SEMANA 32

Page 1


O Estado registrou uma redução de 67% nos focos de calor no primeiro semestre de 2025, de acordo com o Inpe. Força-tarefa realiza monitoramento preventivo durante verão amazônico /08

TODAHORA.COM

TODA HORA

Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.

CNPJ: 15.183.160/0001-90

PUBLICIDADE

Vendas de anúncio

92 98112-7156

De Segunda à Sexta

Das 8h às 17h

TIRAGEM

10.000 exemplares

FILIADO A

DIRETORIA DE REDAÇÃO

Camila Pereira (MTb 1311/AM)

Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)

EDIÇÃO DE ARTE

Victor Costa

Vanessa Alencar

Desirée Souza

CIRCULAÇÃO

Salles Nascimento

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!

Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.

CMM é investigada por suspeita de irregularidades administrativas

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) ingressou com uma representação no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) contra a Câmara Municipal de Manaus (CMM), solicitando a apuração de possíveis irregularidades em procedimentos administrativos realizados pela Casa Legislativa. O pedido inclui a adoção de medida cautelar e foi protocolado pelo defensor público Carlos Alberto Souza de Almeida Filho. O defensor alega a existência de atos ilegais por parte da CMM no âmbito de procedimentos administrativos, questionando a lisura e legalidade de determinadas ações.

Amazonas

deve ter saldo positivo com tarifaço, aponta estudo

O Amazonas deve registrar ganho de 0,1 ponto percentual no Produto Interno Bruto ao longo de dois anos mesmo com as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos. A conclusão é de um novo estudo do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, da Universidade Federal de Minas Gerais, que analisou os efeitos diretos e indiretos da medida na economia brasileira. A informação foi publicada pelo jornal Valor Econômico, na sexta-feira (8/8). O estudo avaliou o impacto imediato das tarifas sobre produtos exportados ao mercado americano e o rearranjo global no comércio, provocado pelas retaliações e ajustes entre diferentes países.

rápidas

Deputados retiram assinaturas da CPI do Asfalto

Os deputados estaduais Cristiano D’Angelo (MDB) e Dan Câmara (Podemos) retiraram o apoio a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do “Asfalta Manaus”, na Assembleia Legislativa do Amazonas. A comissão vai apurar a aplicação de recursos em obras de recapeamento. Apesar das desistências, o pedido ainda reúne o número mínimo de apoios necessários para tramitar.

Alcolumbre nega pautar impeachment de Moraes no Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), negou dar andamento à proposta de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Alcolumbre, respaldado por outros líderes de bancada, recusou-se a negociar a votação de qualquer outro projeto da oposição antes que a obstrução à mesa do Senado fosse encerrada.

Site agiliza solicitação de medida protetiva

A Polícia Civil do Amazonas lançou o site da Delegacia Virtual da Mulher (DVM) para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência às medidas protetivas de urgência e a informações sobre seus direitos. A plataforma permite que a própria vítima solicite, de forma on-line, a medida protetiva de urgência. Após o envio do pedido, a solicitação é automaticamente encaminhada ao Poder Judiciário, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia física.

FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO

Manaus 09.08.2025

CMM discute novos caminhos para a regularização fundiária em Manaus

Projetos de lei propõem mudanças significativas na forma como se conduz a regularização na capital

Tema urgente e sensível em Manaus, a regularização fundiária é tema de projetos de lei na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Dois PLs apresentados antes do recesso parlamentar da casa pautam o direito à moradia com segurança jurídica e propõem mudanças na forma como se conduz a regularização na capital.

Regularização fundiária é um conjunto de ações legais, urbanas, ambientais e sociais para legalizar assentamentos irregulares, garantir o direito à moradia e assegurar o uso adequado da propriedade e do meio ambiente, conforme as leis federal e municipal.

O Projeto de Lei nº 464/2025, apresentado pelo vereador Sargento Salazar (PL), atual presidente da Comissão de Assuntos Sociocomunitários e Legislação Participativa, propõe uma série de alterações na Lei nº 2.492/2019, que institui o Programa de Regularização Fundiária no município. Na prática, o projeto ‘Meu Lote Legal’ quer facilitar o caminho para que famílias de baixa e média renda obtenham o título definitivo de seus imóveis, reduzindo a burocracia e ampliando as ferramentas de acesso.

“Quem vive a realidade dos bairros sabe o quanto é urgente dar um passo concreto para tirar as famílias da informalidade. O título de terra é a chave que abre portas para crédito, segurança jurídica e melhoria de vida”, destaca o vereador.

A proposta, que aguarda deliberação em plenário, proíbe a venda ou transferência do imóvel regularizado por um período de cinco anos, exceto em casos de herança ou autorização especial da prefeitura.

Planejamento

Já o Projeto de Lei nº 465/2025, de autoria do vereador Diego Afonso (União Brasil), presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana, mira um outro desafio: garantir que a legalização dos imóveis também considere o futuro da cidade. A proposta estabelece diretrizes obrigatórias de ordenamento urbano para todos os processos de regulariza-

ção em Manaus. O objetivo é evitar que ocupações irregulares se tornem bairros consolidados sem estrutura, como já ocorre em diversas zonas da capital.

“A proposta representa uma medida estratégica, de baixo custo e alto impacto, que respeita o Plano Diretor e antecipa os elementos estruturais de uma cidade planejada”, argumenta o líder do governo na CMM.

Regularização com planejamento

O doutor em geografia e professor da Universidade Federal do Amazonas

Registros definitivos

No fim de junho, a Prefeitura de Manaus ultrapassou a marca de 11.100 registros definitivos de imóveis concedidos à população em diversas zonas da cidade, incluindo comunidades como Nações Indígenas, Colônia Antônio Aleixo, Zumbi, Novo Reino 1, Santa Inês e Zumbi dos Palmares. A meta da gestão é atingir, até o fim de 2028, 20 mil títulos registrados em cartório.

