Banner 1 africanidades

Page 1

INFORMAFRICATIVO EMEF/EJA- Oziel Alves Pereira

Ocupação#Educação#Africanidades no Parque Oziel Seminario Fala Oura Escola - UNICAMP RYLES CRISLAINE SILVA (01.08.2017) Eu tô aqui para falar um pouco de como foi o passeio na Unicamp e como eu me sentir em ter ficado na messa juntamente com a Luci, Rúbia, Wilson e Guida. Foi tudo de bom. Eu sempre vou pros eventos com o professor, nas coisas que fala sobre africanidades, mas esse foi o melhor. Eu fui pra Unicamp com outros 50 alunos e lá teve uma reunião sobre o nosso bairro. A gente discutiu sobre várias coisas: educação, africanidades, ocupação, etc. Vimos pinturas, culturas, vários trabalhos e várias coisas para observar e admirar. Muitas coisas que tinha na Unicamp – Seminário Fala Outra Escola, e eu ainda sem saber de nada. Quando eu estava atravessando a rua, próximo ao Centro de Convenções, alguém me disse: Ryles o professor, está te chamando. Antes disso o professor, na hora do vídeo sobre o bairro Oziel, que assistimos no espaço da mostra cultural, já tinha falado que algum estudante ia compor a mesa Ocupação#Educação #Africanidades no Parque Oziel. Não fazia a mínima ideia que seria eu. Por isso eu nem liguei. O professor , me chamou e disse assim: -Ryles, você vai participar da mesa. - Ai meu Deus, meu coração disparou e ficou a mil. Eu com esse meu jeito, já fiquei desesperada com medo, com vergonha. Aí vocês me perguntam: -Medo de que? -Medo de me zoarem depois. Isso que eu tinha medo. Mas mesmo assim eu fui, sem saber o que ia acontecer, o que eu iria fazer. Mas nossa! eu cheguei lá e fui bem recebida. O pessoal me tratou super bem, me deram bastante abraços. Quando me pegaram de surpresa dizendo que era para eu falar, porém eu não consegui falar tudo que eu queria. Por que eu quase chorei, e quando eu choro não sai absolutamente nada da minha boca. Comecei a falar e depois de alguns minutos, eu resolvi parar para não chorar. Veio a Luci, com aquele jeito meigo e carinhosa. Veio me dando conselho, dizendo que eu tenho que ter orgulho da minha cor, pois não é todo mundo que tem essa cor, me chamou de negra linda e a partir daí muitas outras coisas. A maioria das pessoas que estavam na palestra me abraçou, tão forte, me senti tão querida por todos que estavam lá. Primeiro agradeço a Deus e segundo agradeço que o professor pela oportunidade de ir para a mesa contar um pouco de tudo. Agradeço também por ter me ensinado a ser uma menina negra feliz por ter me ensinado a defender meus direitos. Obrigado professores por me ensinar tudo que eu sei hoje, por que tudo isso aconteceu por você! VIVIANE VIEIRA DA SILVA Eu gostei quando nós saímos andando e gostei das fotos que você passou e gostei da Guida que ela estava bonita, que eu nunca tinha visto ela daquele jeito. Gostei do cabelo da moça ao lado, a Luci, ela tinha um cabelo bonito e gostei também quando nós entramos naquela exposição, que entramos 15 alunos de cada vez. Gostei daquele quadro do arlequim, o quadro do pokemom. Gostei de um monte de coisas que tava lá. Gostei de tudo.

LAVÍNIA ROBERTA CIRINO NOGUEIRA – 6ºD A Unicamp me apresentou vários tipos de projetos, eu achei bastante interessante. Gostei bastante também do video que o professor passou, da professora Luci, ela é bem educada e nos recebeu de maneira ótima. Gostei também do todo, do jeitinho carismático que a Rylles falou. Foi ótimo, nós conhecemos a Unicamp com alegria no coração. O relato da Margarida sobre como surgiram os bairros Monte Cristo, Oziel e Gleba B, foi bem interessante. Todos estão de parabéns. E também acho que eles não perderam tempo, eles tiveram muita aprendizagem, e isso é muito raro. Eu só tenho a agradecer pelo jeito que eles nos receberam. Parabéns!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.