Relatório feito pelo TJAM aponta aumento de prisões e alerta para exploração de jovens por facções criminosas. Drogas são usadas como moeda de troca em comunidades mais vulneráveis /08
TODAHORA.COM
TODA HORA
Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.
CNPJ: 15.183.160/0001-90
PUBLICIDADE
Vendas de anúncio 92 98112-7156
De Segunda à Sexta Das 8h às 17h
TIRAGEM
10.000 exemplares
FILIADO A
DIRETORIA DE REDAÇÃO
Camila Pereira (MTb 1311/AM)
Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)
EDIÇÃO DE ARTE
Victor Costa
Vanessa Alencar
Desirée Souza
CIRCULAÇÃO
Salles Nascimento
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!
Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.
Bual usava dinheiro de ‘rachadinha’ para agiotagem, diz Gaeco
Preso preventivamente nesta sexta-feira (3/10) durante a operação Face Oculta, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas (MPAM), o vereador de Manaus Rosinaldo Bual (Agir) é investigado pelo esquema de ‘rachadinha’ e de usar o dinheiro para financiar agiotagem. “O parlamentar tinha alta rotatividade de funcionários no gabinete, com aproximadamente 50 servidores que tinham que devolver metade dos salários. O dinheiro ia primeiramente para quatro a cinco pessoas da equipe dele e depois era revertido em benefício dele. Há suspeita também de que o dinheiro era para uso de agiotagem”, explicou o coordenador do Gaeco, promotor Leandro Tumbinambá.
Aleam
discute PL voltado ao combate à venda de bebidas adulteradas
Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o projeto de lei que propõe medidas rigorosas contra a comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas. A proposta é de autoria do deputado Delegado Péricles (PL). O texto estabelece a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) como instrumento de comprovação de origem das bebidas. Caso o estabelecimento comercial varejista venda ao consumidor final bebida alcoólica adulterada, contaminada ou falsificada, resultando em danos à saúde ou à vida do consumidor, ele responderá solidariamente com o fabricante, o distribuidor ou o importador pela reparação integral dos danos causados.
rápidas
Honda anuncia investimento de R$ 1,6 bilhão no PIM
A Honda vai investir R$ 1,6 bilhão na produção de motocicletas até 2029. Com isso, a fábrica de Manaus deve aumentar sua produção para 1,6 milhão de motocicletas por ano e gerar cerca de 350 novos empregos, além de impactar positivamente toda a cadeia de fornecedores e serviços ligados à indústria de motos
Banco Central define regra sobre o Pix parcelado neste mês
O Banco Central divulgará o regulamento do Pix parcelado em outubro, além de um manual de procedimentos da operação em dezembro, com exigências de transparência e instruções para a cobrança. No Pix parcelado, a instituição financeira faz uma operação de crédito em parcelas para o cliente, e o estabelecimento recebe o valor à vista.
Homologada lista tríplice para vaga de substituto no TRE-AM
O Tribunal Superior Eleitoral homologou a lista tríplice formada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas para a escolha do próximo membro substituto da classe dos advogados no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Os indicados são Diogo Oliveira Nogueira Franco, Laura Maria Santiago Lucas e Hamilton Novo Lucena Junior. A decisão segue para a Presidência da República.
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Vereadores de Manaus protocolam 36 novas datas comemorativas em 2025
Entre as propostas estão o Dia do Gato e do Sauim-de-coleira, além do Dia Municipal da Música Gospel
MARHIA EDHUARDA BESSA
A 19ª legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM) tem dedicado boa parte de sua energia parlamentar à criação de novas datas comemorativas — uma pauta considerada de baixo impacto prático para a vida da população. Somente em 2025 já foram protocolados 36 projetos de lei com esse objetivo, segundo dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Casa. As propostas vão de homenagens a categorias profissionais até causas sociais, ambientais e de saúde.
Embora variem em áreas como cultura, saúde, esporte, pauta animal e religião, o volume de iniciativas chama atenção pela aparente desconexão com problemas estruturais da cidade.
Para o cientista social Helso Ribeiro, esse movimento revela mais cálculo eleitoral do que preocupação real com políticas públicas. “Tem muito simbolismo e uma carícia, uma massagem no ego dos nichos tocados por esse tipo de homenagem. Então a pessoa ou causa vinculada a tal dia vai entender que o vereador se preocupou com ela. Sendo assim, nas próximas eleições esses autores já têm a simpatia de determinados grupos”, explicou, acrescentando que, embora não haja impacto concreto na rotina da população, os vereadores se beneficiam politicamente do acúmulo de projetos.
Reações do eleitorado
Nas redes sociais, a percepção sobre o tema é dividida. Parte dos grupos contemplados comemora o reconhecimento, mas há também uma onda de críticas sobre a utilidade dessas leis.
O vereador Aldenor Lima recebeu uma série de comentários negativos após propor a criação do Dia Municipal do Gato. “Cheio de trabalho para fazer na cidade e o cara vem querer criar o dia do gato kkk”, ironizou um internauta. Outro sugeriu ações mais concretas: “Faça um programa facilitando cas-
trações, crie um projeto com futuros médicos veterinários para atendimentos”.
Outra iniciativa que gerou debate foi a criação do Dia da Cultura Evangélica, de autoria do vereador Roberto Sabino: “Esses vereadores de Manaus só fazem projetos voltados à religião evangélica”, criticou um internauta em uma publicação. Outro comentário foi ainda mais incisivo: “É uma vergonha sem precedentes. Na maior cara dura, os vereadores querem empurrar goela abaixo da população que evangélico é cultura”.
• PL 632/2025
Dia da Música Gospel na Cidade de Manaus
Autor: Joelson Silva
• PL 624/2025
Dia do Pai Avô
Autor: Allan Campelo
• PL 481/2025
“Dia Municipal do Gato”
Autor: Aldenor Lima
• PL 392/2025
Dia Municipal do Sauim-de-coleira
Autor: Aldenor Lima
• PL 363/2025
Dia da Sobriedade - 06/01
Autor: Allan Campelo
Proposituras
Coronel Rosses (PL), Allan Campelo (Podemos), Joelson Silva (Avante), Aldenor Lima (UB) e Professora Jacqueline (UB), cada um responsável por mais de duas datas sugeridas. Nas justificativas dos projetos, os parlamentares afirmam em suas proposituras que os “dias” funcionam como ferramentas de sensibilização e valorização de setores pouco lembrados pelo poder público.
