Investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) decorrentes da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM) acumulam crescimento de 104% em quatro anos /08
TODAHORA.COM
TODA HORA
Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.
CNPJ: 15.183.160/0001-90
PUBLICIDADE
Vendas de anúncio
92 98112-7156
De Segunda à Sexta
Das 8h às 17h
TIRAGEM
10.000 exemplares
FILIADO A
DIRETORIA DE REDAÇÃO
Camila Pereira (MTb 1311/AM)
Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)
EDIÇÃO DE ARTE
Victor Costa
Vanessa Alencar
Desirée Souza
CIRCULAÇÃO
Salles Nascimento
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!
Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.
Lula deve ir a Manaus inaugurar centro de inteligência da PF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vir a Manaus na próxima semana para inaugurar o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) da Amazônia. A agenda está prevista para a próxima terça-feira (9). Além de Lula, a inauguração também deve contar com a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do diretorgeral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. O CCPI já iniciou as atividades de forma improvisada em junho. Dos seis andares, dois funcionam, mas apenas com investigadores brasileiros. O centro funcionará como um ponto central de inteligência com os demais países da América Latina que compõem a Amazônia Legal.
Vereador
quer criar o
serviço de Loteria Municipal em Manaus
O Projeto de Lei nº 531/2025 quer criar o Serviço Público Municipal de Loteria em Manaus. De autoria do vereador Dione Carvalho (Agir), a iniciativa tem o objetivo gerar novas receitas para o município financiar atividades “socialmente relevantes relacionadas à promoção de direitos sociais e ao desenvolvimento”. O projeto está sendo analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Para o parlamentar, a iniciativa representa uma alternativa para o financiamento de políticas públicas, garantindo retorno à população sem onerar os contribuintes.
PGR pede condenação de 'núcleo 4' da trama golpista
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou na noite dessa quarta-feira (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) as alegações finais em mais uma das ações penais sobre a trama golpista que teria tentado manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder mesmo após derrota eleitoral em 2022. Ele pediu a condenação de mais sete réus no caso.
Tarifa social de energia elétrica é aprovada em comissão
A comissão mista do Congresso Nacional aprovou a proposta que altera a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O texto isenta famílias de baixa renda da conta de luz em casos de baixo consumo. A Medida Provisória ainda precisa ser votada nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado para valer de forma definitiva. A tarifa social começou a valer no início de julho, quando a MP foi editada pelo governo federal.
Antaq autoriza operação de píer flutuante em Itacoatiara
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou, por unanimidade, a autorização para que o Super Terminais opere um píer flutuante em Itacoatiara. O projeto tem como objetivo atender ao transbordo de granéis sólidos, principalmente soja e milho, fortalecendo a logística da região amazônica e ampliando as alternativas de escoamento de cargas do país.
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Projeto sugere 'Bolsa Enxoval' para gestantes e famílias de baixa renda
Segundo a proposta, a seleção será baseada em critérios de vulnerabilidade social
O Projeto de Lei (PL) Nº 554/2025, de autoria do vereador Professor Samuel (PSD), propõe a criação do "Programa Bolsa Enxoval" na capital amazonense, destinado a gestantes e famílias com bebês de até seis meses que estejam em situação de vulnerabilidade social. A proposta aguarda deliberação no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
De acordo com o texto, o programa é destinado a famílias cuja renda per capita não ultrapasse meio salário mínimo, mediante cadastro em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em plataforma digital disponibilizada pela Prefeitura de Manaus. Para ter acesso, será necessário apresentar documentos que comprovem renda, identidade, residência e situação gestacional ou de nascimento do bebê.
“A Bolsa visa mitigar os impactos da pobreza no início da vida e assegurar melhores condições para o desenvolvimento dos recém-nascidos”, destacou o vereador Professor Samuel (PSD). Ele reforçou que a medida busca garantir dignidade e fortalecer políticas públicas voltadas à proteção da maternidade e da primeira infância.
A iniciativa recebe apoio de mães em situação de vulnerabilidade. Mãe de um bebê de dois meses, Victoria dos Santos, de 21 anos, destacou a importância da proposta. “Precisei muito de kits como esses, porque não tenho condições de comprar fraldas, que é o que os bebês mais precisam. Se essa iniciativa vingar, muitas mães vão se sentir mais capazes de cuidar de seus filhos”.
Distribuição dos kits
A proposta sugere que a distribuição dos kits seja feita mensalmente em locais definidos pela prefeitura, podendo também ocorrer por meio de entrega domiciliar em casos de necessidade. O kit poderá conter roupas para recém-nascidos, fraldas descartáveis ou de pano, produtos de higiene, toalha de banho, cobertores, entre outros itens.
O projeto prevê ainda a possibilidade de parcerias com organizações sociais, empresas privadas e ONGs para ampliar recursos e alcance do programa. Apesar da proposta não apresentar um detalhamento or-
çamentário específico, ela segue para análise dos parlamentares da CMM.
Outros programas municipais
Em maio deste ano, a prefeitura lançou editais dos programas Bolsa Universidade, Bolsa Idiomas e Bolsa Pós-Graduação, totalizando 96.341 oportunidades de bolsas parciais e integrais em instituições privadas da capital.
O Bolsa Idiomas, por exemplo,
“Bolsa Escola e Bolsa Creche”
ofertou 36.021 vagas em sete línguas, entre elas inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim, com parte das bolsas destinadas a estudantes de baixa renda e pessoas com deficiência.
Na ocasião, o prefeito David Almeida destacou a relevância das iniciativas. “Dominar uma língua estrangeira e aprofundar seus conhecimentos em cursos de especialização são essenciais para a vida pessoal e diferenciais para o mercado de trabalho”.
A proposta do “Bolsa Enxoval” se soma a outras iniciativas de apoio social em debate na CMM. Em agosto, o vereador Gilmar Nascimento (Avante) apresentou uma indicação para a criação dos programas “Bolsa Escola" e "Bolsa Creche”, que prevê que alunos da rede pública de ensino ocupem vagas ociosas em escolas e creches privadas, custeadas pelo município. A matéria foi enviada ao prefeito David Almeida (Avante).
