Edição 633

Page 13

13

FARROUPILHA, 17 DE ABRIL DE 2020

Uma bizarrice atrás da outra

O governador Eduardo Leite estufou o peito para dizer que seu estudo para definições das restrições previstas em decreto estadual no combate à pandemia do covid-19 contava com um trabalho minucioso da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com outras 11 universidades, públicas e privadas do Estado. Pois bem, um dia depois de prorrogar o prazo de vigência do absurdo decreto inicial, que encerrou na quarta, até o próximo dia 30, ele recebe a informação de prefeitos da Serra de que o coronavírus está com números baixos na região, tanto no que se refere a contágio, a óbito (nenhum até o momento), e baixa ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), algo em torno de 60%. A pergunta que não quer calar: a UFPel e as demais instituições de ensino não tiveram a capacidade de levantar esses dados? Fizeram o que durante essas duas semanas de vigência do decreto estadual? Um estagiário, dos mais desqualificados, consegue apurar isso em uma tarde de trabalho com meia dúzia de ligações.

Uma bizarrice atrás da outra II

Diante do apelo de chefes do Executivo serranos, preocupados com a real pandemia que está em curso e que é muito mais devastadora que o coronavírus, que é a econômica, o governador voltou atrás na medida a partir das informações prestadas, essas que um estagiário inapto conseguiria obter em seu primeiro dia de trabalho em seu primeiro emprego. Mais, destacou que o número de casos na Serra é proporcional ao da população e, por conta disso, estaria dentro da média das demais regiões do Estado. Um cálculo que você, caro leitor, até mesmo o leitor que odeia e não entende absolutamente nada de Matemática, consegue fazer em 5 minutos de pesquisa. As universidades contratadas não conseguiram fazer esse cálculo? Os prefeitos tiveram que mostrar que a pandemia está sob controle na região serrana. Que raio de estudo é esse, governador? Não é de acreditar as justificativas dadas por Eduardo Leite. Já não eram críveis as de restrição, as de abrandamento são completamente surreais.

Uma bizarrice atrás da outra III

Os 14 municípios que integram a Região Metropolitana da Serra Gaúcha, portanto, passam a ter autonomia para definições de regras em decretos municipais, algo que Farroupilha foi precursora. É difícil entender se foi mais absurda a restrição ou a liberação a partir de informações prestadas, dados pra lá de rudimentares e de fácil obtenção. Leite mostra que está completamente perdido em sua gestão e que esse Gabinete de Crise do Estado tem a mesma capacidade de compreensão da realidade que o trabalho inicial executado pelo Comitê de Crise do Vírus Chinês em Farroupilha, ou seja, nenhuma. Ambos estrangularam a economia da cidade de maneira impiedosa. Seria interessante sugerir a ambos um estudo que demandará mais tempo: o de verificar o número de empregos perdidos e de empresas fechadas no município. Acho que seria necessária a apuração, a ser feita justamente por quem deu causa a tudo isso.

Farroupilhenses todos ‘mascarados’

O uso indispensável e obrigatório de máscara foi uma das primeiras medidas adotadas no decreto municipal e seguido, nos últimos dias, por vários gestores País afora. Como médico, o prefeito Claiton Gonçalves defendeu a utilização do material. “O uso da máscara diminui em até 30 vezes a chance de contágio da doença. Os farroupilhenses entenderam e certamente isso terá um impacto no número de infectados, que já é baixo e esperamos que permaneça assim com a cura dos dois que ainda estão com o coronavírus”. Causou polêmica a questão que envolveu o concurso de máscaras promovido pelo prefeito. Claiton destacou que o objetivo maior é de alertar a comunidade para a utilização. Quem quiser participar pode enviar uma foto, mascarado, claro, para o WhatsApp (54) 996.533.741, por mensagem no Facebook da prefeitura ou com a #todosdemáscara, identificado com nome e contato telefônico. Ao final de cada semana as fotos serão publicadas em álbum no Facebook do Executivo e as cinco mais curtidas serão premiadas com álcool gel e 30 máscaras que podem ser distribuídas a familiares e vizinhos que não dispõe do equipamento de proteção.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.