1431

Page 1


TODAHORA.COM

TODA HORA

Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.

CNPJ: 15.183.160/0001-90

PUBLICIDADE

Vendas de anúncio

92 98112-7156

De Segunda à Sexta

Das 8h às 17h

TIRAGEM

10.000 exemplares

FILIADO A

DIRETORIA DE REDAÇÃO

Camila Pereira (MTb 1311/AM)

Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)

EDIÇÃO DE ARTE

Victor Costa

Vanessa Alencar

Desirée Souza

CIRCULAÇÃO

Salles Nascimento

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!

Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.

Omar Aziz defende fim da reeleição para o executivo

O senador Omar Aziz (PSD-AM) reforçou sua posição contrária à reeleição para cargos do Executivo e defendeu a adoção de mandatos únicos de cinco anos para presidente da República, governadores e prefeitos. Segundo ele, a reeleição “nunca foi boa” para o país e que foi um erro ter sido instituída no Brasil. “Muitas vezes as pessoas metem os pés pelas mãos pela reeleição. Quebra o Estado, é irresponsável com o município. Você assume o governo e já começa a ser candidato à reeleição no segundo dia”, criticou. O senador destacou que o segundo mandato, na maioria dos casos, é pior que o primeiro, pois falta perspectiva política após o fim da gestão.

União Progressista tem maior bancada na CMM

A recente Federação União Progressista, aliança entre os Partidos União Brasil (UB) e Progressistas (PP), tem a maior bancada da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Com oito vereadores (6 do UB e 2 do PP), a representatividade superou a do Avante, que liderava com sete parlamentares, e a união fortaleceu a base do governador Wilson Lima na Casa Legislativa. No Amazonas, a federação liderada por Wilson Lima reúne 25 prefeitos, 13 vice-prefeitos e 199 vereadores (incluindo os 8 de Manaus), além de dois deputados federais e seis estaduais.

rápidas

CMM prorroga contrato de internet por R$ 1,4 milhão

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) prorrogou por mais 12 meses o contrato com a empresa Norte Brasil Network Telecomunicação Ltda. para a prestação de serviços de internet dedicada. O extrato do 3º termo aditivo do contrato foi publicado no início da semana e assinado pelo presidente da casa legislativa, vereador David Reis (Avante).O valor global da prorrogação é de R$ 1,4 milhão. Governo vê com simpatia redução de jornada de trabalho

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que o governo federal vê com simpatia a proposta de redução de jornada máxima de 44 horas para 40 horas semanais. Acho que o país está preparado para isso. O debate é com o Congresso Nacional porque é por emenda constitucional”, explicou, acrescentando que é necessário ter sustentabilidade da economia.

Ministro nega ação para destravar pavimentação da BR-319

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), não acolheu a ação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para garantir que a licença prévia para o asfaltamento do Trecho do Meio da BR-319 seguisse adiante. A arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) tinha como fim apurar omissões de entes do governo federal na execução das obras na rodovia.

FOTO: PABLO BRANDÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO

Frentes parlamentares na CMM acendem debate sobre efetividade

Embora as frentes parlamentares tenham como proposta articular ações e promover debates, elas não possuem caráter deliberativo

Câmara de Manaus cria novas frentes parlamentares

MARHIA EDHUARDA BESSA

Nos primeiros meses da nova legislatura, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) protocolaram, até abril deste ano, quatro novas frentes parlamentares temáticas, abordando desde a defesa de pessoas com HIV/AIDS e tuberculose, passando por Transtorno do Espectro Autista (TEA), saúde mental, até temas fora da alçada municipal, como a polêmica BR-319.

Embora as frentes parlamentares tenham como proposta articular ações e promover debates, elas não possuem caráter deliberativo. Ou seja, não votam leis nem tomam decisões oficiais.

A Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/AIDS e Tuberculose foi proposta pela vereadora Professora Jacqueline (União Brasil). Segundo ela, a ideia surgiu em 2021, mas foi arquivada com o fim da legislatura. Agora, o projeto é retomado. A atuação anterior da frente resultou, segundo a parlamentar, em emenda à Lei Orgânica, garantindo isenção de tarifa para pacientes com tuberculose. A frente também realizou visitas técnicas e ofereceu apoio jurídico a

pacientes.

A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com TEA e outras pessoas atípicas é proposta pelo vereador Eurico Tavares (PSC). Em sua justificativa, o parlamentar defende que a criação da frente será importante para “articular ações conjuntas entre o poder público e a sociedade civil”. “Quando se tem uma Frente Parlamentar, na hora de uma cobrança e na busca de melhorias necessárias, temos mais ‘musculatura’. Todas as medidas necessárias para a melhoria da vida dessas pessoas queremos tomar. Estamos em busca de um olhar mais específico para a causa.”

No início de abril, os vereadores aprovaram a criação de uma Frente Parlamentar voltada para a saúde mental e o combate ao uso de drogas. A proposta, de autoria do vereador João Carlos (Republicanos), visa promover debates sobre políticas públicas e ações de conscientização voltadas à saúde da população da capital amazonense.

Já o vereador João Paulo (PL) propôs a Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, rodovia federal cujo de-

bate ocorre há décadas. Na justificativa do projeto, ele menciona a necessidade de “ampliar o debate” e “sensibilizar a sociedade” sobre os entraves da obra. Apesar da relevância da pauta, resta a dúvida se uma frente municipal possui de fato alcance para influenciar uma decisão que depende da esfera federal e da complexa engrenagem ambiental e orçamentária de Brasília.

Efetividade em debate

Com o surgimento dessas novas frentes parlamentares, surge a dúvida se elas são de fato efetivas ou repetem prerrogativas que os parlamentares já possuem individualmente, uma vez que, na prática, elas não possuem poder deliberativo. Para o cientista político Carlos Santiago, apesar das limitações, as frentes têm relevância por unirem parlamentares de diferentes ideologias em torno de causas comuns.

