Pouco mais de um mês após a operação que retirou pessoas em situação de rua e usuários de drogas na Boca da Onça, no Centro de Manaus, comerciantes relataram mudanças no local. No entanto, autoridades destacam que o problema vai além da segurança pública /08
TODAHORA.COM
TODA HORA
Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.
CNPJ: 15.183.160/0001-90
PUBLICIDADE
Vendas de anúncio
92 98112-7156
De Segunda à Sexta
Das 8h às 17h
TIRAGEM
10.000 exemplares
FILIADO A
DIRETORIA DE REDAÇÃO
Camila Pereira (MTb 1311/AM)
Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)
EDIÇÃO DE ARTE
Victor Costa
Vanessa Alencar
Desirée Souza
CIRCULAÇÃO
Salles Nascimento
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!
Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.
Audiência sobre reajuste da tarifa de ônibus será no dia 13
A juíza Etelvina Lobo Braga remarcou para o dia 13 de março a audiência pública sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo na capital. A determinação ocorre no âmbito de uma ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) contra o Município de Manaus e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A redesignação da audiência considerou pedido apresentado pelo MPAM para a realização da sessão e também observou solicitação do vereador José Ricardo (PT) para participar da audiência, que será realizada no Fórum Cível Desembargadora Euza Naice de Vasconcellos, bairro São Francisco.
Amazonas pode ter mais dois deputados federais
O Amazonas poderá ganhar mais duas vagas na Câmara dos Deputados. Neste semestre, uma das propostas a ser discutida é a que ajusta o número de integrantes das bancadas estaduais e do Distrito Federal na Casa. Esse ajuste valeria para a legislatura que terá início em 2027, observado o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ganhariam vagas: Santa Catarina (4), Pará (4), Amazonas (2), Ceará (1), Goiás (1), Minas Gerais (1), e Mato Grosso (1). O presidente da Câmara, Hugo Motta Motta (Republicanos), já anunciou que vai tentar construir um acordo com o STF e uma ala dos ministros considera possível que a proposta avance.
rápidas
Governo zera tarifa de importação de alimentos para reduzir preços
Para segurar a inflação dos alimentos, o governo decidiu zerar o Imposto de Importação de nove tipos de comida, conforme o vice-presidente Geraldo Alckmin. Entre os produtos da lista estão azeite, café, milho e carnes. Segundo Alckmin, a redução de tarifas entrará em vigor nos próximos dias após serem aprovadas pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Economia brasileira cresce 3,4% em 2024, maior alta desde 2021
A economia brasileira cresceu 3,4% em 2024, a ma ior expansão desde 2021. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) foi divulgado na manhã desta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento. De acordo com o IBGE, o PIB brasileiro chega a R$ 11,7 trilhões.
“Portos do interior precisam de intervenção federal”, diz deputado
O deputado Comandante
Dan (Podemos) percorreu 16 municípios do Amazonas e considera que os portos construídos no interior pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) demandam de uma ação emergencial. O parlamentar, que fala em intervenção federal, alega que as estruturas foram erguidas sem respeitar as características das cidades amazonenses.
FOTO: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
Manaus tem menor taxa de homicídios em 25 anos; ex-SSP contesta
Segundo o coronel Amadeu Soares, os índices de fevereiro tendem a ser menores devido à “variação sazonal” da criminalidade. No entanto, os meses subsequentes costumam ser mais violentos
Ao fechar o mês de fevereiro de 2025, Manaus obteve a menor taxa de homicídios em 25 anos, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Apesar dos números otimistas, o ex-secretário da pasta e especialista em segurança, coronel Amadeu Soares, ressalta que os índices de fevereiro tendem a ser menores devido à “variação sazonal” da criminalidade e que os meses subsequentes costumam ser mais violentos, principalmente durante o período de Carnaval, em março.
De acordo com os dados da SSP-AM, a taxa registrada foi de 13,98% homicídios para cada 100 mil habitantes, redução considerável em comparação ao ano de 2000, quando a taxa era de 35,85%. Em números absolutos, a capital amazonense registrou 27 homicídios em fevereiro deste ano, contra 43 no mesmo período de 2024.
O secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida atribui a redução dos índices ao trabalho integrado das forças de segurança, além dos investimentos e uso de tecnologia. “Todos os números são validados
pelo Ministério da Justiça de forma muito rigorosa e acompanhados por entidades científicas muito críticas em relação à segurança pública. Nenhum dado é criado, eles são fruto de muito empenho das nossas polícias”, ressaltou.
Dados não são consistentes
Amadeu Soares ressalta que o panorama divulgado pela SSP-AM não permite afirmar que houve uma melhora consistente e significativa na segurança pública da capital. “Não vimos nada de extraordinário feito pela segurança pública que possa ser atribuída a essa suposta baixa no índice. É preciso que essa redução ocorra por períodos maiores, como um semestre ou trimestre inteiros, para podermos concluir que houve estratégias que resultaram em queda nos crimes violentos. Apenas um mês não abrange o suficiente para que se sinta uma real diferença na criminalidade”, explicou Amadeu Soares.
Além disso, Soares aponta que os índices de fevereiro tendem a ser menores devido à “variação sazonal” da criminalidade. Segundo ele, os meses subsequentes
costumam ser mais violentos, principalmente com o aumento da movimentação nas ruas durante o período de Carnaval, que ocorre no mês de março.
“Eles não divulgaram os outros indicadores e somente um não fornece base para uma análise sólida de como está a violência no estado ou na capital. Além disso, estamos em período de Carnaval, que deve se estender por mais alguns dias, e esses dados não abrangem essa temporada”, ressalta.
