Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs) de Manaus continuam com atendimentos paralisados e portas fechadas. Com isso, a população sofre com a falta de serviços especializados /08
TODAHORA.COM
TODA HORA
Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.
CNPJ: 15.183.160/0001-90
PUBLICIDADE
Vendas de anúncio
92 98112-7156
De Segunda à Sexta
Das 8h às 17h
TIRAGEM
10.000 exemplares
FILIADO A
DIRETORIA DE REDAÇÃO
Camila Pereira (MTb 1311/AM)
Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)
EDIÇÃO DE ARTE
Victor Costa
Vanessa Alencar
Desirée Souza
CIRCULAÇÃO
Salles Nascimento
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP! Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.
Ministro da Educação visita campi do IFAM em Manaus e em Eirunepé
O ministro da Educação, Camilo Santana, realizará na segunda-feira (31) visitas aos campi do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), para inauguração do Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (CTDI IFAM-Samsung), em Manaus, e da sede definitiva do campus em Eirunepé. O Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) receberá o novo espaço do Aranouá, projeto realizado em parceria entre o Instituto e a Samsung Eletrônica da Amazônia (Seda), por meio da Lei da Informática. Em Eirunepé será inaugurada a sede definitiva do campus, que conta com investimentos do Governo Federal e emendas parlamentares.
Participação
de negros e indígenas no Executivo sobe para 39%
Cerca de quatro a cada dez cargos de liderança no Poder Executivo brasileiro são ocupados por pessoas negras ou indígenas. Apesar de representarem juntas a maior parte da população brasileira, elas são 39% das lideranças nos ministérios, autarquias e fundações. Essa porcentagem aumentou 17 pontos percentuais ao longo dos últimos 25 anos. Homens brancos seguem, no entanto, ocupando sozinhos a maior fatia das posições de liderança, 35%. Os dados são do estudo inédito Lideranças Negras no Estado Brasileiro (1995-2024), divulgado nesta sexta-feira (28).
MPF sugere ajustes nas contas do Fundeb de cidades do AM
O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação aos municípios de Benjamin Constant, Santo Antônio de Içá e Tonantins para que estabeleçam diretrizes na movimentação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). As cidades têm o prazo de 30 dias para comprovarem o cumprimento das recomendações.
Reajuste de servidores federais será pago em maio
O governo federal confirmou que o reajuste salarial dos servidores públicos, que dependia da aprovação do Orçamento de 2025, será incluído na folha de abril, com pagamento a ser efetivado em maio. A Medida Provisória (MP) 1.286, que consolidou os reajustes salariais, negociados ao longo de 2024, será prorrogada no dia 2 de abril, por mais 60 dias. O governo enviará um projeto de lei para substituir a MP.
STF define que multa por crime ambiental é imprescritível
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para fixar que as multas aplicadas contra infratores ambientais são imprescritíveis. A questão é julgada no plenário virtual da Corte. A Corte registrou sete votos favoráveis ao entendimento. Além do relator, Cristiano Zanin, também votaram no mesmo sentido os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Dias Toffoli, Edson Fachin e Luiz Fux.
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Tarifa de esgoto sobe 12% em Manaus, mas problemas persistem
Os moradores de Manaus começaram o ano com um aumento de 12% na tarifa de água e esgoto. Enquanto o valor aumenta, o sistema de esgotamento sanitário da cidade segue longe da universalização, com diversas áreas sem atendimento adequado.
Atualmente, o sistema de esgotamento sanitário enfrenta desafios, como redes insuficientes e constantes vazamentos. Nos bairros periféricos, o problema é ainda mais grave, com esgotos a céu aberto e ausência de infraestrutura adequada.
Moradora do bairro Novo Reino, na zona Leste de Manaus, a vendedora Jordana Maria diz que não tem acesso aos serviços de esgoto e mesmo assim terá que arcar com os custos da nova taxa. “Eu acho muito injusto. A gente tem que passar perto do esgoto, ver a rua suja, a água suja e ainda pagar caro por isso. Tenho muito medo de minha filha ficar doente. Ela nem pode brincar na rua, porque pode acabar se contaminando”, afirma.
Outros moradores não estão conseguindo nem realizar os pagamentos da conta de água, conforme denunciado pelo vereador Zé Ricardo (PT) na Câmara Municipal de Ma-
naus (CMM).
“A população pobre não tem como pagar e a empresa corta a água. Isso é absurdo, pois está privando as pessoas de um direito básico. O esgoto sanitário continua sendo despejado nos rios e igarapés sem o devido tratamento”, destacou o parlamentar, cobrando da empresa balanços dos investimentos, a arrecadação das tarifas de água e esgotos, e a execução das atividades.
Igarapés
De acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amazonas é o segundo estado com mais esgotamento sanitário jogado em rios, com 8,25% dos domicílios realizando esse tipo de despejo. O Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, zona Oeste, é um exemplo. A reportagem esteve no local e constatou que um canal de esgoto oriundo do bairro é direcionado ao Rio Negro.
O Toda Hora procurou a Secretaria de Estado de Cultura, responsável pelo espaço, para questionar se há alguma ação ou estudo para minimizar os impactos do descarte. Não houve retorno até o fechamento desta edição.
Águas de Manaus
A concessionária Águas de Manaus informa que o reajuste tarifário foi autorizado em dezembro de 2024 e ocorre anualmente, conforme previsto no Contrato de Concessão e na legislação vigente. Segundo a empresa, as correções tarifárias viabilizam investimentos para a universalização da água e ampliação do esgotamento sanitário. Atualmente, a concessionária executa obras de implantação de rede coletora e construção e ampliação de estações de tratamento.