Ainda assim, Santiago faz um alerta sobre o foco das iniciativas. “Temas como a BR-319 extrapolam a competência da Câmara. Nesses casos, ou se busca projeção política, o que não é pecado, ou se foge das atribuições centrais do vereador, como fiscalizar e cobrar os serviços prestados à população. Seria mais coerente criar frentes sobre transporte coletivo, educação ou mobilidade urbana em Manaus”, concluiu.

Composição

Presidente

Vice-presidente

Membros

Prazo: indeterminados

Orçamentos: dotações orçamentárias próprias

Tramitação: comissões permanentes

Relembre

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus chegaram a criar a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e dos Valores Cristãos (Fepacri). Além da atuação no plenário, os membros da Fepacri também se reuniam em cultos realizados nas dependências da CMM. Em 2023, o grupo possuía 19 membros.

Manaus terá mutirão para emissão de documentos

O mutirão será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Centro-Sul nos dias entre 12 e 16 de maio

REDAÇÃO

A terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, promovida pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), acontecerá entre os dias 12 e 16 de maio, em Manaus. A ação será realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Zona Centro-Sul da capital, e tem como foco principal a emissão gratuita de documentos básicos para a população, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa faz parte de um esforço nacional coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça, com atividades programadas simultaneamente em todos os estados do país. No Amazonas, a organização da campanha conta com o apoio de cerca de 15 instituições, que atuarão em regime de colaboração para ampliar o acesso da população à documentação civil essencial.

Entre os serviços oferecidos estão a emissão de certidões de nascimento (primeira e segunda vias), retificação de certidões, emissão de Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), documentos trabalhistas, orientações sobre regularização de documentos de saúde, entre outros atendimentos relacionados à cidadania. Além disso, haverá suporte jurídico para quem precisar realizar ajustes em registros já expedidos.

No Amazonas, os preparativos para o mutirão começaram há cerca de dois meses. Durante as reuniões, o corregedor-geral de Justiça do Esta-

do, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, destacou como diretriz a união de esforços entre o Poder Judiciário Estadual e os órgãos parceiros para a realização de um evento de grande porte voltado à população.

Além da capital, o Poder Judiciário também irá coordenar uma edição da campanha no município de Humaitá, a cerca de 590 quilômetros de Manaus, ainda durante o mês de maio. A proposta é ampliar o alcance do projeto e atingir populações que vivem em áreas mais afastadas, onde o sub-registro civil ainda é uma realidade persistente.

Balanço

Em edições anteriores, a campanha obteve resultados expressivos. Em 2024, por exemplo, o “Registre-se!” já passou por Manaus, Barcelos, Tabatinga e Benjamin Constant, totalizando 26.616 atendimentos — mais que o dobro em comparação com o ano de 2023. O público-alvo inclui povos indígenas, pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados, além da população carcerária. Todos os atendimentos são gratuitos.

O mutirão representa uma importante ferramenta de combate ao sub-registro civil de nascimento, uma das barreiras que ainda impede milhares de brasileiros de acessarem serviços básicos de saúde, educação, programas sociais e exercerem plenamente sua cidadania. A expectativa da CGJ-AM é que a nova edição em Manaus supere os números dos anos anteriores, contribuindo diretamente para a redução da invisibilidade civil no estado.

A iniciativa faz parte de um esforço nacional coordenado pela Corregedoria

População terá acesso a serviços como:

expedição de Carteira Nacional de Identificação (CNI);

expedição de CPF (Cadastro de Pessoa Física);

expedição de Título de Eleitor; expedição de primeiras e segundas vias de Certidões de Nascimento; além de emissão de outros documentos básicos.

Saiba Mais

Só em 2025, 32.599 pessoas foram registradas no Amazonas. Manaus, a capital, é responsável pelo maior número de registros. Neste ano, foram 19.753 pessoas registradas.

Serviço

Semana Nacional do Registro Civil Registre-se!

Data: 12 a 16 de maio Horário: A confirmar

Local: Centro de Convenções Vasco Vasques

Nacional de Justiça

Festival de Parintins 2025: estadias chegam a R$ 40 mil

A alta nos preços, demanda recorde e limitação de leitos, coloca em evidência a especulação imobiliária

Com menos de 60 dias para o início do 58º Festival Folclórico de Parintins, que ocorre entre os dias 26 e 30 de junho, a escalada nos preços de hospedagem impacta diretamente os torcedores dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido que planejam prestigiar a disputa na ilha Tupinambarana. A rede hoteleira local já registra lotação máxima, com pacotes de hospedagem que podem ultrapassar os R$ 40 mil para o período — um salto expressivo em relação à baixa temporada.

A alta nos preços, impulsionada pela demanda recorde e limitação de leitos, coloca em evidência a especulação imobiliária e a busca por outras alternativas de estadia, como hospedagem em barcos e espaços coletivos, como os redários.

Um levantamento feito pelo Toda Hora, baseado nas plataformas Airbnb e OLX, simulando estadias em datas fora de temporada (23 a 27 de abril) com o período do festival (26 a 30 de junho), revelou disparidades impressionantes. Casas que, em abril, custavam entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, sobem para R$ 23.440 e até R$ 43.820 durante o festival — diferença que supera os 1.000%.

As acomodações analisadas são as mesmas, em casas com condições e capacidades idênticas. A mesma tendência de aumento abrupto é identificada em pousadas anunciadas na plataforma. Duas delas, que cobravam R$ 543,00 e R$ 621,00 pelas quatro diárias em abril, tem seus valores disparados para R$ 34.372 e R$ 21.511, respectivamente, para o mesmo período do festival.

