Senado aprovou o projeto de lei que autoriza o uso de tornozeleira eletrônicas para monitoramento de agressores em caso de violência doméstica. Especialistas analisam necessidade de ampliação da oferta de equipamentos no Amazonas /08
TODAHORA.COM
TODA HORA
Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.
CNPJ: 15.183.160/0001-90
PUBLICIDADE
Vendas de anúncio
92 98112-7156
De Segunda à Sexta
Das 8h às 17h
TIRAGEM
10.000 exemplares
FILIADO A
DIRETORIA DE REDAÇÃO
Camila Pereira (MTb 1311/AM)
Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)
EDIÇÃO DE ARTE
Victor Costa
Vanessa Alencar
Desirée Souza
CIRCULAÇÃO
Salles Nascimento
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!
Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.
Projeto prevê punições a empresas que retirarem cobradores
Os vereadores de Manaus deliberaram, nesta semana, um projeto de lei que endurece as regras para o transporte coletivo na capital. A proposta altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal nº 2.898/2022, estabelecendo penalidades para as empresas que operarem sem cobradores a bordo. Entre as novas medidas, estão previstas multas progressivas que podem chegar a R$ 436.110 — o equivalente a 3.000 Unidades Fiscais do Município (UFMs). Em caso de reincidência, o projeto prevê até a revogação da concessão da empresa infratora. A tramitação ocorre em meio à pressão pela manutenção de cobradores nas linhas do transporte público de Manaus.
Prefeitura avança na elaboração Plano de Saneamento Básico
O novo Plano de Saneamento Básico de Manaus deve ser apresentado no segundo semestre de 2025, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima). O documento contempla dois novos componentes: manejo de águas pluviais e drenagem; limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos – além dos que já constam no atual: serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. Além do estudo técnico, está previsto o trabalho de mobilização social, com a realização de reuniões comunitárias e audiência pública. O documento final, com previsão de entrega para outubro de 2025, servirá como instrumento de planejamento.
Roberto Cidade cobra do DNIT recuperação do Porto de Borba
Em Borba, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), fiscalizou as condições do porto do município, que está inoperante, após a colisão de um comboio de balsas. O parlamentar informou que está cobrando novamente uma ação por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), quanto à recuperação do porto e uma solução emergencial para que o munícipe não fique ainda mais prejudicado.
Maria do Carmo Seffair se filia ao PL de Bolsonaro
A gestora da Fametro, Maria do Carmo Seffair saiu da presidência do Novo e assinou ficha de filiação no PL. O partido postou foto da nova filiada nas redes sociais, ao lado do presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, e do presidente estadual da legenda, Alfredo Nascimento. Nas eleições de 2024, ela concorreu ao cargo de vice-prefeita ao lado de Alberto Neto (PL).
Governo lança cadastro nacional gratuito para cães e gatos
O governo federal lançou uma ferramenta que vai funcionar como um "RG Animal" – um cadastro único para cães e gatos domésticos de todo o país. Os dados vão compor um Cadastro Nacional de Animais Domésticos. Segundo o governo, o registro de cães e gatos será vinculado à plataforma gov.br e gratuito – sem qualquer cobrança para estados, municípios ou para os próprios tutores.
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Faixa Azul segue suspensa em Manaus e enfrenta proposta de extinção
de forma efetiva. Prefeitura reavalia modelo
Implantada em 2015 como uma aposta da Prefeitura de Manaus para melhorar o fluxo do transporte coletivo, a Faixa Azul completa uma década em meio a incertezas sobre sua continuidade. Criada inicialmente na Avenida Constantino Nery, a medida consistia em faixas exclusivas para ônibus, para reduzir o tempo de viagem e dar prioridade ao transporte público nas principais vias da capital. Posteriormente, o uso foi estendido a táxis com passageiros.
Ao longo dos anos, o projeto foi expandido para outras avenidas, como Torquato Tapajós, Max Teixeira e Djalma Batista. No entanto, a medida também enfrentou críticas e ações judiciais por falta de estudos técnicos atualizados e impactos negativos no trânsito.
Desde o início de 2023, a Faixa Azul está sem operar de forma efetiva, segundo a própria Prefeitura, que afirmou, à época, estar reavaliando o modelo e estudando “uma nova configuração” para os corredores exclusivos. Em algumas avenidas, como a
Torquato Tapajós, as faixas foram desativadas e liberadas para circulação de todos os veículos em agosto de 2022, após decisão judicial manter a suspensão da medida.
A circulação exclusiva de ônibus na faixa divide opiniões. Quem utiliza o transporte público aprova, pois parte do princípio de que a fluidez é melhor e torna os itinerários mais rápidos. Por outro lado, condutores de veículos como carros de passeio e motocicletas apontam que a exclusividade acaba causando mais congestionamentos.
Ao longo dos últimos anos, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) chegou a anunciar estudos e novas estratégias para tornar a Faixa Azul mais eficiente, como a instalação de sinalizações inteligentes e horários alternados de funcionamento. No entanto, nenhuma proposta foi implementada de forma concreta.
Ao Toda Hora, o especialista em trânsito Rafael Cordeiro explicou que, da forma como foi implementada, a Faixa Azul não funcionou em Manaus. “Naquela época, a antiga Secretaria
de Transportes informou que apenas 11% da frota estavam adequados para realizar o embarque pelo lado esquerdo, ou seja, utilizar a faixa. Isso fez com que ela se tornasse alvo de constantes críticas pela sua ociosidade”, esclareceu.
Para Cordeiro, a solução está na adoção de medidas que melhorem o sistema operacional, como a criação de corredores exclusivos bem planejados, o uso de sistemas inteligentes para priorizar a passagem dos ônibus em cruzamentos e outras estratégias. “Essas ações darão ao modal maior fluidez e, consequentemente, menor tempo de deslocamento, proporcionando aos usuários mais confiança e conforto", concluiu.