Investimento
Em fevereiro deste ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que investirá R$ 1,5 bilhão no plano de saneamento básico da Águas de Manaus, para expandir a rede de esgoto. Ao todo, o plano prevê investimentos da ordem de R$ 3,08 bilhões.
Esgotamento em Manaus*
42,83% conectados à rede geral ou pluvial
20% utilizam fossa séptica ou fossa filtro não ligada à rede
18,3% utilizam fossa rudimentar ou buraco
7,4% despejam esgoto diretamente em rios, lagos ou igarapés
*Fonte: Censo 2022, IBGE
Os veículos são para uso da presidência e setores administrativos da CMM
Moradores que não recebem o serviço precisam pagar a taxa do mesmo jeito
MARHIA EDHUARDA BESSA
Casos de esporotricose humana crescem em Manaus
De janeiro até o último dia 25 de março deste ano, o estado registrou 338 casos da doença em humanos
O Amazonas enfrenta um aumento nos casos de esporotricose humana, uma doença causada pelo fungo Sporothrix spp. e transmitida principalmente pelo contato com animais infectados, especialmente gatos. De janeiro até o dia 25 de março deste ano, o estado registrou 338 casos da doença em humanos e 1.134 em animais, de acordo com a FVS-AM. Manaus concentra o maior número de casos da doença em humanos (253 casos) e animais (985 casos).
Em 2024, a capital amazonense registrou 1.219 casos de esporotricose humana, um aumento alarmante de 69% em relação aos 635 casos notificados no ano anterior.
Segundo os dados da FVS-AM, a maioria das infecções em humanos ocorreu em mulheres, representando 57,9% do total. O município de Presidente Figueiredo foi o mais afetado fora da capital, com oito casos registrados até março deste ano. Entre os animais, os gatos lideram o número de diagnósticos da doença, com 1.043 casos (96,8%), seguidos pelos cães, com 34 (3,2%).
A gata Lilly foi infectados pela doença. A sua tutora, a professora de inglês Maria Paula, explica que o animal precisou passar por um longo tratamento.
“Ela ficou doente no início de 2024, começou a apresentar as feridas e ficar mais adoentada. Tive que passar vários meses dando medicação para controlar a doença e evitar que ela piorasse. Com o acompanhamento certo, ela conseguiu se curar, mas continuo monitorando, porque tenho medo de ela contrair de novo e virar algo sem solução”, comentou a jovem.
Desafios e medidas de combate
A médica veterinária Adriana Oliveira, especialista em felinos, explica que o fungo que causa infecção está presente de forma natural no solo, cascas de árvores e na vegetação em decomposição. Os gatos machos não castrados são mais suscetíveis à esporotricose.
“Todo gato que tem acesso à rua, quintal ou telhado pode ser contaminado pelo fungo. Gatos não castrados, principalmente os machos, são o maior número de infectados, pois eles brigam muito com outros animais e andam longas distâncias procurando fêmeas para cruzar”, esclarece.
Já os humanos podem ser infectados através de acidentes com espinhos, palha, lascas de madeira, contato com vegetais em decomposição e/ou arranha-
dura e mordidas de animais doentes. Os principais sintomas envolvem o surgimento de lesões na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, febre, fadiga e perda de peso.
Orientações
Proíba a circulação de gatos e cachorros na rua, telhados e quintais
Se houver surgimento de lesões, leve o animal ao veterinário para tratamento precoce
Em caso de morte, realize a cremação do animal para evitar contaminação do solo
Casos em 2025
• Manaus: 253 (95,1%)
• Presidente Figueiredo: 8 (3%)
• Maués: 2 (0,8%)
Serviços para esporotricose no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)Dr. Carlos Durand
Avaliação clínica
Remoção e cremação dos animais
*Os serviços são gratuitos
Atendimento disponível todos os dias de 7h às 16h
Contatos: (92) 99164-3555 | (92) 98842-1203
FOTO:
DIVULGAÇÃO
MARHIA EDHUARDA BESSA
61 anos do Golpe Militar: impactos e cicatrizes deixadas no AM
Apesar da distância dos então considerados grandes centros políticos, o Amazonas não ficou imune à repressão militar
MARHIA EDHUARDA BESSA
No dia 31 de março de 1964, o Brasil mergulhou em uma ditadura militar que duraria 21 anos. No Amazonas, a repressão deixou marcas na política, economia e na vida de centenas de pessoas. Seis décadas depois, as memórias desse período ainda ecoam em relatos de vítimas e nos debates sobre democracia e direitos humanos.
Apesar da distância dos então considerados grandes centros políticos do Brasil, o Amazonas não ficou imune à repressão militar. O regime perseguiu opositores, funcionários públicos, sindicalistas, estudantes e professores universitários, além de censurar a mídia que se posicionava contra o governo.
No fim de 2019, um boletim da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) apontou que documentos do Serviço Nacional de Informações (SNI) de 1980 e 1981, apresentou a organização que reunia “a elite de professores esquerdistas, radicais e contestadores”. Sete professores, sendo cinco homens e duas mulheres, da então Universidade do Amazonas (UA), foram indicados como “cérebros da contestação”.
Entre os nomes citados, está o da professora Ivânia Vieira, na época estudante da universidade e integrante da redação do jornal ‘A Notícia’. Ao Toda Hora, ela conta que, antes da publicação do documento, não tinha tanta noção do quanto foi vigiada.