O vereador Coronel Rosses, por exemplo, assinou projetos para instituir o Dia do Comércio, o Dia do Internacionalista e até o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais. Joelson Silva concentrou-se em temas ligados à cultura, saúde e ao esporte, como a Música Gospel, o Futsal e a Prematuridade.
Já Aldenor Lima voltou-se para a pauta animal, sugerindo datas, além da homenagem ao gato, à adoção de animais e ao sauim-de-coleira.
Entre as causas sociais contempladas, estão iniciativas como o Dia das Famílias com Pessoas Desaparecidas, de autoria do vereador Professor Samuel, e o Dia da Sobriedade, proposto por Allan Campelo.
• PL 272/2025
Dia Oficial da Reserva (R/2) do Exército
Autor: Coronel Rosses
• PL 170/2025
Dia Municipal das Reservas
Particulares do Patrimônio Natural
Autora: Professora Jacqueline
• PL 52/2025
Dia Municipal do Cônsul
Autor: João Carlos.
• PL 104/2025
Dia Municipal do Futebol Americano (FA)
Autor: Eduardo Assis
• PL 623/2025
Dia da Corrida de Rua
Autor: Professor Samuel
CAMPANHA ANTIRRÁBICA EM MANAUS PREVÊ IMUNIZAR 280 MIL ANIMAIS
Bombeiros definem regras para recarga de veículos elétricos
Norma visa prevenção a incêndios após registro de explosões de veículos em várias partes do mundo
REDAÇÃO
Manaus, que concentra o maior mercado de veículos elétricos da região norte, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), passa por um novo desafio: a segurança nos pontos de recarga. Uma nova norma técnica do Corpo de Bombeiros acende o alerta sobre os riscos de incêndio nesses pontos e equipamentos movidos a baterias de íons de lítio em edificações na capital e interior do estado.
A regra, publicada em julho, estabelece critérios mais rigorosos de segurança, diante da alta inflamabilidade desse tipo de bateria e do aumento de registros de explosões e incêndios em várias partes do mundo, para prevenção a incêndios. As novas regras são alvo de críticas de síndicos.
Entre as determinações do Corpo de Bombeiros está a exigência de uma distância mínima de cinco metros entre as vagas de carregamento e áreas consideradas de risco, como depósitos ou tanques de combustível.
As exigências incluem ainda a adequação de saídas de emergência, iluminação e sinalização de segurança, reforçando o cuidado em situações de risco. O objetivo é aumentar a proteção de usuários e reduzir a probabilidade de incidentes envolvendo baterias de íons de lítio, que apresentam alta inflamabilidade.
Repercussão
Joaquim Júnior, síndico do edifício Coral Gables, criticou a norma técnica. “Em vez de oferecer segurança e clareza, a norma cria restrições inviáveis, limita direitos individuais e nos afasta de soluções modernas e sustentáveis. Precisamos de regras que contemplem segurança elétrica, viabilidade financeira e igualdade entre os moradores”, afirmou.
O síndico pede a reavaliação da norma com apoio técnico especializado para buscar um "equilíbrio que atenda ao interesse coletivo".
A regra, publicada em julho, estabelece critérios mais rigorosos de segurança
A cobrança pelo uso da energia elétrica também exige atenção dos condôminos. De acordo com a Associação Nacional da Advocacia Condominial (Anacon), a falta de informação técnica e jurídica é um dos maiores obstáculos.
“Instalar um carregador não pode ser tratado como uma decisão individual. É preciso estudo financeiro e planejamento jurídico. O custeio pode ser feito individualmente, por rateio ou por pagamento proporcional, dependendo do modelo adotado. Em todos os casos, as regras precisam estar previstas na convenção ou no regimento interno”, alerta o diretor da Anacon no Amazonas, José Mário.
A associação orienta síndicos a iniciarem com um estudo técnico e levarem a discussão para assembleia, definindo a forma de cobrança pelo uso da energia.
Regulamentação
Especialistas alertam que a regulamentação é crucial para evitar problemas. Para o advogado especializado em Direito Imobiliário, Anelson Brito, a instalação de carregadores em condomínios demanda uma abordagem multidisciplinar, que "combine aspectos técnicos e de segurança com os imperativos jurídicos da convivência condominial”.
O especialista explica que instalações coletivas são mais vantajosas, podendo custar até três vezes menos que as individuais, além de valorizar os imóveis: “Contar com um projeto de eletrificação pode ser decisivo na valorização futura. Mesmo quem hoje não tem um carro elétrico vai querer as mesmas facilidades no futuro”, disse.
Regras para instalação de carregadores
Nota técnica do Corpo de Bombeiros estabelece as seguintes exigências:
• Distanciamento mínimo de 5m de outras vagas ou áreas de risco
• Preferência por áreas externas; em garagens internas, só em áreas segregadas
• Chuveiros automáticos (sprinklers) de resposta rápida em estacionamentos internos, ventilação adequada e extintores próximos
• Estações devem contar com pontos de desligamento manual
• Obrigatoriedade de detectores de temperatura
• Pelo menos dois extintores próximos
Eletropostos em Manaus
Shoppings de Manaus que oferecem o serviço de recarga de carros elétricos:
• Manaus ViaNorte: estação da Kûara Energy com carregadores inteligentes de 22 kW, disponíveis 24 horas; carregamento pode ser acompanhado pelo aplicativo da empresa;
• Manauara Shopping: primeiro eletroposto ultrarrápido de Manaus, com 10
pontos de recarga (cinco AC e cinco DC turbo), capazes de carregar um carro completamente em até uma hora;
Millenium Shopping: estação de recarga no estacionamento G1; utilização do serviço é feita por meio do aplicativo Amazon Charge;
Shopping Ponta Negra: Disponibiliza estação de recarga 24 horas, com quatro carregadores de 22 kW/h.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Verão amazônico de 2025 surpreende com excesso de chuvas
O cenário atípico reacendeu o debate sobre a influência das mudanças climáticas
O chamado “verão amazônico” — período tradicionalmente caracterizado por céu aberto e altas temperaturas — veio diferente em 2025. Ao invés da estiagem esperada, a população foi surpreendida por chuvas frequentes, que mudaram a rotina em Manaus e em cidades do interior. O cenário atípico reacendeu o debate sobre a influência das mudanças climáticas no regime de chuvas da região amazônica.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre junho e agosto de 2025, áreas do centro, sudoeste e norte do Amazonas, além de regiões do Pará, registraram chuvas acima da média histórica. Em Manaus, por exemplo, os acumulados ficaram entre 21% e 136% acima do esperado para o período.