(UFAM) Thiago Neto explica que o problema da regularização fundiária é histórico. “Um dos maiores problemas que temos hoje é a regularização fundiária nas áreas rurais e nas cidades, havendo problemas nesse processo e que acaba legitimando uma apropriação de áreas da cidade ou rurais para fins de especulação. Por outro lado, é bom saber que ações de regularização estão sendo realizadas, mas para ela ser plena, enquanto instrumento de justiça social, deve contar com um conjunto de ações empregadas nas áreas sob intervenção”, salientou.

Registros entregues: 11.100, desde 2023

Meta de registros: 20.000, até 2026.

MARHIA EDHUARDA BESSA
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Propostas pautam o direito à moradia com segurança jurídica
Fonte: Prefeitura de Manaus

Manaus pode ganhar motofaixas para evitar acidentes com motociclistas

Em quatro anos 1,2 mil pessoas morreram em acidentes envolvendo motocicletas no Amazonas

Com objetivo de reduzir o número de acidentes e promover maior fluidez no trânsito, o Projeto de Lei nº 430/2025 propõe a criação de motofaixas em vias de grande fluxo. A proposta, de autoria do vereador Rodrigo Sá (Progressistas), tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e considera o aumento do uso das motocicletas para deslocamentos e de acidentes de trânsito.

De 2020 a 2024, foram registradas 1.228 mortes por acidentes com motociclistas no Amazonas, conforme aponta levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O número representa 54% dos óbitos por transporte terrestre no estado, que inclui também pedestres, automóveis, veículos de transporte pesado, ciclistas, caminhonete e ônibus.

Apesar dos números alarmantes envolvendo fatalidades, a adesão das motocicletas tem crescido, conforme apontam informações do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas

(Detran-AM). Em 2024, Manaus registrou 31.170 emplacamentos de motocicletas, contra 23.645 de automóveis. Entre janeiro e abril de 2025, a capital contabilizou 8.818 emplacamentos de motos contra 7.012 de carros.

Faixas especiais

O projeto define que motofaixas sejam concebidas em corredores específicos de alta circulação, delimitadas por sinalização horizontal e vertical, orientada a garantir segurança e separação dos diferentes meios de transporte. O PL segue o exemplo de ações já implementadas em capitais como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

“Dados recentes indicam que mais de 60% dos atendimentos hospitalares por acidentes de trânsito em Manaus envolvem motocicletas, destacando a vulnerabilidade desses condutores”, argumenta o parlamentar na justificativa do projeto.

De acordo com o projeto, as motofaixas funcionarão 24 horas, podendo ser reversível, conforme horário e fluxos na via. Além disso, o PL prevê a proibição da motofaixa em túneis, pontes estreitas, passagens de faixa única, vias com faixa exclusiva para ônibus e em condições adversas como chuva, neblina ou baixa visibilidade.

Caso aprovada, a nova modalidade só passará a ser implementada no trânsito após estudos técnicos, audiências públicas e sinalização adequada e conformidade com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito.

Repercussão

Condutor há mais de 20 anos, o motociclista Antônio Amadeu Rocha, de 49 anos, vê os projetos com bons olhos, mas tem dúvidas sobre sua funcionalidade na prática.

“As pessoas dirigem totalmente fora do padrão, não respeitam. Então, se ela for feita numa condição viável, realmente em avenidas apropriadas, porque as nossas ruas e avenidas são muito estreitas e penso que dependendo do local pode gerar mais trânsito. Sou a favor, desde que os outros condutores façam seu papel, porque em Manaus ninguém respeita ninguém no trânsito, infelizmente”, disse.trânsito após estudos técnicos, audiências públicas e sinalização adequada e conformidade com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito.

Programa Vida Sobre Duas Rodas

Paralelamente ao projeto da motofaixa, tramita o PL nº 358/2025, do vereador Paulo Tyrone (PMB), que institui o programa municipal “Vida Sobre Duas Rodas”. A proposta prevê ações integradas de educação no trânsito, infraestrutura adaptada, fiscalização e formação de uma comissão consultiva com participação de órgãos e motociclistas.

“Nosso objetivo com esse projeto é salvar vidas. A criação das motofaixas garante mais segurança para os motociclistas e ajuda a organizar melhor o trânsito da nossa cidade”, vereador Rodrigo Sá.

Motos emplacadas em Manaus*

2024: 31.170

Primeiros quatro meses de 2025: 8.818

Motos no interior do AM*

2024: 10.755

Primeiros quatro meses de 2025: 3.459

*Fonte: Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM)

MARHIA EDHUARDA BESSA
O PL segue o exemplo de ações implementadas em outras capitais

O ano de 2026 promete ser generoso para quem pretende aproveitar folgas prolongadas. O Amazonas poderá ter até 13 feriadões, quando a data comemorativa cai próxima ao fim de semana. A lista inclui feriados nacionais e estaduais que caem em sextas, segundas e terças-feiras, facilitando a organização de viagens, lazer e descanso prolongado.

Entre os principais destaques estão datas como o Carnaval (terça-feira, 17 de fevereiro), a Sexta-feira Santa (3 de abril), o Dia do Trabalhador (sexta-feira, 1º de maio), o Dia da Independência (segunda-feira, 7 de setembro) e o Natal (sexta-feira, 25 de dezembro).

Os feriados em dias de semana aumentam a esperança nos feriadões, entretanto, alguns deles só ocorrerão com a adesão de empresas e governos, que podem optar por liberar ou não os trabalhadores.

Festival de Parintins

Além dos feriados fixos, o calendário poderá contar com uma pausa especial no último fim de semana de junho, devido ao Festival de Parintins, um dos eventos culturais mais importantes do estado.

Seguindo a tendência dos últimos dois anos, é esperado que o governo

Amazonas pode ter até 13 feriados prolongados em 2026; confira

Folgas prolongadas acontecerão em festividades tradicionais como Carnaval, Dia do Trabalhador e Natal

decrete ponto facultativo no dia 26 de junho, em todo o estado, em virtude do 57º Festival Folclórico de Parintins, realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho.