“Não sabia que estava sendo vigiada, que meus passos eram ‘monitorados’; que ‘colegas’ perto de mim eram possíveis agentes federais destacados para a vigilância de tantas pessoas. A intimidação era sorrateira e, somente com o dossiê, pude compreender melhor determinadas situações vividas. Outros companheiros e companheiras, mais ativos e mais maduros foram fortemente vigiados, confrontados. Nas
redações de jornais dessa época, talvez por não sabermos e porque éramos jovens teimosos, agíamos. Não nos acomodamos”, explica.
O professor doutor César Queirós, que atua no Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e coordena o Laboratório de Estudos sobre História Política e do Trabalho na Amazônia (LABUHTA), explica que a narrativa omissa sobre o período se dá em função de um discurso hegemônico que não dá luz aos casos de perseguição e repressão vividos no Amazonas.
“Nós tivemos sim impactos do autoritarismo e da repressão da ditadura, embora muitas vezes essa repressão e essa ditadura sejam omitidas e sejam invisibilidades pelos discursos que são hegemônicos aqui. Nós também
Renomeação de vias e levantamento de vítimas
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a renomeação de vias e prédios públicos em Manaus que fazem referência a agentes da ditadura. A proposta visa substituir homenagens a militares envolvidos no regime por nomes que representem a luta pela democracia e pelos direitos humanos.
sofremos violência, também sofremos perseguição e isso foi desde os primeiros dias, depois funcionários públicos foram sendo afastados, redações fechadas e muito mais”, aponta.
“Vivemos sim um período onde a democracia está constantemente ameaçada. Nós tivemos uma tentativa de golpe de estado no nosso país. Nunca na história do Brasil, militares estiveram no banco dos réus. Se por um lado, isso representa uma ameaça à democracia porque houve um golpe, por outro, mostra que a democracia está buscando se fortalecer”, professor doutor César Queirós.
Professores apontados como 'cérebros' de contestação da ditadura em Manaus
Randolpho de Souza Bittencourt
Luiz Frederico Mendes dos Reis Arruda
José Ribamar Bessa Freire
José da Silva Seráfico de Assis Carvalho
Antônio José Vale da Costa (TomZé)
Freida de Souza Bittencourt
Selda Vale da Costa
FOTO:
DIVULGAÇÃO
06/ Amazonas
Raoni cobrará promessas ambientais feitas por Lula
pelo governo
PEIXOTO DE AZEVEDO, AFP
Com a chegada do cacique Raoni, reconhecido pelo grande disco labial, símbolo de um guerreiro, os demais líderes se levantam e abrem passagem. Em seguida, sentam-se para ouvir o líder indígena mais respeitado do Brasil, determinado a exigir que o presidente Lula deixe de apoiar a exploração de petróleo perto da Amazônia.
O líder dos kayapó, povo que habita principalmente uma reserva na floresta amazônica, não recua em sua luta iniciada há décadas, que o levou a denunciar perante os poderosos do mundo as ameaças sofridas pelos povos indígenas por ações do homem branco, como o desmatamento e o garimpo ilegal.
Às portas da cúpula climática da ONU, a COP30, que será realizada em novembro em Belém do Pará, Raoni anuncia que em breve receberá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua terra, durante entrevista com a AFP em seu instituto de defesa das comunidades originárias em Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso.
Entre seus objetivos está pedir ao presidente que desista de um megaprojeto oficial para explorar petróleo na Margem Equatorial, uma área marítima próxima da costa amazônica, que gerou duras críticas dos ambientalistas.
Raoni falou à AFP na semana passada na língua kayapó. Suas declarações foram traduzidas ao português por um intérprete.
Qual é a sua mensagem para os líderes da COP30?
Na COP30, teremos a oportunidade de nos reunirmos com vários chefes de Estado em busca de um acordo e um documento para combater as mudanças climáticas. Vou falar com eles para que busquem evitar um problema maior no futuro. Nos-
so criador nos observa. Tem pessoas que pensam em destruir a natureza, rios. Como seres humanos, temos uma origem única e devemos viver em harmonia, proteger a natureza para o bem viver de indígenas e não indígenas.
Lula prometeu transformar o Brasil em um líder na luta contra as mudanças climáticas. O presidente está cumprindo esta promessa?
Já conversamos pessoalmente quando ele assumiu. Pedi para ele que não repetisse o que fez no passado, quando construiu a barragem de Belo Monte [ndr: que causou forte impacto ambiental no Pará] sem nos consultar. Agora Lula virá à minha terra e trataremos da demarcação dos territórios indígenas dos nossos parentes que ainda não a obtiveram. Eu vou continuar apoiando Lula para garantir o bem viver dos nossos parentes.
O que pensa do projeto do governo para explorar petróleo na Margem Equatorial, junto da Amazônia?
Já estou informado sobre isso e terei a oportunidade de me sentar com Lula para falar sobre o assunto. Pedirei a ele que não incentive esse projeto de exploração de petróleo na Amazônia.
Como a vida do seu povo foi transformada pelas mudanças climáticas?
Há cada vez mais desmatamento, contaminação dos rios, épocas de chuvas que provocam enchentes e matam as plantas que dão alimentos. Todos nós somos cada vez mais afetados pelas mudanças climáticas.
As consequências das mudanças climáticas já são sentidas em grandes cidades do Brasil, como em Porto Alegre, que sofreu enchentes históricas no ano passado. Isso pode mobilizar os não indígenas?
Peço aos não indígenas que olhem o que está acontecendo, as consequências da destruição da natureza. Tive um sonho: o criador fará uma limpeza com o sangue derramado em nossa terra. Pode ocorrer que uma inundação maior cubra todo o planeta para essa limpeza. Os não indígenas deveriam pensar como nós para manter o equilíbrio climático e para sobrevivermos juntos.
