meios para garantir o calendário letivo, mas a elevação do Rio Madeira e a instabilidade da rede logística dificultam a reposição das aulas. Uma das alternativas adotadas inicialmente para manter as atividades escolares, foi entregar as atividades até o local onde os alunos estão abrigados.
Na última quarta-feira (23/04), foi entregue à população do município 80 toneladas de alimentos, em 4 mil cestas básicas, 300 caixas d'água de 500 litros, 300 caixas com um total de 9 mil copos de água potável, além de dois kits de purificadores de água do projeto Água Boa, destinados às comunidades sem acesso à rede de abastecimento. A distribuição dos itens será feita pela defesa civil do município.
Perda de produção
Em Manicoré, a população mais afetada é a localizada na área de várzea. O município foi o primeiro a receber ajuda humanitária. À reportagem, o prefeito Lúcio Flávio (PSD) as mobilizações das equipes de assistência social e Defesa Civil se concentram na distribuição de 2 mil cestas básicas, 9 mil copos de água potável e 100 caixas d’água nas zonas rurais, onde além do alagamento, as famílias lidam com a perda da produção de bananas e farinha. Algumas delas já precisaram abandonar a casa onde viviam e se refugiaram em residências de outros parentes.
“Os mais afetados estão nas comunidades da região do Capanã Grande. Eles tiveram que sair das suas comunidades para uma área mais alta, de terra firme, com outras famílias e parentes. Já vamos enviar ajuda humanitária essa semana. A próxima entrega está prevista para o dia 5 de maio, essa em parceria com o governo federal. As projeções para essas primeiras entregas estipulam que cinco mil famílias serão beneficiadas”, explicou.
Operação cheia 2025
Considerando a gravidade da situação nos municípios e o cenário parecido em outras localidades e calhas de rios, foi instaurada a Operação Cheia 2025. A ação começou no último dia 17 de abril, com o envio de 160 toneladas de cestas básicas, 600 caixas d’água, 33 mil copos de água potável e seis purificadores para os três municípios da calha do rio Madeira. A operação prevê ainda ações de reforço na área da saúde, apoio ao setor primário e ampliação do acesso à água potável.
“Essa é a primeira etapa em que estamos destinando essa ajuda humanitária. À medida que os municípios vão decretando Situação de Emergência, vamos enviando a nossa ajuda daqui (de Manaus). Outros municípios no mesmo cenário também irão receber e já estão no planejamento para que eles possam ser contemplados”, destacou o governador Wilson Lima.
Situação em Manaus
Embora ainda não tenha sido afetada de forma significativa, Manaus já registra alagamentos nos bairros Educandos, São Raimundo e São Jorge. A Defesa Civil do município informou que mais de 300 metros de pontes de madeira já foram produzidas e devem ser entregues ao longo dos próximos dias. Segundo o Serviço Geológico do Brasil, a projeção é que o Rio Negro atinja, aproximadamente, 28,68 m, com um intervalo variando entre 27,93 e 29,43 m.
“Estamos monitorando os principais agravos que a enchente traz como leptospirose, doenças gastrointestinais, hepatites, e também vindo com infraestrutura mais adequada para podermos dar a cobertura necessária”, anunciou a secretária de estado de Saúde, Nayara Maksoud.
Situação de Emergência:
Apuí Benjamin Constant Boca do Acre
Borba Guajará
Humaitá Ipixuna Manicoré
Novo Aripuanã Tonantins
SEC oferece 37 vagas de estágio para início imediato
As oportunidades são para universitários de oito áreas de atuação
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), está com 37 vagas de estágio abertas para início imediato, em oito áreas de atuação. A oportunidade é para estagiar no período da manhã, da tarde ou à noite, conforme a necessidade da pasta em cada área de atuação.
As oportunidades são para universitários dos cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, História, Letras, Língua Inglesa, Pedagogia e Turismo. Os interessados devem estar cursando nível superior e os selecionados terão carga horária de seis horas de estágio. Os estudantes vão estagiar na sede da SEC e nos espaços culturais administrados pela pasta na capital.