PL quer extinguir Faixa
Tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei nº 210/2024, de autoria do vereador Rodrigo Guedes (PP), que propõe a revogação definitiva do sistema em Manaus. O texto alega que a medida, embora criada com boas intenções, não conseguiu cumprir o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e gerou mais transtornos do que benefícios.
“Há tempos, a Faixa Azul deixou de ser um instrumento eficaz de mobilidade e passou a penalizar condutores, gerar confusão e contribuir para congestionamentos em vias já saturadas”, argumenta o parlamentar.
Avenidas que receberam a faixa azul:
Constantino Nery
Torquato Tapajós
André Araújo
Max Teixeira
Umberto Calderaro
Mário Ypiranga
Djalma Batista
"A via para reduzir os transtornos decorrentes do trânsito e, com isso, trazer mais qualidade de vida, passa por investimentos públicos no transporte coletivo e, paralelamente, pela adoção de sistemas inteligentes de videomonitoramento", Rafael Cordeiro, especialista em trânsito.
Faixa Azul foi implementada nas principais avenidas de Manaus
Desde o início de 2023, a Faixa Azul está sem operar
MARHIA EDHUARDA BESSA
PPA: população pode opinar sobre investimentos em Manaus
Plataforma digital permite que moradores escolham prioridades de investimento em áreas como saúde, educação e infraestrutura para o período de 2026 a 2029
REDAÇÃO
A Prefeitura de Manaus disponibiliza uma plataforma digital que permitirá aos moradores da capital participar da elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029. É a primeira vez que a cidade disponibiliza um sistema online para consulta pública, possibilitando que a população escolha prioridades e sugira propostas diretamente ao planejamento municipal.
A ferramenta faz parte do projeto “PPA Participativo” e estará disponível até o dia 27 de abril no endereço ppaparticipativo.manaus.am.gov.br. Nela, o cidadão pode selecionar dois eixos estratégicos — como Saúde, Educação, Segurança ou Infraestrutura — e escolher até duas propostas por tema, além de enviar sugestões próprias.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e inclui também audiências públicas presenciais nos Setores Urbanos da cidade, conforme o Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus. As reuniões começaram pela zona Norte, com participação de moradores da Colônia Santo Antônio.
“Estamos colocando o ci-
dadão como protagonista das decisões estratégicas, com transparência, inclusão e responsabilidade", afirmou o prefeito de Manaus, David Almeida. “Esta ferramenta do PPA Participativo vai permitir às periferias opinar: se quer uma escola nova, uma creche, infraestrutura, ônibus, moradia, UBS… Os próximos quatro anos serão decididos com base nessas informações”.
David Almeida também destacou os principais gargalos da cidade, identificados por meio de pesquisas. “O que mais se ouve em Manaus é o pedido por mais segurança. Por isso, ouvindo a população, armamos, equipamos e realizamos concurso público para a Guarda Municipal”.
O prefeito também ressaltou o déficit habitacional de 52 mil moradias e a necessidade urgente de alternativas para melhorar a mobilidade urbana, lembrando que a cidade conta com mais de 975 mil veículos circulando diariamente.
Segundo o secretário da Semef, Clécio Freire, a ferramenta marca uma mudança de abordagem no planejamento público, ao priorizar a escuta popular antes da definição das políticas.
Plataforma foi lançada nesta semana pela prefeitura de Manaus “O planejamento, que sempre foi feito de cima para baixo, agora começa pela base”, declarou.
As 30 propostas mais votadas pela população serão priorizadas no plano de investimentos da cidade e divulgadas no portal do PPA.
“Estamos saindo das consultas públicas restritas a auditórios para alcançar toda a cidade com uma ferramenta acessível, democrática e digital”, Karliley Capucho, subsecretaria da Semef.
Como participar?
Acesse: https://ppaparticipativo.manaus.am.gov.br/; Clique em participar e preencha seus dados; Escolha dois eixos estratégicos. Estão disponíveis: Crescimento Econômico; Educação Básica; Atenção à Saúde; Infraestrutura e Mobilidade; Ambiental; Desenvolvimento Social; Selecione duas propostas; Há possibilidade de elaborar a própria proposta.
Reuniões
Além da votação digital, o PPA Participativo inclui audiências públicas e apresentações presenciais em todos os Setores Urbanos (SU) que compreendem o Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus. As reuniões começaram pela zona Norte, onde os moradores da Colônia Santo Antônio elogiaram a iniciativa.
Etnoturismo impulsiona e preserva cultura indígena no AM
Entre os destinos mais procurados estão as aldeias Tatuyo e Cipiá, localizadas às margens do Rio Negro. As comunidades recebem turistas o ano todo.
ANA PATRÍCIA DIAS
Em meio à vastidão da floresta amazônica, o etnoturismo tem ganhado cada vez mais força como ferramenta de preservação cultural e desenvolvimento socioeconômico de comunidades indígenas do Amazonas. Dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) revelam que, em 2024, 20,48% dos turistas brasileiros e 24,32% dos estrangeiros incluíram visitas a aldeias tradicionais em seus roteiros.
Entre os destinos mais procurados estão as aldeias Tatuyo e Cipiá, localizadas às margens do Rio Negro, a cerca de uma hora de barco de Manaus. Nessas comunidades, os próprios indígenas conduzem atividades como trilhas, apresentações culturais, pintura corporal, gastronomia típica e tratamentos com pajés, garantindo autenticidade às experiências.
