Edição 630

Page 15

15

FARROUPILHA, 20 DE MARÇO DE 2020

Gabriela De Toni

e vitória em estreia no Brasileirão

Artilheira Tuca, responsável por selar classificação das gurias ao nacional, fez histórico primeiro gol do rubro-verde na disputa

De olho numa vaga às oitavas

O Brasileirão Série A2 é um campeonato de tiro muito curto. São cinco partidas e, dos 36 times, 16 avançam. Campeão e vice de cada hexagonal mais os quatro melhores terceiros colocados asseguram vaga nas oitavas de final da disputa. Como o Brasil já fez um jogo como visitante, agora tem uma tabela regular, com dois em casa (Napoli e Athletico) e dois fora (Toledo e Fluminense). Com 7 pontos é seguro que garante uma classificação, ou seja, faltariam quatro em quatro partidas. Da mesma forma, se chegar a 6 com duas vitórias, as chances de avançar também são grandes. O Brasil Feminino foi a única equipe do Grupo F a triunfar longe de seus domínios e, dos cinco visitantes que venceram na rodada de abertura, o time que fez mais gols. Não é exagero algum já fazer esse tipo de projeção.

Copa Verão

Teve início no último sábado a competição de futsal feminino organizada pela Liga Independente. Pela Chave A, a Base Feminina Caxias aplicou 9 a 4 no Atlético Farroupilha. Já pela Chave B, ocorreu o troco do município no vizinho, com o farroupilhense Alvorada fazendo 5 a 0 na Base Feminina Vila Oliva. A disputa será retomada, por conta da pandemia do coronavírus, a princípio, somente no dia 11 de abril.

Tudo parado

Seguindo recomendação do Sindicato dos Atletas, o Brasil suspendeu suas atividades, tanto do futebol profissional quanto do feminino, na quarta. A situação será reavaliada pontualmente, à medida que a pandemia avance ou seja contida.

A resposta foi imediata. A centroavante Pati, logo a 2 minutos da etapa final, aproveitou rebatida da zaga e chutou forte. A goleira Tainá abafou, mas a bola morreu mansa no fundo das redes: 2 a 2. Mas a vantagem durou pouco. Em balão para a frente, Giovana recebeu na meia lua da grande área e chutou no ângulo de Gil, aos 9 minutos, para recolocar o time catarinense na frente e marcar seu terceiro gol. O Brasil foi para cima e a meia Fraa, que havia entrado no lugar de Bruninha, cobrou escanteio na segunda trave. A volante Bianca, que recém havia ingressado no posto de Laysa, determinou nova igualdade: 3 a 3 aos 25 minutos. A Chape voltou à carga. Aos 38 minutos, a lateral esquerda Ana Luiza cruzou à área, houve um primeiro desvio e a bola sobrou para a centroavante Brenda, livre, dentro da pequena área. Ela cabeceou para o chão e Gil operou um milagre, indo buscar a bola em cima da linha. Uma defesa no melhor estilo Gordon Banks. Era um sinal que algo especial estava reservado às gurias rubro-verdes. A equipe farroupilhense foi a Xanxerê determinada a buscar os três pontos. Em falta no meio campo, aos 50 minutos, Bianca cruzou para a área e a centroavante Pâmela se antecipou a goleira Tainá para assinalar um gol histórico, o que garantiu a vitória das gurias rubro-verdes logo na estreia em uma competição nacional.

Restava esperar o apito final e iniciar a festa. No gramado, no vestiário e na viagem de retorno a Farroupilha, com peso extra na bagagem: os três pontos na abertura do Brasileirão Feminino Série A2. “Foi um duelo muito parelho. Era lá e cá. Tomamos o gol e buscamos o empate em três oportunidades e no último lance conseguimos virar. Eu fiquei satisfeito pelo resultado, mas precisamos melhorar muito ainda em termos de construção de jogo. O que valeu nesta estreia foi a entrega, a dedicação e, claro, os três pontos, mas agora, com a paralisação, teremos um pouco mais de tempo para trabalhar quando voltarmos e vamos evitar os erros que cometemos”, declarou o técnico Luciano Almeida. Com a suspensão das competições oficiais por parte da CBF, ainda não há uma data certa para o retorno do Brasileirão Série A2, mas as gurias rubro-verdes atuam em casa, contra o Napoli, de Caçador (SC) que, na estreia aplicou 4 a 0 no Athletico. No outro jogo do Grupo F, o Fluminense fez 4 a 2 no Toledo, nas Laranjeiras. Ou seja, o único visitante a vencer foi o time farroupilhense. Os treinos foram suspensos na quarta em virtude da pandemia e serão retomados assim que a situação voltar à normalidade. Certo é que um novo triunfo, desta vez em casa, nas Castanheiras, já pode encaminhar antecipadamente uma classificação à fase de mata-mata.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.