Além da convocação imediata, a Secretaria de Cultura formará um banco de currículos para convocação ao longo do ano, conforme a necessidade de cada segmento. Os interessados deverão enviar currículo atualizado com o 'NOME DA VAGA' que deseja concorrer para o e-mail: estagio.culturaam@gmail.com. O prazo é até o dia 30 de maio.
As vagas de estágio são para:
Estágio em Administração, a partir do 1º ao 4º período, com Excel e Word avançado e disponibilidade para estagiar de 11h às 17h, ou 8h às 14h;
Estágio em Turismo, a partir do 2º período. Os interessados devem ter inglês ou espanhol intermediário ou avançado, ter boa comunicação e disponibilidade para manhã/tarde;
Estágio em História, a partir do 3º período, ter boa comunicação e disponibilidade para manhã/tarde;
Estágio em Pedagogia, cursando Pedagogia ou Letras – Língua Portuguesa a partir do 3º período, ter boa comunicação e disponibilidade para manhã/tarde;
Estágio em Biblioteconomia, a partir do 2º período, ter boa comunicação e disponibilidade para manhã/tarde;
Estágio em Letras – Língua Inglesa, a partir do 1º ao 5º período, ou espanhol intermediário ou avançado, ter boa comunicação e disponibilidade para manhã/tarde;
Estágio em Arquivologia, cursando do 1º ao 2º período, com disponibilidade para tarde/noite;
Estágio em Ciências Sociais, estudantes do 1º ao 2º período, com disponibilidade para tarde/ noite.
Os estudante vão atuar nos espaços culturais administrados pela SEC
FOTO:
DIVULGAÇÃO
Concursos públicos
Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
75 vagas para professores
As inscrições serão recebidas entre 12 de maio e 13 de junho. Taxa é de R$90 a 180
Prova será aplicada em 21 de julho
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
403 vagas de nível médio e superior, sendo 4 para o Amazonas
A inscrição até 15 de maio no site do Instituto Consulpam. Taxa é de R$ 50 a 80
Provas serão aplicadas em 13 de julho
Conselho Regional de Odontologia do Acre
2 vagas imediatas e 388 de cadastro reserva
As inscrições vão até dia 5 de junho no site do Instituto Quadrix. Taxa de R$ 65
Prova será realizada no dia 22 de junho
Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins
4 vagas de nível superior e formação de cadastro reserva
Inscrições vão até 9 de maio no site do Instituto AOCP. Taxa varia de R$ 85 a R$ 110
Prova será realizada no dia 22 de junho
Marinha do Brasil
174 vagas de Nível Superior para Oficial de Carreira
As inscrições vão de 30 de abril a 14 de maio de 2025. Taxa é de R$ 140
As provas ocorrerão em 19 de junho
Exército Brasileiro
231 vagas de nível superior
Inscrições até 20 de junho no site da Fundação Vunesp. Taxa é de R$ 150
Provas serão aplicadas em 20 de julho
Força Aérea Brasileira (FAB)
50 vagas para Oficiais
As inscrições estão abertas até o dia 28 de abril no site da FAB. Taxa é de R$120
Provas estão programadas para 6 de julho
Empregos
OP. DE ESTACIONAMENTO
Empregador: Sumaúma
Shopping Número de vagas: Não
Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio Completo; Noções de informática básica; Boa comunicação.
Contato: https://shre.ink/ M2Xq
TEC. DE INFORMÁTICA
Empregador: Grupo Tapajós Número de vagas: Não
Informado
Área: Informática
Requisitos: Ensino Superior Completo ou Cursando em Ciências da Computação ou áreas correlatas.
Contato: selecao@ grupotapajos.com.br
AUXILIAR DE PRODUÇÃO
Empregador: DJB Indústria Número de vagas: Não Informado
Área: Segurança do Trabalho
Requisitos: Ensino Médio Completo; Informática Básica; Conhecimento em Pacote Office.