Violência
Soares alerta ainda que os números divulgados pela SSP-AM não estão alinhados com os índices nacionais. “O Fórum Brasileiro de Segurança Pública coloca o Amazonas como um dos mais violentos do país. O estado tem uma taxa de 35,6 mortes, nos colocando como o 5º mais violento do Brasil. Claro, isso também se deve à disputa e presença intensa de pelo menos 10 organizações criminosas no Amazonas”, ressaltou.
Trégua
Uma trégua inédita entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) foi anunciada nas redes sociais, com o Amazonas sendo um dos estados a aderir ao acordo. O objetivo é pressionar as autoridades e flexibilizar as regras do Sistema Penitenciário Federal (SPF), onde líderes das organizações estão presos. O especialista em segurança pública no Amazonas, Walter Cruz, explica que a "aliança" entre as facções tem ligação direta com as restrições impostas nas prisões de segurança máxima.
A taxa registrada foi de 13,98% de homícidios para cada 100 mil habitantes, segundo a SSP-AM
ANA PATRÍCIA DIAS
UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE OFERECE ATENDIMENTO A DETENTAS
Sistema anticolisão promete reduzir mortes de motociclistas
Equipamento desenvolvido pela Ufam, usa sensores e lasers que medem distância entre motos e outros veículos
Um protótipo de segurança ativa anticolisão para motocicletas, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pode se tornar uma solução para reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas em Manaus. Em 2024, a capital amazonense registrou 158 mortes em ocorrências desse tipo, um aumento de 31% em relação ao ano anterior, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
O dispositivo, criado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), utiliza sensores avançados e inteligência artificial para identificar riscos iminentes
de colisão e emitir alertas sonoros, permitindo que o motociclista realize manobras de fuga ou abandone o veículo em situações críticas.
“O sistema foi pensado para proporcionar maior proteção aos motociclistas e reduzir a quantidade de lesões causadas por colisões, especialmente aquelas em que há alguma condição de proteção para o piloto”, explica o professor Dércio Luiz Reis, orientador do projeto. Além dele, participa do desenvolvimento da tecnologia o mestrando em Engenharia de Produção da Ufam, Luiz Adriano Simas da Silva, que também é analista de sistemas.
Em 2024, a frota de mo-
tocicletas em Manaus alcançou 328.842 veículos, um aumento de 32.315 motos em comparação ao ano anterior. Esse crescimento está diretamente ligado à produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus, que atingiu 1,3 milhão de unidades no período.
A Ufam busca parcerias com órgãos de trânsito, segurança pública e empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) para viabilizar a produção em larga escala e a implementação da tecnologia. A inovação já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mas ainda precisa passar por testes em condições reais de trânsito e homologações.
Como funciona?
O equipamento é composto por sensores, que medem a distância entre a motocicleta e os veículos próximos, além de uma câmera traseira. Os dados são processados por um software de inteligência artificial capaz de calcular velocidades e prever o risco de colisão. Além disso, o protótipo funciona com um sistema de código aberto e possui tecnologia Bluetooth, o que permite sua conexão a equipamentos do tipo CarPlay.
“Se o sistema detecta que um veículo se aproxima sem tempo hábil para frear, um alerta sonoro é acionado, permitindo que o motociclista tome uma ação para evitar o impacto. Além dos alertas sonoros, o protótipo pode contar com uma tela LCD que exibe imagens do veículo, destacadas por uma moldura colorida que indica o grau de risco", detalha Reis.
Custos e acessibilidade
Um dos diferenciais do sistema, criado por pesquisadores da Ufam, é seu baixo custo e a fácil adaptação a diferentes modelos de motocicletas, especialmente as de menor porte, que representam a maioria da frota nas cidades brasileiras. Segundo o professor, o protótipo foi desenvolvido com um investimento aproximado de R$ 300 e pode chegar ao mercado por cerca de R$ 550, dependendo da embalagem final e da instalação. “O objetivo é tornar essa tecnologia acessível ao maior número possível de motociclistas, que hoje estão mais vulneráveis no trânsito, principalmente em colisões traseiras", ressalta Reis.
O sistema foi pensado para proporcionar maior proteção aos motociclistas
ANA PATRÍCIA DIAS
Representatividade: mulheres fazem história no TRE-AM
Pela primeira vez, duas mulheres ocupam, simultaneamente, os cargos diretivos da Corte Eleitoral
As desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminham comandam corte CÃES AUXILIAM
O Dia Internacional da Mulher é uma data para celebrar conquistas e reforçar a importância da presença feminina em diferentes esferas da sociedade. No Amazonas, um marco inédito na história do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) reforça essa evolução: pela primeira vez, a corte eleitoral é composta majoritariamente por mulheres, consolidando um avanço significativo no cenário jurídico do estado.
Pela primeira vez, duas mulheres ocupam, simultaneamente, os cargos diretivos da Corte Eleitoral: a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis na presidência e a desembargadora Nélia Caminha Jorge na vice-presidência e corregedoria. Juntas, elas comandam um quadro composto por mais de 500 servidores distribuídos entre a capital e o interior do Estado.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao eleger duas mulheres simultaneamente para presidir o TRE-AM, envia uma mensagem clara sobre a crescente participação feminina nos espaços de poder. Esse avanço, embora significativo, ainda exige a continuidade da luta por igualdade de oportunidades e reconhecimento.