Líder dos Kayapós espera a visita de Lula no começo de abril, uma data não confirmada
Preço dos alimentos vai baixar nos próximos 60 dias, diz Tebet
Os preços dos alimentos devem baixar já nos próximos 60 dias, graças às medidas que vêm sendo adotadas pelo governo federal. A afirmação foi feita nesta semana pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet.
De acordo com Tebet, a alta de preços se deve a fatores como mudanças climáticas e quebras de safra, inclusive em outros países produtores.
“Os alimentos que mais subiram são aqueles produtos que são mais caros para o coração ou para o paladar do povo brasileiro, que é o ovo, o café. Mas na safra do ano que vem teremos alívio. O agronegócio brasileiro esse ano vem muito forte e dará, inclusive, sustentabilidade ao nosso PIB. Ouso dizer que vamos crescer acima das projeções que nós mesmos estamos fazendo, porque teremos uma safra muito forte que vai ajudar no crescimento, na geração de emprego e renda e no barateamento dos alimentos”, argumentou.
Segundo a ministra, o governo tem adotado “as medidas certas, na medida certa”, para, no futuro, conseguir baixar o preço dos alimentos. “Seria muito perigoso segurar o preço agora para, depois de seis meses ou um ano, o preço explodir”, acrescentou ao garantir que “em 60 dias, os preços começam a cair no supermercado”.
Entre as medidas elogiadas pela ministra estão algumas implementadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visando a desburocratização de regras de comercialização de alguns produtos, como ovo, entre diferentes unidades federativas, sem a necessidade de um selo nacional. Bastaria, segundo a ministra, a apresentação, por exemplo, de um selo local.
Estados
Simone Tebet diz que os estados podem e devem colaborar para viabilizar uma queda no preço dos alimentos. “Alguns estados não têm
isenção de imposto dos ICMS na cesta básica. Tudo bem que não possa fazer pelo ano inteiro, porque isso impacta nas contas deles. Mas nada impede de darem [por um período específico] essa isenção, apertando o cinto”, sugeriu.
Prévia da inflação
A prévia da inflação oficial de março, apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,64%. O resultado foi pressionado principalmente pelo preço do grupo alimentos e bebidas. No acumulado de 12 meses, o índice soma 5,26%, acima da meta do governo, que tolera no máximo 4,5%.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) . Apesar da alta em março, o resultado mostra desaceleração ante fevereiro, quando o IPCA-15 marcou 1,23%. Em março do ano passado, o índice apontava 0,36%.
Aumento nos preços dos alimentos
A alta de preços se deve a fatores como mudanças climáticas e quebras de safra
Estados devem colaborar para viabilizar uma queda nos preços
Manchete
CASOS DE CÂNCER
COLORRETAL DEVEM
AUMENTAR 21% ATÉ 2040
Mesmo após reformas milionárias, CAICs seguem fechados
População sofre com falta de serviços especializados
MARHIA EDHUARDA BESSA
Mesmo após reformas, alguns Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs) de Manaus continuam com atendimentos paralisados e portas fechadas, prejudicando crianças e adolescentes que dependem dos serviços. A falta desses serviços acaba sobrecarregando outras unidades de saúde da capital.
As reformas dos Caics são fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que executou os trabalhos.
Entre as atribuições dos CAICs estão: acompanhamento nutricional, programas de imunização, atendimentos odontológicos, triagem neonatal, programa de prevenção de doenças, além de integrar serviços de assistência social.
No Zumbi, na zona Leste de Manaus, o CAIC Edson Melo teve a estrutura reformada, mas permanece fechado, sem previsão para retomada dos atendimentos. A obra, realizada entre os anos de 2022 e 2023, custou cerca de R$1,4 milhão e teve a entrega definitiva pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) para SES-AM em janeiro de 2024.
Informações divulgadas pelo governo apontam que o local passou por mudanças nas instalações elétricas e a construção
de novas salas, para ampliar os atendimentos diários. Entretanto, a população segue sem assistência.
Wellisson Martins mora em frente ao CAIC. Pai de um menino de dois anos e tio de outras seis crianças, ele diz que a comunidade sente falta de ter acesso às consultas especializadas com mais facilidade. Ele e os irmãos precisam se deslocar para unidades de saúde distantes, quando há necessidade de atendimento.
“Meu filho ficou doente no último mês e precisei gastar mais de R$ 500 com transporte para ir nos hospitais do bairro Colônia Antônio Aleixo e depois para o SPA do Coroado. Esse vai e vem custa muito caro. Eu sei o quanto é importante ter esse CAIC, eu mesmo me consultava nele quando era menor, por isso eu quero que meu filho também tenha. Eu e todo mundo que tem criança em casa aqui no bairro também precisa. Deveria ser um direito”, afirma.
Wellisson também presencia a procura de outros responsáveis por atendimentos. “Todo dia, vem duas, três, quatro pessoas. Teve uma vez que fizeram uma grande fila aí na frente, achando que já estava funcionando. Ainda vem gente perguntando sobre quando ele abrirá. Aqui no bairro tem muita criança necessitada desses serviços, meu filho mesmo está precisando de atendimento aí”, disse.
Manaus 29.03.2025
Petrópolis
O CAIC Alexandre Montoril, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus, reinaugurou neste mês, apesar da reforma ter sido finalizada em maio de 2024. Os serviços foram paralisados em 2022, para o início das obras, que foram orçadas em R$1,3 milhão. As melhorias na área incluem as áreas interna e externa, com implantação de um estacionamento inteiramente novo.
Jackson Pereira, que trabalha como motorista, conta que é padrasto e avô de duas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, ia ao local em busca de consultas pediátricas e para ter acesso a profissionais especializados. Segundo ele, a demora na reabertura do Centro de Atenção.
