Cinema IMS-RJ - Folheto Dezembro/2016

Page 14

SHAKESPEARE E CINEMA De 1 a 11 de dezembro, a Sala José Carlos Avellar exibe uma seleção de adaptações para o cinema da obra de William Shakespeare, em homenagem aos 400 anos de sua morte, completados em 2016. No sábado (3), após a exibição de Rei Lear, dirigido por Peter Brook, haverá um debate com Roberto Rocha, Professor Adjunto de Literaturas de Língua Inglesa na UFRJ. Dentre os filmes exibidos estão algumas das mais famosas tragédias do escritor, como Hamlet, nas versões de Laurence Olivier e Kenneth Branagh, Rei Lear de Peter Brook e o de Grigori Kozintsev, Macbeth, dirigido por Roman Polanski e Romeu e Julieta por Franco Zeffirelli. A mostra inclui ainda releituras de tragédias por Akira Kurosawa em Trono manchado de sangue, Richard Loncraine em Ricardo III, Oliver Parker em Othello e pelos irmãos Taviani em Cesar deve morrer.

14

QUINTA 1 Hamlet, de Laurence Olivier

Trono manchado de Sangue de Akira Kurosawa

14h00: Cinema Novo de Eryk Rocha. Montagem: Renato Vallone. Desenho sonoro: Edson Secco. Produção: Diogo Dahl. (Brasil, 2016. 90’) Um ensaio poético sobre um dos principais movimentos cinematográficos latinoamericanos, por meio de fragmentos de filmes e do pensamento de seus principais autores. O filme mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil, a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução. Dirigido por Eryk Rocha, Cinema Novo recebeu o Olho de Ouro, prêmio voltado a documentários no Festival de Cannes 2016. 15h40: Creepy (Creepy) de Kiyoshi Kurosawa Com Hidetoshi Nishijima, Yuko Takeuchi, Teruyuki Kagawa, Haruna Kawaguchi, Masahiro Higashide. (Japão, 2016. 130’)

Rei Lear, de Grigori Kozintsev

Ricardo III, de Richard Loncraine

Após um traumático incidente, o detetive Takakura, da polícia de Tóquio, se aposenta e começa a dar aulas na universidade. Esperando uma vida mais tranquila, ele e sua esposa Yasuko se mudam para um bairro no subúrbio. Takakura, no entanto, não consegue conter sua curiosidade quando um ex-colega pede um conselho sobre o estranho caso do desaparecimento de uma família. 19h00: shakespeare e cinema Hamlet (Hamlet) de Laurence Olivier (Reino Unido, 1948. 161’) Além de assinar a direção, Laurence Olivier interpreta Hamlet nessa adaptação da peça homônima de Shakespeare, vencedora do Oscar de Melhor Filme e Melhor Ator em 1949, e do Leão de Ouro no Festival de Veneza do mesmo ano. Na famosa tragédia, o príncipe dinamarquês Hamlet jura vingar a morte de seu pai, o rei assassinado pelo irmão, que ambicionava alcançar o trono.

Dirigidos por Derek Jarman, serão exibidos A tempestade, que teria sido a última peça escrita pelo autor, e The Angelic Conversation, realizado a partir dos sonetos de Shakespeare para um jovem aristocrata. The Angelic Conversation, de Derek Jarman


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.