O instituto explica que o volume elevado esteve relacionado a instabilidades convectivas locais e ao transporte de umidade do Atlântico Norte para o continente, condições que favoreceram pancadas intensas.
Outro ponto importante: a intensificação das chuvas não esteve ligada ao fenômeno El Niño. Durante junho e julho, o Oceano Pacífico se manteve em neutralidade, e em agosto iniciou-se o resfriamento das águas, com previsão de instalação do La Niña até o fim do ano.
“A previsão climática do INMET indica uma
tendência de aumento gradual das chuvas nos próximos meses, outubro a dezembro, nas porções sul e oeste do estado. Menores volumes são previstos para o nordeste do Amazonas”, informou o instituto ao Toda Hora.
População ‘desacostumou’
Já a Defesa Civil do Amazonas reforça que o prognóstico trimestral já apontava acumulados significativos, mas dentro do esperado para o período. O órgão lembra que, após dois anos consecutivos de seca extrema, a população se acostumou a associar o verão amazônico a longos períodos sem chuva.
“Este período, do ponto de vista climatológico, não corresponde a uma estação seca, mas sim a uma estação menos chuvosa. Situações de tempo excessivamente seco, sim, configuram cenários fora da normalidade. Embora o período atual seja conhecido como “verão amazônico”, marcado pela redução do volume de chuvas, episódios de maior intensidade podem ocorrer em razão da atuação de sistemas atmosféricos de grande escala, como ondas de instabilidade e a maior disponibilidade de umidade. Esses episódios, ainda que menos frequentes, fa-
zem parte da variabilidade climática da região”, pondera.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os boletins meteorológicos e seguir as recomendações oficiais, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos.
Uma das manauaras que está estranhando as temperaturas mais amenas é a idosa Margareth Oliveira, de 62 anos. “Nem lembrava de um agosto e setembro tão tranquilos. É claro que ainda tem dias que o calor aperta e fico agoniada, mas dessa vez eles estão revezando com esses dias mais geladinhos. Eu aproveito até para economizar na energia de luz", comemora.
Mudanças climáticas
Conforme o Inmet, estudos das últimas quatro décadas mostram que a Amazônia tem registrado chuvas mais fortes nas estações úmidas e secas mais severas na estiagem. Para os próximos dias, a previsão do Inmet indica pancadas pontuais de chuva intercaladas com períodos de sol, com acumulados de 10 a 30 mm em uma semana.
Níveis do Rio Negro em Manaus (2023-2025)
Com o aumento das chuvas, a navegação nos rios segue favorável durante o período de estiagem. O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado (Sindarma) informou que todas
as bacias estão operando com segurança. O cenário é favorável em relação aos anos anteriores, quando a seca impediu a navegação e resultou em desabastecimento em cidades do estado.
MARHIA EDHUARDA BESSA
Em Manaus, os acumulados ficaram entre 21% e 136% acima do esperado
Volumes de chuva
Refis 2025: saiba como aderir e renegociar dívidas com descontos
Programa contempla dívidas de ICMS, IPVA, ITCMD e contribuições para fundos estaduais
REDAÇÃO
Os contribuintes do Amazonas já podem aderir ao programa especial de renegociação de débitos com o Estado. O Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2025) oferece descontos de até 95% em multas e juros e contempla dívidas de ICMS, IPVA, ITCMD e contribuições para fundos estaduais, permitindo que pessoas físicas e jurídicas regularizem sua situação fiscal com condições facilitadas.
“Muitos contribuintes que estão endividados querem se regularizar e nós estamos dando essa oportunidade. Além disso, melhora a arrecadação uma vez que dívidas que dificilmente seriam pagas viram receita efetiva para o governo poder investir nas necessidades da população”, destacou o governador Wilson Lima.
Sancionado pelo governador Wilson Lima, no dia 24 de setembro, o programa possibilita o pagamento à vista ou parcelado, com entrada mínima de 10% do valor atualizado da dívida. Em caso de inadimplência superior a 90 dias ou da falta de pagamento de tributos correntes no mesmo período, o benefício será automaticamente cancelado.
Além dos contribuintes em geral, o Refis também abrange empresas incentivadas que recolhem ICMS com crédito-estímulo, desde que estejam com as contribuições aos fundos regularizadas, fortalecendo a segurança jurídica e a competitividade do setor produtivo.
Passo a passo
Para aderir ao programa é necessário acessar o site Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), www.sefaz.am.gov.br, clicar na aba “Refis 2025” e seguir as orientações. Para os débitos não inscritos em dívida ativa, o pagamento à vista ou parcelado poderá ser feito on-line, diretamente no portal da secretaria.
E para os débitos inscritos em dívida ativa, o pagamento, seja à vista ou parcelado, deverá ser formalizado presencialmente na
O programa possibilita o pagamento à vista ou parcelado
Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) ou no posto da PGE-AM localizado dentro da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), através de agendamento por meio do site da instituição.
A Sefaz disponibilizará ainda atendimento presencial na sede, em Manaus, e nas agências do interior para orientações e formalizações. Na capital os atendimentos serão na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado no prédio anexo da Sefaz, no Edifício Ozias Monteiro, rua Franco de Sá, 263-313 - São Francisco, mediante agendamento prévio.
O Refis 2025 permitirá a regularização de débitos com descontos entre 60% e 95%, variando conforme o tributo e o número de parcelas escolhidas. A medida recoloca contribuintes na formalidade, amplia a recuperação de créditos do Estado e melhora o ambiente de negócios, ao facilitar a renegociação de dívidas e destravar investimentos no Amazonas.
Como aderir ao Refis 2025
Para débitos não inscritos em dívida ativa:
• Pagamento à vista ou parcelado online no portal da Sefaz-AM: www.sefaz. am.gov.br aba “Refis 2025”.