“Todos os dois usaram os serviços desse CAIC antes de ele fechar. Quando precisei e vim aqui tirar dúvidas, nunca fui orientado sobre qual outro lugar deveria ir. Acabei encontrando fonoaudiólogo no bairro Parque 10, onde atualmente levo eles”, explicou o motorista.
Caic’s em Manaus
Alvorada
A unidade José Carlos Mestrinho, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, também passou por melhorias, mas permanece fechada. Devido à demora e falta de manutenção, o espaço foi tomado por lixo e vegetação. As obras no local custaram R$1,3 milhão e foram entregues pela UGPE em agosto de 2024.
Enquanto isso, os atendimentos da unidade foram transferidos para uma escola próxima, onde há limitação dos serviços ofertados. Um dos trabalhadores da unidade, que preferiu não se identificar, revelou que o local comporta apenas consultas pediátricas. Demais serviços como vacinação e atendimento odontológico só são agendados no local e encaminhados para outros CAICs da capital.
A reportagem entrou em contato com a SES-AM solicitando um posicionamento sobre as entregas dos CAICs, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
O mais grave é que CAIC atende crianças e adolescentes até 14 anos. Por isso, mamãe e papai, quando você vai em um SPA ou pro Joãozinho porque seu filho começa a desenvolver um problema respiratório, ele passa de 3h a 4h esperando porque não é cor amarela nem vermelha, já que SPA e pronto-socorro é para urgência e emergência [...] A cada dia que um Caic fica fechado, são mil crianças que deixam de ser atendidas. São pelo menos seis Caics fechados e o governador quer o prazo de 120 dias para inaugurar. O que mais me dói é que elas estão reformadas e muitas delas, sendo consumidas pelo lixo e mato. Isso é irresponsabilidade, Wilker Barreto (Mobiliza), deputado estadual.
Atendimento especializados para Transtorno do Espectro Autista (TEA)
No total, a rede estadual conta com 11 Caics, destes:
+especialidades, que atendem o público até 18 anos
tradicionais, que atendem até 14 ano.
Em fevereiro, o governador Wilson Lima anunciou a implantação de serviço terapêutico e multidisciplinar voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até 11 anos, nos Centros de Atenção Integral à
Criança (Caics).
As unidades oferecertarão acompanhamento em áreas como psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e psicomotricidade, auxiliando no desenvolvimento das crianças com TEA.
CAIC Gilson Moreira, na zona norte
CAIC+ Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque Dez
CAIC José Contente, na zona Leste de Manaus
Senac e Governo Federal oferecem mil vagas em cursos gratuitos
Inscrições para os cursos, em parceria com o MTur, foram prorrogadas até terça-feira (31/03)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com inscrições abertas para 1.830 vagas em cursos gratuitos e presenciais de qualificação profissional em todo o país. As oportunidades são fruto de parcerias do Senac com o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que visam impulsionar o desenvolvimento em diversos setores da economia, oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento para milhares de brasileiros.
A parceria com o Ministério do Turismo oferece 1.630 vagas em cursos nas áreas de Turismo; Hospitalidade e Lazer; Desenvolvimento Educacional e Social; e Produção Alimentícia.
Há vagas em quase todos os estados, incluindo Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará ,Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São
Paulo, Sergipe e Tocantins.
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até o dia 31 de março, através do formulário disponível no link: Formulário de Inscrição - Parceria MTur. Mais informações podem ser encontradas também no site: Informações Parceria Senac - MTur.
Oportunidades para negros
Outra parceria do Senac é com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - em colaboração com o programa Raízes Comex -, que oferece 200 vagas para os cursos de "Assistente de Serviços de Comércio Exterior" e "Técnico em Comércio Exterior". A iniciativa é voltada para pessoas negras, a partir de 16 anos, com renda de até dois salários-mínimos. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no link: Link de Inscrições - Cursos Parceria MDIC
Senac abre seleção para professor
O Senac está selecionando trabalhadores para o cargo de Docente de Educação Profissional na área de saúde e na área de beleza, em Manacapuru. Para atuar como professor na área de beleza, é necessário possuir Graduação em Estética e Cosmética ou áreas afins. Já para área de saúde, é necessário Graduação em Medicina, Gestão Enfermagem, Hospitalar ou Saúde Pública, Especialização na área Urgência e Emergência, Oncologia e Gestão em Saúde. Ambas as vagas exigem experiência na área. Interessados devem se inscrever nos formulários https://shre.ink/ Mu5K e https://shre.ink/Mu5z.
São 1.830 vagas gratuitas em diversos cursos presenciais
FOTO: DIVULGAÇÃO
Concursos públicos
Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM)
10 vagas para defensor público
As inscrições vão até 24 de abril, no site da Fundação Carlos Chagas. Taxa é de R$ 295.
Provas serão aplicadas nos dias 15 de junho, 16 e 17 de agosto
Ministério Público Federal (MPF)
58 vagas para Procurador da República, sendo quatro no Amazonas
As inscrições são até 22 de abril no site do MPF. Taxa é de R$ 250
Prova objetiva será aplicada em 29 de junho
Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
75 vagas para professores
As inscrições serão recebidas entre 12 de maio e 13 de junho. Taxa é de R$90 a 180
Prova será aplicada em 21 de julho
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
50 vagas de juiz federal substituto
As inscrições vão até 16 de abril no site da FGV. Taxa é de R$ 120
Prova objetiva será aplicada no dia 15 de junho
Polícia Militar de Tocantins (PM-TO)
660 vagas de Soldado, Soldado Músico e Oficial.