Contato: trabalheconosco@ djbindustria.com.br
TEC. DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Empregador: Grupo Tapajós Número de vagas: Não
Informado
Área: Segurança do Trabalho
Requisitos: Técnico em Segurança do Trabalho; Conhecimento em NR’s; Experiência na área.
Contato: selecao@ grupotapajos.com.br
MONTADOR
Empregador: Mondial Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio; Certificado em TBO; Experiência comprovada em instalação e manutenção de produtos de TV, áudio e ar condicionado; Contato: https://shre.ink/ M2XD
JOVEM APRENDIZ
Empregador: Via Verde Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio; Entre 18 e 22 anos; Residir na zona Leste.
Contato: atracaodeta lentosvvcoletivos@gmail. com
ENFERMEIRO
Empregador: Bemol
Número de vagas: Não Informado
Área: Enfermagem
Requisitos: Ensino Superior em Enfermagem; Coren ativo; Experiência na área; Disponibilidade de horário.
Contato: https://shre.ink/ M2Z3
MECÂNICO
Empregador: Via Verde Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na área; Domínio de manutenção à diesel. Contato: atracaodeta lentosvvcoletivos@gmail. com
ESTÁGIO
Empregador: P&G
Número de vagas: Não Informado
Área: Segurança do Trabalho Requisitos: Cursando Técnico em Segurança do Trabalho; Disponibilidade de horário.
Contato: https://shre.ink/ M2Z0
MOTORISTA
Empregador: Via Verde Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na função; CNH cat. D. Contato: atracaodetalentos vvcoletivos@gmail.com
AUX. DE ENTREGAS
Empregador: Bemol Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio Completo ou Superior cursando; Não exige experiência; Disponibilidade de horário.
Contato: https://shre.ink/ M2ZK
12/ Polícia
Alerta: Crimes de estupro virtual crescem em plataformas online
Criminosos criam perfis falsos e iniciam contato com vítimas, geralmente entre 10 e 17 anos
ANA PATRÍCIA DIAS
O ambiente virtual tem se tornado terreno fértil para crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Entre os crimes que vêm se destacando nos últimos anos, está o "estupro virtual" – termo usado para descrever abusos sexuais praticados online, especialmente contra menores. O delegado Henrique Brasil, titular da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (Dercc), esclarece o que configura a prática criminosa.
"Os crimes cibernéticos são aqueles que ocorrem com uso de sistemas, computadores ou celulares. Em relação ao chamado 'estupro virtual', são os crimes considerados “comuns”, mas nesses casos cometidos por meio da internet. Ainda não temos uma tipificação exata no Código Penal para essa prática criminosa, na verdade esse é um termo criado com base no crime de estupro normal, já previsto na Lei”, explicou.
Segundo o delegado, os criminosos se passam por jovens, criam perfis falsos em plataformas como Discord, Roblox, Free Fire, Facebook, Instagram, WhatsApp e Telegram, e iniciam contato com vítimas, geralmente entre 10 e 17 anos.
"Eles criam avatares e começam a interagir para chamar atenção desse público alvo. Após conquistar confiança, começam a solicitar fotos ou vídeos íntimos, sob chantagens. Em alguns casos, impõem “desafios”, como automutilação ou exposição sexual explícita, sob ameaças de divulgação, configurando extorsão sexual. Em alguns casos, é ordenado que as vítimas introduzam objetos nas partes íntimas, ou façam vídeos de nudez e divulguem nas plataformas”, revela o titular da especializada.
O titular da Dercc alerta que os criminosos buscam pessoas vulneráveis, como vítimas de bullying ou que jovens que estejam com psicológico abalado. "Eles encontram na internet, o sentimento de pertencimento. Mas os infiltrados nas plataformas digitais e jogos online usam disso para se aproveitar dos menores e cometer esses crimes", pontuou.
Embora Manaus ainda não tenha registros dessa prática criminosa, a Dercc já investiga suspeitos na região Norte. “Temos investigações em andamento contra pessoas que podem estar atuando na cooptação de vítimas aqui no Amazonas e em outros estados do Norte. Mas não é possível dar mais detalhes para não atrapalhar as investigações”, informa.