Na plataforma OLX, há imóveis sendo ofertados entre R$ 6.500 e R$ 40 mil, para o período da festa. Embora os anúncios na plataforma informal não ofereçam a mesma padronização de serviços de outras plataformas, os valores sugerem um mercado aquecido.

Preços acompanham demanda

Mesmo com valores elevados, há justificativas apontadas por quem aluga. A moradora Rosivone de Almeida, que junto à irmã oferece casas para aluguel no período, defende que os preços acompanham a demanda e o conforto das acomodações.

“Minha irmã está alugando uma casa por R$ 7 mil, mas tem três quartos, sala, cozinha, banheiros e área de lazer grande, com conforto. Esse é um dos valores mais baratos pelo ta-

Passagens

Com a aproximação do festival, a movimentação no Porto de Manaus já registra crescimento. Segundo vendedores que atuam no local, o preço das passagens fluviais varia de R$ 400 a R$ 4.000, dependendo da embarcação e da acomodação. As lanchas rápidas custam cerca de R$ 600 cada trecho (ida e volta).

manho da casa. Existem outras sendo alugadas por 15 ou 20 mil, e até mais simples. Uma amiga minha está oferecendo outra casa completa por 18 mil, totalmente abastecida para os dias do festival", explicou.

Rosivone também ressaltou que esses locais oferecem estrutura completa e segurança, e que os valores ainda podem ser negociados. “Essas casas ainda estão disponíveis, mas já no começo de maio as pessoas de outros estados nos procuram para fechar negócio, já que os hoteis principais já estão lotados.”

Alternativas

Uma alternativa é a hospedagem nos próprios barcos que transportam os turistas até Parintins. Geralmente, a compra do bilhete de embarque já inclui a estadia em áreas comuns, onde é possível armar redes para dormir. "Ano passado consegui curtir todos os dias do festival, porque fiquei dormindo no barco mesmo. Consegui economizar bastante e pude aproveitar mais da comida e outras atividades que a cidade oferece”, afirma Pablo Aquino, manauara que frequenta o festival há mais de 10 anos.

Barcos regionais e lanchas rápidas já registram aumento na procura

Falta de saneamento causou 6,5 mil internações no AM em 2024

Doenças como diarreias e infecções gastrointestinais foram responsáveis pela maioria das internações

A precariedade do saneamento básico no Amazonas tem impacto direto na saúde da população, resultando em 6.565 internações por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) em 2024. O estado é o segundo da Região Norte com mais casos, atrás apenas do Pará, que registrou 18.984 internações. Os dados são do Instituto Trata Brasil.

As doenças de transmissão feco-oral, como diarreias e infecções gastrointestinais, foram responsáveis por 5.459 internações no Amazonas, representando 83% do total. Doenças transmitidas por insetos, como dengue e malária, responderam por 998 casos. Entre a população indígena, houve 563 internações, evidenciando a vulnerabilidade de grupos que têm acesso limitado a serviços de saneamento.

As taxas de incidência também são alarmantes. O Amazonas registrou 15,3 internações por 10 mil habitantes, um número acima da média regional de 14 por 10 mil. De acordo com o estudo, a falta de saneamento básico, incluindo acesso à água tratada e coleta de esgoto, é apontada como fator determinante para o aumento desses casos.

Capital

Em 2023, Manaus ficou na 86ª posição entre os 20 piores índices de saneamento bási-

co do Brasil, segundo o Instituto Trata Brasil. De acordo com o ranking, apenas 26,09% dos manauaras possuem acesso à coleta de esgoto. O estudo avaliou três indicadores: nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência.

Moradores da rua Guapeva, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital, denunciam a precariedade em diversos pontos do bairro. Entre as principais reclamações estão a ausência de coleta regular de lixo e a falta de saneamento básico adequado.

De acordo com Marilde Vieira Oliveira, 54, o acúmulo de lixo nas ruas e encanamentos expostos preocupa. “O bairro cresceu, mas as melhorias demoram pra chegar. Nossos filhos não têm um espaço seguro para brincar, e vivemos com medo de doenças por causa da sujeira e da falta de saneamento, não sentimos que a água é 100% limpa”, afirma.

Avanços e conscientização

Apesar do cenário preocupante, a concessionária Águas de Manaus afirma que a capital amazonense tem avançado na infraestrutura de saneamento básico: “Manaus já tem abastecimento universalizado de água tratada e avançamos na cobertura de esgoto de 17% em 2018 para 34% atualmente. A meta é chegar em 90% até 2033”, afirma Lineu Machado, ge-

rente de Operações da empresa.

“Serão implementados mais de 2,7 milhões de metros de redes coletoras de esgoto nos próximos anos, além de obras de implantação e ampliação de pelo menos 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s), em todas as zonas da cidade. As obras já estão em curso. No entanto, de nada adianta todo esse investimento, toda essa execução de obras, se a gente não tiver o apoio e a participação popular das pessoas. O descarte inadequado de resíduos em lixeiras irregulares ou esgotos à céu aberto ainda é uma prática recorrente”, ressalta.

Amazonas

2,8 mil

internações de crianças

715

563 5,4 mil

988

internações foram por doenças de transmissão feco-oral, ligadas à falta de esgoto

internações de idosos internações por doenças transmitidas por insetos internações entre indígenas

O vereador Zé Ricardo, que compõe a Comissão de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Manaus (CMM), ressalta a importância do estudo do Instituto Trata Brasil e cobra investimentos dos governos municipal e estadual na área de saneamento. "É preciso chamar atenção para os governos em relação aos investimentos na questão do saneamento. No interior do estado, na maior parte dos municípios, o sistema de abastecimento de água é muito precário", afirma o vereador.