A medida é adotada para minimizar o impacto nas vendas do comércio local, já que grande parte da população se desloca para a

ilha durante o festival.

Fins de semana

Outros feriados, como a Elevação do Amazonas à categoria de Província (05/09) e o Aniversário de Manaus (24/10), caem em finais de semana e não geram folga estendida.

• 01/01 - Confraternização Universal (quinta-feira)

• 17/02 - Carnaval (terça-feira)

• 03/04 - Sexta-feira Santa (sexta-feira)

• 05/04 - Páscoa (domingo)

• 21/04 - Tiradentes (terça-feira)

• 01/05 - Dia do Trabalhador (sexta-feira)

• 19/06 - Corpus Christi (quinta-feira)

• 05/09 - Elevação do Amazonas (sábado)

• 07/09 - Dia da Independência (segunda-feira)

• 12/10 - Dia de N. Sra. Aparecida (segunda-feira)

• 24/10 - Aniversário de Manaus (sábado)

• 02/11 - Finados (segunda-feira)

• 15/11 - Dia da Proclamação da República (domingo)

• 20/11 - Consciência Negra (sexta-feira)

• 08/12 - Dia de N. Sra. da Conceição (terça-feira)

• 25/12 - Natal (sexta-feira)

Confira os feriados de 2026
FOTO: DIVULGAÇÃO

Regulariza Amazonas: Saiba como quitar seu IPVA com desconto

Segundo o governo, os descontos podem chegar a 100% em multas e juros

O programa Regulariza Amazonas, lançado nesta semana pelo governo estadual, oferece condições facilitadas para quem tem dívidas ativas. A proposta é ajudar pessoas físicas e jurídicas a se regularizarem, com descontos que podem chegar a 100% em multas e juros, além da possibilidade de parcelar o débito em até 12 vezes.

O edital de lançamento, que já está disponível e ficará aberto por dois meses, alcança contribuintes com débitos em dívida ativa referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), até o ano de 2023.

“Muitos desses débitos que entraram em atraso, às vezes tem os juros e a multa é superior à dívida principal. Estamos tirando os juros e dando desconto na multa e no próprio site você pode optar pelo parcelamento, no momento em que você paga a primeira parcela, você já está em dia”, disse o governador Wilson Lima.

O procurador-geral do Amazonas, Giordano Bruno Costa da Cruz, explica que a medida deve alcançar cerca de 200 mil contribuintes, inclusive moradores do interior.

“O contribuinte seleciona qual tributo deseja pagar, quantas parcelas e a gente consegue isentar de juros e multa, e ele consegue parcelar em até 12 vezes”, disse o procurador.

Modalidades

A transação tributária é dividida em acordo por adesão e acordo individual. O portal do Regulariza Amazonas é direcionado às transações por adesão, principal modalidade do programa, que abrange débitos oriundos, por exemplo, de tributos como o IPVA.

O Estado estipula, a cada edital lançado, as condições de parcelamento, descontos sobre juros, multas e para pagamento à vista, facilitando a quitação de débitos de contribuintes inadimplentes, e simplificando a vida de quem quer empreender e gerar novas oportunidades no Amazonas.

As transações individuais são destinadas a débitos de maior valor, acima de R$ 3 milhões, e podem ser feitas presencialmente na PGE-AM, na rua Emílio Moreira, nº 1308, Praça 14, zona sul de Manaus. Nesta modalidade, o Estado vai analisar empresa

Débitos podem ser parcelados em até 12 vezes

por empresa, para realizar acordos junto a seus representantes, entendendo especificidades como o fluxo de caixa, de que forma a empresa fará os pagamentos e as opções de garantia, por exemplo. A iniciativa prevê que, inicialmente, os editais por adesão priorizem pessoas

físicas com débitos de pequena monta, como o IPVA; e pequenas e médias empresas, por serem as que apresentam maior volume de processos, ampla geração de empregos e que têm grande alcance econômico.

Como participar Quem participarpode

Acesse o site oficial: https://regularizaam.pge.am.gov.br

Leia o edital com todas as condições e prazos

Escolha a forma de pagamento (à vista ou parcelado)

Siga todas as etapas para validar a negociação

O processo é 100% digital, sem necessidade de comparecimento presencial, e o edital atual ficará disponível por dois meses.

Contribuintes com dívidas de IPVA inscritas em dívida ativa até 2023

Pessoas físicas e jurídicas, especialmente pequenos e médios empreendedores

“É uma oportunidade para as pessoas poderem pagar e, automaticamente aquelas empresas que também não queriam estar devendo, agora terem a oportunidade de retirar os juros, multas e o seu nome da dívida ativa”, Ralph Assayag, presidente CDL.

FOTO:
DIVULGAÇÃO

Temporada de pesca esportiva deve movimentar R$ 400 milhões no AM

Investimentos em sustentabilidade e turismo ecológico impulsionam economia

Cerca de 30 mil turistas devem visitar o estado durante a temporada

ANA PATRÍCIA DIAS

A temporada de pesca esportiva no Amazonas, que ocorre entre agosto e dezembro, durante o período de vazante dos rios, deve movimentar cerca de R$ 400 milhões direta e indiretamente na economia local este ano, segundo estimativa da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). O montante inclui impactos na operação de barcos-hotéis, hotéis de selva, agências de turismo, transporte e comércio local.

Os principais destinos para a prática da pescaria, são: Barcelos, Careiro, Autazes, Silves, São Sebastião do Uatumã e áreas próximas à capital, Manaus. A expectativa para a temporada de 2025 no Amazonas é de atrair cerca de 30 mil turistas.

De acordo com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), as espécies mais visadas por pescadores amadores e turistas são tucunarés, pirapitinga, piraíba, jaú e pirarara. Por definição, a prática adota o modelo “pesque e solte”, evitando o abate e priorizando a conservação ambiental.