Bolsas educacionais
A Prefeitura de Manaus já conta com programas sociais exitosos, especialmente voltados à educação. São eles:
Bolsa Idiomas
programa oferece vagas em cursos de idiomas para estudantes de baixa renda e pessoas com deficiência;
oferece bolsas de estudo de 50%, 75% e 100% para acesso ao ensino superior em instituições privadas.
Bolsa Universidade Bolsa Pós-Graduação
Oferta bolsas de estudo para cursos de especialização.
A proposta sugere que a distribuição dos kits seja feita mensalmente
Em Manaus, 167 pessoas morreram em acidentes de trânsito neste ano
As avenidas José Lindoso e Torquato Tapajós lideram registros fatais, de acordo com o IMMU
CAMILA PEREIRA
O número de mortes no trânsito de Manaus reduziu 29% entre os meses de janeiro e 1º de setembro de 2024 e 2025. De acordo com dados da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), foram registradas 167 vítimas fatais nesse período, contra 236 no mesmo intervalo do ano anterior. No entanto, o número ainda pode ser considerado elevado, já que representa vidas perdidas.
De acordo com o levantamento, os atropelamentos passaram de 64 para 58 casos, uma redução de 9%. Entre motociclistas, que historicamente concentram o maior número de vítimas fatais, a queda foi de 24%, passando de 104 para 79 registros.
Algumas vias ainda concentram alto número de sinistros fatais. Em Manaus, as avenidas com mais registros de mortes no trânsito foram José Lindoso e Torquato Tapajós, com nove vítimas fatais cada; Cosme Ferreira, com oito; Brasil e Rodrigo Otávio, com seis cada; Coronel Teixeira, Djalma Batista e Turismo, com cinco cada. A avenida Autaz Mirim registrou quatro vítimas fatais, enquanto a Curaçau teve três.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou que, apesar da redução, o número de vidas perdidas no trânsito ainda é inaceitável. “Cada uma das 167 pessoas que morreram nas ruas da nossa cidade este ano representa uma perda irreparável para suas famílias e para a sociedade. Nosso compromisso é seguir trabalhando intensamente para salvar vidas”, afirmou.
Casos
Na última segunda-feira (1º/9), três pessoas morreram em acidentes em diferentes zonas da cidade, em menos de 12 horas. Pela manhã, uma idosa de 72 anos foi atropelada por um carro no bairro São José 2, Zona Leste. Ela ficou presa entre dois veículos e morreu no local.
Ainda pela manhã, Keiliane Rodrigues morreu ao ser atingida por uma carreta no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte. A vítima conduzia uma motocicleta e tentou fazer uma conversão quando houve a colisão.
À noite, um motociclista de 21 anos morreu na Avenida Torquato Tapajós. De acordo com testemunhas, o motorista de um carro fez um retorno irregular e atingiu a vítima.
Análise
Para o professor e educador de trânsito Mario Ricardo Carvalho, a mudança de comportamento no trânsito passa, antes de tudo, pela formação consciente de cada cidadão. “Educar para o trânsito é educar para a vida. Campanhas educativas devem ser realizadas nas escolas, para que as futuras gerações possam ter um trânsito mais humano, seguro e funcional”, disse.
“Hoje, infelizmente, o cenário é esse: muita gente sai de casa para trabalhar e não tem a oportunidade de voltar para seu lar. As estatísticas ficaram por muito tempo sendo utilizadas apenas como dados. Mas é necessário buscar a conscienti-
zação, para que as pessoas possam entender, que um acidente fatal pode desestruturar toda uma família. É preciso que a sociedade coloque o trânsito como pauta para chamar atenção de nossos governantes”.
Atendimento a acidentes de trânsito*
Janeiro a Agosto de 2025: 10.759 ocorrências
Janeiro a Agosto de 2024: 10.571 ocorrências
Agosto: 1.491 registros
*Fonte: Samu
José Lindoso
Torquato Tapajós
Cosme Ferreira
Brasil
Rodrigo Otávio
Coronel Teixeira
Djalma Batista
Turismo
Autaz Mirim
Curaçau
**Fonte: IMMU
Vítimas fatais
Número de mortes no trânsito reduziu 29%
Obesidade atinge 25% das mulheres e 21% dos homens no Amazonas
Diagnóstico também afeta 17 mil adolescentes no Estado, segundo a Organização Mundial da Saúde
O Amazonas enfrenta uma epidemia silenciosa que cresce a cada ano: a obesidade. Segundo o Mapa da Obesidade da Organização Mundial da Saúde (OMS), 25,7% das mulheres e 21% dos homens adultos no estado estão obesos. Em Manaus, mais da metade da população apresenta excesso de peso.
Na rede pública, o impacto também é visível entre os jovens: mais de 17 mil adolescentes foram diagnosticados com obesidade em 2022 na Atenção Primária à Saúde do estado, conforme dados do GOV.BR.
“O avanço da obesidade no Amazonas é resultado de uma combinação complexa de fatores sociais, econômicos, culturais e ambientais”, explica o endocrinologista Mario Quadros. Segundo ele, o estado vive um cenário de "transição nutricional" de desnutrição para “obesidade com fome”, onde a má qualidade da alimentação prevalece.
Ele ressalta que o país vive uma "epidemia de obesidade", e que a má qualidade alimentar predomina: "No Brasil, o número de pessoas com essa condição cresceu 72% nos últimos 13 anos, passando de 11,8% da população em 2006 para 20,3% em 2019. Enfrentar esse cenário exige políticas públicas intersetoriais, que envolvam saúde, educação, segurança alimentar e pla-
Projeto propõe distribuição gratuita de Ozempic no AM
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) analisa um projeto de lei que prevê o fornecimento gratuito de medicamentos à base de tirzepatida, semaglutida e demais substâncias que venham a ser incorporadas aos protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A proposta é de autoria do deputado estadual Dr. Gomes.