O estado é o segundo da Região Norte com mais casos

Dia das Mães impulsiona comércio em Manaus, diz pesquisa

Roupas, perfumes e cosméticos lideram as preferências. Ensaios fotográficos vêm se destacando no mercado

A celebração do Dia das Mães movimenta a economia, com expressiva intenção de compra de 99% dos consumidores da capital amazonense. É o que revela a Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), realizada com 1.039 consumidores do comércio varejista em todas as zonas da capital.

O levantamento aponta um cenário de otimismo para o setor, com mais da metade dos entrevistados (52%) planejando adquirir mais de um presente. As principais homenageadas serão as mães (46%), seguidas por esposas (17%) e irmãs (9%).

O valor médio de compra também demonstra um crescimento em relação ao ano anterior. Em 2025, a maior parcela dos consumidores (38%) planeja gastar entre R$ 101 e R$ 200, enquanto 33% indicam uma faixa de gasto entre R$ 201 e R$ 300.

“Temos sinal de um bom volume de vendas, especialmente em segmentos como vestuário, calçados, acessórios, perfumes e cosméticos”, comenta o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota.

Memórias fotográficas

Além dos produtos tradicionais, os ensaios fotográficos têm ganhado espaço como forma de celebrar a data especial. A fotógrafa Claudiene Batalha, que realiza ensaios especiais para o Dia das Mães desde 2018, relata crescimento na procura por esse tipo de presente.

“Quando chega nesse período de Dia das Mães, muitos filhos nos procuram. Um ensaio fotográfico é para todos os tipos de idades, tanto para matriarcas quanto novas mamães, que estão tendo o primeiro Dia das Mães", contou.

Segundo Claudiene, as famílias têm buscado registrar gerações em um mesmo clique. “Muitas famílias não têm fotos profissionais de todos reunidos, aquelas fotos que ficam para as próximas gerações verem suas matriarcas. Sentimos que essa prática vem aumentando ao longo dos anos. Em algumas ocasiões, as famílias já vêm até com um tema em mente, como de personagens de filmes e séries.”

Tradições familiares

Para muitos consumidores, o Dia das Mães é uma data marcada por tradições afetivas. A fisioterapeuta Mariane Silvera, de 27 anos, conta que presentear a mãe e as tias é um costume familiar cultivado há anos. “Eu costumo preparar um café da manhã especial para ela e duas tias. Reunimos todos e declaramos nosso amor dessa forma. Minha irmã geralmente a leva para um dia de compras no shopping, onde nossa mãe pode escolher o que quiser. Por fim, minha outra irmã caçula costuma preparar presentes feitos à mão, como acessórios”, relatou. Ela também destacou a importância de se planejar. “Vou tentar adiantar alguns presentes para economizar. Sempre tento deixar tudo encomendado com antecedência para não correr o risco de não conseguir comprar nada de qualidade na semana do Dia das Mães.”

Itens procurados

Roupas, calçados e acessórios

Perfumes

Cosméticos

Almoço/jantar fora

Produtos de cama, mesa e banho

Locais de compra

Os shoppings continuam sendo a principal escolha para compras do Dia das Mães, com 44% da preferência dos consumidores, motivado por fatores como segurança e climatização. O centro da cidade e o comércio de bairro também apresentam boas perspectivas, com 25% cada, por preços acessíveis, variedade de produtos e proximidade.

ANA PATRÍCIA DIAS
Levantamento aponta um cenário de otimismo para o setor

Manchete

Greve de auditores-fiscais no Amazonas chega ao 5º mês e afeta economia local

Estado, que teve a logística afetada durante a seca, agora enfrenta contenção de mercadorias em portos

MARHIA EDHUARDA BESSA

Em abril, a greve dos auditores-fiscais da Receita Federal completou cinco meses, provocando uma série de impactos econômicos e administrativos no Amazonas e em outras regiões do país. No estado, a paralisação afeta diretamente o comércio exterior, a indústria e a arrecadação tributária, causando atrasos na liberação de cargas, dificuldades no acesso a mercadorias e insegurança logística.

Na última semana, os auditores anunciaram que irão intensificar a operação-padrão. Toda a fiscalização será feita com rigor máximo, sem flexibilizações. A medida, embora legal e utilizada como forma de pressão durante greves, têm grande impacto econômico: provoca atrasos na liberação de cargas, acúmulo de produtos em portos e aeroportos, dificulta o comércio exterior e pode elevar os preços no mercado interno.

Auditores fiscais atuam na fiscalização e auditoria de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviço, garantindo o cumprimento das obrigações fiscais. Em 2024, até novembro, eles arrecadaram R$ 2,391 trilhões para a União, superando o total de 2023. Este montante financiou áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública, o que ressalta a importância do trabalho da categoria, hoje paralisada.

Impactos no AM

No Amazonas, em especial, a indústria e o comércio vêm sofren-

do com o acúmulo de mercadorias nos terminais e a lentidão na liberação de produtos, conforme já alertado por entidades. Atualmente, o cenário é de apreensão, principalmente no Polo Industrial de Manaus (PIM), que depende da eficiência dos processos aduaneiros para manter sua operação. Empresas locais relatam dificuldades para importar insumos e exportar produtos acabados, o que compromete a produção e ameaça a manutenção e a geração de empregos.

Conforme o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Lúcio Flávio Oliveira, o impacto tem sido cada vez maior entre as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), ainda que a capital amazonense registre uma situação melhor que os tempos de liberação de carga nos outros portos e aeroportos do Brasil. Com os atrasos, que variam conforme o setor, elas têm sua competitividade afetadas.

“Está ocorrendo um aumento no número de dias para liberação das cargas, principalmente as que caem no Canal Vermelho (etapa onde a mercadoria passa por uma análise mais rigorosa, incluindo conferência documental e inspeção física) cujo tempo de liberação é maior. Não temos o aumento de custo levantado provocado por atraso na liberação das cargas, pois cada indústria tem uma condição diferente, porém, com certeza tem causado prejuízo às indústrias, comprometendo a sua competitividade”, explicou Oliveira ao Toda Hora.