“É um marco de duas mulheres simultaneamente, pela primeira vez, estarem pre-
sidindo o Tribunal Regional Eleitoral”, avalia a presidente. “O tribunal é o reflexo da sociedade onde se percebe a participação das mulheres na disputa de cargos eletivos, se sobressaindo nos diversos segmentos de atuação”, ressalta.
Eleitorado feminino
No final de fevereiro, celebrou-se os 93 anos da conquista do voto feminino no país. A data de resistência e luta pela igualdade de gênero, sobretudo no exercício da democracia, revela avanços em todo o Brasil.
Nas eleições de 2024, o perfil do eleitorado no cenário nacional aponta que 52% foram de mulheres, contra 48% de homens, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Amazonas, a estatística também evidenciou a participação feminina nas urnas, ocupando 51% do eleitorado e 49% de homens.
A desembargadora ressaltou que, após 93 anos, as mulheres continuam buscando espaços em cargos de destaque e participando das decisões políticas. “No primeiro turno do último pleito no Amazonas, mais de um bilhão de mulheres compareceram às urnas, um número expressivo que mostra a força da mulher amazonense frente ao exercício da cidadania”, frisou a desembargadora.
• Carla Maria Santos dos Reis Presidente do TRE-AM
• Nélia Caminha Jorge Vice-Presidente e Corregedora do TRE-AM
• Mara Elisa Andrade Juíza Federal do TRE-AM
• Giselle Falcone Medina Jurista do TRE-AM
• Vânia Marques Marinho Desembargadora suplente do TRE-AM
• Anagali Marcon Bertazzo Juíza de direito
• Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo Juíza de direito
• Maria Auxiliadora dos Santos Benigno Juíza de direito
Agendamento eletrônico da CIN passa a ser aberto diariamente
A alteração visa melhorar a disponibilidade de vagas ao cidadão, de acordo com o IIACM
A solicitação da nova identidade deve ser feita no site da SSP-AM
Desde a última sexta-feira (07/03), o agendamento eletrônico para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos PACs de Manaus passou a ser aberto diariamente, a partir das 18h. No interior do estado, o novo horário é a partir das 18h30, sempre às sextas-feiras. A informação foi divulgada pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM).
Conforme o diretor do IIACM, Mahatma Porto, as vagas para atendimento na capital serão sempre para o dia seguinte. “O agendamento virtual será liberado às 18h, todos os dias da semana, sempre com vagas para o próximo dia útil. Dessa forma, caso o solicitante não consiga agendar hoje, novas vagas serão abertas já no dia seguinte, sempre com um dia de antecedência, permitindo que a pessoa se programe e compareça ao atendimento”, explicou o diretor.
O diretor ressaltou que para os postos on-line do interior, o agendamento para a emissão da nova CIN continuará sendo liberado uma vez por semana, às sextas-feiras, a partir das 18h30, uma vez que a demanda é menor em comparação com a capital.
Como solicitar
A solicitação do documento deve ser feita por meio do site da SSP-AM (www.ssp.am.
gov.br), onde o cidadão encontra todas as informações sobre a documentação necessária para a emissão da CIN.
O diretor ressalta que pessoas idosas, com deficiência ou pertencentes a outros grupos prioritários, mediante comprovação documental, continuarão sendo atendidas diretamente no Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) mais próximo, sem a necessidade de agendamento eletrônico prévio, evidentemente, respeitando a capacidade operacional de cada posto.
Mahatma orienta que, antes de realizar o agendamento, o cidadão confira se todos os documentos estão atualizados, legíveis e sem rasuras, da mesma forma que é imprescindível que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) esteja com os dados atualizados. “Hoje, o cidadão pode inserir vários documentos na Carteira de Identidade Nacional, como: CNH, Cartão Nacional de Saúde, PIS/PASEP, Título de Eleitor, dentre outros”, lembrou o diretor.
CINs emitidas
Desde o início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), em abril de 2023, mais de 600 mil documentos já foram expedidos no estado. Somente no ano pas-
sado, a SSP-AM emitiu cerca de 410 mil novas identidades, tendo identificado cerca de 14% da população amazonense.
Como agendar
• O agendamento deve ser feito pelo site da SSP-AM: www.ssp.am.gov.br.
• Antes de agendar, é necessário conferir se os documentos estão atualizados, legíveis e sem rasuras.
Atendimento prioritário
Idosos, pessoas com deficiência e demais grupos prioritários continuam sendo atendidos diretamente nos PACs, sem necessidade de agendamento, conforme a capacidade de cada posto.
foram emitidas desde 2024 de 600 mil CINs de 400 mil CINs
foram emitidas desde 2023
Crise do cacau aumenta preços de itens da Páscoa de 2025
Grandes empresas e microempreendedores buscam alternativas para driblar elevação
No país, há um total de 602 milhões de ofertas disponibilizadas
Os Correios, em parceria com a Serasa e a FeA Páscoa de 2025 será marcada por preços mais altos e menor oferta de chocolates, consequência direta da crise no mercado global de cacau. Nos últimos 12 meses, o preço do cacau aumentou 189% no mercado internacional, segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia), impactando toda a cadeia produtiva e chegando ao consumidor final.
Cerca de dois terços da produção mundial de cacau estão concentrados na Costa do Marfim, na África. Como resultado, o preço da matéria-prima vem subindo devido a uma crise de oferta, provocada pelo colapso climático e por uma crise sanitária na região, que reduziram significativamente a produção global.
Apesar desse cenário apreensivo, nem todo o aumento de custos deverá ser repassado ao consumidor. No entanto, a tendência é que os preços acompanhem a variação observada na indústria de chocolates nos últimos 12 meses.