Inscrições até o dia 15 de abril no site da FGV. Taxa é de R$ 120 a 150
Provas serão aplicada em 15 de junho
Marinha do Brasil
174 vagas de Nível Superior para Oficial de Carreira
As inscrições vão de 30 de abril a 14 de maio de 2025. Taxa é de R$ 140
As provas ocorrerão em 19 de junho
Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF)
147 vagas, sendo 49 para início imediato e 98 para cadastro reserva
As inscrições vão de 24 de março a 23 de abril no site da Cebraspe. Taxa é de R$ 163
Prova será aplicada em 1º de junho MPF
Empregos
AUX. DE CONFEITARIA
Empregador: Tortas e Empadões
Número de vagas: Não
Informado
Área: Confeitaria
Requisitos: Experiência na área; Disponibilidade de horário; Regime freelance.
Contato: thaisjannyne@yahoo. com.br
OPERADOR DE PRODUÇÃO
Empregador: Ortobom Número de vagas: Não
Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Fundamental; Experiência prévia na operação de máquinas industriais.
Contato: vagasam@ortobom. com.br
ASSISTENTE DE RH
Empregador: Águas de Manaus
Número de vagas: Não
Informado
Área: Recursos Humanos
Requisitos: Ensino Superior cursando ou completo em Administração, RH ou áreas afins; Experiência na área; Conhecimento em Excel.
Contato: https://shre.ink/MvOl
OPERADOR DE EMPILHADEIRA
Empregador: Philco
Número de vagas: Não
Informado
Área: Operacional
Requisitos: Curso de Operador de Empilhadeira; NR11 e NR 20; Disponibilidade de horário.
Contato: https://shre.ink/MvJF
CONFERENTE
Empregador: MR Peças Número de vagas: Não
Informado
Área: Operacional
Requisitos: Experiência no ramo de autopeças; Conhecimento em rotas de entrega; Disponibilidade de horário.
Contato: rh.cvmrpecas@gmail. com
AJUDANTE DE DEPÓSITO
Empregador: Friotrans Atacado Número de vagas: Não
Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Fundamental completo; Experiência em
depósito, logística ou carga e descarga.
Contato: rec.grupohernandes@ gmail.com
CARREGADOR
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não
Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio completo. Experiência de 6 meses na função.
Contato: gestaopessoas.cel@ gmal.com
ESTÁGIO
Empregador: Rede Manaus Hoteis
Número de vagas: Não Informado
Área: Atendimento
Requisitos: Ensino Superior cursando Turismo; Inglês Intermediário.
Contato: selecaorh2022dp@ gmail.com
ASS. ADMINISTRATIVO
Empregador: Ovos São Pedro Número de vagas: Não Informado
Área: Administrativa
Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na função; Excel avançado.
Contato: drh@fhopeixoto.com.br
MONTADOR
Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio completo ou cursando; Experiência em montagem de móveis soltos ou modulados.; Disponibilidade de horário. Contato: rhpaulamartins@gmail. com
ENCARREGADO
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não Informado
Área: Produção
Requisitos: Formação em Engenharia de produção, Administração ou áreas afins; Experiência prévia no setor; Disponibilidade de horário. Contato: recrutamento@ steelamazonia.com.br
12/ Polícia
JOVEM É CONDENADO A 20 ANOS DE PRISÃO POR MORTE DE BIOMÉDICO
Em cinco anos, bases fluviais apreendem 14 toneladas de drogas
Nesta semana, o governo entregou a Base Fluvial Arpão 3 que atuará no Rio Solimões
ANA PATRÍCIA DIAS
De 2020 até 2025, as bases fluviais no Amazonas resultaram na apreensão de 14 toneladas de entorpecentes e 308 prisões. Ainda foram apreendidas 122 armas de fogo, 3,1 mil munições, além de 45 toneladas de pescado, 81 embarcações e 62 quilos de ouro.
Nesta semana, o governo do Amazonas entregou a Base Fluvial Arpão 3, com o objetivo de fortalecer as ações de segurança na calha do Solimões. A embarcação utiliza equipamentos de ponta, combatendo, principalmente, crimes como narcotráfico, roubos e biopirataria na região. O Governo do Amazonas também coordena as Bases Fluviais Arpão 1 e 2, a Base Fluvial Tiradentes e a Base Fluvial Paulo Pinto Nery.
Apesar das apreensões significativas, o estudo "Aterrizando na Água: Interdição Aérea, Tráfico de Drogas e Violência na Amazônia Brasileira", do projeto Amazônia 2030, revelou que 70% das drogas que entram no Brasil pela Amazônia passam por Tabatinga, na tríplice fronteira com Colômbia e Peru.
Base Fluvial Arpão 3 vai atuar na região de Coari
“A partir do momento em que essas drogas entram no país, o desafio das forças de segurança é combater a atividade ilegal e proteger a comunidade ribeirinha, que fica exposta à violência. Como no Amazonas os rios são as ‘estradas’ que ligam os municípios, logo, são o meio para que o tráfico de drogas se perpetue entre as cidades do interior, com o transporte de substâncias entorpecentes, principalmente pela ausência de fiscalização”, comentou a especialista em Segurança Pública, Goreth Rubim.
Bases fluviais
• Base Arpão 1
Instalada na região do município de Coari e cidades próximas;
• Base Arpão 2
Instalada no rio Negro, confluência com o rio Branco, cobrindo municípios da calha do rio Negro, como Barcelos, Novo Airão e Santa Isabel do Rio Negro;
• Base Arpão 3
Instalada no município de Coari, substituindo a Base Arpão 1;
• Base Tiradentes
Atende as calhas dos rios do Alto Solimões, entre Tefé e Santo Antônio do Içá, estendendo-se até a calha do Japurá, no município de Japurá;
• Base Paulo Pinto Nery
fica em Itacoatiara, abrangendo outras cidades como Urucurituba, Maués, Autazes, Borba, Nova Olinda do Norte, Parintins e os municípios do rio Madeira.