No comércio, o cenário entre os empresários também é de alerta. A liberação dos itens tem sido feita com atrasos de 20 a 60 dias, mesmo com auditores dentro dos portos da capital, apenas quando as mercadorias atingem a capacidade máxima de armazenamento.

“Quando eles verificam que aqui em Manaus o porto está realmente cheio, eles acabam aliviando uma parte, tiram aqueles itens e mercadorias mais antigas, de 30 dias a 40 dias. A partir disso é que os novos começam a entrar novamente”, informa o presidente da Confederação dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), Ralph Assayag.

Diante desse cenário, dinâmicas comerciais e preços vêm sendo afetados, com reflexos diretos para os consumidores. Produtos que permanecem retidos por mais tempo nos portos acabam sofrendo reajustes de valor — isso quando não enfrentam risco de desabastecimento. O empresário Assayag relatou que, em conversas com despachantes e outros empresários, constatou que todas as importações enfrentam algum tipo de entrave desde o início da greve. Ele também criticou a demora nas negociações para encerrar o impasse.

“Em conversas com eles, soube que há falta de produtos em diversas áreas — desde tecido, passando pelo setor de alimentação, até o Distrito Industrial, que acaba ficando sem peças. Tudo, tudo que é importado está tendo problema. Não consigo entender por que o Governo Federal ainda não sentou para conversar com eles, porque o prejuízo, até agora, já foi maior do que qualquer ajuste salarial que estivessem pedindo”, ressaltou o presidente da CDL.

Cenário nacional

Em nível nacional, a greve tem gerado preocupação entre representantes do setor produtivo. O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) alertou que os atrasos na liberação de cargas — especialmente de alimentos perecíveis e medicamentos — elevam os custos operacionais e aumentam o risco de desabastecimento.

A operação “Desembaraço Zero”, realizada entre março e abril, paralisou quase todas as liberações aduaneiras, impactando diretamente a cadeia de suprimentos e pressionando os preços ao consumidor, com projeção de alta de até 2,1%. Já o especialista em comércio exterior Jackson Campos estima que, até março deste ano, a greve tenha causado uma perda de R$ 14,6 bilhões em arrecadação. Caso o ritmo se mantenha, os prejuízos podem ultrapassar R$ 40 bilhões até dezembro.

O que diz a categoria?

De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Tesouro Nacional (Sindifisco), a paralisação é resultado da falta de investimentos, da precarização das condições de trabalho e da ausência de valorização da carreira. A entidade afirma que a greve deve continuar enquanto o governo federal não atender às principais reivindicações da categoria.

No último dia 15 de abril eles chegaram a realizar um ato em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília, reafirmando que todas as outras categorias do serviço público federal puderam discutir a recomposição das perdas inflacionárias em seu vencimento básico, acumuladas desde 2016, menos os Auditores-Fiscais da Receita Federal.

O Sindifisco afirma que os auditores fiscais receberam, nos últi-

mos seis anos, apenas um reajuste linear de 9%, concedido em 2023 ao funcionalismo federal. A categoria pede agora que o salário-base atual, de R$ 29 mil, seja reajustado para R$ 32 mil a partir de 2025. O sindicato também pleiteia a regulamentação do bônus de eficiência, atualmente pago em cerca de R$ 3 mil mensais, com expectativa de aumento nos próximos meses, conforme regras vigentes.

O bônus não é considerado parte do salário-base, o que tem gerado desequilíbrio em relação a outras categorias do serviço público federal, que, segundo a entidade, já foram contempladas com novos reajustes neste ano.

Governo federal

A reportagem procurou o Ministério da Fazenda para solicitar informações sobre quais medidas o Governo Federal vem adotando para tentar resolver a paralisação da categoria e questionar se existem negociações em andamento com o Sindifisco Nacional para a retomada das atividades. A pasta informou que não se pronunciará sobre o caso.

Impacto no Imposto de Renda

Outro reflexo da paralisação é o atraso no processamento das declarações do Imposto de Renda 2025. Além de ter atrasado informações do modelo pré-preenchido, a greve pode comprometer a análise e liberação de lotes de restituições, além de retardar a fiscalização de declarações inconsistentes.

Principais impactos da greve até o momento

Atrasos significativos no desembaraço aduaneiro;

Retenção de cargas em portos, aeroportos e pontos de fronteira;

Aumento expressivo nos custos logísticos e taxas de armazenagem;

Quebra de contratos internacionais e penalidades por atrasos;

Escassez de insumos para indústrias dependentes de importações;

Instabilidade nas cadeias produtivas nacionais.

"A importância de resolver rapidamente esse problema se amplia muito com a entrada no segundo trimestre do ano. É preciso que o governo seja também contagiado com esse senso de urgência, porque também tem outras coisas a serem comprometidas", Dão Real, presidente do Sindifisco.

Inscrições abertas para o concurso público da PF

O certame oferece oito vagas para o Amazonas em cargos de nível médio e superior

Estão abertas as inscrições no concurso público da Polícia Federal, que oferece 192 vagas em todo o país. No Amazonas, são ofertadas oito vagas. As inscrições podem ser feitas até às 18h (horário de Brasília) do dia 21 de maio no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

As oportunidades são para nível médio e superior. Conforme o edital, são 100 vagas para Agente Administrativo (nível médio) e 92 vagas distribuídas entre os cargos de administrador, assistente social, contador, enfermeiro, médico, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, estatístico, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social.

No Amazonas, são seis vagas para agente administrativo, uma vaga para assistente social e uma vaga para médico psiquiatra.