A comunidade Tatuyo, que atua com turismo desde 2001, é formada por 39 moradores de etnias como Tatuyo, Baré e Tukano. “Nossa origem vem cuidando do meio ambiente, e os pajés, com suas rezas, também protegem a natureza”, afirma o cacique Pinõ.
A comunidade recebe visitantes durante todo o ano, incluindo celebridades. Em 2023, a cantora internacional Lana Del Rey esteve no local e vivenciou um autêntico “tour amazônico”.
Já a aldeia Cipiá, com 45 habitantes das etnias Dessana, Tukana, Tuyuka e Kubeua, oferece atividades como trilhas na selva, pernoites e rituais de cura. “Abrimos a aldeia para proteger a cultura e garantir o sustento das nossas famílias. Aprendemos com a cultura branca e compartilhamos nosso conhecimento com quem vem nos visitar”, disse o cacique Kumüa Thoalamü.
Investimentos no setor
Segundo a AmazonasTur, entre feve-
Visitas às aldeias indígenas cresceram no Amazonas
reiro de 2024 e março de 2025, mais de R$ 1,3 milhão foi injetado no setor por meio de ações de etnodesenvolvimento da Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepiam). O montante inclui o fomento ao artesanato por meio de nove megafeiras em diferentes municípios, como Barcelos, Rio Preto da Eva e Parintins.
Para organizar e fortalecer o segmento,
Como chegar
Comunidade Tatuyo
Localizada no Rio Negro, o acesso ocorre pela Marina do Davi, no bairro Tarumã, com embarcações da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf).
Aldeia Cipiá
O acesso também acontece através da Marina do Davi, em embarcações da Acamdaf. O trajeto de barco leva cerca de uma hora.
desde 2019, o Plano de Ordenamento Turístico (POT) atua com ações de capacitação, qualificação profissional e estruturação de terminais fluviais. Em 2024, foram entregues quatro estruturas nas comunidades de Cipiá, Diakuru, Tatuyo e Tuyuka. Além disso, o programa "Brilha Amazonas" já distribuiu 500 kits de energia solar nessas localidades, gerando energia limpa.
Valorização
Em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), linhas de crédito de até R$ 200 mil para empreendedores do setor, incluindo as comunidades indígenas, também são oferecidas através do “+Crédito Amazonas Turismo”. Já em colaboração com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Amazonastur realiza cursos de capacitação. Em 2024, o curso de Trilhas Interpretativas na zona rural de Manaus e nas comunidades de Cipiá e Tatuyo, resultou em 13 formados.
Saúde AM Digital: Telessaúde oferece até 20 mil consultas por mês
De acordo com o governo do Amazonas, serão disponibilizadas consultas mensais, em 12 especialidades
O serviço de Telessaúde foi lançado nesta semana pelo Governo do Amazonas. Todo mês serão ofertadas 20 mil consultas especializadas, além de diagnóstico na rede pública do estado. A intenção é reduzir o tempo de espera para a realização de procedimentos agendados via Sistema de Regulação (Sisreg), por meio de atendimento remoto, conectando pacientes a especialistas.
São 12 especialidades, além de telediagnóstico, com laudos médicos emitidos quase que em tempo real da realização do exame.
Nesta primeira etapa, o serviço poderá ser acessado somente pelos pacientes com agendamentos feitos via Sisreg. Ao receber a mensagem da assistente virtual do programa pelo WhatsApp, o paciente com agendamento e que optar pela opção Teleconsulta, receberá orientações sobre como baixar o aplicativo Saúde AM Digital e realizar o procedimento.
De acordo com o Governo do Amazonas, com a quantidade de procedimentos oferecidos pela Telessaúde, o Amazonas vai sair de uma média de 11 mil atendimentos mensais,
nas 12 especialidades com maior demanda pelo Complexo Regulador, para 31 mil atendimentos ao mês, um aumento de mais de 180% em consultas pela rede pública.
Além da Teleconsulta, será oferecida a modalidade de Telediagnóstico, com tecnologia e equipe médica on-line, disponível para laudar exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, raio X, mapa e holter. Os exames são realizados presencialmente em unidades de saúde com sala de Telessaúde e laudados no mesmo dia, de forma remota. O processo permite a emissão de laudos em até 10 minutos, em atendimento ambulatorial e um minuto, quando for urgência e emergência.
Assistente Virtual
Em fevereiro, o governo do Amazonas lançou a Assistente Virtual, que se comunica com os usuários através do WhatsApp (92) 3190-1504 para avisar sobre data, horário e local da consulta ou do exame agendados via Sisreg. Nessa nova etapa do Saúde AM Digital, os dois serviços vão interagir: a pessoa que confirmar seu atendimento com a assis-
tente virtual terá a opção de escolher a modalidade de Teleconsulta.
Ao optar pela consulta por Telessaúde, o paciente vai receber um comunicado de um novo número de WhatsApp, o (92) 3042-0121, informando login e senha para acessar a área de usuário do aplicativo Saúde AM Digital.
Programa Saúde
AM Digital
78 salas de Telessaúde
17 na capital
61 no interior do Amazonas
Lei Federal
A Telessaúde é regulamentada pela Lei Federal 14.510, de 27 de dezembro de 2022 e, nessa modalidade, paciente e médico ou outro profissional de saúde se conectam pelo celular ou computador. A consulta é por videochamada e o paciente não precisa se deslocar fisicamente até o local da consulta.
Objetivo é reduzir o tempo de espera para a realização de procedimentos
Manaus 19.04.2025
Veja os golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024
A Febraban orienta o cliente a sempre verificar a origem das ligações e mensagens
Os golpes do WhatsApp, das falsas vendas e da falsa central/falso funcionário de banco foram as principais armadilhas aplicadas em clientes de bancos no ano passado, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
“Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, a criatividade dos criminosos não conhece limites. A cada dia, novas tentativas de golpes surgem, visando enganar e prejudicar a população”, alerta a entidade.