Crimes e Atos Infracionais
A legislação brasileira tipifica diversas condutas criminosas no ambiente virtual, desde aliciar menores até produzir e divulgar material pornográfico infantil, além de crimes como incitação ao crime, ameaça, injúria e invasão de dispositivos. As consequências para os criminosos variam conforme o caso, podendo incluir acusações por estupro, extorsão e crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como a posse e divulgação de pornografia infantil. Além disso, a Lei 13.718/2018 criminaliza a divulgação de imagens sexuais de menores de idade, e o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) garante
princípios de proteção de dados.
“A orientação é de que os pais estejam sempre atentos. O acompanhamento é a melhor maneira de prevenir esse tipo de crime. Nós somos responsáveis pelos nossos filhos, temos o direito de fazer essa busca ativa por situações que possam colocá-los em risco”, Henrique Brasil, titular da Dercc.
Caso seja vítima, é preciso ir até a delegacia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência (BO), ou comparecer na Dercc, situada nas dependências da Delegacia Geral (DG), avenida Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
O BO pode ser registrado também na Delegacia Virtual (Devir), através do endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/.
De acordo com a Dercc, criminosos buscam pessoas vulneráveis
Denúncia
Manaus
26.04.2025
Áries | 21/03 a 20/04
Você está com forte desejo de exibir o seu trabalho e de se articular melhor com as pessoas. Isso é bom para abrir portas para o seu progresso profissional.
Leão | 22/07 a 22/08
Ótimo momento para progredir. Sua objetividade está em alta e não menos sua ambição. Através de realizações profissionais conseguirá chegar lá.
Sagitário | 22/11 a 21/12
Aproveite que Júpiter está favorecendo o desenvolvimento de atividades profissionais para deslanchar o seu trabalho.
2º TEMPORADA DE ‘WANDINHA’ TERÁ DUAS PARTES
Touro | 21/04 a 20/05
Excelente período para fazer parcerias e trabalhos em grupo. Isso resultará em alta produtividade e ganhos expressivos. Compartilhe!
Virgem | 23/08 a 22/09
Seu senso de objetividade e sua capacidade de realização atingem o nível máximo. Aproveite para deslanchar sua carreira profissional.
Capricórnio | 22/12 a 20/01
A chance de encontrar uma nova atividade é muito boa. Sua intuição está em alta e ela lhe indicará o caminho para o novo trabalho.
Gêmeos | 21/05 a 20/06
Boas perspectivas profissionais. Um negócio positivo e importante alavancará a sua atividade profissional. Empenhe seus esforços para conseguir o esperado.
Libra | 23/09 A 22/10
Excelente momento para investir na carreira. Sua criatividade está em alta. Trabalhos expressivos marcarão sua atividade profissional.
Aquário | 21/01 A 19/02
A energia de Urano que está no ar poderá ser aproveitada por você para desenvolver o seu trabalho. Já que sua criatividade está nas alturas.
Câncer | 21/06 a 21/07
O segredo agora vale ouro. Não confie seus planos para ninguém. Suas iniciativas tende trazer muito progresso financeiro. Viva o amor!
Centro recebe Festival Literário
A capital amazonense está recebendo a 3º edição do Festival Literário do Centro (Flic). A programação gratuita segue até segunda-feira (28) com a presença de escritores nacionais e locais. As atividades irão ocorrer no Icbeu Manaus, no Casarão de Ideias e também na Rua Barroso.
Neste sábado (26), a programação contará com oficinas na Sala Multiuso do Casarão. A abertura oficial do Flic será às 17h30 na Rua Barroso e seguida pela realização de espaços de conversa. Nos intervalos, haverá a intervenção artística da Art School – Icbeu.
No domingo (27), o evento começa às 15h, na Sala Multiuso do Casarão, com o tema “Os Eventos Literários” e “O Retorno do Mercado Para Autores”. Em seguida será a vez da “Palavra de Mulher Tem Força”.