De acordo com o texto, os remédios deverão ser disponibilizados a pacientes com prescrição médica, laudo e compro-
nejamento urbano", completa o endocrinologista. Influência de fatores emocionais
Segundo Quadros, o problema não se resume à alimentação: fatores emocionais, o sedentarismo e o ambiente familiar também influenciam o ganho de peso: “A necessidade de prazer e recompensa leva muitas pessoas a buscarem conforto na comida. Vem o abuso alimentar, seguido de arrependimento e baixa autoestima, criando um ciclo vicioso”, alerta.
O endocrinologista ressalta que crianças e adolescentes são os que mais engordam pela inatividade física, restrição dos espaços de lazer e esportes e, claro, o hábito dos games e celulares. “Juntando isso tudo, os fast food pedidos por aplicativo, temos uma bomba-relógio para a saúde pública", pontua o profissional.
“A logística de distribuição de alimentos frescos em regiões remotas e a urbanização acelerada de Manaus favoreceram o consumo de produtos ultraprocessados, em detrimento de refeições saudáveis”, Mario Quadros, endocrinologista.
vação de que não possuem condições financeiras para custear o tratamento.
Na justificativa do projeto, o deputado ressalta que, os medicamentos à base de semaglutida e tirzepatida têm demonstrado eficácia no tratamento da diabete e obesidade, segundo estudos internacionais. Em 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da semaglutida (Wegovy) para o combate à obesidade.
Canetas emagrecedoras
Sobre o uso de "canetas emagrecedoras" como Mounjaro (tirzepatida) e Ozempic (semaglutida), o endocrinologista Mario Quadros esclarece que os medicamentos são recomendados apenas para pacientes com:
Iminência de desenvolver diabetes; Dislipidemia;
Esteatose hepática grau 2 a 3; Hipertensos obesos; Pacientes com compulsão alimentar
ANA PATRÍCIA DIAS
FOTO: DIVULGAÇÃO
AM adere a cadastro nacional para ampliar buscas por desaparecidos
O CNPD disponibiliza um painel com fotos e informações sobre os desaparecimentos
O Amazonas aderiu ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), idealizado para unificar e cruzar informações das diferentes unidades federativas e, assim, fortalecer a investigação e aumentar as chances de resolução dos casos em todo o País. A plataforma, gerida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, entrou em funcionamento no fim de agosto e pode ser acessada pelo link: https://cnpd.mj.gov.br/painel-publico.
O CNPD disponibiliza um painel público com fotos e informações básicas sobre os desaparecimentos. As informações são georreferenciadas e podem ser compartilhadas facilmente nas redes sociais. Além disso, qualquer cidadão pode enviar dados diretamente às autoridades responsáveis pelo caso, por e-mail ou Whatsapp.
Em 2024, o Brasil registrou 81 mil desaparecimentos. Desses, 55 mil foram solucionados – uma taxa de 68% de localização. A expectativa é de que o CNPD ajude a elevar esse índice nos próximos anos.
Já estão inseridos 86.367 registros de pessoas desaparecidas e 28.580 de pessoas localizadas de 12 estados – Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins – que utilizam o Procedimento Policial Eletrônico. Outras 14 unidades federativas já assumiram o compromisso de compartilhar informações.
O impacto esperado pelo sistema foi reforçado pelo deputado Sinésio Campos (PT). “Muitas vezes, por trás de cada desaparecimento, existem crimes graves como o tráfico humano, o tráfico de órgãos e até o trabalho escravo. Agora teremos um banco de dados integrado, que vai ajudar a localizar pessoas, elucidar crimes e dar respostas às famílias que vivem o drama da ausência de seus entes queridos. É uma ferramenta de justiça, de esperança e de dignidade”, afirmou o parlamentar..
“Não Espere 24h”
Neste ano, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), sancionou a Lei 7.317, para divulgação da campanha “Não Espere 24 horas”. O objetivo é informar à população que não é necessário aguardar esse prazo para registrar o desaparecimento de crianças e adolescentes — conforme já garante a
Lei Federal nº 11.259/2005, conhecida como “Lei da Busca Imediata”.
“Infelizmente, ainda tem muita gente que acha que precisa esperar um dia inteiro para procurar a polícia quando uma criança desaparece. Essa campanha vai esclarecer isso. Tempo é essencial nesses casos, e a lei garante investigação imediata”, afirmou o deputado Wilker Barreto, que é o autor do projeto
Saiba Mais
É possível inserir um caso no CNDP?
A inserção de casos no CNPD é feita exclusivamente através dos boletins de ocorrência registrados nas polícias civis dos estados e do Distrito Federal, e isso ocorre de forma automática.
Como acessar o painel público do CNPD?
O painel público pode ser acessado através do link: https:// cnpd.mj.gov.br/painel-publico
Estados que fazem parte do CNPD
• Acre (AC)
• Alagoas (AL)
• Amapá (AP)
• Amazonas (AM)
• Bahia (BA)
• Maranhão (MA)
de lei, aprovada pela Aleam. Colaboração
A PC-AM solicita que quaisquer informações que possam contribuir para localizar os desaparecidos, sejam repassadas pelos números: (92) 3667-7713, da Deops, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
O que posso fazer se tiver alguma informação sobre um caso de desaparecimento que consta no painel público?
Você pode ligar para o disquedenúncia 197 e 181 ou enviar a informação para o email ou Whatsapp que aparecem no banner da pessoa desaparecida.
• Piauí (PI)
• Rio Grande do Norte (RN)
• Rondônia (RO)
• Roraima (RR)
• Sergipe (SE)
• Tocantins (TO)
PABLO
BRANDÃO/TH
CAMILA PEREIRA
Em 2024, o Brasil registrou 81 mil desaparecimentos
Em Manaus, 69% das pessoas recorrem a trabalhos extras
Capital tem o 2º maior índice de pessoas que recorrem a trabalhos extras para complementar renda
REDAÇÃO
Manaus tem o segundo maior índice de pessoas que recorrem a trabalhos extras para complementar seus rendimentos, entre 10 capitais brasileiras incluídas em pesquisa realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Ipsos-Ipec e a Fundação Volkswagen.
O estudo revela que Belém (70%) registra o maior percentual de pessoas que fazem “bicos”, seguida por Manaus (69%) e Fortaleza (65%). Porto Alegre apresenta o menor índice, com 47% dos entrevistados recorrendo a trabalhos complementares.