A Febraban orienta o cliente a sempre verificar a origem das ligações e mensagens recebidas contendo solicitações de dados. “Os bancos podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam dados pessoais ou senhas. Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, e de outro telefone, deve entrar em contato com os canais oficiais do banco”, diz a entidade.
Golpe do Whatsapp
O golpe do WhatsApp acontece quando criminosos tentam clonar a conta de WhatsApp da vítima. A Febraban orienta a habilitar a opção “Verificação em duas etapas”. Nesse tipo de golpe, o criminoso tenta cadastrar o WhatsApp da vítima em outro aparelho. Para obter o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo
dispositivo, o falsário envia uma mensagem se fazendo passar por algum tipo de serviço de atendimento ao cliente. Nessa mensagem é solicitado o código para a vítima.
Falsa venda
No golpe de falsa venda, os criminosos criam páginas falsas que simulam e-commerce, enviam promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e investem na criação de perfis falsos de lojas em redes sociais. A orientação é ficar atento a falsas promoções ou a preços praticados muito abaixo dos cobrados pelo comércio. Também é importante tomar cuidado com links recebidos em e-mails e mensagens.
Falsa central bancária
Já no golpe da falsa central bancária ou falso atendente, os criminosos se passam por funcionários do banco ou empresa com a qual o cliente tem um relacionamento ativo. O estelionatário diz haver algum tipo de problema na conta ou relata alguma compra irregular. A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima e orienta que realize transferências alegando a necessidade de regularizar problemas na conta ou no cartão.
Phishing
No caso do phishing, ou pescaria digital, a fraude é praticada mediante o envio de links suspeitos contendo vírus que capturam os dados pessoais das vítimas. Esse envio pode ser feita por meio de e-mails de mensagens falsas que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. A orientação é nunca clicar em links suspeitos.
Troca de cartão
O golpe da troca de cartão geralmente ocorre quando golpistas que trabalham como vendedores trocam o cartão na hora de devolvê-lo, após uma compra. Eles prestam atenção na senha digitada na maquininha de compra e depois fazem compras com o cartão do cliente.
Em 2024, os clientes relataram terem sofrido com maior frequência os golpes de:
Golpe do WhatsApp: 153 mil reclamações
Falsas vendas: 150 mil reclamações
Falsa central: 105 mil reclamações
Phishing: 33 mil reclamações
Falso investimento: 31 mil reclamações
Troca de cartão: 9 mil reclamações
Falso boleto: 13 mil reclamações
Devolução de empréstimo: 8 mil reclamações
Mão fantasma: 5 mil reclamações
Falso motoboy: 5 mil reclamações
A cada dia, novas tentativas de golpes surgem
Monitoramento eletrônico reforça proteção a vítimas de violência doméstica
Especialistas analisam necessidade de ampliação da oferta de equipamentos no Amazonas
ANA PATRÍCIA DIAS
O Senado Federal aprovou, no fim de março, o Projeto de Lei nº 5.427/2023, que autoriza o uso de tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores em casos de violência doméstica e familiar.
O objetivo é garantir o cumprimento de medidas protetivas e oferecer maior segurança às vítimas. O texto, de autoria do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), aguarda sanção presidencial para se tornar lei em território nacional.
O PL também prevê a oferta de dispositivos de segurança para as vítimas, como aplicativos de celular com "botão do pânico", que alertam a polícia em caso de aproximação indevida do agressor, complementando as medidas protetivas de urgência que já limitam os locais que o infrator pode frequentar.
O uso da tornozeleira eletrônica como ferramenta de proteção às mulheres também é tema de outro projeto em análise no Senado, o PL 1.781/2022, que permite a imposição de monitoração eletrônica a agressores domésticos. O objetivo é aumentar a eficácia das medidas protetivas de urgência contra a violência doméstica e familiar.
No Amazonas, quando à Justiça determina o uso da tornozeleira eletrônica por uma pessoa que esteja respondendo a processo, esta é encaminhada para a colocação do equipamento no Centro
Integrado de Acompanhamento de Alternativas Penais (CIAPA), vinculada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-AM), que também é responsável pela fiscalização de monitorados. No entanto, a secretaria não informou qual o quantitativo atual disponível desses dispositivos.
Indicadores criminais
O contexto local reforça a urgência da aplicação da lei federal. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) mostram que o descumprimento de medidas protetivas aumentou 39,1% no estado entre 2023 e 2024 — passando de 906 casos em 2023 para 1.261 no ano seguinte. Em Manaus, o crescimento foi de 13,2%, com 827 registros em 2024, frente a 730 em 2023.
Também subiram os casos de lesão corporal no contexto doméstico, passando de 4.387 (2023) para 4.967 (2024) em todo o estado.
O crescimento da violência doméstica também é evidenciado pelos dados divulgados pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Em 2024, foram protocolados 15.804 Medidas Protetivas de Urgência (MPUs).
Manaus 19.04.2025
Ao todo, nos últimos cinco anos, foram protocolados 102.551 processos de violência doméstica e concedidas 52.905 medidas protetivas. O número de processos relacionados ao tema saltou de 18.425, em 2020, para 25.669 em 2024 — um aumento de quase 40%. Somente no primeiro semestre de 2025, o TJAM concedeu 6.814 MPUs, de um total de 7.372 pedidos.
“A Lei nº 14.550/2023, que determina a concessão sumária de MPUs, independente de tipificação penal ou inquérito policial se persistir o risco à vítima, é uma ferramenta que já utilizamos há muito tempo aqui (no estado), em casos que entendemos que há necessidade, encaminhamos para colocar a tornozeleira. Agora, também urge a responsabilidade do Estado de ter condições de fornecer equipamentos suficientes para atender a demanda", destaca a titular do 1.º Juizado de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Manaus, juíza Ana Lorena Gazzineo.