• Atendimento presencial: Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), prédio anexo da Sefaz, Edifício Ozias Monteiro, rua Franco de Sá, 263313 – São Francisco (necessário agendamento prévio).
Para débitos inscritos em dívida ativa:
Pagamento à vista ou parcelado deve ser formalizado presencialmente:
• Na Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) ou
• No posto da PGE-AM no DetranAM, mediante agendamento pelo site da PGE-AM.
Falta de compressores ameaça produção de ar-condicionados no PIM
Indústria pressiona governo federal por atualização do Processo Produtivo Básico
O Polo Industrial de Manaus (PIM), segundo maior produtor mundial de ar-condicionado, enfrenta o risco de paralisação de suas linhas de produção devido à insuficiência de compressores nacionais, componente essencial dos aparelhos. Atualmente, a empresa Tecumseh, localizada em São Paulo, é a única responsável pelo fornecimento do material.
Na tentativa de reduzir os impactos, a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), junto com o setor de eletroeletrônicos da Zona Franca de Manaus (ZFM), solicitou em março, alteração do Processo Produtivo Básico (PPB) dos aparelhos de ar-condicionado fabricados pela PIM.
A medida, atualmente em análise no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), é considerada essencial para destravar o setor, responsável por 10% do faturamento e 15 mil empregos diretos no PIM.
No entanto, de acordo com a Eletros, a consulta pública aberta pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) no início de setembro para discutir a flexibilização nas exigências do processo, não resolve o gargalo. A pasta tem até 15 de outubro para analisar o pedido e propor uma medida efetiva.
Pesquisa aponta que 98% dos consumidores planejam presentear na data
Bolsonaro — que exige a aquisição de compressores fabricados no Brasil. Na época, a medida transformou a Tecumseh em fornecedora exclusiva. No entanto, a empresa não tem capacidade para atender a demanda das 18 empresas instaladas no PIM.
O descumprimento do PPB implica consequências severas como perda dos incentivos fiscais, cobrança de todos os impostos retroativos e aplicação de multas.
Ameaça à incentivos fiscais
“As fábricas seguem desabastecidas, situação já reconhecida pelas autoridades. O impacto tem reflexos em toda a cadeia de suprimentos e coloca milhares de empregos em risco. A proposta apresentada não soluciona o problema, mantendo o risco para a produção de ar-condicionado”, afirmou Jorge Nascimento, presidente executivo da Eletros, em nota.
Regra do PPB
O entrave é causado por uma política industrial — criada em 2020 no governo
“A exigência de cumprir o PPB é um obstáculo para o setor, já que o fornecedor não supre a demanda dos fabricantes locais, que são obrigados a comprovar o cumprimento de uma etapa impraticável”, Antônio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
“A Zona Franca é um instrumento estratégico de desenvolvimento. Nosso papel é criar pontes entre o setor produtivo e o poder público para que os desafios sejam enfrentados com diálogo técnico, responsabilidade e visão de futuro”, Bosco Saraiva, superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa).
A Eletros propõe que a obrigatoriedade seja ajustada à capacidade real de produção da Tecumseh. Caso contrário, as indústrias podem deixar de cumprir o PPB e perder os incentivos fiscais da ZFM, o que inviabilizaria a produção.
"O quadro ameaça iniciativas do Governo Federal e da indústria voltadas ao fortalecimento do setor nacional, à atração de investimentos e à manutenção de postos de trabalho. A solução é fundamental para garantir competitividade, empregos, proteção aos consumidores e confiança no ambiente de negócios", ressalta a Eletros, em nota.
Em 2024, a cota mínima de 12% não foi alcançada (só 5% foram entregues). O governo autorizou a compensação em 2025, mas o cenário não mudou. Em 2026, a exigência sobe para 15%, ampliando a insegurança.
Produção de splits no PIM
3.283.720 unidades
entre janeiro a julho de 2024
3.707.994 unidades
entre janeiro a julho de 2025
na produção de condensadoras na produção de evaporadoras
Apenas uma empresa é responsável pelo fornecimento do material
ANA PATRÍCIA DIAS
Prisões de indígenas crescem com avanço do crime organizado no AM
Relatório do TJAM mostra aumento de prisões e uso de drogas como moeda de troca em comunidades vulneráveis
ANA PATRÍCIA DIAS
Neste ano, 113 indígenas de 21 etnias diferentes estão presos no Amazonas, sendo 27 por tráfico de drogas. Os dados do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), através do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), revelam o avanço do crime organizado em comunidades no interior do estado. Conforme o Relatório Estatístico sobre Pessoas Indígenas e Justiça Criminal no Amazonas, o número de prisões de indígenas quadruplicou entre 2018 e 2023, saltando de 24 para 105 casos.
Ainda segundo o relatório, 205 indígenas estavam como réus ou condenados no sistema judiciário no ano passado, dos quais 47,8% relataram problemas com álcool e drogas. A vulnerabilidade econômica e social, associada ao uso de drogas como moeda de troca, tem sido explorada para a cooptação de facções criminosas atuantes em comunidades ribeirinhas. Em muitas dessas localidades, a falta de políticas públicas consistentes, acesso limitado à educação e dificuldades logísticas contribuem para que jovens e adultos sejam mais facilmente recrutados.
A especialista em segurança pública, Goreth Rubim, explica que o conhecimento dos povos originários sobre a floresta e os rios facilita a logística do narcotráfico na região amazônica.
“Normalmente os indígenas são cooptados para atuarem como mulas para o tráfico de drogas, com o objetivo de facilitar a entrada e saída das substâncias entorpecentes de um local para o outro, por meio dos rios e trilhas dentro das matas amazônicas”, destacou a especialista.
Ainda segundo os dados do TJAM, os municípios com maiores números de prisões foram: São Gabriel da Cachoeira (69), Pauini (28), Eirunepé (17), Tabatinga (10) e Santo An-
tônio do Içá (9).
Aliciamento e moeda de troca
A cooptação também se dá por meio de falsas promessas de trabalho e, em muitos casos, com o uso da própria droga como forma de pagamento. A secretária nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Marta Machado, confirmou a prática durante o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizado em agosto, em Manaus.