A modalidade utiliza equipamentos específicos, como varas, molinetes, iscas artificiais e anzóis sem farpa, para reduzir impactos e aumentar as chances de sobrevivência dos peixes após a soltura.

É fundamental seguir as normas ambientais vigentes, como os períodos de defeso, limites de captura e destinação correta dos resíduos. Em áreas protegidas — como Unidades de Conservação, terras indígenas e zonas com acordos de pesca — há normas adicionais sobre horários, equipamentos permitidos e tamanho das espécies. No Amazonas, o limite de captura para consumo próprio é de 10 kg + 1 unidade.

“Este é um setor que vem crescendo de forma

significativa nos últimos anos, apresentando potencial de conflitos com comunidades locais pela disputa de recursos e espaço, mas também se revela uma importante atividade sustentável quando realizada de forma correta, com investimentos”, afirma Caio André, analista ambiental da Gerência de Controle de Pesca (GECP) do Ipaam.

Regularização

Para garantir a legalidade das atividades, o Ipaam exige que pescadores, operadores turísticos, embarcações e estabelecimentos de hospedagem estejam devidamente licenciados. Pessoas físicas e jurídicas precisam obter

documentação junto ao Ipaam e regularizar as estruturas utilizadas.

O órgão emite dois documentos essenciais para a prática legal: o Certificado de Registro de Pesca, destinado a operadores e agências, e a Carteira de Pesca, de uso pessoal do pescador. Além disso, a regulamentação inclui capacitações obrigatórias previstas nos Planos de Trabalho apresentados pelos operadores, com treinamentos promovidos por prefeituras, empresas ou outras instituições, voltados a boas práticas de pesca e conservação ambiental.

Os interessados em atuar no setor podem acessar o site do Ipaam (www. ipaam.am.gov.br), na aba “Serviços”, para consultar orientações e requisitos para a solicitação de licenças relacionadas à pesca e aquicultura.

“A regularização da pesca esportiva é fundamental para manter o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, promover o turismo sustentável e valorizar as comunidades ribeirinhas que participam dessa cadeia produtiva”, explicou o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.

Temporada de Pesca Esportiva

30 mil turistas

R$ 400 milhões em movimentação financeira

Principais destinos:

• Barcelos;

• Careiro;

• Autazes;

• Silves;

• São Sebastião do Uatumã; e outras áreas próximas a Manaus

Espécies mais visadas:

• Tucunaré

• Pirapitinga

• Piraíba

• Jaú

• Pirarara

Manchete

Amazonas reduz focos de calor no primeiro semestre

Estado aposta em monitoramento preventivo durante o verão amazônico, conhecido por concentrar registro de queimadas

MARHIA EDHUARDA BESSA | ANA PATRÍCIA DIAS

O Amazonas registrou uma redução de 67% nos focos de calor no primeiro semestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com o início da temporada de queimadas, Governo do Amazonas e as prefeituras estão em força-tarefa para combater incêndios. Ações de monitoramento, fiscalização e educação ambiental estão sendo intensificadas, principalmente no sul do estado, que segue sendo a região de maior preocupação das autoridades.

Em junho, foram registrados 222 focos de calor, ante 258 no mesmo período do ano passado. A maioria ocorreu em áreas federais (83,52%), seguida por áreas estaduais (8,79%) e por regiões sem regularização fundiária (7,69%).

Já em julho, a queda foi mais expressiva, apresentando redução de 93,44% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o número chegou a 4.241 focos.

“Todo o trabalho que a gente tem feito traz os bons resultados que a gente tem acompanhado. Tudo isso é resultado dessa antecipação feita pelo nosso Comitê Permanente de Enfrentamento aos Eventos Climáticos”, afirmou o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, o cenário reflete as ações integradas de monitoramento e resposta. “O Amazonas tem avançado no uso de tecnologias e no fortalecimento das equipes que atuam na linha de frente da prevenção e controle do fogo”, afirma.

O estado conta com nove Grupamentos Integrados de Combate a Incêndios e Proteção Civil (GCIPs) nas cidades de Tapauá, Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã, Maués, Lábrea, Manaquiri, Autazes, Jutaí e Coari. Juntos, os GCIPs e as novas unidades ampliam a presença institucional nas regiões mais vulneráveis aos efeitos da estiagem

e de queimadas.

Outras nove unidades estão em implantação nos municípios de Apuí, Atalaia do Norte, Barcelos, Boca do Acre, Careiro, Envira, Humaitá, Itapiranga e Manicoré.

Atualmente, o efetivo de resposta conta com 223 bombeiros militares atuando no interior do estado, sendo 21 alocados nos GCIPs e 202 nas demais unidades, além de 232 brigadistas contratados, sendo 153 pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e 79 pelas prefeituras.

“Arco do Fogo”

O Sul do Amazonas já recebe as ações da Operação Tamoiotatá, que segue até dezembro, especialmente na região chamada de “Arco do Fogo”, que abrange municípios como Apuí, Manicoré, Lábrea e Novo Aripuanã.

A força-tarefa atua no combate às queimadas, ao desmatamento ilegal e a outros crimes ambientais. Outras medidas também têm sido realizadas, como o embargo emergencial via satélite, impedindo a legalização de áreas desmatadas ilegalmente sem

o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Conforme o presidente, essa é uma forma de o estado inteiro ser monitorado, mesmo que não haja agentes atuando fisicamente em todas as áreas.

Manaus 09.08.2025

Apuí e Manicoré lideram os focos de calor no Amazonas em 2025, com 73 e 72 focos respectivamente.

A secretária de meio ambiente de Manicoré, Marta Regina Pereira, informou que rondas diárias, medidas educativas e punitivas para reverter o cenário estão sendo aplicadas. "Manicoré tem se preparado para esse período (verão amazônico). Fazemos rondas em toda a área urbana e as vicinais, das 17h à meia-noite. Também orientamos as pessoas e realizamos ações apagando os pequenos focos de incêndio de quintais", afirmou.