A pesquisa indica que 56% dos brasileiros, na média das 10 capitais do país pesquisadas, recorrem a trabalhos extras para complementar seus rendimentos. Faxina, manutenção, reformas, jardinagem e “marido de aluguel”, lideram a lista de atividades complementares, representando 17% das ocupações extras mencionadas pelos entrevistados.
A venda de roupas e artigos usados aparece em 2º lugar, com 12% das citações. A produção de alimentos caseiros para comercialização ocupa a 3ª posição, com 9% das menções, seguida pela revenda de cosméticos ou produtos de beleza (8%). Atuação como motorista ou entregador por aplicativo, realização de trabalhos manuais como artesanato e produção de bijuterias, e serviços de beleza aparecem empatados, cada um com 7% das citações.
A pesquisa afirma que 37% dos entrevistados não precisaram recorrer a atividades extras para complementar a renda nos últimos 12 meses –as entrevistas foram aplicadas no período de 1º a 20 de julho de 2025. Os outros 7% não souberam responder.
Conforme a publicação, os entrevistados que recorreram a trabalhos extras nos últimos 12 meses se sobressaem entre os grupos com rendimento mensal familiar de até dois salários mínimos (68%), que possuem ou convivem com pessoas com deficiência (68%) e das classes D e E (65%).
Renda Estável
Uma parcela de 40% do total de entrevistados disse que sua renda pessoal ficou estável nos últimos 12 meses, aponta a pesquisa. Outros 17% indicaram aumento no mesmo período. As duas fatias somaram 57% –quase 6 em cada 10. Por outro lado, 34% relataram diminuição nos ganhos.
“A notícia de que a renda aumentou ou ficou estável para 6 em cada 10 pessoas é positiva, porque mostra uma certa estabilização”, afirma Jorge Abrahão, coordenador-geral do Instituto Cidades Sustentáveis. “Agora, temos um problema no país que é a renda não ser suficiente para boa parte das pessoas conseguir manter um padrão de vida digno”.
Principais atividades complementares
Faxina, manutenção, reformas, jardinagem e “marido de aluguel” – 17%
Venda de roupas e artigos usados – 12%
Produção de alimentos caseiros – 9%
Revenda de cosméticos/produtos de beleza – 8%
Motorista ou entregador por aplicativo, artesanato/bijuterias e serviços de beleza – 7% cada
Necessidade de fazer atividade extra para complementar ou obter a renda
No Amazonas, 956 mil pessoas trabalham de maneira informal
Manchete
Lei de Informática fortalece capacitação, patentes e novas tecnologias
Norma estimula o investimento em pesquisa e produção de tecnologias na Amazônia Ocidental
ANA PATRÍCIA DIAS
De 2019 a 2023, os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) decorrentes da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM) acumulam crescimento de 104%, de acordo com dados mais recentes divulgados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Regulamentada pela Lei nº 8.387/1991, a Lei de Informática da ZFM tem o objetivo de estimular o investimento em pesquisa e produção de tecnologias na Amazônia Ocidental, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a conservação do meio ambiente.
Pela norma, empresas que produzem bens de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como smartphones, computadores e tablets, têm incentivos fiscais garantidos pela Lei de Informática da ZFM. Em contrapartida, as indústrias devem investir 5% do faturamento líquido em atividades de PD&I.
Além de reduzir impostos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a lei obriga empresas a apresentarem planos de PD&I válidos por dois anos, contemplando desde capacitação de recursos humanos até a criação de protótipos, softwares e patentes. Os projetos são submetidos à análise da Suframa e devem ser aprovados pelo Conselho de Administração da Suframa (CAS).
Investimentos
De acordo com a Suframa, em 2023, 59 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) aplicaram R$ 1,48 bilhão em 425 projetos de PD&I. Os investimentos possibilitaram a capacitação de 10,6 mil profissionais, o depósito de 21 patentes, a criação de 491 softwares inovadores, 315 protótipos e 48 novos produtos, além da produção de 253 publicações científicas.
Para o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, os resultados evidenciam o papel estratégico da lei. “A Suframa continuará seguindo as diretrizes do governo federal e acompanhando todo esse cenário, de forma que os recursos da Lei de Informática possam ter cada vez maior capilaridade e possibilitar entregas concretas à comunidade científica e tecnológica da região, sempre com legalidade, publicidade e transparência”, declarou.
Segundo o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, a descentralização
dos recursos é uma das prioridades da autarquia para os próximos anos, visando incentivar a captação de recursos por institutos de ciência e tecnologia (ICTs) fora de Manaus.
"Apesar da capital concentrar 57% dos projetos, iniciativas como as ‘Jornadas de Integração Regional’ buscam estimular a apresentação de propostas e o credenciamento de ICTs no interior e em outros estados da região. Nosso objetivo é levar informação e fomentar a apresentação de projetos que possam captar recursos, especialmente via Programas Prioritários”, destacou Waldenir Vieira.
Os recursos da Lei de Informática da ZFM são destinados a cinco modalidades principais. Em 2023, a distribuição foi a seguinte:
R$ 1,07 bilhão
em projetos externos em parceria com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs);
R$ 164 milhões
R$ 116,4 milhões
em projetos das próprias empresas; em aplicações em Fundo de Investimento em Participação (FIPs);
R$ 59,2 milhões
em depósitos no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT);
R$ 83,1 milhões
investidos em programas prioritários (como o de Indústria 4.0, que abrigou o PAP-Online)
Manaus 06.09.2025
Aplicação da Lei de Informática
Um dos caminhos para aplicação dos recursos da Lei de Informática são as tecnologias desenvolvidas através do Programa Prioritário de Indústria 4.0, e pela Modernização Industrial (PP4.0) da ZFM. Ambos são coordenados pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS Amazonas).
Juntos, os programas têm por finalidade o desenvolvimento e a difusão tecnológica, o estímulo ao progresso profissional e da cadeia produtiva, com a criação de negócios que contribuam para o fortalecimento do ecossistema de inovação.
Um dos exemplos mais recentes de tecnologia desenvolvida com recursos de pesquisa da Lei de Informática da ZFM é o projeto PAP-Online, que promete revolucionar o diagnóstico do câncer do colo do útero e de mama no Amazonas.