Essas oscilações afetam tanto grandes e pequenos empresários, que buscam alternativas para manter a oferta de produtos sem alterar consideravelmente os preços e, assim, evitar a perda de clientes.
Patrícia Vasconcelos é uma das manauaras que trabalham com a venda de produtos ali-
mentícios durante a Páscoa. O carro-chefe do seu negócio são os ovos de colher, que costumam ser recheados e podem custar até R$ 70. No entanto, diante do aumento no preço do chocolate, ela vem criando outros produtos.
“O preço ainda está razoável, mas, mesmo assim, tive que reajustar em quase 25%. Uma das alternativas que estou criando para esta Páscoa é uma barra de chocolate de brigadeiro de meio quilo, que chama a atenção, é deliciosa e consigo vender por um valor mais acessível do que um ovo de Páscoa, a R$ 50, por exemplo”, explica Vasconcelos.
Cenário nacional
Os "dribles" no aumento de preços também vêm sendo adotados por grandes empresas. De acordo com o vice-presidente da Cacau Show, Daniel Roque, além da alta no custo, a valorização do dólar tem pressionado as margens do setor nos últimos meses.
Para se ajustar a esse cenário, a Cacau Show elaborou um plano para reduzir custos e ganhar eficiência na linha produtiva, incluindo ajustes em embalagens e processos industriais. “Equalizamos a produção de forma que o impacto para o consumidor não fosse tão grande”, destacou Roque.
Perspectivas futuras
Apesar da crise no setor, especialistas afirmam que a recuperação dos níveis de produção de cacau deverá ocorrer em um período de cinco a sete anos, exigindo investimentos em novas plantações e tecnologias agrícolas. O Brasil, inclusive, tem potencial para integrar, nas próximas décadas, o pódio dos três maiores produtores de cacau do mundo.
“Posso afirmar, como técnico, que, com a tecnologia desenvolvida, em algumas décadas o Brasil estará entre os três maiores produtores de cacau do mundo”, declarou Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Produção de Cacau no Amazonas
Maior produtor: Coari
Número de pés: 342 mil
Quantidade produzida: 597 toneladas
*Dados compreendem produção até 2023 Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Ovo de páscoa não está cabendo no orçamento?
Confira alternativas:
• Mini ovos de páscoa recheados
• Barras de chocolate recheadas
• Chocolates temáticos
• Brigadeiros de páscoa
• Bolos temáticos
MARHIA EDHUARDA BESSA
08/ Manchete
Após ação policial, população relata mudanças na segurança do Centro
Autoridades destacam que o problema vai além da segurança pública, exigindo atuação conjunta de diferentes órgãos
Pouco mais de um mês após a operação que retirou pessoas em situação de rua e usuários de drogas da região conhecida como Boca da Onça, no Centro de Manaus, comerciantes e feirantes relataram mudanças no local. A ação, deflagrada em 28 de janeiro pelas Forças de Segurança, visava combater o tráfico de drogas na área, após a divulgação de um vídeo mostrando a distribuição de drogas em plena luz do dia nas proximidades do Mercado Adolpho Lisboa.
“Detectamos o que seria o início de uma 'cracolândia', com usuários migrando da Praça dos Remédios para a área da Manaus Moderna. Estamos operando em conjunto com a Prefeitura de Manaus, Sejusc e forças de segurança para trazer normalidade aos moradores e trabalhadores daqui”, explicou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinicius Almeida na época.
A reportagem do Toda Hora esteve no Beco da Onça e percorreu o entorno conversando com comerciantes e clientes. Além disso, constatou a presença da polícia em vários pontos. Tanto no Beco da Onça como na Praça dos Remédios são vistos alguns
“Ficavam vários usuários gritando e assustando os clientes. Era complicado, já que alguns eram agressivos com quem se aproximava dos barracos deles. Agora, sempre tem polícia, o que traz mais tranquilidade para quem trabalha e compra por aqui", afirma Lucas Rogério Assis, gerente de uma loja de materiais de pesca.
A permissionária Edilene Nogueira, que atua há dois anos no Mercado Adolpho Lisboa, afirma que os bandidos se aproveitavam da situação dos moradores de rua para vender drogas. “A maioria não fica mais por aqui durante o dia, pela noite eles dormem ali pela praça, nos barracos ou nos bancos”, ressalta.
Para o policial militar Yan Silva, da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), o patrulhamento ostensivo tem garantido a repressão de crimes na área. “Nossa missão é reprimir crimes, seja o tráfico de drogas ou o porte para uso pessoal, como no caso do crack, que é o que mais usam nessa região. Agora, a movimentação é considerada tranquila”, destacou o PM.
ANA PATRÍCIA DIAS
FOTO: PABLO BRANDÃO
Manaus 08.03.2025
Abordagem social integrada
Além da atuação policial, a abordagem social tem sido integrada aos trabalhos. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a PMAM, promove palestras de orientação social para os policiais que atuam na área.
O delegado Marcelo Martins, titular do 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP), destaca que as ações integradas são vitais para solucionar o problema de forma efetiva.
“É evidente que a situação aqui
Ações socioassistenciais
Para humanizar o atendimento de pessoas em situação de rua no Centro de Manaus, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Prefeitura de Manaus, realiza políticas socioassistenciais voltadas a essa população. Em fevereiro, a secretaria realizou, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), uma ação na rua Guilherme Moreira, praças dos Remédios e da Matriz.
