3 minute read

A Pesca 5 Projeto Estratégico o futuro

5. PROPOSTA ESTRATÉGICA: O FUTURO

O Centro Interpretativo das Salinas de Porto Inglês tem subjacente a definição e implementação de um projeto/planeamento estratégico que apresente atividades estruturantes e cujo impacto garanta a dinamização e inovação em todo o território e nas comunidades. Para tal, o documento ao definir a missão, objetivos e eixos de ação convoca uma estratégia integrada e integradora entre as várias entidades envolvidas e as atividades a realizar.

Advertisement

PROPOSTA ESTRATÉGICA DO CENTRO INTERPRETATIVO DAS SALINAS DE PORTO INGLÊS: dinamização e inovação

“Valorização dos elementos histórico-culturais e naturais da atividade extrativa do sal e da interação entre a comunidade maiense e o seu território.”

Centro Interpretativo

Missão Objetivos Eixos de ação

Inovação e Dinamização

De forma genérica, adiantam-se as seguintes propostas de partida:

A missão: Interpretação e difusão do património cultural e natural da Ilha do Maio; Pólo de dinamização educativo e cultural; Local de referência de turismo cultural nacional e internacional.

Objetivos: atrair a fruição do património cultural e natural através de um turismo de qualidade, a nível nacional e internacional promover o empreendedorismo cultural gerando a melhoria da qualidade de vida das comunidades; respeitar e conservar a biodiversidade e os ecossistemas do património natural; propor ações de âmbito educativo e promotoras do conhecimento e investigação.

Eixos: Educação patrimonial e ambiental; formação e investigação; empreendedorismo e criatividade; divulgação e markting

Construção participada:

A metodologia que melhor se adapta a esta situação passa pelo envolvimento da comunidade e a sua participação ativa na definição de todas as fases do projeto. Assim, numa fase inicial será necessário:

Constituição de equipa de trabalho

•Representantes das várias entidades locais e nacionais; •Representantes das associações; •Elementos da comunidade e/ou “amigos críticos”

Levantamento diagnóstico

•Análise SWOT: pontos fortes, fracos, ameaças e potencialidades •Definição de prioridades

Construção de Objetivos e eixos de ação

•Definição dos objetivos comuns •Inventariação de prioridades comuns e particulares; •Indicação de eixos de ação

Tomando como preocupação primeira a localização do “Centro” e que foram salvaguardados os impactos negativos do projeto, cabe aqui deixar esta referência, evidenciando uma base positiva de início de trabalho, de valorização dos aspetos interdisciplinares e da necessidade de um trabalho articulado entre setores, que inclua o consignado no Plano de Gestão Ambiental do Empreendimento da Salina da Ilha do Maio.

“Aspetos positivos: - O CI permitirá a preservação e a apresentação do património local, a promoção e a interpretação da cultura presente no território e a divulgação e sensibilização para os valores naturais associados à PPSPI;

- Por seu lado, as atividades de observação da natureza (para além de atividades de índole científica que se possam desenvolver independentemente do Empreendimento) desempenharão um importante papel na valorização do património natural e, através do conhecimento e da sensibilização, da sua proteção;

- O conjunto de tanques de produção de flor de sal pode constituir um fator de redinamização das salinas e mitigar o risco de descontinuidade dessa atividade e com ela a perda esse componente essencial da identidade histórica e cultural da PPSPI;

- A dinamização e valorização turística da atividade extrativa do sal pode representar um outro fator essencial para a continuidade dessa atividade e, assim, da PPSPI. “

- Dos postos de observação de aves já construídos não resultam impactes ambientais assinaláveis;

- A localização dos postos de observação de aves e a implantação dos trilhos de observação da natureza não implicam pressão sobre a Zona de Proteção Integral da PPSPI”.

Implementação

A implementação de um projeto é um ato delicado e de equilíbrio, que deverá conciliar os desejos e as aspirações das pessoas e a preservação dos vários ambientes. Daí a importância de equipas multidisciplinares, da participação das comunidades e da integração de elementos críticos.

A implementação do projeto deve ser feita de forma sequencial, radial e articulada, através de planos de ação no terreno que considerem, à partida, os objetivos a atingir X os impactos consequentes mas medindo, também, que e para o equilíbrio deste ecossistema existem pessoas, com uma cultura, objetivos, desejos e sonhos, sendo preciso conciliar os vários equilíbrios existentes. Entidades e atividades

Priorida des

Impactos

Recursos disponíveis