A iniciativa, que usa inteligência artificial e telemedicina, reduz o tempo de entrega dos resultados de até um ano para apenas 48 horas, graças à coleta digitalizada, análise automatizada por inteligência artificial e emissão de laudos remotos por especialistas. O projeto é executado pela startup WIT Tecnologia, em parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), dentro do escopo do Programa Prioritário de Indústria 4.0, da ZFM.
O médico e ex-secretário de Saúde do Amazonas, Pedro Elias Souza, coordena a iniciativa. Segundo ele, o PAP-Online visa combater a alta incidência de câncer de colo do útero no estado, que é 139% maior que a média nacional e afeta principalmente mulheres ribeirinhas e indígenas.
“O PAP-Online pode salvar a vida de muitas mulheres, principalmente em regiões remotas. Quando elas chegam, muitas vezes já estão em estágio avançado da doença”, explica o médico, ressaltando a urgência do diagnóstico precoce. “Com esse novo sistema, as pacientes que dependem de longos e custosos deslocamentos para ter acesso ao tratamento oncológico vão ter laudos mais rápidos e precisos, aumentando suas chances de cura”.
A expectativa é ampliar a solução para toda a rede estadual, incorporando novas tecnologias de citologia e aperfeiçoando a inteligência artificial aplicada.
Para Bosco Saraiva o PAP-Online é um exemplo do potencial de aplicação dos recursos da Lei de Informática. “É um projeto muito efetivo, que inclusive está concorrendo a um prêmio internacional. A Suframa, que fiscaliza a aplicação dos recursos de PD&I, tem incentivado projetos que resultem em benefícios sociais e no melhoramento da saúde pública como um todo. Ver exemplos como esse, especialmente no interior e regiões de periferia, é a certeza de que a política pública da Lei de Informática está indo no caminho certo”, destacou.
Benefícios fiscais para as empresas habilitadas
Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na comercialização dos produtos fabricados na ZFM;
Programa Prioritário
Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PP4.0)
Sistemas ciber-físicos; Sistemas inteligentes e manufatura;
Automação de processos industriais; Impressão 3D; Robótica;
Análise e tratamento de grandes volumes de dados (big data); Novas técnicas de manufatura enxuta e digitalização industrial
Redução de Imposto de Renda e isenção de PIS e COFINS, sob condições específicas;
Redução do Imposto de Importação (II) para insumos.
Laboratório
No fim de agosto, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou o Laboratório Math4Green, na Escola Normal Superior, em Manaus. O espaço inicia suas atividades com projetos voltados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para máquinas de cartão de crédito e outros dispositivos eletrônicos. O projeto foi viabilizado por meio de recursos da Lei de Informática, na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com aportes da Gertec do Brasil Ltda.
Inscrições do concurso público da Aleam iniciam na quarta-feira (10)
Serão ofertadas 100 vagas imediatas, 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de 263 vagas para cadastro reserva
As inscrições para o concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) começarão na próxima quarta-feira (10/9) e vão até o dia 13 de outubro no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Serão ofertadas 100 vagas imediatas, 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de 263 vagas para cadastro reserva. As provas estão programadas para o dia 14 de dezembro deste ano.
Também haverá um posto presencial na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, onde as inscrições poderão ser realizadas. O candidato poderá se inscrever em mais de um cargo, desde que não haja conflito de datas das provas.
A taxa de inscrição varia conforme o cargo: Agente Legislativo (nível médio), R$ 82; Analista Legislativo (nível superior), R$ 110; Assessor Jurídico, R$ 180; Analista de Controle, R$ 230; e Procurador, R$ 285.
O edital prevê hipóteses de isenção da taxa para pessoas com renda mensal de até três salários mínimos ou desempregadas; quem prestou serviços à Justiça Eleitoral; quem atuou no Tribunal do Júri; doadores de sangue; doadores de órgãos (rins, parte do pulmão, fígado ou medula óssea); doadoras de leite materno; e pessoas com deficiência.
O conteúdo programático das provas, bem como os requisitos de cada cargo, consta no edital do concurso publicado no site da FGV.
O valor da remuneração é somado ao do auxílio alimentação (R$ 1,5 mil): Salário
Agente Legislativo: R$ 3.346,76
Analista Legislativo: R$ 4.462,35
Assessor Jurídico: R$ 16.449,00
Analista de Controle: R$ 19.274,90
Procurador: R$ 30.187,52
de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
O concurso oferta vagas para
• Analista de Controle;
• Assessor Jurídico;
• Procurador;
• Administrador;
• Analista de Redes e Comunicação de Dados;
• Analista de Sistema;
• Assistente Social;
• Bibliotecário;
• Cientista Político;
• Contador;
• Designer Gráfico;
• Economista;
• Educador Físico;
• Engenheiro Civil;
• Engenheiro Eletricista;
• Enfermeiro;
• Fisioterapeuta;
• Historiador;
• Intérprete de Libras e Sinais;
• Jornalista;
• Médico (Ginecologista, Cardiologista, Urologista, Endocrinologista e Clínico Geral);
• Odontólogo;
• Pedagogo;
• Psicólogo;
• Programador;
• Redator;
• Assistente Técnico Administrativo;
• Cinegrafista;
• Produtor de Imagem;
• Editor;
• Fotógrafo;
• Técnico de Apoio ao Usuário de Computadores;
• Técnico em Produção Audiovisual;
• Técnico de Manutenção de Computadores;
• Técnico de Rede.
Posto presencial vai funcionar dentro da Aleam para inscrição,
Concursos públicos
Prefeitura de Tefé
1.822 vagas em cargos de nível fundamental incompleto e completo, médio e superior
Inscrições até 18 de setembro no site do Instituto Imeso ou na sede da prefeitura.