AGENDA CULTURAL
Edição especial do #Toadas
Encerrando o festival, o médico e escritor Dráuzio Varella lançará o livro ‘O Sentido das Águas: Histórias do Rio Negro’, na segunda, às 19h, no Teatro Icbeu.
As toadas lendárias dos bois Garantido e Caprichoso, que embalaram gerações, vão agitar o Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, neste domingo (27), a partir das 16h. A edição especial do #Toadas vai reunir Júnior Paulain, Renato Freitas, Carlinho do Boi, Carlos Batata, Paulinho Viana, Lucilene Castro e Márcia Siqueira. Entrada gratuita.
Nova temporada de 'Sebastião'
Sessões do espetáculo 'Sebastião' ocorrem neste sábado (26) e na quarta-feira (30) no Teatro Gebes Medeiros, no Centro, às 20h. A peça é inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia” e aborda temas como homofobia, entre outros diferentes tipos de violência. Ingressos a venda no site shopingressos.com.br.
Peixes | 20/02 A 20/03
Há um clima de progresso no ar. Do seu empenho dependerá o sucesso da sua carreira profissional. Momento de sorte para os nativos de Peixes. Netuno, regente deste signo, oferece uma onda de bons serviços e negócios para seus protegidos.
BIFE À ROLÊ NA PRESSÃO
Ingredientes
800 gramas de bife em fatias finas
1 calabresa cortada em filetes pequenos
200 gramas de bacon cortados em filetes
1 cenoura cortada em filetes pequenos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
5 dentes de alho amassados
Palitos de dentes
Um fio de azeite
2 cebolas pequenas picada em cubos
300 gramas de molho de tomate
200 ml de água
Cheiro-verde a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, tempere os bifes com alho, sal e pimenta. Deixe descansar na geladeira por 12 horas ou, no mínimo, 15 minutos. Retire da geladeira 30 minutos antes de começar o preparo; Abra um bife, recheie com os filetes de bacon, calabresa e cenoura; Em seguida, enrole o bife e prenda com o palito de dente (como se fosse costurar). Se necessário, use 2 palitos. Repita o processo com o restante da carne; Em uma panela de pressão, esquente o azeite e doure os rolinhos de filé de todos os lados. Adicione as cebolas, molho de tomate, água e acerte o sal. Misture bem e tampe a panela; Cozinhe na pressão por 30 minutos. Espere a pressão sair naturalmente, abra e verifique se os bifes. Se a carne não estiver macia, transfira os bifes à rolê e o molho para um refratário. Salpique cheiro-verde a gosto.
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO/SEC
CBF prioriza contratação de Ancelotti e deixa Jorge Jesus como ‘plano B’ futebol
Carlo Ancelotti tem contrato com o Real Madrid até junho de 2026, mas estaria disposto a deixar o time espanhol
O Corinthians segue nas buscas por um novo treinador. Dorival Júnior é a bola da vez, e a diretoria corre para fechar com o técnico. Fabinho
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tinha Jorge Jesus como o grande alvo para ser o novo técnico da Seleção Brasileira. No entanto, a entidade mudou o foco e voltou a priorizar a contratação de Carlo Ancelotti, do Real Madrid.
Carlo Ancelotti tem contrato com o Real Madrid até junho de 2026, mas estaria disposto a deixar o time espanhol antes do término do vínculo. Atualmente, as partes conversam diariamente sobre o possível acerto e esperam uma definição da equipe espanhola sobre o futuro do comandante antes do final da temporada europeia.
Neste sábado, 26, às 17h (de Brasília), o Real enfrenta o Barcelona na final da Copa do Rei, em Sevilha. É o dia D para o futuro de Ancelotti, na avaliação de jornalistas espanhóis que acompanham o dia a dia do clube
Soldado, executivo de futebol do Timão, se encontrou com o treinador em Florianópolis, nesta quarta-feira (23), e apresentou o projeto esportivo. Dorival Júnior também solucionou o impasse contratual que poderia impedir sua chegada ao clube. Há uma divergência salarial entre as partes, conforme noticiado pelo 'Meu Timão', mas, internamente, o discurso ainda é otimista para a contratação do novo técnico.
madrilenho. Uma derrota poderia até antecipar o fim do contrato para antes do fim da La Liga, em 25 de maio, apesar de o Real ainda ter chances de alcançar o Barça.