Com menos de 1% dos fo cos de queimadas do estado, Manaus investe em tecnologia para prevenir incêndios florestais. No início de julho, a Prefeitura lançou a “Campanha de Prevenção às Queimadas”, com

Qualidade do ar comprometida

Desde o início do verão amazônico, alguns municípios já registraram os primeiros alertas relacionados à poluição atmosférica. A Defesa Civil do Amazonas chegou a emitir dois alertas no último dia 24 de julho. Beruri, Eirunepé e Carauari tiveram qualidade do ar moderada, enquanto Lábrea registrou qualidade ‘ruim’, com riscos para toda população.

De acordo com o órgão, o aumento do material particulado que compromete a qualidade estava relacionado com focos de calor e outros fatores ambientais. Ainda assim, a poluição agrava doenças respiratórias, especialmente em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

“Durante a inspiração, as partículas atingem as vias respiratórias, causando inflamação e maior vulnerabilidade a infecções”, explica a pneumologista Maria do Socorro Cardoso, professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Novas brigadas

O Ibama autorizou a contratação de novas brigadas federais temporárias para prevenir e combater incêndios florestais no Amazonas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União em maio. De acordo com o documento, ela será executada pelo Prevfogo, com atuação nos municípios de Apuí, Autazes, Barreirinha, Humaitá, Lábrea, Nova Olinda do Norte e Manaus.

Focos ativos detectados em 2025*

o uso de drones DJI Matrice 4T e 30T, equipados com sensores térmicos e zoom de até 112 vezes, sensores infravermelho e laser de medição, que permitem o monitoramento em tempo real de áreas de risco. JAN FEV MAR

*Fonte: Inpe

2024: 25.499

2022: 21.217

2020: 16.729

*Fonte: Inpe

Ranking de focos por cidades

Apuí: 73

Manicoré: 72

Canutama: 50

Humaitá: 45

Maués: 44

Fonte: Painel do Clima, Defesa Civil do Amazonas

Orientações com a saúde:

Hidratação contínua e restrição de atividades ao ar livre durante picos de poluição; Umidificar o ambiente com toalhas molhadas ou filtros de ar para reduzir desconforto respiratório; Uso de máscaras N95, PFF2 ou P100 ao sair de casa; Manter portas e janelas fechadas; Usar óculos de sol ou de proteção para evitar irritação; Pessoas com problemas respiratórios ou cardíacos devem seguir as orientações médicas e manter seus medicamentos à mão.

Evento oferece capacitação gratuita para empreendedores em Manaus

Sebrae Amazonas disponibilizará suporte para quem já empreende ou deseja abrir o próprio negócio

como geração de emprego e renda

De 12 a 15 de agosto, o Sebrae Amazonas realizará uma programação gratuita voltada para empreendedores e futuros empresários no Shopping São José, localizado na zona Norte de Manaus. A iniciativa faz parte da “Caravana do Empreendedorismo”, e inclui oficinas, palestras e atividades práticas voltadas para o fortalecimento dos pequenos negócios. Todas as atividades são gratuitas e presenciais.

Com foco no empreendedorismo e na inovação como ferramentas para geração de renda e inclusão produtiva, a Caravana busca apoiar quem já empreende ou deseja iniciar o próprio negócio. As atividades serão no estande do Sebrae-AM, instalado no segundo piso do shopping.

“Nosso objetivo é aproximar ainda mais o Sebrae da população, oferecendo conhecimento e ferramentas práticas para quem quer empreender com segurança e estratégia”, destacou Edcarlos dos Santos, analista técnico do Sebrae Am e organizador do evento.

Programação

No dia 12, a palestra "Empreendedorismo Feminino", acontece das 9h às 11h, com brinde de design de sobrancelhas. À tarde, das 14h às 16h, será ministrada a palestra "Como Acessar Crédito na AFEAM", com direito a uma quick massagem como cortesia.

No dia 13, das 9h às 11h, ocorre a palestra "Marketing nas Redes Sociais – Estratégias para Aumentar seus Lucros", seguida, no turno da tarde (14h às 16h), pela palestra "Controle Financeiro para sua Empresa", que oferecerá corte de cabelo feminino (somente as pontas) como brinde.

Já no dia 14, a programação segue com a palestra "Descomplicando os Impostos da sua Empresa", das 9h às 11h, também com corte de cabelo feminino como mimo aos participantes. Na parte da tarde, das 14h às 16h, será apresentada "As 10 Características do Comportamento Empreendedor", com brinde de corte de cabelo masculino.

Encerrando a programação, no dia 15, a palestra "As 10 Características do Comportamento Empreendedor" retorna das 9h às 11h, seguida, das 14h às 16h, por uma segunda edição da palestra "Empreendedorismo Feminino", desta vez acompanhada de corte de cabelo masculino como brinde.

“Caravana do Empreendedorismo”

Quando: 12 e 15 de agosto

Onde:

Shopping São José, na Avenida Cosme Ferreira, 4605, São José Operário

Entrada: gratuita

Entrada: (92) 98634-6400 (92) 98634-4173

"Caravana do Empreendedorismo" tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo

AUX. DE ESTOQUE

Empregador: Dismonza Tintas

Número de vagas: Não

Fundação Nacional dos Povos

Indígenas (Funai)

3.621 vagas, distribuídas em 12 editais de processo seletivo simplificado

Prazos e local de inscrição são diferenciados, conforme o edital, e podem ser acessados no site da Funai

Corpo de Bombeiros Militar do Amapá

180 vagas de Oficial Combatente para cadastro reserva

Inscrições até o dia 21 de agosto no site da Fundação Carlos Chagas. Taxa é de R$ 120 A prova objetiva será aplicada no dia 19 de outubro

Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe

10 vagas para Auditor Fiscal Tributário e formação de cadastro reserva

Inscrições até o dia 20 de agosto no site

Cebraspe. Taxa é de R$ 200

Provas serão aplicadas no dia 28 de setembro

Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul

Seis vagas para Analista, Auditor e Conselheiro

Inscrições até o dia 21 de agosto no site da Cebraspe. Taxa de R$ 150 a 380. Provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 de outubro

Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal 12 vagas para cargos de níveis médio e superior

Inscrições até o dia 1º de setembro no site do Instituto Ibest. Taxa varia de R$ 50 a R$ 70

Prova será aplicada em 28 de setembro

Ministério Público do Rio Grande do Sul

40 vagas imediatas para promotor e formação de cadastro reserva

Inscrição até o dia 10 de agosto no site do órgão. Taxa é de R$ 370

Prova está prevista para ser aplicada no dia 5 de outubro de 2025, em Porto Alegre

Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

45 vagas para cargos de nível médio e superior

Inscrições até 20 de agosto no site da Cebraspe. Taxa varia de R$ 188,79 a R$ 270, 84

Prova será aplicada no dia 19 de outubro

Informado

Área: Estoque

Requisitos: Ensino Médio completo; Sexo masculino; Experiência na área; Conhecimento em Informática.

Contato: estoque@ dismonzatintas.com.br

MOTORISTA

Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado

Área: Transporte

Requisitos: CNH cat. D ou E; Experiência comprovada na função.

Contato: amazonas. recrutamento@gmail.com

OPERADOR DE EMPILHADEIRA

Empregador: Vide Plast Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na função; NR 11 Contato: recrutamento. manaus@videplast.com.br

MECÂNICO

Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado

Área: Mecânica

Requisitos: Ensino Fundamental completo ou incompleto; Sexo masculino; Experiência na área.

Contato: vagasconfidenciall2025@ gmail.com

ALMOXARIFE

Empregador: Vide Plast Número de vagas: Não Informado

Área: Almoxarifado

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na função; Conhecimento no sistema SAP. Contato: recrutamento. manaus@videplast.com.br

PEDREIRO

Empregos Concursos públicos

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não Informado

Área: Construção Civil

Requisitos: Ensino

Fundamental Incompleto; Experiência na função; Disponibilidade de Horário. Contato: atracaorh24@gmail. com

SERVIÇOS GERAIS

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não Informado

Área: Serviços Gerais

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência com limpeza, conservação e higienização.

Contato: alloadmpatrimonial@gmail. com

APRENDIZ

Empregador: BIC

Número de vagas: Não Informado

Área: Manufatura industrial

Requisitos: Cursando o Ensino Médio Técnico em Mecânica, Mecatrônica ou áreas afins; Conhecimento em Informática. Contato: https://shre.ink/ xmdp

MANOBRISTA

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não Informado

Área: Transporte

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência como motorista; CNH B. Contato: alloadmpatrimonial@gmail. com

ASS. FISCAL

Empregador: Bio exata

Número de vagas: Não Informado

Área: Financeira

Requisitos: Formação em Ciências contábeis e afins; Excel Avançado

Contato: selecao@ bioexatamanaus.com.br

12/ Polícia

AM tem 2º maior crescimento do país no cumprimento de mandados de prisão

Estado teve alta de 61,2% nas prisões por mandados entre 2023 e 2024

Em 2024, foram realizadas 3.748 prisões por força de mandados

O Amazonas registrou um aumento de 61,20% no número de pessoas presas por força de mandados judiciais entre 2023 e 2024. O resultado colocou o estado em destaque a nível nacional, conforme dados do Mapa Nacional da Segurança Pública 2025, divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Os dados posicionam o Amazonas como o segundo do país com maior crescimento percentual neste indicador, totalizando 3.748 prisões efetuadas em 2024.

De acordo com o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, o desempenho é resultado da intensificação das ações de capturas promovidas pelas Polícias Civil e Militar, com apoio técnico da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).

“A atuação conjunta com a Polícia Federal, a Polícia Militar, o IIACM/DPTC, a SEAI, o Cerco Inteligente de Videomonitoramento –Paredão – e o Departamento Estadual de Trânsito tem sido decisiva para o êxito das operações. Essa articulação amplia a capacidade de resposta das forças policiais e torna as ações de captura mais eficazes”, destacou Torres.

O delegado-geral adjunto enfatizou ainda que o fortalecimento da presença institucional no interior do estado e a reestruturação da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) foram fatores decisivos para os resultados alcançados.

O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, destaca que as ações integradas entre a PMAM e a PC-AM resultaram no cumprimento de diversos mandados de prisão na capital e interior do estado e contribuíram para o bom desempenho no Amazonas no ranking nacional.

“Com essa ação integrada, conseguimos dar um resultado efetivo nas ações de Segurança Pública no Amazonas. As Companhias Interativas Comunitárias (Cicom’s) fazem esse apoio em Manaus, junto

com as unidades especializadas como a Rocam, Força Tática de Choque, e nossos batalhões do interior reforçam as ações de cumprimento de mandados nos municípios amazonenses”, destacou o comandante-geral.

Dados da capital e interior

Em 2023, foram 1.127 mandados de prisão cumpridos exclusivamente pelas equipes de investigação da PC-AM. Já em 2024, esse número chegou a 2.542, representando um aumento de 125,5%. Em 2025, o ritmo de crescimento se mantém. No primeiro semestre do ano, a Polícia Civil já cumpriu 1.364 mandados de prisão, um aumento de 27,71% em relação ao mesmo período de 2024 (1.068 mandados).

Cumprimento de Mandados de Prisão

BRASIL

2023: 256.646 mandados cumpridos

2024: 275.165 mandados cumpridos

Aumento: 7,22%

AMAZONAS

2023: 2.325 mandados cumpridos

2024: 3.748 mandados cumpridos

Aumento: 61,2%

As delegacias da capital do estado continuam liderando em volume e crescimento. Os Distritos Integrados de Polícia (DIPs) apresentaram aumento de 85,06% no número de mandados cumpridos em 2024, mantendo crescimento de 57,62% no primeiro semestre de 2025. As Delegacias Especializadas da capital também registraram alta relevante: 139,90% em 2024 e 25,88% no primeiro semestre de 2025.