Assaltante é baleado nas mãos na Av. Torquato Tapajós
Um homem foi encontrado com ferimentos de bala nas duas mãos na noite desta quintafeira (27), na Avenida Torquato Tapajós, zona Norte de Manaus. Segundo a polícia, ele teria sido "disciplinado" por um grupo criminoso como punição por cometer assaltos na área. A vítima foi encontrada pedindo ajuda em um posto de combustíveis. Funcionários do estabelecimento acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou socorro ao homem e o encaminhou ao hospital.
Pistoleiro de facção é preso em Manaus enquanto assistia jogo
Janilson Pantoja Batista, 29, foi preso nessa quinta-feira (27) na rua 3, no bairro São José, zona Leste de Manaus. Ele é apontado pela polícia como pistoleiro de uma facção criminosa e suspeito de envolvimento na morte de pelo menos seis pessoas. Após denúncias sobre a localização de Janilson, os policiais encontraram o suspeito em um bar assistindo à final do Campeonato Paulista. Janilson tentou fugir, mas foi contido por moradores. Após a captura, os policiais constataram que o homem possuía seis mandados de prisão por homicídio.
Manaus
29.03.2025
Áries | 21/03 a 20/04
Sua habilidade profissional lhe ajudará a contornar as limitações de orçamento desta fase. No amor, convívio feliz em família.
Leão | 22/07 a 22/08
Tudo deve fluir bem em suas atividades profissionais, pois o Sol, regente deste signo, estimula o desenvolvimento de setores de trabalho. Mexa-se!
Sagitário | 22/11 a 21/12
Os negócios estarão ativados; entretanto, você só poderá fazer o que estiver a seu alcance! No amor, prepare o seu coração para tanta felicidade que está vindo, aí!
PROJETO BUSCA FORTALECER TEATRO NO AMAZONAS
Touro | 21/04 a 20/05
Não vão faltar programas para você se divertir e relaxar. Embarque nessa, pois isso, aliviará tensões emocionais provenientes de excesso de trabalho.
Virgem | 23/08 a 22/09
Um novo serviço não está descartado, pois a fase acena oportunidades profissionais. No amor, cuidado com a teimosia; ouça também a pessoa amada, viu?
Capricórnio | 22/12 a 20/01
Mudanças no setor profissional podem trazer um ganho de flexibilidade e aumento de produtividade. Nas finanças, vale a pena investir em pequenos negócios.
Gêmeos | 21/05 a 20/06
Você estará em evidência em seu trabalho pela dedicação e maior produtividade. Uma coisa boa está a caminho; fique alerta para aproveitar o que pintar.
Libra | 23/09 A 22/10
Valorize o que você tem e não abra mão do que conquistou com muito trabalho. E quem quiser lhe tirar algo do seu patrimônio que vá trabalhar!
Aquário | 21/01 A 19/02
Pode surgir um imprevisto no seu trabalho e atrasar a execução das tarefas diárias. No final do dia não haverá prejuízo algum.
O compositor parintinense Inaldo Medeiros, que faleceu no dia 17 deste mês, será homenageado na abertura da temporada 2025 do “#Toadas”. O evento será neste domingo (30), a partir das 16h, no Mirante Lúcia Almeida, Centro, com entrada gratuita. Inaldo marcou história no boi Garantido, com toadas como “Minha Sina”, “Eterno Campeão” e “Nayá”.
Dentre as suas composições, Inaldo coescreveu com Fred Góes a toada “Libertárias Guerreiras”, parte do álbum Segredos do Coração do boi Garantido, de 2024.
Câncer | 21/06 a 21/07
Não espere. Faça você mesmo as coisas acontecerem: corra atrás de interesses. Este é o momento para transformar o que não está bom em algo melhor!
Escorpião | 23/10 A 21/11
Não ouse demais. Cuidado com ideias extravagantes, pois elas não oferecem a menor segurança nas iniciativas profissionais. Vá com calma!
Peixes | 20/02 A 20/03
Avanços na carreira devem ser prioridade do momento. Um curso de aperfeiçoamento pode lhe ajudar a crescer profissionalmente.
#Toadas homenageia Inaldo Medeiros
Parte da homenagem, no evento, inclui uma roda de toadas com Tony Medeiros, irmão de Inaldo, e que foi Amo do boi Garantido por 23 anos. Juntos, Inaldo e Tony compuseram sucessos marcantes como “Boi de pano” e "Canto novo".
A estreia da nova temporada do #Toadas contará, ainda, com a participação dos apresentadores oficiais dos bois Garantido e Caprichoso, Israel Paulain e Edmundo Oran e de Chico da Silva, um dos maiores compositores da história do Festival de Parintins.
Nessa nova temporada, os eventos do “#Toadas” serão todos abertos ao público, gratuitos, no Mirante Lúcia Almeida. No cronograma de 2025, além do evento de abertura, já estão programados shows nos dias 5 e 12 de abril e em 10 de maio, sempre com artistas de referência, para defender as toadas que marcam a história do Festival de Parintins e os lançamentos mais atuais.