“Tem tido efeito o aliciamento de indivíduos indígenas para trabalhar para o crime, caminhar na floresta carregando as drogas. Alguns desses indígenas acabam sendo pagos com pasta base de cocaína e, voltando às suas comunidades, distribuem os entorpecentes, gerando maiores impactos. O pagamento com a própria droga alimenta um ciclo vicioso de dependência e submissão”, afirmou.
O sociólogo e professor de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Raimundo Nonato, detalha o mecanismo. Segundo ele, o narcotráfico age de forma seletiva sobre os indígenas.
“O assédio econômico visa primeiramen-
te a pessoas específicas. Não é oportuno manter uma comunidade inteira em estado de dependência financeira pelo custo e risco. O tráfico se constitui em uma cadeia comercial. Muitos indígenas se submetem a atuar como 'mulas', em troca de pequenas porções de substâncias para manter o vício ou para pagar dívidas pela utilização dessas drogas”, avaliou.
Pesquisadores também destacam a conexão entre tráfico e crimes ambientais. O cientista Paulo Moutinho, cofundador e ex-diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), afirma que as facções já controlam rotas e áreas de floresta.
“A grilagem financia a extração ilegal de ouro, que financia o tráfico de droga e armas. Essas atividades se retroalimentam. A Amazônia está sendo capturada por um crime organizado abastecido e bem estruturado”, alertou.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Manaus 04.10.2025
Exploração
e ameaças
Lideranças indígenas relatam que jovens são os principais alvos das facções criminosas. Segundo o cacique Eder Venâncio, da Terra Indígena Tukuna Umariaçu, em Tabatinga, o recrutamento desses jovens para o tráfico de drogas tem avançado.
“Agravado por problemas de violência familiar, insegurança e desestruturação social, alguns líderes acabam sendo cooptados, mas a maioria resiste e luta pela preservação do território”, denunciou o representante indígena, que afirma temer represálias.
O cacique também reforçou que a ameaça
é constante. “O narcotráfico se tornou uma das principais ameaças às populações indígenas e ribeirinhas. Ele está ligado ao garimpo, desmatamento e roubo de madeira. A falta de ações assertivas deixa as comunidades à mercê”, afirmou.
Autoridades reconhecem o problema
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, reconheceu a gravidade do cenário, especialmente na região do Vale do Javari. “Temos relatos de inteligência de cooptação e mesmo de tribos escravizadas para atender essa demanda do tráfico de drogas, seja na
Funai cobra ações
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) afirma que também cobra ações de combate ao avanço da cooptação de indígenas para o tráfico de drogas. “A Funai e outros órgãos federais se reúnem em um Grupo de Trabalho para Mitigação e Reparação dos Efeitos do Tráfico de Drogas, buscando ações
Perfil dos presos indígenas por tráfico no AM
98,5% dos presos são homens; 57% estão em prisão provisória; 44% já cumprem pena
Indígenas representam 2,3% da população carcerária
Povos com maior número de prisões: Apurinã, Baré, Kokama, Tikuna e Tukano.
conjuntas para enfrentar o problema e oferecer alternativas sociais e econômicas às comunidades. O Brasil precisa garantir o usufruto exclusivo das Terras Indígenas aos povos indígenas e para isso se fazem necessárias ações enérgicas”, disse o órgão, em nota.
produção ou mesmo carregando essa droga. Essa região precisa dessa atenção especial e estamos atuantes para isso”, declarou durante o FBSP.
O TJAM, por sua vez, emitiu nota destacando que seu Grupo de Monitoramento atua para garantir direitos básicos dos indígenas em processos criminais. “No caso específico da população indígena, essa atuação tem sido voltada para assegurar a possibilidade de comunicação, como contar com intérprete na audiência de custódia e no acompanhamento do processo, para que não tenham nenhum prejuízo em razão do contraditório e ampla defesa”, informou o tribunal.
Grávidas usadas para o tráfico
Em fevereiro deste ano, a Operação Queda do Céu, deflagrada em São Gabriel da Cachoeira, revelou a dimensão do problema. Na ocasião, três militares da Força Aérea Brasileira
(FAB) foram presos por recrutar mulheres grávidas e indígenas para transportar drogas em aviões militares, evidenciando a infiltração dos criminosos em instituições do Estado.
INSS abre seleção de estágio; prazo vai até 21 de outubro
As vagas são para cadastro de reserva em todo o país, com bolsas de até R$ 1.125,69 e auxílio-transporte
Convocação será conforme a necessidade de estagiários nas agências do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com inscrições abertas para o processo seletivo de estagiários de níveis médio, técnico e superior, oferecendo vagas em diversas unidades do país.
Os estudantes interessados têm até às 12h do dia 21 de outubro de 2025 para realizar o cadastro, que pode ser feito no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O edital estabelece que o processo é destinado à formação de cadastro de reserva, ou seja, não há número fixo de vagas já abertas.
Os candidatos serão chamados à medida que houver necessidade de estagiários nas agências do INSS espalhadas pelo território nacional.
Para participar, os concorrentes devem ter, no mínimo, 16 anos completos, estar com a matrícula ativa e ter as obrigações
eleitorais e militares (se for o caso, para maiores de 18 anos) regularizadas.
Os estagiários selecionados cumprirão jornadas de quatro ou seis horas diárias, de segunda a sexta-feira, o que corresponde a 20 ou 30 horas semanais, conforme a definição do supervisor da unidade. Além da bolsa remuneração, o INSS oferece auxílio-transporte de R$ 10 por dia estagiado presencialmente.
Fases
O processo seletivo tem duas fases. A primeira é a pré-inscrição no portal do CIEE. A segunda é o processo seletivo realizado no instituto, conforme a disponibilidade de vagas.
A lista de habilitados na primeira fase será publicada no dia 30 de outubro, com nome completo e data da pré-inscrição, acessando
o link do processo no site do CIEE, na seção de resultados. A habilitação na primeira etapa não garante a convocação ou contratação.
Cotas
Pessoas com deficiência (PcD) terão reserva de 10% das vagas oferecidas, conforme a lei 11.788/2008. A contratação do candidato não o impede de receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O candidato com deficiência no momento da convocação deverá apresentar o laudo médico (documento original ou cópia legível), atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com a perda da função e a expressa referência ao código correspondente à CID (Classificação Internacional de Doenças), assinatura e carimbo contendo o CRM do(a) médico(a) responsável por sua emissão, bem como a provável causa da deficiência. Não sendo comprovada a situação descrita, o candidato perderá o direito a ser admitido para as vagas reservadas e permanecerá na lista de ampla concorrência.