Taxas varia com o cargo de R$ 60 a R$ 100
Provas serão aplicadas em datas diferentes conforme o cargo
Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
379 vagas imediatas
Inscrições de 17 de setembro e 13 de outubro no site do Idecan
Provas serão aplicadas entre os dias 24 e 30 de novembro
Universidade Federal de Pernambuco
52 vagas para professor
Inscrição até 18 de setembro no site da universidade. Taxa é de R$ 239
Provas serão aplicadas entre 7 e 26 de novembro
Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo
12 vagas para Especialista Contábil
Inscrição até 2 de outubro no site do Instituto Nosso Rumo
Prova está marcada para o dia 2 de novembro
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 13º Região
Duas imediatas e 108 para formação de cadastro reserva
Inscrições até o dia 8 de setembro no site da Quadrix. Taxa varia de R$ 59 a 62
Prova será aplicada em 19 de outubro
Defensoria Pública de Santa Catarina
14 vagas de níveis Médio e Superior, além de cadastro reserva
Inscrições até 15 de setembro no site da Fundatec. Taxa varia de R$ 100 a R$ 170
Provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de outubro
Ministério Público do Estado de São Paulo
15 vagas para nível Superior
Inscrições até 15 de setembro no site da Vunesp. Taxa é de R$ 181
Provas serão aplicadas no dia 14 de setembro INSCRIÇÕES
Empregos
ASS. DE LOJA
Empregador: Shopping Manauara
Número de vagas: Não
Informado
Área: Atendimento
Requisitos: Ensino Médio completo
Contato: https://shre.ink/ tawr
SERVIÇOS GERAIS
Empregador: Apa Móveis
Número de vagas: Não Informado
Área: Serviços Gerais
Requisitos: Ensino Fundamental ou Médio completo; Disponibilidade para atuar em horário comercial
Contato: selecao@apamoveis. com.br
AUX. DE LOGÍSTICA
Empregador: Grupo SC Número de vagas: Não
Informado
Área: Logística
Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência anterior na função
Contato: https://shre.ink/ tawm
OP. DE MÁQUINAS
Empregador: Panasonic Número de vagas: Não
Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio completo; Curso de TBO; Disponibilidade de horário
Contato: https://shre.ink/ taw3
SERRALHEIRO
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não
Informado
Área: Operacional
Requisitos: Experiência na área; Disponibilidade para início imediato
Contato: rhmidiarbn@gmail. com
AUX. DE PRODUÇÃO
Empregador: Rodrigues
Colchões
Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Fundamental ou Médio; Experiência anterior na área de logística ou funções correlatas
Contato: https://shre.ink/taJY
VENDEDOR
Empregador: Seven Solutions
Número de vagas: Não
Informado
Área: Vendas
Requisitos: De 18 a 25 anos; Experiência com vendas
Contato: enviar currículo para (92) 98411-5533
AUX. DE COZINHA
Empregador: Casa da Pizza Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Com ou sem experiência na função; Disponibilidade de horário
Contato: casadapizzarh@ gmail.com
OP. DE CAIXA
Empregador: Apa Móveis Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Fundamental ou Médio completo; Disponibilidade para atuar em horário comercial
Contato: selecao@apamoveis. com.br
APRENDIZ
Empregador: Cal-Comp
Número de vagas: Não Informado
Área: Administrativa
Requisitos: Ensino Médio completo; Conhecimento em Pacote Office
Contato: https://shre.ink/tfn9
No AM, mulheres poderão usar armas de choque para defesa pessoal
Especialistas e parlamentares divergem sobre eficácia e riscos da medida
ANA PATRÍCIA DIAS
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei nº 848/2024, que autoriza mulheres maiores de 18 anos a adquirirem e portarem armas de incapacitação neuromuscular — conhecidas como armas de choque — para defesa pessoal. A proposta, de autoria do deputado Felipe Souza (PRD), aguarda sanção do governador Wilson Lima (UB).
O texto aprovado estabelece que o equipamento será não letal, com potência máxima de 10 joules, sem possibilidade de dardos energizados. Cada mulher poderá registrar apenas uma arma, que deverá ser comprada exclusivamente em lojas especializadas e licenciadas pelos órgãos de segurança pública.
Ao defender a proposta, o deputado Felipe Souza ressaltou que a iniciativa busca dar resposta ao crescente cenário de violência de gênero no estado. “Elas querem proteção, não vingança. Por isso, propomos uma alternativa não letal, segura e regulamentada, que permite à mulher se defender sem precisar tirar uma vida”, explica o parlamentar.
A deputada Alessandra Campelo (Podemos) justificou a necessidade da medida devido aos altos índices de feminicídio. “O sujeito que tenta um feminicídio, vai para matar. E se ele está
Critérios de uso
Apresentar documento de identidade e comprovante de residência no Amazonas; Certidão negativa de antecedentes criminais; Entregar um laudo psicológico que ateste sua capacidade para o uso do dispositivo.
Concluir curso de capacitação obrigatório.
disposto a isso, a vítima não tem outra alternativa a não ser essa, tentar se defender. Em caso de não poder contar uma arma de fogo legalizada, por exemplo, essas mulheres podem ter um taser para se defender, ou até um spray de pimenta”.
Debates sobre a medida
Apesar do caráter não letal, a aprovação do projeto gerou debate entre especialistas e a população, que ponderam entre a necessidade e os riscos do mau uso dos equipamentos.
O engenheiro elétrico Fabiano Lima destacou que o tempo de disparo pode transformar o choque em algo mais perigoso: “Dependendo do tempo do disparo, o impacto do choque pode ser maior. Com 5 segundos, há contração muscular e muita dor. Entre 10 e 15 segundos, o risco é de queda. Acima disso, as complicações podem ser mais graves”, alertou.
Entre as mulheres, a aprovação gerou opiniões divergentes. A fisioterapeuta Keitiana Paiva disse ter dú-
“Não se trata de incentivar a violência, mas de oferecer às mulheres um meio proporcional de reação. A arma de eletrochoque é uma medida preventiva, não letal, que pode salvar vidas”, Felipe Souza, deputado estadual.
“A segurança das mulheres depende muito mais das iniciativas do Estado do que esse tipo de projeto. Precisamos fortalecer as políticas que já existem e interromper o ciclo da violência contra as mulheres, não transferir a elas a responsabilidade de reagir”, Mario Aufiero.
vidas sobre a eficácia do equipamento em situações de confronto.