Além disso, as delegacias do interior do Amazonas também apresentaram avanço expressivo. Em 2024, houve aumento de 147,93% no número de mandados cumpridos, totalizando 900 pessoas presas. No primeiro semestre de 2025, já foram 430 mandados cumpridos, mantendo o ritmo de produtividade.

“Essa integração tem viabilizado o recebimento de informações estratégicas e contribuído para uma atuação mais precisa na localização e captura de foragidos”, Fabio Aly, titular da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter.

Canais de denúncia

Disque-denúncia da Segurança Pública: 181

WhatsApp da Polinter: (92) 3667-7727

FORÇA NACIONAL
AMAZONAS PARA COMBATER CRIME ORGANIZADO

Manaus

09.08.2025

Áries | 21/03 a 20/04

Momento favorável para desenvolver atividades profissionais. Finanças: serviços criativos proporcionarão bons lucros.

Leão | 22/07 a 22/08

Boa fase para investir em negócios à curto prazo. Amor: no relacionamento afetivo, a harmonia trará satisfação interior.

Sagitário | 22/11 a 21/12

Mesmo que colegas não concordem com algumas coisas ficarão firmes ao seu lado, pois o momento é de união. Vida social: tende lhe trazer alegrias.

MANAUS RECEBE FEIRA INTERNACIONAL DE VINHOS

Touro | 21/04 a 20/05

Os astros conspiram a seu favor. Ótimo momento para você deslanchar suas atividades. Fique alerta para não perder chances de crescimento.

Virgem | 23/08 a 22/09

Finanças: serviços extras poderão aumentar seus rendimentos. Não os recuse, viu? Amor: romance em alta e coração em festa. Felicidade à vista!

Capricórnio | 22/12 a 20/01

Metas profissionais tendem serem alcançadas. Vida social: tende ficar muito movimentada. Amor: uma nova relação pode ter início.

Programação cultural de agosto

Gêmeos | 21/05 a 20/06

Parcerias ganham destaque e tudo que for feito em conjunto poderá alcançar resultados positivos. Vida social: estará animadíssima.

Libra | 23/09 A 22/10

Entusiasmo e progresso marcarão esses dias. Você estará mais dedicado às suas atividades que nem verá o tempo passar, mas os resultados serão animadores.

Aquário | 21/01 A 19/02

Vida social: em alta. Muitas novidades. Finanças: é hora de você poupar para fazer um fundo que poderá lhe ajudar no futuro. Pense nisso!

Largo de São Sebastião, receberá a primeira edição do Festival do Beiradão. Estão confirmados shows de Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita e Alaídenegão. O acesso é gratuito.

O Festival Tarumã Alive acontecerá no dia 23 de agosto com muitas atrações das 16h às 23h30, na Praia da Lua. A entrada é gratuita.

Estrelado por Letícia Spiller e Marcelo Serrado, a comédia "Avesso do avesso" será apresentada no Teatro Amazonas nos dias 23 e 24 de agosto. Ingressos na bilheteria do teatro e no site Shop Ingressos. Tardezinha’

As opções de lazer em Manaus neste mês incluem espetáculos de teatro, shows e festival. Neste sábado (9), inicia a Mostra de Teatro Águas de Manaus com o musical premiado sobre a vida da cantora Rita Lee, protagonizado pela atriz Mel Lisboa. Serão 20 espetáculos gratuitos, incluindo produções locais, apresentados em quatro dias (9, 10, 10, 16 e 17) no Centro e nas zonas Oeste e Leste. Thiaguinho realizará show comemorativo dos 10 anos do projeto "Tardezinha", no dia 16 de agosto, na Arena da Amazônia. A cantora Liniker desembarca na capital no dia 21 de agosto para apresentar a turnê Caju O show será realizado no Studio 5. Os ingressos para os dois shows estão disponíveis no site da Bilheteria Digital.

No dia 22 de agosto, das 17h às 22h, no

Câncer | 21/06 a 21/07

Você precisará ter bastante habilidade para gerenciar as suas atividades para que elas tenham um futuro promissor. Romance em alta.

Escorpião | 23/10 A 21/11

Prioridades devem ocupar o primeiro lugar na sua lista de afazeres importantes. Gastos impulsivos podem aproximar o vermelho de você!

Peixes | 20/02 A 20/03

Trabalho, uma proposta de parceria em alguma atividade pode acontecer, de um momento para o outro, pois Netuno e Júpiter favorecem negócios conjuntos.

receita

Ingredientes

3 ovos

1 xícara de chá de açúcar

1 caixa de leite condensado

2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

1 vidro de leite de coco

1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo

1 e 1/3 de xícara de chá de leite

1/2 pacotinho de coco ralado

Modo de preparo

No liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, o leite condensado, a manteiga ou margarina e o leite de coco. Bata por 3 minutos; Transfira essa mistura para um recipiente grande. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture usando um fouet; Coloque o leite e o coco ralado e mexa bem até incorporar todos os ingredientes. Unte um refratário retangular com óleo e farinha de trigo e despeje essa mistura; Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 40 minutos, ou até que fique bem douradinho; E está pronto! Pode servir o delicioso bolo!

BOLO PEGA MARIDO
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO:
DIVULGAÇÃO
com Thiaguinho será no dia 16
Comédia com Letícia Spiller e Marcelo Serrado
Show de Liniker no dia 21

futebol

Bola de Ouro 2025: Raphinha e Vini Jr. são indicados a melhor do mundo

Os brasileiros estão entre os 30 indicados ao prêmio; cerimônia será no dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris

Raphinha, do Barcelona, e Vini Jr., do Real Madrid, estão entre os indicados à Bola de Ouro 2025, que premia o melhor da temporada 2024/25 na Europa. O vencedor será anunciado no dia 22 de setembro, em Paris.