“Na imensa maioria dos casos, essas MPUs têm sido suficientes para evitar novas violências, porque um agressor que tem um oficial de Justiça batendo à sua porta – levando uma decisão judicial que determina que ele se afaste da vítima–, leva a esse homem a mensagem de que a Justiça existe e está presente, que o descumprimento dessa ordem terá consequências", destaca a magistrada.
Mais equipamentos
No Amazonas, a Lei nº 7.260, da deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), estabelece o monitoramento eletrônico de agressores de mulheres. A lei inclusive prevê que o acusado arque com as despesas relacionadas ao uso do equipamento.
A deputada Alessandra afirma que o monitoramento contínuo dos condenados contribui para a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha.
A delegada Patrícia Leão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM Centro-Sul), destaca que medidas parecidas já são
adotadas em outros estados, mas reitera que há necessidade de mais equipamentos para suprir a demanda no Amazonas.
“Já temos uma lei estadual sobre a questão, mas precisamos de maior quantidade de tornozeleiras para cobrir os números altíssimos. Por mês, em média, enviamos cerca de 300 medidas protetivas à Justiça. É preciso efetivar o monitoramento”, disse.
“Se sancionado, o PL será um avanço fundamental. Mais um mecanismo de proteção das mulheres, um plus no combate à violência doméstica e familiar. Muitas vidas podem ser salvas e vamos conseguir reduzir os números relacionados ao feminicídio”, afirma a delegada.
Políticas integradas
Amanda Pinheiro, vice-presidente do Instituto As Manas, avalia que o projeto é válido, mas enfrentará desafios: "A aplicabilidade do PL não se concretiza, face a insuficiência de equipamentos eletrônicos de monitoramento para crimes do dia a dia, quiçá para o aumento da demanda de violência doméstica. A maior dificuldade será a resposta rápida, porém na capital, a Ronda Maria da Penha é eficaz porque monitora ativamente as vítimas”, aponta.
Atualmente, a Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), monitora 341 mulheres em Manaus. Em 2024, foram 38 flagrantes por descumprimento de medidas protetivas. No primeiro trimestre deste ano, a capital já registrou 13 prisões em flagrante por descumprimento de MPUs. Em dez anos, nenhuma mulher acompanhada pela foi vítima de feminicídio.
“A aplicabilidade do PL não se concretiza, face a insuficiência de equipamentos eletrônicos de monitoramento para crimes do dia a dia (...) A maior dificuldade será a resposta rápida, porém na capital, a Ronda Maria da Penha é eficaz porque monitora ativamente as vítimas”, Amanda Pinheiro, vice-presidente do Instituto As Manas.
Plataforma Coletivo Online disponibiliza 3.067 vagas exclusivas para o Amazonas
A Plataforma Coletivo Jovem, programa do Instituto Coca-Cola Brasil, em parceria com a Solar Coca-Cola, está com inscrições abertas para o Coletivo Online, capacitação gratuita voltada para jovens em busca do primeiro emprego. Neste início de ano, estão sendo disponibilizadas 3.067 vagas exclusivas para o Amazonas. Totalmente digital, o programa oferece qualificação profissional e amplia as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.
Para participar, é necessário ter entre 16 e 25 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. O programa online disponibiliza conteúdos via WhatsApp, proporcionando flexibilidade para os jovens realizarem a capacitação de qualquer lugar e no momento mais conveniente. Durante a formação, os participantes terão acesso a módulos que abordam temas essenciais, como planejamento de carreira, educação financeira, elaboração de currículo e preparação para processos seletivos.
“O Coletivo é uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro emprego. Desde sua implantação, mais de 22 mil jovens já se formaram no Amazonas. Nosso objetivo é justamente preparar esses participantes para o mercado de trabalho, abrindo portas para novas possibilida-
des profissionais. Neste início de ano, muitos estão em busca de chances para começar suas carreiras, e essa iniciativa ajuda a desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para dar esse primeiro passo com confiança”, explica Arthur Ferraz, Head de Relações Externas da Solar Coca-Cola.
Ao longo de cinco semanas, os participantes terão acesso a videoaulas e atividades interativas, permitindo a aplicação prática do conhecimento diretamente pelo celular. Ao final da capacitação, os jovens recebem um certificado de conclusão e são direcionados para o cadastro no banco de vagas na comunidade exclusiva do Coletivo.
As inscrições ficam abertas durante todo o ano. Para se inscrever e obter mais informações sobre o Coletivo, os interessados podem acessar o site oficial do projeto: https://bit.ly/SolarColetivoOnline.
22.700
amazonenses já se formaram pela Plataforma Coletivo Online desde sua implantação, em 2009. Em todo o país, mais de 200 mil jovens foram beneficiados.
Qualificação na indústria
A empresa Inovameta está ofertando 150 vagas gratuitas para treinamentos on-line, voltados à qualificação técnica de jovens que desejam ingressar ou se especializar no mercado de trabalho industrial. A iniciativa, em alusão ao Dia do Jovem, tem como foco a indústria de transformação de plásticos. O acesso às inscrições é feito pelo número (92) 98472-3026. Além do curso, um treinamento presencial será realizado no dia 14 de maio, na unidade da Uninorte, localizada na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona Centro-Sul.