Ação contínua
é mais complexa do que a Polícia Civil ou Militar pode resolver. Envolve questões sociais que pedem a participação de outros órgãos. Essas pessoas são alvos constantes de discriminação, exclusão social e consequentemente da criminalidade, então é muito necessário um esforço coletivo para solucionar o problema de forma efetiva para garantir maior segurança no Centro da cidade”, ressaltou.
No final de fevereiro, Guardas Municipais armados começaram a atuar no Centro da capital amazonense, reforçando a segurança.
Em nota, a SSP-AM afirma que realiza reuniões mensais de nivelamento com as Forças de Segurança, órgãos estaduais, municipais e lojistas, com o objetivo de alinhar estratégias que fortaleçam as ações na área central de Manaus. “A Secretaria reforça que manterá as operações realizadas e vai reforçar ainda mais o trabalho, mas ressalta que são necessárias outras intervenções, além do reforço policial na localidade”, conclui a nota.
“A população que se encontra em situação de rua é um grupo extremamente vulnerável, por isso, exige a implementação de políticas públicas que garantam sua proteção e reintegração à sociedade. A rede de proteção integrada entre os órgãos é fundamental para o sucesso dessa ação”, Graça Prola, subsecretária da Semasc.
FOTO: PABLO BRANDÃO
FOTO: PABLO BRANDÃO
10/ Concursos
Pesquisa mostra otimismo dos MEI para os negócios em 2025
Metade dos microempreendedores acredita que 2025 será melhor em comparação com 2024
O Brasil conta com aproximadamente 11 milhões de microempreendedores individuais com registro ativo
Os microempreendedores individuais (MEI) estão mais otimistas em relação ao desempenho de seus negócios em 2025. É o que aponta a pesquisa “Sondagem Econômica do MEI”, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O estudo mostrou que 50% dos MEIs acreditam que este ano será melhor que 2024, enquanto pouco mais de 15% dos empreendedores creem que o resultado deste ano será igual ao anterior e 13,8% estão mais pessimistas.
Já em relação à visão dos microempreendedores sobre a economia do país neste ano, a confiança é menor. Quase 40% acreditam que o Brasil estará melhor em 2025, na mesma comparação.
Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, a percepção positiva identificada na pesquisa é um reflexo das medidas econômicas do governo.
“Os pequenos negócios representam o segmento que mais gerou empregos em 2024 e o que mais abriu empresas, com mais de 4 milhões de novos empreendimentos”, acrescentou ele.
Décio Lima também ressaltou a resiliência dos microempreendedores. “Eles são aqueles que nunca desistem, criam oportunidades e movimentam a eco-
nomia. Estamos devolvendo o otimismo ao brasileiro, que voltou a consumir e acreditar no futuro”, afirmou.
Capacitação no mercado digital
Os exames de admissão são compostos de provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prático-oral (somente para dentistas e farmacêuticos), prova oral (somente para médicos), procedimento de heteroidentificação complementar (apenas para os candidatos optantes pelo sistema de reserva de vagas de candidatos negros) e validação documental.
As provas escritas ocorrerão no dia 16 de junho. Se aprovado em todas as etapas, o candidato fará o curso/estágio no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), na cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais. O curso tem início em 20 de abril de 2026 e duração de cerca de 17 semanas.
Processo Seletivo abre cinco vagas na Amazonas Energia
A Amazonas Energia está com cinco vagas de emprego disponíveis em postos de atuação distintos, em Manaus. As oportunidades são para as áreas de Laboratório, Motorista de Munck, Linha de Transmissão, Proteção e Eletromecânica e têm requisitos específicos. Interessados devem acessar o site da empresa (amazonasenergia.com), clicar no banner ‘Trabalhe Conosco’ e na opção ‘Nossas Oportunidades’ e efetuar inscrição.
Defensoria seleciona para estágio e residência em Tabatinga
A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) está com inscrições abertas para estágio de graduação e residência jurídica em Tabatinga. As inscrições encerrão no dia 11 de março. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível através do link https://shre.ink/b1BA para estágio de graduação e do link https://shre.ink/ b1BS para residência jurídica, conforme previsto nos editais.
Concursos públicos
Guarda Municipal de Marabá (PA)
126 vagas para o cargo de Guarda Municipal
As inscrições vão até o dia 18 de março no site da Fadesp. Taxa é de R$ 90
Provas acontecerão em 13 de abril
Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)
147 vagas, sendo 49 para início imediato e 98 para cadastro reserva
As inscrições vão de 24 de março a 23 de abril no site da Cebraspe. Taxa é de R$ 163
Provas serão aplicadas em 1º de junho
Secretaria de Fazenda do Paraná (Sefaz PR)
50 vagas para o cargo de Auditor Fiscal
As inscrições vão até o dia 20 de março no site da FGV. Taxa é de R$ 160
Provas serão aplicadas no dia 18 de maio
Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP)
50 vagas para o cargo de Analista de Sistemas Judiciário
As inscrições vão até o dia 18 de março no site da Vunesp. Taxa é de R$ 96
A prova está marcada para o dia
11 de maio
Pré-sal Petróleo/SA
100 vagas para diferentes áreas de atuação
As inscrições vão até o dia 17 de março no site do IDCAP. Taxa é de R$ 100
Provas acontecerão no dia 27 de abril
Comissão Nacional de Energia
Elétrica (CNEN)
150 vagas em cargos de níveis técnico e superior
Inscrições até o dia 16 de março no site da Iades. Taxa varia de R$90 a R$130
Prova será aplicada no dia 27 de abril
Superior Tribunal Militar
80 vagas
As inscrições vão até 4 de abril no site da Cebraspe. Taxa varia de R$ 80 a R$ 120
Provas acontecerão em 8 de junho SAMSUNG
Empregos
JOVEM APRENDIZ
Empregador: Nova Med
Número de vagas: Não
Informado
Área: Administrativa
Requisitos: Ensino Médio cursando completo; Informática Básica; Disponibilidade de horário.