Também fica assegurado aos negros (pretos ou pardos) 30% das vagas. O candidato deve optar pela cota e se autodeclarar negro (preto ou pardo) no ato da pré-inscrição.
Nível 4 horas diárias 6 horas diárias
CUIDADOR DE IDOSO
Empregador: Rufo Facilities
Número de vagas: Não
AJUDANTE
Empregos Concursos públicos
Assembleia Legislativa do Amazonas
100 vagas imediatas e 263 vagas para cadastro reserva
Inscrições até o dia 13 de outubro no site da FGV
Provas serão aplicadas em 14 de dezembro
Câmara Municipal de Itacoatiara
28 vagas imediatas e formação de cadastro reserva
Inscrições de 22 de setembro a 13 de outubro no site do Inbrasp. Taxa varia de R$ 50 a R$ 70
Prova será aplicada em 23 de novembro
Polícia Civil do Piauí
200 vagas imediatas e 216 para formação de cadastro de reserva
Inscrições abertas até 4 de novembro no site da FGV
Provas estão marcadas para o dia 25 de janeiro de 2026
Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas
1 vaga para assistente administrativo e uma para contador
Inscrições até 13 de outubro no site do Instituto Quadrix. Taxa é de R$ 58 e R$ 62
Prova está prevista para o dia 23 de novembro
Polícia Penal do Espírito Santo
600 vagas para policial penal
As inscrições poderão ser feitas de 7 a 27 de outubro pelo site do Idcap. A taxa é de R$ 87
Provas serão aplicadas em 30 de novembro
Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
356 vagas para cargos de nível médio e técnico
As inscrições até 13 de outubro no site do Idecan. Taxa varia de R$ 140 a R$ 215
Provas devem ocorrer nos dias 29 e 30 de novembro e 6 e 7 de dezembro, de acordo com o cargo
Polícia Militar de São Paulo
2.200 vagas de soldado
Inscrições no site da Fundação Vunesp. Taxa é de R$ 85
Provas serão aplicadas em 30 de novembro
Informado
Área: Cuidados
Requisitos: Ensino Médio completo; curso na área; Experiência na função
Contato: rh@rufofacilities. com.br
ASS. DE VENDAS
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não
Informado
Área: Vendas
Requisitos: Idade entre 18 e 24 anos; Disponibilidade para horário comercial e início
imediato
Contato: (92) 98483-1478
ESTÁGIO
Empregador: Sedecti
Número de vagas: Não
Informado
Área: Administrativa
Requisitos: Cursando a partir do 3º período Ensino Superior em Administração, Economia, Ciências Contábeis ou Direito; Domínio do Pacote Office Contato: fqueiroz@sedecti. am.gov.br
MONTADOR
Empregador: Midea Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na montagem de aparelhos de refrigeração ou microondas
Contato: https://shre.ink/ SrTH
OP. DE PRODUÇÃO
Empregador: Amcor Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência mínima de 6 meses na área de produção industrial Contato: https://shre.ink/ SrdC
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não Informado
Área: Carga e Descarga
Requisitos: Ensino
Fundamental completo; Experiência; Disponibilidade de horário
Contato: (92) 99423-1007
GARÇOM
Empregador: Espetos
Eldorado
Número de vagas: Não Informado
Área: Atendimento
Requisitos: Sexo masculino; Experiência na área; Disponibilidade de horário noturno, aos fins de semana e feriados
Contato: enviar currículo para (92) 99145-0047
AUX. DE COZINHA
Empregador: Espetos
Eldorado
Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Experiência na área; Disponibilidade de horário noturno, aos fins de semana e feriados
Contato: enviar currículo para (92) 99145-0047
MOTORISTA
Empregador: Empresa Avance
Coop de Transporte
Número de vagas: Não Informado
Área: Transporte
Requisitos: CNH categoria B e EAR; Carro próprio ou alugado
Contato: enviar (92) 9981494973
GARÇONETE
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não
Informado
Área: Atendimento
Requisitos: Experiência com venda; Proatividade; Disponibilidade de horário Contato: selecao@spgrupo. com
Mulheres do AM poderão comprar spray de pimenta sem receita
Projeto de lei tramita na Aleam autoriza venda controlada a partir dos 16 anos
MARHIA EDHUARDA BESSA
Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei nº 847/2024, de autoria do deputado Felipe Souza (PRD), que pretende permitir a comercialização e o uso de sprays contendo extratos vegetais (concentração máxima de 20%) como equipamento não letal voltado à defesa pessoal de mulheres no Estado.
Na prática, o texto garante que mulheres maiores de 16 anos, desde que autorizadas pelo responsável legal, poderão comprar sprays em farmácias, mediante apresentação de documento com foto. A venda não exigiria receita médica e ficaria limitada a duas unidades por pessoa por mês.
O projeto também classifica recipientes maiores, como acima de 50 ml, de uso restrito a forças de segurança, enquanto recipientes até “70 gramas” seriam de uso permitido ao público.
O autor justifica a proposta como uma medida prática para ampliar a proteção feminina diante do crescimento dos casos de violência de gênero.
“O spray de extrato vegetal é eficaz para incapacitar temporariamente um agressor sem risco letal, desde que regulamentado”, diz a justificativa do projeto — que prevê ainda regulamentação pelo Poder Executivo para ajustar detalhes operacionais.
‘Pacote de autodefesa’
A proposta se une a outra iniciativa do mesmo deputado. Em agosto, a Aleam aprovou o PL nº 848/2024, que permite à mulher maior de 18 anos adquirir e portar armas de eletrochoque (capacidade máxima de 10 joules), mediante capacitação, apresentação de certidão negativa de antecedentes e outras exigências.
A venda ficaria limitada a duas unidades por pessoa por mês
A proposta já teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e tramita na Comissão de Assuntos Econômicos.
Expectativa
Ao Toda Hora, a delegada Débora Mafra ressalta que o Amazonas já deu um passo à frente quando aprovou o uso de armas de choque em agosto deste ano e revela expectativa para aprovação do uso de spray.