Empregos Concursos públicos
Ministério Público Federal (MPF)
58 vagas para Procurador da República, sendo quatro no Amazonas
As inscrições são até 22 de abril no site do MPF. Taxa é de R$ 250
Prova objetiva será aplicada em 29 de junho
Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM)
10 vagas para defensor público
As inscrições vão até 24 de abril, no site da Fundação Carlos Chagas. Taxa é de R$ 295
Provas serão aplicadas nos dias 15 de junho, 16 e 17 de agosto
Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
75 vagas para professores
As inscrições serão recebidas entre 12 de maio e 13 de junho. Taxa é de R$90 a 180
Prova será aplicada em 21 de julho
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
75 vagas para professores
As inscrições serão recebidas entre 12 de maio e 13 de junho. Taxa é de R$90 a 180
Prova será aplicada em 21 de julho
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
403 vagas de nível médio e superior, sendo 4 para o Amazonas
A inscrição será de 14 de abril a 15 de maio no site do Instituto Consulpam. Taxa é de R$ 50 a 80
Provas serão aplicadas em 13 de julho
Marinha do Brasil
174 vagas de Nível Superior para Oficial de Carreira
As inscrições vão de 30 de abril a 14 de maio de 2025. Taxa é de R$ 140
As provas ocorrerão em 19 de junho
Exército Brasileiro
231 vagas de nível superior
Inscrições até 20 de junho no site da Fundação Vunesp. Taxa é de R$ 150
Provas serão aplicadas em 20 de julho
Força Aérea Brasileira (FAB)
50 vagas para Oficiais
As inscrições estão abertas até o dia 28 de abril no site da FAB. Taxa é de R$120
Provas estão programadas para 6 de julho
MOTORISTA
Empregador: Nutrisucos
Número de vagas: Não
Informado
Área: Transportes
Requisitos: CNH cat. D. Experiência na função de no mínimo 1 ano.
Contato: vagas@nutrisucos. com
ATENDENTE
Empregador: Casario
Número de vagas: Não
Informado
Área: Atendimento
Requisitos: Experiência em bares e restaurantes; Conhecimento no sistema Icomanda.
Contato: casario179manaus@gmail. com
SERVIÇOS GERAIS
Empregador: Casario
Número de vagas: Não
Informado
Área: Serviços Gerais
Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na área; Carta de recomendação. Contato: talentos. gestaoegente@gmail.com
AUX. DE PRODUÇÃO
Empregador: Nutrisucos
Número de vagas: Não
Informado
Área: Operacional
Requisitos: Condicionamento físico para carregar peso, organizar e auxiliar no processo produtivo; Habilidade em atuar na manipulação de frutas.
Contato: vagas@nutrisucos. com
VENDEDOR
Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado
Área: Vendas
Requisitos: Ensino Médio completo; Informática Básica; Disponibilidade de horário.
Contato: band.nathaliaf@ gmail.com
ESTÁGIO
Empregador: Yamaha Motos
Número de vagas: Não Informado
Área: Administração
Requisitos: Cursando Ensino Superior em Administração, Logística ou áreas afins. Contato: https://shre.ink/ Ms4o
ALIMENTADOR DE PRODUÇÃO
Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional Requisitos: Ensino Médio completo; Curso de TBO/ Leitura de Componentes; Disponibilidade de horário. Contato: atracaoeselecao@ wecanbr.com.br
CHURRASQUEIRO
Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional Requisitos: Ensino Médio completo; Maior de 18 anos; Experiência na área. Contato: enviar currículo para (92) 98268-2908R
OP. DE EMPILHADEIRA
Empregador: Yamaha Motos Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional Requisitos: Ensino Médio completo; Curso de operador de empilhadeira atualizado; CNH B. Contato: https://shre.ink/ Ms4f
APRENDIZ
Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado
Área: Não Informado Requisitos: Ensino Médio completo; Idade entre 18 e 22 anos; Residir na zona Leste. Contato: atracaodetalentosv vcoletivos@gmail.com
BEBÊ
Mais de 40 suspeitos de pedofilia são presos no interior do Amazonas
Dados são referentes ao primeiro trimestre deste ano e revelam a realidade cruel vivenciada por algumas crianças. Especialista orienta como os responsáveis devem agir nestes casos
ANA PATRÍCIA DIAS
O interior do Amazonas já contabiliza mais de 40 prisões por crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes apenas no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI) da PC-AM. Ele afirma que a maioria dos crimes envolve familiares ou pessoas próximas das vítimas. "Pais e responsáveis precisam estar atentos a mudanças de comportamento nas crianças", alerta.
A psicóloga Cíntia Lima explica o impacto devastador do abuso, especialmente quando ocorre dentro da família: "É comum surgirem sentimentos de medo, vergonha, culpa e impotência nas situações de abuso, mas com pessoas do seio familiar é ainda mais intensificado. A criança pode desenvolver ansiedade, depressão e dificuldade de confiar em adultos. A sensação de segurança se rompe e, com isso, pode haver uma quebra no desenvolvimento emocional saudável".
Em casos de crimes sexuais intrafamiliares, o acompanhamento psico-
A maioria dos crimes envolve familiares ou pessoas próximas
lógico imediato é crucial. Segundo Cíntia Lima, a intervenção precoce pode ajudar a evitar que o trauma se consolide como um trauma silencioso e profundo. Relações de conversa e confiança entre pais, filhos e conselho escolar também são fatores importantes na prevenção de abusos sexuais, de acordo com a profissional.
"Abuso sexual não acontece só com força física. Em casa e na escola, é fundamental falar sobre o corpo, os limites e o direito à privacidade de maneira adequada à idade. Ensinar às crianças que ninguém pode tocá-las sem consentimento, que segredos que causam medo devem ser contados e que há sempre um adulto de confiança com quem elas podem conversar. Além disso, adultos precisam estar
atentos a sinais, criar um ambiente de escuta segura e fortalecer vínculos de confiança", ressaltou Cíntia Lima.