A remuneração para os cargos de nível médio (agente administrativo) é de R$ 7.444,80. Para os cargos de nível superior, o salário varia de R$ 7.605,31

(médicos, 20h semanais) a R$ 11.070,93 (estatísticos).

A taxa de inscrição varia conforme o cargo: R$ 110,00 para nível superior; e R$ 90,00 para nível médio.

Provas e etapas

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas pela Cebraspe no dia 29 de junho de 2025, nas 27 capitais do país.

O processo seletivo terá as seguintes etapas: Provas objetivas e de prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; Avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência; Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros; e Avaliação Médica.

O prazo de validade do concurso é de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Inscrições:

29 de abril a 21 de maio de 2025

Solicitação de isenção da taxa de inscrição:

29 De abril a 21 De maio de 2025

Data limite de pagamento das inscrições: 23 de maio de 2025

Aplicação das provas: 29 de junho de 2025.

O concurso é para preenchimento de 192 vagas, de nível médio e superior, na área administrativa

Concursos públicos

Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

75 vagas para professores

As inscrições serão recebidas entre 12 de maio e 13 de junho. Taxa é de R$90 a 180

Prova será aplicada em 21 de julho

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

403 vagas de nível médio e superior, sendo

4 para o Amazonas

A inscrição até 15 de maio no site do Instituto Consulpam. Taxa é de R$ 50 a 80

Provas serão aplicadas em 13 de julho

Exército Brasileiro

231 vagas de nível superior

Inscrições até 20 de junho no site da Fundação Vunesp. Taxa é de R$ 150

Provas serão realizadas no dia 20 de julho

Concurso da Polícia Federal

192 vagas para área administrativa de nível

médio e superior

A inscrição é até o dia 21 de maio. Taxa é de R$ 90 e R$ 110

Provas serão aplicadas em 29 de junho

Conselho Regional de Odontologia do Acre

2 vagas imediatas e 388 de cadastro reserva

As inscrições vão até dia 5 de junho no site do Instituto Quadrix. Taxa de R$ 65

Prova será realizada no dia 22 de junho

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins

4 vagas de nível superior e formação de cadastro reserva

Inscrições vão até 9 de maio no site do Instituto AOCP. Taxa varia de R$ 85 a R$ 110

Prova será realizada no dia 22 de junho

Exército Brasileiro

400 vagas de nível médio para Escola

Preparatória de Cadetes

Inscrições até 9 de maio no site da EsPCEx. Taxa é de R$ 100

Prova escrita será aplicada em locais e datas definidas em calendário

Empregos

GARÇOM

Empregador: House Grill

Número de vagas: Não

Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na função; Disponibilidade de horário.

Contato: selecao@ housegrillam.com.br

ESTÁGIO

Empregador: Amazon Aço Número de vagas: Não

Informado

Área: Tecnologia da Informação

Requisitos: Cursando Engenharia da Computação ou Administração de Sistema da Informação a partir do 4º período.

Contato: gestaoestrategica2023@ gmail.com

TEC. DE ENFERMAGEM

Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado

Área: Enfermagem

Requisitos: Técnico de Enfermagem; Coren ativo; Experiência na função.

Contato: https://shre.ink/ M1sS

ENTREGADOR

Empregador: TV Lar Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na função; Disponibilidade de horário.

Contato: selecao@tvlar. com.br

AUX. DE FUNÇÃO

Empregador: Yamaha Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio completo;

Contato: https://shre.ink/ MUHD

MOTORISTA

Empregador: Amazonas Energia Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio completo; NR10/SEP; CNH cat. D; Experiência na função.

Contato: oportunidades@ amazonasenergia.com

AUX. DE SERVIÇOS GERAIS

Empregador: Jutal

Número de vagas: Não Informado

Área: Serviços Gerais

Requisitos: Experiência na função; Disponibilidade de Horário.

Contato: vagas@jutal.com.br

MONTADOR

Empregador: Intelbras

Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio completo; Disponibilidade para trabalhar em turnos. Contato: https://shre.ink/ MUHU

COZINHEIRO

Empregador: House Grill Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Fundamental completo; Experiência na função; Disponibilidade de horário. Contato: selecao@ housegrillam.com.br

OP. DE ESTACIONAMENTO

Empregador: Sumaúma Shopping Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio Completo; Noções de informática básica; Boa comunicação. Contato: https://shre.ink/ M2Xq

TEC. DE INFORMÁTICA

Empregador: Grupo Tapajós Número de vagas: Não Informado

Área: Informática

Requisitos: Ensino Superior Completo ou Cursando em Ciências da Computação ou áreas correlatas. Contato: selecao@ grupotapajos.com.br

Explosão das “adegas” desafia leis de trânsito, segurança e sossego

Eventos em vias públicas de Manaus crescem; denúncias apontam poluição sonora, envolvimento de menores e consumo de bebidas alcoólicas e drogas

MARHIA

O fenômeno das chamadas “adegas”, festas organizadas em vias públicas, tem se intensificado nas noites de Manaus. O formato dessas festas reúne centenas de jovens em encontros improvisados, com paredões de som e venda de bebidas alcoólicas. A prática tem gerado crescente preocupação entre autoridades e moradores devido aos impactos no sossego público, segurança e trânsito.

Um dos principais pontos de concentração de pessoas e vendas desse tipo de evento ocorre no calçadão da Suframa, no bairro Distrito Industrial, zona Sul, e na avenida Alphaville, no Novo Aleixo, zona Norte, conforme mostram vídeos que viralizaram nas redes sociais.

Entre as principais infrações identificadas nessas festas estão o desrespeito às leis ambientais e de segurança pública. O uso de aparelhos sonoros de grande potência, conhecidos como “paredões”, configura crime ambiental por poluição sonora. Além disso, a aglomeração de pessoas e veículos compromete o fluxo do trânsito em ruas e avenidas, causando transtornos à mobilidade urbana.