Esse cenário é o sonho para a CBF, que gostaria de ter o técnico contratado até 18 de maio, data em que precisa enviar para a Fifa a pré-lista de convocados para os jogos de junho. Os rivais serão o Equador, em Quito, no dia 5, e o Paraguai, em São Paulo, no dia 10, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Segundo informação da ESPN, a CBF trabalha para que Ancelotti participe da próxima convocação da Seleção Brasileira. O evento está marcado para o dia 26 de maio, e os dirigentes da entidade estão otimistas para ter o técnico italiano na próxima Data FIFA.
Jornal espanhol diz que Ancelotti pode deixar Endrick "na geladeira"
Titular na vitória do Real Madrid sobre o Getafe, o brasileiro Endrick foi substituído no segundo tempo e, após a partida, levou uma bronca do técnico Carlo Ancelotti. Em entrevista coletiva, o treinador italiano expressou seu descontentamento com uma conclusão de Endrick considerada por Ancelotti "de teatro". O jornal "Marca" relembra que na temporada 2013/2014, o atacante espanhol Álvaro Morata, ao perder chance clara em uma vitória do Real Madrid sobre o Valladolid por 4 a 0, ficou de fora em seis das oito partidas seguintes dos merengues.
Ataque do Amazonas FC preocupa treinador
Guilherme Alves reconhece as dificuldades do setor ofensivo
O Amazonas vive um momento delicado na Série B do Campeonato Brasileiro. Com apenas um gol marcado nas quatro primeiras rodadas — um gol contra do zagueiro Ricardo, do América-MG — o time aurinegro acumula três derrotas e tenta reagir na competição. As informações são do GE.
A sequência negativa culminou na demissão do técnico Eduardo Barros após a derrota por 3 a 1 para o América-MG. Para o seu lugar, a diretoria trouxe Guilherme Alves, que reconheceu as dificuldades do setor ofensivo e prometeu foco em finalizações nos próximos treinos.
“Nós vamos fazer bastante treino de finalização. “Eu acredito muito, realmente muito em repetição, muito no decorrer dos treinamentos para poder fazer esse trabalho específico”, afirmou o treinador. “E tem que ser feito, até porque não é só a repetição, é a correção de movimentos, a correção de escolhas na execução dos movimentos”.
O Amazonas ainda não marcou gols com seus atacantes na Série B e tenta ajustar o ataque para evitar a zona de rebaixamento nas próximas rodadas.
Após rebuliço na China, Calderano quer mais títulos sobre rivais
Aos poucos, Pedro está avançando casas para voltar a ser titular do Flamengo. Ainda não deverá ser no domingo, no jogo contra o Corinthians, pelo Brasileirão, mas não está longe de acontecer. O centroavante vem aumentando o número de minutos em campo nas últimas partidas. Contra a
LDU, em Quito, pela Libertadores, o camisa 9 foi a primeira substituição de Filipe Luís. Entrou aos 13 minutos do segundo tempo e atuou por 37 minutos no Equador. Pedro está em processo de recondicionamento físico e seguirá um controle de minutagem ao longo das partidas.
Hugo Calderano marcou seu nome na Copa do Mundo de tênis de mesa e quer se consolidar como o principal algoz da China. O título de Calderano causou um rebuliço entre os chineses que estavam acostumados com a supremacia na modalidade. “Hoje sinto que ainda tenho muito o
que alcançar no tênis de mesa. Esse título foi o maior marco da minha carreira. Mas logo depois desse título eu já estava com vontade de fazer isso de novo, brigar com os chineses no mundial mês que vem, nas próximas olimpíadas. Sempre acreditei que era possível”, afirmou o atleta.