Contato: selecao@ novamedpharma.com.br
RECEPCIONISTA
Empregador: Hotel Holiday Inn
Número de vagas: Não
Informado
Área: Atendimento
Requisitos: Ensino Superior Completo; Experiência na função; Pacote Office; Inglês Intermediário.
Contato: rh.holidayinmao@gmail. com
TÉCNICO
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não
Informado
Área: Qualidade de Suprimentos
Requisitos: De 18 a 35 anos; Ensino Técnico completo; Experiência de 6 meses na carreira; Inglês Intermediário.
Contato: curriculossinemanaus@ gmail.com
SERVIÇOS GERAIS
Empregador: Colégio Auxiliadora Número de vagas: Não Informado
Área: Serviços Gerais
Requisitos: Sexo feminino; Com e sem experiência na função.
Empregador: TCL Semp Número de vagas: Não Informado
Área: Administrativa Requisitos: Ensino Médio
completo; Curso de TBO e Leitura de Componentes; Disponibilidade de horário. Contato: recrutamentomao@ tclsemp.com.br
APRENDIZ
Empregador: Nova Med Número de vagas: Não Informado
Área: Industrial Requisitos: Ensino Médio completo ou Superior cursando; Interesse em atuar na área de Engenharia e Manutenção. Contato: selecao@ novamedpharma.com.br
TÉCNICO DE TI
Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado
Área: Suporte de T.I Requisitos: Técnico de Informática; Disponibilidade de horário; Início imediato. Contato: enviar currículo para (92) 9525-4444
ESTÁGIO
Empregador: Yamaha Número de vagas: Não Informado
Área: Administrativa
Requisitos: Ensino Superior cursando a partir do 6º período em Administração; Noções de Excel; Comunicação clara. Contato: https://shre.ink/bU9t
ENCARREGADO
Empregador: Yamaha
Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Superior completo ou cursando em Engenharia Mecânica, Elétrica, Produção, Química; Experiência de 1 ano como Líder, Analista e Especialista.
Contato: https://shre.ink/bU9x
EDITOR DE VÍDEO
Empregador: Core Digital
Número de vagas: Não
Informado
Área: Edição
Requisitos: Domínio do Premiere e CapCut
Contato: atendimento@ coredigital.co
MINISTÉRIO PÚBLICO RECORRE CONTRA ABSOLVIÇÃO DE PMS
Dia da Mulher: Ronda Maria da Penha atendeu 18 mil mulheres em 10 anos
Cerca de 600 mulheres recebem atendimento, com visitas regulares para monitoramento
ANA PATRÍCIA DIAS
Em comemoração ao Dia da Mulher, o programa Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), celebra uma década de atuação no combate à violência doméstica. Criado em 2014, o projeto já auxiliou mais de 18 mil mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo segurança e apoio emocional.
Ao longo da década, o programa realizou 20.151 atendimentos de Medida Protetiva de Urgência, garantindo o cumprimento das ordens judiciais que restringem o contato dos agressores com as vítimas. Além disso, foram feitas 3.598 visitas solidárias e 216 prisões em flagrante. Atualmente, cerca de 600 mulheres recebem atendimento contínuo, com visitas regulares para monitoramento.
A major PM Tatiana Souza, comandante do programa, destaca a importância da presença feminina na segurança pública: “Ao longo desses 10 anos, realizamos milhares de atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Estamos presentes em suas vidas não só para
protegê-las, mas para oferecer uma rede de apoio e esperança contínua”, afirma.
O projeto, que inicialmente atuava apenas em Manaus, expandiu para os municípios de Careiro da Várzea, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira. A meta é alcançar mais cidades em 2025.
Vera Batista (nome fictício), de 35 anos, recebeu o acompanhamento da Ronda Maria da Penha após sofrer violência doméstica do ex-marido, em 2023. “A rapidez da equipe foi muito importante para que eu me sentisse segura e amparada depois de ter sido agredida e ameaçada. A gente sente mais alívio por ser atendida por uma policial mulher. Algumas dores só nós entendemos”, contou.
Vigilante é baleado ao tentar ajudar vítima de assalto
Um vigilante foi baleado nesta sextafeira (07), ao tentar ajudar uma mulher vítima de assalto na Avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. O crime foi registrado por câmeras de segurança. Após ser abordada e roubada pelo criminoso, a mulher correu para uma empresa próxima, onde o vigilante trabalhava. Ao perceber a situação, o vigilante tentou intervir. O criminoso retornou e efetuou um disparo contra ele. O homem foi socorrido, mas não há informações sobre o estado de saúde dele.
Onde buscar ajuda?
O programa Ronda Maria da Penha oferece suporte pelo número (92) 98842-2258, disponível 24 horas, além do atendimento nas Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCM) em Manaus:
• DECCM Centro-Sul
Avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, funciona em regime 24 horas;
• DECCM Norte/Leste
Rua Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus; de 8h às 17h, de segunda a sexta;
• DECCM Sul/Oeste
Rua Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado; de 8h às 17h, de segunda a sexta
Irmãos são executados com mais de 10 tiros em Manaus
Os irmãos Anderson Marinho Praia, de 27 anos, e Alex Júnior Marinho, de 30 anos, foram assassinados dentro da própria residência na rua São Crispim, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, na quinta-feira (06/03). De acordo com a polícia, criminosos armados chegaram em um carro e uma motocicleta, invadiram a casa e efetuaram mais de dez disparos contra as vítimas. Os irmãos não tiveram tempo de reação e foram baleados à queima-roupa.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Manaus
08.03.2025
Áries | 21/03 a 20/04
Procure repartir suas necessidades, alegrias e expectativas com quem está ao seu lado. Não deixe espaço para que futuramente você seja criticado(a).