Segundo o especialista em trânsito Rafael Cordeiro, a interdição de ruas e a concentração irregular nas vias criam um cenário propício à ocorrência de acidentes. Ele alerta ainda que esses eventos, em sua maioria, têm como principal atrativo o consumo de bebidas alcoólicas — o que, combinado com a direção de veículos, representa uma fórmula perigosa.

“Observamos um desrespeito como, por exemplo, veículos estacionados de forma desordenada em local impróprio, prejudicando o trân-

sito para as demais pessoas. Deve ser adotada uma ação organizada e integrada entre os diversos órgãos públicos de fiscalização para verificar se estes locais estão atendendo às legislações em vigor a fim de proporcionar segurança aos usuários e aos demais que acabam sendo impactados com o seu funcionamento, como moradores das imediações”, explicou.

Presença de menores

Outra problemática envolvendo as “adegas” é a presença ilegal de menores de idade e a comercialização de entorpecentes entre os frequentadores, o que configura tráfico de drogas. Em fevereiro deste ano, um caso trágico chamou a atenção: um adolescente morreu durante uma dessas festas no bairro Nova Esperança, na zona Oeste da capital. Ruan Aquino Lima, de 15 anos, foi alvejado com pelo menos dez tiros e morreu no local.

“O que vemos é um ambiente totalmente descontrolado. Ninguém ali tem autorização para promover o que chamam de evento. Há som alto até de manhã, brigas, consumo de álcool e drogas — tudo isso com menores presentes”, relatou um morador da avenida Alphaville, nas redes sociais.

Cobrança

A situação chegou a ser discutida entre parlamentares na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) classificou as festas como ‘clandestinas’: “Precisamos agir para combater esse tipo

de atividade e proteger a nossa sociedade. Há furto de energia, aliciamento de menores, venda, consumo e tráfico de drogas, favorecimento à prostituição, além da perturbação do sossego. Os cidadãos estão incomodados, mas há um silêncio perturbador sobre esses crimes”, cobrou.

Fiscalização

No início do mês, a Central Integrada de Fiscalização (CIF) fiscalizou seis bares e festas conhecidas como ‘adegas’ na zona Leste de Manaus. A ação foi deflagrada nos bairros Coroado e São José. Em dois estabelecimentos no bairro Coroado, houve interdição por falta dos documentos obrigatórios para funcionamento. Os outros três estabelecimentos no bairro São José foram autuados pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) por não possuírem os documentos obrigatórios.

Supostos crimes registrados em adegas:

• Favorecimento a prostituição

• Tráfico de drogas

• Poluição sonora

• Furto de energia

A prática tem gerado crescente preocupação na capital
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO:
DIVULGAÇÃO

Manaus

03.05.2025

Áries | 21/03 a 20/04

O amor está no ar para todos os arianos que souberem perceber a sublime brisa desse sentimento.

Leão | 22/07 a 22/08

Em breve uma viagem bastante planejada poderá acontecer. Nunca misture o lado profissional com o pessoal.

Sagitário | 22/11 a 21/12

Disputas serão certamente ganhas e você terá muita sorte em qualquer atividade, desde que mantenha o sangue frio o tempo todo.

Touro | 21/04 a 20/05

Você tende a colocar suas obrigações em primeiro lugar e deixar um pouco de lado seus prazeres pessoais. Encontre o equilíbrio e seja feliz.

Virgem | 23/08 a 22/09 HAMBURGUERIA INSPIRADA

Trabalho: Quase tudo o que acontece agora, depende da maneira como você se comunica. Não é hora de grandes decisões, mas de articular planos, isso sim.

Capricórnio | 22/12 a 20/01

Você receberá tudo o que semeou nos últimos meses. Dinheiro extra, inclusive, pode entrar na conta bancária, mas evite gastos desnecessários.

NOVIDADES NAS TELONAS

Maio é um mês de grandes estreias nas telonas. Os cinemas vão receber novas apostas e o retorno de grandes franquias.

Os fãs da Marvel já podem assistir "Thunderbolts". No filme, um grupo de desajustados enfrentam uma armadilha mortal armada por Valentina Allegra de Fontaine e embarcam em uma missão perigosa que os forçará a confrontar os cantos mais sombrios de seus passados.

Já está em cartaz "Homem com H" que

Gêmeos | 21/05 a 20/06

O interesse por coisas diferentes auxilia na criação de alternativas para a resolução das situações apresentadas.

Libra | 23/09 A 22/10

Supere o medo de expor suas opiniões. Não deixe sua personalidade ser apagada e evite uma postura passiva.

Aquário | 21/01 A 19/02

Os astros estão facilitando tudo o que se refere a documentos, transação e negociações em geral. Bom momento no campo pessoal.

mostra as diferentes fases da vida e da carreira do cantor Ney Matogrosso.

No dia 22, é o lançamento do live-action “Lilo & Stitch”. Na história, Lilo, uma garotinha havaiana, encontra o alienígena Stitch e eles formam um laço improvável de amizade.

No mesmo dia estreia “Missão: Impossível – O Acerto Final”. O filme de ação é o oitavo e último da saga de Ethan Hunt, papel interpretado por Tom Cruise.

ESTREIAS DE MAIO

Câncer | 21/06 a 21/07

Vida conjugal e social muito favorecida, possibilidade de estabelecer equilíbrio e concórdia entre as pessoas. Você estará mais sensato(a).

Escorpião | 23/10 A 21/11

Amigos novos surgirão, aproveite a oportunidade. Condições astrais favoráveis ao ambiente doméstico. Confiança em suas possibilidades.

Peixes | 20/02 A 20/03

Trabalho: Inovar é a palavra. Mas inovar sem perder a realidade de vida. Encare o que é possível e está ao seu alcance.