Polícia intercepta balsas com meia tonelada de drogas no AM
Mais de 550 quilos de pasta-base de cocaína foram apreendidos, na quarta-feira (16), em operação na Base Fluvial Arpão 3, próximo a Coari. A droga foi encontrada dentro de balsas, sendo transportada por seis homens, que foram presos. A apreensão gerou danos de R$ 85 milhões ao crime. “Esses homens são funcionários de uma empresa que aproveitando o trabalho que tem na embarcação, fizeram esse transporte clandestino da droga”, explicou o delegado José Barradas, da Delegacia Interativa de Coari.
Casos recentes
Em março, operações policiais miraram pedófilos. Em Juruá, um adolescente de 17 anos foi apreendido e um homem de 25 anos foi preso pelo estupro coletivo de uma menina de 11 anos. A vítima revelou o crime na escola, o que levou o Conselho Tutelar a acionar a polícia.
Em Apuí, um casal foi preso suspeito de estuprar a filha de 4 anos da mulher. Exames confirmaram os abusos sexuais e maus-tratos. Já em Benjamin Constant, um professor indígena foi preso por ameaçar e estuprar duas alunas indígenas.
Grávida será indenizada após estupro dentro de hospital no AM
Canais de denúncia
Disque 100
Uma mulher vítima de violência obstétrica ocorrida, em 2021, no Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara, será indenizada em R$ 50 mil. Na época, a mulher tinha 24 anos e estava grávida de 16 semanas quando procurou auxílio médico. Durante o atendimento, ela foi sedada. Ao acordar, a jovem percebeu que havia sido violentada sexualmente. A ação ingressada pela DPEAM demonstrou que o município falhou ao apurar os fatos e a vítima precisou lidar com o trauma sem assistência.
Manaus
19.04.2025
Áries | 21/03 a 20/04
Sua vida material é estabilizada pela harmonia astral que aflora seu empreendedorismo e praticidade para manter seus investimentos.
Leão | 22/07 a 22/08
Você anda preocupado(a) com a vida financeira. Procure restaurar a sua paz de espírito. Logo, você terá uma nova e importante oportunidade de trabalho!
Sagitário | 22/11 a 21/12
Adote pensamentos positivos. Progresso, elevação e mudanças benéficas. Período muito interessante e produtivo, se você souber dirigir a sua vida.
Disputa entre botecos de Manaus
Manaus está recebendo o evento ‘Comida Di Buteco’, maior concurso gastronômico do Brasil. Até o dia 4 de maio, o público poderá experimentar variados petiscos com preço fixo de R$ 35, cada prato, em 24 estabelecimentos da capital.
Entre os pratos disponíveis para os manauaras estão a cestinha de bacon, (Point do Acarajé), o Dadinho Amazônico (Aretê Delicias Regionais) e o Prato Frikadellen, bolinho de carne suína e bovina a base de pão e creme de queijo gorgonzola (Biergarten Manaus).
Neste ano, o festival celebra ’25 anos de Paixão pelo buteco’. Além de sabo-
OFICINA ENSINA
ARTISTAS A ELABORAR
PROJETOS CULTURAIS
Touro | 21/04 a 20/05
Bom período para os negócios e carreira. Sucesso em projetos pessoais. Ser feliz do seu jeito é a meta principal. Os relacionamentos estão mais que abençoados.
Virgem | 23/08 a 22/09
Início de uma fase muito realista, na qual o trabalho estará em primeiro plano. Procure relaxar um pouco, isso pode dar um novo ânimo e o impulso para se desenvolver.
Capricórnio | 22/12 a 20/01
Você viverá uma fase muito promissora. Aproveite este momento benéfico e compartilhe com aqueles que contribuíram para que seus objetivos fossem alcançados.
Gêmeos | 21/05 a 20/06
Os interesses profissionais estarão em primeiro plano neste período. Muita movimentação e agitação no ambiente de trabalho e você terá lucro.
Libra | 23/09 A 22/10
Concilie trabalho e lazer. Reconhecer o próprio valor é o primeiro passo para poder reivindicar uma mudança de patamar em sua vida profissional.
Aquário | 21/01 A 19/02
Você viverá uma fase muito promissora. Aproveite este momento benéfico e compartilhe com aqueles que contribuíram para que seus objetivos fossem alcançados.
Petisco do Bar Calçada Alta
rear pratos variados, os consumidores participam da eleição dos melhores botecos de cada cidade, que entram em disputa nacional.
Os estabelecimentos são avaliados em seguintes categorias: Petisco; Atendimento; Higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada um. Mais informações no site comidadibuteco.com.br.
Confira os locais participantes:
• 24 Do 4 Nossa Senhora das Graças
• A Porcaria Aleixo
• Aretê Delícias Regionais Cidade Nova
• Bambu Bar Parque 10
• Bar Calçada Alta Parque 10
• Biatüwi Centro
• Biergarten Manaus Parque 10
• Confraria do Aranha Centro
• Don Espetto Aleixo
• Espetus Du Manu Nova Cidade
• Flutuante Peixe Boi Margem esquerda do Rio Tarumã-Açu
• Gostinho Paraense Flores
• Gringo’s Bar Centro
• Manos Lanches Bairro da Paz
• Minhas Delícias
Culinária Paraense Monte das Oliveiras
• Mira Flores Flores
• O Porreta Amazônico Nova Cidade
• Oxente Cheff Flores
• Point Do Acarajé Parque 10
• Quintal dos Amigos Parque 10
• Quiosque Beer Dom Pedro
• Tempero do Rafão Planalto
• Varanda’s Rio Negro São Raimundo
Câncer | 21/06 a 21/07
As amizades estão favorecidas. Ponha em ordem os seus negócios, com boa vontade você vencerá. Respire bastante ar puro e faça longas caminhadas.