Leão | 22/07 a 22/08
O céu põe você em contato com potências não conhecidas e dá a partida em um tempo de novas realizações. Bom momento no campo espiritual e social.
Sagitário | 22/11 a 21/12
Nesta fase, você está com muita energia e determinação. Você vai poder buscar mais satisfação em sua vida amorosa. Há mais coragem e potencial para agir.
Touro | 21/04 a 20/05
O romance toma novo rumo e as coisas ficam muito melhores. O momento é de realizações e esperanças renovadas. Os próximos dias serão ótimos.
Virgem | 23/08 a 22/09
A Lua traz à tona sentimentos escondidos até de você mesmo. Você avalia sua competência, o céu pede que reveja como faz suas tarefas.
Capricórnio | 22/12 a 20/01
Pessoas influentes e poderosas poderão ser úteis para viabilizar futuros projetos. Procure cultivar mais amigos em seu ambiente de trabalho.
Boi-bumbá com Carnaval
O feriado de Carnaval já passou, mas o clima de folia continua em Manaus. Além de bandas e blocos, hoje (8/3) é a segunda e última noite do Carnaboi. O evento, no Studio 5, ressalta as raízes e a diversidade dos povos indígenas da região.
A festa tem início às 19h, com a apresentação conjunta de Boi Brilhante, Boi Garanhão e Boi Corre Campo. Logo após, Márcia Novo e Curumins da Baixa assumem o palco das 19h45 às 20h25. Das 20h30 às 21h10, Luanita Rangel e Jardel Bentes encantam o público, seguidos por Márcia Siqueira e Mara Lima, que se apresentam das 21h15 às 21h55.
A programação segue com Edilson Santana e Paulinho Viana, das 22h às 22h40, e Tony Medeiros e P.A Chaves,
Gêmeos | 21/05 a 20/06
O céu traz a oportunidade de encontrar uma nova expressão da sua criatividade. Não dá para adiar a vida inteira o momento de desenvolver o potencial que você sabe que tem.
Libra | 23/09 A 22/10
Nesta fase, tenha mais prudência. Ficar muito em evidência às vezes incomoda os que estão sempre nos bastidores. E você está sob os holofotes.
Aquário | 21/01 A 19/02
Há receptividade à sua volta, tanta que é impossível não notar. Faça um programa do que quer que aconteça e não abra mão dele por nada.
Câncer | 21/06 a 21/07
No trabalho, pode contar com as pessoas de sempre. Não abuse e procure cooperar também. Durante este trânsito suas energias estão direcionadas.
Escorpião | 23/10 A 21/11
Você terá lucro com as suas atividades. As amizades estão favorecidas e você terá o prazer de conhecer muita gente importante.
Peixes | 20/02 A 20/03
Essa é uma fase bastante propícia para concluir projetos iniciados e investir em suas convicções. Fé e confiança são tudo o que você precisa para chegar.
que se apresentam das 22h45 às 23h25. O ponto alto da noite se dá com o show especial das 23h40 até 01h.
Encerrando a noite, Patrick Araújo e Arlindo Neto apresentam-se das 01h10 à 01h50, seguidos por David Assayag e Helen Verás, que se apresentam das 01h50 às 02h30. Finalmente, Gean Figueira e Adriano Aguiar encerram a noite com uma apresentação das 02h30 às 03h10.
SORVETE RÁPIDO
Ingredientes
1 caixa de leite condensado
2 caixas de creme de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de preparo
Em um liquidificador ou batedeira, coloque todos ingredientes, bata por 3 minutos até que fique uma mistura homogênea; Transfira o sorvete para um recipiente adequado para congelamento. Tampe o recipiente ou cubra-o com plástico filme para evitar a formação de cristais de gelo; Leve ao congelador por aproximadamente 4 horas; Retire do congelador, e deixe alguns minutos em temperatura ambiente antes de servir. Molhe uma colher de sorvete, forme as bolas e sirva com a calda da sua preferência.
Blocos e bandas
• 08 e 09/03 – Carnaval do Povão
Alameda Alphaville, Novo Aleixo
• 08/03 – Bloco Legionários na Folia
• 15/03 - Bloquinho
• 08/03 – X-Cabloquinho
Estacionamento do Amazonas Shopping
• 08/03 – Banda da Getúlio
Avenida Getúlio Vargas, Centro
• 08/03 – Bloco do Pirão
Parque Rio Negro, São Raimundo
• 02/03 – Bloco do Eu Sozinho
Espaço Via Torres, Flores
Rua Dr. Pegoraro, Zumbi dos Palmares
• 08/03 – Bloco Folia da Águia
Rua Sílvio Nogueira Valente - Grande Vitória
• 14/03 – Esquenta do Bloco BMB
Vila Lenil, Rua Silva Ramos, Centro
• 15/03 – Carnamed
Podium da Arena da Amazônia
• 15/03 – Bloco do Carapanã
Rua Clidenor Galvão, Lírio do Vale 2
Rua Graviola, Alvorada 1
• 15/03 – Bloco do Feijão
Rua Piratini, Zumbi 3
que se apresentam das 22h45 às 23h25. beça”
“Meu mundo de quebra-cabeça”
• 22/03 - Banda Amigos da Girassol
Tancredo Neves
• 22 e 23/03 - Banda da Rua Isabel
Rua Rubídio, Vila da Prata
• 29/03- 9º Edição do Bloco da Malária
Rua Manduri - Zumbi dos Palmares 2
futebol
Neymar comemora retorno à seleção
brasileira: "Feliz em estar de volta"
Craque volta a vestir a amarelinha após um ano e cinco meses de grave lesão no joelho
Após um ano e cinco meses sem vestir a amarelinha, Neymar voltou a ser convocado para a seleção brasileira. O craque do Santos foi um dos 23 convocados pelo treinador Dorival Jr para as partidas contra Colômbia e Argentina, nos dias 20 e 25 de março, respectivamente, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O maior artilheiro da história da Seleção com 79 gols rompeu o ligamento cruzado anterior
VEJA A LISTA
COMPLETA DA CONVOCAÇÃO
ABAIXO
Goleiros
em outubro de 2023 e retorna à seleção após quase um ano e meio. Neymar usou as redes sociais para celebrar seu retorno à amarelinha: “Feliz em estar de volta”, resumiu Neymar.