BOLO DE CENOURA

Ingredientes

3 cenouras médias cortadas em rodelas; 4 ovos; 1 xícara de chá de óleo; 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar; 2 xícaras de chá de farinha de trigo; 1 colher de sopa de fermento químico em pó; 1 pitada de sal; manteiga e farinha de trigo para untar.

Calda

1 caixa de leite condensado; 1 colher de sopa de manteiga sem sal; 4 colheres de sopa de chocolate em pó; 1/2 caixinha de creme de leite; Chocolate granulado para decorar.

Modo de preparo

Em um recipiente, peneire a farinha. Adicione o sal e o fermento. Misture bem. Reserve; No liquidificador, coloque as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar. Bata por 5 minutos. Despeje em um recipiente grande; Em seguida, coloque a mistura seca com o auxílio de um fuê; Despeje a massa em uma forma redonda untada e enfarinhada. Leve ao forno por 50 minutos. Retire o bolo assado e espere esfriar. Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate e misture bem; Leve ao fogo e mexa sem parar até atingir o ponto de brigadeiro. Desligue o fogo, despeje o creme de leite e misture; Quando o bolo estiver morno, desenforme e despeje a cobertura por cima; Decore com chocolate granulado.

FOTO: DIVULGAÇÃO

futebol

Camisa vermelha da Seleção gera polêmica e reação no Congresso

A possível adoção de uma camisa vermelha como segundo uniforme da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 provocou intensos debates e reações políticas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) negou oficialmente a existência de tal uniforme, mas a controvérsia já havia se espalhado, levando a uma série de projetos de lei na Câmara dos Deputados.

A polêmica começou após o site especializado Footy Headlines divulgar imagens de um suposto uniforme vermelho da Seleção. A CBF desmentiu a informação. Segundo a entidade, nem ela, nem a Nike, fornecedora de material esportivo, divulgaram formalmente quaisquer detalhes sobre a nova linha de uniformes da Seleção.

A Confederação reafirmou seu compromisso com o próprio estatuto da entidade no que diz respeito às cores dos uniformes. De acordo com o documento, as cores das camisas devem respeitar as cores da bandeira nacional (verde, amarelo, azul e

A CBF negou oficialmente a existência de tal uniforme, mas o debate já havia se espalhado Champions: clubes

jada do símbolo nacional .

branco). Alterações devem ser previamente discutidas e aprovadas pela diretoria da entidade.

Apesar do desmentido, a repercussão foi significativa. Em um único dia, seis projetos de lei foram protocolados na Câmara dos Deputados visando proibir o uso de cores fora do padrão da bandeira nacional nos uniformes da Seleção. Deputados como Daniel Agrobom (PL-GO), Mauricio Marcon (Podemos-RS) e Carlos Jordy (PL-RJ) argumentaram que a introdução da cor vermelha poderia representar uma politização indese-

de Karatê

O atleta amazonense Samuel Lima, de 12 anos, está em Aracaju (SE) para a disputa da Seletiva Nacional de Karatê. Ele busca uma vaga na Seleção Brasileira de Karatê que disputará o Campeonato Sul-Americano e Mundial. Samuel disputará a Seletiva Nacional na categoria sub-14, faixa branca até 55 quilos, e enfrentará os principais atletas do país, apenas os primeiros colocados nos rankings estaduais participarão da competição. Neste mês o jovem faturou o ouro no Campeonato Brasileiro, o atleta tem como principal objetivo a vaga na Seleção Brasileira.

A controvérsia também reacendeu discussões sobre o uso político da camisa da Seleção. Em 2023, a CBF já havia se manifestado contra a utilização do uniforme em manifestações antidemocráticas, destacando que a camisa deve ser um símbolo de união e não de divisão.

Seleção já usou camisa vermelha

em dois jogos contra Uruguai e Chile, em que as duas seleções também usavam branco. Por sorteio, Brasil usou vermelho.

1936: em jogo contra o Peru, que também usava branco. O time do Independiente da Argentina emprestou a camisa vermelha de seu uniforme para a seleção.

Os jogos de ida das semifinais da Champions League estão sendo disputadas nos dias 29 e 30 de abril, e os clubes que figuram no topo do torneio mais prestigiado da Europa não estão lá à toa. Arsenal, Barcelona, Inter de Milão e PSG investiram 496,67 milhões de euros (R$ 3,2 bilhões) em reforços desde a última temporada, segundo o "Transfermarkt", site especializado no mercado de transferências. O PSG é o clube que lidera nos investimentos em contratações. Presidido por Nasser Al-Khelaïfi, os parisienses gastaram 239,92 milhões de euros (R$ 1,54 bilhão).

Pela segunda vez, final única da Copa Libertadores será em Lima

A decisão do título será em 29 de novembro, com estádio a ser definido

Lima será a cidade-sede da final única da Copa Libertadores de 2025. A decisão do título será em 29 de novembro, mas o estádio segue indefinido. A capital peruana foi eleita pela entidade entre outras duas concorrentes: Brasília (DF) por ter o Estádio Mané Garricha, e Montevidéu que competia com o Estádio Centenário.

Esta é a segunda vez que a capital peruana receberá a final da Libertadores. A primeira foi em 2019, quando o Flamengo conquistou o bicampeonato ao derrotar o River Plate (Argentina) por 2 a 1 no Estádio Monumental “U”, do Club Universitario de Deportes, com capacidade para 80 mil torcedores.

Na ocasião, Lima foi escolhida de última hora: originalmente, a decisão ocorreria em Santiago (Chile), mas devido a manifes-

tações sociais na época, a capital chilena desistiu do evento por questões de segurança pública.

Outra opção de estádio em Lima é o Nacional, com capacidade para cerca de 50 mil pessoas. O estádio recebeu a maioria da partidas da seleção peruana nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.