Escorpião | 23/10 A 21/11
Os setores financeiro e profissional estão muito favorecidos. Mas você deve evitar fazer comentários sobre a sua vida pessoal no ambiente de trabalho.
Peixes | 20/02 A 20/03
Momento propício para você começar ou aprofundar projetos de estudos e pesquisas. Liderança e determinação você tem, mesmo que ainda não reconheça.
OVO DE PÁSCOA NA TRAVESSA
Ingredientes
3 latas de leite condensado
2 medidas (da lata) de leite
6 gemas peneiradas
2 colheres (sopa) de maizena
1 colher (sobremesa) de baunilha
400 gramas de chocolate meio amargo
400 gramas de chocolate ao leite
1 caixa de creme de leite
1/2 xícara de castanha de caju picada
Modo de preparo
Leve ao fogo o leite condensado, o leite, as gemas, e a maizena, e mexa sem parar até engrossar. Retire do fogo e acrescente a baunilha. Junte o creme de leite, misture e reserve 1/3 deste creme. No restante do creme, pique o chocolate meio amargo e mexa até derreter. Em um pirex monte a sobremesa com uma camada de creme de chocolate, uma camada do creme branco reservado, uma camada de creme de chocolate. Salpique a castanha de caju. Para cobertura derreta o chocolate ao leite e coloque por cima até cobrir todo o pirex. Leve para gelar. Quanto mais gelado estiver melhor.
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Arqueira indígena participa de Copa do Mundo de Tiro com Arco futebol
Com mais de uma década de dedicação ao esporte, Yaci já representou o Brasil em importantes competições. Recentemente, esteve em torneio nos Estados Unidos
Saiba Mais
A trajetória esportiva de Yaci começou em 2013, quando ingressou no Projeto de Arquearia Indígena da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Inicialmente, o projeto visava levar um atleta indígena às Olimpíadas Rio 2016, e Graziela foi a única mulher entre os 12 jovens selecionados. Em 2016, conquistou o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco na categoria dupla mista. Em 2018, Graziela fez história ao se tornar a primeira mulher indígena a representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, onde conquistou medalhas de ouro no individual e por equipe.
A jovem Graziela Yaci Santos, do povo Karapãna, segue fazendo história no esporte brasileiro. Primeira indígena a integrar a seleção brasileira de Tiro com Arco nos Jogos Pan-Americanos de Lima, a atleta participou neste mês da Copa do Mundo de Tiro com Arco – etapa Auburndale, realizada nos Estados Unidos, na categoria Recurvo, tradicional nas Olimpíadas.
Yaci foi eliminada na fase do torneio individual, em sua estreia na competição. Já na disputa por equipes femininas, o Brasil encerrou sua participação nas quartas de final. Apesar dos resultados, a participação de Grazi reforça a importância da diversidade e representatividade no cenário esportivo internacional, além de marcar mais um passo significativo em sua jornada como atleta de alto rendimento.
Com mais de uma década de dedicação ao esporte, Yaci já representou o Brasil em importantes competições, como as seletivas para os Jogos Olímpicos de Paris. Agora, com foco na pre-
paração para os próximos desafios, ela segue mirando um alvo ainda maior: os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
“Fomos com o objetivo de conquistar a melhor pontuação possível, infelizmente não conseguimos avançar, mas estou muito feliz pela oportunidade e experiência. A equipe fez um bom trabalho e continuaremos nos dedicando para as próximas competições”, afirma Grazi.
Nascida na comunidade Kuanã, na zona rural de Manaus (AM), dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, Yaci iniciou sua trajetória no projeto "Arquearia Indígena", coordenado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco).
Atualmente, Grazi mora no Rio de Janeiro e treina no Centro de Treinamento de Tiro com Arco, em Maricá, onde segue firme em sua caminhada rumo ao topo do pódio.
“Sua participação não é apenas uma conquista pessoal, mas uma vitória coletiva que traz visibilidade à cultura indígena, mostrando que tradições e esportes modernos podem coexistir”, JRosa dos Anjos, supervisora da Agenda Indígena da FAS.
Copa do Mundo foi realizada nos Estados Unidos
Manaus 19.04.2025
Bruno Henrique é indiciado por forçar cartão e beneficiar apostadores
A Polícia Federal indiciou o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, por supostamente ter forçado um cartão amarelo em jogo contra o Santos, no Brasileirão de 2023, e beneficiado apostadores. Além dele, foram indiciados Wander Nunes Pinto Júnior, irmão do atleta, Ludymilla Araújo Lima, esposa de Wander, e Poliana Ester Nunes Cardoso, prima do
jogador. Os três fizeram apostas. Há, também, um segundo núcleo de apostadores que são amigos de Wander, segundo as investigações. Bruno Henrique e seu irmão, Wander, foram indiciados no artigo 200 da Lei Geral do Esporte – fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição.
Ex-Real Madrid diz que nunca foi convidado para festas de Ronaldo
Figura importante do Real Madrid, o ex-atacante Fernando Morientes foi perguntado sobre a vida noturna de Ronaldo nos tempos de Espanha em entrevista ao jornal "Marca". Ele afirma que não frequentou as festas porque acabara de ser emprestado ao Monaco, da França. “Nunca fui a uma festa do Ronaldo. Eu sei que houve algumas, mas só me
inteirei um pouco quando saí. Porque quando ele chegou, não sei se compartilhamos meio ano ou apenas um ano, e eu fui para o Monaco. E tudo isso aconteceu quando eu estava um pouco mais fora do Real Madrid”, afirmou. Em entrevista a um podcast, Ronald reconheceu que organizava várias festas.