Jogadores indicados à Bola de Ouro 2025:

Dembélé (Paris Saint-Germain)

Gianluigi Donnarumma (Paris Saint-Germain)

Jude Bellingham (Real Madrid)

Désiré Doué (Paris Saint-Germain)

Denzel Dumfries (Inter de Milão)

Guirassy (Borussia Dortmund)

Haaland (Manchester City)

Viktor Gyökeres(Sporting)

Hakimi (Paris Saint-Germain)

Harry Kane (Bayern de Munique)

Kvaratskhelia (Paris Saint-Germain)

Robert Lewandowski (Barcelona)

Alexis Mac Allister (Liverpool)

Lautaro Matinez (Inter de Milão)

Scott Mctominay (Napoli)

Kylian Mbappé (Real Madrid)

Nuno Mendes (Paris Saint-Germain)

João Neves (Paris Saint-Germain)

Pedri (Barcelona)

Cole Palmer (Chelsea)

Michael Olise (Bayern de Munique)

Raphinha (Barcelona)

Declan Rice (Arsenal)

Fabian Ruiz (Paris Saint-Germain)

Van Dijk (Liverpool)

Vini Jr. (Real Madrid)

Mohamed Salah (Liverpool)

Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)

Vitinha (Paris Saint-Germain)

Lamine Yamal (Barcelona)

Estão no páreo também o jovem Lamine Yamal, do Barcelona, Désiré Doué, do Paris Saint-Germain, Jude Bellingham, do Real Madrid, Harry Kane, do Bayern de Munique, Gyökeres, do Sporting, entre outros.

A lista principal foi a última a ser divulgada. A primeira foi a do Troféu Kopa, voltada para o melhor jogador sub-21 na temporada. Estêvão é o representante brasileiro entre os indicados ao prêmio. Ex-Palmeiras, o atacante tem entre os concorrentes Yamal, joia do Barcelona - que também concorre.

Em seguida, foi a vez do Troféu Yashin, para o melhor goleiro, e o Brasil também terá representantes. Alisson Becker, do Liverpool, foi indicado ao prêmio. Ele está entre os dez nomes que concorrem ao prêmio.

O Brasil ainda terá representante entre os melhores treinadores do futebol feminino. Arthur Elias, técnico da seleção brasileira, foi indicado. Campeão da Copa América no último sábado, ele é o único brasileiro na lista. As campeãs Amanda Gutierres e Marta foram indicadas ao prêmio de melhor do mundo.

Na categoria de técnico do ano no masculino concorrem ao prêmio: Antonio Conte, do Napoli, Luis Henrique, do Paris Saint-Germain, Hansi Flick, do Barcelona, Enzo Maresca, do Chelsea, e Arne Slot, do Liverpool.

Jogadoras indicadas à Bola de Ouro 2025:

Lucy Bronze (Chelsea)

Barbra Banda (Orlando Pride)

Aitana Bonmatí (Barcelona)

Sandy Baltimore (Chelsea)

Mariona Caldentey (Arsenal)

Klara Buhl (Bayern de Munique)

Sofia Cantore (Juventus)

Steph Catley (Arsenal)

Melchie Dumornay (Lyon)

Pernille Harder (Bayern de Munique)

Lindsey Heaps (Lyon)

Chloe Kelly (Manchester City e Arsenal)

Marta (Orlando Pride/Brasil)

Frida Leonhardsen Maanum (Arsenal)

Temwa Chawinga (Kansas City Current)

Emily Fox (Arsenal)

Cristiana Girelli (Juventus)

Esther Gonzalez (Gotham)

Caroline Hansen (Barcelona)

Patri Guijarro (Barcelona)

Amanda Gutierres (Palmeiras)

Hannah Hampton (Chelsea)

Ewa Pajor (Barcelona)

Clara Mateo (Paris FC)

Alessia Russo (Arsenal)

Claudia Pina (Barcelona)

Alexia Putellas (Barcelona)

Johanna Rytting Kaneryd (Chelsea)

Caroline Weir (Real Madrid)

Leah Williamson (Arsenal)

Milan anuncia Ardon Jashari em contratação mais cara da janela italiana

O Milan anunciou nesta semana a chegada do meio-campista Ardon Jashari, de 23 anos, um dos destaques do Brugge, da Bélgica, na última temporada. Ele assinou contrato com o clube italiano até 2030. A transferência pode custar até 37 milhões de euros (R$ 270,5 milhões) — con-

tratação mais cara do futebol da Itália nesta janela de verão.

O Milan se comprometeu a pagar ao Brugge 34 milhões de euros fixos, e mais 3 milhões em bônus. Valor próximo dos 40 milhões de euros exigidos inicialmente.

Goleiro amazonense é convocado para a Seleção Brasileira Sub-15

O amazonense Audo Ventilari foi convocado pela seleção brasileira sub-15 para um período de 10 dias de treinos na Granja Comary, em Teresópolis-RJ, de 10 a 20 de agosto. Com 1,88m de altura, Audinho, como é chamado, integra a base do Palmeiras.

A preparação da seleção brasileira Sub-15 visa a Liga Evolução, competição que será uma espécie de Sul-Americano e prevista para ocorrer em setembro deste ano. O Brasil vive um bom momento na categoria e recentemente conquistou o título da Copa 2 de Julho 2025.

de asfaltamento, drenagem e sinalização, o Mutirão da Prefeitura de Manaus agora beneficia o Centro da cidade. Em parceria com comerciantes e moradores, estão sendo realizadas ações de limpeza, poda, capinação e organização do comércio para deixar a área central ainda mais bonita A iniciativa visa retomar o movimento e preparar o Centro para o período de compras.

Prefeitura de Manaus. O trabalho não para.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.