“Somos mais vulneráveis. Medir força com um homem pode ser perigoso, mesmo com aparelho de choque. Se eu resolvo usar esse aparelho ou um jato de spray de pimenta, por exemplo, um possível agressor pode vir com mais agressividade, com mais força, talvez até usando arma de fogo. Não sei se teria coragem de aderir, apesar de achar importante a liberação”, ponderou.
Já a autônoma Luana Medeiros vê a iniciativa como uma ferramenta necessária diante da insegurança: “Nós, mulheres que saímos muito cedo para trabalhar, precisamos de uma proteção a mais. Principalmente eu, que moro na zona Leste, onde os assaltos são constantes. Eu pretendo comprar uma arma de choque assim que possível”, afirmou. Especialistas em segurança pública também demonstram cautela. Para o analista Mário Aufiero, a medida transfere a responsabilidade da proteção para as próprias mulheres. “Precisamos fortalecer as políticas que já existem e interromper o ciclo da violência contra as mulheres, não transferir a elas a responsabilidade de reagir, de comprar tais equipamentos para auto-proteção”.
Efeitos da arma de choque
A corrente elétrica interfere nos sinais nervosos e provoca contrações musculares;
Dor intensa, desorientação e, no caso do taser, pode até imobilizar temporariamente a pessoa;
Enquanto o botão é acionado, a corrente circula;
Após a descarga, a pessoa pode se recuperar em alguns segundos ou minutos.
O texto aprovado estabelece que o equipamento será não letal
Manaus
06.09.2025
Áries | 21/03 a 20/04
Sorte no amor. Tome a frente, deixando de lado as regrinhas aprendidas nos manuais de sedução e um novo cenário será desenhado nos próximos meses.
Leão | 22/07 a 22/08
Boa ocasião para se aproximar das pessoas e curtir, mas o convívio social, que poderá ser muito estimulante, arejando suas idéias.
Sagitário | 22/11 a 21/12
Boa disposição geral, você está a todo vapor. Poderá ter idéias luminosas ou esbarrar em pessoas que são as peças que estavam faltando em seu quebra cabeça.
CINEMA
ESTREIAS NAS TELONAS EM SETEMBRO
PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM SETEMBRO
Touro | 21/04 a 20/05
Seus pensamentos estarão voltados para a carreira. Faça o trabalho da melhor forma possível, sem pensar no que pode ganhar, mas tentando ser útil.
Virgem | 23/08 a 22/09
Necessidade de mais liberdade nos relacionamentos amorosos. Você não aceita que controlem seus passos, sem lhe dar espaços só seus.
Capricórnio | 22/12 a 20/01
Você estará mais seguro (a). Suas qualidades podem gerar maior projeção pessoal em seu ambiente. Boa hora para se atrever a mudanças no trabalho.
Setembro chegou e filmes inéditos estarão em cartaz nos cinemas brasileiros. Os fãs de terror já podem assistir "Invocação do Mal 4: O Último Ritual", que encerra a franquia de terror com Ed e Lorraine Warren. Desta ver, o casal investigará o caso da família Smurl, atormentada durante uma década por uma presença maligna em sua casa.
Entre as produções nacionais nas telonas estão "O Rei da Feira", "A Sogra Perfeita 2" e "Minha Família Muito Louca".
Exibido em Cannes, o filme "Animais Perigosos" é uma trama que mistura a obsessão de um serial killer por tubarões. A produção entra em cartaz no dia 18.
Em uma “Uma Batalha Após a Outra”, Leonardo DiCaprio vive um revolucionário, Bob vive em estado de paranoia e sobrevive
Estreias
Gêmeos | 21/05 a 20/06
Você precisa de toda concentração para colocar em prática as suas idéias, que no momento estão originais. Momento bastante propício à vida afetiva.
Libra | 23/09 A 22/10
Aja com disciplina e alegria, que tudo o que você deseja virá bem antes do que imagina. É hora de se dedicar às suas emoções .
Aquário | 21/01 A 19/02
Fase de romantismo, ótima para viajar com a pessoa amada ou encontrar alguém. É hora de reconhecer o capricho e a dedicação que você tem com seus afazeres.
com sua filha autônoma e resiliente. O longa estreia no dia 25.
Quem for levar as crianças ao cinema pode optar por “Zoopocalipse: Uma Aventura Animal”. Na animação, um meteoro cai em um zoológico e transforma os animais em zumbis coloridos. O mês também traz o relançamento de "Toy Story – 30 Anos".
Câncer | 21/06 a
Será que os fatos em sua vida têm acontecido conforme seus planos? Procure se desligar dos assuntos profissionais e volte seu foco para o plano pessoal.
Os interesses profissionais estarão em primeiro plano neste período. Você está cada dia mais apto a ter uma nova visão do seu desenvolvimento concreto e prático.
Peixes
É hora de tomar grandes decisões, mas sempre pensando primeiro em seu bem estar e em seu crescimento pessoal.
PÃO DE QUEIJO
Ingredientes
2 ovos
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de leite
1 pacote de parmesão ralado
1 pitada de sal
3 xícaras de chá de polvilho azedo
Modo de preparo
No copo do liquidificador, adicione os ovos, o óleo, o leite, o queijo parmesão, o sal e o polvilho azedo. Bata por cerca de 2 minutos, até obter uma massa lisa e homogênea; Unte forminhas para empadas, de alumínio ou silicone, com óleo, se necessário. Preencha cada forminha com a massa, até 1 dedo antes de chegar na borda; Leve ao forno preaquecido a 230 °C por aproximadamente 30 minutos, ou até os pãezinhos crescerem bem e ficarem douradinhos por cima; Retire do forno, espere amornar e desenforme com cuidado! Bom apetite.
FOTO: DIVULGAÇÃO
futebol Clubes da Série A movimentam R$ 1,2 bilhão na janela de transferências
A contratação mais cara foi a do volante Danilo, que trocou o Nottingham Forest, da Inglaterra, pelo Botafogo
A última janela de transferências de 2025 do futebol brasileiro se fechou nesta semana com os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro tendo gastado cerca de R$ 1,26 bilhão em contratações de reforços, segundo compilação de dados do site Transfermarkt.