BOLO SALGADO DE LIQUIDIFICADOR
Ingredientes
4 ovos inteiros
1/2 xícara de chá de óleo (120 ml)
50 gramas de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sal
1 xícara de chá de leite integral
1/2 xícara de chá de amido de milho
2 xícaras de chá de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sopa de fermento químico (fermento para bolo)
200 gramas de frango cozido e desfiado
10 azeitonas cortadas em rodelas
1 tomate médio em cubos
200 gramas de mussarela em cubos
200 gramas de presunto em cubos
50 gramas de bacon em cubos
3 toletes de palmito em conserva
2 colheres de sopa de cheiro-verde picado (ou a gosto)
1/2 colher de chá de orégano (ou a gosto)
Modo de preparo
Numa panela, frite levemente o bacon. Reserve para esfriar; Quebre os ovos um a um e transfira para o liquidificador. Adicione o óleo, o queijo parmesão, o sal, o leite e o amido de milho. Tampe e bata por 30 segundos; Acrescente a farinha de trigo e bata até obter uma massa homogênea e lisa; Transfira a massa para uma tigela grande e adicione o fermento em pó, misturando delicadamente; Reserve um pouco de cada ingrediente do recheio para finalizar o bolo. Adicione na massa: o frango desfiado, as azeitonas, o tomate, a mussarela, o presunto, o bacon frito e o palmito. Misture delicadamente apenas para incorporar o recheio;Coloque os ingredientes reservados por cima e leve para assar no forno preaquecido a 180 °C por 45 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe amornar. Quando estiver morno, desenforme; Sirva essa delícia!
FOTO: DIVULGAÇÃO
Esportes
SÃO
CBF mantém conversas com Jorge Jesus como plano B para evitar novela por Ancelotti
Italiano é o preferido, mas entidade trabalha com a informação de que abrir mão do Mundial pelo Al-Hilal não seria um problema para o português, que, assim, poderia treinar a Seleção em junho
Botafogo é punido por dívida na contratação de Segovinha futebol
O Botafogo sofreu transfer ban, da Fifa, por dívida com Guaraní, do Paraguai, referente à contratação de Segovinha. O clube já efetuou o pagamento do valor devido e aguarda a regularização do processo para o fim da restrição. O Alvinegro já enviou os comprovantes da transação ao clube paraguaio e também à entidade que rege o futebol mundial.
A medida é temporária, mas, no momento, o Botafogo está impedido de contratar jogadores nas próximas três janelas de transferências. O Alvinegro já enviou os comprovantes da
Carlo Ancelotti é o preferido, mas a CBF atua em outras frentes para a troca no comando da Seleção. Há conversas também com Jorge Jesus, que surge como plano B mais viável e com possibilidade de resolver o problema da Data Fifa de junho. Na sede da entidade no Rio de Janeiro, corre a informação de que abrir mão da disputa do Mundial de Clubes pelo Al-Hilal não seria um problema para o português.
Os envolvidos nas conversas estão cientes de que o técnico do Real Madrid é o sonho de consumo de Ednaldo Rodrigues. Por outro lado, há correntes na direção da CBF que defendem o nome de Jorge Jesus, seja pela viabilidade de uma negociação menos arrastada seja por já conhecer as estruturas futebolísticas e culturais do Brasil.
transação ao clube paraguaio e também à Fifa. O clube aguarda notificação do Guaraní à Fifa para que o processo seja regularizado.
O transfer ban foi imposto na última quarta-feira, 26 de março, mesmo dia em que o Botafogo quitou a quantia de US$ 452 mil (cerca de R$ 2,598 milhões, na cotação atual) com os paraguaios. O atacante foi contratado em abril de 2023 por 1,5 milhão de dólares (R$ 7,6 milhões, na cotação da época).
Jorge Jesus tem contrato com o AlHilal até o fim do Mundial de Clubes com multa regressiva, e a liberação deveria ser ajustada com os sauditas. A pré-disposição para negociar e antecipar o fim do vínculo, no entanto, soa bem na CBF, que vê o português como alternativa caso a condução com Carlo Ancelotti se assemelhe ao que aconteceu dois anos atrás.
O Campeonato Saudita acaba no dia 26 de maio, mas o Al-Hilal pode chegar à última rodada já sem chances de título, o que facilitaria a liberação antecipada. No momento, a equipe ocupa o segundo lugar, com quatro pontos a menos do que o líder AlIttihad. Outro compromisso é a Champions da Ásia, que termina em 3 de maio. Os próximos compromissos da Seleção são nos dias 5 e 10 de junho, contra Equador e Paraguai.
Manaus 29.03.2025
Flamengo calcula faturar ao menos R$ 115 milhões no Mundial
O Flamengo prepara o seu orçamento de 2025 para ser apresentado e votado em abril no Conselho Deliberativo. E nele estima receber ao menos US$ 20 milhões (cerca de R$ 115 milhões) com a participação no Mundial de Clubes, segundo apresentou o presidente Luiz Eduardo Baptista, em reunião com os sócios na semana passada. A estima-
tiva pode ser atingida com o valor da participação mais a premiação para duas vitórias e um empate na fase de grupos. O Flamengo está na Chave D, ao lado de Chelsea (Inglaterra) e Espérance (Tunísia). O León (México) era o quarto time, mas foi excluído pela Fifa enquanto aguarda julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Tribunal espanhol absolve Daniel Alves do crime de estupro
Um tribunal de apelações da Espanha anulou a condenação de quatro anos e seis meses de prisão do ex-jogador brasileiro Daniel Alves por agressão sexual, informou o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJCat). Em um comunicado, a corte informou que os quatro juízes do tribunal de apelações decidiram por unanimidade dar razão ao ex-jo-
gador e anular uma sentença condenatória na qual encontraram "lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições sobre os fatos, a avaliação jurídica e suas consequências". O tribunal também menciona "insuficiências probatórias". Por estas razões, os juízes absolveram o ex-jogador do Barcelona.