“Que todas possam usá-lo, já que nós mulheres não temos a força física necessária para combater alguns perigos. Sou a favor que a mulher possa se proteger desse mal que é a violência doméstica. Que possamos sempre fazer o melhor uso dessas armas no nosso benefício e proteção”, disse.
Cursando faculdade de direito pela parte da noite, Maria Helena, de 20 anos, sente medo frequentemente ao voltar para casa. Para ela, poder ter um spray representaria um pouco mais de segurança na rotina.
Caso aprovada, a proposta:
• Autoriza compra do produto por mulheres maiores de 16 anos;
• Solicita apresentação de identidade com foto;
• Limita a compra, sem receita, 2 unidades por pessoa/mês.
"Eu já tenho medo de voltar tarde tanto de ônibus quanto de Uber, porque infelizmente não estamos seguras em lugar nenhum. Após aprender a usar sem risco de me acidentar, seria ótimo poder andar com o spray, ter a segurança de que estou munida de pelo menos um armamento para imobilizar", disse.
Sobre o spray
O ingrediente ativo do spray de pimenta é a oleorresina de capsicum (OC), um extrato oleoso concentrado de plantas de pimenta do gênero Capsicum, comumente chamada de pimenta-malagueta.
Os efeitos irritantes resultam no início quase instantâneo dos sintomas: sensação de queimação na pele, fechamento involuntário dos olhos e diminuição da coordenação motora. As vítimas geralmente ficam rapidamente incapacitadas, embora a maioria dos sintomas se resolva em 30 a 60 minutos.
Efeitos do spray
• Irritação nos olhos, com lacrimejamento e ardência intensa
• Irritação na pele e vias respiratórias
Manaus
04.10.2025
Áries | 21/03 a 20/04
É hora de analisar sua postura e mudar! Não desista de um sonho só porque alguém lhe disse que não dará certo.
Leão | 22/07 a 22/08
Preocupações sem motivos podem ajudar o seu rendimento, tirando sua naturalidade e interferindo nos relacionamentos. Algumas merecem um basta.
Sagitário | 22/11 a 21/12
Neste período, sua atenção deverá estar voltada para a vida espiritual, para o papel que você desempenha nessa comédia humana.
FEIRA CELEBRA
Touro | 21/04 a 20/05
O período que se aproxima será animado e repleto de encontros sociais. Momentos especiais com pessoas queridas vão colorir seus dias e melhorar sua vida.
Virgem | 23/08 a 22/09
O céu sugere um momento dinâmico em sua mente. Fazer uma seleção de tais estímulos, porém, será fundamental. Organize-se!
Capricórnio | 22/12 a 20/01
Será bom cumprir com rigor suas tarefas, sem esperar a colaboração de ninguém. É hora de buscar maior liberdade de ação no trabalho.
Festival de Teatro da Amazônia
Até o dia 12 de outubro, Manaus sedia a 19ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA). A programação gratuita inclui as mostras Jurupari, Ednelza Sahdo e Chico Cardoso com espetáculos inéditos, em espaços do centro histórico.
Uma das atrações é o espetáculo “Esse Canto Dança”, do Corpo de Dança do Amazonas. Com uma linguagem que mistura dança, teatro e visualidades vibrantes, a peça propõe uma jornada lúdica sobre pertencimento, acolhimento e identidade.
Com duração de 50 minutos, o espetáculo tem preços populares, que variam de R$ 5 a R$ 10, para plateia e
Gêmeos | 21/05 a 20/06
A realidade não terá adereços nos próximos dias e é bom que seja assim, pois uma nova etapa – boa e promissora – da sua vida começa agora.
Libra | 23/09 A 22/10
Sua dedicação ao trabalho está sendo avaliada e terá resultados compensadores. Você está passando por situações delicadas no seu relacionamento.
Aquário | 21/01 A 19/02
Namorar é o melhor programa para os solteiros. Abra o seu coração, deixe as emoções fluírem normalmente e sentirá vibrações bem positivas.
frisa, além de ter entrada gratuita para os demais pavimentos. Os ingressos estão à venda no site shopingresso.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.
No festival também haverá Concurso de Dramaturgia, publicação de cinco obras de autores amazonenses e duas oficinas especiais.
A programação completa do festival está no perfil da Federação de Teatro do Amazonas no Instagram (@fetam.teatro) e no site fetam.com.br.
Arrecadação e troca de livros
Durante o festival, a unidade móvel BiblioSesc estará estacionada no Largo São Sebastião das 15h às 21h.
No local, haverá arrecadação e troca de livros com o objetivo de promover o acesso à leitura e a circulação de livros, permitindo que mais pessoas tenham contato com diferentes autores e estilos.
Serão aceitas obras de romance, conto, poesia, livros infantojuvenis, além de gibis e revistas em quadrinhos. Os exemplares devem estar em bom estado de conservação, sem páginas rasgadas, riscadas ou com qualquer indício de deterioração por umidade.
Câncer | 21/06 a 21/07
Procure se impor para não perder espaço. No trabalho, mostre seu valor e em casa divida as responsabilidades. No amor, tente definir seus objetivos.
Escorpião | 23/10 A 21/11
Momento de grande disposição; você vai querer que todo mundo se comporte direitinho e tenha responsabilidade. Astral bastante positivo na vida íntima.
Peixes | 20/02 A 20/03
Os astros indicam uma boa fase na vida profissional, em que oportunidades expressivas tendem a surgir. Alie sua criatividade ao seu senso prático.
receita
RIGATONI COM CAMARÃO
Ingredientes
1 kg de macarrão tipo rigatoni
1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola média picada
2 colheres de sopa de manteiga
1 e 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
2 xícaras de chá de creme de leite fresco
1/2 pacote de macarrão de sua
preferência limpo
Raspas de 1 limão-taiti ou siciliano
1/2 colher de café de páprica
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Tempere os camarões com pimenta, sal, páprica e metade das raspas de limão e reserve por 10 minutos; Em seguida, derreta 1 colher de sopa de manteiga com azeite e sele os camarões. Nessa mesma frigideira, adicione a outra colher de manteiga e refogue a cebola até murchar; Adicione o creme de leite e deixe por 2 minutos e reserve; Em uma panela grande, ferva a água já salgada. Cozinhe o macarrão e em seguida volte o molho ao fogo. Adicione 1 concha da água do cozimento do macarrão e o queijo parmesão ralado. Misture bem para incorporar. Coloque também a massa; Adicione o camarão e desligue o fogo. Finalize com as raspas de limão e camarões por cima.