Na janela fechada na terça-feira, Palmeiras, Flamengo e Botafogo ampliaram ainda mais o domínio entre as maiores contratações do futebol brasileiro.
Das dez maiores contratações, nove foram do trio, responsável por movimentar cerca de R$ 740 milhões, pouco mais da metade do volume total de contratações na Série A do Brasileiro.
Consideradas as dez maiores transferências em cada uma das últimas seis janelas de transferência no Brasil, Palmeiras, Flamengo e Botafogo respondem por mais da metade delas (33 de 60).
Das 20 maiores transferências no intervalo, o trio é responsável por 18, com um investimento somado de R$ 1,8 bilhão.
A contratação mais cara entre os 20 clubes da elite do Brasil nesta última janela foi a do volante Danilo, que trocou
Análise
O montante é praticamente o mesmo gasto pelas equipes na segunda janela de 2024, quando os investimentos com contratações somaram R$ 1,27 bilhão, em valores corrigidos pela inflação. Em relação à primeira janela do ano, quando os clubes tradicionalmente fazem mais contratações para o início da temporada, houve uma queda de cerca de 40%.
o Nottingham Forest, da Ingalterra, pelo Botafogo, em um negócio de 23 milhões de euros (R$ 146 milhões). É o terceiro maior valor investido por um clube do país em uma contratação, atrás do argentino Thiago Almada, contratado pelo alvinegro por 24,15 milhões de euros (R$ 154 milhões), e de Vitor Roque, comprado pelo Palmeiras por 25,5 milhões de euros (R$ 162 milhões).
Vêm em seguida Samuel Lino e Carrascal, contratados recentemente pelo Flamengo por 22 milhões (R$ 140 milhões) e 12,5 milhões de euros (R$ 79,5 milhões), respectivamente. O rubro-negro ainda adquiriu o lateral direito Emerson Royal por 9 milhões de euros (R$ 57,2 milhões).
Já o Palmeiras gastou quase R$ 190 milhões para levar o atacante Ramón Sosa, o meia Andreas Pereira e o lateral esquerdo Jefté.
A única contratação no top 10 que não foi de Flamengo, Palmeiras ou Botafogo foi a do atacante equatoriano Keny Arroyo, que chegou do Besikitas, da Turquia, para o Cruzeiro, por 8 milhões de euros (R$ 50,9 milhões).
AS 10 CONTRATAÇÕES MAIS CARAS DA JANELA
• Danilo (Botafogo) R$ 146 milhões
• Samuel Lino (Flamengo) R$ 140 milhões
• Carrascal (Flamengo) R$ 79,5 milhões
• Ramón Sosa (Palmeiras) R$ 79,5 milhões
• Arthur Cabral (Botafogo) R$ 76,3 milhões
• Andreas Pereira (Palmeiras) R$ 63,6 milhões
Professor da FIA Business School, Michel Fauze Mattar acrescentou que as movimentações recentes podem indicar o início de um comportamento menos agressivo por parte dos clubes, em função do "evidente estágio de deterioração de suas finanças", e também pela iminente introdução do sistema de "fair play financeiro" pela CBF.
• Emerson Royal (Flamengo) R$ 57,2 milhões
• Keny Arroyo (Cruzeiro) R$ 51 milhões
• Álvaro Montoro (Botafogo) R$ 50,2 milhões
• Jefté (Palmeiras) R$ 44,5 milhões
Brasil enfrenta a Itália na semi do Mundial de vôlei
A seleção brasileira está na semifinal do Mundial de vôlei feminino e enfrenta a Itália. O jogo está marcado para às 9h30 (de Brasília) deste sábado (6). A Itália está invicta há 34 jogos e eliminou a Polônia pelas quartas do Mundial.
As italianas tentam o bicampeonato mundial, enquanto o
Brasil busca o primeiro título. A Itália ficou com o título em 2002 e é a atual tricampeã consecutiva da Liga das Nações. No outro lado da chave, o Japão está garantido na semi. As japonesas aguardam Estados Unidos ou Turquia para decidirem a vaga na final. A decisão do Mundial será no domingo (7), assim como a disputa do terceiro lugar.
Diego Borges deixa o Amazonas e acerta com clube da Hungria
O zagueiro Diego Borges, de 20 anos, que estava emprestado pelo Santos, teve seu contrato rescindido com o Amazonas após ser negociado pelo clube paulista com o ZTE FC, da Hungria. Essa é mais uma baixa no elenco da Onça-pintada que luta para deixar a zona de rebaixamento da Série B.
Diego chegou ao Amazonas em fevereiro e foi campeão amazonense neste ano. Pela Série B, disputou seis partidas, sendo a última no dia 31 de agosto, quando foi titular na derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO. Esta será a primeira experiência internacional da carreira do atleta.
Martín Palermo é o novo treinador do Fortaleza
O Fortaleza anunciou a contratação do técnico argentino Martín Palermo. O ex-atacante, ídolo do Boca Juniors, assinou contrato com o Tricolor até o final de 2025. Ele é esperado para chegar já nos próximos dias, aproveitando o intervalo de competições durante a Data Fifa.
Palermo será o terceiro treinador do clube em 2025. A tem-
porada começou com Juan Pablo Vojvoda, que deixou o clube após mais de quatro anos. Na sequência, Renato Paiva comandou a equipe por dez partidas antes de ser desligado.
Palermo estava sem clube desde abril, quando foi demitido do Olimpia após sofrer uma goleada do Vélez Sarsfield na Libertadores.
Super Bowl pode ter show de Taylor Swift
A pop star Taylor Swift, que recentemente ficou noiva do jogador de futebol americano Travis Kelce, é cogitada para se apresentar no intervalo do Super Bowl, em 8 de fevereiro de 2026, afirmou o comissário da NFL, Roger Goodell.
"Sempre adoraríamos que Taylor se apresentasse", afirmou Goodell. "Ela é um talento muito especial e, obviamente, seria bem-vinda a qualquer momento."
Questionado se a apresentação já estava confirmada, Goodell não negou. "Não posso dizer nada sobre isso... é um talvez", disse.