Retorno ao Santos
Desde a volta ao Peixe, o camisa 10 da seleção brasileira recuperou a forma física e atuou em todos os sete jogos do Santos desde o seu retorno, em janeiro. Neymar tem três gols e três assistências na segunda passagem pela Vila Belmiro.
• Alisson (Liverpool)
• Bento (Al-Nassr)
• Ederson (Manchester City)
Laterais
Meio-campistas
• André (Wolverhampton)
• Bruno Guimarães (Newcastle)
• Danilo (Flamengo)
• Wesley (Flamengo)
• Vanderson (Monaco)
• Guilherme Arana (Atlético-MG)
Zagueiros
• Gerson (Flamengo)
• Matheus Cunha
• Neymar (Santos)
• Lucas Paquetá (West Ham)
• Raphinha (Barcelona)
• Éder Militão (Real Madrid
• Gabriel Magalhães (Arsenal)
• Marquinhos (PSG)
• Léo Ortiz (Flamengo)
• Murillo (Nottingham Forest)
Atacantes
• Estêvão (Palmeiras),
• João Pedro (Brighton)
• Raphinha (Barcelona)
• Rodrygo (Real Madrid)
• Savinho (Manchester City)
• Vinicius Junior (Real Madrid)
Manaus 08.03.2025
JORNAL COLOCA RAPHINHA
COMO CANDIDATO
Técnico do Manaus elogia time mesmo após derrota
Manaus perdeu por 4 a 1 para o Atlético-MG, no Mineirão, em duelo da 2ª fase da Copa do Brasil. Agora, treinador e equipe focam na final do 1º turno do Amazonense contra o Amazonas
O Manaus foi eliminado da Copa do Brasil ao perder por 4 a 1 para o Atlético-MG, nesta semana, no Mineirão, em Belo Horizonte. Apesar do placar elástico, o técnico Júlio César Nunes exaltou o empenho de seus comandados e disse que o time sai de cabeça erguida de campo.
“Acredito que foi mais qualidade do adversário do que erros defensivos do Manaus. Mas erguer a cabeça, a gente tem uma final domingo. Os atletas estão de parabéns. Saí daqui de cabeça erguida, daquilo que a gente fez, no nosso limite, e pensar nessa final do primeiro turno que é importante no jogo contra o Amazonas no domingo”, disse Júlio César Nunes, técnico do Manaus.
Júlio César Nunes admitiu que a ideia era fazer um jogo defensivo e tentar os contra-ataques, principalmente pelas laterais. Segundo ele, o time conseguiu cumprir o que tinha sido acordado, ao não sofrer gol no início do jogo.
Ex-Libertadores destaca a importância de título do 1º turno do Amazonense
Com dois jogos disputados, o meia uruguaio Diego Zabala aos poucos busca se adaptar ao Amazonas. Mas nesse tempo, já tem uma decisão no próximo domingo, quando a Onça-Pintada enfrenta o Manaus, na final do primeiro turno do Campeonato Amazonense.
Jogador de 28 anos disputou a última edição da Copa Libertadores pelo Palestino-CHI. Esta é a primeira experiência
profissional do atleta no futebol brasileiro.
“É uma partida importante para nós. Para seguir com a alegria que quer o treinador. Para a confiança do grupo, sabemos a importância que tem a partida no domingo. Estamos nos preparando. Estamos fazendo uma semana boa para fazer uma boa partida", afirmou Diego Zabala, meia do Amazonas.
Ex-UFC critica preparação de Poatan e questiona 'fome' do brasileiro
Alex Pereira e Magomed Ankalev medem forças no UFC 313 deste sábado (8), na 'T-Mobile Arena', em Las Vegas (EUA), em duelo que coloca em jogo o cinturão dos meio-pesados (93 kg) da organização.
Durante a preparação para a luta, 'Poatan' vem sofrendo com críticas por viajar durante o camp por questões comerciais e também para ajudar Sean Strickland no combate contra Dricus du Plessis. Tal postura parece incomodar al-
gumas figuras do ramo, como Matt Brown.
Dias antes do confronto, o ex-lutador do UFC participou do podcast 'The Fighters vs The Writer' e comentou sobre as possíveis distrações de ser campeão da liga presidida por Dana White. De acordo com Brown, Poatan parece ser uma pessoa discreta, mas a popularidade adquirida pode ter afetado sua preparação para o camp contra Ankalaev.