FOTO:
EDUARDO KLINSMANN
FOTO: DIVULGAÇÃO
Espetáculo “Esse Canto Dança”
futebol Mudança no calendário de campeonatos beaneficiará futebol amazonense, diz dirigente
A avaliação é do presidente do Nacional Futebol Clube, Saullo Vianna, após a CBF divulgar o novo calendário do futebol brasileiro para o próximo ano
MARHIA EDHUARDA BESSA
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1º/10), o novo calendário do futebol brasileiro. As mudanças preveem alterações na Copa do Brasil, Copa Verde, antecipação do Brasileirão e redução de datas para campeonatos estaduais, impactando diretamente os clubes amazonenses, que terão que se reorganizar a partir de 2026 até 2029.
Ao Toda Hora, o presidente do Nacional Futebol Clube, Saullo Vianna, afirmou que a mudança será benéfica para os times do estado, uma vez que haverá aumento de vagas em disputas nacionais e a possibilidade de maior arrecadação para os times, que conforme avançam de fase, recebem mais recursos.
“Essas mudanças foram boas porque a gente vai ter, por exemplo, na Série D, quatro times do Amazonas. Nacional, Manaus, Manauara e o Parintins. Isso, inclusive, vai fazer com que o campeonato amazonense do ano de 2026 seja muito mais disputado
porque as equipes vão ter mais vagas para competições nacionais do ano de 2027 e as equipes que vão jogar o campeonato da Série D de 2026 vão estar reforçadas para jogar o campeonato amazonense”, explicou Saullo Vianna ao Toda Hora.
O novo número de competições estaduais divulgado não são exigências, mas uma orientação. Vianna informou que o Conselho Técnico do Campeonato Amazonense definiu, nesta terça-feira (30/9), que o estado
terá 14 datas, partidas, em 2026.
Já o presidente da CBF, Samir Xaud, garantiu que não haverá comprometimento da qualidade das competições com a redução das datas. “Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas, sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira dessas competições”, disse Samir à imprensa sobre a redução em maio deste ano.
Com a reformulação, haverá uma divisão entre a Copa Norte e a recém-criada Copa Centro-Oeste. A mudança passa de 30 para 70 partidas. O início tanto da Copa Norte quanto da Centro-Oeste será no dia 25 de março de 2026, com término no dia 7 de junho, quatro dias antes do início da Copa do Mundo. Cada copa terá 12 times.
A competição terá mais times e será disputada em final única, além de contar com presença garantida dos 20 times da Série A. O início será em 18 de fevereiro e o término está previsto para 6 de dezembro. Somando todas as fases, 126 clubes vão disputar a competição. Até 2025, o principal torneio mata-mata do país começava com 92 times. Com o aumento dos participantes, a Copa do Brasil terá 102 vagas diretas dos estaduais.
LEBRON
Bahia perde cinco jogadores e pode chegar a 13 desfalques
A lista de desfalques do Bahia para enfrentar o Flamengo, neste domingo (05/10), cresceu. Gabriel Xavier, Santiago Arias, Luciano Juba, Rodrigo Nestor e Mateo Sanabria receberam o terceiro cartão amarelo, e Ramos Mingo é dúvida. Além das ausências após a partida da última quarta-feira, o Bahia tem sete desfalques de jogadores no departamento mé-
dico, e nenhum deles tem expectativa de retorno antes da Data Fifa. O mais próximo de retorno é David Duarte, que ainda não treinou de forma integral com o elenco tricolor. A partida entre Bahia e Flamengo está marcada para as 18h30 (de Brasília) deste domingo, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
Brasileira de 22 anos é a número 1 do mundo no taekwondo
Maria Clara Pacheco se tornou a número 1 do mundo na categoria até 57kg do taekwondo. Em grande temporada com dois títulos de etapas de Grand Prix, a atleta de 22 anos assumiu a liderança do ranking mundial e do olímpico na atualização de outubro, publicada pela World Taekwondo na quarta-feira. Ela subiu uma posição, desbancando do topo a sul-coreana Kim Yu-jin, atual campeã olímpica. Além da liderança no ranking mundial, Maria Clara também está em primeiro lugar no ranking Olímpico. O resultado que levou a brasileira a chegar à liderança dos rankings foi o título da President Cup, realizado no Peru, entre 6 e 7 de setembro. Bronze no Mundial de 2023 e sétima colocada nas Olimpíadas de Paris, Maria Clara vai chegar ao Mundial de Wuxi como favorita na China. Ela busca o pódio entre 24 e 30 de outubro. No ranking olímpico, Maria Clara chegou a 140,59 pontos, superando os 119,20 de Kim.
CBF acerta amistosos contra Senegal e Tunísia em novembro
A CBF já tem acordo verbal para os dois amistosos da Seleção na data Fifa de novembro. Se nenhum imprevisto acontecer, o Brasil enfrentará Senegal, na Inglaterra, e Tunísia, na França. O primeiro jogo será realizado no Emirates Stadium, casa do Arsenal, em Londres, enquanto o segundo está previsto para o Stade de France, em Paris. A confirmação das partidas, porém, só deve acontecer daqui a duas semanas, após a data Fifa de outubro. Isso porque Senegal e Tunísia lideram seus grupos nas eliminatórias africanas, mas ainda não estão garantidas na Copa. Ambas têm chances de disputarem a repescagem, que ocorrerá em novembro. Neste cenário, os amistosos precisariam ser desmarcados.
Fórmula 1 declara 'calor extremo' no GP de Singapura
A organização da Fórmula 1 declarou "calor extremo" para o Grande Prêmio de Singapura, que será disputado neste fim de semana, uma nova regulamentação para manter os pilotos protegidos das altas temperaturas. O diretor de corrida Rui Marques publicou um comunicado notificando as equipes sobre o regulamen-
to, que permite aos pilotos o uso de coletes de resfriamento, já que a temperatura prevista deve passar dos 31°C. O circuito de Marina Bay é um dos mais exigentes fisicamente na F1, onde o calor extremo e a umidade são um fator importante. Os pilotos chegam a perder até três quilos durante a prova.